Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, segunda-feira, 30 de junho de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/30-06-2025.htm No Blogonde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
28-06-2025 https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/28-06-2025.htm 27-06-2025 https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/27-06-2025.htm 26-06-2025 https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/26-06-2025.htm 25-06-2025 https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/25-06-2025.htm 24-06-2025 https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JUNHO/24-06-2025.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
|
(Texto copiado do site Febnet) |
|
Vista panorâmica de Tours. Óleo sobre tela de Pierre-Antoine Demachy. 1787. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Demachy_-_vue_panoramique_de_Tours.jpg |
|
As sete virtudes: justiça. Afresco de Giotto di Bondone. 1306. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giotto_di_Bondone_-_No._43_The_Seven_Virtues_-_Justice_-_WGA09270.jpg |
|
Adoração ao bezerro de ouro. Óleo sobre tela por Nicolas Poussin. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GoldCalf.jpg |
|
A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg |
|
O Livro dos Espíritos, lançado por Allan Kardec aos 18 de abril de 1857. |
|
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg |
|
|
. Ilustração mostrando Fenelon e o duque de Borgonha, por Alphonse de Neuville (1835-1885), no livro de François Pierre Guillaume Guizot: Uma história popular da França desde os tempos mais antigos . Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9nelon#/media/Fichier:Fenelon_and_the_Duke_of_Burgundy.jpg |
|
Passagem Sainte- Anne. Paris França. Imagem: Autor: Mbzt fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1170046_Paris_II_passage_Sainte-Anne_rwk.jpg
Na passagem Sainte-Anne no. 59. funcionou a sede própria da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. |
|
Alegoria que ilustra Francisco Cândido Xavier psicografando mensagem ditada pelo seu espírito-guia Emmanuel. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier#/media/File:Chico_Psicografia_Emmanuel.jpg
MENSAGEM PSICOFÔNICA COM O MÉDIUM CHICO XAVIER André Luiz - Concentração Mental (Psicofonia de Francisco Cândido Xavier em 24-03-1955)https://www.youtube.com/watch?v=XZnEuam2DP8
|
O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
CAPÍTULO I ---------- Não vim destruir a Lei
- As três revelações: Moisés, o Cristo, o Espiritismo- Aliança da Ciência e da Ciência e da Teligião- Instruções dos Espíritos: A Nova Era
O Cristo
3. Jesus não veio destruir a Lei, isto é, a Lei de Deus; veio cumpri-la, ou seja, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. É por isso que se encontra, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, que constitui a base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés propriamente ditas, Ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substância quer na forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, não podia fazê-las passar por uma reforma mais radical, do que as reduzindo a esta única prescrição: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, e acrescentando : “aí estão toda a lei e os profetas”. Por estas palavras: “O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota”, Jesus quis dizer que era necessário que a Lei de Deus fosse cumprida, isto é, praticada na Terra inteira, em toda a sua pureza, com todos os seus desdobramentos e consequências. Realmente, de que serviria haver estabelecido aquela lei, se ela devesse constituir privilégio de alguns homens ou mesmo de um só povo? Sendo todos os homens filhos de Deus, todos, sem distinção, são objeto da mesma solicitude. 4. Mas o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, sem outra autoridade que a sua palavra. Ele veio dar cumprimentos às profecias que haviam anunciado o seu advento. Sua autoridade decorria da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina. Veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra, e sim no Reino dos céus; veio ensinar-lhes o caminho que conduz a esse reino, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, limitando-se, a respeito de muitos pontos, a lançar o germe de verdades que, segundo Ele próprio declarou, ainda não podiam ser compreendidos. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos explícitos. Para apanhar o sentido oculto de certas palavras suas, era necessário que novas ideias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave, e essas ideias não podiam surgir antes que o espírito humano houvesse alcançado um certo grau de maturidade. A Ciência tinha de contribuir poderosamente para a eclosão e o desenvolvimento de tais ideias. Era preciso, pois, dar tempo à Ciência para progredir.
