Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 16 de novembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

             

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/16-11-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/15-11-2021.htm  

13-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/13-11-2021.htm

12-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/12-11-2021.htm

11-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/11-11-2021.htm

10-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/10-11-2021.htm

 

 

               

Na trilha de Allan Kardec

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina-Escola. Lição nº 08. Página 41.

Mensagem recebida em 1957, no I Centenário de lançamento de O Livro dos Espíritos.

 

Estudando a vida espiritual, além do túmulo, Allan Kardec, o eminente Codificador da Nova Revelação, apresente em O Livro dos Espíritos algumas definições que será oportuno examinar, a fim de que nós outros, tarefeiros encarnados e desencarnados do Espiritismo, estejamos vigilantes nas responsabilidades que o Plano Superior nos conferiu.

 

Na pergunta 226, indaga o apóstolo da Codificação:

- “Poder-se-á dizer que são errantes todos os Espíritos que não estão encarnados”?

E os seus elevados mentores responderam:

- “Sim, com relação aos que devam reencarnar. Não são errantes, porém, os Espíritos puros, os que chegaram à perfeição. Esses se encontram em seu estado definitivo”.

Segundo é fácil deduzir, “Espíritos errantes”, na elucidação, não significa Espíritos vagabundos, desocupados, inertes, mas sim sem residência fixa, qual ocorre com todos nós, de vez que, de conformidade com a palavra dos instrutores de Allan Kardec, somente não são considerados ”errantes “ aqueles ”que chegaram à perfeição”, da qual, todos nós, a generalidade das criaturas terrestres, ainda nos achamos imensamente distantes.

 

Na pergunta 227, inquire o grande servidor da Verdade:

- “De que modo se instruem os Espíritos errantes? Certos não o fazem do mesmo modo que vós outros”?

E o esclarecimento veio, preciso:

- “Estudam e procuram meios de elevar-se. Vêem, observam o que ocorre nos lugares aonde vão; ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos mais elevados e tudo isso lhes incute idéias que antes não tinham”.

A resposta é segura. Os “Espíritos errantes”, isto é, nós outros, os viajores em demanda da perfeição suprema, inclusive a maioria das almas reencarnadas, que permanecem na curta romagem do berço ao túmulo e que ainda voltarão muitas vezes ao educandário da carne, encontramos oportunidades de estudo e meios de elevação.

Ora, quem diz, “estudo e elevação”, refere-se a esforço e trabalho, disciplina e progresso.

Assim é que tanto na experiência física quanto na experiência espiritual, propriamente consideradas, nós, os viajores da senda evolutiva, não nos achamos órfãos da organização que nos define os méritos e os deméritos.

Compreender-se-á, então, logicamente, que civilização e autoridade, agrupamento e ordem, escola e dignificação, hospital e penitenciária, embora diferenciados na expressão, escalonam-se e vigem para nós, os milhões de encarnados e desencarnados que vivemos ainda tão longe do acrisolamento absoluto.

 

Na pergunta 229, interroga o Codificador:

- “Por que, deixando a Terra, não deixam aí os Espíritos todas as más paixões, uma vez que lhes reconhecem os inconvenientes”?

E os orientadores aduziram:

- “Vês nesse mundo pessoas excessivamente invejosas. Imaginas que, mal o deixam, perdem esse defeito? Acompanha os que da Terra partem, sobretudo os que alimentaram paixões bem acentuadas, uma espécie de atmosfera que os envolve, conservando-lhes o que têm de mau, por não se achar o Espírito inteiramente desprendido da matéria. Só por momentos ele entrevê a verdade, que assim lhe aparece como que para mostrar-lhe o bom caminho”.

A elucidação não deixa dúvidas.

Carregamos para além do sepulcro a sombra das ações deploráveis em que nos envolvemos, por efeito das paixões que acalentamos no próprio ser.

Somos prisioneiros das imagens infelizes a que nos afeiçoamos, quando na extensão do mal aos outros e a nós mesmos, imagens essas que se imobilizam, temporariamente, em nossa vida mental, detendo-nos nas grades do remorso e do arrependimento, até que atendamos à expiação necessária.

Em tais condições, a visão das verdades divinas surge em nossa consciência, tão somente à maneira de relâmpago nas trevas que nós mesmos criamos, descerrando-nos o caminho regenerador que nos compete aceitar e seguir.

A morte física, como é racional, não nos subtrai, de improviso, dos íntimos refolhos do Espírito, as consequências dos erros nefastos a que nos precipitamos, de vez que os pensamentos oriundos das faltas cometidas nos entrançam a alma às imposições do resgate.

