Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 05 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/05-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

03-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/03-01-2015.htm

02-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/02-01-2015.htm

01-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/01-01-2015.htm 

31-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/31-12-2014.htm

30-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/30-12-2014.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XII,  11 -12

Amai os vossos inimigos

 

 

O duelo

 

     11. Só é verdadeiramente grande aquele que, considerando a vida uma viagem que o há de conduzir a determinado ponto, pouco caso faz das asperezas da jornada e não deixa que seus passos se desviem do caminho reto. Com o olhar constantemente dirigido para o termo a alcançar, nada lhe importa que as urzes e os espinhos ameacem produzir-lhe arranhaduras; umas e outros lhe roçam a epiderme, sem o ferirem, nem impedirem de prosseguir na caminhada. Expor seus dias para se vingar de uma injúria é recuar diante das provações da vida, é sempre um crime aos olhos de Deus; e, se não fôsseis, como sois, iludidos pelos vossos prejuízos, tal coisa seria ridícula e uma suprema loucura aos olhos dos homens.

     Há crime no homicídio em duelo; a vossa própria legislação o reconhece. Ninguém tem o direito, em caso algum, de atentar contra a vida de seu semelhante: é um crime aos olhos de Deus, que vos traçou a linha de conduta que tendes de seguir. Nisso, mais do que em qualquer outra circunstância, sois juízes em causa própria. Lembrai-vos de que somente vos será perdoado, conforme perdoardes; pelo perdão vos acercais da Divindade, pois a clemência é irmã do poder. Enquanto na Terra correr uma gota de sangue humano, vertida pela mão dos homens, o verdadeiro Reino de Deus ainda se não terá implantado aí, reino de paz e de amor, que há de banir para sempre do vosso planeta a animosidade, a discórdia, a guerra. Então, a palavra duelo somente existirá na vossa linguagem como longínqua e vaga recordação de um passado que se foi. Nenhum outro antagonismo existirá entre os homens, afora a nobre rivalidade do bem. – Adolfo, bispo de Argel. (Marmande, 1861.)

 

     12. Em certos casos, sem dúvida, pode o duelo constituir uma prova de coragem física, de desprezo pela vida, mas também é, incontestavelmente, uma prova de covardia moral, como o suicídio. O suicida não tem coragem de enfrentar as vicissitudes da vida; o duelista não tem a de suportar as ofensas. Não vos disse o Cristo que há mais honra e valor em apresentar a face esquerda àquele que bateu na direita, do que em vingar uma injúria? Não disse Ele a Pedro, no Jardim das Oliveiras: “Mete a tua espada na bainha, porquanto aquele que matar com a espada perecerá pela espada?” Assim falando, não condenou, para sempre, o duelo? Efetivamente, meus filhos, que é essa coragem oriunda de um gênio violento, de um temperamento sanguíneo e colérico, que ruge à primeira ofensa? Onde a grandeza da alma daquele que, à menor injúria, entende que só com sangue a poderá lavar? Ah! que ele trema! No fundo da sua consciência, uma voz lhe bradará sempre: Caim! Caim! que fizeste de teu irmão? Foi-me necessário derramar sangue para salvar a minha honra, responderá ele a essa voz. Ela, porém, retrucará: Procuraste salvá-la perante os homens, por alguns instantes que te restavam de vida na Terra, e não pensaste em salvá-la perante Deus! Pobre louco! Quanto sangue exigiria de vós o Cristo, por todos os ultrajes que recebeu! Não só o feristes com os espinhos e a lança, não só o pregastes num madeiro infamante, como também o fizestes ouvir, em meio de sua agonia atroz, as zombarias que lhe prodigalizastes. Que reparação a tantos insultos vos pediu Ele? O último brado do cordeiro foi uma súplica em favor dos seus algozes! Oh! como Ele, perdoai e orai pelos que vos ofendem.

     Amigos, lembrai-vos deste preceito: “Amai-vos uns aos outros” e, então, a um golpe desferido pelo ódio respondereis com um sorriso, e ao ultraje com o perdão. O mundo, sem dúvida, se levantará furioso e vos tratará de covardes; erguei bem alto a fronte e mostrai que também ela se não temeria de cingir-se de espinhos, a exemplo do Cristo, mas, que a vossa mão não quer ser cúmplice de um assassínio autorizado por falsos ares de honra, que, entretanto, não passa de orgulho e amor-próprio. Dar-se-á que, ao criar-vos, Deus vos outorgou o direito de vida e de morte, uns sobre os outros? Não, só à Natureza conferiu Ele esse direito, para se reformar e reconstruir; quanto a vós, não permite, sequer, que disponhais de vós mesmos. Como o suicida, o duelista se achará marcado com sangue, quando comparecer perante Deus, e a um e outro o Soberano Juiz reserva rudes e longos castigos. Se Ele ameaçou com a sua justiça aquele que disser raca a seu irmão, quão mais severa não será a pena que comine ao que chegar à sua presença com as mãos tintas do sangue de seu irmão! – Santo Agostinho. (Paris, 1862.)

