,

Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 08 de outubro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/08-10-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/07-10-2025.htm

06-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/06-10-2025.htm

04-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/04-10-2025.htm

03-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/03-10-2025.htm

02-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/02-10-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Moisés. Óleo sobre tela de José de Ribera.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moses041.jpg

 

Confúcio

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio#/media/Ficheiro:Confucius_Tang_Dynasty.jpg

 

 

Confúcio (chinêspinyinKǒng ZǐWade-GilesK'ung-tzŭ, ou chinês: 孔夫子pinyinKǒng FūzǐWade-GilesK'ung-fu-tzŭ, literalmente "Mestre Kong")[nota 1] (tradicionalmente 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.),[1] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家), durante a Dinastia Han[2][3][4] (206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo (儒家).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image009.jpg

Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Retrato de Platão. Mármore, cópia romana do século II dC após um original grego do final do século IV aC por Silanio. (Wikipedia)

 

 

Platão (em grego antigoΠλάτωνtransl. Plátōn, "amplo",[1] Atenas,[nota 1] 428/427[nota 2] – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles.[11] Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e também tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental e espiritualidade.[12] O assim chamado neoplatonismo de filósofos como Plotino e Porfírio influenciou Santo Agostinho e, portanto, o cristianismo, bem como a filosofia árabe[13][14] e judaica.[15][16] Alfred North Whitehead observou certa vez: "a caracterização geral mais segura da tradição filosófica europeia é de que ela consiste em uma série de notas de rodapé sobre Platão".[17]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image010.jpg

Academia de Platão em mosaico de Pompéia. Museu Arqueológico de Nápoles, Itália.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Accademia_di_platone,_da_villa_di_t._siminius_stephanus_a_pompei,_124545,_03.JPG

 

Cabeça de Cristo (estudo)  por Alexander Ivanov.

Imagem/fonte: Alexander Andreyevich Ivanov 

Martinho Lutero

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1529MartinLuther.jpg

 

 

Martinho Lutero, em alemãoMartin Luther (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

Voltaire. (1694- 1778)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Voltaire_-_El%C3%A9mens_de_la_philosophie_de_Neuton,_1738_-_4270772.tif

Denis Diderot.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot

 

Denis Diderot (francês: [dəni didʁo]) (Langres5 de outubro[1] de 1713 — Paris31 de julho de 1784) foi um filósofo e escritor francês. Notável durante o iluminismo, é conhecido por ter sido o cofundador, editor chefe e contribuidor da Encyclopédie, junto com Jean le Rond d'Alembert.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot

 

 

Nicolas de Condorcet

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/conseils/content/nicolas-de-condorcet

 

Nicolas de Condorcet

Descubra o trabalho de Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet (1743-1794), matemático, economista, filósofo, editor da "Enciclopédia". Condorcet é um representante do Iluminismo comprometido com a luta pelas liberdades religiosas, econômicas e políticas. Suas "Reflexões sobre a escravidão" (1781) e suas "Cartas de um teólogo" (1775) participam dos debates da Revolução Francesa. Ele escreve seu "Quadro Histórico do Progresso do Espírito Humano" pouco antes de ser preso pela Convenção Nacional. Cometeu suicídio na prisão em 29 de março de 1794. As seleções dedicadas à política propõem uma escolha de títulos fundamentais da teoria política, incluindo os de Condorcet.

 

Le Vieux-Neuf.  História antiga de invenções descobertas modernas. Édouard Fournier.

Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2023666.image

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/02-10-2019_arquivos/image009.jpg

Claude-Henri de RouvroyConde de Saint-Simon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon

 

Claude-Henri de RouvroyConde de Saint-Simon, (Paris17 de outubro de 1760 — Paris19 de maio de 1825), foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.[1]

Possui algumas obras de inspiração religiosa. Nesse final de sua vida obteve uma vida tranquila economicamente, graças às pessoas que participavam no seu grupo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon

 

Astrônomo Copérnico conversa com Deus. Óleo sobre tela de Jan Matejko

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Matejko-Astronomer_Copernicus-Conversation_with_God.jpg

 

 

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

Isaac Newton.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg

 

 

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Kensington31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um astrônomoalquimistafilósofo naturalteólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural [nota 2] é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEim6U7Oqlm5Lj7z6xpmQtDZfsJUpDzWOteyClJgze_k-R_ygGNcCCI4hXVzXfr8xLuk-qZG_t9FdKrBB_ihAA6QUUGBrjw67iA9mRJmGB_iHy5bTAMQHwre6_A4FDb4lWnSKQMx2xnVVTiyKAcIatkcQkbaNxXuyvxa4Cfx3WkSDftImxEeE7nvVzPVnA

Angel Texeira Brasero, em Mérida, Espanha, trabalhando o busto de Allan Kardec em gesso.

Foto do arquivo do artista.

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XII

----------

Amai os vossos inimigos

 

-  Retribuir o mal com o bem – Os inimigos desencarnados – Se

alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

 – Instruções dos Espíritos: A vingança – O ódio  – O duelo

 

Se alguém vos bater na face direita,

apresentai-lhe também a outra

 

7. Ouvistes o que foi dito: olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, apresenteis também a outra; e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. Dai àquele que vos pedir, e não repilais quem vos queira tomar emprestado. (MATEUS, 5:38 a 42.)

