Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quinta-feira, 02 de outubro de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Continuação da postagem anterior)
(Texto copiado do site Febnet) |
Francis Bacon Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon
Francis Bacon, 1°. Visconde de Alban,[1] também referido como Bacon de Verulâmio (Londres, 22 de janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) foi um político, filósofo, cientista, ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio) e visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna. Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns. |
René Descartes Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês.[1] Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.[2] Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes
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Obras de Descartes publicadas por Victor Cousin Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94258n/f6.image |
Victor Cousin. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Cousin Leia no link |
Etienne Bonnot de Condillac Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Bonnot_de_Condillac
Étienne Bonnot, abade de Condillac (Grenoble, 30 de setembro de 1714 – Beaugency, 3 de agosto de 1780) foi um filósofo francês, e o maior expoente de uma teoria radicalmente empirista do funcionamento da mente a que se costuma referir desde então como sensualismo. Enquanto o empirismo de John Locke seguia a rejeição dos princípios inatos e das ideias inatas, Condillac foi além e rejeitou também as habilidades inatas. Em sua versão do empirismo, a experiência não apenas nos dá "ideias" ou os dados brutos para o conhecimento, ela também nos ensina a prestar atenção, lembrar-se, imaginar, abstrair, julgar e raciocinar. Ela forma nossos desejos e nos ensina o que querer. Ademais, ela nos dá as melhores lições para a performance destas operações, de modo que um estudo de como aprendemos a realizá-las originalmente também nos diz como essas operações devem ser realizadas. A busca desta tese levou Condillac a articular uma psicologia do desenvolvimento, com implicações pedagógicas e metodológicas explícitas. Suas preocupações também levaram-no a se dedicar à teoria da percepção, e a propor teses importantes e originais sobre nossa percepção de forma espacial. Ele deu melhor que qualquer outro até então uma explicação precisa, cuidadosa e investigativa sobre o que cada um dos órgãos dos sentidos nos provê, e apresentou uma explicação muito nuançada de como estes dados brutos são trabalhados para compor nossas crenças a respeito do mundo em nosso entorno.[1] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Bonnot_de_Condillac)
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Retrato de Immanuel Kant. Óleo sobre tela de Johann Gottlieb Becker. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant
Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes, Baruch Espinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução). Nascido de uma modesta família de artesãos, depois de um longo período como professor secundário de geografia, Kant veio a estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg e em 1755 começou a lecionar ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciências naturais e exatas. Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do Sistema Solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace. Leia mais: |
Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
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O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
CAPÍTULO XI ---------- Amar o próximo como a si mesmo
- o mandamento maior. Fazermos aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem. Parábola dos Credores e dos Devedores - Daí a César o que é de César – Instruções dos Espíritos: A lei de amor – O egoísmo – A fé e a caridade – Caridade para com os criminosos- Deve-se expor a vida por um malfeitor?
A fé e a caridade
13. Disse-vos há pouco, meus queridos filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Deveria ter dito que a caridade é impossível sem a fé. É certo que podeis encontrar impulsos generosos em pessoas sem religião. Mas essa caridade austera, que só se pratica com a abnegação, por um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porque só ela nos faz carregar com coragem e perseverança a cruz desta vida. Sim, meus filhos, é em vão que o homem ávido de prazeres procure iludir-se sobre o seu destino na Terra, pretendendo que deva ocupar-se unicamente com a sua felicidade. Certamente, Deus nos criou para sermos felizes na eternidade; entretanto, a vida terrena deve servir apenas ao nosso aperfeiçoamento moral, que se adquire mais facilmente com o auxílio dos órgãos físicos e do mundo material. Sem levar em conta as vicissitudes ordinárias da vida, a diversidade dos gostos, dos pendores e das necessidades, é esse também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade. Com efeito, só o poder de concessões e sacrifícios mútuos podeis manter a harmonia entre elementos tão diversos. No entanto, tereis razão se afirmardes que a felicidade se acha destinada ao homem nesse mundo, desde que a busqueis no bem, e não nos prazeres materiais. A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não há necessidade do holocausto do martírio nem do sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e a fé vos sustentar.- Espírito protetor. (Carcóvia, 1861.)
------------------------------- Próximo Instruções dos Espíritos Caridade para com os criminosos
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
Fé, Esperança e Caridade Artista Adèle Kindt (1804–1884) wikidata:Q2825435 Editar no Wikidata Imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Fé, Esperança e Caridade Editar no Wikidata Tipo de objeto: pintura Editar no Wikidata Data: 1840 Editar no Wikidata Médio: óleo sobre tela Editar no Wikidata Coleção Museu de Belas Artes de Boston wikidata:Q49133 Número de acesso 1980.89 (Museu de Belas Artes de Boston) Edite isto no Wikidata Referências Museu de Belas Artes de Boston ID do objeto: 34345 Edite isto no Wikidata Fonte/Fotógrafo https://www.mfa.org/collections/object/faith-hope-and-charity-34345. Imagem/fonte: |
O que é a verdade? Pilatos e Cristo. Pintura de Nikolai Ge. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:What-is-truth02.jpg
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Pilatos lava as mãos. Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:
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Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg
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A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
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Bartolomeo Schedoni, Caridade, 1611 Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bartolomeo_Schedoni
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Ilustração de Caridade. Do livro. Needham, Geo C. "Street Arabs and Gutter Snipes" Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Charity_(practice)
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Sermão da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg
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Quadro “A ressurreição de Lázaro”. Óleo sobre tela por Léon Bonnat. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bonnat01.jpg
Na visão Espírita o fenômeno da ressurreição de Lázaro se enquadra como possível caso de catalepsia, letargia ou morte aparente.
