Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 23 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

             

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/23-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

22-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/22-10-2021.htm 

21-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/21-10-2021.htm

20-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/20-10-2021.htm

19-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/19-10-2021.htm

18-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/18-10-2021.htm

 

 

               

Doutrina Espírita

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 80. Página 227.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de

O Livro dos Espíritos. Questão nº 838. Reunião pública de

13/11/1959.

 

Toda crença é respeitável. No entanto, se buscaste a Doutrina Espírita, não lhe negues fidelidade.

Toda religião é sublime. No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos em que toda religião se baseia.

Toda religião é santa nas intenções. No entanto, só a Doutrina Espírita pode guiar-te na solução dos problemas do destino e da dor.

Toda religião auxilia. No entanto, só a Doutrina Espírita é capaz de exonerar-te do pavor ilusório do inferno, que apenas subsiste na consciência culpada.

Toda religião é conforto na morte. No entanto, só a Doutrina Espírita é suscetível de descerrar a continuidade da vida, além do sepulcro.

Toda religião apregoa o bem como preço do paraíso aos seus profitentes. No entanto, só a Doutrina Espírita estabelece a caridade incondicional como simples dever.

Toda religião exorciza os Espíritos infelizes. No entanto, só a Doutrina Espírita se dispõe a abraçá-los, como a doentes, neles reconhecendo as próprias criaturas humanas desencarnadas, em outras faixas de evolução.

Toda religião educa sempre. No entanto, só a Doutrina Espírita é aquela em que se permite o livre exame, com o sentimento livre de compressões dogmáticas, para que a fé contemple a razão, face a face.

Toda religião fala de penas e recompensas. No entanto, só a Doutrina Espírita elucida que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina.

Toda religião erguida em princípios nobres, mesmo as que vigem nos outros continentes, embora nos pareçam estranhas, guardam a essência cristã. No entanto, só a Doutrina Espírita nos oferece a chave precisa para a verdadeira interpretação do Evangelho.

Porque a Doutrina Espírita é em si a liberalidade e o entendimento, há quem julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula.

Dignifica, assim, a Doutrina que te consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade, para que não colabores, sem perceber, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento.

“Espírita” deve ser o teu caráter, ainda mesmo te sintas em reajuste, depois da queda.

“Espírita” deve ser a tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras experiências.

“Espírita” deve ser o nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos combates contigo mesmo.

“Espírita” deve ser o claro adjetivo de tua instituição, ainda mesmo que, por isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.

Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo.

E a Doutrina do Cristo é a Doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos.

Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/06-04-2021_arquivos/image022.jpg

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil.  Foto Ismael Gobbo.

Kardec, o codificador do Espiritismo nasceu em Lião, França, dia 3 de outubro de 1804 e

desencarnou em Paris aos 31 de março de 1869.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg/647px-Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

 

Capa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, edição de 1861.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

 

O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores (em língua francesa Le Livre des Médiums), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em janeiro de 1861. É uma das obras básicas do espiritismo.

Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Gen%C3%A8se_selon_le_spiritisme.jpg

Capa de “A Gênese”  de Allan Kardec, edição de 1868..

Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

 

A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (em língua francesa La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 6 de janeiro de 1868. É uma das obras básicas do espiritismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/09-10-2018_arquivos/image023.jpg

 

 

 

Quadro “A Pesca Milagrosa”. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Miraculous_catch_of_fish#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Miraculous_Draught_of_Fishes_(La_p%C3%AAche_miraculeuse)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

VISÃO ESPÍRITA DA CHAMADA “PESCA MILAGROSA”

A Gênese de Allan Kardec, Capítulo XV:

...

9. Nada apresentam de surpreendentes estes fatos, desde que se conheça o poder da dupla vista e a causa, muito natural, dessa faculdade. Jesus a possuía em grau elevado e pode dizer-se que ela constituía o seu estado normal, conforme o atesta grande número de atos da sua vida, os quais, hoje, têm a explicá-los os fenômenos magnéticos e o ­Espiritismo. A pesca qualificada de miraculosa igualmente se explica pela dupla vista. Jesus não produziu espontaneamente peixes onde não os havia; Ele viu, com a vista da alma, como teria podido fazê-lo um lúcido vígil, o lugar onde se achavam os peixes e disse com segurança aos pescadores que lançassem aí suas redes.

......