 

     8. Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se eleva acima das paixões terrenas. É por isso que a lei mosaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, lei em harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: “Retribuí o mal com o bem”. E disse ainda: “Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra”. Ao orgulho, este preceito parecerá uma covardia, pois ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em se vingar, em virtude de sua visão ser incapaz de ultrapassar o presente. Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquela sentença?  Não, como também não se deve tomar ao pé da letra a outra que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas consequências, equivaleria a condenar toda repressão, mesmo legal e deixar o campo livre aos maus, que assim se veriam isentos de todo motivo de temor. Se não se pusesse um freio às suas agressões, bem depressa os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma Lei da Natureza, impede que alguém estenda o pescoço ao assassino.

     Por essas palavras Jesus não pretendeu interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pegar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo quanto possa abater o seu orgulho; que haverá mais glória para ele em ser ofendido do que em ofender, em suportar pacientemente uma injustiça do que em cometer ele mesmo outra injustiça; que mais vale ser enganado do que enganar, ser arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação do orgulho. Somente a fé na vida futura e na Justiça de Deus, que jamais deixa o mal impune, pode nos dar forças para suportarmos com paciência os golpes desferidos nos nossos interesses e no nosso amor-próprio. É por isso que dizemos incessantemente:  Lançai o olhar para diante; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.

 

-------------------------------

Próximo

Instruções dos Espíritos

A vingança

 

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/de/Balthasar_van_Cortbemde_-_The_Good_Samaritan.jpg/800px-Balthasar_van_Cortbemde_-_The_Good_Samaritan.jpg

A parábola do Bom Samaritano de Balthasar van Cortbemde (1647) mostra o Bom Samaritano cuidando

 do homem ferido enquanto o levita e o sacerdote também são mostrados à distância.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Good_Samaritan

 

Parábola do Bom Samaritano é uma famosa parábola do Novo Testamento que aparece unicamente em Lucas 10:25–37. O ponto de vista majoritário indica que esta parábola foi contada por Jesus a fim de ilustrar que a compaixão deveria ser aplicada a todas as pessoas, e que o cumprimento do espírito da lei judaica é tão importante quanto o cumprimento da letra da Lei. Jesus coloca a definição de próximo num contexto mais amplo, além daquilo que as pessoas geralmente consideravam como tal.

LEIA MAIS A NARRATIVA:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_samaritano

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em gregoSaddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto escalão social e econômico da sociedade na Judeia.[1] O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar a função de manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C., sendo que os caraítas possivelmente tiveram algumas raízes nas visões dos saduceus.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus

 

 

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento e modo de viver, deu origem ao termo "fariseu".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

 

LEIA EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” DE ALLAN KARDEC

INTRODUÇÃO

III- NOTICIAS HISTÓRICAS

ESCRIBAS, ESSÊNIOS OU ESSEUS, FARISEUS, NAZARENOS, PORTAGEIROS, PUBLICANOS, SADUCEUS, SAMARITANOS, SINAGOGA, TERAPEUTAS.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgUdYxW3bFKJplUKqvIXayqxyWpZwVLAhnBCkzPn3q8O2IE4qchCC5JpfHlj0WL1XViVAfdqGK6ADmbCih5OZR7Uocs6Tftlp8kNdgQm2grYYQKFOggX3NfvS2eHG9NiFutNx5FJi11wbTxAzYtKDXEXS0yb2eepo9k22xthsyOX1wg8z5Pxfdm4l_KXQ

 

Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_(Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgxZ-AAOkS0lN5SdtSe4-SSLwIi5qKlIQyZNpBpTalKVyTgzzjNwgGUjI6VhV4Oq13AvcgbS9oPlXUY9ozcFeoJStrUNIPnxHYMe8st0DQpuNVqVh_QIpiMl9IT9CX5FKxC0CJ0-9gTgSzsXe2aYpXiTYZcef1Zt_CoO4QorDmk_RDvAo_W9RGp_DcFXA

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia. Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiveXv-msSfi2S2CEgB9NTGeWBwWQeqCsPCPaxN1H6CL4-OyGtSEWWgXgchMz0kR3vLEtZhGBstKEQyX3P6NlHumYIk96y8bTYBsFTF0w-LhNa46QImUu5P93Hdq_FDjmz_YiJOAHjUlv40KKD6oAId3zsVNs6nqKSbAH-QVZ6hpDOgW4u5JouuNoq6Vg

 

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos, um fariseu, falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

                 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj_dw3Cgj3bN6fem-jv-ad4qLJ6GyDjhPZWo-bTv4H0uqcJanrfcweDeHLbm3q7FGC8mSf2_5umdRrBWHXmD-oI4aU_X1AMPDA7G8pw4hPmelRnO8V1MRX_rAQD2EVWytKhfC4UBMV5O1jZPPtZnvp0eLfcKhZYLC8g-vpEgPG3JQNAO-1ddUo1ybJfvg

Jesus curando o cego e mudo. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_exorcizando_o_cego_e_mudo

 

De acordo com os evangelhos, Jesus curou um homem possuído por demônios que estava era cego e mudo, recuperando-lhe tanto a voz quanto a visão. As pessoas que presenciaram o ato ficaram maravilhadas e perguntaram "É este, porventura, o filho de Davi?" (uma referência ao Messias esperado pelos judeus).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_exorcizando_o_cego_e_mudo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiykJDRxexmnWzLtUFMxbUseTjJytvpPYDRGtPqvWb4BYi6QEi8v11knyI4RcUA3_vy21kz_COEq-KzAEV1viJsts7BOjDWQhXBBhkn9OFVgL8r6-PwMKWd2sFTafCZXjEWRAYXoRYq5nijpru9YuEVrrBLvlMxp_djy3Au2f4sg7IRv2KIvpOZyDtzCw

