Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 02 de julho de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Texto copiado do site Febnet) |
Batalha de Poitiers. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Battle_of_poitiers_eugene_delacroix.jpg
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Professor Rivail, o insigne Allan Kardec, codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo |
O grande relógio. Rouen, Normandia, França. Pintura de Joseph Mallord William Turne 1832. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:JMC_Turner,_The_Gros_Horloge_at_Rouen,_Normandy_c.1832.jpg |
Porto de Rouen. Óleo sobre tela de Charles Louis Mozin. Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Charles_Mozin_Port_de_Rouen.JPG |
Manhã- um dia nublado. Rouen, França. Óleo sobre tela de Camille Pissarro. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morning,_An_Overcast_Day,_Rouen_MET_DT1863.jpg |
Cairbar Schutel em trabalho de Tiptologia. Foto do acervo de O Clarim |
SOBRE A SUBSCRIÇÃO RUANESA DESCRITA NO FINAL DA REVISTA ESPIRITA DE FEVEREIRO DE 1863 – ACIMA REPRODUZIDA- ALLAN KARDEC PUBLICARA AO FINAL DA REVISTA ESPÍRITA DE JANEIRO DE 1863.
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O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
CAPÍTULO I ---------- Não vim destruir a Lei
- As três revelações: Moisés, o Cristo, o Espiritismo- Aliança da Ciência e da Ciência e da Teligião- Instruções dos Espíritos: A Nova Era
Aliança da Ciência e da Religião
8. A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral, Ambas, porém, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade, porque Deus não pode querer destruir a sua própria obra. A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de ideias provém apenas de uma observação defeituosa e de um excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Daí um conflito que deu origem à incredulidade e à intolerância. São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo hão de receber o seu complemento; em que o véu lançado intencionalmente sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual; em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, essas duas forças – Ciência e Religião – apoiando-se uma na outra, marcharão combinadas e se prestarão mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão e já não se lhe poderá opor a irresistível lógica dos fatos. A Ciência e a Religião não puderam entender-se até hoje porque cada uma, encarando as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Era preciso alguma coisa para preencher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez constatadas pela experiência essas relações, fez-se uma nova luz: a fé dirigiu-se à razão, a razão nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas nisso, como em todas as coisas, há pessoas que ficam atrás, até serem arrastadas pelo movimento geral que as esmaga, se tentam resistir-lhe, em vez de o acompanharem. É toda uma revolução moral que neste momento se opera e trabalha os espíritos. Após uma elaboração que durou mais de dezoito séculos, chega ela à sua plena realização e vai marcar uma Nova Era para a Humanidade. As consequências dessa revolução são fáceis de prever; deve produzir inevitáveis modificações nas relações sociais, às quais ninguém terá força para se opor, porque estão nos desígnios de Deus e resultam da lei do progresso, que é uma Lei de Deus.
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
Chamada dos Discípulos. Afresco de Domenico Ghirlandaio. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Ghirlandaio,_Domenico_-_Calling_of_the_Apostles_-_1481.jpg
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Sermão da Montanha. 1912. Rudolf Yelin d. Ä. (1864–1940) Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_7
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Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte:
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Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857. Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/
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Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard
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Blaise Pascal. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blaise_Pascal_2.jpg
Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 19 de junho de 1623 — Paris, 19 de agosto de 1662) foi um matemático, físico, inventor, filósofo e teólogo católico francês. Prodígio, Pascal foi educado por seu pai. Os primeiros trabalhos de Pascal dizem respeito às ciências naturais e ciências aplicadas. Contribuiu significativamente para o estudo dos fluidos. Ele esclareceu os conceitos de pressão e vazio, estendendo o trabalho de Torricelli. Pascal escreveu textos importantes sobre o método científico.
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal
* Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo XVI, intitulado “Não se pode servir a Deus e a Mamon”, em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Pascal, recebida na cidade de Genebra, Suiça, no ano de 1860 – “Emprego de riquezas”.
