Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/13-09-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/12-09-2018.htm

11-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/11-09-2018.htm

10-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/10-09-2018.htm

08-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018.htm

07-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/07-09-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

........................................

...........................

.....................

 

Continuação da postagem anterior

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

O Paraíso. Óleo sobre painel de carvalho por Jan Bruegel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Bruegel_d._%C3%84._003.jpg

Caim leva Abel à morte. Pintura por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cain_leadeth_abel_to_death_tissot.jpg

Nicolas-Toussaint Charlet.

Imagem/fonte: https://ro.wikipedia.org/wiki/Nicolas-Toussaint_Charlet

 

 

Nicolas-Toussaint Charlet (n.20 de dezembro de 1792[1] [2] [3] [4] [5] Paris , República Francesa  - d.30 de dezembro de 1845[1] [2] [3] [5] Paris , República Francesa ) foi um pintor e gravador francês .

https://ro.wikipedia.org/wiki/Nicolas-Toussaint_Charlet

 

Cabeça de um cão. Óleo sobre tela por Nicolas Toussaint Charlet 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hondenkop_Rijksmuseum_SK-A-2257.jpeg

 

Disciplina

 

Pelo Espírito Scheilla.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Taça de Luz. Lição nº 42. Página 119.

Psicografia em Reunião Pública em 01-06-1957 no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

 

Não nos repugne o verbo obedecer.

Tudo o que constitui progresso e aperfeiçoamento guarda a ordem por base.

Não olvides que a disciplina principia no Céu.

As mais sublimes constelações atendem às leis de equilíbrio e movimento.

O Sol que nos sustenta a vida no mundo repete operações de ritmo, há numerosos milênios.

A Lua que clareava o caminho das mais remotas civilizações da Índia e do Egito efetua, ainda hoje, as mesmas tarefas, diante da Humanidade.

No campo da Natureza, a disciplina é alicerce de toda bênção.

Obedece o solo.

Obedece a árvore.

Obedece a fonte.

Qualquer construção obedece ao plano do arquiteto que a idealiza.

E, no aconchego do lar, obedecem o piso anônimo, o vaso amigo e o pão que enriquece a mesa.

Na experiência física, a saúde é obra da disciplina celular. Quando as unidades microscópicas da colméia orgânica se desarvoram, rebeladas, encontramos os tormentos da enfermidade ou as sombras da morte.

Chamados a servir aos nossos semelhantes no Espiritismo Cristão, em favor de nós mesmos, saibamos cultivar a liberdade de obedecer para o bem, aprendendo e ajudando sempre.

Jamais nos esqueçamos de que Jesus se fez o Mestre Divino e o Soberano das Almas, não somente porque tenha vindo ao mundo, consagrado pelos cânticos das Legiões Celestes, mas também por haver transformado a própria vida, em Seu Apostolado de Amor, num cântico de humildade, Obedecendo constantemente a Vontade de Deus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O Delta do rio Nilo  a noite.

Imagem fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nile_River_Delta_at_Night.JPG

Praia em Tel Aviv. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

Divaldo Franco no Paraná

Cascavel

 

11 de setembro de 2018

Conferência Pública

O Semeador de Estrelas, Divaldo Pereira Franco, ao chegar no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel Pedro Luiz Boaretto, acompanhado por Juan Danilo Rodríguez e Laudelino Risso, dirigente espírita, concedeu entrevista para a TV Cultura e para a CGN, o portal de notícias em vídeo, destacando a solidão que vem acompanhando os indivíduos, a falta de valores éticos-morais e os ensinamentos apresentados por Jesus. Sente-se lisonjeado e jubiloso de poder falar sobre o Espiritismo e Jesus, principalmente em Cascavel, que visita há 50 anos.

A Mansão do Caminho e suas inúmeras atividades foi outro ponto abordado, destacando que já psicografou 282 livros, dizendo que o livro é o amigo silencioso com poder de iluminar aos que o buscam. Asseverou que a alegria de viver deve ser a tônica de todos os dias, entusiasmando-se ao fazer o bem indistintamente.

