Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 12 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/12-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/11-10-2021.htm

09-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/09-10-2021.htm

08-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021.htm

07-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/07-10-2021.htm

06-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/06-10-2021.htm

 

 

 

O cego de Jericó

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 44. Página 103.

 

“Dizendo: Que queres que te faça? E ele respondeu: - Senhor, que eu veja”. (Lucas, 18:41.)

 

O cego de Jericó é das grandes figuras dos ensinamentos evangélicos.

Informa-nos a narrativa de Lucas que o infeliz andava pelo caminho, mendigando. Sentindo a aproximação do Mestre, põe-se a gritar, implorando misericórdia. Irritam-se os populares, em face de tão insistentes rogativas. Tentam impedi-lo, recomendando-lhe calar as solicitações. Jesus, contudo, ouve-lhe a súplica, aproxima-se dele e interroga com amor:

- Que queres que te faça?

À frente do magnânimo dispensador dos bens divinos, recebendo liberdade tão ampla, o pedinte sincero responde apenas isto:

- Senhor, que eu veja!

O propósito desse cego honesto e humilde deveria ser o nosso em todas as circunstâncias da vida.

Mergulhados na carne ou fora dela, somos, às vezes, esse mendigo de Jericó, esmolando às margens da estrada comum.

Chama-nos a vida, o trabalho apela para nós, abençoa-nos a luz do conhecimento, mas permanecemos indecisos, sem coragem de marchar para a realização elevada que nos compete atingir. E, quando surge a oportunidade de nosso encontro espiritual com o Cristo, além de sentirmos que o mundo se volta contra nós, induzindo-nos à indiferença, é muito raro sabermos pedir sensatamente.

Por isso mesmo, é muito valiosa a recordação do pobrezinho mencionado no versículo de Lucas, porquanto não é preciso compareçamos diante do Mestre com volumosa bagagem de rogativas.

Basta lhe peçamos o dom de ver, com a exata compreensão das particularidades do caminho evolutivo.

Que o Senhor, portanto, nos faça enxergar todos os fenômenos e situações, pessoas e coisas, com amor e justiça, e possuiremos o necessário à nossa alegria imortal.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus curando o cego perto de Jericó. Óleo no painel de Eustache Le Sueur.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_perto_de_Jeric%C3%B3

 

DSC04275

O chamado Monte da Tentação em Jericó, Palestina. Foto Ismael  Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019_arquivos/image014.jpg

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019_arquivos/image015.jpg

Árvore Sicômoro. Jericó, Palestina. Numa dessas árvores Zaqueu subiu para ver Jesus passar. Foto Ismael Gobbo

 

 

Caminhos da Verdade e da Vida

Mensagem da Criança

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

A reencarnação tem também avais científicos

 

José Reis Chaves

Notícias do Movimento Espírita

José Reis Chaves

Foto Ismael Gobbo

 

 

 As doutrinas cristãs e de outras religiões surgiram da boa fé dos seus respectivos teólogos. Por isso, as respeitemos todas. Mas como a evolução não para, com o decorrer dos tempos, é natural que elas se transformem corrigindo seus inevitáveis erros, pois os teólogos não são infalíveis.

 Mas por causa do ego aflorado e vaidoso dos teólogos, eles falavam, em alto e bom som, que tudo que eles ensinavam era verdade, pois que eram inspirados por Deus, chamado por eles de o Espírito Santo Trinitário. Na verdade, um espírito que podia ser santo, sim, mas não o do próprio Deus. Aliás, eles nem sempre examinavam os espíritos para saberem se eram bons como recomenda João em sua Primeira Carta 4: 1, quando poderiam crer ou não nas profecias recebidas deles, através dos profetas (hoje chamados de médiuns). Aliás, isso é uma prática de espiritismo, pois são contatos com os espíritos. Mas São Paulo até disse que é melhor profetizar do que falar em línguas estrangeiras desconhecidas do profeta ou médium (1 Coríntios 14: 39).

 O que acabamos de ver é uma verdade bíblica incontestável. E há muitas outras como a da palingenesia, sinônima de reencarnação, com a mesma forma em grego e em português (ver dicionários de português). No entanto, ainda há gente que diz que a Bíblia não fala em reencarnação, só porque essa palavra não existia quando a Bíblia foi escrita, a qual só foi criada por Kardec, em 1860, mais ou menos. Sejamos, caros leitores e caras leitoras, intelectuais da Bíblia e não ignorantes dela que não sabem o que falam ou o que é pior, às vezes, fingem que não sabem e ficam ensinando erros absurdos sobre ela como esta ridícula de que a reencarnação, o ‘nascer de novo’ do espírito, também, na carne (reencarnação), não está na Bíblia (João 3: 3)...

 Poderíamos citar aqui uma lista enorme de cientistas de vários países do chamado Primeiro Mundo e do Brasil, com seus   Bestsellers defendendo a reencarnação. Mas pelo limite da coluna, vamos citar apenas o livro Ebook grátis “Reencarnação e as Pesquisas Científicas” do grande biblista Paulo Neto Sobrinho, autor, também, de “A Bíblia à Moda da Casa”, de grande sucesso, Ed. Nova Consciência.

 Padres e pastores, não sejam cegos guiando outros cegos e, principalmente, não sejam hipócritas e falsos profetas! E não se esqueçam de que a reencarnação é a mais importante prova robusta não só bíblica, mas também científica, da imortalidade do espírito e, portanto, prova também, de que a vida não acaba mesmo no túmulo, o que é, igualmente, sem dúvida, uma das maiores verdades que o excelso Mestre tanto nos ensinou...

