Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 07 de abril de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/07-04-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/07-04-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

06-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/06-04-2017.htm

05-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/05-04-2017.htm

04-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/04-04-2017.htm

03-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/03-04-2017.htm

01-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/01-04-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

§ VII — DA OBSESSÃO E DA POSSESSÃO

 

56. A obsessão consiste no domínio que os maus Espíritos assumem sobre certas pessoas, com o objetivo de as escravizar e submeter à vontade deles, pelo prazer que experimentam em fazer o mal. Quando um Espírito, bom ou mau, quer atuar sobre um indivíduo, envolve-o, por assim dizer, no seu perispírito, como se fora um manto. Interpenetrando-se os fluidos, os pensamentos e as vontades dos dois se confundem e o Espírito, então, se serve do corpo do indivíduo, como se fosse seu, fazendo-o agir à sua vontade, falar, escrever, desenhar, quais os médiuns. Se o Espírito é bom, sua atuação é suave, benfazeja, não impele o indivíduo senão à prática de atos bons; se é mau, força-o a ações más. Se é perverso e malfazejo, aperta-o como numa teia, paralisa-lhe até a vontade e mesmo o juízo, que ele abafa com o seu fluido, como se abafa o fogo sob uma camada d’água. Fá-lo pensar, falar, agir em seu lugar, impele-o, a seu mau grado,

a atos extravagantes ou ridículos; magnetiza-o, em suma, lança-o num estado de catalepsia moral e o indivíduo se torna um instrumento da sua vontade. Tal a origem da obsessão, da fascinação e da subjugação que se produzem em graus muito diversos de integridade. À subjugação, quando no paroxismo, é que vulgarmente dão o nome de possessão. É de notar-se que, nesse estado, o indivíduo tem muitas vezes consciência de que o que faz é ridículo, mas é forçado a fazê-lo, tal como se um homem mais vigoroso do que ele o obrigasse a mover, contra a vontade, os braços, as pernas e a língua.

57. Pois que os Espíritos existiram em todos os tempos, também desde todos os tempos representaram o mesmo papel, porque esse papel é da natureza e a prova está no grande número que sempre houve de pessoas obsidiadas, ou possessas, se o preferirem, antes que se falasse de Espíritos, ou que, nos dias atuais, se ouvisse falar de Espiritismo, nem de médiuns. É, pois, espontânea a ação dos Espíritos, bons ou maus; a destes produz uma imensidade de perturbações na economia moral e mesmo física, perturbações que, por ignorância da verdadeira causa, atribuíam a causas errôneas. Os Espíritos maus são inimigos invisíveis, tanto mais perigosos, quanto da ação deles não se suspeitava. Desmascarando-os, o Espiritismo revela uma nova causa de certos males da Humanidade. Conhecida a causa, não mais se procurará combater o mal por meios que já se sabem inúteis; procurar-se-ão outros mais eficazes. Ora, que foi o que fez se descobrisse aquela causa? A mediunidade. Foi pela mediunidade que esses inimigos ocultos traíram a sua presença; ela foi para eles o que o microscópio foi para os infinitamente pequenos: revelou todo um mundo. O Espiritismo não atraiu os maus Espíritos: desvendou-os e forneceu os meios de se lhes paralisar a ação e, por conseguinte, de afastá-los. Não foi ele quem trouxe o mal, visto que o mal existe desde todos os tempos; ele, ao contrário, dá remédio ao mal, apontando-lhe a causa. Uma vez reconhecida a ação do mundo invisível, ter-se-á a explicação de um sem-número de fenômenos incompreendidos e a Ciência, enriquecida com o conhecimento dessa nova lei, verá abrir-se diante de si novos horizontes. Quando chegará ela a isso? Quando deixar de professar o materialismo, porquanto o materialismo lhe detém o vôo, opondo-lhe intransponível barreira.

58. Pois que há Espíritos maus que obsidiam e Espíritos bons que protegem, perguntam muitos se os primeiros são mais poderosos do que os segundos.

