Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 03 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/03-09-2015.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/03-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/02-09-2015.htm

01-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/01-09-2015.htm

31-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/31-08-2015.htm

29-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/29-08-2015.htm

28-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/28-08-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

Caim e Abel. Óleo sobre tela de Tiziano Vecelli ou Tiziano Vecellio

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Titian_-_Cain_and_Abel.JPG

 

 

O Livro do Destino

 

 

O escritor Malba Tahan, hábil contador de lendas e contos orientais, narra em uma de suas valorosas obras a história do livro do destino.

Diz ele que, certa vez, quando um mercador voltava de Bagdad, onde fora vender peles e tapetes, encontrou um homem muito mal vestido que, gesticulando e praguejando sem cessar, chamou-lhe a atenção.

Eu já fui poderoso! Já tive o destino nas mãos. – Esbravejava ele.

É um pobre coitado! – Falavam uns.

Não regula bem do miolo! – Afirmavam outros.

Sentindo irresistível atração pela história do desconhecido de turbante esfarrapado, aproximou-se dele e, depois de tranquila conversação, ele lhe confidenciou:

Eu já tive nas mãos o destino da Humanidade inteira.

Afinal, a vida de todos nós está escrita no grande livro do destino.

Cada homem tem lá sua página com tudo o que de bom ou de mau vai lhe acontecer.

Um dia, quando me encontrava vagando pelo deserto, encontrei uma gruta encantada, em cuja entrada havia um ser bondoso de sentinela.

Deixou-me entrar, avisando-me, porém, que só poderia permanecer na gruta por poucos minutos.

Dentro da gruta encontrei o tal livro do destino.

Era minha intenção alterar o que estava escrito na página de minha vida e fazer de mim um homem rico e feliz.

Bastava acrescentar: “Será um homem feliz, estimado por todos. Terá saúde e muito dinheiro”.

Lembrei-me, antes, porém, de meus inimigos.

Movido por torpes sentimentos de ódio e de vingança, procurei a página referente a um rival meu e, num ímpeto de rancor, sem hesitar, acrescentei: “Morrerá pobre, sofrendo os maiores tormentos.”

Na página de outro inimigo escrevi: “Perderá todos os seus haveres. Perderá seus amores e morrerá de fome e de sede no deserto.”

E, assim, sem piedade, fui prejudicando deliberadamente todos os meus desafetos.

Nesse momento, o mercador, que ouvia a história, não resistiu e interrompeu a narrativa.

E na sua vida? O que você fez na página que o destino dedicara à sua própria existência?

Ah, meu amigo, respondeu ele, torcendo as mãos nervosamente, nada fiz em meu favor.

Preocupado em fazer o mal aos outros, esqueci de fazer o bem a mim próprio.

Semeei infortúnio e dor e, por justa consequência, não colhi a menor parcela de felicidade.

Quando lembrei de mim, quando pensei em tornar feliz a minha vida, estava terminado meu tempo.

Sem que eu esperasse, algo me arrastou para longe da gruta, onde jamais consegui retornar porque nunca mais reencontrei o caminho.

Perdi a única oportunidade que tive de ser rico, estimado e feliz.

*   *   *

Embora se trate de uma aventura imaginária, repleta de alegorias, é certo que o triste caso encerra profundo ensinamento.

Há muitos homens no mundo que, preocupados em levar o mal a seus semelhantes, se esquecem do bem que poderiam fazer a si próprios.

*   *   *

Somos nós que fazemos nosso próprio destino, escrevendo diária e continuamente as páginas de nossas vidas.

Somente a nós cabe a responsabilidade pela nossa alegria ou pela nossa desdita.

Somos herdeiros de nós mesmos e colheremos justamente o que tivermos plantado.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no livro Contos
 e lendas orientais, de Malba Tahan, ed. Ediouro.
Em 1.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Retrato do professor, pedagogo, matemático e escritor brasileiro Júlio César de Melo e Sousa mais conhecido pelo seu pseudônimo,  Malba Tahan. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar_de_Melo_e_Sousa#/media/File:J%C3%BAlio_C%C3%A9sar_de_Melo_e_Sousa.png

 

 

Desencarnou d. Maria Coutinho

Caratinga, MG

 

 

