Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 01 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

29-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/29-04-2015.htm

28-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/28-04-2015.htm

27-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/27-04-2015.htm

25-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/25-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  4-7

Coletânea de preces espíritas

 

 

Reuniões espíritas

 

     4. Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, Eu com elas estarei. (Mateus, 18:20.)

 5. Prefácio. Estarem reunidas, em nome de Jesus, duas, três ou mais pessoas, não quer dizer que basta se achem materialmente juntas. É preciso que o estejam espiritualmente, em comunhão de intentos e de ideias, para o bem. Jesus, então, ou os Espíritos puros, que o representam, se encontrarão na assembleia. O Espiritismo nos faz compreender como podem os Espíritos achar-se entre nós. Comparecem com seu corpo fluídico ou espiritual e sob a aparência que nos levaria a reconhecê-los, se se tornassem visíveis. Quanto mais elevados são na hierarquia espiritual, tanto maior é neles o poder de irradiação. É assim que possuem o dom da ubiquidade e que podem estar simultaneamente em muitos lugares, bastando para isso que enviem a cada um desses lugares um raio de suas mentes.

     Dizendo as palavras acima transcritas, quis Jesus revelar o efeito daunião e da fraternidade. O que o atrai não é o maior ou menor número de pessoas que se reúnam, pois, em vez de duas ou três, houvera Ele podido dizer dez ou vinte, mas o sentimento de caridade que  reciprocamente as anime. Ora, para isso, basta que elas sejam duas. Contudo, se essas duaspessoas oram cada uma por seu lado, embora dirijam-se ambas a Jesus, não há entre elas comunhão de pensamentos, sobretudo se ali não estão sob o influxo de um sentimento de mútua benevolência. Se se olham com prevenção, com ódio, inveja ou ciúme, as correntes fluídicas de seus pensamentos, longe de se conjugarem por um comum impulso de simpatia, repelem-se. Nesse caso, não estarão reunidas em nome de Jesus, que, então, não passa de pretexto para a reunião, não o tendo esta por verdadeiro motivo. (Cap. XXVII, item 9.)

     Isso não significa que Ele se mostre surdo ao que lhe diga uma única pessoa; e se Ele não disse: “Atenderei a todo aquele que me chamar”, é que, antes de tudo, exige o amor do próximo; e desse amor mais provas podem dar-se quando são muitos os que exoram, com exclusão de todo sentimento pessoal, e não um apenas. Segue-se que, se, numa assembleia numerosa, somente duas ou três pessoas se unem de coração, pelo sentimento de verdadeira caridade, enquanto as outras se isolam e se concentram em pensamentos egoísticos ou mundanos, Ele estará com as primeiras, e não com as outras. Não é, pois, a simultaneidade das palavras, dos cânticos ou dos atos exteriores que constitui a reunião em nome de Jesus, mas a comunhão de pensamentos, em concordância com o espírito de caridade que Ele personifica. (Cap. X, itens 7 e 8; cap. XXVII, itens 2 a 4.)

     Tal o caráter de que devem revestir-se as reuniões espíritas sérias, aquelas em que sinceramente se deseja o concurso dos bons Espíritos.

     6. Prece. (Para o começo da reunião.) – Ao Senhor Deus onipotente suplicamos que envie, para nos assistirem, Espíritos bons; que afaste os que nos possam induzir em erro e nos conceda a luz necessária para distinguirmos da impostura a verdade.

     Afasta, igualmente, Senhor, os Espíritos malfazejos, encarnados e desencarnados, que tentem lançar entre nós a discórdia e desviar-nos da caridade e do amor ao próximo. Se procurarem alguns deles introduzir-se aqui, faze não achem acesso no coração de nenhum de nós.

     Bons Espíritos que vos dignais de vir instruir-nos, tornai-nos dóceis aos vossos conselhos; preservai-nos de toda ideia de egoísmo, orgulho, inveja e ciúme; inspirai-nos indulgência e benevolência para com os nossos semelhantes, presentes e ausentes, amigos ou inimigos; fazei, em suma, que, pelos sentimentos de que nos achemos animados, reconheçamos a vossa influência salutar.

     Dai aos médiuns que escolherdes para transmissores dos vossos ensinamentos, consciência do mandato que lhes é conferido e da gravidade do ato que vão praticar, a fim de que o façam com o fervor e o recolhimento precisos.

