Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 21 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/21-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

20-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/20-10-2014.htm

18-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/18-10-2014.htm

17-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/17-10-2014.htm

16-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/16-10-2014.htm

15-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/15-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. III,  16- 18

Há muitas moradas na casa de meu Pai

 

 

 

Mundos regeneradores

 

     16. Entre as estrelas que cintilam na abóbada azul do firmamento, quantos mundos não haverá como o vosso, destinados pelo Senhor à expiação e à provação! Mas também os há mais miseráveis e melhores, como os há de transição, que se podem denominar de regeneradores. Cada turbilhão planetário, a deslocar-se no Espaço em torno de um centro comum, arrasta consigo seus mundos primitivos, de exílio, de provas, de regeneração e de felicidade. Já se vos há falado de mundos onde a alma recém-nascida é colocada, quando ainda ignorante do bem e do mal, mas com a possibilidade de caminhar para Deus, senhora de si mesma, na posse do livre-arbítrio. Já também se vos revelou de que amplas faculdades é dotada a alma para praticar o bem. Mas, ah! há as que sucumbem, e Deus, que não as quer aniquiladas, lhes permite irem para esses mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, regeneram e voltam dignas da glória que lhes fora destinada.

     17. Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. Em todas as frontes, vê-se escrita a palavra amor; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo-lhe as leis.

     Nesses mundos, todavia, ainda não existe a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade. O homem lá é ainda de carne e, por isso, sujeito às vicissitudes de que libertos só se acham os seres completamente desmaterializados. Ainda tem de suportar provas, porém, sem as pungentes angústias da expiação. Comparados à Terra, esses mundos são bastante ditosos e muitos dentre vós se alegrariam de habitá-los, pois que eles  representam a calma após a tempestade, a convalescença após a moléstia cruel. Contudo, menos absorvido pelas coisas materiais, o homem divisa, melhor do que vós, o futuro; compreende a existência de outros gozos prometidos pelo Senhor aos que deles se mostrem dignos, quando a morte lhes houver de novo ceifado os corpos, a fim de lhes outorgar a verdadeira vida. Então, liberta, a alma pairará acima de todos os horizontes. Não mais sentidos materiais e grosseiros; somente os sentidos de um perispírito puro e celeste, a aspirar as emanações do próprio Deus, nos aromas de amor e de caridade que do seu seio emanam.

     18. Mas, ah! nesses mundos, ainda falível é o homem e o espírito do mal não há perdido completamente o seu império. Não avançar é recuar, e, se o homem não se houver firmado bastante na senda do bem, pode recair nos mundos de expiação, onde, então, novas e mais terríveis provas o aguardam.

     Contemplai, pois, à noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inúmeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio após a expiação na Terra. – Santo Agostinho. (Paris, 1862.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 Via Láctea

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Milky_Way_IR_Spitzer.jpg

 

 

Adeus grupo

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Tende Bom Ânimo. Lição nº 20. Página 52.

 

É sabido que o pessoal das trevas desenvolve grandes atividades no plano espiritual ligado ao plano físico, aí efetuando muitas reuniões.

Num encontro desses, que nós mesmos presenciamos, um chefão das forças do desequilíbrio, buscava o pronunciamento de algumas dezenas de assessores e assalariados.

O tema em exame era a destruição de um grupo de tarefas espíritas cristãs, cujas funções se iniciariam.

Fornecemos aqui um resumo do entendimento havido, relacionando sugestões de vários dos irmãos infelizes e as respostas do inteligente diretor do referido trevoso simpósio:

- Podemos atacar os componentes da equipe com moléstias imaginárias...

- Isso não adianta. Existe presentemente no mundo, vasto número de estudiosos com a possibilidade de anular hipnoses e sanar obsessões.

- Detonaremos calúnias e injúrias sobre os associados...

- Não dará resultado – comentou o chefe - porquanto na atualidade os seguidores do Evangelho de Jesus estão progredindo no perdão das ofensas.

- Atiraremos filhos e netos contra os pais e avós...

- Também não. Sabemos que os pais e os avós costumam trazer o coração mole e passam facilmente por cima de qualquer ingratidão dos descendentes.

- Aumentaremos as tentações das posses e riquezas...

- Este argumento não cabe aqui. As leis evoluíram e as posses e as riquezas na Terra estão fiscalizadas e prejudicadas por impostos e exigências coercitivas.