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São João Evangelista em Patmos. Óleo sobre tela por Diego Velázquez. Imagem/fonte:
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François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG
François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)
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Dirk Willems salva seu perseguidor nesta gravura da edição de 1685 do Martyrs Mirror Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dirk_Willems
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Os pobres gratos. Óleo sobre tela de HenryOssawa Tanner. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Thankful_Poor
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Cristo Ensinando Humildade - Robert Scott Lauder Fonte: http://www.nationalgalleries.org/media_collection/6/NG%20221.jpg Autor: Robert Scott Lauder (1803–1869) wikidata:Q2158799. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Teacheth_Humility.jpg |
O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG
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Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard
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Preciosidade do tempo |
Se existisse um banco que nos creditasse em conta oitenta e seis mil e quatrocentas moedas todas as manhãs mas, que não transferisse o saldo de um dia para o seguinte, que não nos permitisse conservar esse capital e, no final do dia, cancelasse a parte dessa quantia que não tivéssemos usado, o que é que faríamos? Possivelmente, a nossa atitude seria de sacar até o último centavo cada dia e aproveitar todo o dinheiro, adquirindo o que desejamos, investindo em joias, livros, imóveis, viagens. Enfim, em tudo aquilo que se constitui os nossos sonhos. Pois bem. Tal banco existe e se chama tempo. Cada dia nos deposita oitenta e seis mil e quatrocentos segundos e toda noite dá por perdidos todos aqueles que deixamos de aplicar com proveito. Jamais transfere os saldos, nem permite que se gaste, diariamente, além dos segundos que se dispõe. Quando não utilizamos o disponível no dia, quem perde somos somente nós mesmos. Não existe possibilidade da recuperação dos fundos perdidos e não há condição alguma de se passar um cheque pré-datado, nem para o dia seguinte. * * * A maioria das pessoas não percebemos ainda os valores do tempo. Existem aqueles de nós que abusamos desse tesouro, julgando que a riqueza nos é devida por Deus, esquecendo-nos de bem aproveitá-la. Oportuna a indagação, portanto, acerca do que fazemos do nosso tempo. Quantos o aniquilamos de qualquer forma. A própria sabedoria popular já afirma: Matar o tempo. Muitos de nós o matamos em futilidades, com fofocas, calúnias e maledicências, semeando infelicidade nas alheias vidas e para si mesmo. Alguns de nós, que priorizamos os bens materiais, afervoramo-nos à ideia de que Tempo é dinheiro. Contudo, se nos empenhamos em demasia nas horas do trabalho que nos concedam maiores lucros, igualmente desprezamos as horas em conversas que não edificam, programas que nada acrescentam ao sentimento nobre ou ao intelecto. Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade dos segundos, complicando os caminhos dos homens. A Lei Divina estabelece, em Sua Sabedoria, que todo excesso merece escassez e todo abuso exigirá restrições, porque em questão de tempo também cada um recebe exatamente o que semeia. Este o motivo pelo qual alguns que aprendemos o valor do tempo e desejamos muito realizar, na atualidade, percebemos que não dispomos de todo o tempo que desejaríamos para tal, esforçando-nos para agir sem perder a chance dourada dos minutos que passam com rapidez. Um dia de doação ao outro, empenho no bem, cultivo da harmonia e iluminação é muito importante para os homens, na sagrada execução das Leis Divinas. Você sabia... ...que o apóstolo Paulo de Tarso já em sua epístola aos romanos assinalou a importância do tempo, afirmando que Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz? Já reconhecia ele que o tempo é igualmente talento que o Pai nos concede, e como qualquer talento, não merece ser enterrado, no solo da inutilidade, mas utilizado com sabedoria para que suas bênçãos sejam multiplicadas. Redação do Momento Espírita, com base no cap.1 do livro
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2107&stat=0) |
Pregação de São Paulo. Óleo sobre tela de Joseph-Benoit Suvée Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Predication_of_Saint_Paul_LACMA_M.2000.179.24.jpg
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Pregação de São Paulo em Éfeso. Óleo sobre tela por Eustache Le Sueur. Imagem/fonte:
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Biblioteca de Celso. Éfeso, Turquia. Foto Ismael Gobbo |
Uma rua calçada em mármore na antiga Éfeso. Turquia. Foto Ismael Gobbo |
Alegoria que ilustra Francisco Cândido Xavier psicografando mensagem ditada pelo seu espírito-guia Emmanuel. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier#/media/File:Chico_Psicografia_Emmanuel.jpg
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Intervalos |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Intervalos. Lição nº 01. Página 27.
Examinemo-nos tais quais somos, no curso das reuniões que nos enlaçam as manifestações de fé num templo. Integrados no clima da oração, reconhecemo-nos uns à frente dos outros por verdadeiros irmãos, ante a Paternidade Divina. Partilhando os móveis do recinto, sentamo-nos, indiscriminadamente, sem preconceitos da convenção social e sem os caprichos da consanguinidade. Quando um pensamento repreensível nos visita, sem a mínima hesitação, afastamo-lo da cabeça. Se um amigo assume posição inconveniente, reconhecemos de pronto, a necessidade de entendimento e compaixão, adotando o silêncio ou a explicação salutar, sem recorrer à censura. Selecionamos as melhores palavras do estoque de conhecimentos gerais, colocando empenho em não ferir quem nos ouve. Se escutamos um conceito impensado, desculpamos de imediato a inexperiência de quem o profere. Se um serviço aparece emprestamos as mãos para executá-lo em oferta espontânea. Cuidado, gentileza, discrição, cordialidade e respeito são as características principais que diligenciamos exteriorizar para que nos distingam a personalidade e a presença. Nossas reuniões dedicadas à prece e ao estudo são, em razão disso, aulas autênticas de espiritualidade e aprimoramento, ensaios de comunhão fraternal para as esferas superiores. Nelas temos hoje em plano menor o esboço do que será a vida, para nós, em plano maior amanhã. Considerando semelhante motivo, se nos faz muito importante o auto-exame, observando por nós mesmos, o próprio comportamento no espaço de tempo que somos chamados a viver, lutar, trabalhar e aprender entre elas, porque, se nas atividades do templo que nos irmana, mostramos somente a parte elogiável de nossa alma, a fim de que os companheiros de nosso nível de experiência nos reconheçam a melhoria no esforço de ascensão para Deus, é justo não esquecer que os Mensageiros de Deus, de outros modos, nos examinam o verdadeiro aproveitamento nos Intervalos. (Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG) |
Caridade Cristã. Óleo sobre madeira de Pieter Aertsen Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aertsen_Christian_Charity.jpg
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Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte:
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“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)
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Palestra pública nesta sexta-feira 03-10-2025 no Aliança Espírita Varas da Videira |
A palestra com início às 20 horas será proferida pela oradora Maria da Graça Galetti. Tema: Capítulo XXIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec.
Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP
Palestrante Espírita Maria da Graça Galetti da Aliança Espírita Varas da Videira”
ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA Rua Bernardino de Campos, 363 Centro Araçatuba, SP
(Informação de João Elias) |
O adolescente em conflito com a lei, e outros destaques da RIE de outubro |
ACESSE AQUI: https://www.facebook.com/casaeditoraoclarim/?locale=pt_BR
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Nota: Iniciada a Semana Espírita sobre Sermão da Montanha |
O Grupo Espírita Casa do Caminho assinala o aniversário de sua fundação em São Paulo com a realização, em sua sede, de uma Semana Espírita focalizando temas do Sermão da Montanha e com uma Semana do Livro. A abertura ocorreu na reunião pública vespertina do dia 29 de setembro, com Cesar Perri desenvolvendo o tema “atualidade do Sermão da Montanha”. A reunião foi dirigida pelo presidente Régis Lang e contou com apresentação musical de Rick Garcia. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zAR7zbU-838&t=2373s
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
Nota: Bem-aventurança para os mansos e sequiosos de justiça |
Na reunião pública tarde do dia 30 de setembro, teve prosseguimento no Grupo Espírita Casa do Caminho, em São Paulo, a Semana Espírita focalizando temas do Sermão da Montanha e com uma Semana do Livro. Na oportunidade, Célia Maria Rey de Carvalho abordou o tema “Bem-aventurança para os mansos e sequiosos de justiça”. A reunião foi presidida por Inês Bareia e contou com apresentação de violão e canto com Helson Lever Camilli. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=65OlRHe-fFs
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
Informes outubro – GEPAR Acesse abaixo |
CLIQUE AQUI: https://gepar.org.br/so/e8PcRlmfj?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf
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O ambicioso projeto editorial de Kardec antes de partir (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que sim!
