Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 01 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/01-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

30-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/30-09-2014.htm

29-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/29-09-2014.htm

27-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/27-09-2014.htm

26-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/26-09-2014.htm

25-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/25-09-2014.htm

 

 

 

Conversar com Deus

 

 

                                                          

Richard Simonetti

r[email protected]

 

            Ao sul da Índia e a leste da África, há um país cujo território é feito de pequenas ilhas, mais de mil, espalhadas numa extensão de oitenta mil quilômetros quadrados. Seu nome, Maldivas, vem do sânscrito maladiv, que significa guirlanda de ilhas, todas belíssimas, como uma grinalda de flores.

            Os visitantes confirmam: as ilhas são maravilhosas, uma rara combinação de céu azul, mar límpido, águas mansas, alvas praias, peixes em profusão, frutos e flores – verdadeiro paraíso.

            O que mais impressiona é a tranquilidade dos maldivenses. Não obstante a pobreza do país, vivem felizes, sem os problemas de violência, roubo e vício que conturbam as sociedades atuais.

            Em princípio se poderia dizer que o caráter risonho e cordial do povo maldivo vem da placidez do oceano, da beleza das ilhas, da exuberância da Natureza. Não é só isso, porquanto em outros lugares a Natureza mostra-se igualmente generosa, mas a existência é conturbada.

            Exemplo típico temos no Rio de Janeiro, uma das cidades mais belas do Mundo. Quando contemplamos a Baía da Guanabara, do alto do Corcovado, e nos deslumbramos com a magnificência da paisagem, sentimos a presença de Deus e compreendemos a exaltação do sambista ao cantar a cidade maravilhosa, cheia de encantos mil… No entanto, o Rio enfrenta graves problemas, envolvendo drogas, assassinatos, assaltos, prostituição… A cidade maravilhosa continua linda, como sempre, mas a vida está cada vez pior.

            Qual seria, pois, o segredo dos maldivenses? Os pesquisadores têm constatado que a fórmula mágica que lhes sustenta a cordialidade, o bom humor e a urbanidade, é a oração. Cinco vezes por dia, em horários determinados, a população, formada por muçulmanos sunitas, entrega-se à oração, nos templos e pequenas igrejas que existem em grande quantidade.

            Não dura mais que alguns minutos, mas é o suficiente para iluminar o dia, mantendo-os conscientes da presença de Deus e da necessidade de cumprir os preceitos morais de sua religião.

            Certamente passaríamos por uma mudança radical, se ao longo do dia, lembrássemos de Deus. Muitos problemas seriam evitados, muitas dificuldades superadas, se nos habituássemos a conversar com Deus com maior frequência.

            Há uma situação curiosa em relação à oração. A pessoa conversa com Deus e parece que tudo piora.

            – Não sei o que acontece comigo. Quando oro minha cabeça fica conturbada, sinto-me estranho.

            Ocorre que a oração funciona como um mergulho na intimidade de nossa própria consciência, uma espécie de varrer e colocar em ordem a casa mental. Quando usamos a vassoura, sobe a poeira. Pode nos incomodar em princípio, mas depois o ambiente fica melhor, mais limpo, mais saudável.

A introspeção, esse voltar para dentro de nós mesmos, revolve o entulho de nossas fraquezas, de nossos pensamentos negativos, das más palavras, e em princípio poderemos sentir algum desconforto.

Com perseverança, buscando cumprir a vontade do Senhor, expressa nas lições de Jesus, em breve teremos muita paz em nosso coração.

A oração, dizem os mentores espirituais, deve ser algo tão natural, tão instintivo em nossa vida, como a respiração. Devemos lembrar de Deus em todas as horas de nossos dias, para que sintamos sua presença em todos os dias de nossa vida.

Principalmente na hora de dormir é importante pensar em Deus, pedindo sua proteção para um sono reparador e um despertar tranquilo. Estaremos, então, preparados para o novo dia, como está na singela oração de Robert Louis Stevenson, famoso escritor americano:

            Senhor, quando o dia voltar,

            Fazei que eu desperte

            Trazendo no rosto e no coração

            A alegria das alvoradas,

            Disposto ao trabalho,

            Feliz se a felicidade for o meu quinhão,

            Resignado e corajoso,

            Se me couber, nesse dia,

            Uma parcela de sofrimento.

