Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 06 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/06-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/05-05-2015.htm

04-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/04-05-2015.htm

01-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015.htm

30-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

29-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/29-04-2015.htm

 

 

     

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  15-17

Coletânea de preces espíritas

 

 

Para afastar os maus Espíritos

 

     15. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que limpais por fora o copo e o prato e estais, por dentro, cheios de rapinas e impurezas. Fariseus cegos, limpai primeiramente o interior do copo e do prato, a fim de que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que vos assemelhais a sepulcros branqueados, que por fora parecem belos aos olhos dos homens, mas que, por dentro, estão cheios de toda espécie de podridões. Assim, pelo exterior, pareceis justos aos olhos dos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidades.

( Mateus, 23:25 a 28.)

    16. Prefácio. Os maus Espíritos somente procuram os lugares onde encontrem possibilidades de dar expansão à sua perversidade. Para os afastar, não basta pedir-lhes, nem mesmo ordenar-lhes que se vão; é preciso que o homem elimine de si o que os atrai. Os Espíritos maus farejam as chagas da alma, como as moscas farejam as chagas do corpo. Assim como se limpa o corpo, para evitar a bicheira, também se deve limpar de suas impurezas

a alma, para evitar os maus Espíritos. Vivendo num mundo onde estes pululam, nem sempre as boas qualidades do coração nos põem a salvo de suas tentativas; dão-nos, entretanto, forças para que lhes resistamos.

     17. Prece. – Em nome de Deus Todo-Poderoso, afastem-se de mim os maus Espíritos, servindo-me os bons de antemural contra eles.

     Espíritos malfazejos, que inspirais maus pensamentos aos homens; Espíritos velhacos e mentirosos, que os enganais; Espíritos zombeteiros, que vos divertis com a credulidade deles, eu vos repilo com todas as forças de minha alma e fecho os ouvidos às vossas sugestões; mas imploro para vós a misericórdia de Deus.

     Bons Espíritos que vos dignais de assistir-me, dai-me a força de resistir à influência dos Espíritos maus e as luzes de que necessito para não ser vítima de suas tramas. Preservai-me do orgulho e da presunção; isentai o meu coração do ciúme, do ódio, da malevolência, de todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas ao Espírito do mal.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Jesus curando o possesso cego e mudo. Obra de James Tissot.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Exorcising_the_blind_and_mute_man#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Blind_and_Mute_Man_Possessed_by_Devils_(Le_d%C3%A9moniaque_aveugle_et_muet)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Impasse matrimonial

 

                                              

Richard Simonetti

[email protected]

 

Tinham tudo para um casamento feliz. Amavam-se. Respeitavam-se.  Guardavam noção de suas responsabilidades. Eram dedicados ao serviço do Bem, mesmo porque levavam a sério a religião.  Aí residia o único problema entre ambos, com implicações aparentemente insuperáveis: não seguiam a mesma escola religiosa.

Luísa, católica praticante, não concebia o matrimônio sem a presença na igreja e a bênção sacerdotal. Sonhava ver-se de véu e grinalda, caminhando ao encontro do noivo sob acordes de música romântica, nave engalanada de flores, ladeada por amigos e familiares...

Pedro, espírita convicto, não admitia submeter-se ao que considerava mero culto exterior, calcado em ritualismo e vaidade...

O impasse levou-os à separação. Tentaram até outros relacionamentos afetivos, buscando esquecer. Não foi possível. O amor entre ambos era inabalável. Almas afins, não encontrariam felicidade plena separadas.

Muito ligada ao padre Ivo, venerável sacerdote, com larga experiência dos problemas humanos, Luísa o procurou numa tarde particularmente angustiante, em que se sentia possuída por invencível saudade. Expôs-lhe o problema, falou de suas dúvidas, da luta que se travava em seu íntimo, do duelo entre os anseios do coração e as imposições da consciência. O sacerdote prometeu que tentaria ajudá-la, recomendando-lhe que voltasse no dia seguinte.

Retornando à igreja no horário marcado, a jovem, surpresa, encontrou o ex-namorado. Também este fora convocado. Cumprimentaram-se sem trair a emoção, trêmulos, vacilantes...

–  Meus filhos – disse-lhes o mediador com carinho –, conheço o drama que estão vivendo. Creio que a dificuldade presente poderá ser superada, desde que ambos se disponham a deixar a posição de absoluta intransigência e, exercitando boa vontade, caminhem alguns passos, encontrando-se na região do bom senso.