RETORNOU À PÁTRIA ESPIRITUAL A CONFREIRA MARIA COUTINHO, PRESIDENTE DO GRUPO ESPÍRITA DIAS DA CRUZ, DA CIDADE DE CARATINGA, INTERIOR DE MINAS GERAIS.  MARIA COUTINHO DESENCARNOU NA MANHÃ DO DIA  24 DE AGOSTO,  NO HOSPITAL DA UNIMED, EM BELO HORIZONTE, E O SEPULTAMENTO DO CORPO FOI REALIZADO NO DIA SEGUINTE,   AS 10 HORAS DA MANHÃ, NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE CARATINGA. AO SEPULTAMENTO COMPARECERAM CENTENAS DE MORADORES DE CARATINGA, MUITOS DOS QUAIS, BENEFICIADOS PELA OBRA SOCIAL POR ELA DESENVOLVIDA, ATRAVÉS DA CANTINA AUREA, QUE FORNECIA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA PARA CRIANÇAS, TRATAMENTO DENTÁRIO, REFORÇO ESCOLAR, DOAÇÃO DE ROUPAS E CALÇADOS E EVANGELIZAÇÃO PARA OS ASSITIDOS E SEUS PAIS.

 

(Informação recebida em email de Gerson Simões [email protected])

 

Aos familiares e amigos de d. Maria Coutinho os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade. A ela, espírito exemplar, a prece com reconhecimento e admiração pelo que fez e faz na Seara de Jesus. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Registro. Divaldo Franco - Temporada 2015 Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

28/08/2015

 

Na última sexta-feira, 28 de agosto, o médium e orador espírita Divaldo Franco proferiu uma conferência pública na Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Maracanã, para um público de cerca de quatro mil pessoas.

 

As atividades tiveram início às 18h30min, com a dramatização do livro "Filho de Deus", de autoria do Espírito Joanna de Ângelis, psicografado pelo médium e palestrante da noite, e com a participação dos membros do Grupo Espírita Caminho da Esperança, do Rio de Janeiro, entidade organizadora e promotora do evento.

 

O final da apresentação contou com a performance de Saulo Laucas, músico e tenor, que maravilhou o público com seu grandioso talento vocal.

 

Na sequência, Divaldo Franco foi convidado ao púlpito e suas primeiras palavras foram de exaltação ao Amor, afirmando que na vida de todos nós ocorrem situações que, de uma hora para outra, mudam, completamente, o nosso roteiro, a direção de nosso caminhar, e que, por isso, a melhor maneira de conduzirmos a nossa existência é através do Amor.

 

Para ilustrar a sua proposta doutrinária e terapêutica, narrou a estória de James Pike, eminente bispo americano da Igreja Episcopal, cujo filho toxicômano desencarnou pelo suicídio indireto, após ingerir uma grande dose de soníferos para poder dormir. Esse trágico acontecimento teria posto em cheque a fé do bispo que, oportunamente, teve contato com uma médium inglesa, por cujas faculdades paranormais manifestou-se o filho desencarnado e um seu amigo íntimo, também já falecido, ambos dando-lhe as maiores provas da imortalidade da alma e da comunicabilidade dos Espíritos. Diante das provas incontestes, James Pike passou a ter a fé inabalável na vida imortal, a ponto de escrever um livro sobre a sua experiência pessoal intitulado "O Outro Lado" e de ir a público, nas redes de televisão e rádio, ou proferindo sermões, declarando a veracidade do que houvera testemunhado.

 

Embasando os fatos narrados sobre a vida do Bispo Pike com os ensinamentos do Espiritismo, Divaldo asseverou que todos nós experimentamos momentos de crise interior, de dúvida, de questionamento sobre a vida, sobre o sentido de nossa existência. Afirmou, também, que o mundo atravessa um dos seus momentos mais críticos de toda a História, com crises de toda ordem - espiritual, moral, social, econômica, guerras-, que são resultados de nossos comportamentos equivocados, em desalinho com as leis divinas, as leis cósmicas.

 

A solução para essas crises e o retorno ao estado de equilíbrio, individual e social, estariam na vivência da proposta terapêutica do Evangelho de Jesus, na sua pureza, conforme aclarado pelo Espiritismo.

 

É necessário, disse o orador, que nós realizemos a viagem interior, para encontrarmos em nossa própria consciência a diretriz segura para bem viver, sendo essa diretriz a própria lei divina em nós. Nesse sentido, viveríamos dentro de um padrão de resignação dinâmica, isto é, aceitando as ocorrências inevitáveis, sem revolta que nos desequilibrasse mais ainda, e trabalhando os fatores de nossa existência e de nosso mundo interior para construirmos um futuro melhor para nós mesmos, concretizando a nossa autoiluminação.

 

Encerrando a sua conferência, Divaldo retornou à mesma exaltação de suas palavras iniciais, a exaltação ao Amor, dizendo que vale a pena amar a si mesmo e ao próximo, convocando todos a uma marcha de ternura, de amor, de carinho, de aprofundamente e enobrecimento dos laços de família, de cuidados amorosos aos filhos, para que os núcleos familiais, bem estruturados no Amor, possam compor uma sociedade mais justa, harmoniosa e feliz.

