Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 31 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/31-03-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/31-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/30-03-2016.htm

29-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/29-03-2016.htm

28-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/28-03-2016.htm

26-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/26-03-2016.htm

25-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/25-03-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

                    

Exemplo Único

 

“(...) Jesus é o Modelo e guia, sim, da Humanidade, sem o qual o homem estaria mais perdido no labirinto das paixões do que ora se encontra, por fruto da rebeldia e da insânia a que espontaneamente se entrega.

Toma-O como diretriz e nunca receies!”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Lições para a Felicidade,     5ª ed. p. 101  – editora LEAL)

Desenho: Fátima Oliveira - Mansão do Caminho, Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

                    

EJemplo   Único

 

...Por cierto, Jesús es el Modelo y Guía de la humanidad, sin el cual el hombre estaría más perdido aún en el laberinto de las pasiones que lo que ahora se encuentra, fruto de la rebeldía y de la insania a la que espontáneamente se entrega.

 

¡Adóptalo como instructor y nunca temas!

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – Libro Lecciones para la felicidad – Editora LEAL

Creación: Fátima Oliveira - Mansión del Camino, Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

...........................................

................................

.....................

 

 

 

(Copiado de Febnet)

O médium de cura “Zé Arigó” (José Pedro de Freitas)

Imagem/fonte: http://www.d.umn.edu/cla/faculty/troufs/anth4616/Arigo.html  

Imagem: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12121964/121264_1.htm

Zé Arigó na prisão

Imagem http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12121964/121264_1.htm

Túmulo de José Pedro de Freitas, o “Zé Arigó”  (1921 – 1971), no Cemitério N.S. da Conceição, em Congonhas, MG.

No dia 21/11/2014 foi sepultada sua esposa Arlete Freitas, com  97 anos de idade. Foto Ismael Gobbo 

 

 

 

Retorno à barbárie

 

 

 

                                                                                   Richard Simonetti

                                                                       [email protected]

 

 

1 ­­– O aedes aegypty tem causado grandes transtornos para a Humanidade, vetor de doenças como o dengue, a febre amarela  e agora a febre zika e a chikungunya. Como explicar tantos males?

                        Uma senhora perguntava por que Deus fez um inseto repugnante como a barata. O marido respondeu, bem-humorado, que seria, talvez, para ela cuidar melhor da higiene na cozinha. O aedes bem pode estar enquadrado nesse objetivo – estimular-nos a cuidar da limpeza urbana.

 

2 – O Criador está usando vara de marmelo para nos educar?

                        Até que seria bom. Na verdade, Deus nos concede o dom de viver. As condições e a qualidade de vida dependem de nós. Deus faz o mato crescer, organizando as disposições da Natureza. Se o mato invade nossa casa, a responsabilidade é inteiramente nossa.

 

3 – Os males provocados pelo aedes não seriam, portanto, do tipo “cavaleiros do apocalipse”?

                        De forma alguma. Basta lembrar que ele prospera apenas em países de clima quente. Seria um apocalipse circunscrito, não universal? Países de clima frio aprontam até mais. Basta lembrar as duas guerras mundiais, autênticas hecatombes que mataram perto de setenta milhões de pessoas. Assim considerando, os europeus seriam muito mais merecedores dos problemas gerados pelo impertinente inseto.

 

4 – Como ficam os Espíritos que contraem, no ventre materno, a microcefalia, em virtude de uma proliferação do inseto na região em que nascem? Seria esse o seu carma? Seria a infestação um agente do destino para que tivessem tão grave problema?

                        Nem sempre as contingências humanas surgem como instrumentos para realização de um carma. Se assim fosse, deveríamos cruzar os braços e deixar o aedes picar à vontade as gestantes, admitindo que seriam afetados apenas os reencarnantes que devessem enfrentar esse problema.

 

5 – Não é assustador imaginar que um filho possa contrair a microcefalia não por imposição cármica, mas por mera desídia humana?

