Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 28 de junho de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Texto copiado do site Febnet) |
Mulher insana. Pintura a óleo de Théodore Géricault. 1822. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Insane_Woman_(La_Monomane_de_l%27envie)
Insane Woman é um óleo sobre tela de 1822 de Théodore Géricault, em uma série de trabalhos que Géricault fez sobre os doentes mentais . Está alojado no Musée des Beaux-Arts de Lyon , na França. Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Insane_Woman_(La_Monomane_de_l%27envie) |
Detalhe de A Extração da Pedra da Loucura, uma pintura de Hieronymus Bosch representando a trepanação (c.1488–1516). Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Trepanning
Trepanação , também conhecida como trepanação , trepanação , Trepanação ou fazer um orifício de trepanação (o verbo trepan deriva do francês antigo do latim medieval trepanum de grego trypanon , literalmente "broca, trado") [1] [2] é uma intervenção cirúrgica em que um buraco é perfurado ou raspado no crânio humano , expondo a dura-mátertratar problemas de saúde relacionados a doenças intracranianas ou liberar o acúmulo de sangue por pressão de uma lesão. Pode também referir-se a qualquer orifício de "broca" criado através de outras superfícies corporais, incluindo os leitos ungueais. É frequentemente usado para aliviar a pressão abaixo de uma superfície. Um trephine é um instrumento usado para cortar um pedaço de osso do crânio. Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Trepanning
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Convulsões. Uma imagem estática de uma convulsão generalizada Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Epilepsy
ConvulsõesArtigo principal: Apreensão epilética O tipo mais comum (60%) de convulsões é convulsivo . [24] Destes, um terço começa como crises generalizadas desde o início, afetando ambos os hemisférios do cérebro. [24] Dois terços começam como convulsões focais (que afetam um hemisfério do cérebro) que podem progredir para convulsões generalizadas . [24] Os 40% restantes das apreensões não são convulsivos. Um exemplo desse tipo é a ausência de crises , que se apresenta como um nível de consciência diminuído e geralmente dura cerca de 10 segundos. [2] [25] Leia mais: |
Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg
De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela: "Mulher, você está livre de sua enfermidade." Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus. Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman
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LOUCURA E ESPIRITISMO
“Longe de admitir o Espiritismo como causa do aumento da loucura, dizemos que é causa atenuante, que deve diminuir o número dos casos produzidos pelas causas ordinárias.” (Revista Espírita, Fevereiro de 1863. Texto acima reproduzido)
O Hospital Espírita João Marchesi de Penápolis, SP, tem cumprido esse papel.
HOSPITAL JOÃO MARCHESI. MISSÃO, VISÃO E VALORES Acesse: https://www.hejoaomarchesi.org.br/-hospital-joao-marchesi-/ |
O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
CAPÍTULO I ---------- Não vim destruir a Lei
- As três revelações: Moisés, o Cristo, o Espiritismo- Aliança da Ciência e da Ciência e da Teligião- Instruções dos Espíritos: A Nova Era
1. Não penseis que Eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: porque, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (Mateus, 5: 17 e 18.)
Moisés
2. Há duas partes distintas na lei mosaica: A Lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés. Uma é invariável: a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo. A Lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes:
I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está acima no céu, nem embaixo, na Terra. Não os adorareis e nem lhes prestareis culto soberano. II- Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus. III- Lembrai-vos de santificar o dia do sábado. IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus Vos dará. V. Não matareis. VI. Não cometereis adultério. VII.Não roubareis. VIII. Não prestareis falso testemunho contra o vosso próximo. IX. Não desejareis a mulher do vosso próximo. X. Não cobiçareis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.
Essa Lei é de todos os tempos e de todos os países, e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis que Moisés estabeleceu obrigado a manter, pelo temor, um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir autoridade às suas leis houve de lhes atribuir origem divina, assim como fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem precisava apoiar-se na autoridade de Deus, mas só a ideia de um Deus terrível podia impressionar homens ignorantes, nos quais o senso moral e o sentimento de uma justiça reta estavam ainda pouco desenvolvidos. É evidente que aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: “Não matareis; não fareis mal ao próximo”, não poderia contradizer-se, fazendo da exterminação um dever. As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, pois, um caráter essencialmente transitório.