Dirk Willems salva seu perseguidor nesta gravura da edição de 1685 do Martyrs Mirror 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dirk_Willems

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

Cristo Ensinando Humildade - Robert Scott Lauder Fonte: http://www.nationalgalleries.org/media_collection/6/NG%20221.jpg Autor: Robert Scott Lauder (1803–1869) wikidata:Q2158799.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Teacheth_Humility.jpg

 

,https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbzADdW-lhyphenhyphendRmgtuD5VF15R-dtir5LyT79Eu8g64Uzrhr76-C5VO5SxAL_AVVxHMo6xy8tB-xksxIHbeX-4SCy4PKY4EiUbSY7JUQdGD8mNMrTbULfKuEusWwOmiT1dCdxQClbac-OKk8/

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Nosso joelho ralado

 

Alguém contou que, certa vez, um menino, brincando no parque, caiu e ralou o joelho. Foi para sua casa, que ficava em frente.

Estava com as lágrimas despencando dos olhos. Mas sua mãe não estava em casa. Então, ele se sentou num dos degraus da escada, do lado de fora. E ficou esperando, quietinho.

Quando ela finalmente chegou, ele começou a chorar mostrando o joelho ralado como se tivesse acabado de acontecer.

O consolo dela, o carinho lhe era imprescindível. Era o de que ele precisava.

*   *   *

Isso nos lembra quantas vezes sofremos grandes dores e sofremos, sem nada dizer a ninguém. Sem derramar nenhuma lágrima.

Contudo, quando um amigo chega, vamos ao seu encontro e esgotamos nossas lágrimas em seu abraço. Estávamos esperando por isso. Alguém que nos conhece, nos estima.

Por vezes, o que nos acontecera e magoara profundamente, estava represado. E só a escuta atenta descobre o calibre do que nos abala.

Vínculos capazes dessa delicadeza são raros e preciosos. Só podem ser oferecidos por amigos de verdade. Amigos que nos acompanham os anos, as lutas, as vitórias e as derrotas.

Amigos que estão dispostos a investir tempo em nos ouvir, em deixar que o imenso oceano das lágrimas extravase sem reclamar, sem dizer que o que estamos relatando não é tão grave, afinal.

Eles abrem a porta do coração para que possamos entrar, acomodar e nos sentir aconchegados como crianças machucadas em colo de mãe.

Somente os que nos têm afeto têm esse condão de escutar, secar lágrimas e depois de tudo, nos asserenar a alma, escolhendo palavras de aconchego:

Eu sei que não há palavras que possam tirar a dor que você está sentindo. Posso imaginar o quanto lhe dói. Não posso fazer que a dor desapareça, mas conte com meu ombro para chorar e meu abraço apertado.

Não há uma linha de chegada quando se trata de cura de uma grande dor. Por isso, não tente apressar esse processo.

Chore. Se quiser gritar, grite. Se quiser ficar em silêncio, ficarei em silêncio com você.

É natural sentir que o mundo parou, mas acredite que ele vai girar novamente.

É difícil acreditar que as coisas vão melhorar. Entretanto, já vi sua força antes, e sei que você a tem dentro de si.

A vida nos testa de maneiras que parecem impossíveis de suportar. No entanto, você é mais forte do que imagina.

Não estou dizendo que será fácil. Porém, estarei com você em cada passo do caminho. Juntos, encontraremos uma forma de seguir em frente, um dia de cada vez.

Deixe que eu o ajude a carregar esse peso. Mesmo que seja para ficarmos sentados em silêncio. A minha companhia está aqui para você.

Você não está sozinho. Eu me importo com você. E há muitas outras pessoas que também se importam. Permita-se ser auxiliado.

Você não tem que ser forte o tempo todo. Aceite o amparo que lhe é ofertado.

Estou aqui. Estarei aqui amanhã e depois de amanhã para o que você precise, para o que precise falar. Ou mesmo que não precise de nada.

Estou com você. Lembre-se disso.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
 
Joelho ralado, de Diana Corso, da revista Vida simples,
 de agosto 2016, nº 174, ed. CARAS.
Em 7.10.2025

 

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7525&stat=0)                    

Mãe na cama do filho

Artista Christian Krohg (1852–1925) wikidata:Q334200 s:nb:Forfatter:Christian Krohg Editar no Wikidata Imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Bokmål norueguês: Mor ved sitt barns seng Editar no Wikidata Mãe na cama do filho Tipo de objeto: pintura Editar no Wikidata Gênero: arte de gênero Editar no Wikidata Data: 1884 Editar no Wikidata Médio: óleo sobre tela Editar no Wikidata. Coleção Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design wikidata:Q1132918. Imagem copiada de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christian_Krohg_-_Mother_at_her_Child%27s_Bed_-_Mor_ved_sitt_barns_seng_-_Nasjonalmuseet_-_NG.M.00964.jpg

 

 

Fermento espiritual

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 76. Página 179.

 

"Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?" Paulo. (I Coríntios, 5:6.)

   

     O fermento é uma substância que excita outras substâncias, e nossa vida é sempre um fermento espiritual com que influenciamos as existências alheias.