     Se, em nossa reunião, estiverem pessoas que tenham vindo impelidas por sentimentos outros que não os do bem, abri-lhes os olhos à luz eperdoai-lhes, como nós lhes perdoamos, se trouxerem malévolas intenções.

     Pedimos, especialmente, ao Espírito N..., nosso guia espiritual, que nos assista e por nós vele.

     7. (Para o fim da reunião.) – Agradecemos aos bons Espíritos que se dignaram de comunicar-se conosco e lhes rogamos que nos ajudem a pôr em prática as instruções que nos deram e façam que, ao sair daqui, cada um de nós se sinta fortalecido para a prática do bem e do amor ao próximo.

     Também desejamos que as suas instruções aproveitem aos Espíritos sofredores, ignorantes ou viciosos, que tenham participado da nossa reunião e para os quais imploramos a misericórdia de Deus.

 

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Inicio de reunião de estudos no Centro Espírita Paraguayo “Joanna de Angelis”. Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

OBSERVAÇÃO

 

EXCEPCIONALMENTE NESTE SÁBADO NÃO EDITAREMOS O NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. MOTIVO: SEM ACESSO A INTERNET.

NOSSO PEDIDO DE DESCULPAS. ISMAEL GOBBO

 

 

 

 

Dia do trabalho

A Timóteo e os trabalhadores

 

Antonio César Perri de Carvalho

Entre seus colaboradores, Paulo valorizou e contou com apoio de jovens, entre eles Timóteo, que veio ser um de seus seguidores e foi o destinatário da epístola que ora focalizamos. Em epístola a ele dirigida, comenta:

“Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.” (I Timóteo, 3:1); “Os diáconos igualmente devem ser dignos,…” (I Timóteo, 3:8).

Independentemente da significação das palavras “bispo” e “diácono”, destacamos papéis que eram a eles definidos, o que nos chama atenção para eventuais orientações gerais para o Movimento Espírita da atualidade. Podemos também relacionar com uma idéia de perfis para dirigentes de centros e de trabalhadores da área federativa que apresentamos durante as reuniões das Comissões Regionais do CFN do ano de 2013, dentro da programação de seminário sobre gestão.(1)

Algumas orientações de Paulo (1 Timóteo 3:1-16) são bem gerais e aplicáveis ao trabalho propriamente dito do seareiro do Cristo, por exemplo:

“[…] seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; […] não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. […] Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça […] Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada […] devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. Devem ser primeiramente experimentados; […] Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus. Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” (I Timóteo, 3:2 a 4; 6 a 10; 13 a 15).

Emmanuel comenta alguns dos valores apresentados por Paulo a Timóteo, como:

– Sóbrio, prudente, respeitável, amável, pacífico:

“Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de todos”. (2)

– Dignos e homens de palavra:

“Em qualquer posição e em qualquer tempo, estamos cercados pelas possibilidades de serviço com o Salvador. E, para todos nós, que recebemos as dádivas divinas, de mil modos diversos, foi pronunciado o sublime desafio: ‘E agora por que te deténs?”. (3)

– Hospitaleiro:

“A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas”. (4)

– Governar bem sua própria família, […], com toda a dignidade:

“Antes da grande projeção pessoal na obra coletiva, aprenda o discípulo a cooperar em favor dos familiares, no dia de hoje, convicto de que semelhante esforço representa realização essencial”. (4)

– Não se ensoberbeça:

“Muita vez, superestimando nossos valores, acreditamo-nos privilegiados na arte da elevação. E, em tais circunstâncias, costumamos esquecer, impensadamente, que outros estão fazendo pelo bem muito mais que nós mesmos”. (2)

– Boa reputação perante os de fora:

“Se é discípulo do Senhor, aproveita a oportunidade na construção do bem. Semeando paz, colherás harmonia; santificando as horas com o Cristo, jamais conhecerás o desamparo”. (5)

– Apto para ensinar:

“Recorda, pois, meu amigo, que podes ser o intermediário do Mestre em qualquer parte”. (5)

 

Referências:

1) http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/destaque/os-valores-segundo-paulo-e-perfil-para-os-trabalhadores/

2) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Fonte Viva. Brasília: FEB, cap. 123 e 65.

3) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Caminho, verdade e vida. Brasília: FEB, cap. 147.

4) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão Nosso. Brasília: FEB, cap. 141 e cap. 117.

5) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. Brasília: FEB, cap. 25 e 127.

(Obs.- Síntese de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Os valores segundo Paulo e perfil para os trabalhadores. Reformador. Ano 133. No. 2.231, fevereiro de 2015. P.67-70).

Extraído de: 

http://grupochicoxavier.com.br/a-timoteo-e-os-trabalhadores/

Timóteo e sua avó (Loide), por Rembrandt.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim%C3%B3teo_de_%C3%89feso

 

 

Homenagem de aniversário

Eurípedes Barsanulfo

01-05-1880 / 01-11-1918.

 

 

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

Nascido em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais, e desencarnado na mesmo cidade, aos 38 anos de idade, em 1º de novembro de 1918.

 

Logo cedo manifestou-se nele profunda inteligência e senso de responsabilidade, acervo conquistado naturalmente nas experiências de vidas pretéritas.

 

Era ainda bem moço, porém muito estudioso e com tendências para o ensino, por isso foi incumbido pelo seu mestre-escola de ensinar aos próprios companheiros de aula. Respeitável representante político de sua comunidade, tornou-se secretário da Irmandade de São Vicente de Paula, tendo participado ativamente da fundação do jornal "Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano". Logo viu-se guindado à posição natural de líder, por sua segura orientação quanto aos verdadeiros valores da vida.

 

Através de informações prestadas por um dos seus tios, tomou conhecimento da existência dos fenômenos espíritas e das obras da Codificação Kardequiana. Diante dos fatos voltou totalmente suas atividades para a nova Doutrina, pesquisando por todos os meios e maneiras, até desfazer totalmente suas dúvidas.

 

Despertado e convicto, converteu-se sem delongas e sem esmorecimentos, identificando-se plenamente com os novos ideais, numa atitude sincera e própria de sua personalidade, procurou o vigário da Igreja matriz onde prestava sua colaboração, colocando à disposição do mesmo o cargo de secretário da Irmandade.

 

Repercutiu estrondosamente tal acontecimento entre os habitantes da cidade e entre membros de sua própria família. Em poucos dias começou a sofrer as conseqüências de sua atitude incompreendida.

 

Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas da cidade, sendo procurado pelos pais dos alunos, que chegaram a oferecer-lhe dinheiro para que voltasse atrás quanto à nova matéria e, ante sua recusa, os alunos foram retirados um a um.

 

Sob pressões de toda ordem e impiedosas perseguições, Eurípedes sofreu forte traumatismo, retirando- se para tratamento e recuperação em uma cidade vizinha, época em que nele desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. Um dos primeiros casos de cura ocorreu justamente com sua própria mãe que, restabelecida, se tornou valiosa assessora em seus trabalhos.

 

A produção de vários fenômenos fez com que fossem atraídas para Sacramento centenas de pessoas de outras paragens, abrigando- se nos hotéis e pensões, e até mesmo em casas de famí1ias, pois a todos Barsanulfo atendia e ninguém saía sem algum proveito, no mínimo o lenitivo da fé e a esperança renovada e, quando merecido, o benefício da cura, através de bondosos Benfeitores Espirituais.

 

Auxiliava a todos, sem distinção de classe, credo ou cor e, onde se fizesse necessária a sua presença, lá estava ele, houvesse ou não condições materiais.

 

Jamais esmorecia e, humildemente, seguia seu caminho cheio de percalços, porém animado do mais vivo idealismo. Logo sentiu a necessidade de divulgar o Espiritismo, aumentando o número dos seus seguidores. Para isso fundou o "Grupo Espírita Esperança e Caridade", no ano de 1905, tarefa na qual foi apoiado pelos seus irmãos e alguns amigos, passando a desenvolver trabalhos interessantes, tanto no campo doutrinário, como nas atividades de assistência social.

 

Certa ocasião caiu em transe em meio dos alunos, no decorrer de uma aula. Voltando a si, descreveu a reunião havida em Versailles, França, logo após a I Guerra Mundial, dando os nomes dos participantes e a hora exata da reunião quando foi assinado o célebre tratado.

 

Em 1o. de abril de 1907, fundou o Colégio Allan Kardec, que se tornou verdadeiro marco no campo do ensino. Esse instituto de ensino passou a ser conhecido em todo o Brasil, tendo funcionado ininterruptamente desde a sua inauguração, com a média de 100 a 200 alunos, até o dia 18 de outubro, quando foi obrigado a cerrar suas portas por algum tempo, devido à grande epidemia de gripe espanhola que assolou nosso país.