 

Malé, capital das Maldivas

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Maldives#mediaviewer/File:Male-total.jpg

 

 

Kardec, obrigado

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Histórias e Anotações. Lição nº 12. Página 78.

Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em homenagem, ao aniversário de Allan Kardec.

 

Kardec, enquanto recebes as homenagens do mundo, pedimos vênia para associar nosso preito singelo de amor aos cânticos de reconhecimento que te exaltam a obra gigantesca nos domínios da libertação espiritual.

Não nos referimos aqui ao professor emérito que foste, mas ao discípulo de Jesus que possibilitou o levantamento das bases do Espiritismo Cristão, cuja estrutura desafia a passagem do tempo.

Falem outros dos títulos de cultura que te exornavam a personalidade, do prestígio que desfrutavas na esfera da inteligência, do brilho de tua presença nos fastos sociais, da glória que te ilustrava o nome, de vez que todas as referências à tua dignidade pessoal nunca dirão integralmente o exato valor de teus créditos humanos.

Reportar-nos-emos ao amigo fiel do Cristo e da Humanidade, em agradecimento pela coragem e abnegação com que te esqueceste para entregar ao mundo a mensagem da Espiritualidade Superior.

E, rememorando o clima de inquietações e dificuldades em que, a fim de reacender a luz do Evangelho, superaste injúria e sarcasmo, perseguição e calúnia, desejamos expressar-te o carinho e a gratidão de quantos edificaste para a fé na imortalidade e na sabedoria da vida.

O Senhor te engrandeça por todos aqueles que emancipaste das trevas e te faça bendito pelos que se renovaram perante o destino à força de teu verbo e de teu exemplo!...

Diante de ti, enfileiram-se, agradecidos e reverentes, os que arrebataste à loucura e ao suicídio com o facho da esperança; os que arrancaste ao labirinto da obsessão com o esclarecimento salvador; os pais desditosos que se viram atormentados por filhos insensíveis e delinquentes, e os filhos agoniados que se encontraram na vala da frustração e do abandono pela irresponsabilidade dos pais em desequilíbrio e que foram reajustados por teus ensinamentos, em torno da reencarnação; os que renasceram em dolorosos conflitos da alma e se reconheceram, por isso, esmagados de angústia nas brenhas da provação, e os quais livraste da demência, apontando-lhes as vidas sucessivas; os que se acharam arrasados de pranto, tateando a lousa na procura dos entes queridos que a morte lhes furtou dos braços ansiosos, e aos quais abriste os horizontes da sobrevivência, insuflando-lhes renovação e paz, na contemplação do futuro; os que soergueste do chão pantanoso do tédio e do desalento, conferindo-lhes, de novo, o anseio de trabalhar e a alegria de viver; os que aprenderam contigo o perdão das ofensas e abençoaram, em prece, aqueles mesmos companheiros da Humanidade que lhes apunhalaram o espírito, a golpes de insulto e de ingratidão; os que te ouviram a palavra fraterna e aceitaram com humildade a injúria e a dor por instrumento de redenção; e os que desencarnaram incompreendidos ou acusados sem crime, abraçando-te as páginas consoladoras que molharam com as próprias lágrimas...

Todos nós, os que levantaste do pó da inutilidade ou do fel do desencanto para as bênçãos da vida, estamos também diante de ti!...

E, identificando-nos na condição dos teus mais apagados admiradores e com os últimos dos teus mais pobres amigos, comovidamente, em tua festa, nós te rogamos permissão para dizer: “Kardec, obrigado!... Muito obrigado!”...

 

 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Allan Kardec

Imagem: Internet

 

 

RIE- Revista Internacional de Espiritismo (Matão, SP)

Homenagem a Nestor João Masotti

 

 

A RIE É EDITADA POR “O CLARIM”

www.oclarim.com.br

 

 

Simpósio sobre Medicina e Espiritualidade

Bruxelas, Bélgica

 

 

(Informação recebida em email de Almir Del Prette)

 

 

VIII Seminário da SEF – Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunhão Espírita Cristã de Curitiba- CECC

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

7º Encontro Allan Kardec

Campinas, SP

 

Caros amigos,

 

Nos dias 2 e 3 de outubro, quinta e sexta-feira próximos, acontecerá o 7º Encontro Allan Kardec, promovido pela AMIC - Amigos da Criança.