     Ninguém vive só...

     Temos conosco milhares de expressões do pensamento dos outros e milhares de outras pessoas nos guardam a atuação mental, inevitavelmente.

Os raios de nossa influência entrosam-se com as emissões de quantos nos conhecem direta ou indiretamente, e pesam na balança do mundo para o bem ou para o mal.

Nossas palavras determinam palavras em quem nos ouve, e, toda vez que não formos sinceros, é provável que o interlocutor seja igualmente desleal.

Nossos modos e costumes geram modos e costumes da mesma natureza, em torno de nossos passos, mormente naqueles que se situam em posição inferior à nossa, nos círculos da experiência e do conhecimento.

Nossas atitudes e atos criam atitudes e atos do mesmo teor, em quantos nos rodeiam, porquanto aquilo que fazemos atinge o domínio da observação alheia, interferindo no centro de elaboração das forças mentais de nossos semelhantes.

O único processo, portanto, de reformar edificando é aceitar as sugestões do bem e praticá-las intensivamente, por intermédio de nossas ações.

Nas origens de nossas determinações, porém, reside a ideia.

A mente, em razão disso, é a sede de nossa atuação pessoal, onde estivermos.

Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo.

Regenerado, pois, o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se lhe revela reto e limpo.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador espírita Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

O Pensativo. Óleo sobre tela de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thomas_Cole_-_Il_Penseroso.jpg

 

 

"Um menino e uma menina compartilhando uma bebida, cada um com seu canudo na garrafa."

Biblioteca do Congresso dos EUA.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fifty-fifty_-_something_better_than_rolling_Easter_eggs_(cropped).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/28-11-2013_arquivos/image004.jpg

 

“O Pensador”, de Auguste Rodin. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Lançamentos | Transtornos mentais: obsessão ou mediunidade? e A serviço de Jesus

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/pre-venda-transtornos-mentais-obsessao-ou-mediunidade/p

 

 

 

 

Nota:

Manifestações espirituais em O céu e o inferno

 

O Centro Espírita União, promove tradicional evento em outubro com palestras em homenagem a Kardec, promoções de livros espíritas, e, de lanches ali confeccionados.

Na noite do dia 06 de outubro, Cesar Perri proferiu palestra sobre o tema “manifestações espirituais do livro O céu e o inferno”, em reunião pública dirigida por Luís Rossi.

Esse Centro foi fundado há 58 anos pelo casal Galves, com orientação e apoio de Chico Xavier, no bairro Jabaquara, em São Paulo. Mantém atividades doutrinárias, assistenciais e a editora CEU.

Informações: https://www.centroespiritauniao.com.br/

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema  "Como é morrer?", com José Lucas, no dia 10 de Outubro de 2025, 6ª feira, às 21h00. 
Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

 

2 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/  

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Outubro.2025

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Correio Espírita - Jornal de outubro de 2025

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de outubro de 2025

 

Olá

 

Destaques:

- Jesus: Alegria dos homens;

- A saúde mental pede socorro!;

- O homem no mundo;

- Allan Kardec e seu método de pesquisa.

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

(Em Email de Correio Espírita [[email protected]])

 

 

Symposium de médecine et spiritualité

Simpósio de Medicina e Espiritualidade

 

Bonjour à tous,

Le Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg  à le plaisir de vous  inviter  à son "Symposium de médecine et spiritualité"   le samedi PROCHAIN, 11 octobre  2025  de  14:30 à 18:30 à la  Résidence Grande-Duchesse Joséphine-Charlotte. 5, Avenue Marie Thérèse. L-2132 Luxembourg. L'invitation en annexe.

 

Fraternellement

Zelina P.

 

TRADUZIDO AO PORTUGUÊS EM TRADUTOR GOOGLE

 

Olá a todos,

O Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo tem o prazer de convidá-los para o seu "Simpósio de Medicina e Espiritualidade" no próximo sábado, 11 de outubro de 2025, das 14h30 às 18h30, na Residência Grã-Duquesa Joséphine-Charlotte, 5 Avenue Marie Thérèse, L-2132 Luxemburgo. O convite segue em anexo.

 

Atenciosamente,

Zelina P.

 

 

 

 

 

(Recebido em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - Edição de outubro. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse abaixo:

 

 

ACESSE CLICANDO AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/10/Jornal-Momento-Esp-out.pdf

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 O adolescente em conflito com a lei,

e outros destaques da RIE de outubro

 

ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/casaeditoraoclarim/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Informes outubro – GEPAR

Acesse abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://gepar.org.br/so/e8PcRlmfj?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

 

O ambicioso projeto editorial de Kardec

antes de partir (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

O ambicioso projeto editorial de Kardec antes de partir
Você sabia que, antes de sua desencarnação, em março de 1869, Allan Kardec deixou delineado e pronto para publicação um ambicioso projeto editorial?

Ele desejava criar uma editora e livraria própria, que seria a responsável pela publicação das obras do espiritismo e a distribuição de um catálogo trazendo nomes de obras para os estudiosos do espiritismo.

Leia agora: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

“Este último empreendimento representava a concretização de um sonho antigo do codificador do espiritismo”, escreve Adair Ribeiro Jr., curador do Museu AKOL – AllanKardec.online.

A Livraria Espírita e de Ciências Psicológicas foi concebida para ser mais do que um mero ponto de venda. Kardec idealizou-a como um espaço para conter obras de todas as épocas, funcionando como um centro de aquisição de materiais destinados à formação de uma biblioteca espírita.