- Faremos a desarmonia entre os casais, arremessando as esposas contra os maridos e os maridos contra as esposas...

- É inútil. Os homens e as mulheres sempre encontram parceiros para reajustes e acomodações.

Os pareceres prosseguiam acesos, quando um dos presentes falou, sorrindo:

- Tenho um plano que dará certo, segundo creio...

A turma se colocou atenciosamente na escuta e o esperto interlocutor continuou:

- Vocês todos sabem que os cristãos reencarnados, incluindo os espíritas, são pessoas semelhantes a nós mesmos, pelas tendências inferiores e pelos sentimentos imperfeitos que carregam. A única diferença entre eles e nós é a de que estão fazendo pela própria regeneração, tentando isso com muitas dificuldades. E todos nós, por aqui, estamos informados nos tempos últimos de que os chamados movimentos de fofocagem são altamente produtivos em desunião. A fofoca é invenção nossa, traduzindo zombaria em torno das criaturas, a fim de impedir-lhes o avanço na direção do aperfeiçoamento que não temos. Nós aqui somos capazes de repelir qualquer inteligência que nos ponha os defeitos à mostra. Brigamos, protestamos e, se preciso, vamos à pancadaria e ao pugilato. Pois, entre os espíritos reencarnados, a situação é a mesma...

Faça-se a empresa de fofocagem e coloquemos o pessoal nos testes do melindre e estejamos convencidos de que esses companheiros mergulhados em sonhos de renovação não se aguentam juntos. Vendo-se apontados nas deficiências de que são portadores, não se tolerarão e “Adeus Grupo”...

Sugiro a fofocagem... A fofocagem não falha...

O chefão das trevas desferiu enorme gargalhada, em sinal de aprovação e anunciou em voz alta:

- Muito bem... Estamos nessa...

Em poucas semanas, os amigos que se iniciavam em serviço de elevação na vida interior, estavam desgostosos, infelizes e a palavra de todos parecia untada de fel e recheada com vinagre, nas queixas recíprocas.

A agremiação nascente não chegou a ser fundada em definitivo e nós, os observadores do assunto, fomos obrigados a repetir com o matreiro obsessor: - “Adeus Grupo...”

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Escultura retratando duas senhoras fofocando na parte velha da cidade de Sindelfingen, na Alemanha.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fofoca#mediaviewer/File:Germany_Sindelfingen_Gossips.jpg

 

 

Registro. Seminário com Divaldo Pereira Franco na

 XVIII Semana Espírita de Torres, RS

 

 

19 de outubro de 2014

Dentro da programação da XVIII Semana Espírita de Torres, promovida pela União Municipal Espírita, o orador e médium espírita Divaldo Pereira Franco encerrou o evento com o minisseminário Terapia do Perdão. O local foi o auditório do Centro de Convenções ULBRA-Torres, que ficou lotado com novecentas pessoas. Os momentos iniciais foram protagonizados pelo Grupo de Canto da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes, de Torres, composto pelos integrantes do Departamento da Infância e Juventude, cuja apresentação recebeu fortes aplausos.

A partir do Século XVII, com o advento da separação entre a ciência e a religião, a criatura humana começou a ser estudada com mais profundidade no seu aspecto psicológico. O conhecimento oriental e o ocidental contribuíram para que o homem fosse melhor caracterizado. Divaldo apresentou as características da criatura humana segundo renomados estudiosos, como Emilio Mira y Lopes. A primeira característica é a persona; a segunda a identificação; a terceira o conhecimento; a quarta a consciência de si; a quinta característica a consciência cósmica.

A terapia do perdão encontra-se toda no enunciado de Jesus: o amor. Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo. Dois pedidos Ele fez ao homem, a nós, que nos amassemos como Ele nos amou. E o segundo, que não fizéssemos aos outros o que não desejamos para nós. É fundamental que a criatura humana reabilite-se perante as Leis Divinas. Nas relações interpessoais o exercício a ser realizado é a tolerância para com as imperfeições alheias, é ser benevolente, é perdoar e autoperdoar-se.

