Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 21 de março de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/21-03-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/20-03-2018.htm

19-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/19-03-2018.htm

17-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/17-03-2018.htm

16-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/16-03-2018.htm

15-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/15-03-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

(Continua no próximo email)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

A rendição de Cambrai (1677). Pintura por Adam Frans van der Meulen ou Adam-François van der Meulen

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Surrender_cambrai1677.jpg

O campanário do Hotel de Ville na cidade de Cambrai, França, com seus dois  jaquemarts *, Martin et Martine , que fazem soar as horas. O frontão é ornado com um alto relevo de 'Ernest-Eugène Hiolle.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Campanile_h%C3%B4tel_de_ville_Cambrai.JPG

 

 

 

* Um jacquemart (às vezes jaquemart e também chamado de quarter-jack ) é um autômato , uma figura animada e mecanizada de uma pessoa, geralmente feita de madeira ou metal , que atinge as horas em um sino com um martelo . Jacquemarts são geralmente parte de relógios ou torres de relógio , e muitas vezes estão perto ou no topo da construção. A figurinha também é conhecida como Jack of the Clock ou Jack o'Clock. (Wikipedia)

 

A estação de Cambrai-Annexe em torno de 1900.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Gare_de_Cambrai-Annexe#/media/File:Gare-Cambrai-Annexe-CPancienne.jpg

 

 

 

 

Cambrai-anexo é uma estação ferroviária francesa da linha de Busigny em Somain , localizado na área de St. Cloud da cidade de Cambrai sub-prefeitura do norte , região Hauts-de-France .

Foi encomendado em 1858 pela Northern Railway Company . É uma estação da Sociedade Nacional de Estradas de Ferro Francesas (SNCF) aberta apenas ao frete. É a estação Cambrai-Ville , localizada perto do centro da cidade, que está aberta ao tráfego de passageiros. (Wikipedia)

 

A palavra da cruz

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 97. Página 223.

 

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus." (Paulo. I Coríntios - 1:18)

 

 A mensagem da cruz é dolorosa em todos os tempos.

Do Calvário desceu para o mundo uma voz, a princípio desagradável e incompreensível. .

No martirológio do Mestre situavam-se todos os argumentos de negação superficialmente absoluta.

O abandono completo dos mais amados.

A sede angustiosa.

Capitulação irremediável.

Perdão espontâneo que expressava humilhação plena.

Sarcasmo e ridículo entre ladrões.

Derrota sem defensiva.

Morte infamante.

Mas o Cristo usa o fracasso aparente para ensinar o caminho da Ressurreição Eterna, demonstrando que o "eu" nunca se dirigirá para Deus, sem o aprimoramento e sem a sublimação de si próprio.

Ainda hoje, a linguagem da cruz é loucura para os que permanecem interminavelmente no círculo de reencarnações de baixo teor espiritual; semelhantes criaturas não pretendem senão mancomunar-se com a morte, exterminando as mais belas florações do sentimento.

Dominam a muitos, incapazes do próprio domínio, ajuntam tesouros que a imprudência desfaz e tecem fios escuros de paixões obcecantes em que sucumbem, vezes sem conta, à maneira da aranha encarcerada nas próprias teias.

Repitamos a mensagem da cruz ao irmão que se afoga na carne e ele nos classificará à conta de loucos, mas todos nós, que temos sido salvos de maiores quedas pelos avisos da fé renovadora, estamos informados de que, nos supremos testemunhos, segue o discípulo para o Mestre, quanto o Mestre subiu para o Pai, na glória oculta da crucificação.
 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Vale do Cédron, Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

LEIA SOBRE O VALE DO CÉDRON:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_C%C3%A9dron

 

A denominada “Via Dolorosa”, em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Entardecer em Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