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/30-11-2018_arquivos/image015.jpg

Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brooklyn_Museum_-_Jesus_Heals_a_Mute_Possessed_Man_%28J%C3%A9sus_gu%C3%A9rit_un_poss%C3%A9d%C3%A9_muet%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/23-08-2018_arquivos/image013.jpg

A ressurreição de Lázaro em óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_-_The_Raising_of_Lazarus_-_Google_Art_Project.jpg

 

  

O Espiritismo atribui o fenômeno da ressurreição de Lázaro a possível caso de

catalepsia, letargia ou morte aparente.

 

 

Revista espírita francesa - 3o trimestre de 2021

 

A Revista espírita, fundada por Allan Kardec prossegue no seu 164o ano de publicação, editada pelo Le Mouvement Spirite Francophone.

O exemplar do 3o Trimestre de 2021traz na capa a ilustração do artigo “Karl Müller – um pensador do movimento espírita para nossos tempos”. Excelente e detalhada matéria de autoria de Julie Philipe que focaliza síntese de artigos publicados pela Revista espírita de 1958 sobre o dr. Karl Müller, de Zurique, então presidente da Federação Espírita Internacional, sobre seus estudos e pensamentos sobre imortalidade, reencarnação e problemas do movimento espírita.  

No Editorial, Jean-Paul Evrard homenageia Roger Perez e Nestor Masotti que transferiram a responsabilidade de edição da Revista espírita ao Le Mouvement Spirite Francophone.           

Prosseguem as publicações sobre as cartas familiares psicografadas por Chico Xavier, transcritas e traduzidas do livro A vida triunfa. Há também artigo sobre os estudos das comunicações obtidas pela mediunidade de Chico Xavier, de autoria de Ademir Xavier. Também matéria com comentários do livro Pão nosso, psicografado por Chico Xavier. Os 199 anos de nascimento da belga Rufina Noeggerath (1821-1908) foram assinalados em artigo; médium e autora de livros, considerada como está escrito em sua lápide no Cemitério Père Lachaise: “bonne maman, uma apóstola do espiritismo e da paz universal”.

Há vários outros artigos e a divulgação de obras de Allan Kardec e de Léon Denis.  

Informações:

E-mail: [email protected];

http://www.revue-spirite.org

 

(Resenha ACPC/Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier-GEECX)

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri      Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Amar os inimigos no Sermão da Montanha

 

Nos programas sobre o Sermão da Montanha, Cesar Perri comentou os versículos sobre “amar os inimigos” no programa do dia 20 de outubro na série “O Evangelho em sua simplicidade”, que é exibida pela web TV Rádio Brasil Espírita, de Maceió. O expositor tem focalizado o “Sermão da Montanha”, às 4as feiras às 19 horas.

Acesse pelo e-mail:

https://www.youtube.com/watch?v=NI4fyrvEf-c

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri      Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

A carta do Cristo

 

Na tarde do dia 21 de outubro houve reunião virtual de vibrações de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. O evangelho foi explanado por Rosalba F. Rietwaun, sobre a mensagem “A carta do Cristo”, de Emmanuel (FCX, Cap. 114 de Caminho, verdade e vida, FEB): “os aprendizes que se lhe conservam fiéis são as suas cartas divinas dirigidas à Humanidade”. As vibrações foram feitas por Cilene Loriggio Bezerra; a prece por Fumico Yashima; a coordenação por Glória Martins Miranda, e, no início e no final da reunião Margarida Helena Garabedian apresentou músicas ao piano. 

(Recebido em email de Cesar Perri      Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Manhã Boa Nova dirigido por Cláudio Palermo ouviu dirigentes da  União Espirita Paz e Caridade e do Abrigo Ismael.

 

O presidente e a vice-presidente da União Espírita Paz e Caridade, Émerson Gratão e a esposa Simone Shorane Gratão participaramo na manhã desta sexta feira 22/10 do programa Manhã Boa Nova falando das instituições que dirigem. A UEPC é a entidade que completou centenário no dia 21 de abril de 2021 e o Abrigo Ismael, seu departamento, completou oitenta anos dia 03 de outubro. Émerson e Simone falaram de  suas experiências na direção das casas e as projeções sobre retomadas presenciais em tempos de pandemia. (Ismael Gobbo)

 

ACESSE O VÍDEO DA LIVE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=_HJdOEyDXJE

 

 

 

 

 

 

 

Teatro Fernando Torres. São Paulo, SP.