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Autor Ernest Board (1877–1934) wikidata:Q21458411 (1877-1934) [1] Descrição Dr Jenner realizando sua primeira vacinação em James Phipps, um menino de 8 anos. 14 de maio de 1796. Data por volta de 1910. Fonte/Fotógrafo images.wellcome.ac.uk. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jenner_phipps_01_(cropped).jpg
Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/James_Phipps
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Auguste Tissot pintado por Angelika Kauffmann Artista Angelica Kauffmann (1741–1807) wikidata:Q123098 s:en:Autor:Angelica Kauffmann q:it:Angelika Kauffmann Imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página. Título Retrato do doutor Auguste Tissot Tipo de objeto: pintura Gênero: retrato Editar no Wikidata Descrição Inglês: Médico suíço Samuel Auguste Tissot (1728-1797) Pessoas retratadas: Samuel-Auguste Tissot Editar no Wikidata Data: 1783 Óleo sobre tela. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Auguste_Tissot_painted_by_Angelika_Kauffmann.jpg
Leia mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Auguste_David_Tissot
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John Hunter. Pintado por John Jackson em 1813, a partir de um original de Sir Joshua Reynolds, que expôs sua pintura na Academia Real em 1786. Artista anônimo Editar isto no Wikidata imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Autor John Jackson (1778–1831) wikidata:Q5390252 De acordo com Joshua Reynolds (1723–1792) wikidata:Q194402 s:en:Autor:Joshua Reynolds q:en:Joshua Reynolds Título John Hunter (cópia baseada em um original de 1786 de Sir Joshua Reynolds) Editar isto no Wikidata Tipo de objeto: pintura Editar isto no Wikidata Gênero: retrato Editar isto no Wikidata Descrição John Hunter. Pintado por John Jackson em 1813, baseado em um original de Sir Joshua Reynolds, que expôs sua pintura na Academia Real em 1786. Pessoas retratadas: John Hunter Editar isto no Wikidata Data: 1813 (1786) Médio: óleo sobre tela Editar isto no Wikidata. Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Hunter_by_John_Jackson.jpg
Um dos mais ilustres cientistas e cirurgiões de sua época. Ele foi um dos primeiros defensores da observação cuidadosa e do método científico na medicina. Leia mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Hunter_(cirurgi%C3%A3o) |
Roteiro de vida |
Muitos poderão se admirar, mas, em algumas culturas modernas existe o conceito de que a gratidão é um sentimento feminino, não passando de uma emoção específica da mulher, que não deve ser cultivada pelo homem. Conforme essa teoria, o homem se caracteriza pela força, pelo vigor de sentimentos e quase total ausência das emoções superiores da ternura, da bondade, da abnegação. O sacrifício do homem, nessas circunstâncias, é mais um gesto estoico e másculo do que a superior entrega ao ideal, ao sentimento de viver. Em consequência, essa natural manifestação da emotividade rica de amor é recalcada e desprezada. Contudo, se nos permitirmos admirar a natureza, a imensa Criação Divina, descobriremos a manifestação da gratidão em tudo. Numa linguagem poética, a flor e fruto, o lenho e a sombra são a gratidão da planta à bênção da vida. A linfa generosa e refrescante é a gratidão da nascente reconhecida ao existir. O grão que se permite triturar é a gratidão que nele se encontra para se transformar em pão e em dádiva de manutenção da vida. Tudo em a natureza quanto é belo, nobre, fecundo e estético constitui a sua gratidão por fazer parte do espetáculo da vida. Porque pensa e sente, o ser humano é constituído pelas emoções que, na fase primária, são agressivo-defensivas e, à medida que logra evoluir, transformam-se em reconhecimento e retribuição. Ressaltemos um ponto fundamental: não se trata de uma devolução equivalente ao que foi recebido, como sendo um pagamento pelo que nos foi ofertado, mas uma manifestação de alegria, de reconforto, pelo conquistado e conseguido. É um sentimento que deve fluir naturalmente, em nós, ao percebermos as dádivas que recebemos, todos os dias, um reflexo imediato da luminosidade que nos foi oferecida. Quando nos fazemos superfície agradecida, nos tornamos semelhantes a um espelho, no qual nossos sentimentos refletem tudo aquilo que recebemos do Criador e naturalmente espelham ao nosso redor. Gratidão não é fraqueza, é força. A árvore que percebe que a floresta ao seu redor a faz mais forte não se torna menor, não se desmerece. Ela se faz mais árvore e também floresta. Mais parte de um todo que se engrandece quando se apoia mutuamente. A gratidão deve se tornar nossa maneira de viver, sem pieguismos, sem expressões externas forçadas. Um modo de nos entregarmos ao processo de crescimento interior, de realização e progresso. Como virtude, ela proporciona relacionamentos saudáveis, amizades duradouras, memórias preciosas. Na família, assegura que os laços jamais se enfraqueçam e que ninguém seja abandonado ou esquecido, por qualquer razão. E como a convivência, banhada pela gratidão, se transforma em uma vertente de cooperação espontânea, de dedicação plena, todo ato gera a satisfação de nos sentirmos felizes pelo bem-estar que ao outro proporcionamos. Exercitemos a gratidão. Tornemo-la roteiro de vida. Pensemos a fundo sobre essa virtude dinâmica e bela e haveremos de descobrir mecanismos para viver melhor. Redação do Momento Espírita, com base