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
Sermão da Montanha. Pintura de Henrik Olrik Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sankt_Matthaeus_Kirke_Copenhagen_altarpiece_detail1.jp
|
Moisés e os Dez Mandamentos em óleo sobre tela de Rembrandt. Imagem/fonte:
|
Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo. Foto: Ismael Gobbo Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
|
Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte:
|
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
|
Ciúme |
Os ciumentos não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce. William Shakespeare apresenta em sua obra Otelo, uma análise profunda, incômoda e intensa desse grande gigante da alma, o ciúme. Na clássica peça shakesperiana, o general mouro Otelo é envenenado pela desconfiança, vinda do verbo afiado e sorrateiro de seu alferes, Iago. Iago, também por ciúme e inveja, procura uma forma de destruir seu amo e sua amada, Desdêmona, e encontra nesse poderoso tóxico a maneira de promover sua vendeta. Procurando descobrir mais sobre esta fragilidade humana, vamos perceber o ciúme como a inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade nos relacionamentos humanos. É uma espécie de distorção, um exagero, um desequilíbrio do sentimento de zelo. Adentrando na intimidade deste sentimento, vamos descobrir que ele é medo. Medo de algum dia sermos dispensáveis à pessoa com a qual nos relacionamos. Medo de sermos abandonados, rejeitados ou menosprezados. Medo de não mais sermos importantes. Medo de não sermos mais amados, enfim, é, de certa forma, medo da solidão. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos revela que tal sentimento é totalmente voltado para si mesmo, egocentrado e, por esta afirmação, podemos entender o porquê da frase do personagem Iago, de Shakespeare, dizendo que o ciúme não precisa de causas exteriores, que se gera em si mesmo. Suas causas interiores, segundo o Espírito Joanna de Ângelis, são encontradas principalmente na insegurança psicológica, na baixa autoestima, no orgulho avassalador que não suporta rivalidades. E no egoísmo, que ainda nos faz ver aqueles que estão à nossa volta como posses. O ser inseguro transfere para o outro a causa desta insegurança, dizendo-se vítima, quando apenas é escravo de ideias absurdas, fantasias, ilusões, criadas em sua mente, que ateiam incêndios em ocorrências imaginárias. Agravado, este sentir leva a psicoses, a problemas neuropsiquiátricos, como diversos tipos de disritmias cerebrais, sendo causador de agressões físicas e crimes passionais. O ciúme é um sinal de alerta, mostrando que algo não vai bem, que algo precisa ser reparado, repensado. A terapia para o ciúme passa pelo autoconhecimento, quando percebemos a fragilidade em nós, e tomamos atitudes práticas de autocontrole, autodisciplina, para erradicá-lo gradualmente da vida. O tratamento também prescreve uma reconquista da autoestima, da confiança em si mesmo, tornando-nos menos sensíveis às investidas cruéis desse vício moral. Finalmente, as ações no bem, que fazem com que a alma se doe e amplie seu leque de relações, também colabora significativamente para educar o sentimento de posse exacerbado e inquieto. O amor não precisa do sal do ciúme para temperar as relações. O sabor de todo relacionamento sadio virá da confiança irrestrita e do altruísmo, que pensa sempre no bem do outro. Redação do Momento Espírita com base
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7473&stat=0) |
Otelo e Iago Descrição Ilustração de Otelo e Iago Data 1901/2006 Fonte: Charles e Mary Lamb, Tales from Shakespeare (Filadélfia: Henry Altemus Company, 1901) Autor: CyberGhostface. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Othello_and_Iago.gif |
Robeson Hagen Otelo Autor Fotógrafo desconhecido Descrição Cena de Otelo com Paul Robeson como Otelo e Uta Hagen como Desdêmona, Theatre Guild Production, Broadway, 1943-44 Data: 1943 ou 1944 Médio: 1 negativo; 13 x 18 cm ou menor. Número de registro NÚMERO DE CHAMADA: LC-USW33-054943-ZC [P&P] NÚMERO DE REPRODUÇÃO: LC-USW33-054943-ZC (filme preto e branco neg.). Esta imagem está disponível na Divisão de Impressões e Fotografias da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Robeson_Hagen_Othello.jpg |
Otelo e Desdêmona em Veneza, de Théodore Chassériau Artista Théodore Chassériau (1819–1856) wikidata:Q342467 imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Francês: Otelo e Desdêmona em Veneza (Shakespeare, Otelo ato I) Otelo e Desdêmona em Veneza Tipo de objeto: pintura Editar no Wikidata Data: 1849 Médio: óleo sobre painel Dimensões: altura: 25 cm (9,8 pol); largura: 20 cm (7,8 pol) Coleção Museu do Louvre wikidata:Q19675 (Inventário). Arquivo de autoridade wikidata:Q29862996: Q29862996Louvre: 010060228Joconde: 000PE000475 Fonte/Fotógrafo Images D'Art, Fotógrafo RMN-Grand Palais / René-Gabriel Ojéda. Imagem/fonte: |
Desdêmona (Otelo) de Frederic Leighton Artista Frederic Leighton (1830–1896) Wikidata:Q160252 s:en:Autor:Frederic Leighton Título Desdêmona Tipo de objeto: pintura Pessoas retratadas. Modelo: Dorothy Dene Data: circa 1888 Médio: óleo sobre tela. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desdemona_(Othello)_by_Frederic_Leighton.jpg |
Reverenciando Kardec |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 07. Página 35.