                        Precisamos superar a ideia de que todas as ocorrências funestas que afetam as criaturas humanas são cármicas. Carma é viver na Terra, onde tudo pode nos acontecer, se não tivermos cuidado com nossa vida, dispondo-nos a cultivar a mansidão das pombas e a prudência das serpentes, como ensinava Jesus. Não obstante, recordemos que, em última instância, todos males  trabalham pelo bem, agitando a consciência humana em favor de sua renovação.

 

6 – No cultivo dessa prudência, é razoável que as mulheres adiem a maternidade, como está acontecendo, até que o mosquito seja controlado ou tenhamos uma vacina contra os males que produz?

                        Essa é uma questão de foro íntimo. Se a mulher reside em região infestada e não se sente segura com relação ao assunto, submetendo-se a tensões e angústias que poderão prejudicar a própria gestação, será conveniente adiar, como tem sido recomendado pelos médicos.

 

7 – E no caso de ocorrer uma gravidez não planejada, pode-se cogitar do aborto terapêutico, sugerido por muitos médicos, evitando possíveis complicações provocadas pela picada do aedes?

                        Aí seria trocar a possibilidade de um mal menor pela  certeza de um mal maior que é o aborto, um crime de lesa-humanidade, como destacam todas as religiões, particularmente o Espiritismo, que nos oferece uma visão muito objetiva de suas lamentáveis consequências.

 

8 – E se exames durante a gestação detectarem o zika vírus no feto, até mesmo um início de microcefalia, não será prudente o aborto?

                        A posição espírita está bem clara nas questão  359, de O Livro dos Espíritos. Aborto só quando houver risco de vida para a gestante. Além do mais, a presença desse vírus no feto não significa que vá instalar-se a microcefalia. Ainda que isso ocorra, há tratamentos e cirurgias que permitem ao nenê ter um desenvolvimento normal. Pretender simplesmente o sacrifício da criança afetada é nos igualarmos aos nazistas, que eliminavam deficientes físicos e mentais sem nenhuma preocupação de caráter moral. Esse tipo de comportamento nos reconduz à barbárie.

           

Exemplar de Aedes aegypti adulto.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti#/media/File:Aedes_aegypti.jpg

Larva de Aedes aegypti.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti#/media/File:Aedes_aegypti_larva.jpg

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Nova Iorque, EUA

 

 

 

21 de  março de 2016

 

No dia 21 de março, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência pública na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.  

O evento foi realizado na sede da organização “Casa do Brasil”, em Manhattan, e recebeu um público de mais de 450 pessoas que lotaram o auditório. 

O tema da conferência foi “Esquizofrenia e Obsessão”.

 

A conferência teve início com a narrativa do notório trabalho do médico francês Dr. Philippe Pinel, na época dos dias de terror da Revolução Francesa. Dr. Pinel, chamado de “o pai da Psiquiatria”, somente teria aceitado o convite para trabalhar como médico no Hospital da Salpêtrière, em Paris, com a condição de poder libertar os  53 pacientes esquizofrênicos do tétrico pavilhão Bicêtre. Na época, o pensamento religioso dominante considerava a esquizofrenia uma punição divina. A Ciência ainda não tinha explicações para a doença. O nobre médico notabilizou-se por considerar os pacientes com transtornos mentais  como doentes, merecedores de compaixão e tratamento humano, para que pudessem ter sua dignidade restituída, e jamais serem tratados com violência ou indiferença. Para a indagação que lhe fora feita a respeito do que faria se o seu tratamento com os esquizofrênicos falhasse, Dr. Pinel teria apenas respondido: “se falhar, então irei apenas amá-los”.

 

O conferencista explanou sobre os avanços da Ciência, notadamente nas áreas das Neurociências, da Psiquiatria, da Psicologia, destacando a complexidade de nosso cérebro e suas funções, assim como de nossa psique, lembrando que, ao longo da História, várias teorias e tratamentos foram desenvolvidos e , posteriormente, abandonados por se revelarem inócuos, prejudiciais ou, ainda, superados por outros mais eficientes e humanos.  

Foi apresentada a história da descoberta do “centro de uso da palavra” (ou centro de Broca), realizada pelo médico e anatomista francês Pierre Paul Broca.  