................................

........................

.................

..........

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O criminoso: “A mancha do crime”. Óleo sobre tela de Ramon Martí Alsina.

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Egoísmo

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Encontro de Paz. Lição nº 25. Página 99.

 

Herança evidente de nossa antiga animalidade, por toda parte, ainda vemos o egoísmo a repontar em toda extensão do mundo...

O Egoísmo!...

- Em família, é o exclusivismo do sangue;

- No lar, é o narcisismo doméstico;

- Na oficina de trabalho, é o despeito;

- Na propriedade transitória, é a ambição de posse desnecessária;

- Na cultura da inteligência, é a vaidade intelectual;

- Na ignorância, é a agressividade;

- Na riqueza amoedada, é o espírito de usura;

- Na pobreza, é a inveja destrutiva;

- Na madureza, é o azedume;

- Na mocidade, é a ingratidão;

- No ateísmo, é a impiedade;

- Na fé religiosa, é a intolerância;

- Na alegria, é o excesso;.

- Na tristeza, é o isolamento;

- Nos fortes, é a tirania;

- Nos fracos, é a astúcia;

- Na afetividade, é o ciúme;

- Na dor, é o desespero.

No mimetismo que lhe é próprio, usa em todos os setores as mais diversas máscaras e qual o joio que abafa o trigo, comparece igualmente nos corações que a luz já felicite, em forma de cólera e irritação, desânimo e secura...

Se desejamos dar combate à praga do egoísmo na gleba da alma, saibamos estender, cada dia, as nossas disposições de mais amplo serviço ao próximo, e, aprendendo a ceder de nós mesmos, entre a humildade e o sacrifício, no bem de todos, conquistaremos com o Cristo a plenitude do amor que lhe converteu a própria Cruz em Ressurreição para a Vida Eterna.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Quadro retratando a ressurreição. “Noli me tangere”. Óleo sobre painel de Fra Bartolomeo.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fra_bartolomeo_09_Noli_Me_Tangere.jpg

 

 

Encontro Fraterno - Divaldo Franco - Hotel Iberostar –

Praia do Forte – Bahia

 

 

 

Obs:Todo produto deste evento destina-se à manutenção das obras sociais da Mansão do Caminho.

 

Encontro Fraterno 2.015 com Divaldo Franco

Data:15 a 18 de Outubro de 2.015

Local:Hotel Iberostar/Praia do Forte/Bahia

 

Inscrições:71-3409-8320-Setor de eventos da Mansão do Caminho(Horário administrativo).

www.mansaodocaminho.com.br

Muita Paz.

 


(Informações recebidas em emails de Edward Junior [[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Posse da Presidenta Dilma Rousseff

 

Foto do  Presidente da FEB- Federação Espírita Brasileira, César Perri,  com o Cardeal Raymundo Damasceno, CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em solenidade de  posse da Presidenta Dilma Rousseff.

 

Cardeal Raymundo Damasceno e César Perri

 

(Recebido em email de César Perri)

 

 

IDE: XXX Curso para Evangelizadores

Araras, SP

 

 

 (Informação recebida em email de EVANGELIZAR IDE [[email protected]])

 

 

JENA - Evento Espírita no Período do Carnaval 2.015 na

 Mansão do Caminho. Salvador,  BA

 

 

 

Evento Espírita no Período do Carnaval 2.015 na Mansão do Caminho.

Tema:Encontro com Jesus Vivendo Zilda Gama.

Data:14 a 17 de Fevereiro de 2.015

Inscrições: jenarueira@gmail.com/ Tel:71-9969-0782/71-8718-7707

Confirmadas as presenças de Divaldo Franco, Suely Caldas Schubert, Pedro Camilo, José Ferraz e JENA (juventude da Mansão do Caminho.