Antes de Kardec, embora não nos faltasse a crença em Jesus, vivíamos na Terra atribulados por flagelos da mente, quais os que expomos: - o combate recíproco e incessante entre os discípulos do Evangelho; - o cárcere das interpretações literais; - o espírito de seita; - a intransigência delituosa; - o obsessão sem remédio; - o anátema nas áreas da filosofia e da ciência; - o cativeiro aos rituais; - a dependência quase absoluta dos templos de pedra para as tarefas da edificação íntima; - a preocupação de hegemonia religiosa; - a tirania do medo, ante as sombrias perspectivas do além-túmulo; - o pavor da morte, por suposto fim da vida. Depois de Kardec, porém, com a fé raciocinada nos ensinamentos de Jesus, o mundo encontra no Espiritismo Evangélico benefícios incalculáveis, como sejam: - a libertação das consciências; - a luz para o caminho espiritual; - a dignificação do serviço ao próximo; - o discernimento; - o livre acesso ao estudo da lei de causa e efeito, com a reencarnação explicando as origens do sofrimento e as desigualdades sociais; - o esclarecimento da mediunidade e a cura dos processos obsessivos; - a certeza da vida após a morte; - o intercâmbio com os entes queridos domiciliados no Além; - a seara da esperança; - o clima da verdadeira compreensão humana; - o lar da fraternidade entre todas as criaturas; - a escola do conhecimento superior, desvendando as trilhas da evolução e a multiplicidade das “moradas” nos domínios do Universo. Jesus - o amor. Kardec - o raciocínio. Jesus - o Mestre. Kardec - o Apóstolo. Seguir o Cristo de Deus, com a Luz que Allan Kardec acende em nossos corações, é a norma renovadora que nos fará alcançar a sublimação do próprio espírito, em louvor da Vida Maior. (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Quadro de Jesus em óleo sobre tela executado por Maria Teresa da Silva Braga exposto na Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP. Foto: Ismael Gobbo.
|
Jesus. Pintura na igreja “Domine Quo Vadis”, na Via Apia, em Roma. Foto Ismael Gobbo |
Busto de Jesus. “Salvador”, obra prima de Gian Lorenzo Bernini. Basílica de São Sebastião, Via Ápia, Roma. Foto Ismael Gobbo
|
Vista da cidade de Nazaré, Israel, onde Jesus viveu a infância e juventude. Foto Ismael Gobbo. |
Busto de Allan Kardec na praça que leva o seu nome. Guarulhos, SP. Fotos Ismael Gobbo |
Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior. A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris
|
Registro. Atividades no Projeto Chico Xavier Neste sábado 28-06-2025. Araçatuba, SP |
Como acontece todos os sábados a partir das 16 horas diversas atividades desenvolvidas. Após a prece de abertura são separados alimentos a serem entregues aos inscritos na casa; aplicação de passes, evangelização para crianças e jovens, comemoração do dia do aniversariantes e festa junina, palestra pelo orador e dirigente da casa Ricardo Antônio Dos Anjos e ao final refeição a todos os presentes. Informações de Émerson Gratão.
Fotos acima de Raphaela Quederoli Fotos abaixo de Carolina Lalucce Zin |
Palestra no C.E. Antoninho Marmo Piratininga, SP |
(Recebido em email de Waldir Ferraz de Camargo [[email protected]]) |
Atividades do Centro Espírita Esperança e Caridade Julho/2025- Araçatuba, SP |
(Informações de Katia Calciolari) |
VII Congresso Conciencia- Espanha-Dezembro 2025 Alicante |
VII CONGRESSO CONCIENCIA - ESPANHA DEZEMBRO 2025 https://bibliotecaespirita.es/vii-congreso-espirita-conciencia-2025/
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
KARDEC na Inteligencia Artificial |
Desenvolvido por Vanessa Anseloni, editora chefe da The Spiritist Magazine e fundadora da Kardec Radio dos Estados Unidos. Este aplicativo ensina e discute o Espiritismo com base em Allan Kardec e textos espíritas relacionados. Fácil de usar e uma boa ferramenta para todos os espíritas que divulgam o Espiritismo em língua inglesa. link: http://bit.ly/3TKruef
Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘️ PPlease do not print this unless you really need to.
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Benedita Fernandes – 142 anos de nascimento com palestras e livro novo |
Nesta semana ocorrem várias homenagens ao vulto pioneiro de Araçatuba Benedita Fernandes (1883-1947). Palestras presenciais de Cesar Perri: nesta 5ªf, dia 26, às 20 horas no Centro Espírita Francisco de Assis e Pai Jacó, bairro Vila Mendonça; no sábado, às 15 horas, nas dependências da Associação das Senhoras Cristãs/Centro Espírita Benedita Fernandes, bairro Santana, no programa em homenagem ao vulto, com transmissão pela webtv Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes. As homenagens iniciaram-se no domingo, dia 22 de junho, na Instituição Nosso Lar, em Araçatuba, com palestra de Roberto César dos Santos. Em todos locais há foco no livro recente “Os desafios da educação nos tempos de regeneração”, psicografia do médium José Francisco Gomes (de Ipatinga, MG), autoria espiritual de Benedita Fernandes, edição da Cocriação (contatos: Sirlei Nogueira - Whatzapp 18-99709-4684). Nessa obra a autora espiritual transmite novos aprendizados, numa vertente profundamente espiritual e relata explanações de espíritos luminares. Benedita Fernandes relata ambientes espirituais voltados à recepção, ao atendimento de desencarnados e à educação espiritual. O texto culmina com as considerações espirituais sobre a realidade atual da infância, com o nascimento de crianças que requerem atenções especiais e especificamente com a maior frequência de diagnósticos no espectro do autismo. Livro com oportunas contribuições aos pais, professores e a todos que atuam nos espaços das instituições espíritas nas relações com as várias faixas etárias. Em Araçatuba Benedita Fernandes notabilizou-se por ter fundado a Associação das Senhoras Cristãs, aos 06/03/1932, um marco histórico, a primeira entidade assistencial espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo. Essa Associação pioneira congregou diversas áreas de atuação: o antigo Asilo, depois Sanatório, e Hospital Psiquiátrico; a Casa da Criança, albergando infantes abandonados e órfãos; o Albergue Noturno; e uma Escola Municipal para o chamado ensino primário.