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
Sermão da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg
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Moisés salvo das águas. Óleo sobre tela de Nicolas-Antoine Taunay. 1826. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Moisés com as Tábuas da Lei. Óleo sobre tela de Guido Reni. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guido_Reni_-_Moses_with_the_Tables_of_the_Law_-_WGA19289.jpg
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Moisés Cópia da Estátua de Michelangelo executada em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposta na Galeria Prestes Maia, São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo
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‘ Israel no Egito Tipo de objeto pintura Data 1867 Técnica Óleo sobre tela Dimensões altura: 137,2 cm; largura: 317,5 cm Coleção [Expandir]Galeria de Arte da Guilda wikidata:Q4968030. Fonte/Fotógrafo Centro de Renovação de Arte. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1867_Edward_Poynter_-_Israel_in_Egypt.jpg
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Pirâmide de Sacará, na região do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo
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Os israelitas deixando o Egito. Óleo sobre tela de David Roberts. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_Roberts-IsraelitesLeavingEgypt_1828.jpg
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Túmulos escavados na rocha no Vale de Cédron. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
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Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. (Lião, 03-10-1804 / Paris, 31-03-1869) Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg
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Na solidão do caminho |
Um palestrante, em certa oportunidade, afirmou que, à medida que somos promovidos na hierarquia das organizações, enfrentamos progressiva surdez. Trata-se de uma metáfora, que nos merece acurada reflexão. Ela nos diz que, ao galgarmos degraus de poder e responsabilidade, perdemos, forçosamente, a identificação com os companheiros de jornada. Passamos a viver em outro círculo. Com isso, perdemos o contato com grande parte dos antigos colegas de caminhada profissional. Em nossa vida religiosa, algo semelhante, por vezes, acontece. Quando nos decidimos a trilhar as sendas de iluminação e elevação, descobrimos que são caminhos em desertos de solidão. Quando avançamos em conhecimento e consciência, deixamos para trás as tolices da imaturidade, para nos encontrarmos com o chamamento ao dever, ao qual nos afervoramos. Abandonamos os vales dos prazeres fugazes e dos pensamentos rasos, abraçando com alegria e comprometimento outro modo de ser, que reflete um novo eu. Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, marcou com incomparável beleza esse momento de transformação, assinalando: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino. Quando me tornei homem, acabei com as coisas de menino. Nesse processo de crescimento, a claridade que nos invade o coração vem acompanhada de um profundo e martirizante silêncio, que nos fere a alma sensível quando nossos amores ficam para trás. A felicidade de saber que subimos um degrau na montanha da evolução contrasta com a dor de não sermos compreendidos, de não termos com quem compartilhar. Os corações que nos buscavam para partilhar das mesmas fantasias são agora nossos estranhos. Porque falamos outra linguagem, amigos do passado não conseguem nos compreender. Somos como a semente que vive a dor de romper a casca na cova solitária, em busca do próprio desabrochar. Como a lagarta, trocamos o rastejar por nova roupagem que nos permitirá voos libertadores em círculos mais altos e de maior compromisso. E tudo isso nos modificou e nos transformou numa versão aprimorada de nós mesmos. * * * Nesses momentos, quando nos propomos à nossa melhoria, recordemos Jesus e aprendamos com Ele. Subiu sozinho o Calvário, enfrentando uma morte desonrosa e sem culpa, tendo por companhia compulsória dois malfeitores. Tomou a Sua cruz sem reclamar e seguiu, conforme ordenava a justiça dos homens. Não relacionou, em Sua defesa, os bens que distribuiu, as pessoas que curou, os pecadores que salvou, as viúvas que amparou, as crianças que abençoou, as lições que espalhou. Entregou-se ao sacrifício, perdoando e rogando ao Pai que perdoasse a todos pela inconsequência em que se encontravam. Façamos como o Amigo Divino. Guardemos a certeza de que, na solidão do aprendizado, na subida da montanha do conhecimento e da autoiluminação, Ele sempre estará conosco. E os que ficarem na retaguarda nos haverão de reencontrar, em algum momento, em alguma dobra do caminho, igualmente renovando-se. Redação do Momento Espírita, com base
no cap. 70, do
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7472&stat=0) |
Poço de São Paulo. Fica no local identificado como sendo da casa do Apóstolo dos gentios. Tarso, cidade da antiga Silícia, à época uma província romana. Turquia. Foto Ismael Gobbo
Tarso (em turco: Tarsus; em grego: Ταρσός, transl.: Tarsós) é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia (na atual província de Mersin), na foz do Rio Tarso (Berdan Çayı), que desagua no mar Mediterrâneo. O censo de 2000 registrou uma população de 216 382 habitantes. A cidade se localiza a 15 quilômetros da cidade de Mersin, e a cerca de 40 km de Adana. Com uma história de mais de 9 000 anos, Tarso tem sido um importante ponto de parada para comerciantes e um local de importância crucial para os romanos, especialmente em suas campanhas contra os partos e persas.[2][3] De acordo com Alexandre, o Polímata, a cidade foi fundada por Senaqueribe. A Cilícia havia sido invadida pelos gregos, e Senaqueribe foi lutar contra eles. Apesar de ter várias perdas, ele foi vitorioso, e ergueu um monumento no local, em letras caldeias, que registrava a sua grandeza para as gerações futuras. Ele fundou a cidade de Tarso, no mesmo modelo da Babilônia. A fundação de Tarso ocorreu depois que Senaqueribe suprimira a revolta de Elibus, que reinou na Babilônia após Merodach Baladan.[4] A cidade, capital da província romana da Cilícia, foi o palco do primeiro encontro entre Marco Antônio e Cleópatra em 41 a.C.,[3][5] além de ter sido o local de nascimento de São Paulo,[6] apóstolo cristão, também conhecido como "Paulo de Tarso".
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarso
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O Apóstolo Paulo. Óleo sobre tela de Rembrandt van Rijn. Imagem/fonte:
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Quadro Sagrada Família com são João menino. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.