Ele desejava criar uma editora e livraria própria, que seria a responsável pela publicação das obras do espiritismo e a distribuição de um catálogo trazendo nomes de obras para os estudiosos do espiritismo. Leia agora: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec
“Este último empreendimento representava a concretização de um sonho antigo do codificador do espiritismo”, escreve Adair Ribeiro Jr., curador do Museu AKOL – AllanKardec.online. A Livraria Espírita e de Ciências Psicológicas foi concebida para ser mais do que um mero ponto de venda. Kardec idealizou-a como um espaço para conter obras de todas as épocas, funcionando como um centro de aquisição de materiais destinados à formação de uma biblioteca espírita. Você vai ficar sabendo o que Kardec pretendia com a seleção e catalogação de outros títulos de variados gêneros da literatura, além das obras fundamentais, por ele considerados necessários para a complementação dos estudos dos espíritas. Não deixe de ler. Vale muito conhecer esses bastidores da história de Kardec e do espiritismo: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec
Um abraço,
Editora Correio Fraterno
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]]) |
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha Portugal |
Exms Senhores OCS,
As nossas mais cordiais saudações.
1
- O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo
uma palestra subordinada ao tema "Fernando Lacerda:
o (grande) médium português", com
José Lucas, no dia 3 de Outubro de 2025, 6ª feira, às 21h00.
2 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV
Cordialmente,
CCE
Tel: 938 466 898; 966 377 204; www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected] www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]]) |
Palestras outubro 2025 IB Nosso lar São Paulo, capital |
Caro Ismael, paz do Mestre Jesus. Segue em anexo a programação de palestras do mês de outubro de 2025 da Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL Abraço fraterno, Clodoaldo de Lima Leite Presidente voluntário
"Ao levantar-se. Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades. Levante-se com calma. Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum. Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem. Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe."
Pelo espírito de André Luiz, psicografia Francisco Cândido Xavier, livro Sinal Verde.
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]]) |
Pozvánka na semináře – Hodnota života Convite para seminários – O valor da vida. |
Drazí přátelé,
těší nás, že se nám znovu pro naše semináře Medicína věda a spiritualita - Nové horizonty v lékařství a ve vědě, podařilo získat brazilské lékařky z lékařsko-spiritistické asociace AME Brazil, a že opět přijedeme do Čech a na Slovensko. Témata, co jsou nemoci, proč nás Sužují a jak vznikají? Jakou úlohu zde mají naše emoce a mezilidské vztahy, jsou bezpochybně aktuální pro každého z nás. Tyto otázky a mnohé další příčiny onemocnění nám objasní naši hosté a lektorky z Brazílie. Plicní lékařka Dr. Maria Cristina Alochio Paiva a nefroložka Dr. Ana Catarina Loureiro, ve svých výkladech o příčině a vzniku nemocí a o důležitosti odpuštění k dosažení celistvého zdraví. Obě lékařky jsou členky Brazilské lékařské spiritistické asociace AME Brasil. Členové AME jsou mezinárodně uznávaní badatelé, vědci a lékaři, jejichž cílem je vybudovat propojení mezi vědou, filozofií a nesmrtelnou podstatou lidské bytosti; ve svém úsilí jsou vedeni univerzálním, etickým a morálním křesťanským ideálem, v němž je láska, vzájemná úcta a tolerance základem. PRAHA: 21.10.2025 18:00 - 20:00 h. Český svaz vědeckotechnických spol. Novotného lávka 5 | sál č. 219 Staré město
BRNO: 22.10.2025 18:00 - 20:00 h. Stará radnice – Prosklený sál, Radnická 8
Batislava: 23.10.2025 18:00 - 20:00 hod. Cultus Ružinov, a.s. Ružinovská 28, sál č. 275
Těšíme se na Vaši účast a prosíme o pomoc při oznámení naší akce v sociálních sítích (Facebook, WhatsApp, Instagram aj.) Srdečně zdraví Přátelé ze spolku Allan Kardec – Vídeň Tradução ao Portugues no GOOGLE TRADUTOR Caros amigos,
Estamos felizes por termos conseguido recrutar novamente médicos brasileiros da associação médico-espiritual AME Brasil para nossos seminários Medicina, Ciência e Espiritualidade - Novos Horizontes em Medicina e Ciência, e por nossa visita à República Tcheca e à Eslováquia novamente. Os temas sobre o que são as doenças, por que elas nos afligem e como surgem? Qual o papel de nossas emoções e relacionamentos interpessoais nisso são, sem dúvida, relevantes para cada um de nós. Essas e muitas outras causas de doenças serão explicadas por nossos convidados e palestrantes do Brasil. A pneumologista Dra. Maria Cristina Alochio Paiva e a nefrologista Dra. Ana Catarina Loureiro, em suas explicações sobre a causa e a origem das doenças e a importância do perdão para alcançar a saúde integral. Ambos os médicos são membros da Associação Médico-Espírita Brasileira AME Brasil. Os membros da AME são pesquisadores, cientistas e médicos reconhecidos internacionalmente, cujo objetivo é construir uma conexão entre ciência, filosofia e a essência imortal do ser humano; Em seus esforços, eles são guiados pelo ideal cristão universal, ético e moral, no qual o amor, o respeito mútuo e a tolerância são a base. PRAGA: 21/10/2025 18:00 - 20:00 h. União Tcheca de Sociedades Científicas e Técnicas. Novotného lávka 5 | Pavilhão nº 219, Cidade Velha
BRNO: 22/10/2025 18:00 - 20:00 h. Pavilhão da Cidade Velha – Pavilhão de Vidro, Radnická 8
Batislava: 23/10/2025 18:00 - 20:00 h. Cultus Ružinov, a.s. Ružinovská 28, Pavilhão nº 275
Aguardamos sua participação e pedimos sua colaboração para divulgar nosso evento nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.). Atenciosamente, Amigos da Associação Allan Kardec – Viena
(Recebido em email de Regina Bachega [[email protected]]) |
Convite 14º Encontro Espirita AFA e Gp Espirita Irmão Gabriel Pirassununga, SP |
É com grande
alegria que convidamos a todos para o no
dia 08 de novembro de 2025, sábado, das 08h às 17h.
Serão
disponibilizadas apenas 200 vagas.
(Recebido em email de Ademir Mendess [[email protected]]) |
[863-JornalMundoMaior] RESPOSTA EM JESUS. |
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*RESPOSTA EM JESUS.*
Magali Inês Brum - Colaboradora.
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Informe Luz Espírita N° 281 – Sexta-feira, 19 de setembro, 2025 |
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Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo" |
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Casa Editora O Clarim Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo" |
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Revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Acesse abaixo: |
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Ismael, boa tarde! segue a edição #208, setembro/outubro 2025, da revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que está completando 35 anos de contínua divulgação. Abs.
A.J.Orlando Editor da revista digital Dirigente Espírita
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6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba! |
Vem aí o 6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba! Um dia de acolhimento, reflexões e inspiração sobre um dos temas mais importantes da vida: a família. 4 de outubro | Das 9h às 16h Instituto Maria Claro – Sorocaba/SP - Rua João Wagner Wey, 1240 Com o tema “Laços que curam – Família no caminho da evolução”, o evento traz palestras e vivências sobre saúde mental, perdão, reconciliação, missão dos pais, adoção e muito mais! Presenças confirmadas: Adeilson Salles, Adriana Morales, Raquel Bacchiega, Celina Sobral, Rafael Papa, Nando Garcia, Priscila de Paula, palestra musicada de André Gandolfo e apresentação musical de Kethelin Cocchi. Garanta já o seu ingresso em: mundomaior.com.br Vamos juntos fortalecer os laços que curam?