Os estrategistas militares dos primeiros decênios do Século XX, afirmavam que a Primeira Guerra Mundial seria a guerra que terminaria com todas as demais. Equivocaram-se. Os homens continuaram a entredevorarem-se. O ocidente contra o oriente, sendo que as religiões foram as que mais incitaram os conflitos bélicos. O que justifica a guerra são os níveis de consciência em que se encontra a criatura humana. Muito belicoso, o ser humano apresenta uma disparidade muito grande entre o nível intelectual e a conduta ético-moral.

Concomitante à Primeira Guerra Mundial, aconteceu a guerra entre turcos e armênios, quando a Turquia dizimou um milhão e quinhentos mil armênios por questões étnicas. Entre tantos dramas, e para ilustrar a temática do perdão, Divaldo narrou a história de uma jovem armêna que teve seus pais mortos e sua irmã, com doze anos de idade, jogada aos soldados que a violentaram, matando-a. A sobrevivente, com quinze anos, foi transformada em escrava sexual.

Decorrido algum tempo, esquálida, ela conseguiu fugir. Diplomou-se posteriormente como enfermeira. Por volta do ano de 1926, trabalhando em um hospital público em Istanbul/Turquia, foi chamada para cuidar de um enfermo coberto de úlceras purulentas, fétidas. Para tal ela deveria se internar com o paciente, seria por poucos dias, ele iria morrer em breve. Dedicada e eficiente, salvou-lhe a vida, restabelecendo-lhe a saúde. Após seis meses o enfermo estava deixando o hospital. Foi agradecer ao diretor. Esse lhe disse que o mérito era da enfermeira que havia lhe atendido naquele período.

Durante o tratamento a enfermeira não falava com o paciente, com raras exceções. Agora, frente a frente, os dois trocaram algumas palavras. Identificaram-se, o então oficial que havia assassinado seus pais, jogado sua irmã aos soldados e aquela que fora sua escrava sexual. Perguntou se ela o havia reconhecido. Como a resposta foi positiva e o reconhecimento foi desde o início, voltou a perguntar por que não o havia matado, ou simplesmente deixado morrer, corroído pelas úlceras.

Se o fizesse, respondeu, se igualaria ao algoz, e sua consciência a puniria severamente, por haver se rebaixado ao nível daquela sordidez. Como tornara-se cristã, ao conhecer Jesus através do Sermão da Montanha, tomou a si o dever de amar até aos inimigos. Foi o que fez. Perdoou. Apertaram-se as mãos.Se fosse você, perdoaria? Indagou o Professor Divaldo, para que uma reflexão fosse feita.

O perdão é terapêutico, pois quem perdoa vive mais e com melhor qualidade de vida. Na psicologia do perdão o importante não é esquecer, mas não guardar rancor, mágoas, desejos de vingança, conectando-se com as energias maléficas. Não tenha medo de amar. Ame! Reserve alguns minutos para meditar sobre si e seus atos. Ter uma religiosidade é muito importante. Alguns psicoterapeutas estão indicando a leitura do Evangelho de Jesus.

O sentimento que deve ser nutrido pelo ser humano é o amor. O amor é a solução para todos os problemas. O público agradecido, atento e muito participativo, aplaudiu de pé o Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo Pereira Franco. Todos envolvidos em energias benfazejas, quase que silenciosamente foram retirando-se, meditando sobre os conceitos ali expostos.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Seminário na “Spiritism Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

HISTÓRIAS QUE OS ESPÍRITOS CONTARAM


Na sexta-feira, dia 24 de outubro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema HISTÓRIAS QUE OS ESPÍRITOS CONTARAM.

Serão comentadas algumas das histórias constantes no livro com o mesmo nome.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

XIII Semear – Semana Espírita de

Araxá, MG

 

 

(Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Seminário Consumismo e não-consumismo: uma abordagem espírita. Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E.Nossa Senhora de Nazaré

Itupeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de "censnterra.com.br" [[email protected]])

 

 

Conflitos Existenciais. Curso rápido na U.E. João de Camargo

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho. Vargem Grande do Sul, Águas da Prata, Aguaí, São João da Boa Vista

 

 

(Informação recebida em email de Elaine Menato)

 

 

Palestra Espírita com Maria Alice S. Mendes

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Seminário com Anete Guimarães

Leiria, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Pintura mediúnica com Valdelice Salum no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Moreira)

 

 

Links de notícias divulgados pela

Use de São José dos Campos, SP

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Palestra de aniversário no C.E. Seara de Luz. Dia 24 de outubro, sexta feira, às 20h.