Em primeiro plano o Monte das Oliveiras e cemitério judeu. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Oliveiras muito antigas no Getsêmani. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Getsêmani (português brasileiro) ou Getsémani (português europeu) (em grego: Γεθσημανή, transl. Gethsēmani; em hebraico: גת שמנים, transl. Gat Shmanim, do aramaico גת שמנא, Gat Shmānê, literalmente "prensa de azeite") é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), onde Jesus e seus discípulos oraram na noite anterior à crucificação de Jesus. De acordo com o Evangelho segundo Lucas, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que "seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."[1]   (Wikipedia)

Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no

Jardim de Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Quadro intitulado “Jesus aparece para as santas mulheres”

Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Appears_to_the_Holy_Women_(Apparition_de_J%C3%A9sus_aux_saintes_femmes)_-_James_Tissot.jpg

 

 O hábito de julgar

 

Texto publicado originalmente em

O Consolador

http://www.oconsolador.com.br/ano10/490/ca4.html

 

 

Leda Maria Flaborea

Na lição número 12, do livro Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier, o estimado benfeitor espiritual reporta-se à última ceia que Jesus fez com Seus discípulos, durante a qual avisa que alguém, entre eles, O trairia.

A história de Judas incomoda-nos tanto, a ponto de rapidamente condená-lo, incriminando-o, senão por gestos e atos de violência – comuns nas festividades de Páscoa – ao menos por pensamento. Mas por que esse fato nos incomoda?

A Psicologia moderna explica e vamos contar uma pequena história, buscando, através dela, responder a essa questão.

“Uma mulher vai ao seu terapeuta, que a atende semanalmente, e entra queixando-se das agressões verbais recebidas do marido, censurando-a por ser péssima mãe e péssima esposa. Diz ela sentir-se agredida e humilhada porque sabe ser ótima mãe e esposa devotada. O médico ouve-a atentamente e, quando ela encerra as reclamações, ele diz:

- Eu não me importaria com isso, mas sim, com a mancha que tem no rosto.

- Eu não tenho mancha no rosto – retruca ela.

- Tem sim, eu estou vendo – afirma o médico.

- Não, eu não tenho – contesta a paciente convicta.

A conversa continua com os queixumes dela. Depois de algum tempo, ele pergunta à mulher:

- Por que você não se incomodou com a minha afirmação de que tinha uma mancha no rosto?

- Porque sei que não tenho – responde ela.

- Eis aí – diz o médico – a resposta que precisava para suas lamentações. Se as agressões do seu marido lhe fazem tanto mal e a incomodam muito, é porque você própria não tem certeza de ser boa mãe e boa esposa. A agressão atingiu-a porque refletiu sobre sua própria realidade interior.”

Certamente, é isso que acontece conosco quando julgamos e condenamos o discípulo leviano e os nossos semelhantes.

Emmanuel traz para nós, na lição acima citada, a essência do ensinamento evangélico do “não julgai para não serdes julgados”, por nós mesmos.

A advertência tem razão de ser, na medida em que conclama à prática do Evangelho como forma de proteção contra nós próprios, permitindo-nos sair desse círculo de sofrimentos em que nos colocamos, pela nossa ignorância das coisas divinas.

O conhecimento e a prática dos ensinamentos de Jesus fazem-nos, lentamente, perceber que somos todos discípulos Dele, e não mestres como muitos supõem, aprendendo a vigilância dos próprios atos, para não fracassarmos mais; e discípulos em testemunho, a fim de aprendermos a exemplificar, compreendendo, agindo e perdoando, como o Mestre sempre fez.

Estamos caminhando com bastante dificuldade, mas através da escola bendita da reencarnação – “Necessário vos é nascer de novo” –, vamos combatendo o egoísmo, sendo menos exigentes nos prazeres egoísticos, percebendo a necessidade do outro. Também já estamos conseguindo ter alguma consciência da necessidade de cuidar da vida espiritual, e não ir somente à caça de bens materiais.