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Jornal Momento Espírita - edição de julho Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP |
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Você sabia? / O Evangelho é um só ACESSE AQUI: https://www.febnet.org.br/portal/2025/10/01/voce-sabia-o-evangelho-e-um-so/
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
Angel Aguarod (02-10-1860/ 13-11-1932) |
Angel Aguarod veio à vida terrena em um humilde lar, na vila Ayerbe, província de Huesca, ao norte da Espanha, em 2 de Outubro de 1860, sendo seus pais Dom Juan Aguarod e Dona Juana Torrero. Nascido em um lar católico, sua primeira educação, naturalmente, foi católica, estando ela a cargo de seu tio materno Dom Pablo Torrero, que era cura e pároco da povoação de Novales , da mesma província de Huesca.
Contava 11 anos, quando saiu da Província natal para radicar-se na populosa e ativa Barcelona. Foi nesta cidade que se deu a evolução de seu espírito ávido de progresso. Na buliçosa capital catalã emancipou-se da tutela católica. As idéias de liberdade, igualmente e fraternidade invadiram sua alma, dela tomando conta.
De origem humilde, teve que dar seus primeiros passos, na vida material, no seio da classe operária. Como operário, filiou-se à entidade de sua classe e, aos 17 anos, já ocupava o cargo de secretário geral e delegado da mesma perante o "Centro Federativo de las Sociedades Obreras", de Barcelona.
Por essa época, 1877, iniciou-se na Capital da Catalunha, por Dom Antônio Tudury y Pons, um movimento em favor do ensino leigo, ao qual aderiu com todo o entusiasmo, fundando, ele mesmo, um colégio que dirigiu e sustentou até o ano de 1905, após o que, veio radicar-se na Argentina.
Para atender e dirigir esse colégio, que recebeu o nome de Sócrates, fez o curso da Escola Normal de Barcelona, freqüentando as aulas noturnas, posto que, durante o dia, precisava ganhar seu sustendo e do sua família.
Foi em 1880 que seu espírito inquieto se interessou pela Doutrina Espírita, dedicando-se plenamente a seu estudo. Seus primeiros passos no terreno do Espiritismo foram dados em "La Cosmopolita", sociedade formada por elementos genuinamente racionalistas e de tendências liberais e universalistas.
Passou logo para o "Centro Barcelonés de Estudios Psicológicos", do qual foi um dos fundadores, assim como foi da " Unión Espiritista Kardeciana" e dos Centros "Socrates" e "Amor y Ciência ", dos quais ocupou a presidência, em vários períodos, tendo atuação destacada .
Pode-se afirmar que até 1905, época em que se mudou para a Argentina, não houve ato jubiloso de propaganda espírita em Espanha no qual não tomasse parte e, em muitos deles, juntamente com Amália Domingo Soler, Belen Serraga de Ferrero, visconde Antônio Torres Solanot, doutor Manuel Sanz Benito, Miguel Vives, Quintin López Gomez, Fabian Palasi e muitos outros pioneiros do movimento espírita espanhol.
Passou a residir na República Argentina, em 1905, e logo começou a trabalhar na "Constancia " e em "La Fraternidad". Pouco tempo depois fundou o "Centro Amor y Ciencia" e a "Liga Espiritista Kardeciana de Propaganda", instituições que presidiu, bem como dirigiu a Escola Dominical que funcionava no Centro Amor y Ciencia. Ainda dirigiu a primitiva revista "El Espiritismo", que fundou como órgão oficial da Liga. Foi um dos mais destacados conferencistas do quadro organizado pela "Constancia", revezando-se na tribuna com Cosme Mariño, Doutor Ovídio Rebaudi, Fransisco Durand e alguns outros luminares da oratória. Percorreu várias vezes o interior da Argentina, fazendo conferências e auxiliando a fundação de centros e sociedades espíritas. Voltou à Espanha e, pouco tempo depois, rumou para o Uruguai, onde permaneceu alguns meses, para, em seguida residir no Paraguai, país no qual se entregou a um trabalho ativo de propaganda. Mas onde seu espírito sofreu rude golpe com a desencarnação trágica de seu neto mais querido, morto num acidente de tráfego.
Por breve tempo tornou à sua pátria natal e, em 1915, voltou à América do Sul, resolvendo residir em Porto Alegre. De chegada ali, incorporou-se à vida ativa espírita brasileira, atuando em várias sociedades e entrando a colaborar na revista "Eternidade", órgão das Sociedades "Dias da Cruz" e "Allan Kardec", revista que ele, mais tarde, passou a dirigir até sua última publicação. Na revista referida iniciou uma intensa campanha em prol da união dos espíritas riograndenses, campanha que foi coroada de êxito com a fundação, em 17 de Fevereiro de 1921, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, cujos destinos presidiu até 1927, realizando, durante sua presidência e depois desta, numerosas excursões de propaganda, que deram como resultado a função de novas sociedades e centros de estudo pelo interior do Estado.
Fundador, em 1921, em Porto Alegre, do Grupo "Paz" e, em 1922, da Sociedade "Paz e Amor", foi eleito seu presidente, cargo que desempenhava ainda por ocasião de sua desencarnação. Aguarod não só desenvolveu suas atividades associativas no campo do Espiritismo, ao qual dedicou sempre seus melhores entusiasmos.
Seu trabalho de publicista espírita foi enorme. Fundou e dirigiu periódicos e revistas tais como "El Espiritismo" , desde 1905 a 1912, em Buenos Aires; "Nueva Era", em Barcelona; ainda dirigiu "La Unión Espiritista", também em Barcelona; "Fraternidad ", de Alcoy ( Alicante); "La Antorcha del Progresso", de Badalona; "Eternidade" e "Boletim da Federação Espirita do Rio Grande do Sul", colaborando em muitas outras, como sejam: "Luz y Unión", "La Luz del Porvenir", de Barcelona; "Constancia" e "La Fraternidad" , de Buenos Aires; "Reformador", do Rio de Janeiro; "El Espiritismo" e "Luz y Vida ", também de Buenos Aires; "Rosendo", de Cuba, além de uma infinidade de artigos que eram solicitados por outros periódicos da Europa e da América, os quais ele enviava de bom grado sem nunca receber, por tanto labor, retribuição alguma, apesar de, em toda a sua vida, ganhar seu modesto pão quotidiano com seu trabalho em honestas ocupações e empregos, algumas vezes como operário, outras como educador!
Diante de tão grande atividade, quem poderia pensar que ainda lhe sobraria tempo para outros trabalhos, além de suas múltiplas ocupações diárias ?!... Pois ainda conseguia tempo para escrever algumas obras de propaganda e divulgação espírita, tais como " Los Mensajes de Abuelo Pablo", "Orientado hacia las Cambres ", "Del Maestro al Discípulo", "Confidencias Espirituales ", "Grandes y Pequeños Problemas a la Luz de la Nueva Revelación " ( em castelhano), publicada em tradução portuguesa (1932) pela FEB, "Vozes de Além-Túmulo ( em português), "La Verdad a los Ninõs ", obras às quais atribuía origem espiritual, pois Aguarod acreditava possuir a mediunidade intuitiva, meio pelo qual supunha lhe foram ditadas. Deixou, inédita, a importante obra - "O Sermão da Montanha'.
Aos 13 dias do mês de Novembro de 1932, desencarnou, em Porto Alegre, contando a idade de 72 anos, o incansável batalhador da Causa Espírita.