Você vai ficar sabendo o que Kardec pretendia com a seleção e catalogação de outros títulos de variados gêneros da literatura, além das obras fundamentais, por ele considerados necessários para a complementação dos estudos dos espíritas.

Não deixe de ler. Vale muito conhecer esses bastidores da história de Kardec e do espiritismo: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Palestras outubro 2025 IB Nosso lar

São Paulo, capital

Caro Ismael, paz do Mestre Jesus.

Segue em anexo a programação de palestras do mês de outubro de 2025 da Instituição Beneficente Nosso Lar  - IBNL

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário 

 

"Ao levantar-se.

Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. 

Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades. 

Levante-se com calma. 

Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum. 

Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem. 

Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe." 

 

Pelo espírito de André Luiz, psicografia Francisco Cândido Xavier, livro Sinal Verde.

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Pozvánka na semináře – Hodnota života

Convite para seminários – O valor da vida.

Drazí přátelé,

 

    těší nás, že se nám znovu pro naše semináře Medicína věda a spiritualita - Nové horizonty v lékařství a ve vědě, podařilo získat brazilské lékařky z lékařsko-spiritistické asociace AME Brazil, a že opět přijedeme do Čech a na Slovensko.    

Témata, co jsou nemoci, proč nás Sužují a jak vznikají? Jakou úlohu zde mají naše emoce a mezilidské vztahy, jsou bezpochybně aktuální pro každého z nás.

Tyto otázky a mnohé další příčiny onemocnění nám objasní naši hosté a lektorky z Brazílie.

Plicní lékařka Dr. Maria Cristina Alochio Paiva a nefroložka Dr. Ana Catarina Loureiro, ve svých výkladech o příčině a vzniku nemocí a o důležitosti odpuštění k dosažení celistvého zdraví.

Obě lékařky jsou členky Brazilské lékařské spiritistické asociace AME Brasil. Členové AME jsou mezinárodně uznávaní badatelé, vědci a lékaři, jejichž cílem je vybudovat propojení mezi vědou, filozofií a nesmrtelnou podstatou lidské bytosti; ve svém úsilí jsou vedeni univerzálním, 

etickým a morálním křesťanským ideálem, v němž je láska, vzájemná úcta a tolerance základem.

PRAHA: 21.10.2025 18:00 - 20:00 h.

Český svaz vědeckotechnických spol.

Novotného lávka 5 | sál č. 219 Staré město

 

BRNO: 22.10.2025 18:00 - 20:00 h.

Stará radnice – Prosklený sál, Radnická 8

 

Batislava: 23.10.2025 18:00 - 20:00 hod.

Cultus Ružinov, a.s.

Ružinovská 28, sál č. 275

 

Těšíme se na Vaši účast a prosíme o pomoc při oznámení naší akce v sociálních sítích (Facebook, WhatsApp, Instagram aj.)

Srdečně zdraví

Přátelé ze spolku Allan Kardec – Vídeň

Tradução ao Portugues no GOOGLE TRADUTOR

Caros amigos,

 

Estamos felizes por termos conseguido recrutar novamente médicos brasileiros da associação médico-espiritual AME Brasil para nossos seminários Medicina, Ciência e Espiritualidade - Novos Horizontes em Medicina e Ciência, e por nossa visita à República Tcheca e à Eslováquia novamente.

Os temas sobre o que são as doenças, por que elas nos afligem e como surgem? Qual o papel de nossas emoções e relacionamentos interpessoais nisso são, sem dúvida, relevantes para cada um de nós.

Essas e muitas outras causas de doenças serão explicadas por nossos convidados e palestrantes do Brasil.

A pneumologista Dra. Maria Cristina Alochio Paiva e a nefrologista Dra. Ana Catarina Loureiro, em suas explicações sobre a causa e a origem das doenças e a importância do perdão para alcançar a saúde integral.

Ambos os médicos são membros da Associação Médico-Espírita Brasileira AME Brasil. Os membros da AME são pesquisadores, cientistas e médicos reconhecidos internacionalmente, cujo objetivo é construir uma conexão entre ciência, filosofia e a essência imortal do ser humano; Em seus esforços, eles são guiados pelo ideal cristão universal, ético e moral, no qual o amor, o respeito mútuo e a tolerância são a base.

PRAGA: 21/10/2025 18:00 - 20:00 h.

União Tcheca de Sociedades Científicas e Técnicas.

Novotného lávka 5 | Pavilhão nº 219, Cidade Velha

 

BRNO: 22/10/2025 18:00 - 20:00 h.

Pavilhão da Cidade Velha – Pavilhão de Vidro, Radnická 8

 

Batislava: 23/10/2025 18:00 - 20:00 h.

Cultus Ružinov, a.s.

Ružinovská 28, Pavilhão nº 275

 

Aguardamos sua participação e pedimos sua colaboração para divulgar nosso evento nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.).

Atenciosamente,

Amigos da Associação Allan Kardec – Viena

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

Convite 14º   Encontro Espirita AFA e Gp Espirita Irmão Gabriel

Pirassununga, SP

 

É com grande alegria que convidamos a todos para o
14º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel.

O evento será presencial e ocorrerá na Academia da Força Aérea

no dia 08 de novembro de 2025, sábado, das 08h às 17h.