no cap. 5,
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7475&stat=0) |
Vincent van Gogh - Camponesa amarrando feixes (segundo Millet) Artista Vincent van Gogh (1853–1890) wikidata:Q5582 s:en:Autor:Vincent van Gogh q:pt:Vincent van Gogh Detalhes sobre o Google Art Project imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título português: Mulher camponesa amarrando roldanas (depois de Millet) Tipo de objeto de pintura Gênero pintura de gênero Editar isso no Wikidata Dados (setembro de 1889 - 1889) Técnica óleo sobre tela Editar isso no Wikidata Dimensões altura: 43 cm Editar isso no Wikidata; largura: 33 cm Editar isso no Wikidata Coleção [Expandir] Wikidata do Museu Van Gogh: Q224124 Imagem/fonte: |
Frutas e Flores Artista Jean-Baptiste Monnoyer (1636–1699) wikidata:Q3087909 Imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Frutas e Flores Tipo de objeto: pintura. Editar no Wikidata Gênero: natureza-morta. Editar no Wikidata Data: segunda metade do século XVII Médio: óleo sobre tela Dimensões: altura: 75 cm (29,5 pol); largura: 122 cm (48 pol) Coleção Museu Hermitage wikidata:Q132783. Imagem/Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Monnoyer_-_Fruit_and_Flowers_-_WGA16150.jpg |
As respigadoras. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_Gleaners_-_Google_Art_Project_2.jpg
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Meio-dia, descanso do trabalho após o painço*. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Noon,_rest_from_work_-_Van_Gogh.jpeg
* Planta gramínea (Setaria italica). O grão dessa planta.Milho miúdo.
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Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg
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“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)
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Graça antes da refeição. Óleo sobre tela de Fritz von Uhde. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fritz_von_Uhde_-_Das_Tischgebet_-_Google_Art_Project.jpg
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Perante a Codificação Kardequiana |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 06. Página 32.
A Codificação Kardequiana orienta o homem para o “construir-se”, de dentro para fora. Com semelhante afirmativa numerosas legendas repontam do plano individual, ampliando os distritos do mundo interior para a reestruturação da personalidade, ante o continuísmo da vida. Edificação íntima, em cujo levantamento a criatura pode concluir de maneira instintiva: Deus é nosso Pai, mas a certeza disso não me exonera da responsabilidade de burilar-me, trabalhar e viver; - moro presentemente na Terra, com a obrigação de compartilhar-lhe o progresso; entretanto, na essência, sou um espírito eterno, evoluindo na direção da Imortalidade; - atravesso atualmente caminhos determinados pela lei da causa e efeito; contudo, já sei que desfruto o privilégio de renovar o próprio destino pelo uso sensato da liberdade de escolha; - travo duras batalhas no campo externo, mas compreendo que a maior de todas elas é a que sustento, dia por dia, no campo íntimo, procurando a vitória sobre mim mesmo; - possuo a família do coração; todavia em todos os seres da estrada, encontro irmãos verdadeiros, componentes da família maior a que todos pertencemos – a Humanidade; - sofro desafios e obstáculos, nas vias planetárias, porém guardo a certeza de que a alegria imperecível é a meta que me cabe atingir; - desilusões de provas me assaltam comumente a senda diária; no entanto, reconheço que preciso aceitá-las por lições valiosas, necessárias, aliás, à minha própria formação espiritual, na academia da experiência; - o mundo por vezes passa por transições inesperadas e rudes, todavia, tenho a paz imutável, no âmago do ser; - o tempo é a minha herança incorruptível; - a morte ser-me-á simplesmente estreito corredor para o outro lado da vida. Revela-nos Jesus que o Reino de Deus está dentro de nós, e Allan Kardec complementa-lhe a obra ensinando-nos a desentranhá-lo, através de ação e discernimento, serviço e amor, a fim de que o homem sublimado consiga sublimar a Terra para que a Terra, por fora e por dentro, se incorpore, em espírito e verdade, ao Reino dos Céus.