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José o carpinteiro. Óleo sobre tela de George de La Tour. Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Georges_de_La_Tour._St._Joseph,_the_Carpenter.JPG
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A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:
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Jesus aos doze anos encontrado entre os doutores do templo. James Tissot Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus
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Cena retratando Jesus e a transformação da água em vinho. Quadro em igreja de Caná, Israel. Foto Ismael Gobbo
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Quadro intitulado “Ressurreição da filha de Jairo”. Pintura de Paolo Veronese. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Na visão Espírita o fenômeno da ressurreição da filha de Jairo se enquadra como possível caso de catalepsia, letargia ou morte aparente.
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Cura do cego por Jesus Cristo. Pintura de Carl Bloch Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Healing_of_the_Blind_Man_by_Jesus_Christ.jpg
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O beijo de Judas em ilustração de Gustave Dore. Imagem/fonte:
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Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880) Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
A morte de Jesus. Guache sobre grafite sobre papel pergaminho cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:
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Pietá de Michelangelo. Basílica de S. Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo
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A exemplo do Cristo |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Fonte Viva. Lição nº 109. Página 253.
"Ele bem sabia o que havia no homem." (João. 2:25.)
Sim, Jesus não ignorava o que existia no homem, mas nunca se deixou impressionar negativamente. Sabia que a usura morava com Zaqueu, contudo, trouxe-o da sovinice para a benemerência. Não desconhecia que Madalena era possuída pelos gênios do mal, entretanto, renovou-a para o amor puro. Reconheceu a vaidade intelectual de Nicodemos, mas deu-lhe novas concepções da grandeza e da excelsitude da vida. Identificou a fraqueza de Simão Pedro, todavia, pouco a pouco instala no coração do discípulo a fortaleza espiritual que faria dele o sustentáculo do Cristianismo nascente. Vê as dúvidas de Tomé, sem desampará-lo. Conhece a sombra que habita em Judas, sem negar-lhe o culto da afeição. Jesus preocupou-se, acima de tudo, em proporcionar a cada alma uma visão mais ampla da vida e em quinhoar cada espírito com eficientes recursos de renovação para o bem. Não condenes, pois, o próximo porque nele observes a inferioridade e a imperfeição. A exemplo do Cristo, ajuda quanto possas. O Amigo Divino sabe o que existe em nós... Ele não desconhece a nossa pesada e escura bagagem do pretérito, nas dificuldades do nosso presente, recheado de hesitações e de erros, mas nem por isso deixa de estender-nos amorosamente as mãos. (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte:
Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"[1]), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano. Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia[2][3]. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu
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A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena
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Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)
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“Domine quo vadis?”. Óleo sobre tela por Annibale Carracci Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Domine_quo_vadis%3F |
São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg
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Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por Carl Bloch Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg |
A incredulidade de São Tomé. Óleo sobre tela por Caravaggio. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg
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Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)
(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi
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Sermão da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg
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Nota: Centro de Araçatuba com palestra livro sobre Benedita Fernandes |
Na noite do dia 26 de junho, o Centro Espírita Francisco de Assis e Pai Jacob, de Araçatuba, promoveu palestra presencial de Cesar Perri (de São Paulo), que focalizou o trabalho de Benedita Fernandes com ênfase na sua atuação espiritual. O expositor estava acompanhado do irmão Paulo e esposa. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente do Centro, Reginaldo Teixeira de Sá. Após a palestra o visitante autografou seu livro “Benedita Fernandes. A dama da Caridade” e a obra recém-lançada, em que é prefaciador: “Os desafios da educação nos tempos de regeneração”, do espírito Benedita Fernandes, psicografia de José Francisco Gomes. Ambos editados pela Cocriação, e contando com a presença do seu dirigente Sirlei Nogueira. Contato da editora: Whatsapp 18-99709-4684. Acesso para a palestra, Facebook do Centro: https://www.facebook.com/cefassispaijacob/videos/1366189964467398
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
Benedita Fernandes – 142 anos de nascimento com palestras e livro novo |
Nesta semana ocorrem várias homenagens ao vulto pioneiro de Araçatuba Benedita Fernandes (1883-1947). Palestras presenciais de Cesar Perri: nesta 5ªf, dia 26, às 20 horas no Centro Espírita Francisco de Assis e Pai Jacó, bairro Vila Mendonça; no sábado, às 15 horas, nas dependências da Associação das Senhoras Cristãs/Centro Espírita Benedita Fernandes, bairro Santana, no programa em homenagem ao vulto, com transmissão pela webtv Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes. As homenagens iniciaram-se no domingo, dia 22 de junho, na Instituição Nosso Lar, em Araçatuba, com palestra de Roberto César dos Santos. Em todos locais há foco no livro recente “Os desafios da educação nos tempos de regeneração”, psicografia do médium José Francisco Gomes (de Ipatinga, MG), autoria espiritual de Benedita Fernandes, edição da Cocriação (contatos: Sirlei Nogueira - Whatzapp 18-99709-4684). Nessa obra a autora espiritual transmite novos aprendizados, numa vertente profundamente espiritual e relata explanações de espíritos luminares. Benedita Fernandes relata ambientes espirituais voltados à recepção, ao atendimento de desencarnados e à educação espiritual. O texto culmina com as considerações espirituais sobre a realidade atual da infância, com o nascimento de crianças que requerem atenções especiais e especificamente com a maior frequência de diagnósticos no espectro do autismo. Livro com oportunas contribuições aos pais, professores e a todos que atuam nos espaços das instituições espíritas nas relações com as várias faixas etárias. Em Araçatuba Benedita Fernandes notabilizou-se por ter fundado a Associação das Senhoras Cristãs, aos 06/03/1932, um marco histórico, a primeira entidade assistencial espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo. Essa Associação pioneira congregou diversas áreas de atuação: o antigo Asilo, depois Sanatório, e Hospital Psiquiátrico; a Casa da Criança, albergando infantes abandonados e órfãos; o Albergue Noturno; e uma Escola Municipal para o chamado ensino primário.