WANTUIL, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil. FEB, 1ª edição. RJ (Copiado de https://www.feparana.com.br/topico/?topico=599) |
Angel Aguarod |
Barcelona vista da Basilica Sagrada Familia. Foto Lucas Augusto Michelin Gobbo.
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Praça da Alfândega. Porto Alegre, RS. Foto Ismael Gobbo |
José Nogueira dos Santos (02-10-1870/ 24-07-1956) |
Presidente: 1915; 1929 – 1931
O Professor José Nogueira dos Santos foi o sexto Presidente da Federação Espírita do Paraná e um dos seus mais atuantes membros, contando mais de vinte anos como seu Diretor.
Nascido na cidade de Palmeira, Estado do Paraná, em 2 de outubro de 1870, e desencarnado em Curitiba, em 24 de julho de 1956, foi exemplo de homem em sua existência terrena de 85 anos.
Foi casado com D. Maria da Luz Pinto e de seu matrimônio teve nove filhos, cinco mulheres e quatro varões. O Professor Nogueira foi músico e inventor. De sua invenção existe um instrumento musical denominado Politon e um Manual de Estenografia. Foi também poeta, tendo produzido excelentes versos. Em 1951, publicou o livro Vigílias, contendo mais de cento e vinte poesias. Lecionou no Instituto Comercial do Paraná, de 10 de maio de 1910 até 22 de fevereiro de 1932.
Ingressou na Federação Espírita do Paraná em 13 de julho de 1913, como Delegado do Centro Espírita Paz e Luz, de Paranaguá. Em 10 de janeiro de 1915, foi eleito Presidente da mesma entidade, tendo deixado o cargo a 9 de janeiro de 1916.
Grande amigo de Arthur Lins de Vasconcellos e de Flávio Ferreira da Luz, compôs, com eles, os quadros direcionais da Federação, por longos anos. Seus vinte anos de atividades constantes nos quadros da Federação Espírita do Paraná, tiveram sua presença em vários cargos e funções, como um dos mais legítimos servidores: Presidente, de 10 de janeiro de 1915 a 1916 e de 18 de abril de 1929 a 10 de janeiro de 1932; 1º Vice-Presidente , de 11 de janeiro de 1921 a 8 de janeiro de 1922; de 13 de janeiro de 1924 a 11 de janeiro de 1925; de 16 de janeiro de 1927 a 8 de janeiro de 1928; de 13 de janeiro de 1929 a 18 de abril de 1929 e de 11 de janeiro de 1933 a 1935 ; 2º Vice-Presidente, de 8 de janeiro de 1922 a 13 de janeiro de 1923 e de 1º de janeiro de 1928 a 13 de janeiro de 1929.
Em suas várias atividades, foi Diretor do Núcleo Central e Membro das mais importantes Comissões. Exerceu a Direção das Escolas Elementares e das Escolas de Doutrina, bem assim a Presidência da Sociedade Publicadora Kardecista. No exercício da Presidência da Federação Espírita do Paraná, foi quem assinou a escritura de compra da área do terreno no bairro Bom Retiro, onde foi construído o Sanatório Bom Retiro, depois Hospital de Psiquiatria Bom Retiro que, em 2012, foi transferido para o bairro Jardim Botânico. Em 12 de janeiro de 1936, deixou o Conselho Deliberativo, após mais de vinte anos e foi elevado à categoria de Sócio Benfeitor da Federação Espírita do Paraná e membro honorário do mesmo Conselho.
Conhecedor dos ensinos doutrinários e sempre fiel à linha da Codificação Espírita, por muitas vezes, usou da palavra em público para ensinar e deleitar aos que escutavam seu verbo sempre fluente e sua linguagem castiça.
Em 3.5.2013.
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Prédio antigo da Federação Espírita do Paraná. Curitiba, PR.
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Vista de Curitiba (Brasil) em 1900. Data circa 1900 Fonte internet Autor Adolpho Volk Permissão (Reutilizando este arquivo) domínio público. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curitiba-view.jpg |
Irma de Castro Rocha (MEIMEI) |
Irma de Castro Rocha nasceu na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais, às 7h30 da manhã do dia 22 de outubro de 1922. Filha do agente ferroviário Adolfo Castro e de Mariana Castro, teve quatro irmãos: Carmem, Ruth, Danilo e Alaíde. Aos dois anos de idade, sua família transferiu-se para Itaúna/MG, e aos cinco anos, ficou órfã de pai. Sua infância foi a de uma criança pobre, mas era extremamente modesta e de espírito elevado. Desde criança, era diferente de todos pela sua beleza física e por sua inteligência notável. Era alegre, comunicativa, espirituosa, espontânea e cativava a todos que com que convivia. Irma cursou com facilidade o ensino primário, matriculando-se, para dar sequência aos seus estudos, na Escola Normal de Itaúna (atual Colégio Estadual). Sua vida seria marcada pela moléstia que sempre a perseguia desde a infância (nefrite crônica), que se manifestou mais acentuadamente na época em que cursava com brilhantismo o 2º Ano Normal. Era considerada a primeira aluna da classe, mas teve que abandonar os estudos. Muito inteligente e ávida de conhecimentos, foi apurando sua cultura através de boa leitura, importante fonte de refinamento do seu espírito. Na flor de seus 17 anos, Irma de Castro tornou-se uma bela morena clara, alta, com 1,70m de altura e cabelos negros, ondulados e compridos, grandes olhos negros bastante expressivos e vivazes. Aos 20 anos, mudou-se com sua irmã Alaíde para Belo Horizonte. Foi onde conheceu Arnaldo Rocha (então ateu), de quem se tornou grande amiga e, no futuro, esposa. Casaram-se na igreja de São José, matriz de Belo Horizonte, em 10 de junho de 1942. Na saída da igreja, o casal e os convidados viveram uma cena inesquecível. Depararam-se com um mendigo, arrastando-se pelo chão, sujo, maltrapilho e malcheiroso. Este pediu-lhes uma esmola e Meimei, inesperadamente, volta-se para o andarilho; sensibilizada pela sua condição, ela lhe diz que nada têm, pois acabam de sair da cerimônia de casamento. A noiva, então, entrega o buquê ao pedinte e beija-lhe a testa. Os olhos dela ficaram marejados de lágrimas. APELIDO A carinhosa expressão familiar foi adotada pelo casal Arnaldo Rocha e Irma de Castro Rocha a partir da leitura que fizeram do livro