 PS: Com este colunista: “Presença Espírita na Bíblia, na TV Mundo Maior”, e a tradução do Novo Testamento completo, 2ª Edição corrigida e ampliada na introdução e nas notas explicativas espíritas, o que é inédito, Ed. Chico Xavier, (31) 3635-2585 Cássia e Cleia. [email protected]íblica e científica

 

Artigo publicado originalmente em:

https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/a-reencarnacao-tem-tambem-avais-cientificos-1.2550083

 

 

(Texto recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/01-11-2018_arquivos/image045.jpg

Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_La_Farge_-_Visit_of_Nicodemus_to_Christ_-_1909.7.37_-_Smithsonian_American_Art_Museum.jpg

 

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

"Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)

 

 

 

Há 160 anos a Inquisição tentou conter a marcha do Espiritismo

http://www.oconsolador.com.br/ano15/742/especial2.html

 

Internacional
por Rogério Miguez


Ano 15 - N° 742 - 10 de Outubro de 2021


No século XIX, o periódico parisiense Le Siècle – O Século -, um jornal intitulado político, literário e de economia social, na sua Seção Política, assim registrou, na edição de segunda-feira, 14 de outubro de 1861, fato insólito acontecido em uma praça da cidade de Barcelona, alguns dias atrás:1


[…]

A Igreja da Espanha iniciou uma grande cruzada contra os espíritos; o tempo não está bom para eles na Península: espíritos batedores, espíritos girantes, simples espíritos, estão sendo caçados como merecem. Enquanto se esperava que ela os apreendesse fisicamente, o que parece bastante difícil, a inquisição fez com que os jornais, livros e revistas espíritas ou espiritistas que circulavam na Espanha fossem apreendidos e queimados.

No dia 9 de outubro de 1861, às dez e meia da manhã, na esplanada da cidade, no local onde são executados os criminosos condenados à morte pelo torniquete, foram queimados, por ordem do Bispo de Barcelona,​​trezentos volumes ou brochuras apreendidas na casa de um livreiro mais ou menos infestado de espiritismo.

O auto-de-fé era presidido por um sacerdote vestido com vestes sacerdotais, carregando a cruz numa das mãos e a tocha na outra. Um notário e seu escrivão, responsáveis​​pela redação do processo verbal; um alto funcionário da alfândega ficou ao lado do padre, enquanto três moços mantinham a fogueira acesa.

Quando os trezentos volumes foram consumidos, o sacerdote e seus acólitos retiraram-se em meio aos gritos da inumerável multidão que cobria a praça, e, enquanto o povo clamava com todas as suas forças: Abaixo a inquisição! o livreiro apreendido conseguiu aproximar-se da fogueira e recolheu alguns fragmentos das cinzas deste burlesco auto-de-fé. Isso é tudo que lhe restou de seus trezentos volumes.

Há muitos livros queimados; agora é sobre aqueles que os leram; como a inquisição lidará com eles? Sem dúvida não os queimaremos: os tempos, Ah...! não o permitem mais; mas cuidado com a reparação honorável!2 Em qualquer caso, neste momento, não somos nós que nos divertiremos fazendo as mesas girarem na Espanha.

[…]

 

Considerando mais este infame ato, se denota como a História está repleta de episódios praticados por Espíritos retrógrados visando interromper a marcha evolutiva do planeta.

Neste caso em exame, a Igreja Católica Apostólica Romana, tentou sem sucesso, mais uma vez, através de uma prática – a Inquisição -, que, certamente, impôs pesadas expiações aos seus atores, atrapalhar os anseios do povo em se libertar das condutas medievais, que vigoraram durante o milênio em que a Terra esteve mergulhada nos abismos da superstição, da ignorância e mesmo da crueldade, e que ainda insistiam em se fazer presentes no século XIX, tentando manter pela força e o terror, suas estruturas caducas e desgastadas por tantas iniquidades perpetradas.

Em parte, a Idade Média se estabeleceu devido ao afastamento gradual da vivência na essência dos ensinos Crísticos, quando interesses materiais e a ânsia pelo domínio territorial, instigaram o egoísmo de desorientados religiosos a trabalhar espontânea e alegremente em nome das forças das trevas, em lugar de aplicar o amai-vos uns aos outros às suas próprias vidas e a dos seus partidários, máxima tão bem divulgada e, principalmente, exemplificada pelo Meigo Rabi da Galileia.

Este período é considerado como a Idade das Trevas e, uma das práticas de controle da “fé” adotadas pela religião dominante no mundo ocidental, era a morte ou o suplício de todos que não comungassem com os seus deturpados interesses, pois este seguimento religioso representado pela Igreja Católica Apostólica Romana, fez de tudo para destruir os ensinos de Jesus, culminando com a indecorosa venda das indulgências, uma das causas motivadoras do nascimento da Reforma.

Não há dúvida, enfrentamos tempos tenebrosos e, o Espiritismo, nascido em 18 de abril de 1857, embora já distante da nociva influência das práticas medievais, não escapou dos ataques de religiosos atormentados para, mais uma vez, tentar frear o progresso moral da Terra.

Como se denota na descrição do periódico O Século, o povo, cansado de tantas iniquidades perpetradas pela Igreja, mas ainda impotente para dar um basta a tanta ignominia, fez o que estava ao seu alcance, e, espontaneamente, vaiou o ato inquisitório, pedindo o fim da famigerada Inquisição, o tribunal eclesiástico instituído pela Igreja católica no começo do século XIII visando investigar e julgar sumariamente supostos hereges e feiticeiros, e, os médiuns estavam incluídos neste rol de infortunados, acusados de crimes variados contra a chamada crença católica.

É interessante destacar como a espiritualidade superior age com sabedoria. Os esclarecidos Espíritos poderiam ter impedido mais este ato tresloucado de fanáticos religiosos compromissados com o mal, contudo, nada fizeram, se limitaram a assistir, pois sabiam que a queima das 300 obras espíritas em praça pública provocaria o efeito contrário ao esperado e, ardentemente desejado pela Igreja. O ser humano é curioso, é da sua natureza, e, diante de demonstração tão extemporânea como aquela, mais uma tentativa vã de proibir o acesso a um tipo específico de literatura pela força e não pela dissuasão e o raciocínio, acabou provocando o interesse geral, e, em consequência, houve uma procura mais acentuada por obras espíritas. Fez-se presente o conhecido ditado popular: deram um tiro no pé, aliás, 300 tiros!

Há uma curiosidade interessante no artigo do periódico no que tange a nomenclatura dos adeptos da Doutrina dos Espíritos. O autor do texto demonstrou conhecer a opção dos seguidores de Allan Kardec se dizerem espíritas ou espiritistas,3 possibilidade que nem todos conhecem, entretanto, vale destacar que o Codificador ainda sugeriu outra palavra, esta então conhecida por pouquíssimos, para designar os partidários do Espiritismo: espiritain,4 que significa espiritano.