Não é que o bom Espírito seja mais fraco; o médium é que não tem força bastante para alijar de si o manto que lhe atiraram em cima, para se desprender dos braços que o enlaçam e nos quais, cumpre dizê-lo, às vezes se compraz. Neste caso, compreende-se que o bom Espírito não possa levar vantagem, pois que o outro é preferido. Admitamos, porém, que a vítima deseje desembaraçar-se do envoltório fluídico que penetra o seu, como a umidade penetra as roupas. Esse desejo nem sempre bastará. A própria vontade nem sempre é suficiente.

Trata-se de lutar contra um adversário. Ora, quando dois homens lutam corpo a corpo, aquele que dispõe de mais fortes músculos é que abate o outro. Com um Espírito tem-se de lutar, não corpo a corpo, mas Espírito a Espírito e é ainda o mais forte que triunfa. Aqui, a força reside na autoridade que se possa exercer sobre o obsessor e essa autoridade está subordinada à superioridade moral. Esta é como o Sol que dissipa o nevoeiro pela potencialidade dos seus raios. Esforçar-se por ser bom, por se tornar melhor se já é bom, por purificar-se de suas imperfeições, por, numa palavra, elevar-se moralmente o mais possível, tal o meio de o encarnado adquirir o poder de mandar sobre os Espíritos inferiores, para os afastar. De outro modo estes zombarão das suas injunções. (O Livro dos Médiuns, nos 252 e 279.)

Entretanto, objetar-se-á, por que os Espíritos protetores não lhes ordenam que se retirem? Sem dúvida, podem fazê-lo e algumas vezes o fazem. Mas, permitindo a luta, deixam ao atacado o mérito da vitória. Se consentem que se debatam criaturas que, sob certos aspectos, têm seus merecimentos, é para lhes experimentar a perseverança e para levá-las a adquirir mais força no campo do bem. A luta é uma espécie de ginástica moral.

Muitas pessoas prefeririam certamente outra receita mais fácil para repelirem os maus Espíritos: por exemplo, algumas palavras que se proferissem, ou alguns sinais que se fizessem, o que seria mais simples do que corrigir-se alguém de seus defeitos. Sentimos muito; porém, nenhum meio eficaz conhecemos de vencer-se um inimigo, senão o fazer-se mais forte que ele. Quando estamos doentes, temos que resignar-nos a tomar um medicamento, por muito amargo que seja; mas, também, se tivermos tido a coragem de bebê-lo, como nos sentimos bem e fortes! Temos pois que nos persuadir de que não há, para alcançarmos aquele resultado, nem palavras sacramentais, nem fórmulas, nem talismãs, nem sinais materiais quaisquer. De tudo isso riem-se os maus Espíritos e não raro se comprazem em indicar alguns, tendo sempre o cuidado de afirmá-los infalíveis, para melhormente captarem a confiança daqueles a quem querem iludir, porque, então, estes, confiantes nas virtudes do processo aconselhado, se entregam sem receio.

Antes de pretender, quem quer que seja, domar um Espírito mau, precisa cuidar de domar-se a si mesmo. De todos os meios de adquirir-se força para chegar a isso, o mais eficiente é a vontade secundada pela prece, a prece do coração, entenda-se, e não a de palavras, das quais a boca participa mais do que o pensamento. Precisamos pedir ao nosso anjo guardião e aos bons Espíritos que nos assistam na luta; não basta, porém, lhes peçamos que afastem o Espírito mau; devemos lembrar-nos desta máxima: ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará e rogar-lhes, sobretudo, a força que nos falta para vencermos os nossos maus pendores, que são, para nós, piores que os maus Espíritos, porquanto são esses pendores que os atraem, como a podridão atrai as aves de rapina. Orando também pelo Espírito obsessor, retribuir-lhe-emos com o bem o mal que nos queira e nos mostraremos melhores do que ele, o que já é uma superioridade. Com perseverança, acaba-se as mais das vezes por induzi-lo à posse de melhores sentimentos e a transformá-lo de perseguidor em amigo grato.

Em resumo: a prece fervorosa e os esforços sérios que a criatura faça por melhorar-se constituem os únicos meios de ela afastar os maus Espíritos, que reconhecem como seus senhores aqueles que praticam o bem, enquanto que as fórmulas lhes provocam o riso, do mesmo modo que a cólera e a impaciência os excitam. Precisa o perseguido cansá-los, demonstrando-se mais paciente do que eles.