Momentos de Pequim, do escritor sino-americano Lin Yutang. Ao final do livro, encontram o significado para o verbete Meimei: “Noiva Querida” ou “A Bem-Amada”, que a irmã Ruth preferia adaptar para “Amor Puro”. Este apelido ficara em segredo entre o casal, mas, após o desencarne da esposa, esta passa a tratar o seu ex-consorte por “Meu Meimei”. LIGAÇÃO COM ARNALDO Irma de Castro Rocha não foi espírita na acepção da palavra, pois foi criada na Religião Católica. Ela o era, porém, pela prática de alguns princípios da Doutrina Codificada por Allan Kardec, tais como caridade, benevolência, mediunidade, além de uma conduta moral ilibada. Meimei tinha mediunidade clarividente, conversava com os espíritos e relembrava cenas do passado. Segundo Arnaldo Rocha, era comum vê-la, por exemplo, lendo um livro e, de repente, ficar com o olhar perdido no tempo. Nesses instantes, Arnaldo olhava-a de lado e pensava: “Está delirando”. Algumas vezes, ela afirmava: “Naldinho, vejo cenas, e nós estamos dentro delas; aconteceu em determinada época na cidade...”. Arnaldo, à época materialista, não sabendo como lidar com esses assuntos, cortava o diálogo, afirmando: “Deixa isso de lado, pois quem morre deixa de existir”. Apesar do pouco tempo de casados, o casal foi muito feliz. Ela tinha muito ciúme do seu “cigano”. Esse cuidado por parte dela era devido ao passado complicado do marido. De acordo com Chico Xavier, Meimei vinha auxiliando Arnaldo na caminhada evolutiva há muitos séculos, por isso a sua acuidade em adocicar os momentos mais difíceis e alegrar ainda mais os instantes de ventura. A amizade entre o casal, projetando juras de eterno amor, teve início por volta do século VIII a.C. Um general do império Assírio e Babilônico, de nome Beb Alib, ficou conhecendo Mabi, bela princesa, salvando-a da perseguição de um leão faminto. Foi Meimei quem relatou a história, confirmada depois por Chico Xavier e traduzida, inconscientemente, pelo escritor e ex-presidente da União Espírita Mineira, Camilo Rodrigues Chaves, no livro Semíramis. Essas reminiscências de Meimei eram tão comuns que, além desse fato contido no livro citado, há, também, uma referência à personagem Blandina (Meimei), no livro “Ave, Cristo!”. Segundo relato de Arnaldo, Chico passou um determinado capítulo do livro para que ele avaliasse. À medida que lia, lágrimas escorriam por suas faces. Ao final da leitura, Arnaldo disse para Chico: “Já conheço esse trecho!”. Chico arrematou: “Meimei lhe contou, né?”. Nesse romance de Emmanuel, Blandina teria sido filha de Taciano Varro (Arnaldo Rocha), definindo a necessidade do reencontro de corações com vista à evolução espiritual. ENFERMIDADE E DESENCARNE Logo após o casamento, Meimei apresentou problemas nas amídalas - coisa que lhe era peculiar na infância. Ao operar-se, ficou um pequeno pedaço da amídala, que originou todo o seu drama. Seu organismo passou a ser minado pela infecção e todo tratamento foi inútil. Vieram complicações renais (nefrite), que depois se transformaram em glomerulonefrite, pressão alta e necrose nos rins, além de perturbações hipertensivas arterial e craniana. Motivado pelo estado hipertensivo de deslocamento das pupilas-cristalino e, com a marcha da enfermidade, Meimei ia perdendo a visão. Nos dias em que precederam o seu desencarne já estava completamente cega. Em seus derradeiros dias de vida terrena, ela começou a ter visões. Falava da avó Mariana, que vinha visitá-la e que em breve iria levá-la para viajar pela Alba dos céus. Depois de muitos anos veio, a confirmação através de Chico Xavier. Arnaldo recebe do médium amigo, em primeira mão, o livro Entre a Terra e o Céu, ditado por André Luiz, no qual encontra uma trabalhadora do Mundo Espiritual, Blandina, vivendo no Lar da Bênção, junto com sua Vovó Mariana, cuidando de crianças. Em determinado trecho, Blandina revela um pouco da sua vida terrena junto ao consorte amado. Memei desencarnou na madrugada de 1º de outubro de 1946, com 24 anos, após acordar vomitando sangue, devido a um edema agudo de pulmão. O marido sai desesperado em busca de médico, pois não tinham telefone e, ao voltar, encontra o corpo físico da amada sem vida. PÓS-DESENCARNE Arnaldo Rocha, agora viúvo, continuava a não acreditar em Deus. Foi convidado a uma sessão espírita a que compareceu com muito esforço e descrença. Ao retornar, sua mãe lhe emprestou “O Livro dos Espíritos”, que leu desordenada e desatenciosamente. Seu irmão deu-lhe o livro “O Problema do Ser do Destino e da Dor”, de Léon Denis, que leu em conjunto com o livro de sua mãe. Passou a se interessar pelos temas, sem, no entanto acreditar em Deus. Passando a viajar permanentemente a Pedro Leopoldo, berço da simplicidade da família Xavier, recebeu de Meimei, sua querida esposa, as mais belas missivas através da psicografia e da clarividência de Chico Xavier. Arnaldo tornou-se espírita e fundou o Centro Espírita Meimei. O jovem incauto e materialista recebeu consolo para suas dores; presentes do céu foram materializados para dirimir sua solidão; pelas evidências do sobrenatural, incentivos nasceram para o estudo da Doutrina Espírita, surgindo, por consequência, novos amigos que indicaram ao jovem viúvo um caminho diferente das conquistas na Terra. Trabalhador e conselheiro da União Espírita Mineira desde 1946, Arnaldo Rocha foi inseparável amigo de Chico Xavier. Organizador dos livros “Instruções Psicofônicas” e “Vozes do Grande Além” (FEB).
Fontes: “O Espírita Mineiro”, nº 295; www.viafanzine.jor.br/meimei.htm
(Copiado de https://www.uemmg.org.br/biografias/irma-de-castro-rocha-meimei)
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HOMENAGEM
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Judith Machareth (12-07-1907 / 02-10-1964) |
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Judith Machareth Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.
