Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/16-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/14-09-2019.htm

13-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/13-09-2019.htm

12-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/12-09-2019.htm

11-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/11-09-2019.htm

10-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/10-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Tours, França. Catedral Saint-Gatien

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tours_cathedrale_face_NS_ter.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/14-11-2018_arquivos/image012.jpg

Ilustração do século XIX. Evocação dos espíritos por Cagliostro.  Dresden.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Germania,_1882_1020213_(4359093810).jpg

Ilustração da obra: Germania: dos mil años de historia alemana / por Juan Scherr. - Barcelona: Montaner y Simón, 1882

 

 

Alessandro, Conde de Cagliostro (Palermo2 de junho de 1743 — San Leo26 de agosto de 1795) era o pseudônimo[1] do viajanteocultistaalquimistacurandeiro e maçom Giuseppe Giovanni Battista Vincenzo Pietro Antonio Matteo Balsamo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cagliostro

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/14-11-2018_arquivos/image013.jpg

O sábado das bruxas. Óleo sobre tela por  Francisco Goya.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GOYA_-_El_aquelarre_(Museo_L%C3%A1zaro_Galdiano,_Madrid,_1797-98).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/14-11-2018_arquivos/image016.jpg

Allan Kardec (03-10-1804 / 31-03-1869)

Codificador do Espiritismo.

Jornal Le Monde Illustré. 07 de março de 1863.

Vista de Notre Dame com as novas construções sobre a Ponte de la Cité. Paris, Fraça.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6221623m/f8.item

 

Amor sem barreiras

De um modo geral, ficamos atentos às notícias, o que nos leva a sintonizarmos,  muitas vezes,  com vibrações desagradáveis e até perturbadoras.

As descrições detalhadas de atos de violência, a constante visualização de crimes bárbaros, assaltos, agressões, nos levam a pensar que o mundo está muito ruim.

Bastaria, no entanto, evitarmos determinados noticiários para percebermos quanta luz existe, quanto bem sendo realizado.

Se pudéssemos colocar em uma balança todas as notícias que ouvimos, possivelmente iríamos constatar que é bastante expressivo o número de pessoas dedicadas ao bem e ao próximo.

Um exemplo disso, é o casal Mike e Camille Gerardi que, nas últimas quatro décadas, adotou oitenta e oito crianças.

O pediatra e a enfermeira se conheceram em mil novecentos e setenta e três, no Hospital da Criança de Miami, na Flórida.

Durante todos esses anos, eles viram muitos pais deixarem no hospital filhos que nasceram com doenças ou algum tipo de deficiência.

Preocupados com o destino delas, decidiram adotá-las.

Camille conta que quando Mike a pediu em casamento, ela lhe disse que sonhava ter uma casa para crianças. De imediato, ele afirmou: Eu quero seguir seu sonho.

A primeira adoção aconteceu em mil novecentos e oitenta e seis.

Desde então, acolheram crianças diagnosticadas com síndromes de Down e de Zellweger, com má formação craniana, autismo, deficiências motoras, lesões e outros distúrbios.

Várias dessas crianças estavam desenganadas, mas muitas sobreviveram.

Mike desencarnou aos setenta e três anos, vitimado por um câncer agressivo.

Contudo, Camille continua firme e forte na tarefa que assumiu.

Em sua casa na Geórgia, ainda moram vinte filhos.

Os adultos trabalham e constituíram suas famílias.

Ela se sente realizada.

*   *   *

Possivelmente, em algum momento, tenhamos pensado em adotar uma criança. Entretanto, nos deixamos vencer por dúvidas e incertezas, medos e preconceitos.

E, com isso, não nos permitimos um exercício mais profundo do amor.

A adoção é uma maternidade especial: não geramos o corpo mas acolhemos em nossa família e oferecemos amor a um filho da carne alheia.

Um filho cujos pais, por uma razão ou outra, não quiseram ou não puderam assumir a responsabilidade pela sua criação e educação.

Pode ser um parente próximo ou distante. Ou não ter conosco nenhum traço de parentesco.

De toda forma, sabemos que nada acontece ao acaso em nossas vidas.

A criança que nos chega, pedindo abrigo, pode ser alguém com quem, de alguma forma, em passado recente ou remoto, nos vinculamos.

Ou simplesmente, alguém que, como nós, necessita de amparo e Deus, na Sua bondade, o direciona aos nossos braços, oferecendo-nos a oportunidade de exercitarmos doação e aconchego.

Isso porque o amor de Deus, na face da Terra, se expressa através dos corações dos Seus filhos. E todo aquele que ama, exercendo o bem, angaria bênçãos para si próprio.

Em síntese, o bem faz bem a quem o pratica.