 

Seu trabalho ficou tão conhecido que, ao abrirem- se as inscrições para matrículas, as mesmas se encerravam no mesmo dia, tal a procura de alunos, obrigando um colégio da mesma região, dirigido por freiras da Ordem de S. Francisco, a encerrar suas atividades por falta de freqüentadores.

 

Liderado a pulso forte, com diretriz segura, robustecia- se o movimento espírita na região e esse fato incomodava sobremaneira o clero católico, passando este, inicialmente de forma velada e logo após, declaradamente, a desenvolver uma campanha difamatória envolvendo o digno missionário e a doutrina de libertação, que foi galhardamente defendida por Eurípedes, através das colunas do jornal "Alavanca", discorrendo principalmente sobre o tema: "Deus não é Jesus e Jesus não é Deus", com argumentação abalizada e incontestável, determinando fragorosa derrota dos seus opositores que, diante de um gigante que não conhecia esmorecimento na luta, mandaram vir de Campinas, Estado de S. Paulo, o reverendo Feliciano Yague, famoso por suas pregações e conhecimentos, convencidos de que com suas argumentações e convicções infringiriam o golpe derradeiro no Espiritismo.

 

Foi assim que o referido padre desafiou Eurípedes para uma polêmica em praça pública, aceita e combinada em termos que foi respeitada pelo conhecido apóstolo do bem.

 

No dia marcado o padre iniciou suas observações, insultando o Espiritismo e os espíritas, "doutrina do demônio e seus adeptos, loucos passíveis das penas eternas", numa demonstração de falso zelo religioso, dando assim testemunho público do ódio, mostrando sua alma repleta de intolerância e de sectarismo.

 

A multidão que se mantinha respeitosa e confiante na réplica do defensor do Espiritismo, antevia a derrota dos ofensores, pela própria fragilidade dos seus argumentos vazios e inconsistentes.

 

O missionário sublime, aguardou serenamente sua oportunidade, iniciando sua parte com uma prece sincera, humilde e bela, implorando paz e tranqüilidade para uns e luz para outros, tornando o ambiente propício para inspiração e assistência do plano maior e em seguida iniciou a defesa dos princípios nos quais se alicerçavam seus ensinamentos.

 

Com delicadeza, com lógica, dando vazão à sua inteligência, descortinou os desvirtuamentos doutrinários apregoados pelo Reverendo, reduzindo- o à insignificância dos seus parcos conhecimentos, corroborado pela manifestação alegre e ruidosa da multidão que desde o princípio confiou naquele que facilmente demonstrava a lógica dos ensinos apregoados pelo Espiritismo.

 

Ao terminar a famosa polêmica e reconhecendo o estado de alma do Reverendo, Eurípedes aproximou-se dele e abraçou-o fraterna e sinceramente, como sinceros eram seus pensamentos e suas atitudes.

 

Barsanulfo seguiu com dedicação as máximas de Jesus Cristo até o último instante de sua vida terrena, por ocasião da pavorosa epidemia de gripe que assolou o mundo em 1918, ceifando vidas, espalhando lágrimas e aflição, redobrando o trabalho do grande missionário, que a previra muito antes de invadir o continente americano, sempre falando na gravidade da situação que ela acarretaria.

 

Manifestada em nosso continente, veio encontrá-lo à cabeceira de seus enfermos, auxiliando centenas de famílias pobres. Havia chegado ao término de sua missão terrena. Esgotado pelo esforço despendido, desencarnou no dia 1o. de novembro de 1918, às 18 horas, rodeado de parentes, amigos e discípulos.

 

Sacramento em peso, em verdadeira romaria, acompanhou- lhe o corpo material até a sepultura, sentindo que ele ressurgia para uma vida mais elevada e mais sublime.

 

Grandes Vultos do Espiritismo

 

(Copiado do site Feparana)

Dona Meca, mãe de Eurípedes

Eurídice Miltan Cunha,  “Sinhazinha”, irmã de Eurípedes Barsanulfo e mãe de Heigorina Cunha

Colégio Allan Kardec. Sacramento, MG. Eurípedes Barsanulfo, á frente, e alunos.

