Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 10 de março de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/10-03-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/09-03-2018.htm

08-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/08-03-2018.htm

07-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/07-03-2018.htm

06-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/06-03-2018.htm

05-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/05-03-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Um dos experimentos pelo qual Sir William Crookes atestou a mediunidade de Daniel Dunglas Home (c.1870)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Dunglas_Home

 

Assista documentário:

 

Documentário - Mediunidade de Efeitos Físicos –

Daniel Douglas Home, O Médium Voador

 

https://www.youtube.com/watch?v=Xsj02G8WHHc

 

 

 

O mago Joseph Dunninger revelando um método fraudulento de "levitar" uma mesa com um gancho escondido ligado ao braço.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Dunninger_table_trick.png

 

Nos mesmos pratos

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vinha de Luz. Lição nº 104. Página 223.

 

"E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair”.

(Mateus, 26:23).

 

Toda ocorrência, na missão de Jesus, reveste-se de profunda expressão simbólica.

Dificilmente o ataque de estranhos poderia provocar o calvário doloroso.

Os juízes do Sinédrio, pessoalmente, não se achavam habilitados a movimentar o sinistro assunto, nem os acusadores gratuitos do Mestre poderiam, por si mesmos, efetuar o processo infamante.

Reclamava-se alguém que fraquejasse e traísse a si mesmo.

A ingratidão não é planta de campo contrário.

O infrator mais temível, em todas as boas obras, é sempre o amigo transviado, o companheiro leviano e o irmão indiferente.

Não obstante o respeito que devemos a Judas redimido, convém recordar a lição, em favor do serviço de vigilância, não somente para os discípulos em aprendizado, a fim de que não fracassem, como também para os discípulos em testemunho para que exemplifiquem com o Senhor, compreendendo, agindo e perdoando.

Nas linhas do trabalho cristão, não é demais aguardar grandes lutas e grandes provas, considerando-se, porém, que as maiores angústias não procederão de círculos adversos, mas justamente da esfera mais íntima, quando a inquietação e a revolta, a leviandade e a imprevidência penetram o coração daqueles que mais amamos.

De modo geral, a calúnia e o erro, a defecção e o fel não partem de nossos opositores declarados, mas, sim, daqueles que se alimentam conosco, nos mesmos pratos da vida.

Conserve-se cada discípulo plenamente informado, com respeito à semelhante verdade, a fim de que saibamos imitar o Senhor, nos grandes dias.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

A última ceia. Pintura por Gerbrand van den Eeckhout

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Het_laatste_avondmaal_Rijksmuseum_SK-A-2507.jpeg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

                                           

Artigo por Altamirando Carneiro:

“Nossos caminhos”

 

Publicado originalmente em  

“O Consolador”.

 


E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje ou sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Eles responderam: Nada. (Lucas, 22:2)


Sabia Jesus que muitas vezes o coração dos desencarnados se conturba nas lutas do dia a dia. Por vezes, falta-lhes a fé e sentem-se à margem da ajuda divina, como se esta faltasse em algum momento. Recolhem-se ao desalento e, esquecidos dos compromissos assumidos e das lutas a vencer, sentem-se perdidos e sós. Entretanto, a pergunta de Jesus é sempre oportuna e atual: "Faltou-vos, por ventura, alguma coisa?"
Quando reencarnamos, trazemos compromissos bem definidos, com a finalidade de quitarmos débitos e aprendermos novos comportamentos. Na maioria das vezes, são as dores o único recurso que deixamos a nós mesmos para evoluir e por isso somos nós que escolhemos os nossos caminhos.

Não há responsabilidade assumida que não possa ser vencida e não será por falta de ajuda do Alto que daqui sairemos vencidos. Temos sempre ao nosso alcance a bênção da oração e quando a fazemos com um mínimo de fé, ela se transforma em imenso e abençoado meio de socorro do Alto a nosso favor.

Falta-nos forças para continuar? Oremos e aguardemos confiantes. Trazemos o coração magoado pelas forças da incompreensão? Lembremo-nos do Mestre que, na cruz, perdoou os seus algozes. Estamos torturados por achar que ainda não houve resposta aos nossos pedidos? Continuemos o nosso esforço, porque se o momento de colher ainda não chegou, ele não tardará. Sentimo-nos abatidos pela intensidade e quantidade de problemas que nos cercam? Inspiremo-nos mais uma vez em Jesus, o Mestre Amigo, que no momento acerbo de seu martirológio, ainda encontrou forças para servir ao Pai, redimindo Dimas, na cruz.