Redação do Momento Espírita, com base em dados colhidos
em notícias a respeito do casal Mike e Camille Gerardi.
Em 14.9.2019.

 

 

 (Texto copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/15-04-2015_arquivos/image005.jpg

D. Cory em 1968 na cidade de Andradina, SP. Foi trabalhando no ramo hoteleiro com o marido que

amealhou recursos para cuidar de 87 crianças à época.

 

Republicação

 

“Mamãe Clory” parte e deixa obra-modelo

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL

FOLHA  ESPÍRITA,  SÃO  PAULO,

JANEIRO/2012.

NESTA PUBLICAÇÃO FORAM ACRESCENTADAS

ALGUMAS FOTOS A MAIS.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/15-04-2015_arquivos/image006.jpg

 

Ismael Gobbo / Cláudia Santos

 

Em 21 de novembro, Clory Fagundes de Marques, a “Mamãe Clory”, retornou, aos 94 anos, à Pátria Espiritual. Mas a semente plantada por ela, que rendeu muitos frutos em décadas de trabalho, continua e continuará dando frutos, graças ao empenho de pessoas que sempre a ajudaram a escrever a história da Associação Cristã Verdade e Luz (ACVL), internacionalmente conhecida como “Lar da Mamãe Clory”. “Continuamos empenhados no trabalho construído por ela, sem sobressaltos e com a confiança no futuro e na espiritualidade, que nunca nos desamparou”, declara César Luiz Fagundes Marques, um dos filhos de Clory e presidente da entidade.

Clory era a filha mais velha de 15 filhos de Athaliba Fagundes e Maria da Glória Blanco Fagundes. Nasceu em Alegrete (RS), em 6 de junho de 1919, e, em 1922, seus pais, com outras famílias gaúchas, migraram para o Estado de Mato Grosso, instalando-se na Fazenda Solidão, dedicando-se à agricultura e criação de gado. Identificada com o espírito filantrópico do pai, na mais tenra idade, ajudava-o a socorrer os necessitados da Cabeceira do Apa, um vilarejo pobre, nas proximidades da fazenda.

Aos 18 anos, matriculou-se no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, para realizar o maior sonho de sua vida: estudar! “Mas, 15 dias depois, ela deixou a escola porque sua mãe havia ficado muito doente e, como filha mais velha, precisava cuidar da numerosa família”, conta Marques, médico que se dedica à obra da mãe desde os 17 anos. “Sua sabedoria, comprovada por nós, certamente veio de sua inteligência privilegiada e do alto grau de espiritualidade. Ela sempre foi espírita e tinha uma mediunidade extraordinária. Episódios de sua vida nos dão conta desse fato”, afirma.

 

O início de uma história

 

Quatro anos depois, com 22 anos, Clory casou-se com o também gaúcho Orestes Vieira Marques e foram viver na pobre vila de Cabeceira do Apa, no município de Ponta Porã (MS). Com apenas oito dias de casada, portanto antes do nascimento de seus três filhos consanguíneos, foi colocada à porta de sua casa a primeira das crianças que, no decorrer de sua vida, iriam fazer dela a “Mamãe Clory”.

Depois de viverem em Ponta Porã e posteriormente Jardim, cidades do Mato Grosso do Sul, a família veio para Lins, no interior de São Paulo, e, em 1948, mudou-se para Andradina, também no interior do Estado. Na ocasião, já contava com oito “filhos”. Foram 21 anos na cidade, com dedicação à atividade hoteleira. Porém, pensando na formação escolar de seus filhos e nas oportunidades de trabalho, em 1969 mudaram-se para São Bernardo do Campo (SP), no bairro Pauliceia.

“A cidade entrou em alvoroço com aquela mulher destemida, que, na ocasião, já cuidava de 87 crianças. Elas ocupavam as vagas existentes nas escolas públicas do bairro e muitos moradores achavam que elas preteriam, aparentemente, os filhos dos antigos habitantes da localidade. Reconhecendo, porém, o mérito do seu trabalho, a população de São Bernardo do Campo começou a ajudá-la, entregando-lhe doações, sobretudo roupas e mantimentos”, lembra Marques. Algum tempo depois, “Mamãe Clory” instalou-se, definitivamente, no bairro Assunção, em terreno próprio, onde construiu, ao longo de sete anos, a sede da Associação Cristã Verdade e Luz.

