Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 28 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/28-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/27-04-2015.htm

25-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/25-04-2015.htm

24-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/24-04-2015.htm

23-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/23-04-2015.htm

22-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/22-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  23

Coletânea de preces espíritas

 

 

Preâmbulo

 

     1. Os Espíritos hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”

     Os Espíritos jamais prescreveram qualquer fórmula absoluta de preces. Quando dão alguma, é apenas para fixar as ideias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas ideias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não formulassem seus pensamentos.

     A coletânea de preces, que este capítulo encerra, representa uma escolha feita entre muitas que os Espíritos ditaram em várias circunstâncias. Eles, sem dúvida, podem ter ditado outras e em termos diversos, apropriadas a certas ideias ou a casos especiais; mas pouco importa a forma, se o pensamento é essencialmente o mesmo. O objetivo da prece consiste em elevar nossa alma a Deus; a diversidade das fórmulas nenhuma diferença deve criar entre os que nele creem, nem, ainda menos, entre os adeptos do Espiritismo, porquanto Deus as aceita todas quando sinceras.

     Não há, pois, considerar esta coletânea como um formulário absoluto e único, mas apenas uma variedade no conjunto das instruções que os Espíritos ministram. É uma aplicação dos princípios da moral evangélica desenvolvidos neste livro, um complemento aos ditados deles, relativos aos deveres para com Deus e o próximo, complemento em que são lembrados

todos os princípios da Doutrina.

     O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração, e não de lábios somente. Nenhuma impõe, nem reprova nenhuma. Deus, segundo ele, é sumamente grande para repelir a voz que lhe suplica ou lhe entoa louvores, porque o faz de um modo, e não de outro. Quem quer que lance anátema às preces que não estejam no seu formulário provará que desconhece a grandeza de Deus. Crer que Deus se atenha a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade.

     Condição essencial à prece, segundo Paulo (cap. XXVII, item 16), é que seja inteligível, a fim de que nos possa falar ao espírito. Para isso, não basta seja dita numa língua que aquele que ora compreenda. Há preces em língua vulgar que não dizem ao pensamento muito mais do que se fossem proferidas em língua estrangeira, e que, por isso mesmo, não chegam ao coração. As raras ideias que elas contêm ficam, as mais das vezes, abafadas pela superabundância das palavras e pelo misticismo da linguagem.

     A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição pode a prece alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído. Entretanto, notai com que ar distraído e com que volubilidade elas são ditas na maioria dos casos. Veem-se lábios a mover-se; mas, pela expressão da fisionomia, pelo som mesmo da voz, verifica-se que ali apenas há um ato maquinal, puramente exterior, ao qual se conserva indiferente a alma.

     Estão divididas em cinco categorias as preces constantes nesta coletânea; 1a) Preces gerais; 2a) Preces por aquele mesmo que ora; 3a) Preces pelos vivos; 4a) Preces pelos mortos; 5a) Preces especiais pelos enfermos e pelos obsidiados.

     Com o propósito de chamar, de maneira especial, a atenção sobre o objeto de cada prece e de lhe tornar mais compreensível o alcance, vão todas precedidas de uma instrução preliminar, de uma espécie de exposição de motivos, sob o título de prefácio.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Prece de Cáritas com Cid Moreira

Acesse: http://letras.mus.br/cid-moreira/1133946/

 

 

 

Muda censura ao Criador

 

Quando chega a primavera, nos extasiamos ante a variedade de cores e esbanjamento de vida.

Com extraordinária alegria, saudamos a estação das flores, dos perfumes, das bênçãos do sol, da amenidade dos dias, dos cânticos dos pássaros.

Vivemos intensamente a estação primaveril, mesmo sabendo que, em poucos meses, tudo isso desaparecerá, que o inverno chegará com seus dias gélidos, cinzentos.

Mesmo sabendo que as flores fenecerão nos jardins, que as árvores ficarão despidas de folhagens, mostrando seus braços nus.

É de nos perguntarmos por que não ficamos extremamente tristes com essa mutação permanente que se apresenta nos quadros da natureza.