 

Na pergunta 230, consulta o notável Missionário:

- “Na erraticidade, o Espírito progride”?

E os Benfeitores informam:

- “Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existência corporal é que põe em prática as idéias que adquiriu”.

Outra vez reconhecemos os veneráveis mensageiros interessados em destacar a necessidade de serviço e educação, além-túmulo, aclarando, ainda, que todos nós, “os viajores da evolução”, despendemos muitos séculos adquirindo ensinamentos na Vida Espiritual e aplicando-os na esfera física, de modo a assimilarmos com segurança, a golpes de trabalho no campo do tempo, os valores da perfeição.

 

Ainda na Pergunta 232, Kardec argui, meticuloso:

- “Podem os espíritos errantes ir a todos os mundos”?

E a explicação veio clara:

- “Conforme. Pelo simples fato de haver deixado o corpo, o Espírito não se acha completamente desprendido da matéria e continua a pertencer ao mundo onde acabou de viver, ou a outro do mesmo grau, a menos que, durante a vida, se tenha elevado, o que, aliás, constitui o objetivo para que devam tender seus esforços, pois, do contrário, não se aperfeiçoaria. Pode, no entanto, ir a alguns mundos superiores, mas na qualidade de estrangeiro. A bem dizer, consegue apenas entrevê-los, donde lhe nasce o desejo de melhorar-se para ser digno da felicidade de que gozam os que os habitam, para ser digno também de habitá-los mais tarde”.

A resposta é tão brilhantemente positiva que não requisita comentários.

Vale, todavia, dizer que, muitas vezes, em desencarnando a alma do veículo de sangue e ossos, não se liberta mentalmente da experiência a que ainda se prende na vida terrestre, em torno da qual gravita por tempo indeterminado.

Ninguém acredite, pois, que o túmulo seja depósito de asas destinadas à elevação de quem não procurou elevar-se durante a passagem pelo seio da Humanidade.

Ascensão pede leveza.

Triunfo verdadeiro reclama heroísmo e glória.

Sublimação exige amor e sabedoria.

Felicidade não dispensa equilíbrio.

O preço da perfeição é trabalho contínuo de engrandecimento da alma.

Ninguém espere, assim, depois da morte, repouso e bem-aventuranças que não soube conquistar por si mesmo.

Serviço e hierarquia, aprendizado e aprimoramento são imperativos a que não conseguiremos fugir, tanto do berço para o túmulo quanto do túmulo para o berço, se desejamos marchar para a Vida Superior...

E enunciando semelhante realidade, não estamos fazendo mais que acompanhar a trilha de Allan Kardec, nas lições que o Apóstolo Admirável entesourou, em nosso benefício, há cem anos.

   

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image036.jpg


Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

Jesus e Nicodemos.

Fonte: http://thebiblerevival.com/clipart40.htm

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/11-11-2019_arquivos/image011.jpg

Purgatório. Dante, guiado por Virgílio, oferece consolação às almas dos invejosos. Óleo sobre tela de Hippolyte Flandrin.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hippolyte_Flandrin_-_Le_Dante,_conduit_par_Virgile,_offre_des_consolations_aux_%C3%A2mes_des_Envieux.jpg

 

 

Purgatorio ( pronunciado  [purɡatɔːrjo] ; Italiana para " Purgatório ") é a segunda parte de Dante 's divina comédia , seguindo o inferno , e que precede o Paradiso . O poema foi escrito no início do século XIV. É uma alegoria que conta a subida de Dante ao Monte do Purgatório , guiada pelopoeta romano Virgílio , exceto pelos últimos quatro cantos em que Beatrice assume o cargo de guia de Dante.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Purgatorio

 

A reencarnação sob a perspectiva espírita: o caso Segismundo

 

As etapas da reencarnação

 

 

 

(Ilustração copiada de https://www.paulodetarso.org.br/a-reencarnacao-sob-a-perspectiva-espirita-o-caso-segismundo/. Leia o texto no link)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/20-06-2017_arquivos/image010.jpg

As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 19 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Os que partem... e os que ficam" com a profª Amélia Reis. .Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Companheirismo na origem de Mocidade e Centro –

Relatos históricos

 