(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
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Desapontamento. Óleo no painel de Julius Leblanc Stewart. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22Disappointment%22_-_1882_-_Julius_Leblanc_Stewart.jpg |
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Rosa Celeste : Dante e Beatrice contemplam o céu mais elevado, O Empíreo. Obra de Gustave Doré Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradiso_Canto_31.jpg |
Jesus curando dez leprosos. Pintura de Gebhard Fugel. Imagem/fonte:
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Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg
No diálogo de Jesus com o fariseu Nicodemos disse-lhe o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-
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Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard
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Divaldo Franco: um legado de histórias de amor e trabalho no bem (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que sim!
Leia agora: www.bit.ly/DivaldoFrancoLegado
A jornalista Ana Landi escreve o Especial do Correio Fraterno sobre Divaldo Franco e conta como o convenceu para que pudesse escrever sua biografia: “Divaldo Franco sempre foi uma pessoa conhecida no movimento espírita. O médium andava cansado. Paralelamente à sua luta contra um câncer, seu nome, por vezes, via-se envolvido em assuntos polêmicos. Independentemente dos argumentos, uma coisa é certa: Divaldo foi extraordinário em inúmeros pontos. Como médium e como palestrante, levou a doutrina a inúmeros países. Penetrou pela primeira vez em lugares nunca ocupados por representantes da doutrina ou regiões violentíssimas... Tinha o dom único da oratória, mas, acima de tudo, criou uma obra social como poucas no mundo.” Vale a pena a leitura completa do texto: www.bit.ly/DivaldoFrancoLegado Boa leitura! Um abraço,
Editora Correio Fraterno
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]]) |
Simplesmente Divaldo, e outros destaques da RIE de julho Matão, SP |
ACESSE:
(Informação de Casa Editora O Clarim [[email protected]]) |
Palestras na IBNL - Instituição Beneficente Nosso Lar- julho 2025 São Paulo, capital |
Caro Ismael, segue em anexo a programação das palestras de julho de 2025. Agradecemos a sua gentileza por divulgá-la. Abraço fraterno. Clodoaldo de Lima Leite Presidente voluntário da IBNL “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])
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Nota: Semana Chico Xavier oficializada em Matão |
Na noite do dia 29 de junho foi iniciada a XVII Semana Chico Xavier, promovida pela USE Intermunicipal de Matão e oficializada por Lei Municipal. Cesar Perri, de São Paulo, foi o expositor convidado, desenvolvendo o tema “Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões”. Após a palestra recebeu o Diploma “Chico Xavier – Um homem chamado amor”, outorgado pela Câmara Municipal de Matão e entregue pelo dirigente da USE Intermunicipal acompanhado de dirigentes e representantes dos centros espíritas locais, incluindo a Casa Editora O Clarim. A reunião foi dirigida por Rose Elaine Silqueira, presidente do Centro Espírita Alvorada Nova, que sediou o evento. Houve apresentações musicais no início e no encerramento. No final, o expositor autografou livros de sua autoria publicados pela Casa Editora O Clarim. Essa Semana Espírita prossegue até o dia 06 de julho. Matão. Palestra de Perri. Matão. Dirigentes de Instituições com Perri. 25 de junho 2025 Matão. Diploma Chico Xavier. Um homem chamado amor de Perri. Junho de 2025 Matão. Perri em autógrafos com dirigentes do Centro e de O Clarim. Junho de 2025
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha Portugal |
Exms Senhores OCS,
As nossas mais cordiais saudações.