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Pré-vendas, 40% off | Causas espirituais dos tumores e Presente no Inconsciente Listas utilizadas 18889 contatos |
ACESSE AQUI:
(Com informações de Casa Editora O Clarim [[email protected]]) |
Eventos recebidos em email de Elsa Rossi Londres |
Ismael esse evento sobre obras de ERNESTO BOZZANO em Ingles, fazemos uma vez ao mes pela midia social. , vou enviar antecipadamente os demais, tudo bem?
(Recebidos em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
O dilema da falta de atenção e hiperatividade em crianças e jovens (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que esteja! Leia agora: www.bit.ly/BrunoTrevisan
O psiquiatra Bruno Trevisan, supervisor do ambulatório de autismo da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo concedeu uma interessante entrevista ao Correio Fraterno sobre o tema. Espírita, especialista em infância e adolescência, Bruno esclarece diversas dúvidas sobre os transtornos cognitivos e comportamentais e analisa sobre o que o espiritismo tem a dizer sobre o assunto. “O ser humano é um ser extremamente complexo, com inúmeras questões psíquicas e até espirituais que o tornam um indivíduo único. Ter TDAH é apenas mais uma característica”, comenta: www.bit.ly/BrunoTrevisan Acompanhe a entrevista. Espero que você goste da leitura! Um abraço,
Editora Correio Fraterno
Av. Humberto de
Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]]) |
Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta Araxá, MG |
ACESSE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf
(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
Espiritismo no Reino Unido Informações e fotos de Elsa Rossi |
Estimado Ismael Estamos concentrando esforços junto aos grupos espíritas britânicos filiados ou não à BUSS - UK, para despertarmos o interesse e prepararmos mais Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, dentro máximo possível, da cultura e leis do Reino Unido. Interessados podem entrar em contacto comigo. whatsapp +447950181581 gratidao elsa
(Recebido em email de Elsa Rossi Elsa Rossi [[email protected]]) |
Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário! Virginia, Estados Unidos |
ACESSE AQUI: https://www.ssvirginia.org/charityfestival
(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]]) |
Obras importantes de Elsa Rossi Tesouros para as crianças |
(Informações de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Veja como foi o emocionante 20º Encontro Amigos da Boa Nova |
ACESSE AQUI: https://marketing.feal.org.br/email/view/684b1e8f24d63371233791
(Informação de Clube Amigos da Boa Nova [[email protected]]) |
Novo artigo sobre o Censo 2022 |
Ensaio para um Planejamento Estratégico do MEB
O Espiritismo será o que o fizerem os homens.
Análise do Censo 2022 com Foco no EspiritismoA verdade é que o MEB não soube aproveitar o favorecimento da mídia com romances, novelas e filmes de temática espírita. Assim como não conseguiu trazer para a Doutrina um contingente mínimo das milhões de pessoas que frequentam as casas espíritas e leem os seus livros sem se declarar espíritas. A queda dos espíritas de 2,2% para 1,84% entre os dois últimos Censos do IBGE, está tendo um impacto grande no MEB. E essa reação talvez seja o remédio que nós precisávamos para nos mobilizar e atuar seriamente para reverter essa situação. Nada fazer será uma omissão, uma negligência, que provavelmente pesarár em nossas conciências.
Análise Sociológica O Espiritismo continua sendo um movimento com forte presença em classes médias urbanas, com elevada escolarização e renda. Isso o distancia de camadas populares — o que limita seu alcance social. Seu discurso racionalista e moralizador atrai segmentos com maior capital cultural, mas pode parecer distante para públicos que buscam experiências religiosas mais emocionais, afetivas ou comunitárias. O desafio será adaptar a linguagem e práticas para manter a base doutrinária sem parecer exclusivista ou elitista.
Análise Educacional O Espiritismo possui o maior percentual de adeptos com ensino superior completo (48%) e o menor número com ensino fundamental incompleto (11,3%). Isso reforça sua identidade como doutrina de estudo, razão e ética. Consequência paradoxal: quanto mais escolarizado o público, mais crítico e, por vezes, menos institucionalizado — o que pode explicar o afastamento de muitos que simpatizam com os princípios, mas não gostam de frequentar os centros. Considerar que cerca de 50% das casas espíritas não estão vinculadas a uma federativa da FEB, também pode denunciar um certo cansaço das instituições.
Análise Econômica A maior renda entre os espíritas permite uma boa estrutura física dos Centros, muitos com sede própria, bibliotecas, projetores, notebooks e cursos. Contudo, falta maior engajamento com realidades sociais mais vulneráveis. O Espiritismo ainda não alcançou populações de baixa renda, o que reduz seu impacto transformador no tecido social. Trabalhar ações sociais ajuda, mas não é uma ponte de aproximação e vivência real com esse público.