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Pré-vendas, 40% off | Causas espirituais dos tumores e Presente no Inconsciente Listas utilizadas 18889 contatos |
ACESSE AQUI:
(Com informações de Casa Editora O Clarim [[email protected]]) |
Eventos recebidos em email de Elsa Rossi Londres |
Ismael esse evento sobre obras de ERNESTO BOZZANO em Ingles, fazemos uma vez ao mes pela midia social. , vou enviar antecipadamente os demais, tudo bem?
(Recebidos em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
O dilema da falta de atenção e hiperatividade em crianças e jovens (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que esteja! Leia agora: www.bit.ly/BrunoTrevisan
O psiquiatra Bruno Trevisan, supervisor do ambulatório de autismo da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo concedeu uma interessante entrevista ao Correio Fraterno sobre o tema. Espírita, especialista em infância e adolescência, Bruno esclarece diversas dúvidas sobre os transtornos cognitivos e comportamentais e analisa sobre o que o espiritismo tem a dizer sobre o assunto. “O ser humano é um ser extremamente complexo, com inúmeras questões psíquicas e até espirituais que o tornam um indivíduo único. Ter TDAH é apenas mais uma característica”, comenta: www.bit.ly/BrunoTrevisan Acompanhe a entrevista. Espero que você goste da leitura! Um abraço,
Editora Correio Fraterno
Av. Humberto de
Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]]) |
Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta Araxá, MG |
ACESSE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf
(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
Espiritismo no Reino Unido Informações e fotos de Elsa Rossi |
Estimado Ismael Estamos concentrando esforços junto aos grupos espíritas britânicos filiados ou não à BUSS - UK, para despertarmos o interesse e prepararmos mais Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, dentro máximo possível, da cultura e leis do Reino Unido. Interessados podem entrar em contacto comigo. whatsapp +447950181581 gratidao elsa
(Recebido em email de Elsa Rossi Elsa Rossi [[email protected]]) |
Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário! Virginia, Estados Unidos |
ACESSE AQUI: https://www.ssvirginia.org/charityfestival
(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]]) |
Obras importantes de Elsa Rossi Tesouros para as crianças |
(Informações de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Veja como foi o emocionante 20º Encontro Amigos da Boa Nova |
ACESSE AQUI: https://marketing.feal.org.br/email/view/684b1e8f24d63371233791
(Informação de Clube Amigos da Boa Nova [[email protected]]) |
Novo artigo sobre o Censo 2022 |
Ensaio para um Planejamento Estratégico do MEB
O Espiritismo será o que o fizerem os homens.
Análise do Censo 2022 com Foco no EspiritismoA verdade é que o MEB não soube aproveitar o favorecimento da mídia com romances, novelas e filmes de temática espírita. Assim como não conseguiu trazer para a Doutrina um contingente mínimo das milhões de pessoas que frequentam as casas espíritas e leem os seus livros sem se declarar espíritas. A queda dos espíritas de 2,2% para 1,84% entre os dois últimos Censos do IBGE, está tendo um impacto grande no MEB. E essa reação talvez seja o remédio que nós precisávamos para nos mobilizar e atuar seriamente para reverter essa situação. Nada fazer será uma omissão, uma negligência, que provavelmente pesarár em nossas conciências.
Análise Sociológica O Espiritismo continua sendo um movimento com forte presença em classes médias urbanas, com elevada escolarização e renda. Isso o distancia de camadas populares — o que limita seu alcance social. Seu discurso racionalista e moralizador atrai segmentos com maior capital cultural, mas pode parecer distante para públicos que buscam experiências religiosas mais emocionais, afetivas ou comunitárias. O desafio será adaptar a linguagem e práticas para manter a base doutrinária sem parecer exclusivista ou elitista.
Análise Educacional O Espiritismo possui o maior percentual de adeptos com ensino superior completo (48%) e o menor número com ensino fundamental incompleto (11,3%). Isso reforça sua identidade como doutrina de estudo, razão e ética. Consequência paradoxal: quanto mais escolarizado o público, mais crítico e, por vezes, menos institucionalizado — o que pode explicar o afastamento de muitos que simpatizam com os princípios, mas não gostam de frequentar os centros. Considerar que cerca de 50% das casas espíritas não estão vinculadas a uma federativa da FEB, também pode denunciar um certo cansaço das instituições.
Análise Econômica A maior renda entre os espíritas permite uma boa estrutura física dos Centros, muitos com sede própria, bibliotecas, projetores, notebooks e cursos. Contudo, falta maior engajamento com realidades sociais mais vulneráveis. O Espiritismo ainda não alcançou populações de baixa renda, o que reduz seu impacto transformador no tecido social. Trabalhar ações sociais ajuda, mas não é uma ponte de aproximação e vivência real com esse público.