Na tarde do dia 13 de novembro, a Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes focalizou eventos históricos de Araçatuba (SP): a fundação da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins, na Instituição Nosso Lar (15/11/1964) e a inauguração do Centro Espírita Luz e Fraternidade (25/11/1972). Antonio Cesar Perri de Carvalho como um dos fundadores, primeiro presidente dessa Mocidade e vice-presidente do Centro, fez um retrospecto dos momentos iniciais de ambos e de suas repercussões. Na segunda parte, num ambiente fraterno e alegre houve relato dos companheiros desses episódios, sobre a Mocidade aniversariante: Ismael Gobbo, Barcelo Ângelo Cintra e Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho; Célia Maria Rey de Carvalho, esposa de Cesar, fez comentários sobre eventos jovens da cidade da época, e, os quatro sobre o Centro que marcou época na cidade. O programa foi coordenado por Renata Cunha Melo.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=3ffk351DRJU&t=6636s

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

RBN Rádio Boa Nova. Podcast Papo Literário

Apresentação de José Damião

 

Acesse:

https://radioboanova.com.br/podcast-papo-literario/

 

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Amor Infinito

Provas

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

 

Clique:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html 

 

 

 

Revista eletrônica semanal  O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Cinema em Casa

Divaldo, o mensageiro da paz

 

                                                                                      

Cinema  em  Casa

 

 

Caso opte, neste fim de semana, pela permanência em casa, então, como laser, sugerimos assistir ao filme abaixo na sessão:

 

 

Cinema em Casa

 

 

Filme:   DIVALDO, O MENSAGEIRO DA PAZ

 

https://youtu.be/CGGu28xBg3w

 

 

Sinopse:                                                                                                                                 

 

Homenagem a Divaldo Pereira Franco,

 

nascido em Feira de Santana - Bahia, aos 05 de maio de 1927 ..............

 

Divaldo Pereira Franco, o mensageiro da paz | Ary Ramos

 

 

Divaldo Pereira Franco – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

Site Progresso espiritual

Acesse no link

 

Prezado companheiro de ideal espírita, paz e contentamento. 

 

FOI CRIADO um site multilíngue para difundir mais intensamente, mundo afora, conhecimentos básicos do Espiritismo como, reencarnação, causa e efeito, vida além da morte, comunicabilidade dos espíritos e muitos outros, apresentando dezenas de pesquisas científicas (inclusive com tecnologias de ponta), fatos comprovados etc.

Esse site é a base da “Campanha dos Porquês”.

Essa Campanha se realiza pela difusão nas redes sociais, de cartazes como o anexo (que contêm a indicação do site).

Para isso, estamos pedindo aos espíritas para difundirem esses cartazes em suas redes sociais o quanto puderem, pois a humanidade está carente desses conhecimentos.

Estaremos criando novos cartazes, com questionamentos os mais diversos, que estarão disponíveis no site, na pág. “Por Quê?”

SITE: https://progressoespiritual.com/

OBS. Se alguém quiser desses cartazes em qualquer outro idioma (em alfabeto latino) basta nos enviar o pedido e os textos traduzidos para: [email protected]

 

Nosso abraço fraterno, com pedido para colaborar com essa Campanha, divulgando-a.

 

Saara Nousiainen

Maininkitie 8 A 1 – Espoo-Finlândia

 

 

 

(Informação recebida em email de Saara Nousiainen [[email protected]])

 

 

Remanso Fraterno

Campanha do Alimento

 

https://bit.ly/campanhadoalimento

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Novembro-2021.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

Você e a Paz com Divaldo Pereira Franco

2021

 

(Copiado do grupo Amigos del Espiritismo)

 

 

Palestra por Prof. Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza.

Unifesp/Nuse

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Confirmado o 18º. Congresso Estadual de Espiritismo

View this email in your browser

Logo

Está confirmado o 18º Congresso Estadual de Espiritismo

https://dim.mcusercontent.com/cs/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/a7661bfa-0afc-2f91-7f58-8567532f7daf.jpeg?w=564&dpr=2

Convite

Com imensa alegria informamos a realização do 18º Congresso Estadual de Espiritismo promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2022.

Teremos palestras e rodas de conversa extremamente interessantes, com temas espíritas atuais, abrangendo aspectos filosóficos, científicos e ético-morais.

Estão abertas as inscrições para participação no Congresso com preço especial de reabertura (R$ 290,00) + hospedagem opcional direto no hotel oficial.

Facebook icon

Instagram icon

Website icon

Email icon

YouTube icon

Logo

Copyright (C) 2021 União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. All rights reserved.
You are receiving this email because you opted in via our website.

Our mailing address is:

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Rua Doutor Gabriel Piza, 433

Sao Paulo, Sp 02036001

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe

Email Marketing Powered by Mailchimp

https://usesp.us20.list-manage.com/track/open.php?u=d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6&id=b03d1d0bff&e=1603d111a7

(Recebido em email de Congresso 2020 [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Jornal Folha Espírita

Novembro -2021

 

 

A edição de novembro da Folha Espírita está para lá de especial. Totalmente focada na Cop 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, que acontece até 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia, traz uma série de artigos e entrevistas para que possamos refletir sobre a importância deste momento. Confira a edição no link da bio!