A instituição, que conta com diretoria composta por sete membros, cinco deles da sociedade civil e dois também filhos de Clory, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, composta por inúmeros setores. Presta assistência a crianças, adolescentes, idosos, gestante e desenvolve muitos outros trabalhos de auxílio aos necessitados. “Temos berçário, creche, centro de juventude, cursos de gestante, coral, entre outras atividades, assim como um centro espírita como apoio espiritual”, lembra. Segundo Marques, o grande objetivo da entidade sempre foi e será o de amparar os necessitados. “Com certeza, vamos continuar essa obra que é de todos nós”, finaliza.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Associação Cristã Verdade e Luz – Lar da Mamãe Clory deve se dirigir à Rua Francisco Visentainer, 438, bairro Assunção, São Bernardo do Campo (SP). A entidade aceita todo tipo de doação, assim como o apoio de voluntários. Outras informações pelos telefones (11) 4109-8045 e 4109-2773 ou e-mail [email protected]

 

 

 

Outras atividades desenvolvidas

 

ü      Crianças de 2 a 4 anos ficam na creche por período integral (das 7h às 17h). A partir de 4 anos ficam meio período no Lar e o restante do dia frequentam escolas públicas da região. São assistidas em regime de creche 160 crianças. As assistidas nesse regime fazem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

 

ü      Abrigo para idosos – Originalmente voltada para o abrigo de menores carentes e desamparados, a associação viu baterem à sua porta inúmeros idosos, igualmente necessitados. Foi assim que passou a oferecer um sistema de auxílio alimentar, vestuário e medicamentos e criou um abrigo para os que não tinham família.

 

ü      Oficinas – A entidade oferece ainda oficinas de trabalho, que geram receitas e ainda servem de oficinas de aprendizagem profissional para adultos e adolescentes da comunidade, que são remunerados pelo seu trabalho. São elas: gráfica, usina de reciclagem, padaria, feirão permanente, sebo, antiquário, mercado de móveis, floricultura.

 

Encontro Paulista de Atendimento Espiritual no Centro Espírita

Praia Grande, SP  

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

24a. Semana Espírita de

Barbacena, SP  

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 IEEF - Seminário : Exaltação a Léon Denis

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/106/original_Cartaz_-_Seminario_-_LeonDenis_-_2019-min.jpg?1568346794

 

(Com informações recebidas de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Programação do CEAK –Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 Seminário : Necessária Reforma

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

"Lícito mas não convém" no Encontro da Primavera

 em São Paulo

 

O Encontro Espírita da Primavera aconteceu no dia 14 de setembro (sábado), das 8h30 às 15h30, no Teatro APCD em São Paulo; evento promovido pela USE Regional de São Paulo. Teve como tema central: "Tudo me é lícito mas nem tudo me convém." (Paulo, Cor. 6:12), com exposições de: Alberto Almeida (Cuidando da sua criança interior), Antonio Cesar Perri de Carvalho (Paulo e contexto da Epístola com a recomendação para o que convém) e André Marouço (Paulo de Tarso e a história do cristianismo. Primitivo; apresentando o trailer do filme . Estreia deste filme marcada para o dia 3/10/2019 nos cinemas). Em seguida os expositores atenderam a perguntas do plenário, com mediação de Paulo Francisco. Durante o evento houve apresentação musical por Andréa Bien e por Lirálcio Ricci.

No ambiente do Teatro ocorreram momentos de lanche, de almoço e espaço para exposição de livros. O encontro contou com boa presença de público e com grande número de colaboradores coordenados por Júlia Nezu, presidente da USE Regional da Capital. 

Houve transmissão vivo pelo canal do Youtube da USE-SP (Acessos: https://www.youtube.com/watch?v=h8VmZzW6R7U; https://www.youtube.com/watch?v=XNGXG9TUMCc)

 

 

(Encontro de Primavera-USE-SP: Momentos das exposições de Alberto Almeida, Cesar Perri e André Marouço; diálogo com André Marouço, Alberto Almeida e Cesar Perri com mediação de Paulo Francisco; apresentação de Andréa Bien)

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 Sessão Solene em homenagem a Allan Kardec

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Grupo Semeando Estrelas

Mensagens Espíritas

 

 

Que a paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre!

O Grupo Semeando Estrelas é um Grupo de mensagens Espírita e reflexiva.

 

Novidade:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/7z9z3L8qfaDLLqV5iBbMWI

Você receberá um mensagem por dia. Abraços.

 

Para receber mensagens via email (2 mensagens semanais.), envie uma mensagem para:

[email protected]

 

Visite e curta nossa página no Facebook:

 

 Semeando Estrelas

Curtam o nosso canal no Youtube:

  Semeando Estrelas

Nosso site:

 http://semeandoestrelassite.wordpress.com

(Com informações de [email protected])

 

Boletim O Mensageiro da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 344 - 13 de setembroo de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/conversandocommayse_tardedemaisparaesquecer.jpg

Conversando com Mayse: Tarde demais para esquecer

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/dependnciaquimica2.jpg

Comunhão promove seminário de dependência no domingo, 29 de setembro

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/papoespirita2.jpg

Papo Espírita: É possível ser feliz agora? 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/fimdesemananacomunhoe1566404426999.jpeg

Fim de semana dedicado à Auta de Souza e a eventos culturais

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse os links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Rádio Palermo

Olá!