Os dois jovens ouviam atentos o sacerdote que, dirigindo-se particularmente ao rapaz, continuou:

– É bem verdade que a presença de Deus em suas vidas vai depender do que façam da existência em comum e não da forma com que venham a unir-se, mas para Luísa o casamento religioso é importante porque faz parte de suas convicções, as quais não se julga com o direito de trair. Para você o ato seria mera formalidade. Por isso lhe será mais fácil transigir. Parece-me que não deixará de cumprir os preceitos que o norteiam. Conheço algo de Espiritismo e sei que se trata de uma doutrina de consciência livre.

O sacerdote faz pequena pausa e acentuou:

–  Não obstante, para evitar constrangimentos de sua parte, faremos uma reunião muito simples, sem nenhum aparato, na intimidade do lar de Luísa, com presença tão somente dos padrinhos. Limitar-me-ei à leitura de textos evangélicos, seguido de oração espontânea. Concorda, meu filho?

–  Realmente, padre, o Senhor foi inspirado. Não há por que recusar sua oferta.

–  E você, Luísa?

–  Ah! Padre Ivo!  Abençoada ideia.  Dispenso véu, grinalda, flores, festa... Quero apenas sua bênção, em nome de Deus!...

O velho sacerdote tomou as mãos dos jovens, unindo-as entre as suas e concluiu, feliz:

–  Desde já, meus filhos, sejam abençoados por Deus. Agradeçam-Lhe pelo sentimento sublime que mora em seus corações. Saibam sustentá-lo com valores de amizade e compreensão, a fim de que o Amor lhes sustente imorredoura ventura.

 

                                                ***

 

As religiões não estão no Mundo para separar os que se amam. Pelo contrário: faz parte de seus objetivos a união de todas as criaturas humanas, sem a qual fica impossível caminhar ao encontro do Criador.

Infelizmente, vasta maioria de fiéis esquece-se desta realidade simples, prendendo-se a questiúnculas teológicas, usando-as como floretes de esgrima, a se ferirem mutuamente, levantando barreiras insuperáveis entre si, como se desconhecessem o essencial: somos todos filhos de Deus!

 

Antiga igreja de Iporangá nas proximidades de Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo 

 

 

Vídeo comemorativo dos 88 anos de Divaldo Pereira Franco.

 O mais conhecido orador espírita do mundo

 

05 maio, aniversário de Divaldo Pereira Franco

 

Temos a satisfação de encaminhar-lhes o PowerPoint visualizado neste último domingo, 03/05/2015, nas homenagens a Divaldo Franco, no Centro de Convenções da Bahia, antecedendo ao Seminário de Estudos Em Busca da Plenitude, e alusivo ao seu aniversario, que hoje ocorre.

E o semeador saiu a semear... Um semeador da boa semeadura, que vem clareando estradas novas para muitas vidas, uma referência mundial de vivência na propagação dos princípios éticos e da valorização da criatura humana através das diretrizes evangélicas, para o encontro com a harmonia interior, do assentamento da paz e da fraternidade em nossa Terra.

Divaldo é, sem dúvida, um grande trabalhador do bem a nível mundial, expandindo as fronteiras do conhecimento da realidade do ser, e em auxílio na árdua tarefa de organizar uma sociedade com a autêntica essência cristã.

  Abraço,

           Jorge Moehlecke

 

ACESSE O VIDEO  POSTADO NA REDE AMIGO ESPIRITA CLICANDO NOS LINKS:

 

postei nesta página http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/divaldo-franco-completa-hoje-05-de-maio-de-2015-88-anos-de-idade

cujo o arquivo esta direcionado para download em: http://rae.redeamigoespirita.com.br/PPS/Anivers%e1rio%20Divaldo%20Franco-2015.ppsx

 

Divaldo Pereira Franco

 

 

Informações do 3º. Congresso Espírita Sudamericano

Santiago, Chile

 

 

Informe 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

Estimados amigos en las lides espiritas:

 

 

Con gran alegría y gratitud informamos que ya se encuentran habilitadas las inscripciones para el 3er Congreso Espirita Sudamericano.

En nuestra web  www.3congresoespiritasudamericano.com, en el ítem inscripciones, se describe procedimiento de inscripción, y se encuentra habilitada opción para recibir costos de contribución a través de  tarjeta de crédito con el sistema de web pay. El programa oficial completo también ya está por la pagina. 

 

Adicional a esto también se encuentran opciones de alojamiento con el Hotel Nogales, sede del evento, para reservas deberán comunicarse directamente con la Sra. Lucila Rojas al correo electrónico [email protected] previo aviso que eres participante del Congreso, así garantizas la validez del precio acordado. 