Jesus sabe das nossas limitações e não desconhece nossas fragilidades, e por isso nos conclama, através do Seu amor, refletido em todos os Seus ensinamentos, a desenvolvermos a humildade – sentimento contrário ao orgulho – para que não apenas Ele, mas nós próprios, também, reconheçamos nossos limites. Esse é, sem sombra de dúvida, o primeiro passo para conseguir superar nossas limitações e iniciar a construção do edifício íntimo do Reino de Deus em nossos corações.

Lembra Emmanuel, na obra supracitada, que “na edificação íntima do Reino de Deus, meditemos nossos erros, conscientes ou não, definindo nossas responsabilidades e débitos para com a vida, para com a Natureza e para com os semelhantes e, em todos os assuntos que se refiram à deserção perante o Cristo, teremos bastante força para desculpar as faltas do próximo, perguntando com sinceridade, no âmago do coração: “Porventura existirá alguém mais ingrato para contigo do que eu, Senhor?”

Dia virá em que, revestidos de poder e força, não mais julgaremos nossos semelhantes, pois teremos compreendido que quanto mais força moral e poder tivermos, mais nos compadeceremos das fragilidades humanas e mais estenderemos nossas mãos amorosas para socorrer, elevar e amparar, exatamente como Jesus faz conosco hoje.

 

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Vídeo da palestra com Vania Mugnato de Vasconcelos em

Boituva, SP. Acesse no link abaixo  

 

 

Palestra com Vania Mugnato de Vasconcelos dia 31.01.2018 - Grupo Socorrista Maria de Nazaré

 

https://www.youtube.com/watch?v=CKjucPNWqcA&feature=push-u-sub&attr_tag=gOlGmajV9zqjTiBT-6

 

 

Encerramento neste final de semana do

Ciclo de Palestras no C.E. Casa de Emmanuel. Itatiba, SP  

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 Seminário: Formação de Expositor Espírita

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 Mês de Chico Xavier

Itapeva, SP

 

(Informação em email de João Marchesi Neto)

 

 Curso elementar de Espiritismo no CESAK

Bruxelas, Bélgica

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

Cours élémentaire de Spiritisme 
 

Découvrir le Spiritisme, c'est découvrir une philosophie de vie qui nous aide à voir le monde autrement.

Tous les jeudis à 20h00
Dès le 29 mars 2018 

Attention, il n’est plus possible de rentrer après 20h00, prévoyez d'arriver un peu plus tôt.

Inscriptions à la réception ou en nous contactant

Pour plus d'infos contactez-nous par email ou au n° 0491/74.92.34
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/c317bcbd-e021-4846-b307-027c3d66a5c8.jpg

 

 

Le Cesak Bruxelles commence un nouveau projet

Panier de la solidarité

  


Il s'agit d'une récolte d'aliments non périssables pour aider les personnes dans le besoin.
 

Pour nous aider avec ce projet vous pouvez APPORTER VOS DONS: Des aliments, non périssables, des produits d'hygiène et produits d'entretien (pas de vêtements svp)

 

Vous pouvez venir déposer les dons chaque samedi
entre 17h30 et 18h20 
au CESAK Rue Louis Hap, 134 - 1140 Etterbeek

 

Pour plus d'infos, contactez-nous par email [email protected]

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/97aaffff-4f3e-46dc-86f0-b2e9e1d4de8e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/7ae85f13-5810-407c-a02a-e7b754719590.jpg

 

 

Copyright © 2018 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

Palestra no Centro Espírita “Ramon Martin”

Echaporã, SP  

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra programada para o Semeador

Catanduva, SP  

 

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/1719/openings/22032?envelope_id=501

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/marco2018/22/imgs_0.jpg

 

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/marco2018/22/imgs_1.jpg

 

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/marco2018/22/imgs_3.jpg

 

(Informação recebida em email de Semeador [[email protected]])

 

 Instituto de Difusão Espírita “Nosso Lar”

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Eventos Espíritas em

Marília, SP

 

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

*************************

 

 

 

*************************

 

 

 

 

*************************

 

 

 

 

 

*************************

 

 



*************************

 

 


 

*************************

 

 


​​


​​

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

******************************

 

 

 

******************************

 

 

************************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

--

 

LASMIN/LIASE: “Espiritualidade no Nascimento”

Maringá, PR

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


Obs.: Se não deseja receber este boletim samanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida em email do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

A Seara também está no Facebook: aqui

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

                                                                                                  

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Mensagem recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

                                           

A conquista do mundo

 

 

 

No ano de 1995, estreou no Brasil a série americana animada de televisão: Pink e o cérebro.