Enfim, sejam quais forem os momentos por que passamos, jamais nos sintamos sós. O Alto vela por todos, mesmo pelos que mais erram. A qualquer momento que necessitarmos, valhamo-nos da Fé e estejamos conscientes de que a maior das orações, a que mais agrada aos Céus, é a prática da caridade. Devemos nos dedicar a ela, sejam quais forem os problemas.

Só o amor ao próximo redime e não há situação que nos impeça de exercê-lo se estivermos atentos e com um mínimo de boa vontade. Oremos, confiemos e sigamos sendo úteis. Estaremos assim construindo um caminho de luz à nossa frente.  

 

(Copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano11/557/ca1.html)

 

Refeição de Nosso Senhor e os apóstolos. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Meal_of_Our_Lord_and_the_Apostles_(Repas_de_Notre-Seigneur_et_des_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg

Mar da Galiléia em  Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo.

                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juntos no tempo e nas ações pelo ideal espírita.

Homenagem ao Balieiro

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Conhecemos José Antonio Luiz Balieiro nos florescentes tempos das mocidades espíritas. Fato marcante foi em 1967 quando ele era o coordenador local em Ribeirão Preto da 1ª Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo (COMJESP), promovido pela USE-SP. Integramos a mesa de encerramento do grande evento com palestra pelo Divaldo, porque naquela oportunidade havíamos sido selecionado no concurso de oratória, na categoria de expositor.

Tempos depois, na mesma cidade em 1992, Balieiro foi o coordenador local do 8º Congresso Estadual de Espiritismo e nós ocupávamos a presidência da USE-SP. Aquele Congresso foi marcante no desenvolvimento da temática Centro Espírita e nas inovações propostas pelo companheiro como o caderno do congressista, já incluindo o resumo de todos os temas abordados pelos expositores.

Na mesma época, com as esposas, ambos estávamos envolvidos no projeto de estimular estudos e ações relacionados com educação e família, contando com a coordenação de nossa esposa Célia como diretora do Departamento de Educação da USE-SP. Adalgiza Balieiro vibrava e na época publicou um livro relacionado com o tema. Muitos eventos foram concretizados, incluindo o lançamento nacional da Campanha Viver em Família, em janeiro de 1994, em São Paulo, e, surgiram livros com colaborações dos dois casais, como A família, o espírito e o tempo e Laços de família, editados pela USE-SP.

Durante sua gestão como presidente da USE-SP, comparecemos como secretário geral do CFN da FEB aos Congressos Estaduais de Espiritismo em Guarulhos, Serra Negra e Franca.

Ao assumirmos interinamente e numa situação emergencial a presidência da FEB, na sequência efetivado no encargo, Balieiro se colocou a disposição e atuou como nosso assessor para ações de unificação e do CFN. Sua atuação culminou ao ser aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB como coordenador geral do 4º Congresso Espírita Brasileiro. Dedicou-se com afinco nos preparativos dos quatro grandes eventos regionais simultâneos. O empreendimento foi coroado de êxito e muito bem avaliado em todas as regiões. Inovações na simultaneidade por regiões, na unificação de temas, na escolha regional dos expositores, no caderno do congressista e na sistemática de devolução em livros da FEB até o valor correspondente à taxa de inscrição. E o Congresso, em quatro etapas, foi superavitário. Mas, o mais importante foi o tema central que motivou e uniu os espíritas brasileiros: os 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo. O maior esforço conjunto de divulgação dessa Obra Básica de Kardec!

No interregno de 50 anos, muitas outras somatórias de esforços se firmaram, sempre com a motivação de contribuir com o movimento espírita.

Além disso, Balieiro sempre manteve contribuição constante e foi dirigente de várias instituições e órgãos de unificação de Ribeirão Preto e região.

Registros diferentes, tristes e alegres, também aconteceram. Certa feita, após uma reunião noturna da diretoria da USE-SP, Balieiro e Adalgiza retornavam de carro para Ribeirão Preto. Ainda dentro da capital, houve um imprevisto com o veículo deles e eles telefonaram para nossa residência relatando o ocorrido e que não estavam encontrando hotel. Minutos depois estavam em nosso apartamento para o pernoite – e sem bagagens pelo fato inusitado – gerando um ambiente de risos no acolhimento em família.

Interessante que, no ano passado, face ao cancelamento de um vôo, o casal Balieiro também nos recebeu de madrugada no lar deles em Ribeirão Preto e ainda ele se prontificou a nos conduzir até um evento espírita regional em Barretos.

De imediato à eleição da diretoria da FEB de março de 2015, Balieiro se isolou num hotel de Brasília e soubemos da sua dor e decepção. Superou com o trabalho em instituições de Ribeirão Preto e retornando à USE-SP na condição de vice-presidente.