Divaldo falou, também, sobre a importância de outra descoberta, a dos neurônios cerebrais e que, mais tarde, o conhecimento científico teria desvelado que tais estruturas poderiam se ramificar, mediante o exercício mental do indivíduo, que criaria, com isso, super-redes de comunicação neuronal e propiciaria para si uma vida mental e cerebral saudáveis, mesmo em idades avançadas.

 

Em seguida, dissertou sobre algumas relevantes teorias e trabalhos da Psiquiatria, referindo-se às experiências hipnológicas de Jean Martin Charcot, a demonstrar o poder da mente; à descoberta de Sigmund Freud sobre a existência do subconsciente e de doenças que não teriam causas físicas, mas psiquiátricas; e à revelação de Carl Gustav Jung a respeito do inconsciente (individual e coletivo) e dos arquétipos.  

No que tange aos arquétipos, foi esclarecido que o termo tem como significado “registro antigo” e que fora primeiramente usado por São Irineu, no século II d.C. Essas informações armazenadas em nós poderiam ser desta ou de existências anteriores. Os registros negativos poderiam constituir-se conflitos a migrarem de uma existência para outra, de uma reencarnação para outra, o que estaria perfeitamente concorde com a Doutrina Espírita, conforme ensinado no capítulo 5 da obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que trata das causas atuais e anteriores das aflições humanas.

 

Os conflitos, quando não devidamente tratados, transformar-se-iam em fobias, depressão etc., ensejando campo de desenvolvimento da esquizofrenia, essa doença mental crônica caracterizada por sintomas como: presença de alucinações e delírios, alterações do pensamento, confusão mental, perda da capacidade de ter e demonstrar emoções, apatia etc. 

A criatura humana seria, então, constituída de 2 arquétipos essenciais: o ego e o Self.  O primeiro seriam as nossas “máscaras”, a nossa personalidade, o “eu” inferior. O Self seria o Espírito imortal fadado à perfeição, que traz em si a chama divina, a luz, que ainda se encontra oculta na maioria de nós. Jung afirmaria que quase todos nós trazemos elementos negativos em nosso mundo íntimo, o que ele designou de sombra.

 

Em uma análise paralela entre o Espiritismo e a Psicanálise Junguiana, Divaldo correlacionou a sombra com o estudo de Allan Kardec a respeito de nossas más inclinações e do esforço que o ser humano deveria realizar para vencer as suas imperfeições morais. E, seguindo na mesma linha comparativa, demonstrou a concordância entre o pensamento do psiquiatra Emilio Mira y López, que, no século XX, teria afirmado que as 3 primeiras emoções desenvolvidas pela criatura humana seriam, nesta ordem, medo, ira e amor, e o ensinamento espírita, contido no texto “A Lei de Amor”, que, no século XIX, já afirmava que no início de seu processo evolutivo o Espírito só teria instintos, para mais tarde desenvolver sensações/emoções e, finalmente o amor.

 

Divaldo recordou que até o início do século XX os métodos de tratamento da esquizofrenia eram cruéis. Com o progresso da Ciência, novas terapêuticas teriam surgido, como a convulsoterapia com uso de metrazol, depois de insulina, desenvolvida pelo Dr. Manfred Sakel; ou a terapia do eletrochoque, proposta pelos Drs. Bini, Cerlletti e Kalinowski. 

Além dos métodos físicos, começariam a ser utilizadas abordagens psicoterápicas para os tratamentos desses pacientes; e, na sequência, substâncias químicas desenvolvidas em laboratórios, os chamados barbitúricos, seriam usadas nos esquizofrênicos, para suprir as deficiências dos neurocomunicadores naturais.  

Na atualidade, a esquizofrenia não seria mais uma doença incurável, do ponto de vista médico, conforme asseverou o palestrante, necessitando de tratamento de ampla abordagem: psiquiátrica, psicológica e espiritual.