Análise Demográfica A idade média dos espíritas é a mais alta entre os grupos religiosos, com crescimento progressivo nas pesquisas e no Censo. Isso indica um processo de envelhecimento e pouca renovação geracional.A Pesquisa Nacional Espírita mostra esse crescimento alcançando em 2025, a média de 55 anos. A participação do sexo masculino é amenor entre as religiões, o que vem sendo também demonstrado pela Pesquisa Nacional Espírita desde 2015. É um fato que exige ações planejadas. Se não houver uma ação estratégica de engajamento de jovens, o movimento pode perder continuidade institucional e capacidade de renovação.A dificuldade maior será de despertar o interesse dos jovens, nascidos em uma sociedade superficial e consumista.
Por que os Jovens se Afastam das Religiões? Esses jovens, que não foram seduzidos pelos apelosde resolução imediata, podem estar buscando uma espiritualidade distante das convenções religiosas, da devoção, do apelo da salvação. Neste caso, o Espiritismo tem muito a oferecer por meio da sua lógica, do apelo à razão, fundamentado em uma filosofia abrangente e cosistente.
Cor e Raça O Espiritismo apresenta a menor participação de pessoas pretas entre os quatro maiores grupos religiosos. Isso denuncia uma histórica barreira sociocultural e simbólica que precisa ser encarada com honestidade. Reflexão necessária: é preciso tornar os espaços espíritas mais abertos, diversos e acolhedores, para todos. Ter uma participação mínima desse segmento em um país onde ele predomina é preocupante.
Geografia e Distribuição Os maiores percentuais de espíritas continuam nos estados do Sudeste e Sul: RJ, SP, DF, RS e GO. Os menores estão no Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão (0,19%), Pará (0,37%), Amazxonas (0,38%) ePiauí (0, 43%), não atingindo meio percentual. Temos 21 estados com participação dos espíritas menor que a média Brasil de 1,84%. Essa situação perdura há décadas, sem percepção da existência de ações para melhorar esses índices. Mais da metade dos 5.570 municíopios do país, não possuem registro da existência de Centro Espírita. O desafio será ampliar o alcance doutrinário por meio de projetos regionais, respeitando as culturas locais.
Tecnologia e Internet Com 96,6% de acesso à internet, os espíritas são o grupo religioso mais conectado. Isso abre caminho para estratégias digitais consistentes de divulgação, ensino, encontros e acolhimento. Os espíritas possuem uma forte presença na internet e nas redes sociais, o que pode ter contribuído para atenuar a redução dos espíritas. É um ponto forte, positivo que deve ser mais bem aproveitado. Estabeleceruma união de propósitos entres os grupos vituais, criando conteúdos significativos, atrativos e interativos nas redes, especialmente voltados aos jovens e aos “espiritualizados sem religião”.
Religiões Concorrentes Os evangélicos continuam crescendo, mas em ritmo menor. Têm forte apelo emocional (algumas vezes próximos de uma manipulação), é comunitário e acolhedor — especialmente entre os jovens. Os católicos reduziram perdas, talvez pela renovação litúrgica e social. Devemos considerar que boa parte dos brasileiros se declaram católicos, maia por tradição e costume familiar, mas não são verdadeiramente praticantes nem conchecedores de sua própria religião. Os “Sem religião” passaram de 8,2% para 9,3%. São geralmente jovens/adultos, urbanos e críticos das instituições religiosas — mas nem sempre ateus.Constituem quase cinco vezes os espíritas. Esse pode er um público que busque algo novo, fora das tradições religiosas, que o Espiritismo pode oferecer. OEspiritismo parece competir menos com outras religiões e mais com a tendência de desinstitucionalização (desgastes das instituições).
Empenho geral Todos estão convocados para contribuir em suas intstituições espíritas e individualmente por meio da participação do debate público pela internet. Caminhos devem ser encontrados! Alguns de aplicação geral, outros específicos para as diferentes realidades do país. O impacto foi grande, mas também nos impulsiona para a busca de soluções.
(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]]) |
Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, SP |
Prezado Ismael: Envio o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de junho. Abraço fraterno, Atilio (Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
Jornal Momento Espírita. Edição de Junho Centro Espírita Amor e Caridade- Bauru, SP. Acesse abaixo: |
CLIQUE AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-25.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
NOVA OBRA DE AUTORIA DE PAULO NETO É O NOVO LANÇAMENTO DA EVOC (se puder, divulgue) |
Estimado(a) colega de lides espíritas. Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:
“Allan Kardec: sua mediunidade e fenômenos espíritas que protagonizou” é o novo lançamento da EVOC
Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros. Titular do site https://paulosnetos.net, tem 40 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 32 no formato virtual, 29 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado. Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
A análise de vários escritos de Kardec, incluindo trechos da Revista Espírita e Obras Póstumas, revela situações em que ideias eram sugeridas a ele por Espíritos, fenômeno de efeito físico teria ocorrido em sua presença e, além disso, teria ele chegado a dialogar com pessoas vivas durante o sono. O autor confronta opiniões divergentes sobre a mediunidade de Kardec, citando autores como Daniel D. Home e René Guénon, e conclui que, no sentido amplo, todos possuem um rudimento de mediunidade, mas que as experiências e relatos indicam claramente que Kardec manifestava a mediunidade intuitiva. O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido e baixado gratuitamente, bastando para isso clicar em https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Kardec.pdf
*
Leia também e divulgue, se puder, os periódicos abaixo: Revista semanal O CONSOLADOR – edição desta semana: https://www.oconsolador.com.br/ano19/925/principal.html Jornal O IMORTAL – edição do mês de junho: https://www.jornaloimortal.com.br/ Blog ESPIRITISMO SÉCULO XXI – saiba como acessar e consultá-lo: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/05/como-ler-e-consultar-as-materias-deste.html
Obrigado mais uma vez por sua atenção e pela divulgação do nosso singelo trabalho. Forte abraço e ótima semana para todos da família.