O tema geral será:
"VIVER COM E PARA JESUS: DESAFIO DO HOJE"

Estarão conosco conduzindo as reflexões deste encontro: 

  • Artur Valadares - São Carlos/SP
  • Denis Dias - Amparo/SP
  • Apresentação musical – Anatasha Meckenna - Rio de Janeiro/RJ
  • Leonardo Arruda - Limeira/SP
  • Gilson Roberto - Porto Alegre/RS
  • Saulo Amui - Sacramento/MG

 

Serão disponibilizadas apenas 200 vagas.
Clique no link abaixo e participe!

https://www.irmaogabriel.com.br 

Fraternalmente;
Equipe de Trabalhadores do Grupo Espírita Irmão Gabriel

 

 

(Recebido em email de Ademir Mendess [[email protected]])

 

 

[863-JornalMundoMaior] RESPOSTA EM JESUS.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*RESPOSTA EM JESUS.*
Recorda que todos os desafios do mal devem encontrar no campo de nossas almas a resposta em Jesus:-

Para o sarcasmo a resposta é caridade em forma de silêncio; Para a calúnia a resposta é caridade em forma de perdão.


Para o egoísmo a resposta é caridade em forma de renúncia; Para o fanatismo a resposta é caridade em forma de tolerância.


Para a ingratidão a resposta é caridade em forma de esquecimento; Para a preguiça a resposta é caridade em forma de trabalho.


Para a tentação a resposta é caridade em forma de resistência; Para a ignorância a resposta é caridade em forma de educação


Para a violência a resposta é caridade em forma de brandura; Para o crime a resposta é caridade em forma de socorro às vítimas da delinquência.


Para as trevas a resposta é caridade em forma de luz; Para todos os processos de atividade inferior a resposta é caridade em forma de auxílio à criação do melhor.

Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta cristã será sempre desfazer a força do mal pela força do Bem.
No livro:- *PERANTE JESUS* Emmanuel/Chico Xavier.

Magali Inês Brum - Colaboradora.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/IA3P223MB18131482612DF86EC172B4F48118A%40IA3P223MB1813.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM.

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]]

 

 

Informe Luz Espírita N° 281 –

Sexta-feira, 19 de setembro, 2025

 

ACESSE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

Ismael, boa tarde!

segue a edição #208, setembro/outubro 2025, da revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que está completando 35 anos de contínua divulgação. Abs.

 

A.J.Orlando

Editor da revista digital Dirigente Espírita

 

 

 

Edição 123 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol123.pdf

 

(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

Família e os desafios do cuidados com o idoso/ Lives AFam CFN

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/10/07/familia-e-os-desafios-do-cuidados-com-o-idoso/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

UEM- União Espírita Mineira

Belo Horizonte  

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/uniaoespiritamineira/?locale=pt_BR

 

 

 

 

FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia

Salvador

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/Federacaoespiritabahia/?locale=pt_BR

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

José Lopes Neto

 

http://www.feparana.com.br/...adm/topico/upload/images/lopesneto.jpg

José Lopes Neto

Copiado do site Feparana

 

Nasceu em 1882, na capital paranaense, Curitiba, e era filho de Genésio Lopes e Clara Lopes.

Submetido desde cedo às agruras de uma existência acidentada, em que os espinhos e as desilusões foram os marcos dessa jornada de triunfos e benefícios, José Lopes Neto foi um herói, para quem as dores e os contrastes da vida terrena se transfiguravam nesse foto sagrado que purifica as almas e acrisola-as na sua essência divina e regeneradora.

Desde os 15 anos, o valoroso moço fez-se o esteio de numerosa família, provendo-lhe a subsistência e dispensando carinhos verdadeiramente paternais aos irmãozinhos menores, cuja educação foi o produto da sua vontade de aço através dos mais ingentes sacrifícios. Filho de pais pobres, Lopes Netto fez-se por si. O quanto lhe permitiram os minguados recursos do seu trabalho de operário, instruiu-se bastante para ocupar mais tarde cargos de confiança, que sempre desempenhou com brilho e honestidade, e para distinguir-se na tribuna e na imprensa como batalhador intemerato dos nobres ideais de paz, de igualdade e de fraternidade.1

Desde muito jovem Lopes Netto fez-se espírita; mas fez-se espírita na verdadeira acepção da palavra: não haverá esse que possa levantar a mínima acusação aos atos da sua vida, sempre consagrada à caridade, quer dispensando aqueles que lhe estendiam a mão o auxílio da sua esmola, quer visitando os enfermos, a quem ministrava com solicitude e carinho os recursos inesgotáveis da sua preciosa mediunidade. 1

Embora não tenha assinado a Ata de fundação da Federação Espírita do Paraná, consta como sócio fundador, ao lado de outros nomes de pensadores e liberais como João Urbano de Assis Rocha, Sebastião Paraná, João Pedro Schleder, Manoel Pacheco de Carvalho, entre outros.

A seu respeito, escreveu Lins de Vasconcellos: Espírito sensato, caráter puro, José Lopes Neto ficou em cenário restrito e seu nome é venerado apenas no Paraná. Todavia, o seu esforço honesto de homem pobre que criou e educou vários irmãos ( um médico, um advogado e várias professoras normalistas), sem contrair matrimônio para não prejudicar ninguém, o seu esforço, repito, vale por um poema e deve servir de inspiração a muitos pobres que desanimam sob a violência das primeiras procelas, como se a vida não fosse sempre assim.