 

Isso porque, além das causas endógenas (hereditariedade, doenças infectocontagiosas etc) e exógenas (eventos da vida, conflitos da infância, conflitos sexuais, narcisismo etc), haveria uma terceira causa para os transtornos psiquiátricos e psicológicos (incluindo a esquizofrenia), que seriam as obsessões espirituais, isto é, as influências negativas e de longa duração de um Espírito sobre outro. Conforme mencionado, Allan Kardec teria estudado profundamente o tema “obsessões” no capítulo XXIII, da obra “O Livro dos Médiuns”, explicando que nem toda loucura é apenas uma doença física ou psicológica, podendo, muitas vezes, ser o resultado de uma influenciação espiritual negativa, a obsessão.

 

Utilizando-se da proposição da Organização Mundial de Saúde, que afirmaria não existirem doenças, mas doentes, foi esclarecido que é o Espírito imortal que adoece, com reflexos em seu corpo somático, por causa dos seus conflitos íntimos, das culpas que carrega, da má conduta, dos maus pensamentos, necessitando o paciente de realizar o esforço para mudar de padrão de pensamentos e de comportamentos, para melhor.  

Ressaltando um outro dado daquele mesmo órgão internacional de saúde, a respeito da pandemia mundial de depressão, que poderá elevar o suicídio ao “status” de causa de mortes no mundo número 1, Divaldo afirmou que a crise pela qual a Humanidade passe é , em realidade, individual; trata-se da crise moral do ser humano.

 

A solução para esse panorama sombrio estaria na Doutrina dos Espíritos, a propor que o indivíduo empenhe todos os seus esforços para vencer as suas más inclinações e realizar todo o bem que esteja ao seu alcance. Esse ensinamento estaria resumido na recomendação evangélica do “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo”.  

O amor seria não apenas uma recomendação teológica, mas verdadeira proposta psicoterápica de profilaxia e tratamento dos transtornos psiquiátricos e psicológicos.

 

Evocando o pensamento de Carl Gustav Jung e Viktor Frankl, o orador falou sobre a imprescindibilidade de eleger-se um sentido psicológico profundo para a existência. Para o Espiritismo, a meta mais profunda seria a imortalidade: viver com vistas à nossa imortalidade, amando sempre e em qualquer circunstância. 

Na parte final de sua conferência, Divaldo destacou a união entre a Ciência e o Espiritismo, mencionando que a Psicologia Transpessoal, a denominada Quarta Força ou Psicologia com Alma, corrobora a proposta Espírita, falando-nos a respeito do ser imortal que somos e da necessidade de descobrirmos e vivenciarmos essa nossa transcendência, cultivando a alegria de viver e a saúde moral, para conquistarmos a saúde integral, a plenitude.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

 Fotos:

 

(Texto em português recedo em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

Informações da Rádio Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

A Rádio Rio de Janeiro, a emissora da fraternidade, lançou um novo site, moderno, dinâmico e interativo. O endereço continua o mesmo, mas o conteúdo está todo renovado, e agora trazendo banners interativos e dinâmicos.

Vale ressaltar que a transmissão dos programas através da internet já ultrapassou o acesso de mais de 95 mil internautas por mês. E entre as 23 emissoras AM existentes no Grande Rio, a Rádio Rio de Janeiro ocupa o 3º lugar no índice de audiência, estando consolidada nessa honrosa posição.

Entre as novidades do novo site estão as redes oficiais da emissora, tanto no Facebook quanto no You Tube.

No primeiro dia de lançamento oficial do novo site, em 15 de abril, somente a página do Face teve mais de mil acessos, e o site ultrapassou 4 mil acessos, mostrando o sucesso da emissora que toda a família pode ouvir.