 

Encontro de trabalhadores do C.E. Seara de Luz – Construindo o Futuro III. Dia 01 de novembro, sábado, às 18h

 

Reunião de monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Que tal trocar experiências com companheiros que atuam na área de ensino e estudo da Doutrina Espírita e falar sobre metodologia e técnica de ensino? Dia 09 de novembro, domingo, das 9h às 12h.

 

Ciclo de palestras do Projeto Cura-TE. 11 anos valorizando a vida! Dias 07, 22 e 29 de novembro.

 

Confira os livros do mês de OUTUBRO e fique sócio do clube do livro!

 

Almoço de aniversário da Obra Social Célio Lemos, dia 26 de outubro, das 12h às 14h. Depois de votar, venha participar dessa grande festa!

 

Churrasco da fraternidade em prol do Grupo Espírita Núcleo Chuva de Estrelas, dia 26 de outubro às 12h

 

-----
Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

 

(Informações repassadas em email  pela USE Taubaté)

 

 

Assemelhar-se às crianças

 

 

Apresentaram a Jesus então umas criancinhas, a fim de que ele as tocasse. E como seus discípulos repelissem com palavras rudes aqueles que as apresentavam, Jesus vendo isso repreendeu-os e lhes disse:

“Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais; pois o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.

Eu vos digo, em verdade, que todo aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará.”

E tendo-as abraçado, abençoou-as impondo-lhes as mãos.

*   *   *

a passagem narrada por Marcos no seu Evangelho é de profunda beleza, e apresenta um dos pontos altos da lição do Cristo.

Por que Jesus promete o reino dos céus para aqueles que se assemelharem a criancinhas?

Não identificava Ele, ali, naqueles corpos infantis, Espíritos reencarnados, voltando ao palco terrestre com seus desafios, suas mazelas, suas lutas, assim como qualquer outro ser?

Obviamente que sim. Então, o que Jesus quis dizer com isso?

O Mestre educador falava do ser criança em si, do período da infância, dessa época em que todos somos cândidos, humildes e moldáveis.

Ele falava da pureza dos pequenos, que ainda não tiveram tempo de se submeter aos vícios, que ainda não aprenderam a malícia nem a complexidade exagerada do comportamento adulto.

Simplicidade. A vida da criança é simples, e Jesus estava ali exaltando a simplicidade na vida como mola propulsora para nos lançar a esse estado íntimo de felicidade, de reino dos céus no coração.

A criança se contenta com tão pouco... Valoriza as pequenas coisas, não tem vaidades, não é dissimulada e nem preconceituosa.

Assemelhar-se às crianças é também enxergar o mundo com alegria, com deslumbramento, sem ressalvas, sem mágoas...

É ser mais leve. Sim, as crianças pesam muito menos do que os adultos.

É ser mais leve nas atitudes, nas preocupações, no apego excessivo às coisas.

A ideia de criança de Jesus é o oposto da ideia de velho, não no sentido de idoso, mas daquele que não modifica suas opiniões, que não altera seu comportamento, que não cede por nada neste mundo.

Velho é quem se deixou amargar pelo caminho. Criança é quem respira alegria e dá novas chances a si mesmo e aos outros todos os dias.

*   *   *

Minha vista cansada... Meu cenho triste...

Colhi pela calçada, raio de sol que persiste

Saudade da criança que um dia fui,

Vontade, ânsia, de um rio que não mais flui.

Haverá como retornar?

É possível ser menino e voltar a despertar?

Abro a porta do futuro e encontro o rosto lindo de meu filho.

Deus o fez parecer comigo para que nunca esquecesse de meu menino eterno.

Quero ser menino contigo, meu filho! Menino que quer aprender, que quer escutar, que quer se deslumbrar todos os dias.

Quero ser menino contigo e viajar pela Terra mais uma vez, como se fosse a primeira, pois as crianças sempre assistem o que gostam diversas vezes, com a alegria e a emoção da primeira vez. 

Redação do Momento Espírita, com base no
 
Evangelho de Marcos, cap. 10, versículos 13 a 16 
e no poema 
Quero ser menino contigo, de Andrey Cechelero.
Em 20.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Pintura de Jesus com as crianças em parede da Casa da Caridade, em Araçatuba, SP,  por Maria Tereza Braga.

 Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]