É que todos estamos plenamente cientes de que as estações se sucedem, periodicamente, e que, passado o inverno, com seus mantos de gelo, a primavera retornará a cantar hosanas no mundo.

*   *   *

Se isso acontece na natureza, por que não pode o mesmo acontecer entre os seres humanos, filhos de um Pai amoroso e bom?

Por que ainda insistimos que, depois da morte física, nada mais existe?

Recordamos Jesus, lecionando a respeito da erva do campo, que Deus veste de forma magnífica, a erva que hoje reverdece o campo e logo mais, será lançada ao fogo, por estar seca.

Ele nos indaga, em síntese: Acaso não sois muito mais importantes, filhos do Pai Celeste?

A ciência estabelece que, neste mundo, nem a menor partícula atômica desaparece sem deixar vestígio. Nada se perde, tudo se transforma.

Por que seria diferente com a alma do homem, criada à imagem e semelhança de Deus?

Deus é eterno, a alma é imortal. Semelhança. Por que haveria o homem de estudar tanto, se aprimorar, lutar, amar, se engrandecer na Terra se fosse para acabar no túmulo? Ou como um simples punhado de cinzas, jogado aos ventos?

Seria somente o homem destinado para a finitude, para o se findar, de forma irremediável, depois de cinquenta, setenta ou cem anos sobre a Terra?

Se tudo vive, revive, se transforma, ressurge além, por que deveria ser diferente com o Espírito?

Isso nos remete à forma como encaramos a morte. Quando parte um ser querido, choramos como se fosse perda irreparável.

Alguns nos revoltamos. Acusamos Deus de padrasto, com tudo o que, de forma preconceituosa, julgamos amargo na palavra.

Justa é a tristeza pela separação de alguém que realiza, antes de nós, a grande viagem, rumo ao Além.

Contudo, não devemos chorar demasiadamente os nossos mortos queridos. Como ensinam as almas de luz, tristeza prolongada é censura muda que se faz ao Criador.

Pensemos nisso. Recordemos a noite que sucumbe ante a madrugada de luz. Lembremos da primavera que arrebenta em flores e cores, depois de ter adormecido, durante a estação invernosa.

Recordemos a lagarta que ressurge como alada borboleta.

Somos imortais. Nossos mortos queridos estão de pé. Eles nos veem, prosseguem a ter por nós os mesmos sentimentos. E nos aguardam.

Oremos por eles, enviemos-lhes nossas vibrações de carinho, abracemo-los com nossas preces.

Logo mais, tornaremos a estar juntos, no Além ou sobre esta bendita Terra de Deus.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo 
Quando parte alguém querido, de Mário Frigéri, 
da revista 
Reformador, ed. FEB, março de 2015.
Em 27.4.2015.

 

Jardins do Palácio de Buckingham. Londres, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

Leiria

 

24 de Abril de 2015

 

No dia 24, Divaldo Franco, conduzido pelo Engenheiro Vitor Mora Féria, rumou à cidade de Leiria, a fim de proferir uma conferência na Associação Espírita Leiria, fundada e dirigida pela Professora Isabel Saraiva, digna trabalhadora da Doutrina Espírita em Portugal. O evento foi na sua sede própria da instituição, edifício de grandes proporções e com excelentes serviços prestados à comunidade.

Há mais de 40 anos o médium baiano profere conferências em Leiria,  ao término aplaudido de pé, Divaldo prosseguiu autografando os seus livros.

Renovando seu compromisso para com o Mestre Galileu e para com a Doutrina Espírita, o infatigável orador e médium brasileiro doa-se inteiramente ao seu próximo, apresentando as dulcidas lições de Jesus, bem como o esclarecimento e a consolação que a doutrina codificada por Allan Kardec propicia aos que dela se aproximam e tomam-lhe os ensinamentos.

            Fotos: Vitor Féria

            Texto: Paulo Salerno

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

Costa da Caparica e Lisboa

 

25 de Abril de 2015

É o dia em que se comemora a liberdade em Portugal, relembrando o 25 de Abril de 1974, em que a ditadura foi destituída e estabelecida a democracia.