1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "O que ensina o Espiritismo?", com Francisco Reis, no dia 4 de Julho de 2025, 6ª feira, às 21h00. Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.
2 - Decorrerá um grupo de estudo, em Julho e Agosto, das 15H00 às 16H00, sobre o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, com entrada livre e gratuita.
Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV
Cordialmente,
CCE
Tel: 938 466 898; 966 377 204; www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected] www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]]) |
Registro. Atividades no Abrigo Ismael neste domingo 29-06-2025 Araçatuba, SP |
Com início as 9 horas da manhã a palestra foi proferida pela oradora de Araçatuba Lourdes Caravante. No mesmo horário evangelização para crianças e ao final aplicação de passes aos presentes. Imagens colhidas pelo presidente Ari Vassoler e recebidas em Amail de Milene Gratão. Palestra da oradora Lourdes Caravante neste domingo 29-06-2025. Foto de Ari Vassoler Fachada atual da União Espírita Paz e Caridade e seu departamento Abrigo Ismael. Araçatuba, SP A entidade mais antiga de Araçatuba foi fundada em 21 de abril de 1921. Foto de Ismael Gobbo |
Palestra no C.E. Antoninho Marmo Piratininga, SP |
(Recebido em email de Waldir Ferraz de Camargo [[email protected]]) |
Atividades do Centro Espírita Esperança e Caridade Julho/2025- Araçatuba, SP |
(Informações de Katia Calciolari) |
VII Congresso Conciencia- Espanha-Dezembro 2025 Alicante |
VII CONGRESSO CONCIENCIA - ESPANHA DEZEMBRO 2025 https://bibliotecaespirita.es/vii-congreso-espirita-conciencia-2025/
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
KARDEC na Inteligencia Artificial |
Desenvolvido por Vanessa Anseloni, editora chefe da The Spiritist Magazine e fundadora da Kardec Radio dos Estados Unidos. Este aplicativo ensina e discute o Espiritismo com base em Allan Kardec e textos espíritas relacionados. Fácil de usar e uma boa ferramenta para todos os espíritas que divulgam o Espiritismo em língua inglesa. link: http://bit.ly/3TKruef
Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘️ PPlease do not print this unless you really need to.
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Pré-vendas, 40% off | Causas espirituais dos tumores e Presente no Inconsciente Listas utilizadas 18889 contatos |
ACESSE AQUI:
(Com informações de Casa Editora O Clarim [[email protected]]) |
Eventos recebidos em email de Elsa Rossi Londres |
Ismael esse evento sobre obras de ERNESTO BOZZANO em Ingles, fazemos uma vez ao mes pela midia social. , vou enviar antecipadamente os demais, tudo bem?
(Recebidos em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta Araxá, MG |
ACESSE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf
(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
Espiritismo no Reino Unido Informações e fotos de Elsa Rossi |
Estimado Ismael Estamos concentrando esforços junto aos grupos espíritas britânicos filiados ou não à BUSS - UK, para despertarmos o interesse e prepararmos mais Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, dentro máximo possível, da cultura e leis do Reino Unido. Interessados podem entrar em contacto comigo. whatsapp +447950181581 gratidao elsa
(Recebido em email de Elsa Rossi Elsa Rossi [[email protected]]) |
Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário! Virginia, Estados Unidos |
ACESSE AQUI: https://www.ssvirginia.org/charityfestival
(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]]) |
Obras importantes de Elsa Rossi Tesouros para as crianças |
(Informações de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Veja como foi o emocionante 20º Encontro Amigos da Boa Nova |
ACESSE AQUI: https://marketing.feal.org.br/email/view/684b1e8f24d63371233791
(Informação de Clube Amigos da Boa Nova [[email protected]]) |
Novo artigo sobre o Censo 2022 |
Ensaio para um Planejamento Estratégico do MEB
O Espiritismo será o que o fizerem os homens.