 

Como de hábito, Divaldo conclui sua oratória com a declamação da mensagem profunda dos versos do Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Luismar Ornelas de Lima

 

 

 

Palestras com Geraldo Lemos Neto

Lisboa, Portugal

 

3 palestras de Geraldo Lemos Neto com Chico Xavier este sábado/domingo em Lisboa

 

3 palestras de Geraldo Lemos Neto este sábado/domingo na região de Lisboa

"As Múltiplas Faculdades Mediúnicas de Chico Xavier "
Geraldo Lemos NetoImagem intercalada 2Imagem intercalada 1

Vimos convidá-lo para assistir à palestra "As Múltiplas Faculdades Mediúnicas de Chico Xavier" de Geraldo Lemos Neto, sábado, dia 5 de setembro, pelas 17 horas na nossa Casa - Grupo Espírita Batuíra - no Largo Almirante Pedroso, n.º 9, em Algés.

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel [[email protected]])

 

 

Boletim No. 2  do XVI Congresso Espírita Colombiano 2016

Medellin, Colômbia

 

From: Jorge Berrio B. <[email protected]>
Date: 2015-09-02 8:02 GMT-05:00
Subject: Boletín No 2. Congreso Espírita Colombiano 2016
To: [email protected]

 Cordial Saludo

 

Tenemos el gusto de enviarles el Boletín No 2  del XVI Congreso Espírita Colombiano 2016.

 

Por favor ingresar al siguiente  link:

 

http://confecol.org/congreso2016              

Para abrir la página web del boletín No 2, dependiendo el correo, puedes dar clic izquierdo del mouse sobre el link  ó  la tecla Ctrl + Clic derecho del mouse sobre el link ó copia el enlace en una nueva pestaña o nueva ventana del explorador.

 

Nota: Aprovechando la tecnología e innovación, estamos enviando un link el cual te llevara al boletín No 2, página web en la cual tiene un efecto llamado page flip (libro electrónico), que simula un libro como si fuera real y en el que pueden pasarse las hojas, las cuales, puedes adelantar y devolver las hojas a tu gusto.

 
Atentamente,
--

Comisión Organizadora 

XVI Congreso Espírita Colombiano

Medellín - Colombia

 

 Jorge Berrio Bustillo

Presidente

Logo_Confecol_FINAL_copia1

(Informações recebidas em emails de Jorge Berrio B. [[email protected]] e de Maria Reyna [[email protected]])

 

 

Arte Espírita: FECEF 2015

Franca, SP

 

FECEF em Franca-SP, neste final de semana

 


Os convites para o festival estão a venda no Idefran e Escola VivArte por R$ 20,00 para os 3 shows.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da Use Franca)

 

 

Aniversário de 52 anos do Centro Espírita Irmão Eustáquio  Salvador, BA.

 

 

CENTRO ESPÍRITA IRMÃO EUSTÁQUIO

Rua 24 de Janeiro, 15 – Roma, Salvador-BA

Tel.: (71) 3208-2096

E-mail: [email protected]

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Seminário: Dia Internacional de Prevenção do Suicídio

Rio de Janeiro, RJ 

 

De: Edison Godinho [mailto:[email protected]]
Enviada em: terça-feira, 1 de setembro de 2015 08:17
Para: Você
Assunto: SEMINÁRIO: DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO AO SUICIDIO - CEERJ - 10/09/2015 - 10:00 às 19:00

 

Prezado Companheiro:

 

Pedimos divulgar:

 

                                DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO AO SUICIDIO

 

Data: 10 de Setembro de 2015

Local: CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rua dos Inválidos, 182 - Centro - Rio de Janeiro-RJ

Horário: 10:00 às 19:00

- Palestras, Mesa de debates, Irradiação para os Suicidas, Evangelho no Lar com Demonstração ao Vivo, Música, e Palestra(noite) com Passes Coletivo

 

Abraços Fraternos

           

        Edison Godinho  -  CEERJ -

Tels.: 0xx-21-98877-0899 (OI)  -  99933-0899 (Vivo)

CAMPANHA EVANGELHO NO LAR E NO CORAÇÃO 

 

Mantenha-se atualizado sobre os eventos da doutrina espírita:

FEB – Federação Espírita Brasileira: www.febnet.org.br

CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro: www.ceerj.org.br

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Feira do Livro Espírita de

Volta Redonda, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra no C.E. Josefa Olimpia de Oliveira

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

Teatro: Paulo e Estêvão

Campinas, SP

 

A VENDA SERÁ REALIZADA NA BANCA DO LIVRO ESPÍRITA "CHICO XAVIER"

RUA BARÃO DE JAGUARA, 1205- CENTRO - CAMPINAS/SP

FONE DE CONTATO: 3241-1148

 