Por vezes acontece que a subjugação avulta até ao ponto de paralisar a vontade do obsidiado, do qual nenhum concurso sério se pode esperar. Aí, principalmente, é que a intervenção de terceiros se torna necessária, quer por meio da prece, quer pela ação magnética. Mas, também a força dessa intervenção depende do ascendente moral que os interventores possam ter sobre os Espíritos; se não valerem mais do que estes, improfícua será a ação que desenvolvam. A ação magnética, no caso, tem por efeito introduzir no fluido do obsidiado um fluido melhor e eliminar o do mau Espírito. Ao operar, deve o magnetizador objetivar duplo fim: o de opor a uma força moral outra força moral e produzir sobre o paciente uma espécie de reação química, para nos servirmos de uma comparação material, expelindo um fluido com o auxílio de outro fluido. Dessa forma, não só opera um desprendimento salutar, como igualmente fortalece os órgãos enfraquecidos por longa e vigorosa constrição. Compreende-se, em suma, que o poder da ação fluídica está na razão direta não somente da energia da vontade, mas, sobretudo, da qualidade do fluido introduzido e, segundo o que deixamos dito, que essa qualidade depende da instrução e das qualidades morais do magnetizador. Daí se segue que um magnetizador ordinário, que atuasse maquinalmente, apenas por magnetizar, fraco ou nenhum efeito produziria. É de toda a necessidade um magnetizador espírita, que atue com conhecimento de causa, com a intenção de obter, não o sonambulismo ou uma cura orgânica, porém, os resultados que vimos de descrever. É, além disso, evidente que uma ação magnética dirigida neste sentido não pode deixar de ser muito proveitosa nos casos de obsessão ordinária, porque, então, se o magnetizador tem a auxiliá-lo a vontade do obsidiado, o Espírito se vê combatido por dois adversários em lugar de um.

Cumpre também dizer que amiúde se atribuem aos Espíritos maldades de que eles são inocentes. Alguns estados doentios e certas aberrações que se lançam à conta de uma causa oculta, derivam do Espírito do próprio indivíduo. As contrariedades que de ordinário cada um concentra em si mesmo, principalmente os desgostos amorosos, dão lugar, com freqüência, a atos excêntricos, que fora errôneo considerar-se fruto da obsessão. O homem não raramente é o obsessor de si mesmo.

Acrescentemos, por fim, que algumas obsessões tenazes, sobretudo em pessoas de mérito, fazem às vezes parte das provações a que essas pessoas estão sujeitas. Acontece mesmo que a obsessão, quando simples, é uma tarefa imposta ao obsidiado, qual a de trabalhar pela regeneração do obsessor, como um pai pela de um filho vicioso.

(Para maiores particularidades, veja-se O Livro dos Médiuns.)

Em geral, a prece é poderoso meio auxiliar da libertação dos obsidiados; nunca, porém, a prece só de palavras, dita com indiferença e como uma fórmula banal, será eficaz em semelhante caso. Faz-se mister uma prece ardente, que seja ao mesmo tempo uma como magnetização mental. Pelo pensamento, pode-se encaminhar para o paciente uma corrente fluídica salutar, cuja potência guarda relação com a intenção. A prece, pois, não tem apenas por efeito invocar um auxílio estranho, mas exercer uma ação fluídica. O que uma pessoa, só, não pode fazer, podem-no, quase sempre, muitas pessoas unidas pela intenção numa prece coletiva e reiterada, visto que o número aumenta a potencialidade da ação.

59. A experiência comprova a ineficácia do exorcismo, nos casos de possessão, e provado está que quase sempre aumenta o mal, em vez de atenuá-lo. A razão se encontra em que a influência está toda no ascendente moral exercido sobre os maus Espíritos e não num ato exterior, na virtude das palavras e dos gestos. O exorcismo consiste em cerimônias e fórmulas de que zombam os maus Espíritos que, entretanto, cedem à autoridade moral que se lhes impõe. Eles vêem que os querem dominar por meios impotentes, que pensam intimidá-los por um vão aparato e, então, se empenham em mostrar-se os mais fortes e para isso redobram de esforços. São quais cavalos espantadiços que dão em terra com o cavaleiro inábil e que obedecem quando topam com um que os governa. Ora, aqui, quem realmente manda é o homem de coração mais puro, porque é a ele que os bons Espíritos de preferência atendem.