Análise do Censo 2022 com Foco no EspiritismoA verdade é que o MEB não soube aproveitar o favorecimento da mídia com romances, novelas e filmes de temática espírita. Assim como não conseguiu trazer para a Doutrina um contingente mínimo das milhões de pessoas que frequentam as casas espíritas e leem os seus livros sem se declarar espíritas. A queda dos espíritas de 2,2% para 1,84% entre os dois últimos Censos do IBGE, está tendo um impacto grande no MEB. E essa reação talvez seja o remédio que nós precisávamos para nos mobilizar e atuar seriamente para reverter essa situação. Nada fazer será uma omissão, uma negligência, que provavelmente pesarár em nossas conciências.
Análise Sociológica O Espiritismo continua sendo um movimento com forte presença em classes médias urbanas, com elevada escolarização e renda. Isso o distancia de camadas populares — o que limita seu alcance social. Seu discurso racionalista e moralizador atrai segmentos com maior capital cultural, mas pode parecer distante para públicos que buscam experiências religiosas mais emocionais, afetivas ou comunitárias. O desafio será adaptar a linguagem e práticas para manter a base doutrinária sem parecer exclusivista ou elitista.
Análise Educacional O Espiritismo possui o maior percentual de adeptos com ensino superior completo (48%) e o menor número com ensino fundamental incompleto (11,3%). Isso reforça sua identidade como doutrina de estudo, razão e ética. Consequência paradoxal: quanto mais escolarizado o público, mais crítico e, por vezes, menos institucionalizado — o que pode explicar o afastamento de muitos que simpatizam com os princípios, mas não gostam de frequentar os centros. Considerar que cerca de 50% das casas espíritas não estão vinculadas a uma federativa da FEB, também pode denunciar um certo cansaço das instituições.
Análise Econômica A maior renda entre os espíritas permite uma boa estrutura física dos Centros, muitos com sede própria, bibliotecas, projetores, notebooks e cursos. Contudo, falta maior engajamento com realidades sociais mais vulneráveis. O Espiritismo ainda não alcançou populações de baixa renda, o que reduz seu impacto transformador no tecido social. Trabalhar ações sociais ajuda, mas não é uma ponte de aproximação e vivência real com esse público.
Análise Demográfica A idade média dos espíritas é a mais alta entre os grupos religiosos, com crescimento progressivo nas pesquisas e no Censo. Isso indica um processo de envelhecimento e pouca renovação geracional.A Pesquisa Nacional Espírita mostra esse crescimento alcançando em 2025, a média de 55 anos. A participação do sexo masculino é amenor entre as religiões, o que vem sendo também demonstrado pela Pesquisa Nacional Espírita desde 2015. É um fato que exige ações planejadas. Se não houver uma ação estratégica de engajamento de jovens, o movimento pode perder continuidade institucional e capacidade de renovação.A dificuldade maior será de despertar o interesse dos jovens, nascidos em uma sociedade superficial e consumista.
Por que os Jovens se Afastam das Religiões? Esses jovens, que não foram seduzidos pelos apelosde resolução imediata, podem estar buscando uma espiritualidade distante das convenções religiosas, da devoção, do apelo da salvação. Neste caso, o Espiritismo tem muito a oferecer por meio da sua lógica, do apelo à razão, fundamentado em uma filosofia abrangente e cosistente.
Cor e Raça O Espiritismo apresenta a menor participação de pessoas pretas entre os quatro maiores grupos religiosos. Isso denuncia uma histórica barreira sociocultural e simbólica que precisa ser encarada com honestidade. Reflexão necessária: é preciso tornar os espaços espíritas mais abertos, diversos e acolhedores, para todos. Ter uma participação mínima desse segmento em um país onde ele predomina é preocupante.
Geografia e Distribuição Os maiores percentuais de espíritas continuam nos estados do Sudeste e Sul: RJ, SP, DF, RS e GO. Os menores estão no Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão (0,19%), Pará (0,37%), Amazxonas (0,38%) ePiauí (0, 43%), não atingindo meio percentual. Temos 21 estados com participação dos espíritas menor que a média Brasil de 1,84%. Essa situação perdura há décadas, sem percepção da existência de ações para melhorar esses índices. Mais da metade dos 5.570 municíopios do país, não possuem registro da existência de Centro Espírita. O desafio será ampliar o alcance doutrinário por meio de projetos regionais, respeitando as culturas locais.