 

O tema deste ano será "A Família à Luz do Espiritismo".

 

O evento será realizado no auditório da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi Campinas (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/busca/busca.asp?palavra_chave=&local=5&unidade=&cat=2).

 

Como parte das das diversas atividades do encontro, no dia 3/10 terei o prazer e a honra de realizar uma exposição com o tema solicitado pela organização: "Allan Kardec e o ponto de vista da Solidariedade Universal: família e Lei de Sociedade?" 

 

As atividades começam às 19h, sendo necessária a chegada com antecedência de 30 minutos para a retirada dos convites gratuitos. A capacidade do auditório é de 95 pessoas.

 

Há cerca de 150 anos Kardec previu que chegaria o dia que o Espiritismo tomaria seu lugar ao lado das demais áreas do conhecimentos da Humanidade. Mais ainda, ele haveria de penetrar na malha social e contribuir diretamente, por meio de suas ideias, na melhora da Sociedade, tornando a criatura humana mais feliz.

 

Nada mais marcante nesse sentido, pois, que um evento que consiga tocar ambos os ângulos: ser realizado em um dos repositórios do conhecimento humano, uma livraria, e que ao mesmo tempo localiza-se em um dos espaços mais comuns de convivência social da atualidade, um shopping center.

 

Parabéns aos amigos da AMIC!

 

Um grande abraço a todos e até breve,

 

Dermeval

 

P.S. Em anexo segue o cartaz do evento.

 

 

 

(Informação recebida em email de Dermeval Carinhana Junior [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Curso: O envelhecer e a espiritualidade – um novo olhar.

Salvador, BA

 

A diretoria da Associação de  Medicina e Espiritismo da Bahia, AME-Ba, convida V.Sa. para participar do curso “CURSO: O ENVELHECER E A  ESPIRITUALIDADE - UM NOVO OLHAR”  na sede Central da FEEB, Rua Jayme Rolemberg n° 110 - Brotas, no horário das 14h 3o min às 17h, nas datas 04/10; 08/11 e 13/12 .

 

Muita paz

 

Juan Evangelista

Secretaria 

Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia

Rua Jayme Rollemberg, nº 110, sala 10, Brotas

Salvador/BA                        CEP 40.279-140

Tel. : 71 3451-4386

E-mail: [email protected]

 


 

(Informações recebidas em emal de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Outubro/2014

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Manolo Quesada)

 

 

40º. Mês de Kardec – outubro/2014

Franca, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

Programação de palestras com Marco Antonio Maiuri Miranda

Outubro/2014

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Deusa Samú

Outubro/2014

 

 

 

(Informação recebida em email de Beto [[email protected]])

 

 

Agenda atualizada do Grupo Vocal Reencontro

 

HOSPITAL GERAL DE SÃO MATEUS - DR. MANOEL BIFULCO

SEGUNA FEIRA, 29 de setembro de 2014

Rua Angelo de Cândia, 540 – São Mateus – São Paulo – SP

14h30min

 

CASA ESPIRITUAL AMOR E LUZ

TERÇA FEIRA, 30 de setembro de 2014

Rua Simão Gonçalves, 171 – Itaim Paulista – São Paulo – SP

19h30min

 

SOCIEDADE FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS

QUARTA FEIRA, 01 de outubro de 2014

Rua Edgar Tinel, 51 – Pirituba – São Paulo

19h30min

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC

SÁBADO, 04 de outubro de 2014

Rua Comandante Carlos Ruhl, 712 – Guaianazes – São Paulo – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 05 de outubro de 2014       

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CONDUTA ESPÍRITA RIVAIL

QUINTA FEIRA, 09 de outubro de 2014

Rua Pedro Luis de Souza, 35 – Jardim Brasilia – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

FEESP. CASA DO CAMINHO

SÁBADO, 11 de outubro de 2014

Av. Moisés Maimônides, 40 – Vila Progresso – São Miguel Paulista – SP

16h30min

Palestra: Neide Guerra

 