Após inúmeros autógrafos e cumprimentos, o Grupo Família e Música, e o Coral Membra, sob a regência do Maestro e Tenor Jocimar Silva, em brilhante apresentação prepararam o público para a conferência sobre o amor como solução.

O Trator de Deus, na observação de Chico Xavier, Divaldo Franco, destacou os movimentos sociais protagonizados pelos indivíduos de suas respectivas épocas, notadamente a partir do século XVII, com o advento da separação entre ciência e religião, o homem buscou encontrar soluções. Lord Bacon asseverava que uma filosofia superficial leva a mente humana ao materialismo, mas uma filosofia profunda conduz a mente humana a verdadeira religião.

De período em período, e vivendo as crises específicas para cada quadra da evolução social, o homem foi aprimorando o conhecimento, ampliando a tecnologia, e porque fixado no materialismo, foi se distanciando de Deus, embrutecendo-se. Várias linhas filosóficas foram apresentadas, buscando equacionar o sentido da vida e suas intercorrências. O homem deve viver de tal forma que possa sentir que viver vale a pena, que é compensador.

A ciência, então empírica, dá oportunidade ao aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência, sempre buscando o ideal. Ainda sobre o século XIX, Divaldo destacou dois fatos marcantes e suas conexões: o primeiro, o lançamento, em 31 Mar 1848, do Manifesto Comunista, de Karl Marx, marcando o aparecimento da doutrina materialista na Terra; em segundo, o surgimento da Doutrina Espírita com a apresentação de O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, destacando a imortalidade, Deus, a sobrevivência do Espírito e a comunicabilidade entre os dois planos da vida, a pluralidade dos mundos habitados e das existências, o ser espiritual e o Evangelho de Jesus.

Referindo-se ao fato de que tudo é, essencialmente, energia e que vivemos num mundo de pensamentos, ondas, raios e vibrações, Divaldo referiu-se a carta de Albert Einstein à sua filha, na qual o eminente físico alemão descreve sobre o amor como sendo a maior e mais poderosa força do Universo, superando o eletromagnetismo, a gravidade e as forças quânticas forte e fraca, constituindo-se, portanto, na 5ª força do Universo. Sobre Deus, Einstein dizia não crer Nele, mas saber Dele.

O homem e seus instintos, as grandes atrocidades, o falso socialismo, a degradação da família, os valores éticos e morais degradados, a depravação, a corrupção, a falta de respeito de uns pelos outros, o terrorismo, as relações conflituosas entre as criaturas humanas, tais como as desenvolvidas entre homens e mulheres, pais e filhos, alunos e professores têm levado os indivíduos a experimentarem muitas dores, pois que vem privilegiando o individualismo, o sexismo e o consumismo, aprofundando a decadência moral através de condutas materialistas.

As crises, sempre cíclicas, objetivam retirar os indivíduos de um patamar evolutivo para outro mais alto. Assim, é necessário experimentar as crises como oportunidades de crescimento efetivo. A filosofia profunda que aproxima o homem a Deus é a Doutrina Espírita. Jesus e todos os seus ensinamentos, mas principalmente as Bem-Aventuranças conduzem as criaturas humanas para Deus, libertando-a do materialismo. Jesus mudou os destinos da humanidade ao apresentar a Lei de Amor, tão simples, que basta fazer aos outros tudo o que deseja para si.

O homem, sempre amparado pela divindade, recebe periodicamente os emissários do bem e que apresentam propostas libertadoras, como por exemplo, Francisco de Assis. Sendo o Espírito imortal e perfectível, é necessário reconstruir o senso ético-moral com base no amor, na vida, tanto material, quanto espiritual, atento as influências espirituais, boas ou más. Vale a pena viver, asseverou o ínclito e incansável orador, superando as crises com a utilização da ciência da imortalidade da alma.