Foram quase oitenta episódios que fizeram a alegria da criançada e de adultos aficionados a desenhos infantis, durante três anos.

Os personagens eram dois ratos brancos típicos de laboratório, que utilizavam exatamente esse espaço como base para seus planos mirabolantes para dominar o mundo.

Cada episódio era caracterizado, no início e no final pela indagação de Pink, o rato alto, magrela, completamente infantil: Cérebro, o que você quer fazer esta noite?

E o Cérebro, o rato baixote, e com uma enorme cabeça, evidenciando inteligência, respondia: A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pink... Tentar conquistar o mundo.

Naturalmente, seus planos eram frustrados a cada noite, por interferência de terceiro ou por equívocos do próprio Pink.

*   *   *

O mundo conheceu muitos conquistadores. Alguns que dominaram extensos territórios, por largo tempo. Alguns que, para a concretização das suas conquistas, usaram de crueldade e frieza, ensanguentando as mãos.

Tantos que sacrificaram os afetos, as amizades, a saúde mental a fim de alcançar os seus objetivos.

A História nos mostra, no entanto, que essas conquistas sempre foram de limitada duração.

Impérios desapareceram, cabeças coroadas foram substituídas, o poder transferido de um para outro, por maquinações arbitrárias ou pelas lutas por justiça e liberdade.

Existe, no entanto, uma conquista do mundo que todos deveríamos empreender. Uma conquista que, alcançada, é de caráter definitivo: a conquista do mundo... íntimo.

Essa exige um grande empreendimento, em que devem se associar o autoconhecimento, o esforço, a perseverança, a vontade.

O autoconhecimento requer exame profundo de nós mesmos, ou seja, passar em revista as nossas ações, verificando se não faltamos ao cumprimento de algum dever, se ninguém tem alguma queixa a nosso respeito.

Um exame de consciência diário, na hora do recolhimento para o repouso, se faz de importância capital.

Indagarmos a nós mesmos se neste dia, que se finda, fizemos alguma coisa que machucou alguém, física ou emocionalmente; se praticamos alguma ação que merece censura; se faltamos com a verdade em proveito próprio; se desperdiçamos o tempo; se fizemos, enfim, algo contra o nosso próximo.

As respostas nos indicarão exatamente o que já melhoramos em nós. E em que ainda precisamos insistir para nossa melhoria, acionando a nossa vontade.

O empreendimento deve ser no sentido de identificar e eliminar nossas más tendências, como quem arranca as ervas daninhas do jardim.

Procurar saber o que pensam de nós aqueles que não têm simpatia por nós nos ajudará muito, pois considerando que esses não têm interesse em disfarçar a verdade, nos dirão como realmente somos.

Autoexame, indagações à nossa própria consciência sobre o que fazemos e como fazemos nos darão a dimensão do bem ou do mal que ainda existe em nós.

Isso nos auxiliará no conhecimento de nós mesmos, que é a chave para o melhoramento individual ou seja, para a conquista do nosso mundo íntimo.

Então, principiemos hoje, enquanto as horas ainda nos sorriem, essa importante conquista.

Redação do Momento Espírita.
Em 20.3.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

 

ACESSE IMAGENS AQUI:

 https://www.google.com.br/search?q=pinky+e+o+cerebro&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi_-a66mvvZAhUJlZAKHfkCAcIQ_AUICigB&biw=1366&bih=637

 

 

Detalhe do Mosaico de Alexandre mostrando  Alexandre –o Grande.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_the_Great_mosaic.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]