#espiritismo #meioambiente #clima #cop26

 

 

As pessoas têm consciência sobre o impacto que o que consomem trazem ao planeta? Quais caminhos temos de seguir para alcançar um modelo no qual o consumo não seja um agente de destruição e devastação do meio ambiente? Consumir de forma consciente é uma questão de sobrevivência? O que é preciso fazer para mudar o cenário sombrio que vivemos?  Confira essas e outras respostas no podcast que gravamos com o jornalista André Trigueiro dias antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26. Ouça no Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, Anchor e principais plataformas de podcast.

 

 

 

(Informações recebidas da jornalista Claudia Santos)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Teatro:  Comédia: “Antes só que Mal-assombrado”

São Paulo, SP

 

A comédia espiritual “Antes Só Que Mal-Assombrado” estreia no novo espaço cultural do Tatuapé no mês de novembro.

 A“Mansão Teatro” oferece um espaço aconchegante com uma nova experiência para a família.

 

 

O enredo se passa na década de 70 e Gilberto, esposo folgado, depara-se com o pedido de separação de Gilda, sua esposa dedicada. Diante de tal notícia, Gilberto exige que Deus resolva sua situação e seu pedido é atendido. Seu primo Afrânio, desencarnado, vem com missão de ajudá-lo a recuperar a esposa, porém, esse espírito traz informações dos avanços tecnológicos, onde Gilberto desconhece. Em meio a muita confusão, Bianca, amiga de Gilda, pressente a presença de Afrânio, seu antigo namorado, deixando em perigo a missão do nobre espírito. Amor ao próximo, ética, cumplicidade, respeito e amor-próprio serão abordados nesse espetáculo com uma dose de muito humor.

 

FICHA TÉCNICA

“ANTES SÓ QUE MAL-ASSOMBRADO”

De Lurimar Vianna

 

APRESENTANDO:

Debora Munhiz

Valdir Ramos

Katita Robattini

Alexandre Luz

 

SOM

Gilberto Giacomucci

 

LUZ E FIGURINO

Lucienne Cunha

 

DIREÇÃO

Rogério Fabiano

 

DIVULGAÇÃO:

Magali Bischoff

 

APRESENTAÇÕES

14,21 E 28/11/21

Domingo: 18H30

 

GÊNERO :

Romance

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 06 anos

DURAÇÃO: 65minutos

 

 

SERVIÇO:

 

Mansão Teatro Tatuapé – Metrô Carrão

Rua Araci, 62 – Tatuapé - SP (à 5 quadras do Metrô Carrão / Atrás da FATEC Radial)

Lotação: 310 lugares

Redes Sociais: facebook/mansaoteatro - instagran/mansaoteatro

Atendimento via Whatsapp (11) 94848-8546

Funcionamento da Bilheteria:

De Quarta a Sexta das 14h às 19h

Sábados e Domingos das 9H até o último espetáculo

 

Link para compra do ingresso

https://www.bilheteriaexpress.com.br/antes-so-que-mal-assombrado-mansao-teatro-tatuape-sao-paulo.html

 

 

Realização: Rama Kriya Produções

11- 2081.3622

11- 9-9503.4838

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 

Informações do Movimento Espírita recebidas em email de

Wanderlei Santos

Olá 

 

Caros amigos 

 

Saudações Kardequianas 

 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com força total. 

 

PRIMEIRAMENTE: 

 

UMA BOMBA!!! 

 

Esta semana os bastidores do Movimento Espírita estão movimentados. A FEB decide nesta terça-feira em assembleia a venda da sede do Museu Espírita. O acervo incluía obras raras de primeiras edições de Kardec, um grande acervo bibliográfico com mais de 3.000 títulos, incluindo anais, boletins, anuários, jornais e revistas; também obras de arte. 

 

Fica uma pergunta no ar??? O que vai ser feito??? Dos patrimônios dos espíritas??? Vão se perder???  

 

ACOMPANHEM: 

 

01 link: 

GEECX - Grupo de Estudo Espiríta Chico Xavier 

O sonho do Museu de São Paulo 

Acessem o link: 

http://grupochicoxavier.com.br/o-sonho-do-museu-de-sao-paulo/ 

 

02 link: 

BLOG – Wilson Garcia 

FEB decide nesta terça-feira em assembleia a venda da sede do Museu Espírita 

Acessem o link: 

https://www.expedienteonline.com.br/feb-decide-nesta-terca-feira-em-assembleia-a-venda-da-sede-do-museu-espirita/#more-4695 

 

*** 

 

RELANÇAMENTOS DO SITE AEC 

 

Agradecendo ao tradutor Wellington Alves a tradução em 2011 de duas pérolas. E agradecendo ao Alexandre R. Distefano e o Ery Lopes. Sem eles não teríamos este trabalho. 