60. O que pode um Espírito fazer com um indivíduo, podem-no muitos Espíritos com muitos indivíduos simultaneamente e dar à obsessão caráter epidêmico. Uma nuvem de maus Espíritos invade uma localidade e aí se manifestam de diversas maneiras. Foi uma epidemia desse gênero que se abateu sobre a Judéia ao tempo do Cristo. Ora, o Cristo, pela sua imensa superioridade moral, tinha sobre os demônios ou maus Espíritos tal autoridade, que bastava lhes ordenasse que se retirassem para que eles o fizessem e, para isso, não empregava fórmulas nem gestos ou sinais.

61. O Espiritismo se funda na observação dos fatos que resultam das relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Estando na ordem dos da natureza, esses fatos se produziram em todas as épocas e abundam principalmente nos livros sagrados de todas as religiões, pois que serviram de base à maioria das crenças. Por não os terem os homens compreendido, é que a Bíblia e os Evangelhos apresentam tantas passagens obscuras e que foram interpretadas em sentidos diferentes. O Espiritismo traz a chave que lhes facilitará a inteligência.

 

(Texto copiado de Febnet)

São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/St._Francis_Borgia_Helping_a_Dying_Impenitent_by_Goya.jpg

00

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

Uma reunião mediúnica Espírita em seminário teórico-prático realizado na SAKEE, em Birigui, SP

 

 

Divaldo 2017: 90 anos de idade/e 70 de trabalho: As oito facetas de um dos maiores cristãos até hoje conhecidos no mundo...

 

Washington Luiz Nogueira Fernandes

[email protected]

 

 

Divaldo extrapola em muito o Movimento Espírita;  desde 1947, tudo nele é exponencial.

 

1) ÁREA DA SAÚDE: ATENDIDAS PELO CECR, PESSOAS EM EXTREMA VULNERABILIDADE(ÁREAS MEDICA/ODONTOLÓGICA/LABORATORIAL): MAIS DE UM MILHÃO DE CARENTES; MAIS DE 6 MILHÕES E 300 MIL TONELADAS DE MANTIMENTOS DISTRIBUÍDOS;

2) ÁREA SOCIOEDUCACIONAL: MAIS DE 170 MIL CRIANÇAS/JOVENS, QUE ESTUDARAM/SE FORMARAM NAS ESCOLAS DO CECR; ATENDIDAS 3.500 CRIANÇAS/ADOLESCENTES POR DIA, RECEBENDO QUATRO REFEIÇÕES);

3) FAZ BEM FEITO: Escola de 1º Grau Jesus Cristo - primeira pública de alfabetização da Região! (1951); Índice de aprovação escolar nunca abaixo de 70%; em 2010,foi 88%; evasão escolar é 0,05%; premiada em 2006 pela Secretaria Estadual de Educação, com o Título de Gratidão!; nasOBMEPs (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), anos 2006 e ss, maior Competição no Gênero do Mundo, aluno da Escola Jesus Cristo, LUCIANO SOUZA BARBOSA (EM 2006), FOI UM DOS QUE CONQUISTOU MEDALHA DE PRATA!; e LUANA NOGUEIRA GALVÃO (EM 2010), FOI UMA DAS QUE CONQUISTOU MEDALHA DE OURO! E DEZENAS GANHARAM MEDALHAS DE BRONZE!;desde década 1980,Estudantes Universitários fazem Estágio na Creche do CECR; noCentro de Parto Natural Marieta de Souza Pereira (2010),até 2016, dois mil bebês já nasceram no local!;mais de 24 Especialidades na Clínica Médica do CECR!; somando-se quantidade de atendimentos anuais (20 mil!), são resultados/números na área da Saúde (e os educacionais relatados), que não se equiparam a Hospitais/Postos de Saúde/Escolas de bairros de São Paulo/Capital!; gestantescom Plano Particular de Saúde preferem dar à luz no Centro de Parto Natural do CECR!;

 

4) NA ORATÓRIA: mais de 15 mil palestras; 5 Continentes; 10 vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km (375 voltas ao redor da Terra/ir 22 vezes até a Lua);73 países: DAEUROPA: 30 PAÍSES: Alemanha, Andorra, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Theca, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Vaticano;