ABRAÇOS FRATERNAIS,

CRISTINA

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 05 de setembro, sábado, 20 horas

Expositor: Sidney Doretto

Tema: "Relacionamentos"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Informativo Semanal CE Zilda Gama - retificação

São Paulo, SP

 

AVISOS

 

·       Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·       Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

·       Programa de Formação de Trabalhadores - 03/09, 20 h – Desenvolvimento e formação de grupos de trabalhadores na casa para atuar, também, em atividades que a casa pode desenvolver além dos dias de seu funcionamento normal e que são também importantes, p. ex.: captação de recursos, eventos, doutrina, recursos humanos, etc.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

Palestra de  01/09                                       20h – Reunião Pública

Oradora: Neide Guerra                                  CE Simão Pedro

Tema: Inácio de Antioquia

 

02/09/2015 – Próxima Quarta                   20h – Reunião Pública

Oradora: Jobert Costa                                   CE Júlio de Abreu Filhos

Tema: A Beneficência

 

05/09/2015 – Próximo Sábado                  15h – Reunião Pública

Orador: Rafael Peregrino                               CE Zilda Gama               

Tema: Nossos Filhos são Espíritos

 

08/09/2015 – Próxima Terça                             20h – Reunião Pública

Orador: Adilson Ferreira                                             

Tema: Espiritismo:  Caminho, Verdade e Vida

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Lizst Rangel

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

24º. CONFRADE- Confraternização da Família Espírita de

Pedregulho, SP

 

 


​Promoção: USE Regional de Franca

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Informações da

FEB Federação Espírita Brasileira

 

Médium Chico Xavier é um dos homenageados pela FEB na Bienal 2015


A Editora da Federação Espírita Brasileira participa da décima sétima edição da Bienal Internacional do Livro do Rio com grandes novidades. Quem visitar o estande verá o destaque a grandes autores espíritas como Divaldo Pereira Franco, Allan Kardec e Chico Xavier, reconhecido como O maior brasileiro de todos os tempos e que neste ano completaria 105 anos.

Será possível, ainda, ter acesso a dois livros inéditos de Chico Xavier e aos três primeiros livros da coleção que traz os comentários do Espírito Emmanuel sobre os Evangelhos do Novo Testamento, além de romances, livros de estudos da Doutrina Espírita e infantis. Confira algumas das novidades:

Livros inéditos do médium Chico Xavier

A parceria entre a FEB Editora e a Editora CEU traz ao público importantes obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Fé e vida e Verdade e amor são livros inéditos contendo mensagens e poemas ditados por diversos espíritos como Emmanuel, André Luiz, Irmão X, Meimei, entre outros. São pensamentos e reflexões que nos levam para a ação benevolente de trabalhar por um mundo melhor.

Conheça novas reflexões sobre o Novo Testamento

A parceria de mais de setenta anos do Espírito Emmanuel com o médium Chico Xavier trouxe uma inestimável colaboração para o entendimento do mundo, escolhas e caminhos da humanidade. E com o objetivo de ampliar a visão sobre o Novo Testamento, a FEB Editora organizou os comentários presentes nos livros que resultaram do amoroso e incansável trabalho dos dois.

Uma equipe de pesquisadores da Federação Espírita Brasileira organizou esta coletânea, que ao final será composta por sete volumes. O trabalho de compilar estas palavras tem como objetivo tornar acessíveis os pensamentos e reflexões presentes nestes livros, demonstrando cada vez mais que a mensagem deixada por Cristo é fonte de vida e amor. Os três primeiros livros da coleção, que podem ser conferidos no estande da FEB Editora, são os volumes referentes aos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Um livro esclarecedor sobre a Doutrina Espírita

O livro Temas da vida e da morte, do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, com a psicografia do médium Divaldo Pereira Franco, traz várias respostas sobre temas relevantes como: destino, suicídio, reencarnação, responsabilidade, entre outros. São dúvidas e questões cotidianas avaliadas à luz da palavra do Cristo e elucidadas com todo amor e sabedoria pelos ensinamentos espíritas.

Romance aborda como questões atuais são escolhas feitas no passado

Em A granja do silêncio o autor Paul Bodier conta a história do médico Gilles Bodin. Levado a entrar em uma velha mansão abandonada, encontra um Espírito que lhe conta a história do crime que tirou sua vida. Ao conhecer os detalhes desta história, Gilles é apresentado a provas comprovatórias da existência da vida após a morte, da reencarnação e como as provas por que passamos hoje são reflexos de ações passadas. Este romance nos envolve por falar sobre a vida, a morte e dos fenômenos espíritas de forma simples e envolvente.

O que acontece conosco após a morte?