 

Estamos presenteando aos amigos 02 novas obras raras traduzidas do passado que são 02 grandes clássicos Novo Espiritualismo vindos da Inglaterra. Através da pena William Stainton Moses. Materiais da poeira dos túmulos que vem somar no edifício espírita. São materiais históricos que vieram junto ao Espiritismo. 

 

Kardec afirmou somos todos espiritualistas. Mais nem todo espiritualista e ESPÍRITA.  

 

O Novo Espiritualismo que foi um movimento que correu em pararelo com Espiritismo desde a época de Kardec nos EUA e na Inglaterra principalmente. E teve dezenas de jornais e instituições. E dezenas de laboratórios que estudaram as diversas mediunidades. Sempre foram discordantes da Codificação Espírita desenvolvida por Allan kardec. Na questão da reencarnação e nos ensinos morais ditados pelos espíritos. 

 

As 02 obras são documentos históricos. Na dúvida fiquemos com as obras da Codificação Espírita.  O mestre de Lyon foi o grande desbravador do mundo invisível.  

 

O AUTOR 

 

William Stainton Moses: O Reverendo vindo da Inglaterra é um dos principais lideres Novo Espiritualismo. Estudou diversos médiuns nas quais se destacam Dr. Slade. E no estudo de mediunidades raras que também foram objetos de estudo de Allan Kardec. 

A – Pneumatografia (do gr. pneuma, ar, sopro, vento, espírito, e grafo, eu escrevo) – escrita direta dos Espíritos sem auxílio da mão do médium) 

B - Rape(s) [do inglês rapping - rap] - 1. Golpe seco, batida rápida. 2. Pancadas, batidas feitas por Espírito desencarnado para chamar a atenção ou tentar comunicação com encarnado. 



Stainton Moses ocupou-se assiduamente da formação de sociedades com o fim de estudar o Espiritualismo. Contribuiu para a fundação da Associação Nacional Britânica dos Espiritualistas, em 1873, da Sociedade Psicológica da Grã Bretanha, em abril de 1875, da qual foi um dos primeiros membros do conselho; da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em 1882 e finalmente da Aliança Espiritualista de Londres, da qual foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até a sua desencarnação. 

 

AS OBRAS 

 

William Stainton Moses – Psicografia (1878) (Inglaterra) 

As seguintes páginas dizem respeito ao que tem sido chamado de Escrita Independente, Direta ou Espiritual. Eu me aventuro a chamá-la de PSICOGRAFIA, um termo inteligível por si mesmo, moldado em palavras já existentes, e expressa o que estranhas perífrases tentaram vagamente conceber. 

Eu tinha a impressão, quando primeiramente apliquei o termo, que era tão novo ao assunto quanto certamente o era para mim. Descobri, no entanto, que eu estava usando uma palavra que já havia sido utilizada anteriormente; e não me sinto culpado em dar apenas um uso maior ao termo, que é obviamente aplicável e correto. 

Meu objetivo foi o de apresentar dentro do espaço conveniente um registro de fatos consistentes e influentes sobre uma única forma do fenômeno psíquico. Para esse fim, eu descartei da minha coleção tudo que não tivesse surgido do fenômeno agora sob os holofotes. 

Acesse o link: 

http://autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Stainton%20Moses/Stainton%20Moses%202/William%20Stainton%20Moses%20-%20Psicografia.HTM 

 

William Stainton Moses - Identificação dos Espíritos (1879) (Inglaterra) 

Este livro difere do meu anterior, PSICOGRAFIA, no seguinte aspecto: escrevo agora àqueles que estudaram e se familiarizaram com o fenômeno espiritual; lá, eu escrevi para um mundo inculto que não tinha conhecimento do assunto além do que se poderia obter em uma conversa casual ou em um parágrafo enganador de algum jornal. 

Então, eu era cuidadoso em empregar certos termos reservados, em não afirmar uma teoria a ser aceita e refrear genericamente o uso de qualquer linguagem que poderia servir para aumentar o preconceito com que novas verdades são sempre vistas. Aqui, ao contrário, falo com a mente esotérica e proponho evidências da perpetuação da vida e da individualidade após a morte corporal. Estou deixando primeiramente os princípios e lidando com mistérios profundos. Ao fazer isso, devo admitir, pela parte daqueles que me lêem, uma considerável familiaridade com os fenômenos do Espiritualismo e com alguns exercícios prévios de elucubrações quanto à causa que lhes são subjacentes. 