“O Homem mais inteligente da história”

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 

Reformador – Acervo histórico digital

 

Foi relançado em uma moderna ferramenta com tecnologia digital, o acervo histórico completo da revista Reformador, desde o seu primeiro lançamento em janeiro de 1883 até a última edição de2019, para pesquisas e estudos.
Em 7 de outubro, no programa Espiritismo Ontem e Hoje, Geraldo Campetti, Marta Antunes, Jorge Brito e Samuel Magalhães conversaram sobre a história do periódico Reformador e sobre a ferramenta de pesquisa que já está disponível para uso de todos e possui um tutorial que facilita e ensina como navegar. 
Assista aqui a live completa!

Confira o acervo histórico digital da revista Reformador : https://febmidia.com/revista_reformador

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2021/10/21/reformador-acervo-historico-digital/)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Cinema em Casa

Filme: Espiritismo – De Kardec aos Dias de Hoje

 

 

                                                                                      

Cinema  em  Casa

 

 

Caso opte, neste fim de semana, pela permanência em casa, então, como laser, sugerimos assistir ao filme abaixo na sessão:

 

 

Cinema em Casa

 

 

Filme:  Espiritismo – De Kardec aos Dias de Hoje

 

Homenagem a

 

Hippolyte Léon Denizard Rivail; Lyon, 3 de outubro de 1804 - Paris, 31 de março de 1869, influente educador, autor e tradutor francês.

Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do espiritismo.

 

https://youtu.be/FIN2pbToeTQ

 

 

Sinopse:

 

O filme traça um panorama geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso da humanidade. Ele insere o Espiritismo na história das religiões e da espiritualidade e contextualiza o movimento espírita na atualidade. A produção apresenta ainda as obras que compõem a Codificação Espírita, sistematizada por Allan Kardec, destacando o caráter multifacetado e profundo da terceira revelação. Uma abordagem biográfica reproduz o interesse do codificador pelos fenômenos de comunicação espiritual de sua época.

“O Espiritismo, de Kardec aos dias de hoje” foi realizado em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Allan Kardec (1804-2004). A produção é da Federação Espírita Brasileira (FEB) em parceria com a Versátil Home Video. O filme é dirigido por Marcelo Taranto e tem narração da atriz Aracy Balabanian.

A obra marca a estreia da Versátil Video Spirite no Canal Espiritismo TV. Agora, o assinante passa a ter à disposição um dos mais ricos catálogos de documentários e filmes de ficção dedicados ao Espiritismo.

Título: O Espiritismo, De Kardec aos Dias de Hoje
Título Original: O Espiritismo, De Kardec aos Dias de Hoje
Direção: Marcelo Taranto
Elenco: Ednei Giovenazzi como Allan Kardec e narração de Aracy Balabanian.
Ano de Produção: 1995
Duração: 52 minutos
Cor: Colorido
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Fullscreen 1.33:1
Gênero: Doc. Histórico
Faixa Etária: Livre
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Áudio: Dolby Digital 2.0

 

 

 

 

Palestra com Luciano Klein

33ª. Jornada de Confraternização Espírita de Rancharia

 

 

Link de acesso

https://www.youtube.com/watch?v=-CukEV7FoXA&ab_

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra do CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade pelo YouTube. Birigui, SP.  Acesse no link

 

 

 

Acesse o site da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Clique aqui:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1634726694&contact_id=12492&envelope_id=650

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

V Encontro José Herculano Pires

Avaré e região

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação do 39º. Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas da  USE Regional de Marília, SP . - Live.

 

 

 

 

 

 

(Informações em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Programação da USE Intermunicipal de Marília

Live

 

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Programação do 15º. Mês de Kardec. USE Distrital do Jabaquara

Palestras ao vivo e online

 

 

 

(Com informações de Jorge Rezala)

 

 

Campanha de alimento Remanso Fraterno

Niterói, RJ

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Campanha-Remanso-Alimentos.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Acesse o site da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Clique aqui:

https://www.oclarim.com.br/abraham-lincoln-era-espirita/p

 

 

 

Um violino...

 

Na manhã londrina, o salão para leilões foi aberto. A expectativa era grande, face ao anúncio de antiguidades nos lotes de ofertas.

Entre os itens, estava um violino escuro e sujo. O leiloeiro o mostrou e, com entusiasmo, o descreveu como uma peça de raro valor.

Era um genuíno Cremona, fabricado pelo famoso Antonio Giacomo Stradivari. Logo, os presentes duvidaram da autenticidade da peça. Afinal, não havia a assinatura Stradivarius.