Imagem/fonte: http://www.casadamaepobre.org/wp/euripedes-barsanulfo/

Colégio Allan Kardec e busto de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG. Fotos Ismael Gobbo

Importante obra de Corina Novelino: “Eurípedes O Homem e a Missão”.

Quartinho de Eurípedes. Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

Túmulo de Euripedes Barsanulfo no cemitério de  Sacramento, MG.

Euripedes desencarnou  no dia 1º. de novembro de 1918. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comemorações alusivas ao nascimento Eurípedes Barsanulfo

Sacramento, MG

 

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

01 MAI 2015 - Sacramento/MG

 

 

Programação 1º de Maio

1880 - 1918

Os diretores do Grupo Espírita Esperança e Caridade - GEEC, junto a diretoria do Lar de Euripedes, convidam os amigos e familiares de Euripedes, para assistirem as comemorações do dia Primeiro de Maio, data de nascimento do querido professor.

 

Dia 01 – Sexta-Feira

07:00 h - Hora da Saudade: Lembranças da vida de Eurípedes

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

09:00 h – Atividades comemorativas dos quarenta anos da                              Escola Eurípedes Barsanufo

                   ( Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

14:00 h - Culto aos Caravaneiros

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

14:30 h - Flashes da vida de Eurípedes Barsanulfo

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

20:00 h - Palestra com Dr. Rodrigo Bassi (da cidade de Sorocaba/SP)                 ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)  

 

Dia 02 - Sábado

08:30 h - às 17:00 h - Seminário – Evangelização de Espíritos

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

19:30 h - Sarau (alunos da Escola E. Barsanulfo e Mocidade

                   Espirita do Grupo Espirita Esperança e Caridade-GEEC)

                   ( Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

Dia 03 – Domingo - Atividades normais da Casa

09:00 h - Culto do Evangelho e Evangelização Crianças e Jovens.

 

10:00 h - Vibrações  no Jardim do Colégio Allan Kardec

 

Todas as atividades serão abrilhantadas com o Coral Corina Novelino e Aparecida Rebelo Novelino.

 

Sacramento/MG-2015

 

--

Lar de Eurípedes
Colégio Allan Kardec

Av Visconde do Rio Branco, 159 - Centro

38190-000 Sacramento/MG
www.cak.org.br

[email protected]
(34) 3351 1022

 

 (Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Cancelada conferência de Divaldo Pereira Franco

por motivo de saúde. Luxemburgo

 

Bonjour,

C’est avec beaucoup de tristesse que nous  annulons  la conférence avec DIVALDO FANCO   chez nous,  le    JEUDI  ( jour férié) 14 MAI 2015  au  Centre Sociétaire 29, rue des Strasbourg. L-2560 Luxembourg-Gare de 15:00 à 18:00 heures, en  raison de son état de santé.

Merci pour votre compréhension,

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg

Zelina P.

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Irmã Veneranda

Andradina, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita “Capitão Vendramini”

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Programação de palestra no C.E. Joanna de Angelis

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Prossegue a programação de palestras com Adriano Marques no

Japão

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

Seminário no GAE “A Candeia”

Três Lagoas, MS

 

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA “JOANNA DE ANGELIS”

Três Lagoas-MS.

 

O Evento será realizado:

 Centro espírita  “A candeia”

Rua Manoel Pedro de Campos, 253 – Bairro N.S. Aparecida- Três Lagoas-MS.

Cedido carinhosamente 

 

Seminário – 09 e 10 de Maio de 2015

Tema: Os centros de forças e suas funções

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO* 

 

“ISENTO DE TAXAS”

 Necessário fazer a inscrição para a organização de acomodações e alimentação

 

 

NOME     

DATA DE NASCIMENTO

ENDEREÇO

CIDADE

TELEFONE                                                                            CELULAR

E-MAIL

Nome do Centro que participa: ___________________________________________________________________________________       

Obs: Favor  trazer  travesseiro, lençol, toalha de banho.

 

*Enviar sua ficha de inscrição para os e-mails

Marília/ Luiz -   [email protected] “(67) 3522.5950 ,  (67) 8l28.1222”

Bete -  [email protected],   “(18) 3741.12.37/// (18) 98104.7965/// (18) 98108.9810”

 

 

(Informação recebida em emails de João Marchesi Neto e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação para maio/2015 da

Congregação Espírita “Maria Benta”. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

 

Palestra na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no Grupo Espírita “Luz e Vida”

Cachoeiras de Macacu, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Leia “O Farol”. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

Bom dia caros amigo

Enviando anexo o nosso facho de luz

Se possível reenviem, repassem.