Reencontramo-nos na ação espírita em diversos momentos na vasta seara paulista e finalmente no marcante 17º Congresso Estadual de Espiritismo, em junho de 2017, quando se comemorou os 70 anos da USE-SP. Na solenidade de homenagem aos colaboradores e ex-dirigentes, a presidente Júlia Nezu Oliveira referiu-se aos dois ex-presidentes da USE “ainda encarnados...” Balieiro e eu estávamos sentados lado a lado e nos cutucamos e rimos com o “ainda”. E, agora... ele se foi, tornei-me no “único”, compromisso e responsabilidade...

O fato é que na diversidade de situações de atuações no movimento espírita, em momentos de alegria e de tristeza, e sendo diferentes, ombreamos juntos uma tarefa alimentada pelo ideal espírita!

Assim, registramos nossa homenagem ao companheiro de jornada!

0o0

José Antonio Luiz Balieiro (1942-2018), oriundo das Mocidades Espíritas nos anos 1960. Sempre foi ligado ou dirigente de instituições e Órgãos da USE Intermunicipal e Regional de Ribeirão Preto. Ocupou várias vezes a vice-presidência da USE-SP (na nossa gestão como presidente e na atual com Júlia Nezu Oliveira); exerceu a presidência da USE-SP (2006-2012). Durante nossa gestão como presidente interino e efetivo da FEB, foi assessor do CFN da FEB e do presidente. Foi membro do Conselho Superior da FEB, nas gestões Nestor Masotti e nossa. Coordenou em 2014, os muito bem sucedidos quatro eventos do 4o. Congresso Espírita Brasileiro, promovido pelo CFN da FEB. Afastou-se da FEB quando saímos da presidência. Casado com Adalgiza, tem filhos e netos. Desencarnou no dia 8 de março de 2018, em Ribeirão Preto.

(*) – Foi presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

(Congresso da USE 2017: Balieiro, César e Divaldo Franco; Balieiro com Júlia Nezu e Cesar; I COMJESP/1967; CONRESPI/2017: dirigente e convidados Balieiro e Cesar Perri; lançamento do livro “Epístolas de Paulo em 2016: Balieiro na extrema esquerda e sua esposa Adalgisa ao lado de Cesar)

 

 Boletim de notícias da SEF

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=57&key=ntJeE75Q&subid=5424-EaZlum0qSTXsKn&tmpl=component

 

 

 

Palestras programadas para

Além Paraíba, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

AME-BA/GEPEC: Seminário

Salvador, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

Dois Encontros de Evangelizadores em

Araraquara, SP

 

Amigo/a,

Dois Encontros de Evangelizadores muito importantes acontecem no mês de MARÇO na cidade de ARARAQUARA, estado de São Paulo, com a participação do educador, escritor e palestrante MARCUS DE MARIO, com temas diferentes.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Reserve logo sua vaga!

23 de março de 2018, sexta-feira, das 19h30 às 21h30
ENCONTRO DE EVANGELIZADORES
Tema: Projeto Educação do Espírito - Uma Evangelização Inovadora para Uma Nova Geração
Local: Sociedade Beneficente Obreiros do Bem (Rua Itália, 1935, Centro)
Público Alvo: Evangelizadores espíritas da infância e juventude; pais e responsáveis.
Apoio: Instituto Cairbar Schutel
Inscrições gratuitas no site www.marcusdemario.com


25 de março de 2018, domingo, das 09h00 às 11h00
ENCONTRO DE EVANGELIZADORES
Tema: Educação com o Cristo - A Prática do Amor na Evangelização Espírita
Local: Sociedade Beneficente Obreiros do Bem (Rua Itália, 1935, Centro)
Público Alvo: Evangelizadores espíritas da infância e juventude; pais e responsáveis.
Apoio: Instituto Cairbar Schutel
Inscrições gratuitas no site www.marcusdemario.com

Em todos os eventos haverá sessão de autógrafos com Marcus De Mario.

Reserve sua vaga! As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.


              

 "Só devemos apelar para o PLANO DIVINO, depois de esgotados  todos os recursos oferecidos no plano humano, pois os problemas são nossos e nós é que temos que resolver com bom senso e imparcialidade." NF

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação de palestras em

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida de Pascoal Antonio Bovino)

 

 Eventos espíritas programados para

Franca, SP

 

 

************************

 

 

************************

 

 

 

************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

Retorno de Nossas Atividades

AINDA HÁ TEMPO DE ESTUDAR CONOSCO, MAIORES INFORMAÇÕES NA RECEPÇÃO

 

15/04 das 12h às 15h30

 

Almoço de Domingo -  Venha almoçar conosco no Restaurante Terraço Paulistano. Você come bem e  em boa companhia e ainda auxilia a manter e ampliar nossas atividades. Contribuição Adultos R$ 60, Crianças de 07 a 12 anos R$ 30.