Biografia elaborada
por
Judith Machareth, filha de Américo Machareth e Dolores Barbosa Machareth, ambos fluminenses, nasceu em Melo Barreto, no Estado de Minas Gerais, em 12 de julho de l907. Teve os seguintes irmãos: Milton, Carmem, ambos desencarnados, Maria Izabel “Belinha” e Napoleão. Sua infância foi muito alegre; era criança muito ativa e, como filha mais velha, sempre procurava orientar seus irmãos. Fez o primário inicialmente em Cataguazes-MG, terminando-o em Leopoldina-MG. Cursou o secundário, como era chamado o curso que hoje compreende da 5ª à 8ª série, em Manhumirim-MG, no Ginásio Bom Jesus, onde recebeu, no ano de 1923, medalha de Honra ao Mérito pela sua aplicação nos estudos. Iniciou o curso Normal, atualmente Magistério, em Manhumirim, mas não o terminou por motivo de mudança para Monte Azul Paulista-SP, onde não havia esse curso. Veio para Araçatuba em 1928, lecionando em Frutal, hoje Guararapes. Em 1929, foi nomeada pela Câmara Municipal e pelo Prefeito de Araçatuba, Edgard Jardim Bastos, professora do Córrego do Roberto. No ano de 1930, o mesmo prefeito a nomeia professora do Bairro Baguaçu, que, concomitantemente, lecionou na Água Limpa, um núcleo japonês, durante quatro anos. Pediu exoneração em 1933, indo para o Rio de Janeiro, onde lecionou na Academia Nacional do Comércio e no Ginásio Santa Tereza, tendo se destacado pelos seus dotes pedagógicos, conforme atestado do diretor, Sr. Alcides Rosa. Voltou para Araçatuba em 1934, lecionando no Colégio Teuto-Brasileiro, nas disciplinas de Português, Geografia e História do Brasil. No mesmo ano, foi nomeada professora e diretora da Escola Tupi, da Loja Maçônica Tupi, onde permaneceu até o ano de 1958. Passou a dirigir sua própria escola em 1959, o Externato Américo, onde trabalhou até 15 de setembro de 1964, dezessete dias antes de sua desencarnação. Vitimada por um aneurisma cerebral, veio a desencarnar em 2 de outubro de 1964, em São Paulo, no Hospital Beneficência Portuguesa, onde foi internada para tratamento, todavia não houve tempo para operá-la. Seu corpo foi trasladado para Araçatuba e sepultado no Cemitério da Saudade. Durante sua vida corporal, alfabetizou centenas de crianças, hoje médicos, professores, engenheiros, dentistas, contadores e outras profissões. Atualmente, existe uma rua no Bairro Jardim TV, em Araçatuba, com seu nome, atribuído pela Lei nº 1195, de 22/12/1965. Estes dados até aqui registrados mostram a pessoa trabalhadora, eficiente professora, responsável. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é do seu trabalho como militante espírita. O objetivo desta biografia é exatamente tornar mais conhecida esta criatura naquilo que ela representa para o Movimento Espírita de nossa cidade. Ao mesmo tempo que lecionou em tantas escolas, não descuidou de seu trabalho espiritual, destacando-se pela sua extremada dedicação. No ano de 1948, participou das primeiras reuniões visando à fundação da Aliança Espírita “Varas da Videira”, encontros estes que eram realizados na residência do Sr. Antônio Crivellini, ao lado de outros conhecidos trabalhadores como: Francisco Martins Filho, Irma Ragazzi Martins, Victor Bombonati e Izabel Grandizioli. Foi evangelizadora em várias Casas Espíritas: Aliança Espírita “Varas da Videira”, Centro Espírita “Bezerra de Menezes” e “Casa da Criança”, no atual Sanatório Benedita Fernandes. Além da evangelização infantil, colaborava em várias outras atividades das instituições a que pertenceu, praticando a caridade indistinta e desinteressada para com todos aqueles que por seu caminho viessem a cruzar. Colaboradora e amiga pessoal de D. Benedita Fernandes, de Rolando Perri Cefaly e vários outros espíritas militantes como ela, deixou seu nome indelevelmente ligado ao movimento espírita de Araçatuba. De semblante meigo, mas enérgico, deixou a todos que a conheceram e aos seus familiares o exemplo de vida saudável, correta e sobretudo de desvelado amor ao próximo.
(Copiado de: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/judith_macharet.htm) |
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Judith Machareth Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2. |
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Judith Machareth, a última da direita, com grupo dos primeiros professores de Araçatuba, em 1931. Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2. |
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Dona Benedita Fernandes, sentada no centro da foto, com colaboradores. Atrás de Dona Benedita, de blusa branca, a professora Judith Machareth. Foto do ano de 1947 do acervo do Hospital Benedita Fernandes. |
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A “Casa da criança” * fundada por dona Benedita Fernandes. Foto do ano de 1946. Araçatuba, SP. Imagem do arquivo do Hospital Benedita Fernandes.
* A professora Judith Machareth ministrou aulas de Evangelização na “Casa da Criança” .
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HOMENAGEM
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Brasil Nogueira |
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Brasil Nogueira Foto do livro Obra de Vultos, volume I.
Biografia elaborada por: Clarice Antônio Ribeiro Brasil Nogueira, filho de Luiz José Nogueira e de Paulina Barbosa Nogueira, nasceu em Sertãozinho, SP, em 30 de setembro de 1898. Fez o curso primário, antigo Ensino Fundamental, de 5 anos, no Grupo Escolar de Sertãozinho. Veio para Araçatuba por volta de 1925. Como funcionário público estadual, desempenhou as atividades de Fiscal de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Foi avaliador oficial do Banco do Brasil e, na CESP – Centrais Elétricas de São Paulo, fez as avaliações das áreas desapropriadas para a construção da Hidroelétrica de Jupiá. Casou-se com Clarice de Cerqueira Costa, em 30 de setembro de 1925, de cujo consórcio nasceram dois filhos: Lizeika e Renato. Desencarnou em Araçatuba, às 18h do dia 5 de agosto de 1975, com 76 anos, na Rua Cussy de Almeida 1527, deixando esposa e filhos Segundo nos informa o sr. Lauro Nogueira, a vida espírita de Brasil Nogueira começa pela Aliança Espírita “Varas da Videira”, que passou a freqüentar, atendendo a convite do amigo Zair Pereira dos Reis. Sua presença é registrada no Livro de Atas do “Varas da Videira” no decurso dos anos sessenta, quando o Centro era presidido pelo seu grande amigo, Sr. Francisco Martins Filho. Brasil Nogueira conviveu com outros vultos destacados do movimento espírita local, como: Lauro Bittencourt, Ricieri Punhali, Sálvio Costa, Francolino Ribeiro, Adalberto da Silva Braga, Victor Bombonati, Francisco Graton, Arlindo Mathias Módena e Rolando Perri Cefaly. Participou das atividades na União Assistencial Espírita de Araçatuba, mantenedora do Abrigo Ismael, onde foi eleito vice-presidente na assembléia de 3 de outubro de 1959, ao lado de Joaquim Castilho, eleito Presidente; Pedro Perri, primeiro-secretário; Alonso Donha Guirau, segundo-secretário; Orlando Abate, Tesoureiro; Rafael Ferreira da Silva, Bibliotecário; João Donha Guirau, Procurador; e Benedito Prestes, Zelador. Em 17 de dezembro de 1961, Brasil Nogueira foi eleito Presidente da União Espírita “Paz e Caridade”, tomando posse às 14h do dia 1.º de janeiro de 1962, e transferindo o cargo em 1.º de janeiro de 1964, ao Presidente eleito Francisco Martins Filho. Nesta última gestão, Brasil Nogueira se elegeu Tesoureiro. Sua presença é registrada no Livro de Atas daquela instituição até a assembléia do dia 7 de julho de 1968. Sobre o biografado, assim se expressa a Sr.ª Cynira de Barros Macedo Carmini: “Falar sobre o Sr. Brasil Nogueira não é tarefa fácil, porque difícil nos é encontrar as palavras certas para espelhar a personalidade vigorosa, jovial, responsável e fraterna que ele sempre vivenciou. Conheci o sr. Brasil e dona Clarice, porque seu filho Renato era meu colega de ginásio e também porque, quando do noivado da filha Lizeika, foi-me solicitado bordar diversas peças do enxoval. Tudo isso me ensejou freqüentar com certa habitualidade a casa daquele casal maravilhoso. Por fim, o Sr. Brasil tornou-se amigo de meu pai e, com isso, a convivência cada vez mais fraterna foi aumentando. O sr. Brasil comentava muitos fatos espíritas que me impressionavam, embora, à época, eu ainda não freqüentasse o Espiritismo. Anos depois, casei-me e meu primeiro filho nasceu com grave problema cardíaco. O sr. Brasil, todas as vezes que me encontrava, estendia sábias palavras de encorajamento e fé. Certa vez, depois de muita luta para criar meu filho, foi marcada uma cirurgia de urgência. Na antevéspera de ir a São Paulo, fui atender à porta e encontrei o sr. Brasil com toda aquela humildade com que, espontaneamente, passa a me dizer: ‘Minha filha, sei de suas dificuldades e vim lhe oferecer meus pequeninos préstimos’. E sacando do bolso algumas notas de dinheiro, complementa: ‘Este dinheiro é pouco e não está me fazendo nenhuma falta; leve-o para ajudá-la em alguma necessidade...’ A emoção foi tanta que chorei muito, abracei o sr. Brasil como a um pai, pois foi a única pessoa que, fora da família, se lembrou de me ajudar. Agradeci imensamente comovida àquele gesto de amor e lhe disse: Sr. Brasil, obrigada, se eu precisar, telefono-lhe pedindo, por ora não se faz necessário. A verdadeira caridade é aquela que brota de um coração puro e fraterno como o do sr. Brasil Nogueira. Que ele progrida cada vez mais no Plano Espiritual”.