Com apenas 22 anos, em 11 de novembro de 1904 foi conduzido ao cargo de 2º Secretário da Diretoria da Federação Espírita do Paraná, sob a presidência de Sebastião Paraná de Sá Sottomaior.

 

Foi o primeiro orador espírita a sair para o interior do Estado levando a palavra da Nova Revelação, tão pouco conhecida. Inaugurando as jornadas espíritas, em 22 de outubro de 1905, ele ofereceu sua oratória vibrante, que se colocava ao lado dos propugnadores das causas justas1, nas cidades de Piraquara, Paranaguá, Antonina e Ponta Grossa.

Em 10 de dezembro de 1905 foi eleito 1º Secretário da Federação e em 10 de dezembro do ano seguinte, 1906, foi eleito Vice-Presidente, em cujo cargo permaneceu até 13 de Janeiro de 1907.

Em 2 de agosto de 1908 foi eleito para a Comissão Central, órgão equivalente a um Conselho Soberano e, a 30 do mesmo mês, foi eleito Secretário Geral.

Em 10 de abril de 1909 ocupou a Presidência da Federação Espírita do Paraná, onde permaneceu até 3 de janeiro de 1912, afastando-se da Comissão Central, então, até 12 de janeiro de 1913. Retornou à Presidência em 11 de janeiro de 1914, permanecendo até 10 de janeiro de 1915, declinando de assumir novo mandato, escolhido que foi nas eleições realizadas naquela data.

Durante sua gestão como quinto Presidente da Federação, em 21 de maio de 1911, em uma reunião extraordinária da Comissão Central Permanente, José Lopes Neto defendeu a idéia de criação de um sanatório, já esboçada por João Huy e Manoel Antonio Ferreira da Cunha, como instituição assistencial da Federação.

Contudo, somente no ano de 1920, se idealizou a criação de um Hospital Espírita, como Departamento da Federação, concretizando-se, com sua inauguração, em 31 de março de 1945, portanto 34 anos após o sonho inicial do  jovem idealista, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro.

Lopes Neto jamais se afastou de suas atividades nos trabalhos doutrinários, sobretudo com atuação de sua lúcida qualidade de médium vidente, sonambúlico, psicógrafo, curador e audiente, além de orador inspirado, vibrante e vibrátil, segundo palavras de Lins.

Ao desencarnar, em 8 de outubro de 1917, após alguns dias de dolorosos padecimentos, suportados com a firmeza e a resignação de quem bem compreendia a razão de ser das dores humanas, destacava-se como diretor das revistas A Luz e A Doutrina e do Monitor Espírita, cuja publicação manteve sempre, a despeito das dificuldades que se lhe anotavam, como colaborador distinto da Revista de Espiritualismo e como secretário da Sociedade Publicadora Kardecista.1

Exerceu ainda a função de Procurador do Monitor Espírita, órgão oficial da Federação Espírita do Paraná, nos anos de 1916 e 1917. Foi também Diretor do Albergue Noturno, interinamente, em 1917, ano em que, a 8 de outubro, encerrou seu ciclo na presente existência, com apenas 35 anos, após tão assinalados serviços prestados à Federação Espírita do Paraná.

Moço modesto e sem os lauréis acadêmicos, revelou-se espírito grandemente amadurecido e quiçá escolhido pelo Alto para o exercício da tarefa. Teve, como outros confrades de seu tempo, uma atuação superior a 15 anos, junto à Federativa Estadual, com dedicação e verdadeiro amor à Doutrina.

Da Espiritualidade, Lopes Neto tem transmitido mensagens através dos médiuns Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco.

Em 27 de outubro de 2006, em Amsterdam, Holanda, o Espírito Camilo psicografou, servindo-se da mediunidade de Raul, mensagem que viria compor a apresentação da obra Em nome de Deus2, no ano seguinte.

O nosso nobre amigo José Lopes Neto (...)¬ – escreveu Camilo - há muito se destaca nas praias do Invisível por sua continuada dedicação ao trabalho em prol do seu próprio progresso e do de quantos a ele se acham vinculados, com o propósito de ser útil na obra fecunda do nosso Criador.

Tendo estado no mundo físico numa existência bastante curta, uma vez que não chegou a alcançar as quatro décadas no corpo, deixou uma formosa folha de serviços realizados com esforço e com esmero, apesar das fragilidades da saúde física que amargava sem lamentações, tendo em vista uma problemática cardíaca, por meio da qual teve ensejo de redimir-se de velhas quão graves pendências que pesavam sobre a sua consciência moral, decorrentes de reencarnações forjadas na desconsideração às divinas leis.


Por sua vez, o próprio Lopes Neto3, em bela página preambular, informa que, no mundo espiritual, se dedica, desde alguns anos, a ministrar pequenos cursos, por módulos regulares, para as classes de desencarnados em preparação para novas reencarnações, com foco no modo de se pensar em Deus.

Em 2010, pela pena mediúnica do baiano Divaldo, tornamos a encontrar Lopes Neto, agora como mestre de cerimônias em uma reunião na Colônia espiritual Redenção, em que comparecem, entre tantos Espíritos nobres, Francisco e Clara de Assis.