 

DAS AMÉRICAS: 24 PAÍSES:

AMÉRICA DO NORTE: 3PAÍSES: Canadá,                                               Estados Unidos, México;

AMÉRICA CENTRAL: 10 PAÍSES: Bahamas,Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Porto                                                Rico, República Dominicana, Equador;

AMÉRICA DO SUL: 11 PAÍSES: Argentina,                                                 Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba,                                                  Equador, Paraguai, Peru, Uruguai,                                                 Venezuela;

ÁSIA: 9 PAÍSES: Abu Dabi (Emir. Árab.), Dubai (Emirados                                      Árabes), China, Israel, Japão, Rússia, Malásia,                                      Palestina, Tailândia;

ÁFRICA:7 PAÍSES: África do Sul, Angola, Botswana,                                     Marrocos, Moçambique, Suazilândia, Tunísia;

OCEANIA:3 PAÍSES: Austrália, Nova Zelândia, Sidney.

 

5) COMO COMUNICADOR: mais de 2 mil entrevistas, mais de 1400 horas no ar, em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web), em todo o Brasil/Exterior;

 

6) COMO CONDECORADO/RECONHECIDO:mais de mil homenagens; cerca de 300 delas dos Poderes Públicos (Federais, Estaduais e Municipais, os principais reconhecimentos; idem perante Exército Brasileiro); também Condecorações Universitárias (as Acadêmicas mais relevantes; ele não estudouGinásio!);

 

7) COMO PSICÓGRAFO:270 livros, até 2016:mais de 10 milhões de exemplares; traduções para 17 idiomas (números/circunstâncias de um best-seller); psicografou seis livros/opúsculos de Espíritos Prêmios Nobel de Literatura; o mais marcante/emblemático no Fenômeno da Psicografia;

 

8) COMO FOMENTADOR DA PAZ:estimula vivência pacífica/pacificadora, promovendo desde dezembro/1998o eventoVOCÊ E A PAZ; já propagado em 9 Países e mais de 50 cidades! Em 2014, em Bogotá/Colômbia, o Presidente da República Juan Manoel Santos (1951- ), ganhador do Nobel da Paz/2016, expressamente elogiou a iniciativa de Divaldo. E os governantes brasileiros, o que esperam para reconhecê-lo?;precisa Presidente da República de outro País, um Prêmio Nobel da Paz, o fazer?

Setenta anos promovendo a Paz, diminuindo as diferenças sociais, promovendo a cidadania, reintroduzindo socialmente os carentes; sempre fomentou a Paz através das palestras; agora, também através desse evento!:UM MENSAGEIRO DA PAZNA TERRA. Informações biográficas sobre ele aparecem desencontradas/desatualizadas, porque não se tem acesso aos Registros do CECR/e os pessoais dele! Dentre os grandes missionários da Humanidade, no campo religioso/social/cívico/direitos étnicos/das minorias (santos, santas, benfeitores, cidadãos etc), não se encontra quem tenha trabalhado portanto tempo (70 anos),beneficiado (física/intelectual/espiritualmente) tantas pessoas, fazendo muitas coisas, em tantos lugares, sem descanso!

Cada uma dasoitofacetas comentadas,sozinhas, seriam fenomenais; cada uma, per si, é incomparável; reunidas!!,sãohorsconcour! (inacreditável). Necessárias décadas parase compreender o alcance do seu legado (seu rastro na Terra). A missão de Divaldo é um marco na história planetária do Cristianismo/Humanismo no Mundo...

 

 

(Texto recebido em email de Washington Fernandes)

imagem

imagem

O jovem tribuno Divaldo Pereira Franco em sua

2ª. conferência na cidade de Araxá, MG, em 1958.

image001

Divaldo P. Franco e Chico Xavier se cumprimentam sob olhar da poetisa e escritora uberabense, D. Altiva Noronha (já desencarnada), amiga de ambos. Foto colhida no dia 6/10/1977, quando Divaldo proferiu palestra em Uberaba, MG,

assistida por Chico Xavier. Foto digitalizada e gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho

Divaldo e Washington autografando em 2000 no Clube Juventus (2)

O pesquisador Washington Fernandes e Divaldo Pereira Franco autografando no clube Juventude em São Paulo.