Análise Demográfica A idade média dos espíritas é a mais alta entre os grupos religiosos, com crescimento progressivo nas pesquisas e no Censo. Isso indica um processo de envelhecimento e pouca renovação geracional.A Pesquisa Nacional Espírita mostra esse crescimento alcançando em 2025, a média de 55 anos. A participação do sexo masculino é amenor entre as religiões, o que vem sendo também demonstrado pela Pesquisa Nacional Espírita desde 2015. É um fato que exige ações planejadas. Se não houver uma ação estratégica de engajamento de jovens, o movimento pode perder continuidade institucional e capacidade de renovação.A dificuldade maior será de despertar o interesse dos jovens, nascidos em uma sociedade superficial e consumista.
Por que os Jovens se Afastam das Religiões? Esses jovens, que não foram seduzidos pelos apelosde resolução imediata, podem estar buscando uma espiritualidade distante das convenções religiosas, da devoção, do apelo da salvação. Neste caso, o Espiritismo tem muito a oferecer por meio da sua lógica, do apelo à razão, fundamentado em uma filosofia abrangente e cosistente.
Cor e Raça O Espiritismo apresenta a menor participação de pessoas pretas entre os quatro maiores grupos religiosos. Isso denuncia uma histórica barreira sociocultural e simbólica que precisa ser encarada com honestidade. Reflexão necessária: é preciso tornar os espaços espíritas mais abertos, diversos e acolhedores, para todos. Ter uma participação mínima desse segmento em um país onde ele predomina é preocupante.
Geografia e Distribuição Os maiores percentuais de espíritas continuam nos estados do Sudeste e Sul: RJ, SP, DF, RS e GO. Os menores estão no Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão (0,19%), Pará (0,37%), Amazxonas (0,38%) ePiauí (0, 43%), não atingindo meio percentual. Temos 21 estados com participação dos espíritas menor que a média Brasil de 1,84%. Essa situação perdura há décadas, sem percepção da existência de ações para melhorar esses índices. Mais da metade dos 5.570 municíopios do país, não possuem registro da existência de Centro Espírita. O desafio será ampliar o alcance doutrinário por meio de projetos regionais, respeitando as culturas locais.
Tecnologia e Internet Com 96,6% de acesso à internet, os espíritas são o grupo religioso mais conectado. Isso abre caminho para estratégias digitais consistentes de divulgação, ensino, encontros e acolhimento. Os espíritas possuem uma forte presença na internet e nas redes sociais, o que pode ter contribuído para atenuar a redução dos espíritas. É um ponto forte, positivo que deve ser mais bem aproveitado. Estabeleceruma união de propósitos entres os grupos vituais, criando conteúdos significativos, atrativos e interativos nas redes, especialmente voltados aos jovens e aos “espiritualizados sem religião”.
Religiões Concorrentes Os evangélicos continuam crescendo, mas em ritmo menor. Têm forte apelo emocional (algumas vezes próximos de uma manipulação), é comunitário e acolhedor — especialmente entre os jovens. Os católicos reduziram perdas, talvez pela renovação litúrgica e social. Devemos considerar que boa parte dos brasileiros se declaram católicos, maia por tradição e costume familiar, mas não são verdadeiramente praticantes nem conchecedores de sua própria religião. Os “Sem religião” passaram de 8,2% para 9,3%. São geralmente jovens/adultos, urbanos e críticos das instituições religiosas — mas nem sempre ateus.Constituem quase cinco vezes os espíritas. Esse pode er um público que busque algo novo, fora das tradições religiosas, que o Espiritismo pode oferecer. OEspiritismo parece competir menos com outras religiões e mais com a tendência de desinstitucionalização (desgastes das instituições).
Empenho geral Todos estão convocados para contribuir em suas intstituições espíritas e individualmente por meio da participação do debate público pela internet. Caminhos devem ser encontrados! Alguns de aplicação geral, outros específicos para as diferentes realidades do país. O impacto foi grande, mas também nos impulsiona para a busca de soluções.
(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]]) |
APES: programa de atividades espiritas JUNHO 2025 Paris, França |
Chère Madame, Cher Monsieur,
C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du Centre Spirite APES vous présente son programme d'activités spirites à chaque mois. Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de Juin 2025.
Information aux intéressés : Les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.
Parmi ces réunions publiques, notre Centre Spirite vous propose 4 réunions d'études théoriques, en continu, à l'attention du public sur 2 oeuvres d'Allan Kardec : - Les premiers vendredi et samedi de chaque mois : Le Livre de Médiums (conforme la 11e édition de 1869) - Les troisièmes vendredi et samedi de chaque mois : La GENÈSE. Les miracles et les prédictions selon le Spiritisme (conforme l'original de la 1ère édition 1868)
Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter : [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message) Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.
Cordialement
Anita BECQUEREL Présidente de l'APES A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS- GOOGLE TRADUTOR Prezado(a) Senhor(a),
É sempre com grande prazer que a direção do Centro Espírita APES apresenta sua programação mensal de atividades espiritualistas.
Anexo: a programação de atividades para o mês de junho de 2025.
Informações aos interessados: As Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) estão abertas a todos que desejam compartilhar um momento de estudo espiritualista, prece e comunhão com os espíritos benfeitores durante o passe espírita e a fluidificação da água. Cada reunião pública é seguida por um momento de convívio para permitir que o público interaja com a equipe de médiuns e membros do Centro Espírita APES.