Os endereços são os seguintes:

Site: www.radioriodejaneiro.am.br

Face: https://www.facebook.com/R%C3%A1dio-Rio-de-Janeiro-1692901484264506/?ref=notif&notif_t=page_fan

You Tube: https://www.youtube.com/user/radioriodejaneiro

 

(Informações em email de Marcus de Mario e site)

 

 

Programação de conferências pela CEA – Confederação Espírita Argentina. Buenos Aires, Argentina

 

 

Conferencias Públicas - Abril 2016

Si no puede ver el mensaje mírelo en su navegador






mail enviado a [email protected]
mensaje de la CEA    cancelar    preferencias
CEA · Sánchez de Bustamante, Buenos Aires, Argentina · 463 · Buenos Aires, Autonomous City of Buenos Aires 1001 · Argentina

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

Programação de palestras no G.E. Casa do Caminho. Abril/2016

Campinas, SP

 

http://grupocasadocaminho.org.br/

Grupo Espírita CASA DO CAMINHO

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 945 - Jd. Chapadão
Tel. (19) 32411964. CEP: 13070-551 Campinas (SP)


 

 

 

(Informação recebida em email de Clóvis Lima)

 

 

 

IV Caminhada da Paz

São Bernardo do Campo, SP

 

 

IV CAMINHADA ESPIRITA DA PAZ-2016.jpg

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra programada para o G.E. Jesus de Nazaré

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestras programadas para a “Belém Casa do Pão”

Franca, SP

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Aprendizes da Boa Nova

Dracena, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

 

Documentário espírita no History Channel –

As Cartas Psicografadas

 

Amigos e simpatizantes da Divina Doutrina, observem no link indicado abaixo que o The History Channel (dispensa apresentação) produziu um documentário especial sobre as cartas psicografadas por Chico Xavier - será exibido no próximo Sábado, 2 de Abril, às 18:30H - dia do aniversário daquele que, entre uma imensa coletânea de reconhecimentos públicos, foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos - uma primeira repetição está programada para o dia 8 de Abril, Sexta-Feira, no mesmo horário de 18:30H - dependendo da audiência, outras repetições poderão ocorrer, o que poderá ser visto no site do THC (http://seuhistory.com).

 

por oportuno, recomendo o último vídeo que postei no acervo do Projeto Espiritismo no YouTube, um conteúdo de indizível beleza espiritual extraído de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Capítulo 28 -Coletânea de preces espíritas) e que muito engradece a lucidez que encontramos na Doutrina Espírita.

 

ESPIRITISMO - MENSAGEM DE LUZ - PAI NOSSO ESPIRITA - (O EVANG SEG O ESPIRITISMO - ORACAO DOMINICAL)

https://www.youtube.com/watch?v=vgr30LQT_io - (00:22:31)

 

fraternalmente,

 

Dércio Conceição

Divulgador da Doutrina Espírita

Email [email protected]

Telefone 19-2121-7890 - 19-9114-9891

 

FaceBook: https://www.facebook.com/dercio.conceicao.7

Acervo no Youtube: http://www.youtube.com/user/DercioC

Acervo no Youtube: http://www.youtube.com/user/PEspirita

Acervo no 4Shared: http://www.4shared.com/account/dir/XiDsmKtc

 

(Informação repassada em emails de Dercio Conceicao [[email protected]] e de  [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Conejovem 2016

Auriflama, SP

 

https://www.facebook.com/conejovem

 

 

(Recebido em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Reunião da AME-Lagos com palestra

Cabo Frio, RJ

 

AME-Lagos em Cabo Frio

 

Irmãos,

Com muita alegria, lembramos a todos da próxima Reunião Mensal da AME-LAGOS que acontecerá domingo - dia 03/04/2016, às 18:00h, na sede do Centro Espírita Leon Denis - Rua Antonio de Oliveira Gama, 209 C (Rua do Batalhão da Polícia Militar) - Jardim Caiçara - Cabo Frio/RJ. Nesta oportunidade, convidamos a todos para assistir a palestra com Dr. Sergio Menezes - Cardiologista, expondo o tema: “Suicídio e suas Consequências". Acreditamos ser este um tema bastante interessante para todos que militam na Seara Espírita, bem como para qualquer estudioso dos avanços científicos. Por isso, contamos com todos que puderem participar, comparecendo ao evento e nos ajudando na divulgação do mesmo.

 

Aguardamos sua presença, para mais uma vez compartilharmos este estudo!!!

Muita Luz!


ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DA REGIÃO DOS LAGOS / AME-LAGOS

Departamento de Comunicação

 

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra em homenagem a Chico Xavier no NECX

Niterói, RJ

 

 



(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

USE Intermunicipal de Lins. Ciclo de palestras em comemoração aos 159 anos de O Livro dos Espíritos. Lins e região, SP.

 

 

UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

INTERMUNICIPAL DE LINS  USE I. LINS

CICLO DE PALESTRAS EM COMEMORAÇÃO AOS 159 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857 – 2016)

 TEMA DAS PALESTRAS  “AS LEIS MORAIS”(Lei a critério do palestrante)

                                    ABRIL DE 2016

                     COM INICIO  AS 20 HORAS

(Sexta-feira)

DIA  01/04/16 -   CASA DOS ESPÍRITAS

Endereço ; Rua  Paulo A. Giraldi,  166   ( Lins )

Palestrante:    DIOGO NASCIMENTO CÁCERES

 (Sexta-feira)

DIA   08/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ; Rua Washington Luiz, 393   (Getulina)

Palestrante:    ARQUIMEDES BRUMATI

(Segunda-feira)

DIA  11/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “FÉ, AMOR E JUSTIÇA

Endereço ;  Rua Wenceslau Braz, 954     (Getulina)

Palestrante:    MARIA MARGARETE BRUMATI

(Terça-feira)

DIA   12/04/16-   GRUPO ESPÍRITA EM GUAIÇARA

Endereço ; Câmara Municipal de Guaiçara

Palestrante :   MARIA ENY ROSSETINI PAIVA.

(Quarta-Feira)

DIA  13/04/16 – ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA JOANA D’ARC

Endereço ;  Rua Tietê   469    ( Lins).

Palestrante:   ADRIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES.

(Quarta-feira)

DIA 13/04/16 – SOCIEDADE UNIÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço ;  Rua João Cava Sanches,  51  (Cafelândia)

Palestrante;   LENY LIMA BOTELHO

(Quinta-feira)

DIA  14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “IRMÃ TEREZINHA”

Endereço ; Rua  XV de Novembro, 766   ( Lins )

Palestrante :    LEUDIMILA RODRIGUES TEMPEST

(Quinta-feira)

DIA 14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço : Rua Marechal Deodoro, nº 12.   (Guaimbê)

Palestrante:    LUIS CLAUDIO AKIRA SUEHARA

(Sexta-feira)

DIA 15/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA MENEZES”

Endereço ; Rua Luiz Gama, 886      (Lins)

Palestrante:   MARIA MARGARETE BRUMATI

(Domingo)

DIA 17/04/16  - CASA DOS ESPÍRITAS     (domingo às 9 horas)

Endereço ; Rua Paulo A. Giraldi, 166.  ( Lins).

Palestrante:   MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA GOLMIA.

(Segunda-feira)

DIA 18/04/16- CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS APRENDIZES –CEIA

Endereço : Rua Adelino Eça Bicho, nº  678

Palestrante   : LUCIANA MARISE ARAUJO.

(Quarta-feira)

DIA  20/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “APRENDIZES DO EVANGELHO”

Endereço ;  Rua Dom Pedro I, 942    (Sabino)

Palestrante :    AYLTON G.C PAIVA

(Sexta-feira)

DIA   22/04/16– CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ;  Rua Jaguaribe,  72   (Cafelândia)

Palestrante:    LUIZ OTÁVIO HENRIQUE

(Quarta-feira)

DIA  27/04/16 – INSTITUTO LINENSE DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA – ILDEB

Endereço ;  Rua  Promissão,  448  ( Lins)

Palestrante:    FLÁVIO NATAL PEREIRA

(Sexta-feira)

DIA 29/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES”

Endereço ;  Av. João Francisco Alves,  290  ( Pongaí)

Palestrante ;    EDGAR FERES FILHO.