No livro A crise da morte, o autor Ernesto Bozzano traz testemunhos vindos do mundo espiritual com provas científicas comprobatórias da continuidade da vida após a morte. A obra contém orientações sobre os motivos da existência física, os compromissos futuros assumidos, e ainda depoimentos emocionantes de irmãos que narram experiências sobre a importância da valorização da vida e do amor.

A mensagem de uma jovem recém desencarnada

O romance Sinal de luz conta as experiências e descobertas feitas por Cristyna, jovem que perdeu a vida abruptamente. Auxiliada por Daniel, a jovem nos leva a conhecer os trabalhadores do Mundo Maior que se dedicam ao progresso da humanidade. A jovem nos conta sobre os trabalhos desenvolvidos na colônia e como os encontros e reencontros são oportunidades para a evolução pessoal e do nosso planeta.

O passe é um gesto de amor

O passe espírita é um livro que nos dá noções preliminares sobre o passe àqueles que pretendem se iniciar nos estudos, além de elucidar sobre as habilidades necessárias aos abençoados serviços assistenciais da terapia fluido-magnética, como o passe é chamado. Neste livro o leitor terá acesso a um estudo sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano, sobre algumas leis e princípios relacionados ao passe, bem como a relação desses elementos entre si. A obra trata, ainda, do passe propriamente dito, analisando suas técnicas e cuidados especiais, sempre evidenciando que sua prática é uma oportunidade de exercitar, acima de tudo, a caridade.

Um livro sobre as raízes do Evangelho

O Evangelho sem mistérios nem véus é uma obra que rasga os véus impostos por religiões convencionais e desmistifica os raciocínios induzidos de forma imprudente. O autor desvenda o mistério que oculta a imortalidade do Espírito e a vida organizada noutra dimensão, considerando o pesado manto dos sacramentos e dos dogmas. Aprender é divertido!

A FEB Editora traz também para a Bienal do Rio livros do catálogo infantil. Alguns destaques:

. A visita do amor: A história de Zaqueu – esta é uma historinha sobre um cobrador de impostos que, por causa de sua profissão era odiado por todos em Jericó. A Páscoa chegou e trouxe Jesus, o “Mestre”, um homem amável e bondoso que fazia milagres, ajudava os pobres e miseráveis e que, devido à fé e ao arrependimento de Zaqueu, trouxe a salvação à sua casa. . Nosso Lar – o livrinho divertido: inspirado na grande obra homônima de Chico Xavier, este livro é acompanhado por um tabuleiro que levará toda a família a uma divertida exploração da colônia espiritual. Escolha um dos personagens e viva aventuras que farão conhecer cada personagem do livro e a constituição de Nosso Lar.

Nosso Lar 2 será inspirado em livro da FEB

Em primeira mão a FEB recebeu a notícia da continuação do grande sucesso dos cinemas! Vem aí, Nosso Lar 2 – Os mensageiros. Em breve a obra ditada pelo Espírito André Luiz ao médium Chico Xavier estará nos cinemas de todo o País, com direção de Wagner de Assis. O livro Os Mensageiros relata experiências de Espíritos que reencarnaram com instruções específicas para atingir o aprimoramento pessoal, mas que nem sempre foram bem-sucedidos em suas tarefas.

bienal_rio2015

Copyright © 2015 FEB Editora, All rights reserved.
Este é um informativo da FEB Editora.

Our mailing address is:

FEB Editora

SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte

Brasília, DF 70830106

Brazil


Add us to your address book



unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

Informativo do Instituto Beneficente Chico Xavier

Itú, SP

 

Acesse aqui:

http://www.institutochicoxavier.com/informativo/informativo74/index.htm

 

 

 

Matéria da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté (SP)

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Vinganças cotidianas, pequenas, mas machucam...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Marido e esposa encontravam-se no mesmo local conversando quando, sem qualquer justificativa, o marido a deixou falando sozinha e saiu...

A esposa ficou sem nada entender.

Ele, ao perceber a falta de sensibilidade, voltou e pediu desculpas.

Desculpe, meu amor... Mas você também já fez isso, não é mesmo?

A esposa, então, apenas sorriu e confirmou a informação do marido.

O que teria sido uma nobre atitude: pedido de desculpas, tornou-se outro grande equívoco: um erro justificando o outro.

Um erro jamais poderá justificar outro. O erro do semelhante para conosco não nos dá o direito de errar com ele também, numa espécie de desconto.

É o velho “bateu, levou”, que muitas vezes deixa amarga qualquer relação.

E, infelizmente, ainda agimos assim. Se já nos libertamos de alguns costumes bárbaros que vicejavam outrora, como eliminar de forma brutal quem nos ofendia, ou mesmo discordava de nossas ideias,  nem tão livres estamos das pequenas vinganças cotidianas.