Entre essas reuniões públicas, nosso Centro Espírita oferece quatro sessões contínuas de estudo teórico para o público sobre duas obras de Allan Kardec: - Primeira sexta-feira e sábado de cada mês: O Livro dos Médiuns (conforme a 11ª edição de 1869) - Terceira sexta-feira e sábado de cada mês: A Gênese. Milagres e Predições Segundo o Espiritismo (conforme a 1ª edição original de 1868)
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem). Aguardamos sua visita para as reuniões públicas em nosso Centro Espírita, APES.
Atenciosamente,
Anita Becquerel Presidente da APES A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espirituais Construindo o Homem de Amanhã Hoje.
Recebemos vocês na rue des Laitières, 22, 94300 Vincennes, todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e no segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30, exceto feriados.
Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e em nosso site http://www.apes.asso.fr
(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]]) |
Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, SP |
Prezado Ismael: Envio o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de junho. Abraço fraterno, Atilio (Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
Jornal Momento Espírita. Edição de Junho Centro Espírita Amor e Caridade- Bauru, SP. Acesse abaixo: |
CLIQUE AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-25.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
NOVA OBRA DE AUTORIA DE PAULO NETO É O NOVO LANÇAMENTO DA EVOC (se puder, divulgue) |
Estimado(a) colega de lides espíritas. Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:
“Allan Kardec: sua mediunidade e fenômenos espíritas que protagonizou” é o novo lançamento da EVOC
Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros. Titular do site https://paulosnetos.net, tem 40 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 32 no formato virtual, 29 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado. Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
A análise de vários escritos de Kardec, incluindo trechos da Revista Espírita e Obras Póstumas, revela situações em que ideias eram sugeridas a ele por Espíritos, fenômeno de efeito físico teria ocorrido em sua presença e, além disso, teria ele chegado a dialogar com pessoas vivas durante o sono. O autor confronta opiniões divergentes sobre a mediunidade de Kardec, citando autores como Daniel D. Home e René Guénon, e conclui que, no sentido amplo, todos possuem um rudimento de mediunidade, mas que as experiências e relatos indicam claramente que Kardec manifestava a mediunidade intuitiva. O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido e baixado gratuitamente, bastando para isso clicar em https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Kardec.pdf
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Leia também e divulgue, se puder, os periódicos abaixo: Revista semanal O CONSOLADOR – edição desta semana: https://www.oconsolador.com.br/ano19/925/principal.html Jornal O IMORTAL – edição do mês de junho: https://www.jornaloimortal.com.br/ Blog ESPIRITISMO SÉCULO XXI – saiba como acessar e consultá-lo: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/05/como-ler-e-consultar-as-materias-deste.html
Obrigado mais uma vez por sua atenção e pela divulgação do nosso singelo trabalho. Forte abraço e ótima semana para todos da família.
Astolfo O. de Oliveira Filho Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]]) |
Nota: Revista espírita editada nos EUA divulga espiritismo |
Na edição de abril-junho/2025, a revista The Spiritist Magazine já está no 17o ano de contínua edição pela Spiritist Society of Virginia (Sociedade Espírita da Virgínia, EUA). Essa Sociedade disponibiliza pela Amazon várias obras em inglês, inclusive livros infantis. Sempre bem diagramada e ilustrada exibe artigos com temas da atualidade variados e transcrições de mensagens psicográficas de médiuns brasileiros e dos EUA. Na capa, destaca-se matéria de Vanessa Anseloni sobre as pesquisas em andamento relacionando mediunidade e genes; há notícia sobre o trabalho continuado de voluntários da Sociedade Espírita de Virgínia junto a moradores de rua na região da linha de metrô Virgínia-Washington-Maryland. Interessante o trabalho feito com adolescentes que frequentam reuniões da Sociedade de Virgínia, que com base na leitura do romance “Há dois mil anos”, escrevem “cartas para Pôncio Pilatos” a respeito do julgamento de Jesus. Desde o início – ano 2008 -, com autorização do Conselho Espírita Internacional a Revista Espírita (The Spiritist Magazine) é editada em inglês, nos Estados Unidos, sendo Vanessa Anseloni a editora-chefe, publicada pela Spiritist Society of Virginia e Kardec Radio. Informações: https://www.spiritistmagazine.org/
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
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PALESTRAS PÚBLICAS NA FEB/ PROGRAMAÇÃO SEMANAL 22 A 28 DE JUNHO ACESSE AQUI:
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Desencarnação/ Hilda Mussa Tavares |
Redação e fotografia por Oceano Vieira de Melo Desencarna no início desta tarde de 26/6/2025 a educadora HILDA MUSSA TAVARES na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Esposa do escritor e humanista espírita Prof. Clóvis Tavares, — “30 Anos com Chico Xavier”, “Mediunidade dos Santos” e “Amor e Sabedoria de Emmanuel” — foi por nós retratada no filme de longa metragem “Luz da Escola – De Clóvis e Nina” contando sua linda história de amor e renúncia e da família, ela como mãe do reencarnante Santos Dumont que veio resgatar sua dívida com as Leis Divinas, seguindo orientação de Chico Xavier, amigo da família desde os anos 1936. Hilda aqui na foto entre Neusa de Assis (Donda) e Sônia quando da estreia do filme no Kinoplex de Uberaba. Também na foto logo atrás, alunos e amigos da Escola Jesus Cristo, onde D. Hilda frequentou desde os anos 1940 e onde conheceu seu amado esposo. Em nosso canal do YouTube (@1951oceano) você pode assistir o longa-metragem na íntegra. Sônia e eu, agradecemos a honra de ser amigos de tão nobre educadora e humanista da Escola do Evangelho e de Luz. A Escola Jesus Cristo.