Acesse no facebook; JENA

Muita Paz

 


(Informação recebida em emails de Edward Junior [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que

MARGARETE  APARECIDA  BORGHI,  DA CIDADE DE AVANHANDAVA

Fará  nesta quarta-feira dia 07-01-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" LIVRE "

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Palestras programadas para janeiro/2015 no C.C.E. Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rosangela Pires)

 

 

Palestras programadas para a Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

DATA

EXPOSITOR

TEMA

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

 

Segunda-feira, 20h

 

19/01

Bruno Rodrigues

Renovando Objetivos

e

Metas Espirituais

Itamar  Santiago

 

Segunda-feira, 20h

 

26/01

Mara

Sucena

Trabalhadores

da

Última Hora

Itamar  Santiago

 

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da av. eng.º Georges Corbisier) e próxima à est. Jabaquara do Metrô.  Fone: 50124474, e-mail: [email protected]. Início trabalhos noturnos: 20h Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CongregacaoEspiritaMariaBenta Receba nossos eventos via  facebook, inscreva-se no Grupo: AGENDA CONGREGAÇÃO ESPÍRITA MARIA BENTA

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

Ciência

Veículo da NASA em Marte vai receber cirurgia no cérebro a milhões de quilômetros de distância

 

Leia aqui:

http://gizmodo.uol.com.br/opportunity-memoria/  

 

(Imagem: NASA)

 

 

20ª. Semana Espírita de

Guarapari, ES

 

 

 

(Informações recebidas em email de Aloisio Silva)

 

 

Programação da Seara Espírita Joanna de Ãngelis. 01/2015.

Campinas, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Volume 3 do JEE e novo artigo publicado

 

Olá Todos,

É com satisfação que anunciamos a abertura do terceiro volume do Jornal de Estudos Espíritas (JEE). Além de um editorial, o Volume 3 trás um novo artigo publicado de autoria de Marco Milani, de Holambra, SP.

O artigo intitulado "Um breve diálogo entre um espírita e um descrente a respeito da Reencarnação" apresenta respostas a críticas ao conceito de reencarnação feitas com bases (supostamente) científicas. Milani mostra de modo muito simples e didático que vários argumentos contrários à reencarnação não tem validade científica como poderia parecer num primeiro momento. O artigo pode ser acessado através do link "PDF" contido na página: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010201

Em nosso editorial, aproveitamos o tema do artigo de Milani para tecer rápidos comentários em torno do conceito de Ciência Espírita. Há muita confusão em torno do seu significado e resumimos em poucas palavras algumas questões mais comuns. Por exemplo, será que é possível trabalhar Ciência Espírita sem Espiritismo? Além disso, fizemos também uma rápida revisão dos primeiros 18 meses de JEE. O Leitor interessado pode acessar o editorial clicando no link "PDF" abaixo do título do editorial "Terceiro Volume e o Conceito de Ciência Espírita" contido na seção 1 do Volume 3 do JEE em: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3

 

Ao clicar em "PDF" uma página do google drive irá se abrir e o artigo ou editorial pode ser lido no seu browser ou o arquivo pdf baixado para seu computador clicando num símbolo formado por uma seta virada para baixo. Em caso de dúvidas escreva para nós no endereço: [email protected]

Gostaria de lembrar, também, que o JEE não publica artigos de modo regular, mas na medida que os artigos são submetidos, passam pelo processo de análise por pares, e são, então, aceitos para publicação. Por essa razão, as notícias de novas publicações são muito esparsas, embora esperamos que essa situação se modifique ao longo dos anos com o maior interesse de Leitores e Pesquisadores espíritas em publicar no JEE. Publicar no JEE é gratuito e o acesso aos artigos é totalmente gratuito. Acreditamos que dessa forma, oferecemos o máximo de visibilidade para o movimento espírita, dos trabalhos de pesquisa genuinamente espíritas.

Desejamos a todos um feliz 2015 com muito estudo e oportunidades de se fazer o bem! Que os bons Espíritos continuem nos fortalecendo e inspirando na prática do bem e em todos os nossos projetos de vida!

Atenciosamente,

Alexandre Fontes da Fonseca


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

 

Site do jornal Folha Espírita

São Paulo, SP

 

Visite acessando:

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Obsessão

 

Filhos, não olvideis que os vossos afetos invisíveis do pretérito procuram interferir negativamente em vossos justos anseios espirituais do presente.


De todas as formas, eles buscarão se insinuar em vossos caminhos,impedindo a vossa desvinculação mental com o passado.


Pela afinidade natural que convosco estabeleceram em experiências pregressas, lograrão fácil acesso ao vosso psiquismo, articulando aos vossos ouvidos inaudíveis palavras de desalento.


Praticamente sem tréguas, insistirão convosco na descrença, armando vos o espírito contra os companheiros que vos têm concitado à renovação.