 

 

Contatos:  (de palestrantes , se precisar entrar em contato)

Arquimedes Brumati, tel. (14)3523-4191, 3522-3877,cel.(14) 996834739  Lins

Diogo Nascimento Cáceres, tel. (14) 981516981       Sabino

Maria Eny Rossetini Paiva, tel. (14)3522-3876, cel. (14)997853917.  Lins

Luis Claudio Akira Suehara, tel. (14) 996211564    Lins

Luiz Otávio Henrique,  e-mail   [email protected]  Pongaí

Leny Lima Botelho,  tel (14) 3522-5992 cel (14) 997255745    Lins

Leudimila Rodrigues Tempest, (14)  3552-1320   Getulina

Edgar Feres.   (14) 3552-1477      Getulina.

Luciana Marise Araujo,  (14)3523-2549,  Cel: 99726-8194    Lins.

Maria Margarete Brumati, (14) 997761568  , 3532-6652  Lins.

José Roberto Andrade Cavalcante. (14) 3532-1822, Cel. 981071822 Lins

Flávio Natal Pereira,  cel.  998766266.   Lins

Adriana de Oliveira Rodrigues.  3532-9002.   Lins

Aylton Guido Coimbra Paiva, (14)3522-3876, cel. 98138-0432

Maria Aparecida de Oliveira Golmia. (14)3523-2767, cel:99729-5415

 

 

(Informações recebidas em email de Arquimedes Brumati. Vice-Presidente  e Diretor de Eventos da  USE I. Lins. )

Praça em  Lins, SP. Foto Ismael  Gobbo

 

 

 

Palestra com Júlia Nezu no C.E. Pátria do Evangelho

São Bernardo do Campo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Izabel Vitusso)

 

 

 

Palestra na Associação Filantrópica “Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

Imagem inline 1

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Informativo do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

·         Dia 03/04 – Domingo das 09h às 12h – Seminário com Vinicius Lara O Meu Deus é Também o Deus do outro

·         Grupo da Melhor Idade – toda sexta-feira a partir das 8:30 da manhã. Ótima oportunidade de fazer amizade, contar casos, fazes dinâmicas, dar boas risadas e aprender sempre.

·         Juventude Zilda Gama – Novo dia e horário – Dia 13/02, sábado, 10:30, se você tem entre 13 e 20 anos venha conhecer o grupo

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

30/03/2016 – Hoje                                            20h – Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci                                          CE Zilda Gama

Tema: Educação para o Bem

 

02/04/2016 – Próximo Sábado                  15h – Reunião Pública

Orador: Vinicius Lara                     

Tema: Livre

 

05/04/2016 – Próxima Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: André Luiz                                         CE Zilda Gama

Tema: Cartas Consoladoras

 

06/04/2016 – Próxima Quarta-feira         20h – Reunião Pública

Orador: José Cícero                                     CE Raio de Sol

Tema: Há varias moradas na casa de meu Pai

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 378

TRÊS LAGOAS/MS – 30 E 31/MARÇO/2016

 

Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

 

Matéria publicada no Momento Espírita do CEAC  04/2016

Bauru, SP

 

 

 

(Colaboração recebida de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Vidros coloridos

 

 

Conta-se que, há muito tempo, um habilidoso calculista persa, chamado Beremiz Samir, prestava serviços de secretário a um poderoso vizir.

Sua capacidade de raciocínio matemático a todos causava profundo espanto. Ele era capaz de, em poucos segundos, elaborar cálculos de extrema complexidade, resolvendo questões intrigantes.

Formulava, às vezes, sobre os acontecimentos mais banais da vida, comparações inesperadas, que denotavam grande agudeza de espírito e raro talento matemático.

Sabia, também, contar histórias e narrar episódios, que muito ilustravam suas palestras, por si só atraentes e curiosas.

Em função disso, a fama de Beremiz ganhou excepcional realce.

Na modesta hospedaria em que vivia, os visitantes e conhecidos não perdiam a oportunidade de lisonjeá-lo, com repetidas demonstrações de simpatia e de consideração.

Além disso, diariamente, o calculista via-se obrigado a atender a dezenas de consultas.

Todos o buscavam a fim de obter as mais variadas orientações e conselhos.

Beremiz os atendia com paciência e bondade.

Esclarecia a alguns, dava conselhos a outros.