Embora a explicação de que, inicialmente, ele não assinava suas criações, a consideração geral continuou a mesma.

O valor oferecido foi tão baixo que mereceu do leiloeiro a reclamação de que jamais venderia aquela raridade por preço tão vil.

Enquanto as manifestações se sucediam, de um lado e do outro, um homem de meia-idade, alto, magro, vestindo um casaco de veludo, entrou na sala e caminhou na direção do leiloeiro.

Tomou o violino entre suas mãos e, com seu lenço, limpou o instrumento. A atenção estava concentrada nele, agora.

Com habilidade, ele reajustou a tensão das cordas, levou-o ao ouvido, como se desejasse escutar alguma coisa.

Finalmente, colocou o violino, ao ombro, na posição correta e o arco feriu as cordas, enquanto um murmúrio se fez uníssono: Paganini.

Sim, ali estava o compositor e o maior virtuose do século XIX. Um dos criadores da estética musical romântica.

Uma melodia suave invadiu a sala e, na medida em que os acordes alcançavam os ouvidos, a emoção tomava a todos.

Quando a música cessou, a disputa foi acirrada, os lances, sempre mais ousados, aconteceram.

O instrumento fora desprezado, até o momento em que o mestre colocara nele as mãos e extraíra o encanto da sua sonoridade.

Aquela gente desconhecia seu valor, não tinham a mínima ideia da sua autenticidade.

Somente quando o virtuose extraiu dele os sons quase divinos, eles puderam perceber quão valioso era.

No entanto, quem arrematou o instrumento, naquela tarde, foi o próprio Paganini.

 

*

 

Nós podemos nos considerar como esse violino. Muitos nos olham e não nos concedem valor algum.

Somos pessoas simples, desataviadas, sem beleza invulgar, nem dotes extraordinários.

Somos pais e mães do mundo, profissionais competentes, trabalhadores dedicados. Nada de grandioso a se ressaltar em nós.

Mas, quando o Mestre nos toma nas mãos e permitimos que Ele acione as cordas dos nossos valores morais, mostramos a música que em nós reside.

Ele, o Mestre, conhece nossa intimidade. Sabe das nossas lutas para a superação das paixões inferiores, sabe das batalhas para nos mantermos honestos, nobres, em nossa vida.

Quando Ele executa a música da Sua Boa Nova, alguns poderão ouvir a melodia que brota das nossas almas.

O Mestre dos mestres extrai de nós o melhor, bastando que nos deixemos manusear por Ele.

Tornemo-nos o violino de Jesus, o Dono da seara. Permitamo-nos que Ele use Seu arco de amor nas cordas dos nossos sentimentos, da nossa boa vontade.

Então, muitos poderão se encantar e beneficiar com a melodia do amor.

Deixemos que o Mestre extraia de nós a mais doce música para aliviar as dores do mundo.

 

Redação do Momento Espírita, com base em narrativa colhida
 no cap. 4, do livro 
Quando tudo falha, de Rodolpho Beltz,
 ed. Casa Publicadora Brasileira.
Em 22.10.2021.

 

          

(Copiado do site Feparana)

Antonio Stradivari

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Stradivari

 

 

Antonio Giacomo Stradivari (Cremona, 1644 — Cremona, 18 de dezembro de 1737) foi um luthier italiano.

Ainda muito jovem, segundo os irmãos Hill,[1] "há" indícios de que fora discípulo de Nicola Amati, com quem supostamente teria aprendido ou aperfeiçoado a arte inconfundível de fazer instrumentos de corda, como violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, violões e harpas.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Stradivari

 

Niccolò Paganini em sua juventude.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Paganini

 

Niccolò Paganini (Gênova, 27 de outubro de 1782Nice, 27 de maio de 1840) foi um compositor, guitarrista e violinista italiano. É considerado o maior violinista da história, e um dos mais importantes expoentes da música do romantismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Paganini

Niccolò Paganini. Pintura de Andrea Cefaly.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Paganini

O violinista Niccolò Paganini. Pintura a óleo de  Georg Friedrich Kersting

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Paganini

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/26-04-2019_arquivos/image009.jpg

Cena da Pesagem da Alma do morto  (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido.