 

Todas as quintas

Sábados

19h30 – 21h30

19h - 20h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

10/mar.

Sábado

15h

Antenor J De Moraes

LEADE

Tema Evangélico

 

13/mar.

Terça

9h

Maria Nanci Vieira

CE Maria de Nazaré

Pedi e Obtereis: Tudo que Você Deseja Virá em Sua Direção

20h

Eliana Fernandes

CE Zilda Gama

Onde Foi que Eu Errei?

14/mar.

Quarta

20h

Jobert Costa

CE Júlio de Abreu Filho

Tema Livre

17/mar.

Quarta

20h

Carlos Silva

CE Zilda Gama

Aguardando

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 IV Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

(Informações em  http://www.fedf.org.br/Agenda/iv-congresso-espirita-do-distrito-federal-2018-20-de-abril)

 

 8º. Congresso Espírita do Amazonas

Manaus, AM

 

(Informações em http://congresso.feamazonas.org.br/)

 

5º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações de http://www.ceerj.org.br/portal/congresso)

 

Seminário programado para o Grupo Espírita

 “Maria de Magdala”. Itapevi, SP

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Programação no L.E. Lucas Peres Netto

São José do Rio Preto, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis,  SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Programação com Sérgio Santos e Marlene

Avanhandava, Promissão e Penápolis, SP

 

PROGRAMAÇÃO DO SÉRGIO SANTOS E MARLENE SANTOS

 

 

DIA 10-03-2018 SABADO CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522- AVANHANDAVA ÀS 20 HORAS

 

 

DIA 11-03-2018 DOMINGO CASA DO CAMINHO DR. BEZERRA DE MENEZES

RUA SÃO CARLOS Nº 163  BAIRRO SÃO JOÃO  PROMISSÃO ÀS 18,30 HORAS.

 

 

DIA 12-03-2018 SEGUNDA-FEIRA CENTRO ESPIRITA DISCIPULUS DE JESUS

RUA LUIZ OSÓRIO Nº 108 PENÁPOLIS ÀS 20 HORAS.

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

A Seara também está no Facebook: aqui

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

 Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Imagem/fonte:

https://mailchi.mp/01a6d10c9952/de-newsletter-134?e=bce6fbd28f

 

 

Boletim do Instituto Chico Xavier

Itú, SP

 

Acesse aqui:

http://www.institutochicoxavier.com/informativo/informativo92/index.htm

 

 

 

Boletim da Comunhão Espírita de Brasília

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 275 - 09 de março de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/neuzazapponi.jpg

Neuza Zapponi faz palestra sobre o tema Deixar de Sofrer neste sábado (10)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/mayse_existencia.jpg

Em palestra, Mayse Braga conclama participantes a serem mocinhos de própria existência

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/assembleia.jpg

Comunhão realiza Assembleia Geral Ordinária em 17 de março

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/vansan.jpg

Domingo (11) tem apresentações de Vansan (palestra musical) e Grupo Força Viva

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/sepse.jpg

Brasília sedia Seminário de Estudos Psicológicos do Espiritismo em agosto (inscrições abertas)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152060492989615800/congressoespiritadf2018(1).jpg

Vem aí o IV Congresso Espírita do DF 2018! Inscrições abertas

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Mensagens Gotas de paz

 

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Publicação de “O Clarim”

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens corretamente, clique aqui

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kitcs/kitcs-2_01.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kitcs/kitcs-2_02.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/kitcs/kitcs-2_03.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line.jpg

* Promoção, com desconto e frete grátis para todo o Brasil,
válida até 14 de março de 2018, ou enquanto durarem os estoques.

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line-3.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/logo-oclarim.jpg

Siga-nos e fique por dentro das novidades

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/redes.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line-end.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/info-2.jpg

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected]

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066, ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Perante as tempestades

 

Raios caíam rasgando o céu. Trovões ressoavam sacudindo paredes. Ventos fortíssimos carregavam folhas e galhos para longe, enquanto grossas gotas de chuva desabavam sobre o telhado, fazendo um barulho ensurdecedor.

A água da chuva se juntou à do córrego, aumentando seu volume e fazendo-o transbordar, arrastando o que estivesse nas margens.

Nada era capaz de impedir aquela força descomunal que se apresentava em forma de tempestade.

Os animais, encolhidos em suas tocas, ninhos e casas, aguardavam, calados e pacientes, que a natureza se acalmasse.

Ao final de algumas horas, a chuva foi diminuindo, as nuvens escuras se afastaram, mostrando um rasgo de céu azul. Os pássaros começaram a cantar.