Astolfo O. de Oliveira Filho Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]]) |
Nota: Revista espírita editada nos EUA divulga espiritismo |
Na edição de abril-junho/2025, a revista The Spiritist Magazine já está no 17o ano de contínua edição pela Spiritist Society of Virginia (Sociedade Espírita da Virgínia, EUA). Essa Sociedade disponibiliza pela Amazon várias obras em inglês, inclusive livros infantis. Sempre bem diagramada e ilustrada exibe artigos com temas da atualidade variados e transcrições de mensagens psicográficas de médiuns brasileiros e dos EUA. Na capa, destaca-se matéria de Vanessa Anseloni sobre as pesquisas em andamento relacionando mediunidade e genes; há notícia sobre o trabalho continuado de voluntários da Sociedade Espírita de Virgínia junto a moradores de rua na região da linha de metrô Virgínia-Washington-Maryland. Interessante o trabalho feito com adolescentes que frequentam reuniões da Sociedade de Virgínia, que com base na leitura do romance “Há dois mil anos”, escrevem “cartas para Pôncio Pilatos” a respeito do julgamento de Jesus. Desde o início – ano 2008 -, com autorização do Conselho Espírita Internacional a Revista Espírita (The Spiritist Magazine) é editada em inglês, nos Estados Unidos, sendo Vanessa Anseloni a editora-chefe, publicada pela Spiritist Society of Virginia e Kardec Radio. Informações: https://www.spiritistmagazine.org/
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
|
PALESTRA PÚBLICA NA FEB/ PROGRAMAÇÃO SEMANAL 29 DE JUNHO A 5 DE JULHO ACESSE AQUI:
|
FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Clique
aqui:
|
FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo São Paulo, Capital |
Clique aqui: https://www.facebook.com/FEESPoficial/?locale=pt_BR
|
USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo São Paulo, capital |
Clique aqui: https://www.facebook.com/USESP/?locale=pt_BR
|
Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
|
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
Visões da Justiça Divina |
Sidney Fernandes A compreensão da justiça divina, em diversas tradições espirituais, envolve a ideia de que as ações humanas possuem consequências além da vida física. As diferentes visões sobre a morte e a vida após a morte refletem como as culturas e religiões encaram a justiça divina. Para algumas tradições, a morte é apenas o fim do corpo físico, mas não o fim da alma. De acordo com essas crenças, a alma segue uma jornada contínua, e suas ações durante a vida determinam seu destino espiritual. A ideia central é que a morte é uma transição para um novo estágio de existência. Na visão clássica cristã, a justiça divina é vista como punitiva, em que aqueles que cometem pecado mortal enfrentam punição eterna, sem possibilidade de mudança ou redenção. A morte é, então, vista como um ponto final, onde as escolhas feitas durante a vida determinam o destino eterno da alma. O conceito de inferno eterno, onde as almas ficam para sempre em sofrimento, é central para essa abordagem. Essa visão de justiça divina coloca um peso imenso nas ações humanas, sem espaço para reavaliação ou evolução. A justiça é absoluta, e a misericórdia, embora desejada, é considerada rara. Por outro lado, uma visão mais moderna e integrada à espiritualidade contemporânea sugere que a justiça divina não é necessariamente punitiva, mas educativa. Essa perspectiva vê a morte e o que ocorre após como oportunidades para aprendizado, purificação e transformação. A morte não é o fim, mas um ponto de partida para uma nova fase de autoconhecimento e crescimento espiritual. De acordo com essa visão, a justiça divina visa a evolução contínua do espírito, permitindo que até os erros mais graves possam ser superados com o tempo e com o esforço sincero de autotransformação. A Doutrina Espírita reforça essa visão educativa da justiça divina, acreditando que a alma continua a jornada evolutiva após a morte, sem condenação eterna. A reencarnação é vista como uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento, permitindo que o espírito se reabilite e se desenvolva. As ações passadas não são ignoradas, mas as almas têm sempre a chance de aprender com os erros e melhorar sua moralidade. Para os espíritas, a justiça divina não é uma questão de castigo, mas de ensino, buscando guiar os espíritos para o progresso e a harmonia universal. Essa abordagem mais flexível oferece um caminho para a transformação contínua da alma, onde o que importa é a busca constante por evolução, autoconhecimento e arrependimento. A morte, nesse contexto, não é um fim absoluto, mas uma transição para uma nova etapa de aprendizado. A verdadeira justiça divina é aquela que oferece oportunidades de crescimento e transformação, permitindo que cada espírito, independentemente de suas falhas passadas, tenha a chance de se redimir.