O amor convida à plenitude, a Terra está repleta de amor, de ternura, apesar de alguns recalcitrantes. Amar sem sentir medo de amar. Sede vós os que amam, se alguém não vos ama, o problema é dele, o amor é bom para quem ama, assim se expressou o preclaro expositor. Saúde é um ato de amar, não é a ausência de doença, conforme assertiva da Organização Mundial de saúde. Saúde é o bem-estar fisiológico, uma harmonia psicológica, o equilíbrio financeiro e uma tranquilidade espiritual. Tudo isso decorre do amor. Instalemos na Terra o primado do amor. O importante é não ser inimigo de ninguém.

A nova era já se revela entre os homens, os novos seres que estão reencarnando apresentam dons especiais em várias artes e em inúmeras áreas da ciência. Jesus convida os homens para a vida nova, de paz, de alegria de viver e de bênçãos. O amor deve ser exercido em plenitude, contemplando todos os seus matizes. Amor de homem e de mulher, de pais e de filhos, guardando no coração a gratidão pela vida. Ao encerrar, após a declamação do Poema da Gratidão, Divaldo Franco foi efusivamente aplaudido de pé pelo enorme público composto por quase cinco mil pessoas.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Paulo Salerno e Ariel Molina

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke [[email protected]])

 

Programação no Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestras programadas para a cidade do

Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

2º. EMESP

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Palestra programada para o Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Lançamento

Na Luz da Vitória

 

**************************************

 

 

**************************************

 

 

 

(Informação recebida em email de Ricardo [Candeia | InterVidas] [[email protected]])

 

Leia o Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

NEU- Palestra

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

União Espírita do Perú. Ciclo de Conferências

Lima, Peru

 

La Unión Espirita del Perú, anuncia el  ciclo de conferencias que ofrecerán, en la ciudad de Lima,  los Hnos. Jorge Berrío Bustillo y Hugo Guzmán, del CEE Juana de Angelis de Cartagena-Colombia; del 13 al 17 de Octubre de 2018. 

El día sábado se impartirá un taller dirigido exclusivamente a trabajadores de las casas espíritas. Para las conferencias siguientes, el ingreso será libre y gratuito.

Los invitamos a compartir esta fiesta espiritual.

Con Dios, Jesús y Kardec siempre!

 

 

 

(Informações recebidas em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

4º. Simpósio Saúde e Espiritualidade

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de jane maiolo [[email protected]])

 

Programação na Casa do Caminho Irmã Sheila

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no C.E. Casa de Eemanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de   João Batista [[email protected]])

 

 Palestra pública vai abordar o tema : Suicídio

Araraquara, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 20ª. Semana Espírita de

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

45ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

V Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

**************************************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

Curso “Capacitação do Trabalhador Espírita” no

C.E. Seara do Mestre. São Paulo, SP

Muito bom dia!!!!

 

Semana que vem iniciaremos mais um Curso de Curta Duração!!

Ainda temos vagas!!! Aproveitem!!

 

TEMA: CAPACITAÇÃO DO TRABALHADOR ESPÍRITA

 

Monitora: Daniela Figueiredo

 

Data:

Sábado, às 12h30. Duração: 3 aulas.

Dias: 15 ,22, e 29 de setembro.


 

abraços!!

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Debate espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo um debate espírita.

Este evento terá lugar na 6ª feira, dia 14 de Setembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

- Informamos também que se encontram abertas as inscrições para as novas actividades que se iniciam já este mês. Poderá inscrever-se on-line aqui:

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – inscrições em http://bit.ly/2u7Qt1C

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – inscrições em http://bit.ly/2tGV5vH

ESTUDO “MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO” – inscrições em http://bit.ly/2uySaRn

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

A oradora colabora na programação da Rádio Rio de Janeiro, preside o Instituto Maria de Lourdes, associação que há mais de 30 anos acolhe crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de risco social nos municípios de Guapimirim e Magé, e participa da diretoria do Centro Espírita Altivo Pamphiro, em Guapimirim. 