Acesse o link: 

http://autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Stainton%20Moses/Stainton%20Moses%203/William%20Stainton%20Moses%20Identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Esp%C3%ADritos01.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Estamos trazendo esta semana. Grandes palestras do que existe de melhor dentro do Espiritismo: César Sátiro - Sherbrooke – Canadá, Milton Rubens Medran Moreira (Live Abrade), Bruno Tavares (Jorge Hessen e Adair Ribeiro), Charles Kempf, CEPA (Palestras Diversas) 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Frutos do Espiritismo 

Quais as consequências do conhecimento sobre nossas vidas? 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=hAziHtipLQg 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Aceitação e Mudança 

Palestra pública em 11 de novembro de 2021, onde enfocamos algumas relações entre aceitação e mudança. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=t3nL7LXTxfE 

 

MILTON RUBENS MEDRAN MOREIRA 

 

UMA VISÃO LAICA DO ESPIRITISMO 

Live da ABRADE no dia 09/11/2021 - 20h. 

 

Para abordar esse tema de grande importância, o nosso convidado nesta Live é Milton Rubens Medran Moreira, advogado, jornalista, diretor do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, ex-presidente da CEPA, editor do jornal Opinião, do CCEPA. Autor de vários livros, entre os quais "Direito e Justiça, um Olhar Espirita" e 'Se Todos Fossem Iguais". Coautor do livro "Espiritismo na Perspectiva Laica e Livre-Pensadora", junto com Salomão Jacob Benchaya. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RzbUcADS0hc 

 

JORGE HESSEN 

 

Centro Espírita Divino Mestre 

A enfermidade em nossas vidas (Jorge Hessen) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=oNcJmftllP4 

 

BRUNO TAVARES 

 

André Luiz Confirma A Nossa Imortalidade - Bruno Tavares Entrevista Jorge Hessen 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=KpX6ksX7mEQ 

 

O Acervo Forestier - Bruno Tavares Entrevista Charles kempf 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=bZ6qJ0J0VlM 

 

FONTES PRIMÁRIAS 

 

As Revisões das Obras de Allan Kardec - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #15 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0sxN2sCVQg4 

 

Amélie Boudet e o Espiritismo 2ª Parte - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #14 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=JicJxmU5OmE 

 

Amélie Boudet & O Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #13 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=YW0RL8JqHUQ 

 

"Making Of" da Codificação - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #12 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=5saOerXHOoc 

 

CHARLES KEMPF 

 

O programa "Espiritismo com Kardec e seus pioneiros" vai ao ar toda quarta-feira às 7h30, ao vivo (em direto) com apresentação de Charles Kempf, André Luis Chiarini Villar e Sérgio Villar. 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 02.5.21 

Tema do programa de hoje: Léon Denis, o apóstolo do Espiritismo 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=wL0DJoZa5wE&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=23 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 12.5.21 

Tema do programa de hoje: Prolegômenos e a Pandemia na Codificação. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=9ilLX52gT7Q&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=26 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 19.5.21 

Tema do programa de hoje: Materialismo e Espiritualismo. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=UG6fbJS-NxE&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=25 

 Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 26.5.21 

Tema do programa de hoje: Os Fluidos. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=1MxxV_kupqc&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=24 

 

CEPA 

 

"Reencarnação: caminho para a liberdade" com Milton Medran 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=JXCmUvUt7ng 

 

Palestra de Milton Medran em São Luís – MA 

Conferência do ex-presidente da CEPA e atual presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, Milton Medran Moreira, marcou homenagem solene a Allan Kardec, prestada pela Assembléia Legislativa do Estado brasileiro do Maranhão, em sessão solene, no último dia 1º de outubro de 2015. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=EWHmjy2VmZw 

 

Perda de entes queridos com Milton Medran 

Palestra "Perda de entes queridos" proferida por Milton Medran Moreira na Sociedade Espírita Amor e Caridade, Osório/RS, em comemoração dos 50 anos da entidade. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=jEB5zuY8JwA 

 

La Ética Espírita com Milton Medran 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=Y0bY-SEdSIo 

 

------ PORTAL CEPA BRASIL: 

Acesse o link: 

https://www.cepabrasil.org.br/portal/index.php 

 

A LUTA SEGUE 

 

WANDERLEI 

 

(Informação recebida em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

3a semana de Novembro de 2021

 

 