Os objetivos em pauta se referem à orientação do trabalho de quinhentos Espíritos que viriam à Terra, em missões específicas de preparação da nova era, abrindo espaço para as reencarnações em massa dos migrantes [dez mil]  de uma das estrelas da constelação das Plêiades* [Alcíone], na tarefa sublime de ajudar a Terra a alcançar o patamar de “mundo de regeneração”.4

Raul Teixeira, ao se tornar o âncora do programa televisivo Vida e Valores, da FEP, no período de novembro de 2005 a agosto de 2009, revelou que durante as gravações dos duzentos e dez programas, obteve a informação, por via mediúnica, de que José Lopes Neto era o coordenador espiritual da tarefa.

 

*Plêiades - Na mitologia grega, as Plêiades eram filhas de Atlas e Pleione, filha do Oceano. Quando Pleione estava passeando pela Beócia com suas sete filhas, foi perseguida pelo caçador Órion, por sete anos. Júpiter, compadecido delas, apontou um caminho até as estrelas, e elas formaram a cauda da constelação do Touro.
As Plêiades são: Electra, Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope.

 

Em 8.1.2020.

1. LUZ, Flávio; VASCONCELLOS, Arthur Lins de. Revista de Espiritualismo, Curitiba: Sociedade Publicadora Kardecista, ano II, n. 10, out. 1917.
2. TEIXEIRA, Raul. Em nome de Deus. Pelo Espírito José Lopes Neto. Niterói: Fráter, 2007. cap. Sobre o trabalho de Deus.
3. Op. cit. cap. A respeito da crença em Deus.
4. FRANCO, Divaldo Pereira. Transição planetária. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. Salvador: LEAL, 2011. cap. 13.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/07-03-2020_arquivos/image076.jpg

Vista de Curitiba no ano de 1900 com registros de população.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curitiba-view.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021_arquivos/image048.jpg

Estação Ferroviária de Curitiba até 1972. Provavelmente posteriomente a 1942, quando da criação da RVPSC.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:01_estac_Curitiba_RVPSC.JPG

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021_arquivos/image049.jpg

Fundado em 31 de março de 1945, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro é um Departamento da Federação Espírita do Paraná – FEP. Copiado de: http://www.hospitalbomretiro.com.br/site/?page_id=43

 

 

 

Francisco Spinelli

 

https://i0.wp.com/fergs.tempsite.ws/editora.spinelli/wp-content/uploads/2018/03/spinelli.jpg?resize=185%2C236

Francisco Spinelli

 

Chegado ao Brasil em 1911, vindo da Itália, natural de Nápoles, onde nasceu em 1893, fixou residência, inicialmente, em Vacaria – RS, mudando-se, posteriormente, em Bom Jesus – RS.

 

Como funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura da cidade, ingressou no Espiritismo. Foi presidente do Centro Espírita Amor de Jesus e colaborador de Marcirio Cardoso de Oliveira na implantação e divulgação da Doutrina Espírita na região serrana.

Grande orador e dotado de dinamismo invulgar, formou a Caravana de Divulgação e, em companhia de seu amigo Marcirio e do médium Jurê Varella e outros companheiros de Doutrina, percorriam, nos fins de semana, os povoados dos campos de “Cima da Serra”, fundando núcleos familiares e disseminando a leitura das obras espíritas que conduziam em cargueiros sob o lombo de mulas.

Foi numa dessas incursões que, na localidade Princesa dos Campo – RS, na residência do agrimensor Vicente A. de Oliveira, fundou o Centro Espírita Alunos do Bem, denominação que o irmão Vicente, ao mudar residência para Caxias do Sul, com outros conterrâneos que também vieram, empregou também na criação de outro Centro.

Spinelli, por exigência profissional, transferiu-se para Porto Alegre em junho de 1946, passando, desde então, a integrar-se através de colaboração a várias sociedades espíritas da capital do Estado, não tardando a ser eleito Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul e do movimento nacional.

E já, de início, criou a Caravana da Fraternidade, percorrendo vários estados do país na propaganda da unificação da prática espírita, que culminou com a assinatura do Pacto Áureo, onde, na qualidade de relator das conclusões do Congresso, desempenhou a incumbência com brilhantismo e competência, possibilitando a finalização do ato, em 05 de outubro de 1949, na Casa de Ismael, no Rio de Janeiro.

Na presidência da FERGS, incentivou as comemorações do centenário dos fenômenos de Hydesville, confirmação da realidade medianímica que deu início à Codificação.

Criou a comissão para disseminar os Departamentos de Evangelização da Infância e da Juventude. Instituiu, na FERGS, o programa: “Em cada Centro Espírita uma Livraria”, hoje vitoriosa ideia semeadora de luzes e conhecimento doutrinário.

Desencarnou em Porto Alegre, em 07/08/1955, deixando um legado significativo para o Espiritismo no Brasil.

 

(Biografia copiada de http://editora.fergs.org.br/francisco-spinelli/)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/OUTUBRO/07-10-2022_arquivos/image045.jpg

 

Pacto Áureo: 68 anos de avanços na unificação do Movimento Espírita

LEIA A MATÉRIA COM FOTOS NO SITE:

https://www.uemmg.org.br/noticias/pacto-aureo-68-anos-de-avancos-na-unificacao-do-movimento-espirita

Na foto vemos Francisco Spinelli

 

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/24-09-2021_arquivos/image059.jpg

Luar. Foto: Ismael Gobbo

 

Deus

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/11-05-2019_arquivos/image012.jpg

The Rose Garden. Hyde Park.  Londres, Reino Unido.Foto Matheus Gobbo.

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

                                  

  

Amor Infinito

Oração do dinheiro

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]