(Recebido em email de [email protected]) |
Purgatório. Dante, guiado por Virgílio, oferece consolação às almas dos invejosos. Óleo sobre tela de Hippolyte Flandrin. Imagem/fonte:
Purgatorio ( pronunciado [purɡatɔːrjo] ; Italiana para " Purgatório ") é a segunda parte de Dante 's divina comédia , seguindo o inferno , e que precede o Paradiso . O poema foi escrito no início do século XIV. É uma alegoria que conta a subida de Dante ao Monte do Purgatório , guiada pelopoeta romano Virgílio , exceto pelos últimos quatro cantos em que Beatrice assume o cargo de guia de Dante. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Purgatorio
|
Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge. Imagem/fonte:
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)
|
Cena da Pesagem da Alma do morto (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.
|
O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse abaixo: |
CLIQUE AQUI: http://www.oconsolador.com.br/ano19/929/principal.html
|
Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier Boletim semanal – Ano XI. 1a semana de Julho de 2025 |
||
Artigo: - Chico Xavier - Há 23 anos...: https://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-ha-23-anos-2/
- Homenagem a Benedita – data de nascimento e lançamento de livro: https://grupochicoxavier.com.br/homenagem-a-benedita-data-nascimento-e-lancamento-de-livro/
- Centro de Araçatuba com palestra e livro sobre Benedita: https://grupochicoxavier.com.br/centro-de-aracatuba-com-palestra-livro-sobre-benedita-fernandes/; https://www.facebook.com/cefassispaijacob/videos/1366189964467398/
- Notícias: - Presidência de Angola condecora dirigente espírita: https://grupochicoxavier.com.br/presidencia-de-angola-condecora-dirigente-espirita/
- Equipe da Colômbia visita o CCDPE em São Paulo: https://grupochicoxavier.com.br/equipe-da-colombia-visita-o-ccdpe-em-sao-paulo/
- Síntese de capítulos sobre fases do cristianismo: https://grupochicoxavier.com.br/sintese-de-capitulos-sobre-fases-do-cristianismo/
Bibliografia: – Os desafios da educação nos tempos de regeneração: https://grupochicoxavier.com.br/desafios-da-educacao-nos-tempos-de-regeneracao-2/
Mensagem https://grupochicoxavier.com.br/necessario-acordar-2/
o0o
“Bendita era a sua vida, abençoada por nome e afortunada por viver” – Ivan de Albuquerque.
(Mensagem psicografada por Paulo Henrique dos Anjos, durante o seminário "Benedita Fernandes – a dama da caridade", desenvolvido por Cesar Perri na Sociedade Espírita Allan Kardec, em Mirassol do Oeste (MT), no dia 01/06/2025).
o0o Com fraternal abraço, Equipe GEECX
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Benedita Fernandes |
Biografia elaborada por: Antonio Cesar Perri de Carvalho Benedita Fernandes nasceu aos 27/6/1883 em Campos Novos de Cunha (SP) e desencarnou em Araçatuba aos 9/10/1947. O ingresso de Benedita Fernandes nas ações espíritas foi muito peculiar. Portadora de atroz obsessão, autêntica subjugação, Benedita perdeu o contacto com a família e perambulava sem rumo. Certa feita, causava tantos incômodos à população que foi recolhida à Cadeia Pública da cidade de Penápolis. Àquela época não existiam hospitais ou atendimentos para tal fim. O carcereiro Padial e depois o sr. Marcheze deram assistência à mulher doente, principalmente com passes. Ela recobrou a consciência e resolveu rumar para Araçatuba. Como gratidão pelo benefício, a mulher simples, negra e semi-analfabeta, juntamente com outras lavadeiras começou a erguer casinhas de madeira no então Bairro Dona Ida (hoje Santana), nos idos de 1927. Benedita transformou-se em pioneira da assistência social espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo, ao fundar a Associação das Senhoras Cristãs, aos 6/3/1932, em Araçatuba. Como esta obra originou o Sanatório; ela é também, provavelmente, uma das pioneiras dos Hospitais Psiquiátricos Espíritas. A reunião para fundação da Associação ocorreu nas dependências do Centro Espírita “Paz, Amor e Caridade”, no mesmo bairro. Entre os presentes, destacamos o pioneiro do movimento espírita araçatubense, o sr. Gedeão Fernandes de Miranda. A ação assistencial se desdobrou com inauguração do prédio próprio em 1933. Por exigência dos órgãos governamentais, o trabalho foi desdobrado em duas ações específicas, de atendimento a doentes mentais e a crianças órfãs e carenciadas. Assim, surgia a “Casa da Criança” e o Asilo “Dr.Jaime de Oliveira”. Estas instituições foram, respectivamente, desativada e transformado em Sanatório que homenageia Benedita, nos anos 50, após a desencarnação da fundadora. Benedita Fernandes também oferecia uma classe de aula em convênio com a Prefeitura Municipal e mantinha um albergue noturno. Além da obra assistencial atuou como médium, principalmente passista, e deixou muitos exemplos nobilitantes. Inclusive Benedita Fernandes atendeu, com passes, a nossa bisavó materna. Benedita Fernandes tornou-se igualmente uma das pioneiras do atual movimento de unificação dos espíritas quando fundou aos 30/8/1940 a União Espírita Regional da Noroeste, sendo eleita sua presidente. Todavia, este movimento, na realidade, somente vicejou