Poderíamos aproveitar este inesquecível ato e tecer alguns comentários, fazendo um paralelo entre o ocorrido há 160 anos, e a verdadeira enxurrada de obras, surgindo aqui e ali, insistindo em se dizer espíritas, contudo, jamais o serão.

No passado, como sabemos, a Igreja se sentindo ameaçada pela novel Doutrina dos Imortais, ajuizou que, acendendo o fogo do destempero, destruindo algumas centenas de livros versando sobre o Espiritismo, poderia infligir sérios danos à caminhada, nas plagas europeias, da nova Filosofia Espiritualista, recém-nascida na França, o coração da Europa.

Há bom tempo, o movimento espírita brasileiro vem sendo atacado, fustigado, invadido frontalmente por obras pseudoespíritas, ou mesmo, totalmente dissociadas dos postulados espíritas. São duas grandes correntes de mistificadores e perturbados médiuns que se associam para produzir uma literatura apócrifa, contudo, têm sido empregadas largamente pelos espiritistas, provocando disputas doutrinárias intermináveis e “ensinando” aos novatos conceitos errôneos sobre o Espiritismo.

A nossa atitude jamais será queimar tais obras, e, podemos acrescentar que, se fossemos agir como os celerados de então, a fogueira alcançaria as alturas, não, esta nunca será a conduta espírita. A melhor postura espírita para manter a Doutrina sem possíveis indesejadas interferências, é estudar as obras de Allan Kardec, não só as cinco obras fundamentais, mas todo o conjunto de livros escritos pelo mestre de Lyon.

Além disso, buscar informações sabidamente irretocáveis sob o ponto de vista doutrinário, as ditas obras complementares, tais como: todo o conjunto de livros psicografados por Francisco Cândido Xavier, igualmente pela obra de Divaldo Pereira Franco, ou mesmo de Raul Teixeira. Lembramos também da literatura produzida pelas médiuns Ivone do Amaral Pereira e Zilda Gama. Isto só para citar cinco médiuns.

As obras de Allan Kardec, somadas as destes cinco médiuns, já somam várias centenas de livros, oferecendo material para se estudar até o final desta existência.

Entretanto, há outros autores médiuns ou não que também escreveram obras irretocáveis: Waldo Vieira quando esteve militando nas fileiras espíritas, José Herculano Pires, Cairbar Schutel, Abel Glaser, Carlos Imbassahy, Hermínio Miranda, Terezinha Oliveira, Wallace Leal Rodrigues, José Jorge, Rodolfo Calligaris, Bezerra de Menezes, Alírio Cerqueira Leite, Vinícius.

Não esquecer os autores clássicos, tais como: Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion, Alexander Aksakof, Ernesto Bozzano, Paul Gibier e William Crookes.

E, não são todos, há incontáveis nobres e sérios escritores que dignificam e engrandecem todo o esforço coordenado pelo Protetor da Terra - Jesus o Cristo -, em trazer à Humanidade o Consolador Prometido.

Mas, para facilitar o sincero aprendiz, sugerimos também consultar este portal O Consolador e o e-book: Livros que, propositadamente ou não, denigrem o Espiritismo.5 Neste trabalho, de autoria do criterioso José Passini, cita-se uma série de autores, com suas respectivas obras ditas espíritas, livros estes indignos de compor qualquer biblioteca, livraria ou feira espíritas.

Como se denota, não há necessidade de preparar fogueiras para impedir que as doutrinas apócrifas atentem contra a Doutrina, basta que os espiritanos não comprem e não divulguem os autores sabidamente desvirtuados da excelente Doutrina dos Imortais.

Honremos a memória de Allan Kardec, não queimando seus ensinos nas fogueiras da vaidade, orgulho e destempero. A chama da intemperança não deverá continuar acesa em nossas vidas, pois, por nós acesa no passado, já arde há bom tempo em nosso íntimo, em todas as nossas anteriores existências distanciadas do amor puro do Criador. Contudo, já é hora de zelarmos por manter a flama doutrinária imaculada, como tantos outros já o fizeram no passado, alguns, à custa de suas próprias vidas. Desta forma, façamos, hoje, este serviço em favor, e pela libertadora, consoladora e inigualável Doutrina dos Espíritos.

Seja a nossa Cruzada diversa daquela ocorrida há tempos longínquos, pois o Rabi da Galileia aguarda há milênios, pacientemente, que os nossos atos e palavras carreguem apenas o fogo da verdade e do amor.

 

Referências:

1 Acesso em 19/09/2021: Link-1

2 Acesso em 19/09/2021: Link-2

Reparação honorável é, na França, e sob o Ancien Régime – Regime antigo, nos termos da lei, uma penalidade infame, mais grave do que a reprimenda, mas menos do que a exposição pública, o chicote, a mutilação, as galés, o banimento.

KARDEC, Allan. Instruções práticas sobre as manifestações espíritas. Tradução Wallace Leal V. Rodrigues. 5ª ed. Editora: O Clarim, 1978. Vocabulário espírita.

4 _________. O Livro dos Espíritos. 1ª edição de 18 de abril de 1857 com 501 perguntas. Introdução.

Acesso em 19/09/2021: Link-3

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/28-12-2018_arquivos/image029.jpg

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 15 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita com a profª Amélia Reis, sob a forma de projecção de um filme espírita sobre Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, 

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Comemorações: 80 anos do Abrigo Ismael e

74 anos da partida de Benedita

 

Na manhã do dia 10 de outubro a União Espírita Paz e Caridade, de Araçatuba, sediou históricas comemorações: 80 anos da fundação do departamento Abrigo Ismael e 74 anos da desencarnacao de Benedita Fernandes. Como convidado, proferiu palestra alusiva às efemerides, Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-dirigente local e ex-presidente da USE-SP e da FEB. Em seguida o expositor autografou seu  livro em lançamento "Pelos caminhos da vida.  Memórias e reflexões" (Ed.Cocriacao). Houve números musicais por Evelyn Spinola. Estavam presentes representantes  de várias instituições e Ismael Gobbo, do Boletim Diário de Notícias Espíritas. No final foi oferecido um lanche de confraternização. O evento foi dirigido pelo pelo presidente Émerson Gratão. Esse evento se insere também nas comemorações do Centenário do Espiritismo em Araçatuba, assinalada pela fundação da pioneira União Espírita Paz e Caridade.