Procurava destruir as superstições e crendices dos fracos e ignorantes, mostrando-lhes que nenhuma relação poderá existir, pela vontade de Deus, entre os números e as alegrias, tristezas e angústias do coração.

E procedia dessa forma, guiado por elevado sentimento de altruísmo, sem visar lucro ou recompensa.

Recusava, sistematicamente, o dinheiro que lhe ofereciam e, quando um rico insistia em pagar a consulta, Beremiz recebia a bolsa cheia, agradecia e mandava distribuir integralmente a quantia entre os pobres do bairro.

Certa vez, um mercador, chamado Aziz, empunhando um papel cheio de números e contas, veio queixar-se de um sócio a quem tratava de ladrão miserável.

Beremiz tentou acalmar o ânimo exaltado do homem e chamá-lo ao caminho da mansidão.

Aproximou-se e falou-lhe calmamente:

Acautelai-vos contra os juízos arrebatados pela paixão, porque esta desfigura muitas vezes a verdade.

Aquele que olha por um vidro de cor, vê todos os objetos da cor desse vidro: se o vidro é vermelho, tudo lhe parece rubro; se é amarelo, vê tudo amarelado.

A paixão está para nós como a cor do vidro para os olhos.

Quando alguém nos agrada, é fácil desculpar. Se, ao contrário, nos aborrece, condenamos ou interpretamos de modo desfavorável.

A seguir, examinou com paciência as contas e descobriu nelas vários enganos que desvirtuavam os resultados.

Aziz certificou-se de que havia sido injusto para com o sócio, e tão encantado ficou com a maneira inteligente e conciliadora de Beremiz, que saiu dali com o coração modificado.

*   *   *

Muitas vezes, o nosso ponto de vista nos permite perceber apenas uma face deturpada da realidade.

Não é raro acreditar cegamente em equívocos, graças ao nosso orgulho exacerbado e ao nosso velho egoísmo.

Antes de adotar qualquer postura de confronto ou de sofrimento, é necessário abandonar os vidros coloridos que utilizamos para ver e analisar o mundo e as pessoas.

A imparcialidade perante a vida é uma posição que devemos buscar incansavelmente, a fim de garantir aos nossos atos, palavras e pensamentos, a justiça que desejamos encontrar nos outros.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 17, do livro
O homem que calculava, de Malba Tahan, ed. Record.  
Em 30.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

A imagem da Catedral de São Sebastião refletida em vidros coloridos de edifício à sua frente.

Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Cada dia

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 06. Página 23.

 

A pregação não resulta de simples operação verbal.

Nossa vida está “falando sem palavras” em todas as circunstâncias.

Você dá testemunhos do próprio íntimo, em toda parte:

- Em casa - no seu modo de agir;

- Junto da multidão - no seu trato com os outros;

- No serviço comum - no uso da posição em que se encontra;

- Nas manifestações da fé - em seus propósitos;

- Na alegria - através da conduta;

- No sentimento - na capacidade de resistir;

- Na luta - por intermédio da perseverança;

- Na dificuldade - no poder de concentrar-se na direção do êxito;

- No estudo - no aproveitamento;

- No ideal - na aplicação à atividade;

- Nas profundezas do coração - pelo autodomínio.

Cada dia é uma oportunidade desvendada à vitória pessoal, em cuja preparação - “falamos seguidamente” de nós mesmos.

            Lembre-se, porém, de que muita gente se vale dos recursos da ação, da habilidade, do encargo, da persistência, da concentração, da cultura intelectual e da relativa independência, pregando o triunfo isolado da inteligência para reinar sobre os interesses da carne, durante alguns dias; os aprendizes de Jesus, entretanto, usam semelhantes poderes, na renovação do próprio espírito, aprendendo com a renúncia, com o trabalho, com a tolerância fraterna e com o sacrifício deles mesmos a governar os impulsos da vida inferior, no trânsito pela Terra, adquirindo a verdadeira luz para a glória real da vida sem fim.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte,MG)

Amanhecer em Matchu Picchu, Perú. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]