Despertados pela calmaria, alguns animais foram colocando as cabecinhas para fora das tocas, farejando o ar, e começaram a sair.

Apesar da aparente desordem, com galhos caídos e montes de folhas aglomeradas, o ar estava diferente, mais leve, mais fresco, mais puro.

Os antigos diziam que a chuva lavava o céu e a natureza de tudo o que fosse ruim e também era capaz de levar sentimentos que entristeciam as pessoas.

*   *   *

Quando a natureza se manifesta com toda a sua força, fazendo desabar sobre a terra fortes tempestades, aprendemos que o melhor a fazer é aguardar, pois sabemos que nada podemos contra elas.

Então nos recolhemos e esperamos o temporal amainar.

Não podemos prever quanto tempo ele irá durar, mas sabemos que certamente irá passar.

Quando enfrentamos tempestades emocionais, que nos parecem mais destrutivas do que os piores tornados, acabando relacionamentos, levando pessoas amadas, abalando amizades, derrubando nossos conceitos, sacudindo nossa autoestima, como agimos?

Sabemos confiar no Pai e aguardar as coisas e os ânimos se acalmarem ou tentamos parar a tempestade à força?

Pedimos inspiração, força e paciência para enfrentar o que não pode ser evitado ou nos revoltamos, agredindo quem estiver por perto, agarrados ao desespero, ao inconformismo e à raiva?

Somos como os discípulos de Jesus, apavorados no barco ante a tempestade, gritando de medo e mostrando que temos pouca fé?

Ou acreditamos que tempestades morais são necessárias para nosso despertar; que seguem leis naturais ou acontecem para nosso crescimento espiritual e que, em breve, passarão e delas sairemos fortalecidos?

*   *   *

A natureza se renova constantemente, e os temporais funcionam como uma faxina, levando o que precisa ser retirado.

Da mesma forma, tempestades emocionais nos ajudam a olhar para dentro de nós, detectando sentimentos negativos, vícios e defeitos que devem ser eliminados.

Muitas vezes as imperfeições estão tão arraigadas que somente um forte temporal poderá retirá-las.

À medida em que formos progredindo, deixando para trás orgulho, egoísmo e tudo o que nos atrasa a evolução, as tempestades serão cada vez mais amenas, mais breves, menos assustadoras.

A fé e o amor ao próximo serão, sempre, nossa maior proteção durante essas tempestades da vida.

Redação do Momento Espírita.
Em 9.3.2018.

 

 (Copiado do site Feparana)

Miranda assistindo a tempestade. Pintura por Frederick Goodall.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Miranda_(The_Tempest)#/media/File:Miranda_-_Frederick_Goodall.jpg

 

 Publicação do dia 06 de março de 2010.

Homenagem a Balieiro desencarnado no dia 08 de março de 2018.

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/03/focalizando-o-trabalhador-espirita-jose.html

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA

JOSÉ ANTONIO LUIZ BALIEIRO

 

DSC09165

     BALIEIRO. FOTO ISMAEL GOBBO

 

Entrevista com José Antonio Luiz Balieiro, que nos fala de sua vida familiar e sua atuação no movimento espírita. Balieiro é o atual presidente da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Por Ismael Gobbo [email protected]

 

 

Balieiro poderia nos fazer sua auto-apresentação?

 

Sou José Antônio Luiz Balieiro, filho de Geraldo Balieiro e Malvina Martins Balieiro (a dona Santinha), nascido aos 10 de janeiro de 1942, tenho atualmente 68 anos; sou natural de Franca???, Estado de São Paulo. Resido em Ribeirão Preto. Casado com Adalgiza Campos Balieiro, temos cinco filhos: Adriana, Mauro, Geraldo, José Antônio Jr. e Luciana. Esta prole aumentou, Adriana tem duas filhas, Gabriela e Isabela; e Mauro, também duas filhas, Nátrita e Betina.

Minha formação é na área do magistério, normalista e o curso de aperfeiçoamento que à época autorizava o ensino no curso secundário. Profissionalmente atuei nas áreas de marketing, vendas e merchandising, além do magistério. Estou aposentado, atuei profissionalmente em três empresas, duas em Ribeirão Preto, Automóveis Laguna e Indústria de Produtos Alimentícios Cory e, a terceira,  a multinacional Unilever, onde trabalhei por 22 anos. Além da experiência educacional ensinei no Colégio Camilo de Mattos, em Ribeirão Preto, durante catorze anos.