IMG_5651_1600x1067

II Movimento Você e a Paz. Balneário Camboriú,  2011. Foto Jorge Moehlecke

IMG_1795_1600x1067

Divaldo Pereira Franco, à direita, na janela, em viagem doutrinária pela Alemanha em moderno

 trem ao lado de Nilson. Foto Jorge Moehlecke

 

 

Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

imagem

 

 

 

“Dia de Allan Kardec”

São José dos Campos, SP

 

(Informação recebida em email de A.J.Orlando [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

Seminário sobre Mediunidade com Américo Sucena

São Paulo, SP

 

A FRATERNIDADE TERCEIRO MILÊNIO CONVIDA PARA O SEMINÁRIO: NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE 

COM AMÉRICO SUCENA

 

Data: Dia 23/4/2017 (domingo) das 9h30 às 12:30 

na Fraternidade Terceiro Milênio (com intervalo para café)

Endereço: Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara 

Telefone: 5012-5837 - 99378-6810

Inscrição na secretariada FTM ou e-mail ficha de inscrição abaixo. 

 

 

Fraternalmente 

 

Faça sua inscrição para o Seminário "Seminário nos Domínios da Mediunidade", dia 23 de abril de 2017, das 9:30 às 12h30. 

Centro:

Nome do participante:

E-mail:

Telefone  /WhatsApp

 

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 

Seminário no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

Queridos amigos,

 

No

próximo

domingo dia 09/04 estaremos recebendo nosso o amigo e expositor Joelson Pessoa para tratar do tema: Pedagogia do Afeto - O Espiritismo por dentro.

 

O Seminário será das 9h às 12h30 e estão todos convidados!

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Comemoração de 160 anos de O Livro dos Espíritos

Lima, Perú

 

Queridos hermanos:

Dando inicio a la Semana de Divulgación de Espiritismo, la Unión Espírita del Perú ofrecerá dos conferencias en conmemoración el 160 Aniversario de El Libro de los Espíritus.Las disertaciones estarán a cargo de la Hna. Isabel Loo, Presidenta de la UEP y el Hno.David Ochoa, Vicepresidente de la UEP.

La cita será el martes 18 de abril a las 7:30 en el local del CEJA, Manuel Fuentes 903 San Isidro, Lima. El ingreso es libre.

 

Con votos de paz,

Unión Espírita del Perú

 

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Flora Luz

Americana, SP

 

 


Atenciosamente,

Clayton Prado

Músico, Cantor e Compositor.
Professor particular com formação superior em música

(19) 34051960 e 9 91589682 - Americana, SP.

 

Canal do Youtube, do Professor: Clayton Prado

https://www.youtube.com/channel/UCpyc1QAL5vAze20nsbS1Bbg

Minha página no Facebook:

https://www.facebook.com/ClaytonPradoProfessordemusica/

Conta pessoal:

https://www.facebook.com/claytonpradomusico

Conheça também o meu Grupo Magia do Som, Orquestra para Casamentos e eventos:

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/grupomagiadosom.com.br/?fref=ts

Site:

www.grupomagiadosom.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Mário F. Barreira

Cândido Mota, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Congresso Espírita FEESP 2017

São Paulo, SP

 

CONGRESSO ESPÍRITA FEESP 2017
OBJETIVOS

A Federação Espírita do Estado de São Paulo realizará o Congresso FEESP 2017, de 28 de abril a 1° de maio.

O tema central será “O grão de mostarda”, com abertura de Divaldo Franco, eminente orador espírita.

O objetivo principal desse tema é incentivar a capacitação do trabalho dos Espíritas em relação à fé, esperança e caridade no cumprimento de suas metas dentro dos afazeres na Casa Espírita, pois em Matheus XVIII, 14:20 amplamente comentado no Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XIX, Jesus elucida seus mais próximos discípulos que se consideravam incompetentes para curar um enfermo, que se tivessem a fé como um grão de mostarda, nada lhes seria impossível de realizar.

A capacitação que Jesus fez com seus discípulos sobre a Fé é o exemplo ideal para que consigamos transformar nosso ambiente de trabalho, não só espírita, mas também dos diversos setores da sociedade, cuidando das mazelas que nos são expostas diariamente através da mídia e dos que procuram o Espiritismo através da dor.