O que tem isto a ver com o Espiritismo e Divaldo Franco?

Antes do 25 de Abril de 1974, no período da ditadura, Divaldo Franco foi considerado "persona non grata" pela ditadura portuguesa, devido a uma psicografia recebida, ditada pelo espírito de Monsenhor Alves da Cunha (inserida no livro "Sol de Esperança"), onde previa o banho de sangue que, se daria anos mais tarde, quando da descolonização.

Durante a ditadura, os bens da Federação Espírita Portuguesa foram confiscados pelo Estado e entregues a uma instituição, "A Casa Pia". Até a presente data ainda não foram devolvidos.

 Hoje, em que já se pode falar sem medo de represálias da polícia política, Divaldo Franco começou o dia deixando sementes de paz e de ânimo, em busca de um futuro melhor para a humanidade, ao presentear o Encontro Nacional de Jovens Espíritas (ENJE) com a sua presença, pelas 10h00min, onde falou aos jovens.

Na parte da tarde, o salão da Associação de Comerciantes de Lisboa (r/c e balcão superior), em pleno centro da capital portuguesa, encheu por completo para ouvir Divaldo Franco fazer brilhante e bem humorada palestra, onde o Amor foi sempre a tônica a atingir, hoje, em busca de um devir melhor.

Divaldo referiu-se ao genocídio dos cristãos Armênios, por ocasião da I Guerra Mundial, por parte do império Otomano, narrando um caso concreto de uma jovem muçulmana que, em contato com o cristianismo, perdoou ao assassino dos seus pais e das suas 2 irmãs.

Antes da palestra, o músico Paulo Fregedo cantou e dedilhou a viola uma lindíssima música de agradecimento a Divaldo Franco, intitulada "Obrigado Divaldo", que acabou por ser cantada pelas centenas de pessoas presentes.

Após dezenas ou centenas de autógrafos, de um belo momento musical, e de brilhante palestra, o evento terminou com demorada ovação por parte dos presentes, de pé, sentindo-se o enorme carinho, ternura e Amor que esta personalidade desperta por onde passa.

Ficou a esperança de uma próxima oportunidade.

Obrigado Divaldo Franco.

 

             Fotos: Vitor Féria, José Carlos Miranda Lucas e Vanusa Johns

            Texto: José Carlos Miranda Lucas

             Colaboração: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Palestra programada pela BUSS “Spiritism and Mental Health”

Londres, Reino Unido

 

Tema: Espiritismo e Saúde Mental

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco programada pelo

 “Groupe Spirite Allan Kardec”. Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

2º. Encontro Fraterno Espírita

Lubango, Angola

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

XIII Encontro de Jovens Espíritas – NESJ

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o C.E. Fé e Caridade

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

Programações do  Grupo Espírita “Nosso Lar”

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

******************************

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra e música no Centro Espírita “Caminho da Luz”

Flórida Paulista, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Cantagalo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

5º Festival de Cinema Transcendental

Brasília, DF


Inscrições abertas para a Mostra Competitiva de Curtas

 

Será realizado o 5º Festival de Cinema Transcendental, entre os dias 20 e 23 de Maio, no Cine Brasília. Dentro do evento também é feita a Mostra Competitiva de Curta Metragem, com a temática espiritualidade e metafísica, cuja data limite para inscrição é 10 de maio. 

 

Coordenado pelo produtor audiovisual Lucas de Pádua, o Festival tem o objetivo de contrapor a temática muitas vezes negativa do cinema tradicional, com obras da sétima arte focadas em mensagens de paz e união. Independente de religião, todas elas têm espaço dentro da programação. “Realizar o Festival em um espaço público é fundamental para que levemos a mensagem para muitas pessoas, independente da crença de cada um. Queremos atingir a todos, independentemente do credo”, afirma Lucas. Segundo Lucas, um dos principais motivadores para realização do Festival é justamente viabilizar uma experiência mais positiva no cinema, levando mensagens de reflexão e paz. 