CASA DO CAMINHO IRMÃ SHEILLA

SÁBADO, 18 de outubro de 2014

Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495 – Jardim Imperador

08h00min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

SÁBADO, 18 de outubro de 2014

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

                      (II BRECHÓ LITERÁRIO)

DOMINGO, 19 de outubro de 2014

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

09h00min

Palestra: Neide Guerra

 

NÚCLEO ASSISTÊNCIAL ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS

QUINTA FEIRA, 30 de outubro de 2014

Rua Dené, 585 – vila Ré – São Paulo – SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

GRUPO ESPÍRITA FRATERNIDADE JOANNA DE ANGELIS

SÀBADO, 01 de novembro de 2014

Estrada Aricanduva, 01 – Jardim Iguatemi – São Paulo – SP

18h00min

 

CASA DO CAMINHO IRMÃ SHEILLA

DOMINGO, 02 de novembro de 2014

Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495 – Jardim Imperador

09h00min

 

CENTRO ESPÍRITA UNIDOS NA FÉ

QUINTA FEIRA, 06 novembro de 2014

Rua Bento Quirino, 374 – Vila Talarico – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 09 de novembro de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA Dr. BEZERRA DE MENEZES – A CAMINHO DA LUZ  NÚCLEO JARDIM CAMARGO VELHO.

DOMINGO, 16 de novembro de 2014

Rua Manuel Rodrigues Santiago, 19 – Itaim Paulista – São Paulo – SP

09h30min

Palestra: Neide Guerra

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS – CEFA

SEGUNDA FEIRA, 17 de Novembro de 2014

RUA MIGUEL LILLO 131 – VILA CISPER – SP

20:00 horas

PALESTRA: EVANGELHO NO LAR 150 ANOS TRANSFORMANDO FAMÍLIAS

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

TERÇA FEIRA, 20 de novembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

CENTRO ESPÍRITA VIDA ETERNA

DOMINGO, 23 de novembro de 2014

Rua Itajuibe, 156 Itaim Paulista – São Paulo –SP

08h30min

Palestra: Neide Guerra

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

TERÇA FEIRA, 02 de dezembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

NUCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER

SEGUNDA FEIRA, 08 de dezembro 2014

Rua Sábado Dangelo, 890 – Itaquera – SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES

QUARTA FEIRA, 12 de novembro de 2014

Rua Ilhabela, 253 – Parque das Nações – Guarulhos - SP

19h30min

 

G.E.E LÍRIO BRANCO (SEDE GRUPO VOCAL UNIÃO E HARMONIA)

DOMINGO, 07 de dezembro de 2014 

Rua Joaquim Nabuco, 525 – São Bernardo do Campo – São Paulo

12h00min

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

QUINTA FEIRA, 11 de dezembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

SÁBADO, 13 de dezembro de 2014

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

18h00min

 

CENTRO DE ESTUDOS E PREPARAÇÃO ESPÍRITA GUSTAVO DE ALENCAR

QUARTA FEIRA,17 de dezembro de 2014

Rua Arcoverde, 318 – Cidade Patriarca – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA IRMÃ JACYRA

DOMINGO, 21 de dezembro de 2014

Travessa Maria Elisa de Abreu, 28 – Vila Jacui - São Paulo – SP

08h30min

Palestra: Neide Guerra

 

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 21 de dezembro de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

Palestra: Neide Guerra

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 07 de janeiro de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

GEBEM. GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

SÁBADO, 24 de janeiro de 2015

Rua. Castelo Branco, 279 – Vila Barros – Guarulhos – São Paulo

17h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 28 de janeiro de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

Palestra com Cláudio Palermo:

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 01 de julho de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

(Informação recebida em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Clicar aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_outubro_14/1

 

 

 

Diante de tudo

 

       Diante de tudo, estabelece Jesus para nós todos uma conduta básica, de que todas as providências exatas se derivam para a solução dos problemas no caminho da vida.

       Sombra — Caridade da luz

       Ignorância — Caridade do ensino

       Penúria — Caridade do socorro

       Doença — Caridade do remédio

       Injúria — Caridade do silêncio

       Tristeza — Caridade do consolo

       Azedume — Caridade o sorriso

       Cólera — Caridade da brandura

       Ofensa — Caridade da tolerância

       Insulto — Caridade da prece

       Desequilíbrio — Caridade do reajuste

       Ingratidão — Caridade do esquecimento

       Diante de cada criatura, exerçamos a caridade do serviço e da bênção.