 

(Recebido de César Perri)

 

Legendas:

(Cesar Perri e Ismael Gobbo no Teatro Alcides Jorge; César autografando no Abrigo Ismael com: Maria Luzia, Celso Souto e Ismael; César em palestra no Abrigo Ismael; os casais: César Perri e Célia e Émerson e Simone, tendo no alto o quadro do fundador da União Espírita Paz e Caridade e seu departamento Abrigo Ismael, Sr. Gedeão Fernandes de Miranda, uma obra de arte da artista Nair Camargo; alguns dos participantes da palestra de César no Abrigo Ismael)

 

 

Palestra de César Perri no Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

Na manhã deste domingo, 10 de outubro, em continuação às festividades dos oitenta anos do Abrigo Ismael, tivemos presença de César Perri de Carvalho e sua esposa Célia, com a palestra "Benedita: Superação Para O Dinamismo", e lançamento da trilogia "Pelos Caminhos Da Vida: Memórias e Reflexões". A visita foi muito agradável e instrutiva, trazendo-nos novos conhecimentos sobre a Dama da Caridade Benedita Fernandes e seu exemplo de abnegação e amor ao próximo. Participou também Evelyn Spínola, cantando lindamente e harmonizando o ambiente.

 

(Émerson Gratão, Presidente da União Espírita Paz e Caridade e do

departamento Abrigo Ismael)

Émerson Gratão, presidente da União Espírita Paz e Caridade e seu departamento Abrigo Ismael

Evelyn Spinola fez apresentação  musical  naabertura e encerramento da palestra de Cesar Perri no Abrigo Ismael

César Perri palestrando no Abrigo Ismael

Ao final de sua palestra Cesar receba flores de Simone Shorana Gratão vice-presidente da

União Espírita Paz e Caridade e do seu departamento Abrigo Ismael

Émerson Gratão e Sirlei Nogueira da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

Os casais Ismael Gobbo e Cidinha e Cesar Perri e Célia no Abrigo Ismael,em Araçatuba, diante do

Painel  Histórico e Fotográfico com fotos e documentos de dirigentes e trabalhadores da casa.

Parte do público na palestra presencial de César Perri no AbrigoIsmael em Araçatuba, SP.

 

 

Visão Espírita TV

 

O PAPEL DOS PAIS ESPÍRITAS.

Prezado amigo Ismael Gobbo,

Muita paz!

                         A conferencista e escritora espírita MARISE CEBAN apresenta no Programa VISÃO ESPÍRITA TV um oportuno depoimento sobre o papel que deve desempenhar os pais espíritas em relação aos seus filhos. Este programa está indo ao ar, diariamente,  de 10 a 16  de Outubro e também apresenta depoimentos de profra. HELOISA PIRES e Dr. ALESSANDRO VIANA DE PAULA. Horários do programa estão mais abaixo.

--------------------------------

Se você já assistiu, convidamos para que assista novamente o vídeo do Visão Espírita TV que já teve mais de 600 mil visualizações na Internet: “UM MORTO FALANDO AO VIVO”, com o espírito do Dr. INÁCIO FERREIRA, através do médium CARLOS BACCELLI-

Link https://youtu.be/vKWylVpWKSs

--------------------------------

HORÁRIOS DO PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA

Rede TV NET- Canal 4 Digital -  TV Cidade Jacareí
                    Cobertura próxima a 200 mil domicílios: Sta.Branca, Jacareí, S.J.Campos e Caçapava
                      Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV               
           
DOMINGO: 10h, 17h e 20h
        SEGUNDA 19h - TERÇA e QUARTA 17h
          QUINTA 22h - SEXTA 19h - SÁBADO 20h

                Assista pelo YouTube:  
https://www.youtube.com/user/visaoespirita/videos
                       Ou assista na Página do FaceBook: 
 https://www.facebook.com/tvvisaoespirita   
             Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV
 

 

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Cinema em casa

Filme: Campos de Esperança

 

Campos de esperança filme completo dublado - YouTube

 

Sinopse:

 

O adolescente Seth McArdle (Samuel Davis) passa por uma situação complicada: além de ser constantemente maltratado pelos jogadores de futebol do colégio, ele trabalha em um emprego mal remunerado. O garoto tem dificuldades para sustentar sozinho suas duas irmãs pequenas, já que o pai abandonou a família e a mãe morreu.

Cansado desta situação, ele revida contra um dos jovens da escola que o agride, e é punido pelo treinador. Seth é obrigado a cuidar do gramado do campo de futebol, junto do solitário funcionário Abel (Kevin Sorbo). Aos poucos, estes dois homens percebem várias semelhanças em suas vidas, e começam a ajudar um ao outro.

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

Benedita – Uma Heroína Invisível

O Legado da Superação. Pré- estréia

 

 

Benedita: uma heroína invisível.

O legado da superação

 

 

A clássica frase do cineasta Glauber Rocha, referência do Cinema Novo do Brasil nos anos 1960 e início de 1970 pode ser emprestada nesse momento, só que com leve alteração: não foi “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, conforme Rocha, mas uma ideia na cabeça e uma câmera na mão que deram origem à produção cinematográfica com pré-estreia marcada para o dia 9 de outubro (sábado), às 21h, em Araçatuba, em sessão fechada.

            ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’ é a cinebiografia fruto do citado encontro: ideia do jornalista Sirlei Nogueira com a câmera nas mãos do produtor Samuel Lalucci, que finalizavam um curso básico de produção audiovisual na cidade no ano de 2012. Em poucos meses começavam as filmagens do conteúdo documental.

Alguns anos depois, a pré-estreia é de um docudrama, mix de documentário com cenas dramatizadas por atores profissionais e amadores locais. A protagonista é a atriz Silvia Teodoro, natural da cidade, funcionária pública e psicóloga, que encarna – quase literalmente – a personagem Benedita Fernandes, pioneira benemérita que em 1932 fundou a instituição que se transformaria em hospital psiquiátrico com o nome dela, a partir de 1947.