O incentivo à compreensão e prática da Doutrina, é necessário para que a fé cega se transforme em fé raciocinada dando qualidade de vida material e espiritual ao individuo.

Multiplicando as ações decorrentes da fé raciocinada de cada cidadão, conseguiremos transformar a psicosfera do planeta Terra, garantindo a felicidade e a Paz que desejamos.

Livro que será editado no Congresso:
“O grão de mostarda – Problemas da atualidade em relação à fé raciocinada”

Visando perpetuar os conteúdos vastíssimos e profundos das conferências dos ilustríssimos convidados, vamos editar um livro com o conteúdo das mesmas para a melhoria dos atendimentos realizados não só dentro dos Núcleos Espíritas, como também para o público simpatizante da Doutrina Espírita poder engajar-se no movimento em prol da Fé Raciocinada.

EMINENTES ESPÍRITAS JÁ CONFIRMADOS

 

 

 

 


(Informação recebida em email de Valentina Way [[email protected]])

 

 Informativo doutrinário. C.E. Amor e Caridade

Presidente Venceslau, SP

 

SOLICITAR POR EMAIL PARA:

[email protected]

 

 

(Colaboração recebida em email de [email protected])

 

Eventos Espíritas programados para

Aracajú, SE

 

 

*******************************

 

 

 

*******************************

 

 

 

*******************************

 

ENCONTRO ESPÍRITA DO NORDESTE EM ARACAJU:

Dias:  7, 8 e 9 de abril a CRN-Comissão Regional Nordeste compreendendo os nove estados da região e mais os dirigentes da FEB estarão reunidos em Aracaju para  um Encontro, onde serão debatidos assuntos pertinentes ao Movimento Espírita regional, dando ênfase às atividades relacionadas ás áreas:  Dirigentes - Mediunidade - Estudos Doutrinários - Infância e Juventude - Atendimento Espiritual - Assistência e Promoção Social - Comunicação Social Espírita. Vai acontecer nas dependências do Hotel Aquários, na orla da atalaia. A abertura será franqueada ao público.

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas. SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

**********************************

 

 

D

 

**********************************


 

 

**********************************

 

 

 

 

**********************************

 

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

1º. Congresso dos Militares Espíritas

Pirassununga, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e Regina Bachega)

 

 

USE/LINS: Ciclo de Palestras

Lins e região, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de José Roberto [[email protected]])

 

Em Defesa da Vida

 

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Brechó do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 


 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

Fazer as pazes com Deus

 

 

Não houve povo, até hoje, que ignorasse a existência da Divindade.

A ideia dessa Força Superior expressou-se, ao longo do tempo, conforme a cultura e os valores de cada comunidade, de cada época.

Assim, na Antiguidade, alguns, como ainda ocorre, concebemos a existência de um grupo de deuses.

Conforme a cultura greco-romana, eles eram quase humanos e, embora seus grandes poderes, eram considerados portadores dos mesmos sentimentos e imperfeições de qualquer mortal.

Algumas culturas lhes atribuíam atitudes tão brutais, que chegavam a lhes oferecer sacrifícios humanos, a fim de aplacar os achaques e destemperos das temidas divindades.  Mais tarde, concebemos a ideia do Deus único, Criador de tudo e de todos.

Embora a evolução do conceito monoteísta, permanecia a ideia do Criador a vigiar as criaturas, pronto a castigá-las e enviar Sua ira Divina pelos menores erros humanos.

Assim, apenas temíamos a Deus, pois acreditávamos que quaisquer desvios de conduta eram severamente punidos.

Foi somente com Jesus que a concepção da Divindade ganhou outro caráter.

Pela primeira vez, a relação com Deus se tornou filial. O Mestre, ao orar, no-lO apresentou como o Pai Nosso que está nos céus.

Foi Jesus também quem nos explicou sobre a amorosa Justiça Divina, Sua Providência, seja com as aves dos céus, os lírios do campo, ou para conosco, Seus filhos.

Porém, poucos fomos aqueles que compreendemos essa proposta cristã.

Confundimos o próprio emissário com o Criador, imaginando-os como uma figura única.

E, em nome de um ou de outro, perseguimos, matamos, torturamos, ao longo dos séculos.