(Informação de https://www.febnet.org.br/portal/2025/06/26/desencarnacao-hilda-mussa-tavares/) |
Nascimento de Luiz Barreto Alves Ferreira/ 26 de junho de 1890 |
Luiz Barreto Alves Ferreira (26 de junho de 1890 – 25 de janeiro de 1944) atuou na seara Espírita no acolhimento dos mais necessitados. Apresentado ao Espiritismo durante sua estada na Marinha, ingressou na Doutrina em 1908 e, desde então, exerceu diversas funções, tanto administrativas quanto no trabalho da mediunidade. Inicialmente frequentou o Grupo Ismael, foi diretor no Centro Espírita de Jacarepaguá e se tornou sócio contribuinte da Federação Espírita Brasileira a partir de 1914, atuando ainda como terceiro secretário em 1916-1917, vice-presidente em 1922-1923, se tornando o 13º Presidente na gestão de 1925 a 1926. A partir de 1936, tomou-se membro da Assembleia Deliberativa da Federação, sendo companheiro de Pedro Richard, Leopoldo Cirne, Guillon Ribeiro, Aristides Spinola, Paim Pamplona, Amaral Ornellas, Manuel Quintão, Frederico Figner e tantos outros. Mudou-se para Recife durante um tempo, atuando como membro do Movimento Espírita no estado, como conferencista e também na assistência aos necessitados e aos trabalhos mediúnicos. Em uma trajetória marcada pelo amor ao próximo, onde estivesse, trabalhava na busca do socorro a todos, sem distinção, desde amigos e familiares, aos irmãos em vulnerabilidade. Mesmo após a sua desencarnação, voltou ao seu lar para lembrar a todos a importância da oração para aqueles que dela o necessitam, a exemplo da Prece de Natal quando, no dia 24 de dezembro, à meia noite, do ano de 1944, semi materializou-se para sua família. Leia mais sobre sua história: Biografia Luís Barreto.
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2025/06/26/nascimento-de-luiz-barreto-alves-ferreira-26-de-junho-de-1890-2/ |
FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
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FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo São Paulo, Capital |
Clique aqui: https://www.facebook.com/FEESPoficial/?locale=pt_BR
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USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo São Paulo, capital |
Clique aqui: https://www.facebook.com/USESP/?locale=pt_BR
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Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
Benedita Fernandes |
Biografia elaborada por: Antonio Cesar Perri de Carvalho Benedita Fernandes nasceu aos 27/6/1883 em Campos Novos de Cunha (SP) e desencarnou em Araçatuba aos 9/10/1947. O ingresso de Benedita Fernandes nas ações espíritas foi muito peculiar. Portadora de atroz obsessão, autêntica subjugação, Benedita perdeu o contacto com a família e perambulava sem rumo. Certa feita, causava tantos incômodos à população que foi recolhida à Cadeia Pública da cidade de Penápolis. Àquela época não existiam hospitais ou atendimentos para tal fim. O carcereiro Padial e depois o sr. Marcheze deram assistência à mulher doente, principalmente com passes. Ela recobrou a consciência e resolveu rumar para Araçatuba. Como gratidão pelo benefício, a mulher simples, negra e semi-analfabeta, juntamente com outras lavadeiras começou a erguer casinhas de madeira no então Bairro Dona Ida (hoje Santana), nos idos de 1927. Benedita transformou-se em pioneira da assistência social espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo, ao fundar a Associação das Senhoras Cristãs, aos 6/3/1932, em Araçatuba. Como esta obra originou o Sanatório; ela é também, provavelmente, uma das pioneiras dos Hospitais Psiquiátricos Espíritas. A reunião para fundação da Associação ocorreu nas dependências do Centro Espírita “Paz, Amor e Caridade”, no mesmo bairro. Entre os presentes, destacamos o pioneiro do movimento espírita araçatubense, o sr. Gedeão Fernandes de Miranda. A ação assistencial se desdobrou com inauguração do prédio próprio em 1933. Por exigência dos órgãos governamentais, o trabalho foi desdobrado em duas ações específicas, de atendimento a doentes mentais e a crianças órfãs e carenciadas. Assim, surgia a “Casa da Criança” e o Asilo “Dr.Jaime de Oliveira”. Estas instituições foram, respectivamente, desativada e transformado em Sanatório que homenageia Benedita, nos anos 50, após a desencarnação da fundadora. Benedita Fernandes também oferecia uma classe de aula em convênio com a Prefeitura Municipal e mantinha um albergue noturno. Além da obra assistencial atuou como médium, principalmente passista, e deixou muitos exemplos nobilitantes. Inclusive Benedita Fernandes atendeu, com passes, a nossa bisavó materna. Benedita Fernandes tornou-se igualmente uma das pioneiras do atual movimento de unificação dos espíritas quando fundou aos 30/8/1940 a União Espírita Regional da Noroeste, sendo eleita sua presidente. Todavia, este movimento, na realidade, somente vicejou com a fundação da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em 1947. Assim, Benedita atuava no movimento espírita da cidade, fazia visitas e campanhas na