Temos hoje, em termos familiares, uma escola de ensino fundamental, que atende a crianças de 3 a 14 anos, com inovadora metodologia de ensino, onde Adalgiza realiza o seu ideal de educação, acompanhada por Luciana, nossa filha caçula, também educadora e Junior que dá suporte administrativo. A responsabilidade pedagógica da escola é de Adalgiza. Os outros filhos, Adriana é fonoaudióloga, doutora na área, Mauro doutor em psicologia e Geraldo doutor em Zootecnia, com áreas próprias de trabalho e pesquisa, todos com trabalhos publicados em revistas e livros  científicos de suas especialidades.

Nestes dias o coração da família anda apertado, pois Gabriela, a primeira neta, parte para Zurique, na Suíça para temporada de estudos de um ano.

Todo esse povo mora em nossa cidade,  Ribeirão Preto, onde toda família cresceu.

 

Como conheceu a Doutrina Espírita e desde quando?

 

De berço, em família espírita. Papai ainda jovem solteiro, orientava os trabalhos espíritas na cidade de Pedregulho, área rural. Mamãe era católica, após o casamento acompanhou o nosso saudoso Geraldo. A família se mudou para Ribeirão Preto, ainda em 1942, onde fomos acolhidos pelo Centro Espírita Amor e Caridade, onde militava a saudosa Ana de Almeida Pita, portuguesa radicada no Brasil, uma das pioneiras do movimento espírita de Ribeirão Preto.


A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

No Sanatório Espírita Vicente de Paulo, Centro Espírita Amor e Caridade e órgãos de Unificação.

No Sanatório Espírita Vicente de Paulo, sou membro do Conselho Fiscal na parte administrativa, na parte doutrinária sou responsável pelas atividades deste setor. Esta casa é responsável por serviços na área de atendimento à pessoas com distúrbios mentais, mantendo serviço de Naps (Núcleo de Assistência Psicossocial) e Residências Terapêuticas (núcleos onde os assistidos são integrados à sociedade inclusive quanto a sua moradia). A entidade assiste a mais de trezentas pessoas nos trabalhos profissionais, serviço executado em parceria com o poder público e nas atividades de casa espírita recebe semanalmente aproximadamente seiscentas pessoas.

No Centro Espírita Amor e Caridade acompanho os estudos, tenho trabalho mensal de exposição doutrinária há mais de vinte anos. É a casa espírita onde descanso, me refaço, busco energias para as tarefas..

 

Como começou no trabalho unificacionista espírita?

 

Esta é uma boa história. Participávamos da mocidade e na época tínhamos uma única mocidade em Ribeirão Preto. A União dos Moços Espíritas de Ribeirão Preto. Era grupo integrado ao movimento, principalmente pela participação ativa em nossa orientação e estudos de nossos queridos Jaime Monteiro de Barros e Theodoro José Papa. Na época, a mocidade era “unida” a Ume local! Numa oportunidade, para mim ímpar, o professor Jaime chamou-me a sua casa e deu-me uma tarefa: ir a São Paulo, representar a nossa cidade na reunião da USE, lá na Avenida Maria Paula, em São Paulo, antiga sede da FEESP, onde funcionava a use QUE FORA CRIADA POR ELA, JUNTO COM OUTRAS ENTIDADES FEDERATIVAS DO ESTADO. Deu-me o dinheiro da passagem e orientações para a participação. Tinha dezenove anos. Nunca mais deixei de acompanhar o trabalho estadual e regional, uma vez que no municipal já era comum a participação, pelas atividades que os moços tinham na evangelização, exposições doutrinárias e assistência social.

 

Os seus cargos no trabalho de unificação?

 

Poderia dizer que passei por quase todos, menos os da área de tesouraria. O professor Jaime sempre deu-me a confiança para estar ao lado dele na coordenação de trabalhos. Passei por presidência, vice presidência, secretarias, departamentos, tanto na intermunicipal, como na regional. No estado, por vários mandatos ocupei vice-presidências. Atualmente, estou na presidência da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, e , como sabem, estou exercendo o segundo mandato como presidente da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Estou quase fazendo cinqüenta anos de atividades na área de unificação!

 

Participamos juntos do Movimento de Mocidades Espíritas. Quais suas lembranças daqueles momentos inesquecíveis?

 

Realmente inesquecíveis. Mas temos que considerar que eram outros tempos e o melhor tempo que vivemos é o presente, o de agora, mesmo porque estamos mais experientes. Mas, é bom lembrar de nossas confraternizações, os encontros dos jovens do nordeste com os do noroeste, de onde buscamos a idéia das Comenesp´s (a confraternização de nossa região!); os primeiros contatos com Divaldo Pereira Franco e Jacob Holzmann Neto; os concursos de oratória, as longas cartas que trocávamos (sem o auxílio moderno e ágil da internet). As vezes me surpreendo pensando como era importante o momento da passagem do correio, ele trazia as notícias. Quantos casamentos, não?! Tudo podendo ser creditado às confraternizações.