O sonho do Museu de São Paulo; Casa do Caminho com palestra presencial-virtual e reuniões preparatórias; Igreja, umbanda e espiritismo nas entrevistas de Chico Xavier; Limites da encarnação em palestra para Tocantins; Ribeirão Preto – livros e destaques a autores espíritas; Homenagem a família de pioneiro e seus operosos descendentes; Ceará focaliza Benedita e a superação pela caridade; Morte – visita a cemitérios e finados; Esmolas – como doar, a discrição e o valor espiritual; Pai Nosso em Kardec, espírito Meimei e poema pela psicografia de Chico Xavier; Para o alvo

 

Artigos – O sonho do Museu de São Paulo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-sonho-do-museu-de-sao-paulo/

 

Notícias:

- Casa do Caminho com palestra presencial-virtual e reuniões preparatórias:

http://grupochicoxavier.com.br/casa-do-caminho-com-palestra-presencial-virtual-e-reunioes-preparatorias/

 

- Igreja, umbanda e espiritismo nas entrevistas de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/igreja-umbanda-e-espiritismo-nas-entrevistas-de-chico-xavier/

 

- Limites da encarnação em palestra para Tocantins:

http://grupochicoxavier.com.br/limites-da-encarnacao-em-palestra-para-tocantins/

 

Vídeos:

- Ribeirão Preto – livros e destaques a autores espíritas:

http://grupochicoxavier.com.br/ribeirao-preto-livros-e-destaques-a-autores-espiritas/

 

- Homenagem a família de pioneiro e seus operosos descendentes:

http://grupochicoxavier.com.br/homenagem-a-familia-de-pioneiro-e-seus-operosos-descendentes/

 

- Ceará focaliza Benedita e a superação pela caridade:

http://grupochicoxavier.com.br/ceara-focaliza-benedita-e-a-superacao-pela-caridade/

 

- Morte – visita a cemitérios e finados:

http://grupochicoxavier.com.br/morte-visita-a-cemiterios-e-finados/

 

Estudo do Evangelho:

- Esmolas – como doar, a discrição e o valor espiritual:

http://grupochicoxavier.com.br/esmolas-como-doar-a-discricao-e-o-valor-espiritual-real/

 

- Pai Nosso em Kardec, espírito Meimei e poema pela psicografia de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/o-pai-nosso-em-kardec-espirito-meimei-e-poema-pela-psicografia-de-chico-xavier/

 

Mensagem – Para o alvo:

http://grupochicoxavier.com.br/para-o-alvo/

 

o0o

 

Cada registro falado traz consigo o impacto da ação. Contudo, a reação mora em ti mesmo, solucionando os problemas ou agravando-lhes a estrutura” - Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 52. Uberaba: CEC)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

Proclamação da República

 

 Século dezenove. Embora todas as liberdades públicas, que a monarquia desenvolvera em nosso país, ela ainda falava da influência portuguesa.

Por causa disso, a república era considerada, pela comunidade brasileira, como a fórmula de governo compatível com a evolução do país e com a posição cultural do seu povo.

A ideia era genuinamente nativista. Alcançara todas as inteligências. Desde a lei de 13 de maio de 1888, a abolição da escravatura, que ferira os interesses particulares das classes conservadoras, a República se anunciava.

Por toda parte, em ambientes civis ou militares, acendiam-se as tochas do idealismo republicano.

Como tantos outros acontecimentos, a Proclamação da República brasileira se fez sem derramamento de sangue.

Os tempos que antecederam ao grande feito foram de intensa atividade. Todas as grandes cidades do país se entregavam à propaganda aberta das ideias republicanas.

Os espíritos mais eminentes do país preparavam o grande acontecimento.

Então, a 15 de novembro de 1889, com a bandeira do novo regime nas mãos de Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Lopes Trovão, Serzedelo Correa, Rui Barbosa e toda uma plêiade de inteligências cultas, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou, inopinadamente, no Rio de Janeiro, a República dos Estados Unidos do Brasil.

O imperador D. Pedro II recebeu a notícia com amarga surpresa.

Entretanto, o nobre monarca repeliu as sugestões de espíritos apaixonados da coroa para a reação. Preparou rapidamente sua retirada, com a família imperial, para a Europa, em obediência às imposições dos revolucionários.

Consigo levou um travesseiro de terra do Brasil, a fim de que o amor da pátria brasileira lhe santificasse a morte, no seu exílio de saudade e pranto.

Eram as vésperas do seu regresso à Pátria da Imortalidade.

*   *   *

Ao recordarmos, nesta data, o acontecimento, cabe-nos agradecer aos idealistas de então pelo legado.