Foto Ismael Gobbo

 

 

É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na

lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/21-09-2019_arquivos/image011.jpg

A parábola do homem rico e Lázaro, representando o homem rico no inferno, pedindo ajuda a Abraão e Lázaro no céu por James Tissot. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christian_views_on_Hell

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/21-09-2019_arquivos/image050.jpg

As sete virtudes:  Caridade. Afresco de Giotto di Bondone.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giotto_di_Bondone_-_No._45_The_Seven_Virtues_-_Charity_-_WGA09272.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JULHO/06-07-2017_arquivos/image009.jpg

Ilustração de “Caridade”.  ” Charity to Street Arab.”

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Charity_to_Street_Arab.jpg

 

 

 

Adelaide Augusta Câmara (Aura Celeste)

(11-01-1874 / 24-10-1944)

http://www.feparana.com.br/...adm/topico/upload/images/agusta_camara.jpg

Adelaide Augusta Câmara (Aura Celeste)

Imagem do site Feparana

 

Adelaide Augusta Câmara foi uma das mais devotadas figuras femininas do Espiritismo no Brasil, bem conhecida pelo seu pseudônimo de Aura Celeste.

 

Encarnou na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, em 11 de janeiro de 1874, e desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1944.

 

Aura Celeste veio para a antiga Capital Federal em janeiro de 1896, graças ao auxílio de alguns militantes do Protestantismo, a cuja religião pertencia, os quais lhe propiciaram a oportunidade de lecionar no Colégio Ram Williams, o que fez com muita proficiência, durante algum tempo, até que organizou em sua própria residência, um curso primário, onde muitos homens ilustres do meio político e social brasileiro aprenderam com ela as primeiras letras.

 

Foi nesse período de sua vida, no ano de 1898, que começou a sentir as primeiras manifestações de suas faculdades mediúnicas. Nessa época, o grande Bezerra de Menezes dirigia os destinos da Federação Espírita Brasileira, revestido daquela auréola de prestígio e de respeito que crentes e descrentes lhe davam, e o Espiritismo era o assunto de todas as conversas, não só pelos fenômenos e curas mediúnicas, como pela propaganda falada, pelos livros e pela imprensa.

 

Sob a sábia orientação de Bezerra de Menezes começou a sua notável carreira mediúnica como psicografa, no Centro Espírita Ismael. O grande apóstolo do Espiritismo brasileiro, pela sua conhecida clarividência, prognosticou, certa vez, que Adelaide Câmara, com as prodigiosas faculdades de que era dotada, um dia assombraria crentes e descrentes. E essa profecia de Bezerra não se fez esperar, pois em breve Adelaide Câmara, como médium auditiva, começou a trabalhar na propagação da Doutrina, fazendo conferências e receitando, com tal acerto e exatidão, que o seu nome se irradiou por todo o País.

 

Com a desencarnação do inolvidável mestre, doutor Bezerra de Menezes, em 1900, Adelaide Câmara aproximou-se do grande seareiro que foi Inácio Bittencourt e, nas sessões do Círculo Espírita "Cáritas", passou a emprestar o seu concurso magnífico como médium e como propagandista de primeira grandeza.

 

Contraindo núpcias em 1906, os afazeres do lar, e a educação dos filhos mais tarde, obrigaram-na a afastar-se da propaganda ativa nos Centros, mas, nem por isso, ficou inativa. Nas horas de lazer, entrava em confabulação com os guias espirituais, e pôde receber e produzir páginas admiráveis, que foram dadas à publicidade na obra "Do Além", em 21 fascículos, e no livro "Orvalho do Céu".

 

Foi aí que adotou o pseudônimo de AURA CELESTE, nome com que ficou conhecida no Brasil inteiro.

 

Em 1920, retorna à tribuna e aos trabalhos mediúnicos, com tal vigor e entusiasmo, que o seu organismo de compleição franzina ressentiu-se um pouco, mas, nem por isso, deixou ela de cumprir com os seus deveres. O Dr. Joaquim Murtinho era o médico espiritual que, por seu intermédio, começou a trabalhar na cura dos enfermos e necessitados, diagnosticando e curando a todos quantos lhe batiam à porta, desenvolvendo-lhe, espontaneamente, diversas faculdades mediúnicas nesse período.

 

Além das mediunidades de incorporação, audição, vidência, psicográfica, curadora, intuitiva, possuía Adelaide Câmara, ainda, a extraordinária faculdade da bilocação. Muitas curas operou em diferentes lugares do Brasil, a eles se transportando em "desdobramento fluídico", sendo visível o seu corpo perispirítico, como aconteceu em Juiz de Fora e Corumbá (provadamente constatado), por enfermos que, sob os seus cuidados, a viram aplicar-lhes "passes".