Uma rádio com conteúdo cultural, esportivo , com boas informações de saúde e cotidiano. 

Conheça nossos planos de anúncio e venha para a Rádio Palermo - Desperte o que há de melhor em vc!!!

 

A web rádio de Guarulhos e Alto Tiête

 

 

 

www.radiopalermo.com.br

 

 

--

Palermo News Eventos -  (11) 9 9115.8304

Claudio Palermo - Angélica Palermo

 

Ouça a Rádio Palermo! www.radiopalermo.com.br

 

 

(Com informações de Claudio Palermo)

 

 

Mediunidade e privilégios

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara dos Médiuns. Lição nº 31. Página 103.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Questão nº 306.

Reunião pública de 02/05/1960

 

Todos estamos concordes em que a Doutrina Espírita revive agora o Cristianismo puro; no entanto, há muita gente que lhe estranha a organização, sem os chamados valores nobiliárquicos que assinalam a maioria das instituições terrestres.

À força de se iludirem com a idolatria, que sempre nos custa caro, muitos companheiros, menos vigilantes, desejariam condecorar trabalhadores da Nova Revelação, criando galerias para o relevo pessoal. E se pudessem determinar o rumo das coisas, no consenso opinativo, decerto que há muito estaríamos mobilizando doutrinadores-chefes e médiuns-titulares, com as nossas casas de serviço perdendo tempo em mesuras e rapapés.

Entretanto, não há uma só frase na Codificação Kardequiana em que se recomende tratamento especial a esse ou àquele médium porque fale com mestria ou materialize desencarnados, porque transmita força curativa ou psicografe livros renovadores.

A preocupação fundamental dos emissários divinos, na formação de nossos princípios, foi, aliás, edificar moralmente a instrumentação mediúnica em bases de simplicidade e desinteresse, para que ela “corresponda às vistas da Providência”.

Não existem, desse modo, médiuns maiores ou médiuns menores, favorecendo, entre nós, a constituição de prerrogativas e castas.

Tanto na mensagem do Evangelho, quanto na mensagem do Espiritismo, o que prevalece, acima de tudo, é a responsabilidade para cada um de nós.

Responsabilidade de sentir e pensar, de falar e fazer.

Não temos o direito de enfeitar os outros com os brasões da excessiva confiança, para que realizem o trabalho que nos compete.

Por essa razão, todos os operários da construção espírita são respeitáveis.

Os doutrinadores que se esmeram em socorrer um irmão obsidiado através de entendimento particular, estão fazendo obra idêntica aos que usam brilhantemente a palavra, arrebatando multidões, e os médiuns que grafam compêndios santificantes não são superiores àqueles outros que se consagram à restauração dos enfermos.

Sustentar a idéia espírita, indene de qualquer imaginária fidalguia para aqueles que a servem, é dever para todos nós.

Na formação cristã não sobraram privilégios para ninguém.

O próprio Cristo, que se revelou pelo que fez e pelo que deixou de fazer, não se furtou ao sacrifício e à humilhação.

Algum tempo depois dele, Tiago, filho de Zebedeu, foi assassinado, Estevão caiu sob injúrias e pedras, Simão Pedro foi conduzido ao martírio extremo e Paulo de Tarso tombou, sob golpes de espada, por estarem, todos eles, ensinando a verdade e praticando o bem.

Hoje, não podemos precisar de que modo desencarnarão os médiuns espíritas ocupados em tarefa libertadora das consciências, mas é importante que vivam atendendo aos próprios deveres, para que recebam corretamente a morte, quando não seja na palma do heroísmo, pelo menos na dignidade do trabalho edificante.

 

 

(Recebido do divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

Arquivo: Simon de Vos - A decapitação de São Paulo.png

A decaptação de São Paulo. Óleo em cobre de Simon de Vos

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simon_de_Vos_-_The_Beheading_of_St._Paul.png

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/20-10-2018_arquivos/image056.jpg

Ascensão de Paulo (estudo). Óleo sobre tela  por Benedicto Calixto. 1887.

Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

Estátua de Jesus. Foto Ismael Gobbo. Aracatuba, SP.

 

VEJA EM VIDEO LEITURA DA POESIA “BRASIL”

POR CHICO XAVIER:

 

https://www.youtube.com/watch?v=KdJb18SyQL8

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/15-11-2017_arquivos/image080.png

 

Publicação do jornal Momento Espírita

Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]