Tecnologia e Internet Com 96,6% de acesso à internet, os espíritas são o grupo religioso mais conectado. Isso abre caminho para estratégias digitais consistentes de divulgação, ensino, encontros e acolhimento. Os espíritas possuem uma forte presença na internet e nas redes sociais, o que pode ter contribuído para atenuar a redução dos espíritas. É um ponto forte, positivo que deve ser mais bem aproveitado. Estabeleceruma união de propósitos entres os grupos vituais, criando conteúdos significativos, atrativos e interativos nas redes, especialmente voltados aos jovens e aos “espiritualizados sem religião”.
Religiões Concorrentes Os evangélicos continuam crescendo, mas em ritmo menor. Têm forte apelo emocional (algumas vezes próximos de uma manipulação), é comunitário e acolhedor — especialmente entre os jovens. Os católicos reduziram perdas, talvez pela renovação litúrgica e social. Devemos considerar que boa parte dos brasileiros se declaram católicos, maia por tradição e costume familiar, mas não são verdadeiramente praticantes nem conchecedores de sua própria religião. Os “Sem religião” passaram de 8,2% para 9,3%. São geralmente jovens/adultos, urbanos e críticos das instituições religiosas — mas nem sempre ateus.Constituem quase cinco vezes os espíritas. Esse pode er um público que busque algo novo, fora das tradições religiosas, que o Espiritismo pode oferecer. OEspiritismo parece competir menos com outras religiões e mais com a tendência de desinstitucionalização (desgastes das instituições).
Empenho geral Todos estão convocados para contribuir em suas intstituições espíritas e individualmente por meio da participação do debate público pela internet. Caminhos devem ser encontrados! Alguns de aplicação geral, outros específicos para as diferentes realidades do país. O impacto foi grande, mas também nos impulsiona para a busca de soluções.
(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]]) |
Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, SP |
Prezado Ismael: Envio o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de junho. Abraço fraterno, Atilio (Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
Jornal Momento Espírita. Edição de Junho Centro Espírita Amor e Caridade- Bauru, SP. Acesse abaixo: |
CLIQUE AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-25.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
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PALESTRA PÚBLICA NA FEB/ PROGRAMAÇÃO SEMANAL 29 DE JUNHO A 5 DE JULHO ACESSE AQUI:
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Lançamento de O que é o espiritismo/ Julho 1859 |
A obra organizada por Allan Kardec, O que é o espiritismo trata de uma introdução ao conhecimento, reunido por meio da manifestação dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas. Anunciado na Revista Espírita em julho de 1859, apresenta uma das principais teses propostas por Allan Kardec: “Fora da Caridade não há salvação”. Separado em três diálogos: o crítico, o cético e o padre, cuja primeira parte responde às observações mais comuns feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina; no segundo capítulo há uma exposição simples das partes da ciência prática e experimental, sendo um resumo do que viria a ser publicado em O livro dos médiuns (1861); no terceiro capítulo é apresentada uma síntese de O livro dos espíritos. Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo, ter o conhecimento das noções gerais do Espiritismo, senão também aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de apresentar. “Para responder […] à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. Podemos
defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza,
origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo
corporal.” Acesse a Central de Downloads no portal da FEB e baixe gratuitamente: O que é o Espiritismo. O livro pode ser adquirido no site febeditora.com.br Referências[1] KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. 56. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/01/lancamento-de-o-que-e-o-espiritismo-julho-1859/) |
FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Clique
aqui:
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CEERJ- Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, capital |
Clique aqui: https://www.facebook.com/CEERJOFICIAL/?locale=pt_BR
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FEEES- Federação Espírita do Estado do Espírito Santo Vitória |
Clique aqui: https://www.facebook.com/feeesoficial/photos/
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Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
Dizer que Deus criou o inferno é uma blasfêmia Como nos ensinou, Ele é amor infinito |