Corte. Tipo cinematográfico, quando muda a cena: a atriz, que adotou Tiodora como novo nome artístico, em homenagem à avó, faleceu no último mês de março, em decorrência de câncer.

Corte 2: o recorte sobre essa história de vida prioriza outros cenários, principalmente os vivenciados ao longo de anos até chegar a Araçatuba e iniciar os trabalhos sociais que a transformaram em referência de responsabilidade social e de acolhimento ao ser humano, especialmente aos que necessitavam de atendimento em saúde mental, nos longínquos anos 1930.

Educação formal foi a outra frente de trabalho encarada pela desbravadora respeitada por políticos da época, como prefeito, deputado, interventor do Estado e até pelo próprio presidente Getúlio Vargas. Educação de crianças pobres como ela, em condições de vulnerabilidade social.

 

MULHER.

NEGRA.

POBRE.

ANALFABETA.

‘LOUCA’.

 

Imagine-se nessas condições. Só que 90 anos atrás...

            Todas são reais, com informações sobre obstáculos facilmente pesquisáveis – virtualmente ou não – na História relativamente recente do Brasil.

Ninguém – em sã consciência – poderia dizer que teria sido a melhor das experiências. Então, como seria para quem não vivenciasse em sã consciência?

Nesse caso, louca,mas não conforme diagnóstico da medicina vigente: ‘louca’ num sentido figurado para os homens, mas efetivamente compreensível do ponto de vista espiritual.Décadas depois, a Ciência reconheceu a obsessão espiritual no CID (Código Internacional de Doenças) da Organização Mundial da Saúde.

A condição provisória de ‘louca’ deve ter sido o obstáculo mais difícil a ser superado por aquela pessoa em situação de rua, de estrada batida de chão, de trilhas pelas matas e trilhos ferroviários. A andarilha perambulou quase 800 quilômetros entre a terra natal, Campos Novos de Cunha, Distrito de Cunha, perto de Guaratinguetá (atual Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) até chegar a Penápolis, Região Noroeste Paulista.

 

PENSE BEM!

 

O que uma mulher, negra, pobre, analfabeta e que circunstancialmente estava na condição de ‘louca’ poderia fazer em prol do semelhante na década de 1930? Seria necessário nascer de novo, não é mesmo?

O pit-stop histórico em Penápolis gerou muitos episódios e o momento que pode ser considerado de ‘nascimento’, de ‘metamorfose’ do ser humano que revolucionou a própria vida, numa exemplar história de superação, em uma existência caracterizada pelo pleno exercício da responsabilidade social.

Corte novamente.

São contribuições que refletem na história da vizinha Araçatuba.

Benedita Fernandes foi ‘curada’ e passou a ‘curar’; esteve andarilha e assegurou dignidade aos que perambulavam pelos caminhos, tanto adultos quanto principalmente crianças; era analfabeta, mas promoveu a educação infantil exemplarmente.

Vale destacar que uma ‘banca de examinadores’ formada por doutor e mestre em Ciências epor educadores com décadas de vivências foi convidada especialmente para reconstituir esse cenário histórico. Dentre eles: Cesar Perri, doutor em Ciências (foi Pró-Reitor da Unesp) e é o biógrafo da personagem; e Sergio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências e fundador da UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito).

Luiz Carlos Barros Costa (ex-UniCastelo/Universidade Brasil, de Fernandópolis); Divaldo Pereira Franco, educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos em trabalho social em Salvador,BA; Ana Jaicy Guimarães, educadora e dona de casa; Marilusa Moreira Vasconcellos, educadora e psicóloga; e o psicanalista Wagner Gomes da Paixão são alguns dos outrosintegrantes da ‘banca’ que estruturam o cenário do conteúdo documental.

Especialistas em Educação para ‘avaliar’ a Educadora por excelência. Conterrâneos e contemporâneos também enriquecem o docudrama.

Pense bem!

Então, o que qualquer outra pessoa ‘normal’ poderia fazer nos dias de hoje, em prol do semelhante?

E você?O que poderia fazer?

Se aceitar sugestão: ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’.

É um bom começo...

 

SERVIÇO

 

EXIBIÇÕES

Teatro Paulo Alcides Jorge | 9 a 14 de outubro |

Dez exibições: contrapartidas do Projeto ‘Benedita Fernandes. Sombra, Luz e Ação’: Edital Nº 01 de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba/ Secretaria Municipal de Cultura/Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Conselho Municipal de Políticas Culturais - Programa de Fomento à Cultura/Agosto de 2016).

O incentivo foi direcionado exclusivamente à produção do conteúdo dramático. Atores profissionais e amadores de Araçatuba foram envolvidos no projeto.

 

AGENDAMENTO PARA SESSÕES GRATUITAS

ENTRE 10 E 14 DE OUTUBRO

 

18 99709.4684 (Sirlei)

[email protected]

 

Dia 10: 16h | 20h30

Dia 12: 10h30 | 16h | 20h30

Dia 13: 16h | 20h30

Dia 14: 16h | 20h30

 

Classificação: 14 anos

 

FICHA TÉCNICA

 

BRASIL | 2021

Cinebiografia baseada no livro ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’

Autor:Antonio Cesar Perri de Carvalho

Publicação: Cocriação EditoraEireli, 2017

Apoio Cultural: Use Regional de Araçatuba (70 anos em 28.09.2022)

Face Espírita (30 anos em 21.11.2021)

 

COPRODUÇÃO DA CINEBIOGRAFIA (DOCUDRAMA)

Cocriação Editora | Araçatuba.SP

Lalucci Filmes | Araçatuba.SP

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Divaldo Pereira Franco

Luiz Carlos Barros Costa

Ana Jaicy Rodrigues Guimarães

Marilusa Moreira Vasconcellos

Sergio Felipe de Oliveira

Wagner Gomes da Paixão

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Contemporâneos em Araçatuba.SP)

Naoum Cury (in memorian)