com a fundação da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em 1947. Assim, Benedita atuava no movimento espírita da cidade, fazia visitas e campanhas na região. Mantinha correspondência com Cairbar Schutel, que sempre publicava notícias sobre o trabalho dela no histórico jornal “O Clarim”. Era visitada por lideranças expressivas como João Leão Pitta e por Leopoldo Machado. Inclusive a este acompanhou até uma histórica confraternização espírita na cidade de Cruzeiro, SP. O pioneiro dr. Tomaz Novelino (de Franca, SP) também se refere a reunião que participou com Benedita, a propósito de doentes mentais. Emília Santos, igualmente biografada, e muitos líderes da época foram colaboradores de Benedita. Ela contava com o apoio de autoridades municipais e estaduais, dos espíritas, da maçonaria e do povo em geral. Há muitos episódios enobrecedores sobre sua dedicação à causa do bem, entremeados da interação com a comunidade. Atualmente, suas antigas obras restringem-se ao Sanatório “Benedita Fernandes”. Como homenagem, a rua do Sanatório, no Bairro Santana, também tem seu nome. Temos localizado inúmeras instituições espíritas de São Paulo e de outros Estados que têm seu nome designando instituições espíritas ou departamento delas. Um fato que contribuiu para divulgar o trabalho de Benedita Fernandes, foi uma mensagem psicografada por Francisco Xavier, intitulada “Num Domingo de Calor”, assinada por Hilário Silva, e publicada pelo “Anuário Espírita 1964” (IDE). Comentamos essa mensagem nos nossos livros “Dama da Caridade” e “Chico Xavier – o homem e a obra”: “Benedita Fernandes, abnegada fundadora da Associação das Senhoras Espíritas Cristãs, de Araçatuba, no Estado de São Paulo, foi convidada para uma reunião de damas consagradas à caridade, para exame de vários problemas ligados a obras de assistência. E porque se dedicava, particularmente, aos obsidiados e doentes mentais, não pode esquivar-se. Entretanto, a presença da conhecida missionária causava espécie. O domingo era de imenso calor e Benedita ostentava compacto mantô de lã, apenas compreensível em tempo de frio. – Mania! – cochichava alguém, à pequena distância. – De tanto lidar com malucos, a pobre espírita enlouqueceu... – dizia elegante senhora à companheira de poltrona, em tom confidencial. – Isso é pura vaidade, – falou outra – ela quer parecer diferente. – Caso de obsessão! – certa amiga lembrou em voz baixa. – Benedita, porém, opinava nos temas propostos, cheia de compreensão e de amor. Em meio aos trabalhos, contudo, por notar agitações na assembléia, a presidente alegou que Benedita suava por todos os poros, e, em razão disso, rogou a ela que tirasse o mantô por gentileza. Benedita Fernandes, embora constrangida, obedeceu com humildade e só aí as damas presentes puderam ver que a mulher admirável, que sustentava em Araçatuba dezenas de enfermos, com o suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes. Hilário Silva (Página inédita, recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 27/7/63). Nos anos 70 e 80, Divaldo Pereira Franco psicografou várias mensagens de autoria de Benedita Fernandes. Algumas foram psicografadas por Divaldo, durante visita a Araçatuba. Estas estão incluídas em livros do mesmo médium. Por ocasião do cinqüentenário de suas obras lançamos um livro sobre Benedita – “Dama da Caridade”, inicialmente editado pela então União Municipal Espírita de Araçatuba, onde reunimos informações sobre a vida e a obra da notável obreira, bem como as mensagens espirituais dela ou alusivas a ela.
(Copiada de http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm) |
D. Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947) grande liderança do movimento espirita de Araçatuba, ladeada por dois amigos. Foto do arquivo de Ismael Gobbo
|
“Acolhimento”. Acrílico sobre tela da artista Riele Kraether de Santa Cruz do Sul, RS,. A artista se refere também ás sementinhas plantadas por Dona Benedita Fernandes Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto: Ismael Gobbo. |
Trilhos de luz. Obra da artista Marilena Mota. “Dos caminhos a trilhar ela, ela escolheu o da luz”. Segundo a expositora Liziane Ogg a obra tem inspiração na vida de Dona Benedita Fernandes. Foto: Ismael Gobbo Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. |
As sobras. “as sobras que não eram sobras...”Obra de Liziane Ogg e Luiz Badia. Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto: Ismael Gobbo.
Relativa a sobra que o bucheiro Ricieri Punhali distribuia para as crianças sustentadas por Dona Benedita Fernandes. Leia a biografia de Ricieri Punhali |
“Numa tarde de sol”. Obra de Lisiane Ogg. O suor revela o segredo de Benedita: remendos, chita, cobertos por um manto de luz. Tela na exposição “Diálogos de Corpo e Alma”, os caminhos da cura através da Arte, no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Segundo conversamos com a autora a obra tem como inspiração a mensagem de Hilário Silva psicografada por Francisco Cândido Xavier “Num domingo de calor”. Leia a mensagem no texto acima.
|
Amor Infinito Indução e Doação |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]
|