Publicado em O Tempo/ Colunas Belo Horizonte, MG Obra de José Reis Chaves
José Reis Chaves Foto de Ismael Gobbo
Alguns leitores de minha coluna em O TEMPO de 16/6/2025 (“Sem a morte de Jesus, iríamos para o inferno?”) pedem-me para eu fazer outra coluna falando mais sobre o assunto. Tentarei, pois, fazê-lo. Jesus, em nome de Deus Pai nos ensinou muito a prática do
perdão e até de amor incondicional para com os nossos inimigos. (Mateus 5: 39 a 42). E Ele,
Jesus, nos deu outros ensinamentos de Deus Pai, semelhantes ao citado. Ele
estranhamente nos enviou seu Filho muito amado para que fosse, cruelmente,
assassinado, a fim de que Deus Pai, que não sofre com os nossos pecados, os perdoasse. Mas seria mesmo
verdade que Deus Pai exigiu o grave pecado do assassinato de seu Filho tão
amado? Perdão e reconciliaçãoSe você estiver no altar fazendo ofertas a Deus, e se lembrar de que não está bem com alguém, interrompa-as e vá primeiro reconciliar-se com esse alguém. E somente depois, volte ao altar para continuar suas ofertas a Deus. (Mateus 5: 23 e 24) Por esse ensinamento, até fica claro que é mais importante estarmos em paz com nossos semelhantes do que fazermos ofertas a Deus que nunca precisa delas! Outro exemplo: Se alguém lhe der um tapa na face, apresente-lhe o outro lado para receber outro tapa, em vez de reagir. (Mateus 5: 39). Com esse exemplo, fica evidente que devemos perdoar sempre os nossos semelhantes. Inferno incompatível com Deus PaiA criação do inferno, tal qual é descrito e aceito por uma parte dos teólogos e Dante Alighiere em seu famoso poema “A Divina Comédia”, é incompatível com o que é Deus Pai, isto é, amor. (1 João 4: 8). Ele, o inferno, pelos que creem nele, seria um lugar de sofrimentos atrozes sempiternos (para sempre), pois, segundo os teólogos defensores da existência dele, trata-se de um castigo de Deus para com os que não viveram de acordo com os Mandamentos do Decálogo e outros criados pelas igrejas cristãs inspiradas nele. Dimensão espiritualNa verdade, os espíritos desencanados estão na Dimensão Espiritual ou Mundo Astral que muitos chamam de Céu, Purgatório, Inferno, Devacã etc. Porém, muitos teólogos já disseram que o inferno está vazio. Isso é outra maneira de dizer que ele não funciona ou até mesmo que ele não existe. Creio que do jeito que ele foi e é descrito, ele não deve existir mesmo. Como vimos, Deus, que é Amor Infinito, jamais o poderia ter criado. Sua criação por Deus seria uma incongruência e até mesmo, como diz o título dessa coluna, um pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo do Deus Pai Amor Infinito e contra também o Espírito Santo – a alma –, pois é contra a voz da nossa própria consciência!
PS: Com este colunista, professor de português e literatura aposentado, “O Espiritismo na Bíblia” na TV Mundo Maior e palestras e entrevistas em TVs (YouTube e Facebook). Seus livros estão, também, na Amazon, inclusive, os em Inglês, e a tradução da Bíblia (N.T.) [email protected] Cassia e Cléia.
(Recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]] Copiado de https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/2025/6/30/dizer-que-deus-criou-o-inferno-e-uma-blasfemia)
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Purgatório. Dante, guiado por Virgílio, oferece consolação às almas dos invejosos. Óleo sobre tela de Hippolyte Flandrin. Imagem/fonte:
Purgatorio ( pronunciado [purɡatɔːrjo] ; Italiana para " Purgatório ") é a segunda parte de Dante 's divina comédia , seguindo o inferno , e que precede o Paradiso . O poema foi escrito no início do século XIV. É uma alegoria que conta a subida de Dante ao Monte do Purgatório , guiada pelopoeta romano Virgílio , exceto pelos últimos quatro cantos em que Beatrice assume o cargo de guia de Dante. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Purgatorio
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Cena da Pesagem da Alma do morto (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.
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Jesus purificando um leproso. Pintura por Jean-Marie Melchior Doze. Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/ChristCleansing.jpg
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Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8). A Doutrina Espírita aprofundou o estudo da reencarnação que Jesus mencionou para Nicodemos.
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Paisagem com O Sonho de Jacó. Óleo sobre tela por Michael Willmann. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Lukas_Leopold_Willmann_001.jpg
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Amor Infinito Indução e Doação |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
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