(Texto copiado de |
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Brasil Nogueira. Foto do livro Obra de Vultos, volume I. |
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Estação ferroviária de Sertãozinho por volta de 1910. Album da Mogina. Foto copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sertaozinho.htm
Na cidade de Sertãozinho nasceu o grande vulto do Espiritismo Sr. Brasil Nogueira no ano de 1898. |
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Antiga foto da Praça Rui Barbosa em Araçatuba. Foto do arquivo da Câmara Municipal.
O sr. Brasil Nogueira chegou na cidade de Araçatuba por volta do ano de 1925. |
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Brasil Nogueira, na extrema esquerda, em cerimônia de casamento. Foto do livro Obra de Vultos, volume I. |
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Dona Cynira Barros de Macedo Carmini (17-11-1928 / 12-01-2019) foi uma grande amiga e admiradora do Sr. Brasil Nogueira. Foto: Ismael Gobbo |
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Fachada da União Espírita Paz e Caridade e Abrigo Ismael na década de 1960. Foto do acervo da União Espírita Paz e Caridade.
O Sr. Brasil Nogueira teve grande particpação na União Espírita Paz e Caridade e seu departamento Abrigo Ismael onde foi eleito em vários cargos como vice- presidente, presidente, tesoureiro. |
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Aliança Espírita Varas da Videira fundada em 11 de junho de 1949. Araçatuba, SP.
O Sr. Brasil Nogueira teve participação na Aliança Espírita Varas da Videira |
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Leopoldo Machado 30-09-1891 / 22-08-1956 |
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Leopoldo Machado https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/efemeride-leopoldo-machado/
Leopoldo Machado Leopoldo Machado Barbosa nasceu no dia 30 de setembro de 1891, no Arraial de Cepa Forte, hoje conhecido como Ladeira, no Estado da Bahia. Jornalista, escritor, polemista, professor, poeta, compositor, orador, deixou escrito o total de 27 livros, nos gêneros poesia, teatro, conto, estudos doutrinários, biografias, entre os quais somente seis não espíritas. Este fato é muito relevante, de vez que Leopoldo frequentou a escola primária por pouco tempo, educando-se pelo esforço próprio e vontade de aprender. Sua extensa e rica bibliografia valeu-lhe a cadeira número 01 da Academia Iguaçuana de Letras. "O Espiritismo É Obra De Educação", "Para Frente e para o Alto" e "Uma Grande Vida" (Biografia de Caibar Schutel) são alguns dos exemplos de obras suas. Além de criar o que atualmente se conhece como mocidades espíritas, instituiu também as escolas de evangelização Infanto-Juvenil. Foi Leopoldo Machado um grande líder espírita e um grande incentivador da participação dos jovens nas atividades espíritas, fundando ele próprio a Mocidade Espírita de Iguaçu, a segunda mais antiga do Brasil. Casou-se no dia 31 de dezembro de 1927 com uma professora, Marília Ferraz de Almeida, que exerceu uma grande influência em sua vida. Em 1929, o "Criador de Mocidades Espíritas" mudou-se para a cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, onde participou, com a colaboração de Marília e vários companheiros, da fundação do Centro Espírita "Fé, Esperança e Caridade". Como seu mais atuante presidente, edificou o Albergue Noturno "Allan Kardec" e, posteriormente, o "Lar de Jesus", destinado a meninas órfãs e abandonadas, além da Escola de Alfabetização "João Batista". Em abril de 1930, com a ajuda da irmã Leopoldina e também de sua esposa, fundou o Ginásio "Leopoldo", hoje oferecendo cursos de 1º e 2º graus, formação de professores e contabilistas. Leopoldo Machado foi um dos incansáveis batalhadores da causa espírita no Brasil. Percorreu todo o país divulgando a Doutrina, defendendo-a dos ataques dos médicos e sacerdotes católicos. Aos companheiros espíritas alertava sempre para a necessidade de estudo das obras básicas, afirmando: - "O que deve preocupar o Movimento Espírita é a falta de base doutrinária de muitos confrades que, enleados pela grandiosidade do acervo e do encantamento de tantos e belos romances, contos, mensagens e novelas (que, no mercado livreiro de hoje é chamado de "realismo fantástico"), agradam-se e concentram-se apenas nessa natureza de livros, deixando de estudar, concomitantemente ou previamente, as obras da Codificação". No afã de aprender, divulgar, unificar, Leopoldo participou de vários eventos, dentre os quais o I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, realizado no Rio de Janeiro, em julho de 1948 e o Congresso de Unificação, realizado em São Paulo (SP) de 31 de outubro a 05 de novembro do mesmo ano, onde apresentou o seu "Estudo e Sugestões para o Programa de Unificação". Após a assinatura do "Pacto Áureo", no dia 05 de outubro de 1949, era necessário consolidar os ideiais de unificação contidos no documento. Preciso seria que a decisão tomada pelas lideranças do Movimento Espírita de alguns Estados e da Diretoria da Federação Espírita Brasileira fosse entendida e colocada em ação em todo o País. Para tanto foi criada a "Caravana da Fraternidade", da qual Leopoldo Machado foi membro atuante, visitando com seus companheiros cerca de 11 (onze) Estados do Nordeste e Norte do País. No seu livro "Caravana da Fraternidade", hoje obra esgotada, assim escreveu Leopoldo: "Acreditamos no Pacto Áureo, sim! Mas no Pacto Áureo em si mesmo, que é menos obra dos homens do que dos Espíritos. O que houver de mais importante nele, é obra dos Espíritos, ou pelos Espíritos inspirada, a exemplo do próprio Pacto. Leopoldo Machado voltou à pátria espiritual em 22 de agosto de 1956, legando ao Movimento Espírita Brasileiro muita dedicação e fé, especialmente aos jovens e a todos os que militam na área de divulgação da Doutrina. Fonte: site: www.feal.com.br
(Texto copiado de https://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/Leopoldo%20Machado.pdf) |
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Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes
“...Assim, Benedita atuava no movimento espírita da cidade, fazia visitas e campanhas na região. Mantinha correspondência com Cairbar Schutel, que sempre publicava notícias sobre o trabalho dela no histórico jornal “O Clarim”. Era visitada por lideranças expressivas como João Leão Pitta e por Leopoldo Machado...”. https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Benedita-Fernandes.pdf |
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Foto P&B de Leopoldo Machado, a meia idade, sorrindo e vestindo um terno. Foto de uma foto. Autor: Billyriobr Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leopoldo_Machado.JPG |
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Pacto Áureo Copiado de: |
Luar. Foto: Ismael Gobbo |
Deus
Eurípedes Barsanulfo (Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)
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The Rose Garden. Hyde Park. Londres, Reino Unido.Foto Matheus Gobbo. |
Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo |
Amor Infinito Oração do dinheiro
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(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
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