 

Uma extensão deste processo é o trabalho social: os ingressos não são vendidos, são trocados por alimentos, e posteriormente doados a instituições de caridade. “Somando as quatro edições já foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, e para a quinta edição, temos a meta de 2,5 toneladas, e para este total queremos colocar uma média de 500 pessoas por filme”, explica o produtor.

 

Filmes confirmados

 

Já foram confirmadas a exibição de cinco filmes: Frei Galvão, o Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest; Data Limite Segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros; Happy, the movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice, Nos passos do Mestre (documentário, 2014), dirigido por de André Marouço, e por fim, O Povo Dourado Somos Todos Nós (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc.

 

 

Mostra Competitiva de Curta Metragem

 

Para a Mostra Competitiva de Curta Metragem serão aceitos vídeos finalizados a qualquer data, com até 25min de duração, nas categorias Ficção e Documentário e, realizados nos formatos digital ou 35mm, exigindo-se, de cada realizador, cópia em DVD que será enviada à coordenação do evento para a pré-seleção até o dia 10 de Maio de 2015. Da Mostra Competitiva de Curta Metragem poderão participar realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no país há mais de 02 anos em situação legal. Cada diretor poderá inscrever até 3 (três) vídeos para a Pré-Seleção da Mostra Competitiva de Curta Metragem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos deverão estar acompanhados de fotos, release, cartazes, currículo do realizador, roteiro e outros dados importantes para a formatação do catálogo do Festival e para a divulgação dos mesmos na imprensa. Cada concorrente deverá enviar, juntamente com o(s) trabalho(s), a ficha de inscrição preenchida, que poderá ser encontrada na Internet em www.cinematranscendental.com.br

 

Os vídeos e dados de Identificação deverão ser enviados até o dia 10 de Maio de 2015 (data de postagem) para: Lar dos VelhinhosMaria Madalena - Aos cuidados de Claiton de Freitas (diretoria) -  SMPW, Quadra 03 AE 1 e 2 Park Way - Cep: 71.735-090 -Brasília – DF

 

As cópias em DVD inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas, em no máximo 1/3 de sua duração, em campanhas de divulgação do evento. A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão o Júri de Pré-Seleção (Comissão de Seleção) e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) da Mostra Competitiva de Curta Metragem, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual, envolvidas principalmente com vídeo e cinema. Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o TROFÉU LUZ. A premiação, que acontecerá no dia 23 de Maio de 2015, domingo, em Brasília, se dará nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção, Melhor Roteiro, e ainda os espectadores presentes ao evento escolherão o Melhor Curta do Júri Popular, dentro da Mostra Competitiva.

 

Serviço:
5º Festival de Cinema Transcendental - Brasília (DF) - De 20 a 23 de Maio de 2015.
Local: Cine Brasília EQS 106/107 (Asa Sul)

Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Informações ao público: (61) 8288-2725 (Claiton de Freitas)
 
www.cinematranscendental.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Marcos Linhares – 61 8405-8290

Vítor Ferns – 61 9200-7710

Gustavo Cordeiro – 61 8146-2676

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Blog de Francisco Rebouças

Niterói, RJ

 

Acesse:

http://franciscoreboucas.blogspot.com.br/

 

 

 

Notícias no site “Vinha de Luz”

Belo Horizonte, MG

 

Acesse aqui:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/

 

 

 

Bazar Beneficente da Associação Espírita “Maria de Nazaré”

Poços de Caldas, MG

 

    

EVENTO BENEFICENTE EM POÇOS DE CALDAS - MG​

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

Forro do Bem – COBEM

Salvador, BA

 

 

 

(Informação recebida em emails de   Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]]  e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Diretriz

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 32. Página 94.

 

Filhos, o Senhor nos abençoe...

Ante as Lições do Evangelho, estejamos convencidos de que Em Todas as Crises da Existência, como sejam:

- Problemas...

- Dificuldades...

- Incompreensões...

- Injúrias...

- Provas...

- Lutas...

- Tribulações...

- Amarguras...

- Sofrimentos...

- Desafios...

- Perseguições...

- Angústias...