 

O que diria daquela COMJESP de 1967 em Ribeirão Preto?

 

Foi uma festa. Até aquele momento e durante muitos anos, a maior participação de pessoas em eventos espíritas. Foram 1100 participantes! Inédito para o estado. Todos hospedados em casas de família. Na minha casa estavam oito pessoas e todas cabiam dentro do Volks para ir e vir! No livro da USE temos foto sobre este evento que cedemos e não tivemos de volta, mas está lá guardado para sempre. Uma palestra portentosa do jovem Divaldo, o coral da FEESP, o coral da Tia Luiza e um mundo de gente. Temos saudade...


Qual a maior experiência colhida no exercício de presidência de um órgão de caráter estadual, a nossa USE,  e com o dinamismo próprio do Estado de São Paulo?

 

A convivência na diversidade e na pluralidade, respeitando peculiaridades, diferenças e necessidades das mais diferentes áreas de trabalho e regiões geográficas, também   dos órgãos de unificação que compõem a USE e das casas espíritas; considerando principalmente as individualidades.

A extensão territorial do Estado, a diversidade de opiniões e experiências chega ser um obstáculo de difícil superação?

 

Temos nos empenhado em trabalho de divulgação dos princípios espíritas e  do Evangelho de Jesus, fato que se apresenta como finalidade maior da casa espírita. A nosso ver este é o caminho da convergência, de colocarmos a Causa acima do personalismo e autoritarismo. A ausência de compromisso, comprometimento e fidelidade á Doutrina Espírita é visível neste momento de transição, aonde a prática espírita vem sendo substituída por práticas estranhas, campanhas menos dignas, interesses financeiros e pessoais. O Estado de São Paulo, por ser considerado de alto potencial pelas outras unidades da federação, em todos os sentidos, chama muito a atenção para si, e isto também acontece com o movimento espírita, atraindo investidas e posicionamentos que perturbam o dia a dia e a demanda do serviço na casa espírita. Quando se levanta a situação de obstáculo de difícil superação, temos de colocar a necessidade de estudo, análise e avaliação, a doutrina é saudável, o que fazemos dela, que é de nossa responsabilidade, é que tem sido o grande desafio, vigilância é a palavra da hora.

Nas reuniões do CFN, em Brasília, onde você tem representado a USE,  a integração entre os estados brasileiros e órgãos representados, ocasionam que patamares de experiências para o movimento espírita nacional?

O Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira,  é o órgão que representa o movimento espírita brasileiro. É formado pelas federativas representativas dos estados e do distrito federal que lhe dão conteúdo e consistência. O CFN orienta o trabalho das federativas, sugerindo meios e ações para a orientação do centro espírita, facilitando o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita.

Quais as maiores dificuldades do movimento espírita, em sua opinião, considerando-se sua finalidade?

 

Estamos em fase de aprendizagem na convivência, envolvidos pelas nossas dificuldades pessoais, que se projetam na casa espírita e no movimento. Resolvendo as nossas dificuldades pessoais, as dificuldades de nossos lares, estaremos dando passo gigantesco para a solução das dificuldades institucionais. Isto depende da educação, já nos disseram os Espíritos Superiores, de nosso compromisso e responsabilidade com a Causa, de encarar e vencer o egoísmo. Este o nosso grande desafio.

E as maiores alegrias?

 

Conviver com pessoas. As mesmas que provocam as dificuldades dão-nos também as alegrias, basta aproveitar as lições cotidianas e crescermos no entendimento do outro. Temos na Doutrina Espírita um tesouro, um bem, se é bom,  vamos compartilhar com todos. Boa vontade e ânimo propiciam oportunidades no trabalho espírita, úteis ao nosso aprimoramento pessoal e coletivo.


Quais os planos para o futuro da USE nos próximos anos?

 

Na parte material administrativa, torná-la auto sustentável, como centro facilitador de troca de experiências, âmbito de convivência e relacionamento, favorecendo a adequação da casa espírita para que ela cumpra o seu papel social; na parte doutrinária e moral aprimorar as tarefas de unificação para propiciar melhor e maior divulgação da Doutrina Espírita, através das casas unidas, e a vivência do Evangelho de Jesus. Manutenção do foco central, que representa a missão da USE: a Codificação Espírita, a Educação e a Promoção do ser humano. Há muito trabalho para se chegar a este patamar.

Como estão as  campanhas da USE?