Transcorridos cento e trinta e dois anos da Proclamação da República, quando a nação se veste de alegria para a comemoração, o feriado nacional se apresenta, é de nos indagarmos o que temos feito da nossa República.

Recordamos o entusiasmo de Pero Vaz de Caminha, que chegou com Pedro Álvares Cabral ao Brasil, ao se dirigir ao rei de Portugal:

Uma terra tão pródiga que em nela se plantando, tudo dá.

Será que os ideais de igualdade, de fraternidade, e engrandecimento também?

Com o legado de um território tão grande, uma terra tão rica e a luz do Evangelho do Cristo a brilhar no céu de anil, o que nos falta para sermos a nação mais rica de amor da face da Terra?

Quando passaremos a nos preocupar mais pelo nosso irmão, pela nação e menos pelos nossos próprios interesses?

Bem vale aqui a célebre frase do patriota em dias de batalha: O Brasil espera que cada um cumpra seu dever.

O Brasil cristão aguarda que cumpramos nosso dever de cidadãos nobres. Dever de patriota que não somente respeita os símbolos nacionais da bandeira, do brasão, do Hino Nacional, mas vive com dignidade, todos os dias, honrando a Terra do Cruzeiro.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O fundador da República Brasileira, do livro Homens que fizeram o Brasil, de Luiz Waldvogel, Casa Publicadora Brasileira, e no cap. XXVII do livro Brasil, coração do mundo,
pátria do Evangelho, pelo Espírito Humberto de Campos, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.
Em 15.11.2021.

 

 

Escute o áudio deste texto

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3625&stat=0

 

 (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/07-09-2015_arquivos/image016.jpg

O Brasil visto do espaço. Imagem: http://i1.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/db/Nasa_blue_marble.jpg

IMG_7470

Proclamação da República. Óleo sobre tela por Benedito Calixto.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Proclamação da República do Brasil

A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano,[1] foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.[2]

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil

 

 

IMG_6613

Estátua equestre em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca.

Praça Marechal Deodoro. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018_arquivos/image023.jpg

Matéria do jornal Le Monde Illustré de 30-11-1889

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f9.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018_arquivos/image025.jpg

Panorâmica do Rio de Janeiro. Publicação do  Le Monde Illustré, Paris, França. 30-11-1889.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f12.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018_arquivos/image026.jpg

No alto vultos da República Brasileira. Publicação do Le Monde IllustréParis. 30-11-1889.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371741h/f13.item

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018_arquivos/image027.jpg

Na parte inferior ilustração sobre a Proclamação da República do Brasil.

Jornal Le Monde Illustré. Paris, França. 21-12-1889. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f4.item

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018_arquivos/image030.jpg

Matéria do Le Monde Illustré de 21-12-1889 sobre a Proclamação da República do Brasil.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6371744r/f7.item

IMG_0013

Praça da República na cidade do Rio de Janeiro. Local aproximado de onde ocorreu a Prolamaçao da República.

Foto Ismael Gobbo

DSC00694

Museu da República no Palácio do Catete. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC01087

Busto feminino representando a República. Palácio do Catete, Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

DSC01093

Primeira bandeira da República exposta no Museu da República (Palácio do Catete) Rio de Janeiro.

Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/26-03-2019_arquivos/image015.jpg

Cristo Redentor. Corcovado,  Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Pedro_II1847.JPG

Dom Pedro II, Imperador do Brasil, aos 21 anos de idade, em 1847.. Óleo sobre tela de Raymond Monvoisin.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_II1847.JPG

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image007.jpg

Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

 

 

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman

 

Cristo e a mulher cananita. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_and_the_Canaanite_Woman

 

Cristo e a Mulher Cananéia é um óleo sobre tela de 1594-1595 de Annibale Carracci, agora no Palazzo Communale em Parma.

A obra foi mencionada por Carlo Cesare Malvasia, que, em Felsina Pittrice, a chamou de "a famosa Mulher Canaanita. Giovanni Pietro Bellori escreveu que" Para a capela do mesmo palácio [ou seja, Palazzo Farnese] pintou o quadro da Mulher Cananéia, prostrada diante de Cristo em um ato de súplica; mencionando que ela, o cachorro, que come as migalhas, enquanto Cristo assegura a mulher com sua mão, e aprova sua grande fé.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_and_the_Canaanite_Woman

 

Jesus cura o cego e o coxo na montanha. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Heals_the_Blind_and_Lame_on_the_Mountain_(Sur_la_montagne_J%C3%A9sus_gu%C3%A9rit_les_aveugles_et_les_boiteux)_-_James_Tissot_-_overall.jpg 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]