Dirce Dalloca Ribeiro

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Conterrâneos em Campos Novos de Cunha/Distrito de Cunha.SP)

José Carlos da Silva

Gilson Alves Bernardino

Marina Albano dos Santos Alves

Rubens Alves Bernardino

Ilson Gonçalves Ledoíno

José Fernandes

 

CONTEÚDO DRAMÁTICO

Tiodora (in memorian)

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Renato Prieto

 

ELENCO

Clóvis Roberto

Flavio Estêvão

Manuela Menezes

Pat Bracale

João Gonçalves

José Luiz Py

CRIANÇAS

Caio Bracale

Rafa CF

Leon Nogueira

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

Maestro Mário Henrique

Paula Zamp

 

GRAVAÇÃO ORIGINAL DA TRILHA

Paula Zamp

Gabriel Rocha

 

ARTISTAS DE VOZ

Alessandra Araújo

André Marouço

Dan Camargo

Nelson Custódio

Hélio Negri

 

ARTISTAS PLÁSTICOS

Agda (Agda Russo) | Itatiba.SP

A.Wicher (Ângela Wicher) | Araçatuba.SP

Clifford (Clifford Fortin) | Birigui.SP

Lázaro (in memorian)

M. Luzia (Maria Luzia Almeida Rosa) | Araçatuba.SP

MatêVizoni (Maria Tereza Vizoni) | Birigui.SP

Merciana (Merciana Greice Pereira Xavier) | Araçatuba.SP

 

PARTICIPAÇÕES

Cícera Rodrigues Santana

Elza Benevenuto

Gregório Carlos Rodrigues

Joyce Maria Corrêa

Luiz Augusto Macedo

Mara Regina Garcia de Souza Oliveira

Sônia Arruda

 

EQUIPE LALUCCI FILMES

Douglas Lalucci

Bill Marques

André Moreira

Edélcio Araújo Jr.

 

*********

 

 

ACESSE ESTE VÍDEO:

https://web.whatsapp.com/

 

 

 

(Com informações de Sirlei Nogueira)

 

 

Divulgação da série: “Com amor,Benedita”

Acesse SBT interior

 

 

 

"Dia 09 de outubro de 2.021 marca os 74 anos do desencarne, em Araçatuba-SP., de Benedita Fernandes, A Dama da Caridade, fundadora da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Natural de Campos Novos de Cunha, um distrito da cidade paulista de Cunha, nascida em 27/06/1883, Benedita Fernandes, tem sua trajetória de benemérita registrada, mais destacadamente no biográfico Livro A Dama da Caridade, o qual se encontra na terceira edição, de autoria de Antônio César Perri de Carvalho.

Para marcar os 74 anos do desencarne, e iniciando as festividades dos 90 anos, que se completará no dia 06 de março de 2.022, de fundação da Associação, que leva seu nome, o SBT Interior, emissora de televisão sediada em Araçatuba-SP., que é afiliada ao SBT, está exibindo em seu programa Bem da Hora, a belíssima série “Com amor, Benedita”.

Dividida em quatro episódios, cujo primeiro foi exibido em 05 de outubro de 2.021, e os demais sequencialmente, finalizando no dia 08 de outubro de 2.021, a série retrata a história dessa personagem, com depoimentos dos que lhe prosseguem a obra em diferentes cidades, imagens históricas e atuais, e uma apresentação muito bem conduzida, até os dias atuais, destacando a continuidade, não somente do seu legado de Vida, dedicada ao auxílio aos excluídos, mas a continuidade das atividades da Associação que ela fundou, e a continuidade do seu trabalho, desde a dimensão extra física, como servidora de Jesus, sendo uma presença vida e atuante, até os dias atuais.

Mas nada melhor que acompanhar ou apreciar essa belíssima série “Com amor, Benedita”, a qual pode ser acessada nos seguintes links:

 

Primeiro episódio: http://youtu.be/JgkACA8w5-I

 

Segundo episódio: https://youtu.be/yGj-_due54U

 

Terceiro episódio: https://youtu.be/4IDprB-ATlE

 

Quarto episódio: https://youtu.be/TJKDpvknNZE

 

 

(Com informações de Gerência Administrativa [[email protected]])

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

Vídeo da palestra de Roberto Sabbadini na 33ª. Jornada de Confraternização Espírita de Rancharia  

 

 

 

Assistir

https://www.youtube.com/watch?v=fUgV0l94aS4&ab_

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

2º Feirão Virtual em Benefício das

obras assistenciais da Mansão do Caminho

Caro Ismael Gobbo,

 

Buscando superar as dificuldades e impedimentos do momento, este ano o Grupo Espírita Caminho da Esperança está promovendo o 2º Feirão Virtual em Benefício das obras assistenciais da Mansão do Caminho (seria o 32º presencial). Toda a renda (100%) é revertida em benefício da Mansão, cujas atividades assistenciais se multiplicam e diversificam em apoio aos necessitados de toda ordem, ensejando a colaboração e participação de todos nós.

Dessa forma solicitamos o seu apoio para ampla divulgação, agradecendo antecipadamente.

 

Links para doações:

https: //www.facebook.com/2feiraoespiritarj

https://sharity.com.br/2feiraovirtual

https: //youtu.be/pDmMykQpio0

https: //istagram.com/2feiraovirtual/

 

Fraternalmente,

Equipe de Colaboração e Divulgação

Helena Alves

 

 

(Recebido em email de helena de Souza Alves [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

ACESSE

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

2a semana de Outubro de 2021

 

 

Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida; O filme: Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação; Benedita em pré-estréia de filme e na mídia; Cinquentenário e a simplicidade e pureza; Transplantes no “Pinga-Fogo” com Chico Xavier; Comemorações em Araçatuba: Kardec e 80 anos do Abrigo Ismael; 50 anos da Casa do Caminho – História, confraternização, mensagem de Divaldo; Lei de sociedade e família; Atualidade das Obras de Kardec; “Pedi e obtereis” e os “patrões” de Benedita; Junto aos que sofrem

 

Artigos – Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida:

http://grupochicoxavier.com.br/filme-sobre-benedita-em-pre-estreia-74-anos-apos-sua-partida/

 

Notícias:

- O filme: Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação:

http://grupochicoxavier.com.br/o-filme-benedita-uma-heroina-invisivel/

 

- Benedita em pré-estréia de filme e na mídia:

http://grupochicoxavier.com.br/benedita-em-pre-estreia-de-filme-e-na-midia/

 

- Cinquentenário e a simplicidade e pureza:

http://grupochicoxavier.com.br/cinquentenario-e-a-simplicidade-e-pureza/

 

- Transplantes no “Pinga-Fogo” com Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/transplantes-no-pinga-fogo-com-chico-xavier/

 

Vídeos:

- Comemorações em Araçatuba: Kardec e 80 anos do Abrigo Ismael:

http://grupochicoxavier.com.br/comemoracoes-em-aracatuba-kardec-e-80-anos-do-abrigo-ismael/

 

- 50 anos da Casa do Caminho – História, confraternização, mensagem de Divaldo:

http://grupochicoxavier.com.br/50-anos-da-casa-do-caminho-historia-confraternizacao-mensagem-de-divaldo/

 

- Lei de sociedade e família:

http://grupochicoxavier.com.br/lei-de-sociedade-e-familia/

 

- Atualidade das Obras de Kardec:

 http://grupochicoxavier.com.br/atualidade-das-obras-de-kardec/

 

Estudo do Evangelho:

- “Pedi e obtereis” e os “patrões” de Benedita:

http://grupochicoxavier.com.br/pedi-e-obtereis-e-os-patroes-de-benedita/

 

Mensagem – Junto aos que sofrem:

http://grupochicoxavier.com.br/junto-aos-que-sofrem-2/

 

o0o

“Benedita Fernandes, [...] as damas presentes puderam ver que a mulher admirável que, em Araçatuba, atendia deze­nas de enfermos, com suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes” - Hilá­rio Silva.

(“Num domingo de calor”, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Publicação original: Anuário Espírita 1964. Araras: IDE, pg. 49; Extraído de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: Cocriação, 2017)

 

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Notícias do  MovimentoEspírita

Recebido em email de Wanderlei Santos

Olá  

  

Caros amigos 

  

Saudações Kardequianas 

 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com força total. 

 

Estamos presenteando aos amigos uma obra rara que foi traduzida no ano de 2011 pela minha querida amiga FABIANA RANGEL. Foi totalmente reformada e a obra se chama Paul Bodier - Estudo documental sobre o livro - O Espírito Consolador ou nossos destinos P.V. Marchal (1924). 

 

Agradecendo a Charles Kempf que nos trouxe alguns documentos para montagem da Biografia de Paul Bodier. 

 

*** 

Paul Bodier. Quem foi este personagem nos meios espíritas??? 

Nasceu em 1875. Foi um espírita de 3 geração do movimento espírita francês. Um grande estudioso das obras de Kardec. Foi biografo de Gabriel Delanne. Esteve em contato com os grandes gigantes espíritas de sua época (Gabriel Delanne, Léon Denis, Gustave Geley etc), Escrevia na Revista Espírita no período Paul Leymarie e fez a tradução de dezenas de manuscritos de Kardec publicados na revista (1914 a 1918). Acompanhou a grande destruição do movimento espírita francês. E faleceu no ano de 1946.  

 

TRADUÇÃO DA OBRA: 

 

Paul Bodier - Étude documentaire sur le livre - L'Esprit consolateur nos destinées P.V. Marchal (1924) (Fr.) 

 

Paul Bodier - Estudo documental sobre o livro - O Espírito Consolador ou nossos destinos P.V. Marchal (1924). 

 

Sinopse: 

Ele será, de outra forma, particularmente útil a todas as pessoas desejosas de estabelecer um paralelo entre os dogmas incomuns das religiões e as novas descobertas científicas que fazem entrever a possibilidade de conciliar, definitivamente, a fé e a crença, instaurando a verdadeira religião do amor servido e defendido pela ciência e pela razão.  

Esse livro pode ser facilmente compreendido. É suficiente, para isso, deixar velhos dogmas, livrar-se das quimeras engendradas por uma religiosidade ingênua e desoladora, por se dar conta de que a verdade pode de repente tornar-se luminosa e fácil de observar quando ela é sustentada pela lógica e pela razão desprovida do orgulho. 

Todos que lerão esse livro tirarão dele proveito considerável e se os sectários, os dogmáticos, os orgulhosos, os hipócritas, os falsos devotos e os maus ricos estigmatizam, os seres de boa vontade são dados como exemplo e prova de que o espírito humano deve, inelutavelmente, crescer pelo trabalho e pelo amor para se aproximar da infinita sabedoria do Todo-Poderoso. 

Eu dedico este estudo a todos aqueles que duvidam, a todos aqueles que sofrem e particularmente as mães e as esposas que choram os entes queridos que a morte lhes arrebatou. Possam essas páginas levar-lhes, com esperança, a fé esclarecida, que tornará suas almas confiantes e fortes. 

                                                                                                           Paul Bodier 

 

O TRABALHO: 

 

- Obra traduzida pela FABIANA RANGEL em 2011. (Agradecimentos) Paul Bodier - Estudo documental sobre o livro - O Espírito Consolador ou nossos destinos P.V. Marchal (1924).  

Reformulação da obra, montagem da página, links, fotos etc. 

 

SEGUE O LINK E OS MATERIAIS EM ANEXO 

 

Paul Bodier - Estudo documental sobre o livro - O Espírito Consolador ou nossos destinos P.V. Marchal (1924).  

Acesse o link:  

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Paul%20Bodier/Obra%205/Paul%20Bodier%20-%20O%20Esp%C3%ADrito%20Consolador%20ou%20nossos%20destinos.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Estamos trazendo esta semana. Grandes palestras do que existe de melhor dentro do Espiritismo: César Sátiro - Sherbrooke – Canadá, Ery Lopes (Casa dos Humildes), Alle de Paula, Wilson Garcia, Charles Kempf, Bruno Tavares (Adair Ribeiro, Leonardo Arruda). 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

KARDEC e a Religião da Nova Era! com Cesar S. Santos  

 

O Centro Espírita Jesus de Nazaré promove no dia 04/10/2021, palestra com Cesar S. Santos, que será transmitida ao vivo pelo YouTube. 