 

 

 

 

Palestra programada para o Cecal

Flórida Paulista, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

1ª. Semana J. Herculano Pires

Locais no cartaz abaixo

 

Evento beneficente da USE

Araraquara, SP

 

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

Jornal Terceiro Milênio

Assis, SP

 

SOLICITE POR EMAIL PARA:

[email protected]   

 

 

 

 

A pesquisa

 

Um notável pesquisador, que viajava constantemente colhendo dados para sempre renovadas pesquisas, chegou certo dia a uma cidade, no alto de uma montanha.

O ar ali era puro. Muitas árvores haviam sido plantadas, enchendo praças e jardins.

Nos feriados e finais de semana os parques recebiam as famílias para os folguedos com os filhos.

As escolas viviam repletas de crianças e jovens, das variadas idades, dispostas a estudar e aprender.

A indústria, o comércio, tudo andava em crescente progresso.

O que chamou a atenção do pesquisador é que ali não havia doentes. Era um povo sadio que sentia prazer na execução das tarefas, tanto quanto sentia prazer no lazer, compartilhado com afetos em todos os momentos.

Passado algum tempo, o pesquisador desceu a montanha, pelo lado oposto que viera e se deparou com outra cidade.

Logo que a adentrou, verificou como ela era diferente da que acabara de visitar. Não havia flores, nem jardins. As escolas estavam quase vazias, enquanto as crianças ficavam pelas ruas, aprontando molecagens.

Homens, que poderiam ser fortes, estavam acomodados debaixo de árvores antigas, preguiçosos, dormindo em redes, em pleno dia.

Jovens que poderiam estar produzindo, graças ao seu vigor físico e sua inteligência, nada mais faziam que se divertir.

Uma característica, no entanto, saltava aos olhos. Era um povo doente. Filas enormes se estendiam nas portas dos hospitais. Ambulâncias iam e vinham com as sirenes ligadas, de forma contínua.

Consultórios médicos, clínicas, tudo abarrotado. É como se uma grave praga se tivesse abatido sobre o povo. O que seria?

E por que uma tão grande diferença entre o povo do alto da montanha e aqueles do vale?

Não foi necessário muito tempo para que o homem, habituado a pesquisas, descobrisse o motivo. É que o povo do vale não trabalhava. A sua filosofia de vida era deixar para depois o que devia ser feito de imediato.

Assim, a grama crescia e se tornava mato, onde se abrigavam espécies nocivas que agrediam as criaturas.

O lixo era jogado por todos os lugares, permitindo o surgimento de outros tantos perigos. Germes, vírus, micróbios andavam em festa, desde que a higiene mais simples não era realizada. E havia descuidos na alimentação, no vestuário, nas residências. Era um caos.

Portanto, a grande diferença entre as duas cidades estava no trabalho.

*  *   *

O trabalho é uma Lei Divina, aliada à lei do progresso. Quem não se afervora ao trabalho, não se desenvolve, pois não se permite a experiência nova, o desafio.

Pelo trabalho o homem aprimora a sua inteligência e exercita suas habilidades.

O trabalho não deve ter por meta somente lucros materiais, salários e prêmios. Auxiliar o progresso das pessoas e dos povos, bem como a beleza e a harmonia do planeta é uma forma de trabalho que confere ao ser humano satisfação pessoal e engrandecimento próprio.

*   *   *

A ociosidade é matriz de muitos males que atormentam os seres humanos. Gera perturbações emocionais e desajustes comportamentais.

A lei do trabalho rege a harmonia dos mundos. Ao nos afirmar Jesus que o Pai trabalha até hoje e Ele trabalha também, nos ensinou que o trabalho é lei da vida a que todos estamos submetidos.

 Redação do Momento Espírita, com base na história A pesquisa,
do livro 
O melhor é viver em família, v. 9, de Marilena Mota Alves de
Carvalho, Vera Verônica do Nascimento Cavalcanti, Berenice Castro
Gonçalves Leite e Nancy Medeiros, ed. CELD e na questão 33, do
capítulo 1.4, do livro 
Atualidade do pensamento espírita, pelo 
Espírito Vianna de Carvalho, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
ed. LEAL.
Em 12.9.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Pedra Grande. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]