É uma cutucada aqui, uma piada maliciosa acolá, uma “indireta” mais adiante a sinalizar que não nos esquecemos daquele 04 de junho de 1984, em que um primo inconveniente disse que estávamos acima do peso.

Se não quebramos esse círculo de guardar em nossa mente tudo o que nos fazem, para posterior revide, dificilmente teremos uma vida tranquila, seja no trabalho, lar, recinto religioso ou qualquer outro local em que estabeleçamos contato social.

E nas leis divinas, este guardar em nossa cuca o que nos fazem para posterior revide chama-se vingança.

Vinga-se todo aquele que paga o mal, ou suposto mal, com uma atitude semelhante.

Em O Evangelho segundo o Espiritismo, há uma mensagem interessante ditada pelo Espírito Jules Olivier em 1862. Trago uma de suas inspiradas frases que diz o seguinte: A vingança é um índice seguro de atraso dos homens que a ela se entregam...

Penso que mais claro impossível. Se quero verificar se estou atrasado ou caminhando rumo ao progresso basta verificar como são minhas atitudes no dia a dia.

Costumo guardar o que me fizeram para descontar depois?

Tenho o hábito de tratar de forma mal educada aqueles que não me tratam bem?

Se é certo que não preciso ser o melhor amigo daqueles que não me inspiram confiança e já me prejudicaram, certo também que não necessito repetir as atitudes maldosas dessas pessoas.

E no lar, como estou? Costumo revidar os comentários que minha esposa faz sobre a queda crescente dos meus cabelos? Ou elevei minha autoestima e consegui superar?

As respostas às perguntas acima mostrarão como estou me saindo. Se já superei a fase das pequenas vinganças, dos mínimos descontos, ou se ainda costumo levar minha vida na base do “bateu, levou”, o que nada mais é do que ainda o homem antigo que teima viver em nós.

Pensemos nisso.

 

Quero-quero tomando sol em praia de Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

O testemunho de Tomé

 

Do livro Boa Nova.

Ditado pelo espírito Humberto de Campos;

psicografia de Francisco Cândido Xavier; .

Editora FEB.

 

 

     Conta a narrativa de Marcos que, voltando Jesus de uma das suas excursões, se encaminhou para o território de Dalmanuta, onde vários fariseus se puseram a discutir com ele, para experimentá-lo. Entremostrando a dor que lhe causava a incompreensão ambiente, o Mestre exclamou com a sua energia serena: - "Por que pede esta geração um sinal do Céu?"

     Era freqüente buscarem o Messias com a preocupação exclusiva do maravilhoso. Alguns exigiam os milagres mais extravagantes, no ar, no firmamento, nas águas. Jesus não afirmava ser o Filho de Deus?!... No exercício do seu ministério, não expulsara Espíritos malignos, não curara paralíticos e leprosos? Os fariseus, principalmente, eram os que desejavam crer nos ensinamentos novos, mas, dentro das normas do velho egoísmo humano, reclamavam prévias compensações do sobrenatural ao apoio do dia seguinte.

     De todos os discípulos, era Tomé o que mais se preocupava com a dilatação, que lhe parecia necessária, da zona de influenciação do Senhor junto dos homens considerados mais importantes e mais ricos. Não raro, insistia com Jesus para que atendesse às exigências dos fariseus bem aquinhoados de autoridade e de riqueza.

     Naquele dia de breve repouso em Dalmanuta, o Mestre descansava na choupana de um velho pescador por nome Zacarias, quando o discípulo surgiu inesperadamente, reclamando-lhe a atenção nestes termos:

     — Senhor, numerosos homens de importância estão na localidade e desejam o sinal de vossa missão divina!

     Reparando que Jesus guardara silêncio, Tomé continuou a falar, desejoso de acender entusiasmo em torno do seu alvitre.

     — São altos funcionários de Herodes, em companhia de doutores de Jerusalém, que excursionam por estas paragens... Além disso, estão acompanhados de patrícios romanos, interessados em conhecer o lago e as suas aldeias mais influentes. Esses viajantes ilustres fizeram-me portador de um convite atencioso e amável, pois vos esperam em casa do centurião Cornélio Cimbro!...

     Jesus, entretanto, depois de longo silêncio, no qual pareceu examinar detidamente a atitude mental do interlocutor, perguntou com serenidade, mas em tom algo doloroso:

     Que desejam de mim?

     — Querem conhecer-vos, Mestre! replicou o Apóstolo, mais confortado.

     — Não é necessário que me vejam a mim, mas que sintam a verdade que trago de Nosso Pai redargüiu Jesus, com tranqüila firmeza.