Si usted desea participar en este evento y ya diligencio formulario de inscripción debe ahora realizar su contribución para asegurar su cupo como asistente, lo cual debe confirmar una vez realizado, al mail que esta especificado en la página web en el proceso de inscripción.



Les pedimos por favor que divulguen a sus contactos. El programa oficial completo también ya está por la pagina.

 

Dejamos nuestros mejores deseos de armonía y amor en la vida de cada uno de ustedes, que Dios nos bendiga a todos.

 

¡Muchas gracias!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

(Informação recebida em email de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e site)

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 8 de maio de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PRECONCEITO E SUPERAÇÃO.

 

Que tipos de preconceito ainda possuímos? Como nos condicionamos pelos mesmos? Como superar este julgamento através do esclarecimento, aprendendo a aceitar quem somos na essência independentemente da aparência.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Seminário com Ivan Franzolim no C.E. Fraternidade de Luz

Jaú, SP

 

(Informação recebida em email de regina Bachega)

 

 

Atividades programadas no NESJ – Núcleo Espírita “Segue a Jesus”

São Paulo, SP

 

 

FEIRA DO LIVRO - NESJ !
Se realizará de 02 a 09/maio, no salão de eventos, com títulos variados e muitos descontos ...
Horários: os mesmos de atendimento da Casa.

* De 04 a 09/maio - Feira de Artesanato da Assistência Social, com produtos diversos confeccionados por nossas artesãs.

Venham e convidem familiares e amigos.

Aguardamos vcs
Família Segue a Jesus

*******************************

 

 

 

******************************

 

 

 

(Informações recebidas em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

 

 

 

Estudo miudinho do Evangelho na SELUZ

Barbacena, MG

 

Terá início na próxima sexta-feira, 08/05/15, às 19:30 horas, o estudo miudinho do Evangelho na SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz), ministrado pelo Confrade Francisco Goulart.

SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro do Campo.

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]]

 

 

Palestra na SEJA – Seara Espírita “Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

Programa de rádio “Sementeira Cristã”

Franca-SP

 

 


Ouça o programa Sementeira Cristã.

domingo, das 9h às 10h,
Rádio Imperadior, 920khz, 
www.radioimperador.com.br

Programa Espírita de rádio produzido pelo IDEFRAN - Instituto de Divulgação Espírita de Franca, SP.

retransmissão ao vivo: www.livestream.com/sementeiracrista ouwww.idefran.com.br.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 


PRÓXIMAS PALESTRAS
 

06/05/15 – Quarta                       20h – Reunião Pública
Orador:   Maria Nanci                  Caminhando
Tema:   Ação da Prece – Transmissão do Pensamento                      

 
09/05/15 – Sábado                      15h – Reunião Pública
Orador:  Silvia Távares                 Centro de Tratamento Bezerra de Menezes (Sbc)
Tema:  Dependência química e seus reflexos familiares e espiritual

 
12/05/15 – Terça-feira                        20h – Reunião Pública
Oradora:  Sônia Maria Dahlke             CE Zilda Gama
Tema:  “Ser cristão, ser luz do mundo, sal da terra"

 
Palestra de hoje                           15hs – Reunião Pública
Orador: Sérgio dos Santos              
Tema: Apego e Desapego

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

Rio de Janeiro, RJ

 

Informação recebida em email de Nuno Emanuel [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no C.E. Joana D”Arc com Vail Jorge de Toledo

Rancharia, SP

 

Imagem inline 2

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Estudos e Oficinas de Evangelização

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para o C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Caminheiros do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. e harmonização

por “Vozes de Bethânea” . São Paulo, SP

 

 

(Informação em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Leia o “Dirigente Espírita” da USE/SP

Clique no link

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=3289a57b7a&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Leia a versão digital do jornal “A Nova Era”  e o Suplemento

da USE/Franca. Acesse os link’s  abaixo:

 

 


Leia a edição de maio do jornal A Nova Era, órgão mensal de divulgação espírita, da cidade de Franca-SP.

Veja os principais destaques:
- A Associação Jurídico-Espírita do Brasil se
posiciona contra a redução da maioridade penal;
- Editorial: Drogas, saúde e moral;
- Clube do Livro Espírita do Idefran - Quatro opções mensais!;
- Temor da morte, artigo de Jaime Batista da Silva;
- Morrer bem - É possível? (artigo de Rodolfo Moraes da AME de Franca);
- Ausência de amor: divórcio, artigo de Eurípedes B. Carvalho.