Por isso, muitos passaram a negá-lO, questionando a razão da existência de um Deus, que cometia injustiças.

Vários foram os filósofos, principalmente a partir do Século XIX, que se empenharam em destruir, em matar a ideia de Deus, em enterrá-lO, negando-O.

Entronizar a razão em Seu lugar era a atitude mais lúcida, defendiam.

De certa forma, tais filósofos tinham razão. Se esse era o Deus existente, melhor seria negá-lO a aceitar Seus disparates.

Porém, se esqueceram de analisar as alterações que os próprios homens introduziram no cristianismo nascente, tornando-o, muitas vezes, bem distante da proposta do Cristo.

Necessário, portanto, que resgatemos o Deus que Jesus nos apresentou.

Não o Deus a ser adorado em templos suntuosos, mas o Pai que mora em nossa intimidade.

Não o Deus tribal, que protege aos Seus, castigando os supostos inimigos, mas o Deus que ama a todos.

Não o Deus que se incomoda com o que vestimos, com a música que escutamos, com o que nos alimentamos ou com a religião que praticamos, mas o Deus do Universo, Criador das galáxias infindas e belezas incomuns.

É necessário fazermos as pazes com Deus. Desatar os nós emocionais que carregamos com relação ao nosso Pai Celestial.

Compreendê-lO, efetivamente, como o Pai, que não castiga, mas ensina; que não nos pune, mas oferece caminhos nem sempre agradáveis para nosso melhor aprendizado.

E entender que acima de tudo Deus nos ama, provendo a todas as nossas necessidades, dia após dia, conforme nos ensinou Jesus.

Redação do Momento Espírita.
Em 6.4.2017.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Cultura egípcia.

O faraó Ramses II com  o deus Amon e a deusa Mut.

Escultura em pedra no Museu Egípcio de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo

A oração do Senhor em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

Sucesso e nós

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Diálogo dos Vivos. Lição nº 09. Página 68.

 

Você é o seu próprio pensamento em ação.

Todos somos filhos de Deus e, em qualquer lugar, estamos todos na Presença Divina.

A Suprema Lei da Vida é o Bem de Todos. Concentre-se tão somente no Bem e a sua imaginação funcionará por lente vigorosa, ampliando a visão dos bens que lhe enriquecem a vida.

A palavra é força criadora. Coloque bondade e compreensão no verbo que lhe expõe o modo de ser e a sua palavra realizará maravilhas.

Aceite a lei do progresso. Observe a árvore que você planta e verificará o imperativo da evolução.

Você pode e deve conservar-se fiel ao seu amor e ao seu ideal, mas não conseguirá ser feliz sem renovar-se. Aprendamos com a fonte que prossegue sem alteração na estrutura essencial da corrente, entretanto, avança em movimento constante para os seus próprios objetivos.

A tarefa em suas mãos é semelhante a determinada empresa com os clientes que se lhe agregam aos interesses. O seu êxito terá sempre o tamanho do serviço que você preste.

Apague de sua mente e de sua conversação toda idéia ou palavra que estabeleça imagens condenatórias ou deprimentes. A nossa existência é comparável à escada e todos nós somos capazes de utilizar os degraus que nos levem acima.

Nunca despreze os outros, nem despreze a você mesmo. Ninguém existe sem utilidade ou sem importância na Obra Divina da Criação.

Auxilie para o bem quanto e como possas, resguardando a consciência tranquila. De tudo o que dermos receberemos centuplicadamente.

Faça de Deus o seu mentor, o seu companheiro, o seu amigo e o seu sócio, reconhecendo que é nosso dever colocar-nos em Deus, tanto quanto Deus, por Suas Leis, está em nós.

Praticando o Bem com esquecimento do mal, conforme evidenciam as Leis de Deus, entreguemo-nos às obrigações que a Divina Providência nos confiou, nos quadros do dia-a-dia.

E, em matéria de sucesso e segurança, paz e alegria, o nosso próprio trabalho, com a Bênção de Deus, fará o resto.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Uma senhora da aristocracia dando esmola á saida do templo. Pintura pelo pintor indiano Ravi Varma

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ravi_Varma-Lady_Giving_Alms_at_the_Temple.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]