     Deixando transparecer o desgosto que aquela resposta lhe causava, Tomé insistiu:

     — Mestre, Mestre, atendei-os!... Que será do Evangelho do Reino e de nós mesmos, sem o apoio dos influentes e prestigiosos? Acreditais na vitória sem o amparo das energias que dominam o mundo? Mostrai-vos a esses homens, revelai-lhes o vosso poder divino, pois, ao demais, eles apenas desejam conhecer-vos de perto!.

     — Tomé exclamou o Senhor, com energia , Deus não exige que os homens o conheçam senão no santuário do perfeito conhecimento de si mesmos. Eu venho de meu Pai e tenho de ensinar as suas verdades divinas. Nunca reclamei dos meus discípulos as suas homenagens pessoais, apenas tenho recomendado a todos que se amem, reciprocamente, através da vida!

     E, desfazendo as ponderações descabidas do discípulo, continuou:

     — Julgas, então, que o Evangelho do Reino seja uma causa dos homens perecíveis? Se assim fosse, as nossas verdades seriam tão mesquinhas como as edificações precárias do mundo, destinadas à renovação pela morte, nos eternos caminhos do tempo. Os patrícios romanos e os doutores de Jerusalém não terão de entregar a alma a Deus, algum dia? Quem será, desse modo, o mais forte e poderoso: Deus, que é o Pai de sabedoria infinita, na eternidade de sua glória, ou um césar romano, que terá de rolar do seu trono enfeitado de púrpura, para o pó tenebroso da sepultura?!

     Tomé escutava-o, surpreso e entristecido; todavia, com o propósito de se justificar, acrescentou comovido:

     — Mestre, compreendo as vossas observações divinas; no entanto, esses forasteiros desejavam apenas um sinal de Deus nos Céus.

     — Mas, se são incapazes de perceber a presença do nosso Pai, como poderão reconhecer-lhe um simples sinal? perguntou Jesus, com todo o vigor da sua convicção.

Os pais humanos sabem que sem o seu esforço, ou sem a generosa cooperação de alguém que os substitua, à frente da família, não seria possível o desenvolvimento de seus filhos, no que se refere à assistência material; contudo, os homens do mundo encontram a casa edificada da natureza, com a exatidão de suas leis, e timbram sempre em negar a assistência da Providência Divina. Vai, Tomé, e dize-lhes que o Evangelho do Reino não se destina aos que se encontrem satisfeitos e confortados na Terra; destina-se justamente aos corações que aspiram a uma vida melhor!

     Ante a firmeza das elucidações, o apóstolo não mais insistiu. Ainda, porém, interrogou, hesitante:

     — Mestre, qual será então a nossa senha? Como provar às criaturas que o nosso esforço está com Deus?

     — Uma só lágrima, que console e esclareça um coração atormentado explicou Jesus , vale mais do que um sinal imenso no céu, destinado tão-somente a impressionar os miseráveis sentidos da criatura. A nossa senha, Tomé, é a nossa própria exemplificação, na humildade e no trabalho. Quando quiseres esclarecer o espírito de alguém, nunca lhe mostres que sabes alguma coisa; sofre, porém, com as suas dores e colherás resultado. A redenção consiste em amar intensamente. Se te interessas por um amigo, suporta os seus infortúnios e imperfeições, anda em sua companhia nos dias amargos e dolorosos! O nosso sinal é o do amor que eleva e santifica, porque só ele tem a luz que atravessa os grandes abismos. Vai e não descreias, porque não triunfaremos no mundo somente pelo que fizermos, mas também pelo que deixarmos de fazer, no âmbito das suas falsas grandezas!...

 

***

 

      Desde esse dia, o apóstolo Tomé reformou a sua concepção sobre as mensagens do céu, no capítulo dos milagres; entretanto, não conseguia escapar a pequeninas indecisões, em matéria de fé. Não podia excluir de sua imaginação o desejo de uma vitória ampla e fácil do Evangelho, pela renovação imediata do mundo.

     Dentro em pouco, porém, a onda das perseguições vinha desfazer a suave e divina ventura. O Mestre fora preso. Com exceção de João, que se conservara junto de sua mãe, todos os discípulos se afastaram espavoridos.

     Também ele não resistiu às grandes vacilações do triste momento. Debandara. Todavia, depois, sentira o coração pungido de remorsos acerbos. Almejava contemplar o Mestre querido, ouvir, se possível, pela última vez, uma palavra de exprobração dos seus lábios divinos. Disfarçando-se, então, de maneira a tornarse irreconhecível, a fim de se livrar das iras da multidão, incorporou-se, nas ruas movimentadas, ao ruidoso cortejo. Seu coração batia acelerado. Rompeu a massa popular e aproximou-se do Messias, que caminhava sob a cruz a passos vacilantes, seguido de perto pelos soldados que o protegiam contra os ataques da plebe. Sentiu que uma grande angústia lhe dilacerava as fibras mais delicadas da alma. Contudo, seguiu sempre, até que o madeiro se ergueu, exibindo o sentenciado sob os raios do Sol claro, no topo de uma colina, como para apresentar espetáculo às vistas do mundo inteiro.