Acesse: http://www.idefran.com.br/site_n…/pdf_arquivos/107Jornal.pdf

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Leia o Suplemento USE Intermunicipal de Franca, Franca-SP

 


Leia a edição de maio do Suplemento USE Intermunicipal de Franca, encarte do jornal A Nova Era, da cidade de Franca-SP.

Veja os principais destaques:
- Entrevista com Carmem Maria de Oliveira Souza, presidente do Centro Espírita Esperança e Fé;
- Como devo preparar-me para uma reunião de prática mediúnica? (da seção Você pergunta);
- USE: eleições na Regional de Franca, com informações das Comissões Executivas das USEs Intermunicipais de Batatais e Pedregulho;
- Tempo de democracia e eleições na USE, artigo de Adolfo de Mendonça Junior.

Acesse: http://www.idefran.com.br/si…/pdf_arquivos/109Suplemento.pdf

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

 

 

3ª. Noite do Pastel e do Cachorro Quente no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

Informações de Emmanuel inspiram viagens

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Nos idos de 2010, após o Congresso do CEI, em Valencia, e de 2012, e em seguida à reunião do CEI em Montreal, tivemos a oportunidade de prolongar viagens acompanhado de familiares e amigos -, até a Itália, em caráter pessoal e com recursos próprios.

Embora essa característica da viagem e tivéssemos por objetivo conhecer e documentar locais registrados por Emmanuel em seus romances históricos e no livro A caminho da luz, aproveitando a viagem e a título de contribuição com o Movimento Espírita local também nos dispusemos a cumprir um roteiro doutrinário, combinado com a União Espírita Italiana. Em 2010, com eventos em Lecco, Milão e Treviso; em 2012, em Milão e Castelnuovo Del Garda (Verona). Nos dois momentos, a tônica dos temas desenvolvidos foi a obra de Chico Xavier, romances históricos de Emmanuel e, especificamente, Paulo e Estêvão.

O roteiro da viagem - com o objetivo já citado e relacionado com episódios registrados por Emmanuel nas obras abaixo e, com o hábito de em cada local lermos os trechos nos livros -, teve por foco episódios ligados ao Cristianismo:

Há dois mil anos: em Roma - a região do Aventino, e o sacrifício de Lívia no Circo Máximo; em Capri - a apresentação do senador Públio Lêntulus ao imperador em Capri; e o desfecho do romance em Pompéia, à beira do Vesúvio. Paulo e Estêvão: locais de ações e de sacrifício de Paulo e Pedro em Roma. 50 anos depois: a região da Campânia. Ave Cristo!: também fatos da região de Nápoles e de toda a Campânia e o Anfiteatro Flaviano (Coliseu), local do episódio do sacrifício do grupo de cristãos: “- Ave Cristo! os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!”

A caminho da luz: além de registros sobre os fatos já destacados, informações históricas sobre várias épocas de Roma – do império e da igreja: Milão - ruínas do palácio onde o imperador Constantino assinou o Édito de 313 d.C., liberando o Cristianismo; locais vinculados à epopéia de Francisco na cidade de Assis e na basílica de São João Latrão, em Roma, então sede do papado.

Outro livro relacionado é o romance Herculanum, do espírito Rochester, que Emmanuel chancelou ao tradutor Manuel Quintão em 1938. Os principais episódios dessa obra se passaram na cidade de mesmo nome, destruída juntamente com Pompéia, e há citações de alguns personagens de Há dois mil anos.

Nas várias regiões e cidades citadas visitamos também os museus, repositórios de valioso acervo histórico.

            Os registros das viagens citadas foram divulgados pelo CEI, FEB e pela RIE, e, a documentação tem sido utilizada em artigos, palestras e seminários. No retorno da última viagem, repentinamente assumimos interinamente a presidência da FEB.

 Extraído de: http://grupochicoxavier.com.br/informacoes-de-emmanuel-inspira-viagens/

 

Cesar Perri e a esposa Célia na Via Ápia em Rome, Itália.  Foto do acervo de César Perri.

César na Villa Jovis em Capri, Itália,  visitando  o Palácio Imperial,.  Foto do acervo de César Perri

César e o filho Flávio junto à estátua eqüestre de Marco Nonio Balbo (Herculano)  

no Museu Arqueológico de Nápoles. Foto do acervo de César Perri.