região. Mantinha correspondência com Cairbar Schutel, que sempre publicava notícias sobre o trabalho dela no histórico jornal “O Clarim”. Era visitada por lideranças expressivas como João Leão Pitta e por Leopoldo Machado. Inclusive a este acompanhou até uma histórica confraternização espírita na cidade de Cruzeiro, SP. O pioneiro dr. Tomaz Novelino (de Franca, SP) também se refere a reunião que participou com Benedita, a propósito de doentes mentais. Emília Santos, igualmente biografada, e muitos líderes da época foram colaboradores de Benedita. Ela contava com o apoio de autoridades municipais e estaduais, dos espíritas, da maçonaria e do povo em geral. Há muitos episódios enobrecedores sobre sua dedicação à causa do bem, entremeados da interação com a comunidade. Atualmente, suas antigas obras restringem-se ao Sanatório “Benedita Fernandes”. Como homenagem, a rua do Sanatório, no Bairro Santana, também tem seu nome. Temos localizado inúmeras instituições espíritas de São Paulo e de outros Estados que têm seu nome designando instituições espíritas ou departamento delas. Um fato que contribuiu para divulgar o trabalho de Benedita Fernandes, foi uma mensagem psicografada por Francisco Xavier, intitulada “Num Domingo de Calor”, assinada por Hilário Silva, e publicada pelo “Anuário Espírita 1964” (IDE). Comentamos essa mensagem nos nossos livros “Dama da Caridade” e “Chico Xavier – o homem e a obra”: “Benedita Fernandes, abnegada fundadora da Associação das Senhoras Espíritas Cristãs, de Araçatuba, no Estado de São Paulo, foi convidada para uma reunião de damas consagradas à caridade, para exame de vários problemas ligados a obras de assistência. E porque se dedicava, particularmente, aos obsidiados e doentes mentais, não pode esquivar-se. Entretanto, a presença da conhecida missionária causava espécie. O domingo era de imenso calor e Benedita ostentava compacto mantô de lã, apenas compreensível em tempo de frio. – Mania! – cochichava alguém, à pequena distância. – De tanto lidar com malucos, a pobre espírita enlouqueceu... – dizia elegante senhora à companheira de poltrona, em tom confidencial. – Isso é pura vaidade, – falou outra – ela quer parecer diferente. – Caso de obsessão! – certa amiga lembrou em voz baixa. – Benedita, porém, opinava nos temas propostos, cheia de compreensão e de amor. Em meio aos trabalhos, contudo, por notar agitações na assembléia, a presidente alegou que Benedita suava por todos os poros, e, em razão disso, rogou a ela que tirasse o mantô por gentileza. Benedita Fernandes, embora constrangida, obedeceu com humildade e só aí as damas presentes puderam ver que a mulher admirável, que sustentava em Araçatuba dezenas de enfermos, com o suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes. Hilário Silva (Página inédita, recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 27/7/63). Nos anos 70 e 80, Divaldo Pereira Franco psicografou várias mensagens de autoria de Benedita Fernandes. Algumas foram psicografadas por Divaldo, durante visita a Araçatuba. Estas estão incluídas em livros do mesmo médium. Por ocasião do cinqüentenário de suas obras lançamos um livro sobre Benedita – “Dama da Caridade”, inicialmente editado pela então União Municipal Espírita de Araçatuba, onde reunimos informações sobre a vida e a obra da notável obreira, bem como as mensagens espirituais dela ou alusivas a ela.
(Copiada de http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm) |
D. Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947) grande liderança do movimento espirita de Araçatuba, ladeada por dois amigos. Foto do arquivo de Ismael Gobbo
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“Acolhimento”. Acrílico sobre tela da artista Riele Kraether de Santa Cruz do Sul, RS,. A artista se refere também ás sementinhas plantadas por Dona Benedita Fernandes Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto: Ismael Gobbo. |
Trilhos de luz. Obra da artista Marilena Mota. “Dos caminhos a trilhar ela, ela escolheu o da luz”. Segundo a expositora Liziane Ogg a obra tem inspiração na vida de Dona Benedita Fernandes. Foto: Ismael Gobbo Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. |
As sobras. “as sobras que não eram sobras...”Obra de Liziane Ogg e Luiz Badia. Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto: Ismael Gobbo.
Relativa a sobra que o bucheiro Ricieri Punhali distribuia para as crianças sustentadas por Dona Benedita Fernandes. Leia a biografia de Ricieri Punhali |
“Numa tarde de sol”. Obra de Lisiane Ogg. O suor revela o segredo de Benedita: remendos, chita, cobertos por um manto de luz. Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Segundo conversamos com a autora a obra tem como inspiração a mensagem de Hilário Silva psicografada por Francisco Cândido Xavier “Num domingo de calor”. Leia a mensagem no texto acima.
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Amor Infinito Indução e Doação |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
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