 

Em nosso plano geral de trabalho priorizamos as nossas campanhas permanentes. Em 2008, fortalecemos a campanha “O Evangelho no Lar e no Coração”, fazendo dela, junto ao CFN, uma campanha nacional; no ano de 2009,  relançamos  a campanha “Comece pelo Começo”, fazendo do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) meio para a sua implementação e divulgação; em 2010, voltamos a focar intensamente a campanha “Viver em Família”, criando motivações para o seu fortalecimento. Todas as nossas campanhas, somadas às campanhas do CFN/FEB permitem intensa movimentação dos órgãos da USE em  todas as regiões do estado.

Há perspectivas de nova sede para a USE?

 

Projeto específico não, mas estamos atentos às oportunidades que têm sondado a nossa administração  nos últimos três anos ou quatro anos. Por ora, não conseguimos viabilizar nenhuma delas, o cuidado é necessário, mas temos avaliado várias situações. Em nosso mandato reformamos a frente do prédio, onde está a livraria. Reformas nas outras partes são necessárias e isto deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2010, caso permaneçamos no local.

 


 A histórica da USE, em suas seis décadas de atuação, trouxe e continua proporcionando fortalecimento do pensamento espírita e integração dos espíritas. Existe uma receita para ampliar ainda mais esse aspecto?

 

A nossa história é marcada com respeito e compromisso com a Doutrina Espírita. Formamos no estado uma rede que atua com liberdade e autonomia, preservando princípios espíritas  com  lealdade e firmeza, tornando-nos compromissados com as tarefas de unificação, o que nos dá a oportunidade  do trabalho amigo e fraterno. A receita é geral e abrangente, está em Obras Póstumas, em trabalho eloqüente do Codificador, quando exalta a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Lá temos uma linha de conduta.

 

E o relacionamento com a FEESP?

 

A USE e a FEESP tem relacionamento fraterno, alicerçado no respeito e  convivência no trabalho. O fato histórico que marca a vida das duas entidades é marcante: ao lado de outras federativas na época, em 1947, a Liga Espírita, a União Federativa e a Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, a FEESP criou a USE para fazer no Estado de São Paulo o trabalho de união e aproximação das casas espíritas. Ambas seguem as  suas vocações, a USE no campo da unificação, atuando na área federativa representando o estado no Conselho Federativo Nacional e promovendo a  capacitação da casa espírita; a FEESP na área social e doutrinária onde é relevante a ação na área de ensino espírita.

Temos trabalhos em conjunto, ao lado de outras entidades, recíproco programa de visitação, além de participação efetiva e fraterna nos eventos que as duas instituições promovem. O trabalho tem sido ponto de união da USE e da FEESP.

O que a USE prepara para a comemoração do centenário de nascimento de Chico Xavier?

 

Estamos solidários e promovendo as ações que as federativas do Brasil sugeriram para o evento. Através de nossos órgãos estão programadas solenidades, homenagens e produção muito variada de suplementos, artigos, reportagens especiais, sobre a efeméride. As realizações previstas têm como tema central Chico Xavier visando o enaltecimento da Doutrina Espírita, tendo como meio a figura ímpar do médium mineiro. Estão programados suplemento para o Dirigente Espírita, cartazete institucional, homenagens nas confraternizações, encontros e seminários.

Os espíritas do Estado de São Paulo (USE, FEESP. ALIANÇA, AME, AJE, ADE, REDE BOA NOVA, UNIÃO FRATERNAL, ABRAPE) têm agendados dois eventos em conjunto: no dia 2 de abril, às 20 horas, reunião de vibração em todas as casas e instituições espíritas do estado e no dia 11 de abril, evento público simultâneo, em seis cidades paulistas: Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Esta programação está sendo divulgada por todas as entidades em todo o estado.


Uma palavra final, juntamente com um convite fraterno.


Agradecemos pela oportunidade de mostrarmos um pouco de nossa USE e de nosso trabalho. No estado somos, dirigentes de órgãos da USE, em todos os seus níveis, distritais, municipais, intermunicipais e regionais, aproximadamente 1100 trabalhadores da área de unificação federativa, todos prontos para informar e compartilhar atividades. O nosso convite para que em suas cidades e suas regiões procurem os órgãos da USE, há cento e quarenta deles no estado, e se aproximem, para participar e compartilhar com este trabalho para que a Doutrina Espírita seja conhecida e praticada.

 

Divaldo-Cesar-Nestor-Balieiro-Adalgiza

 

 

DSCN0183

 

Padre MarceloCésar

DSC09165

FOTOS: BALIEIRO, A ESPOSA ADALGIZA, NESTOR MASOTTI, DIVALDO PEREIRA FRANCO E CÉSAR PERRI; BALIEIRO; PADRE MARCELO ROSSI E CESAR PERRI DURANTE MOVIMENTO EM DEFESA DA VIDA ; LUIZ GOUVEIA E BALIEIRO NO CONGRESSO ESTADUAL DA USE  EM GUARULHOS, SP.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]