- Desilusões...

- Tristezas...

- Humilhações...

- Calúnias...

- Sofismas...

- Preterições...

- Aflições...

- Obstáculos...

- Privações...

Diante de Quaisquer Transes da Vida, Tudo Venceremos se nos Dispusermos a Esquecer o Mal, Crer no Bem e Servir com Amor.

 

 

Dr. Bezerra de Menezes em óleo sobre tela de  Nair Camargo (São Paulo)

Foto Ismael Gobbo

 

 

Há o nascer “de novo” do Espírito sim, mas há também da carne

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   Jesus disse que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3: 3).

    Com essa passagem, Ele ensinou a Nicodemos e a nós que temos que renascer, várias vezes, espiritual e carnalmente, para que consigamos um nível de evolução suficiente para que adquiramos o reino dos céus.

  Os teólogos e tradutores da Bíblia mais recentes, depois de dois mil anos da tradução do texto acima citado, estão fazendo uma nova versão dele. Todos nós sabemos até de cor essa expressão: É necessário nascer “de novo”. Mas porque ela sugere a ideia da reencarnação, os teólogos e tradutores resolveram mudá-la para é necessário nascer “do alto”, alegando que em grego “anothen” significa também “do alto” e não só “de novo”, o que é verdade.

  Mas eles aplicam essa expressão “de novo” e, agora, “do alto,” à água do Batismo, o que é exclusivismo religioso, pois ela exclui da salvação todos os adeptos das outras religiões que não têm esse ritual, o que é um absurdo contra Jesus, a Bíblia e o bom senso, já que Deus, o Pai, não faz acepção de pessoas e de crenças. “Então disse Pedro: De fato, agora compreendo que Deus não faz distinção de pessoas; mas todos os que o adoram e praticam o bem são aceitos por ele, seja qual for a sua nação.” “...É Ele o Senhor de todos.” (Atos 10: 34 a 36). “E João começou a falar: Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e quisemos proibi-lo, porque não te segue conosco. Mas Jesus respondeu: Não proibais. Quem não está contra vós, está a vosso favor.” (Lucas 9: 49).

   Se lermos a continuação do texto é necessário nascer “de novo” ou “do alto”, veremos que a interpretação tradicional dos teólogos não é correta, pois, como vimos, eles a atribuem ao nascer “de novo” ou “do alto” pela água do Batismo. Eis a sequência do texto: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3: 8). “Ppneuma”, vento em grego, significa também espírito. E é mesmo o que quer dizer o texto, pois o que não sabe donde vem é o espírito do indivíduo e não o vento! Realmente, o espírito não sabe de qual corpo de pessoa ele vem, para qual novo corpo humano ele irá e nem sequer quando isso acontecerá. “Somos de ontem e nada sabemos.” (Jó 8: 9).

   Porém, Nicodemos não entendia bem o que dizia Jesus, ou talvez, quisesse que Ele tratasse melhor do assunto da reencarnação. Então, Jesus usou no lugar de água o vocábulo carne.  Há o nascer “de novo” do espírito que significa conversão (metanóia) e o nascer “de novo” da carne. Ora, o nascer “de novo” da carne é nascer “de novo” de pai e mãe.

  Mas por que só agora, depois de dois mil anos, mudaram a tradução de “anothen” de “de novo” para a “do alto”? Por dois motivos. O primeiro é porque os teólogos e biblistas perceberam que o sentido real dessa expressão não pode ser o nascer “de novo” da água do Batismo. O segundo motivo é porque o nascer “de novo” tem mesmo a ver também com a reencarnação, pois é o espírito “de novo” na carne!

   E se pensarmos bem, a mudança da expressão “de novo” para a “do Alto” não altera muito o sentido real de “anothen”, pois, quando o espírito nasce “de novo”, ele vem mesmo “do alto”, do mundo espiritual, seja esse nascer “de novo” ou “do alto” de conversão ou da carne!

 

Jesus e Nicodemos. Óleo sobre tela de Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/25/Henry_Ossawa_Tanner_-_Jesus_and_nicodemus.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]