 

Poetisa, conferencista, contista, e educadora sobretudo, deixou excelentes obras lítero-doutrinárias, em prosa e verso, assinando-os geralmente com o seu pseudônimo. É assim que deu a público "Vozes d"Alma", versos; "Sentimentais", versos; "Aspectos da Alma", contos; "Palavras Espíritas", palestras; "Rumo à Verdade" e "Luz do Alto". Esparsos em revistas e jornais espíritas, há muitas poesias e artigos doutrinários de sua autoria.

 

O grande jornalista e literato Leal de Souza, referiu-se a Adelaide Câmara como "a grande Musa moderna, a Musa espiritualista".

 

Em 1924, teve as suas vistas voltadas para o campo da assistência às crianças órfãs e à velhice desamparada. Centralizou todos os seus esforços no propósito de materializar esse antigo anseio de sua alma. Pouco, entretanto, pôde fazer em quase três anos de lutas. Aconteceu, então, que um confrade, João Carlos de Carvalho, estava angariando donativos e meios para a fundação de uma instituição dessa natureza, e, um dia, faz-lhe entrega da lista de donativos a fim de que Adelaide Câmara arranjasse novos óbolos para tão humanitário fim. Dias depois, João Carvalho desencarna, e ela fica de posse da lista e do dinheiro arrecadado.

 

Passados alguns meses, o Sr. Lopes, proprietário da Casa Lopes, que andava estudando a Doutrina, mostrou-se interessado na organização de uma instituição de amparo e assistência aos órfãos e Adelaide lhe informa possuir uma lista com alguns donativos para esse fim. A idéia foi recebida com entusiasmo e logo concretizada. Alugaram uma casa em Botafogo e aí foi instalado, no dia 13 de março de 1927, o Asilo Espírita "João Evangelista", sendo ela a sua primeira diretora. Compareceu a essa festiva inauguração o doutor Guillon Ribeiro, então 2o. secretário da Federação Espírita Brasileira e representante desta naquela solenidade. Adelaide Câmara, em breves palavras, exprimiu o júbilo de sua alma, afirmando realizado o ideal de toda a sua existência - "ser mãe de órfãos, graça do céu que não trocaria por todo o ouro e todas as grandezas do mundo".

 

Dedicou, daí por diante, todo o seu tempo a essa grandiosa obra de caridade, emprestando-lhe as luzes do seu saber e de sua bondade até o dia em que serenamente entregou a alma a Deus.

 

Com extremosa dedicação, trabalhou Aura Celeste em várias sociedades espíritas beneficentes da cidade do Rio de Janeiro, dando a todas elas o melhor de suas energias e de sua inteligência.

 

No Asilo Espírita "João Evangelista", porém, foi onde realizou sua tarefa máxima, não só como competente educadora, mas também como hábil orientadora de inumeráveis jovens que ali receberam, como ainda recebem, instrução intelectual e educação moral.

 

A vida e a obra de Adelaide Câmara foram uma escada de luz, uma afirmação de fé e humildade, e um perene testemunho de amor. Era a grande educadora que ensinava educando e educava ensinando, pelo exemplo.

 

Médium sem vaidades, sincera e de honestidade a toda prova, praticava a mediunidade como verdadeiro sacerdócio.

 

Dotada de sólida cultura teria, se quisesse, conquistado fama no mundo das letras. Poetisa de vastos recursos, oradora convincente e natural, senhora de estilo vigoroso e de fulgurante imaginação, tudo deu e tudo fez, com o cabedal que possuía, para o bom nome e o engrandecimento da Doutrina Espírita.

 

O Asilo Espírita "João Evangelista", no Rio de Janeiro, aí está ainda, em sede própria, atestando a obra e o devotamento à causa do bem daquela nobre mulher que se chamou Adelaide Augusta Câmara.

 

Fonte: Grandes Espíritas do Brasil

 

(Copiado do site Feparana)

Imagem de Natal, Capital do Rio Grande do Norte em 1903.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Natal_(Rio_Grande_do_Norte)

 

Em Natal, RN, nasceu Aura Celeste em 11 de janeiro de 1874.

Vista panorâmica da Enseada de Botafogo em 1889.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro

 

Na cidade do Rio de Janeiro desencarnou  Aura Celeste em 24 de outubro de 1944.

 

 

Caminhos da Verdade e da Vida

Ante os que partiram

 

 

(Recebido em email  de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]