Levantarão em vós suspeitas infundadas a respeito daqueles que podem vos influenciar para o bem.


Não raro, prepararão instrumentos para vossa queda no rol de vossas afeições mais íntimas.


Nos lábios dos que tenham alguma ascendência sobre vós, colocarão palavras que vos induzirão a reconsiderar atitudes e decisões no campo da fé.


Os irmãos consanguíneos do Mestre o tinham à conta de homem fora do seu juízo perfeito...


Quantos se fizeram cristãos nos primeiros tempos do Evangelho começavam a ser chamados ao testemunho no seio da própria família.


Os espíritos que lutam contra os propósitos de espiritualização das criaturas envidam esforços no sentido de que o seguidor de Jesus na Doutrina Espírita vincule a causa dos problemas materiais que enfrenta à sua nova opção de fé.


Por este motivo, os espíritas sempre facearão acirrada perseguição material por parte dos opositores da Terceira Revelação. Além de sustentarem lutas cármicas pessoais, defrontar-se-ão com os adversários da Causa que abraçaram.


No entanto o amparo espiritual não haverá de faltar a quem tome a decisão de renunciar às facilidades transitórias.


Filhos, perseverai na fé e triunfareis!
Bezerra de Menezes

 

(Texto recebido em email de Carlos Eduardo Cennerelli [[email protected]])

 

O beijo de Judas. Ilustração por Gustave Doré

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gustave_Dor%C3%A9_-_The_Holy_Bible_-_Plate_CXLI,_The_Judas_Kiss.jpg

 

 

O que dizia o córrego

 

 

Khalil Gibran, em um de seus belos e inspirados textos, fala-nos de um córrego, e do que ele lhe contou sobre os segredos da vida.

Caminhava eu no vale, quando irrompeu a alvorada, proclamando o mistério de um mundo imortal.

E um córrego que fluía em seu leito, começou a cantar e dizer:

A vida não está no bem-estar. Ela é objetivo e labor.

A morte não consiste em morrer. Morte é a desesperança e a enfermidade.

O sábio não é sábio pelas palavras, mas pelo que se oculta nas palavras.

Glorioso não é aquele que ocupa altas posições. A glória pertence àquele que renuncia ao poder.

E o nobre não o é pelos seus antepassados. Muitos nobres foram vítimas de seus antepassados.

O oprimido não é aquele que tem as mãos acorrentadas. Uma corrente pode ser um adorno mais lindo que um colar.

O paraíso não está nas recompensas recebidas. No coração sereno, encontra-se o paraíso.

O inferno não é o castigo infligido. Inferno é o coração vazio.

A riqueza não é o dinheiro acumulado. Muitos indigentes são mais ricos que os ricos.

Ser pobre não é motivo de humilhação. A fortuna deste mundo é um alimento e uma veste.

A beleza não é o que refletem os semblantes, mas, sim, a luz que ilumina os corações.

Foi isto o que disse aquele córrego, às rochas que guarnecem suas beiras.

*   *   *

A felicidade que nos é possível viver neste mundo está nessas descobertas que vamos fazendo ao longo do caminho.

Os poetas conseguem interpretar os córregos e, se ainda não podemos realizar tal mister, a vida faz-nos encontrar tais revelações de outras formas.

A vida está sempre nos ensinando algo: seja numa conversa com alguém mais experiente, seja numa palestra que ouvimos ou numa breve mensagem no rádio convidando-nos a refletir.

É por esta razão que precisamos estar atentos e receptivos ao que o universo está tentando nos mostrar com esse ou aquele acontecimento; com essa ou aquela lição; com um sofrimento ou com uma alegria.

Livros primorosos foram escritos para que encontrássemos ali as respostas que buscamos.

Espíritos elevados voltam à Terra para mostrar o caminho dos dias melhores que nos esperam.

Oradores e pensadores, intermediários entre os mundos superiores e o nosso, vêm, em livros, palavras e atos, revelar verdades que visam nos libertar de tantos atavismos, de tantos vícios.

Dessa forma, mesmo ainda não podendo ouvir os córregos, já podemos encontrar muitas maneiras de seguir por sendas mais seguras e certas.

E elas estão muito mais próximas do que imaginamos.

Prestemos atenção. Permitamo-nos as descobertas valiosas que somente nos engrandecerão o intelecto e a moral.

Estejamos atentos.

Redação do Momento Espírita, com base no capítulo 
O que dizia o córrego, de Khalil Gibran, do livro
 
Curiosidades e belezas, ed. Agigi.
Em 3.1.2015

Riacho deslizando sobre pedras, em Paranapiacaba, município de Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-