 

Downloads:

Maio: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita83.pdf

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/

 

Abraços fraternos

 

 

Junior

 

 

Notícias no site “Vinha de Luz”

Belo Horizonte, MG

 

Acesse:

www.vinhadeluz.com.br

 

 

 

 

Nascimento, vida, morte.

 

 

Ele era filho de um capitão de barco de pesca e ficou órfão de pai aos cinco anos.

A partir daí, sua educação ficou aos cuidados de sua mãe e de sua irmã Henriette, com a qual tinha profunda ligação afetiva.

Os anos de 1860 – 1861 foram marcantes para Ernest Renan. Foi nessa época que concebeu a obra Vida de Jesus, lançando sobre o papel a sua primeira redação.

No entanto, a 24 de setembro de 1862, em Biblo, morreu sua querida irmã. Foi para ela que redigiu uma dedicatória, na abertura de seu famoso livro:

Para a alma pura de minha irmã Henriette.

Lá no seio de Deus onde repousas, recordas-te ainda daqueles largos dias, onde eu, só contigo, escrevia estas páginas inspiradas pelos lugares que tínhamos visitado juntos?

Silenciosa ao meu lado, ias lendo e copiando logo cada folha, enquanto se desdobravam abaixo de nós o mar e as aldeias, as quebradas e as montanhas.

Disseste-me um dia que havias de querer muito a este livro, não só porque nele te revias, mas também, e especialmente, porque fora elaborado contigo.

Receavas, por vezes, que os juízos estreitos do homem frívolo pesassem sobre ele. Mas nunca deixaste de crer que as almas verdadeiramente religiosas o haveriam de apreciar.

No meio de tão gratas meditações, veio cobrir-nos a asa da morte. Na mesma hora, nos envolveu o sono da febre. Eu despertei, mas estava só!

Tu dormes, ao pé das sagradas águas onde vinham juntar suas lágrimas as mulheres dos mistérios da Antiguidade.

A mim, a quem tanto querias, revela, Espírito amigo, as verdades que dominam a morte, que impedem que o homem a tema e que quase fazem que a deseje.

*   *   *

Aqueles que têm a certeza de que a morte física não aniquila a alma, guardam essa doce possibilidade de endereçar aos seus amados os seus versos e os seus poemas.

Sim, nossos mortos prosseguem a viver e nos ouvem, nos veem. Muitas vezes, acompanham nossas lutas e lamentam nossos desacertos.

Nada mais alentadora do que a afirmação de Jesus, em Seu discurso de despedida: Não vos deixarei órfãos. Vou à frente preparar-vos o lugar. Se assim não fora eu vo-lo teria dito.

Nossos amados, que seguiram à nossa frente, demandando o grande Além, estão à nossa espera.

E se nos tranquiliza saber que eles deixaram a vida física, vitoriosos, tendo cumprido suas missões, sendo bons esposos, pais, irmãos, filhos, guardamos a certeza de que gozam de paz e harmonia na vida espiritual.

Oxalá, quando chegue a nossa vez, possamos igualmente merecer a palma da vitória por todos os deveres cumpridos, pela missão completada.

Nesse dia, deixaremos o corpo de carne, retornando para o lar verdadeiro, a pátria espiritual.

Por quanto tempo? Só Deus o sabe.

Talvez fiquemos por lá um breve tempo e resolvamos voltar ao planeta azul para continuar nossas lides, nosso crescimento.

Talvez fiquemos um período mais longo, como um repouso depois de tantas lutas, de tantas batalhas empreendidas.

Nascimento, vida, morte. Reencontro de almas aqui, Além.

Que certeza gratificante nos enche de esperança os corações.

 

Redação do Momento Espírita, com reprodução da dedicatória de 
Ernest Renan, no livro 
Vida de Jesus, de sua autoria e do versículo 2, 
do cap. 14 do 
Evangelho de João.
Em 30.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Mausoléu de Cecília Metella, do séc. I a.C.,  naVia Apia, em Roma, Itália. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

Ruinas arqueológicas com o Acrocorinto ao fundo. Corinto, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]