 

Eis as novidades da home page do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier:

 

Mensagem de Bittencourt Sampaio:

http://grupochicoxavier.com.br/category/mensagens/

 

Novo livro com base em obras de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/lancamento-a-cura-pela-agua-as-orientacoes-de-chico-xavier/

 

Web radio Emmanuel:

http://grupochicoxavier.com.br/oucam-a-radio-emmanuel/

 

Video-aulas sobre Evangelho:

http://grupochicoxavier.com.br/category/videos/

 

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

O maior dos profetas

 

 

Uma das obras mais célebres do Século XX, rapidamente traduzida para quase todas as línguas, é a Vida de Jesus, de autoria de Ernest Renan.

Em 1862, o autor foi nomeado professor de hebraico no Collège de France. O governo de Napoleão III suspendeu o curso, após a primeira aula.

Isso porque Renan chamara Jesus de Homem Incomparável. Um Homem acima de todos os profetas, ímpar, sem igual. Mas, um homem.

Para ele, a popularidade de Jesus procedia daquele amor raro que Ele oferecia a todas as gentes, um amor incondicional.

As pessoas não estavam acostumadas a esse tratamento. Acabavam se maravilhando e entregando suas próprias crenças ao serviço da Boa Nova apaixonante.

Também o discurso do Nazareno, de fácil compreensão, cheio de parábolas sábias e ilustrativas, soava aos ouvidos como o mais belo e convincente.

Eram palavras que prometiam uma nova vida, cheia de esperança e livre das dores humanas. Uma filosofia nunca dantes apresentada.

A vida de Jesus é verdadeiramente arrebatadora. Muito a respeito dessa invulgar personalidade já se escreveu.

Seus primeiros biógrafos, os quatro Evangelistas, O retratam como um homem fora do Seu tempo.

Nem poderia ser de outra forma. Conforme os ensinos dos Espíritos, Jesus é o único Espírito Perfeito que habitou a Terra.

Por isso, Suas ações, Seus ensinos extrapolam os conceitos da Humanidade que ainda não alcançou a excelência das virtudes.

Como pedagogo de excepcionais qualidades, Ele viveu o que ensinou.

Disse que se deveria oferecer ao agressor a outra face, ou seja, não revidar o mal recebido.

E, sendo traído por um dos Seus, para ele somente teve gestos de afeto. Quando recebe o beijo da traição, indaga: Amigo, a que viestes? Ou seja, o que você deseja? Por que vem a mim, na calada da noite, com soldados armados?

Senhor do Mundo, Se submeteu ao julgamento do procurador da Judeia, que estava muito mais interessado em manter a sua posição e o seu poder do que, verdadeiramente, julgar com imparcialidade e nobreza.

Tão verdadeiro é esse posicionamento que, mesmo não tendo encontrado nada que devesse ser punido naquele homem, lhe confere a sentença de morte.

E O manda executar da forma terrível que Roma reservava para os revolucionários, os que se erguiam contra o Império.

Contudo, o Pastor das Almas somente teve palavras de perdão. Em meio à agonia da cruz, roga ao Pai que a todos perdoe, pois que não sabem o que fazem.

O supliciado Se preocupa pelo futuro dos Seus algozes.

Arauto da Imortalidade, entregou o Espírito ao Pai, em lacônica mas profunda prece.

E, adentrando a Espiritualidade, retornou glorioso, demonstrando que a morte não Lhe destruíra senão o corpo físico.

Ele estava ali, triunfador da morte, testificando que a vida prossegue, que quem parte não esquece os que permanecem na Terra.

E, aparecendo no cenáculo a portas fechadas, fazendo-Se anunciar por vento brando; ou aguardando na praia os companheiros que vinham da pesca, demonstra estar vivo, presente, atuante.

Sim, tinha razão Ernest Renan ao apresentá-lO como um Homem Incomparável, o maior entre todos os Profetas: Nosso Mestre e Senhor Jesus.

Redação do Momento Espírita.
Em 5.5.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Ernest Renan no “Collège de France”

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ernest_Renan#/media/File:Renan_in_his_Study_in_the_College_of_France.jpg

Jesus encontrado no Templo. Aquarela de James Tissot que muito  retratou a vida do Cristo.

Imagem/fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/Brooklyn_Museum_-_Jesus_Found_in_the_Temple_%28Jesus_retrouv%C3%A9_dans_le_temple%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

VEJA VIDEO EM HOMENAGEM

AOS 88 ANOS DE DIVALDO PEREIRA FRANCO

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=UinriYPc5l0&feature=youtu.be&list=PLswTnYFNWft6Oq-gJ9FjRQ-Vz0XqhzjOE

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]