       Doemos amor a Deus, na pessoa do próximo, e Deus, através do próximo, dar-nos-á mais amor.

Bezerra  de  Menezes

(De “Caminho Espírita”, de Francisco Cândido Xavier – Autores diversos)

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Dr. Bezerra de Menezes

Óleo sobre tela de Nair Camargo, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comunicando o amor aos nossos filhos

 

 

Você ama seus filhos, certo? Mas será que eles se sentem amados por você?

Você ama seus filhos, mas será que da melhor forma que há de se amar?

Saber comunicar o amor e aprimorar nossa forma de amá-los é fundamental para se construir uma relação saudável e ainda, para desenvolver nas crianças uma boa autoestima e autonomia.

Esta comunicação pode se dar, inclusive, sem palavras.

Vejamos um exemplo:

A mãe “a” centraliza sua atenção em Pedro, e não na tarefa que está executando.

Por exemplo, quando lhe dá banho, os músculos dela estão relaxados e sua atitude é brincalhona e suave. Há uma luz doce em seus olhos.

Ela examina os pés gordinhos e enrugados, delicia-se com as suas reações ao pingar água sobre sua barriga.

Quando Pedro balbucia, ela responde.

Se ele espalha água com as mãos, vê a mãe reagir com uma risada e participar da sua brincadeira.

Não há palavras, mas os dois estão se comunicando.

Pedro sente e vê a receptividade dela. Não sabe que ele é um ser à parte, mas tem as primeiras noções de que é valorizado.

A mãe “b” aproveita a hora da amamentação para ler.

Seus braços o sustentam frouxa e indiferentemente.

A atenção não se volta para o menino, mas para o livro.

Se Pedro balbucia, ela não toma conhecimento. Quando ele se movimenta, os braços da mãe não colaboram.

Se agarra a blusa dela, a mãe o faz soltar sem sequer olhar para ele.

Pedro e a mãe não estão partilhando uma experiência.

Na verdade, não há um encontro terno, humano, direto de pessoa para pessoa.

A mãe é todo o mundo de Pedro naquele momento e suas primeiras experiências lhe ensinam que não merece atenção.

Para ele, o mundo é um lugar muito frio no qual tem pouca importância.

Podemos ver que Pedro teria uma série de impressões muito diferentes a respeito de si próprio, com a mãe “b” e com a mãe “a”.

Se perguntássemos às duas, muito possivelmente ambas diriam que amam Pedro. Porém, qual delas estaria comunicando melhor esse amor? Qual delas estaria aproveitando melhor as potencialidades desse sentimento excelso?

Da mesma forma, a superproteção, que pode ser lida como uma grande expressão de cuidado, de carinho, passa a mensagem ao filho de que ele não é competente. E não de que ele é muito amado.

A superproteção reduz o autorespeito, reduz a capacidade das crianças desenvolverem sua autonomia.

São alguns pequenos exemplos de como podemos não apenas amar mais, mas também amar melhor, amar com sabedoria.

Não deixaremos de lhes dizer sempre, é claro, como são amados, como são importantes para nós. Na construção de sua autoestima, esta certeza é fundamental.

Porém, nossos gestos, nossas mensagens sem palavras, precisam acompanhar nossa fala.

*   *   *

Procuremos como pai, como mãe, como tutor, aprimorar-nos sempre nesta tarefa.

Ninguém nasce sabendo ser pai e mãe exemplar.

Busquemos nas leituras, nos estudos, nas técnicas também, o auxílio que necessitamos para que possamos amar melhor.

Que possamos levar a educação de nossos filhos a sério, como uma profissão: dedicando-nos a ela de corpo e alma.

Redação do Momento Espírita com base em trecho da
obra 
Autoestima de seu filho, de Dorothy Corkille, pt. 1, cap. 2,
ed. Martins Fontes.
Em 30.9.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

A virgem, o menino Jesus e João Batista. Quadro de Alessandro Filipepi ou Sandro Boticcelli.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]