     Tomé contemplou fixamente o Mestre e notou que o espírito se lhe mantinha firme. Sua fisionomia serena, não obstante o martírio daquela hora, não refletia senão o amor profundo que lhe conhecera nos dias mais lindos e mais tranqüilos. Seus pés, que tanto haviam caminhado para a semeadura do bem, estavam ensanguentados. Suas mãos generosas e acariciadoras eram duas rosas vermelhas, gotejando o sangue do suplício. Sua fronte, em que se haviam abrigado os pensamentos mais puros do mundo, se mostrava aureolada de espinhos.

     Tomé se pôs a chorar discretamente; logo, porém, como se o olhar do Mestre o buscasse, entre os milhares de criaturas reunidas, observou que Jesus o fitara e, magnetizado pela sua feição divina, avançou, hesitante. Desejava escutar daqueles lábios adorados a reprovação franca e sincera que merecia o seu condenável procedimento, fugindo ao testemunho da hora extrema. Aproximou-se ofegante da cruz e, deixando perceber que apenas cedia a uma necessidade espiritual naquele instante supremo, ouviu Jesus dizer-lhe em voz quase imperceptível:

     — Tomé, no Evangelho do Reino, o sinal do céu tem de ser o completo sacrifício de nós mesmos!...

     O apóstolo compreendeu-lhe as palavras e chorou amargamente.

 

***

 

     Não obstante a advertência do Messias, feita do cimo da cruz da humilhação e do sofrimento, o discípulo continuava naquela atitude que se caracterizava por dúvidas quase invencíveis. Considerava o Cristo a mais alta figura da Humanidade, em se tratando do amor que ilumina as estradas escabrosas da vida material; mas, no que se referia ao raciocínio, Tomé mantinha certas restrições. Sua alma se deixava empolgar por inúmeras indecisões, quando a notícia fulgurante da ressurreição estalou em Jerusalém, por entre vivas manifestações de alegria.

     Maria de Magdala, Pedro, João, bem como outros companheiros, tinham visto o Senhor, tinham-lhe escutado a palavra consoladora e divina. Incerto de si mesmo, quase vencido na sua escassa fé, o discípulo procurou os amigos diletos, ansiando pela manifestação do Mestre adorado. Reunida a pequena comunidade, depois das preces habituais, Jesus penetrou na sala humilde com sereno sorriso, desejando aos companheiros paz e bom ânimo, como nos dias venturosos e risonhos da Galiléia. Tomé, sentindo o coração bater-lhe precipitado, ergueu os olhos. O Senhor, percebendo-lhe os pensamentos mais ocultos, aproximou-se do discípulo de fé vacilante e o convidou a tocar-lhe as chagas. Depois de pronunciar as palavras que as narrativas apostólicas registraram, acrescentou bondosamente: - "Tomé, põe a tua mão nas minhas chagas e não te esqueças de que é o sinal...”.

     Então, a razão fria do Apóstolo notou que um clarão novo o invadia e lhe penetrava a alma. Compreendeu finalmente que o martírio do coração que ama se reveste de misterioso poder. Tocado pela humildade do Mestre redivivo, prosternou-se e chorou. Suas lágrimas eram de ventura e lhe proporcionavam ao espírito um júbilo para cujo preço todos os tronos da Terra eram miseráveis e pequeninos. Sua alma acabava de vencer uma grande batalha. O coração triunfara do cérebro, o sentimento lhe acrisolara a fé.

 

Estrada margeando o Mar da Galiléia. Ao fundo a verdejante Planície de Genesaré. Foto Ismael Gobbo

 

A prisão de Jesus em quadro de El Greco. Catedral de Toledo, Espanha.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/El_Expolio#/media/File:El_Expolio_del_Greco_Catedral_de_Toledo.jpg

Aquarela de James Tissot intitulada “A morte de Jesus”.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crucifica%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Death_of_Jesus_(La_mort_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

A incredulidade de S. Tomé por Caravaggio

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9#/media/File:Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg

Paisagem com Cristo e seus  discipulos no caminho para Emaús. Óleo sobre tela de Jan Wildens.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disc%C3%ADpulos_de_Ema%C 3%BAs#/media/File:Jan_Wildens_-_Landscape_with_Christ_and_his_Disciples_on_the_Road_to_Emmaus_-_WGA25745.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]