Cesar é Conferencista Espírita, Presidente do C. E. Chico Xavier em Québec/Canadá, Professor de Química e Mestre em Ensino de Ciências. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=m6WTHTkAA1w 

 

ERY LOPES 

 

Sou Espírita. E Daí? O Que Fazer Com O Espiritismo - Com Ery Lopes 

Palestra proferida para a Casa dos Humildes, por Ery Lopes. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=MbQ_Gon2FhQ 

 

ALLE DE PAULA 

 

TEMA: POR QUE KARDEC? SEMANA KARDEC 217 ANOS 

Uma semana inteira de homenagens ao Mestre, com lúcidos expoentes do contemporâneo livre pensar espírita. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=nKZv_Byp3es 

 

Tema: "A ATUALIDADE DE KARDEC" - SEMANA KARDEC 217 ANOS 

Uma semana inteira de homenagens o Mestre, com lúcidos expoentes do contemporâneo livre pensar espírita. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=IZnX3l7oxVQ 

 

WILSON GARCIA 

 

Palestra "Refletindo sobre a obra de Chico Xavier" com Wilson Garcia 

Canal do Ceak (Centro Espírita Allan Kardec de Santos) 

Acesse o link: 

https://www.facebook.com/100000510175487/posts/5160541647306123/?d=n 

 

CHARLES KEMPF 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 06.10.21 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=z4KxVGdTowo 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 15.9.21 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=56KtHrXG730 

 

BRUNO TAVARES 

 

Bruno Tavares Entrevista Leonardo Arruda 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=f-g_-8-IMk4 

 

Bruno Tavares Entrevista Wanderlei Henriques dos Santos (Site Autores Espíritas Clássicos) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0M0zEKcajmA&t=2105s 

 

FONTES PRIMÁRIAS 

 

Louise: A Filha Que O Casal Rivail Não Teve - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #10 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RADCtQ5RddI 

 

O Sonâmbulo Sr. Morin da SPEE - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #9 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=CGvJpPnDWPg 

 

Henri Sausse: Um Fiel Seguidor do Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #8 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=1Lb9r_9w7vs&t=5s 

 

A LUTA SEGUE 

 

COM FORÇA TOTAL 

 

WANDERLEI 

 

(Recebido em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

 

 

Se eu tivesse...

 

Se eu tivesse falado do amor que sentia, se eu tivesse perdoado, aconselhado, se eu tivesse me calado...

Estas são afirmativas que costumam fazer parte dos nossos pensamentos, em alguns momentos da vida.

Diante da perda de um ente querido ou no momento em que sabemos estar próxima a nossa partida para a pátria espiritual, a sensação de que se poderia ter feito muito mais, é causa de uma das grandes dores do ser humano.

Pensamos que poderíamos ter sido mais cuidadosos nos relacionamentos com os amigos e amores, ter nos doado mais ao próximo, realizado aquele sonho... Ou, simplesmente, poderíamos ter amado mais.

O arrependimento pelo bem que não foi feito é doloroso.

Conveniente seria se vivêssemos a vida sem precisar de um dia empregar essas frases, que demonstram que algo poderia ter sido feito e que agora, não mais nos é possível fazê-lo.

Muitas vezes justificamos o abandono de um objetivo por não termos as condições que julgamos ideais para cumpri-lo.

Dizemos a nós mesmos que não temos o dinheiro ou o tempo suficiente, o poder ou a autoridade, que não temos coragem ou disposição, que somos velhos demais ou jovens demais ou que temos saúde de menos.

Essas afirmativas apenas demonstram o nosso desânimo, frente às situações que a vida nos apresenta.

Colocamo-nos facilmente na condição de depender de algo ou de alguém para agir, quando toda ação depende exclusivamente da nossa própria vontade.

 

*  *  *

 

Tenhamos coragem e entusiasmo para fazer o que consideramos correto, para agir de acordo com o que a nossa própria consciência nos orienta e para fazer o que for preciso em defesa dos nossos sonhos.

Obstáculos sempre serão encontrados e dificuldades pessoais todos nós as temos, pois fazem parte do estágio evolutivo em que nos encontramos.

Com coragem, paciência e disciplina seremos capazes de vencer as dificuldades.

Quando nos mantemos ligados a Deus, sentindo-O em nosso íntimo, qualquer objetivo que nos propusermos a alcançar não nos parecerá distante e encontraremos a força necessária.

Seja a realização de uma grande obra ou apenas um pedido sincero de perdão a alguém que estimamos, se não tivermos coragem, acabaremos por deixar esquecida a nossa vontade.

Diante da história de nossas vidas, olhemos para trás para perceber o quanto já aprendemos, o quanto já crescemos.

E, no caso de constatar que não fizemos as melhores escolhas ao longo da nossa jornada, que usamos mal a liberdade que Deus nos concedeu para escolher os próprios caminhos, não deixemos o desânimo se instalar.

Sempre há uma boa lição a ser retirada das experiências vividas.

É hora de caminhar com fé e entusiasmo no coração. Hora de fazer renascer a esperança, deixar germinar a coragem e enxergar que somos capazes de realizar esse ou aquele feito.

A coragem nos impulsiona a agir.

Vivamos com a sensação de estar fazendo o melhor que pudermos para que, um dia, quando chegar a nossa hora de partir, não precisemos dizer para nós mesmos: Se eu tivesse...

Redação do Momento Espírita.
Em 11.10.2021.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

A consciência. Carvão sobre papel de François Chifflart

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chifflart_-_Das_Gewissen_-_1877.jpeg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/23-04-2019_arquivos/image060.jpg

“O Pensador”, de Auguste Rodin. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Conversão de São Paulo. Pintura a óleo de Nicolas Bernard Lépicié.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ConversionStPaul.JPG

Apóstolo São Paulo. Óleo sobre tela de El Greco.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:El_Greco_-_St._Paul_-_Google_Art_Project.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/18-04-2020_arquivos/image018.jpg

A Dama da Caridade. Óleo sobre tela Jean-Baptiste Greuze. Museu de Belas Artes de Lyon.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dame_de_charit%C3%A9

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]