Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 26 de outubro de 2026.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/26-10-2026.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

          Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

.-   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-10-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/24-10-2026.htm

23-10-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/23-10-2026.htm

22-10-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/22-10-2026.htm

21-10-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/21-10-2026.htm

20-10-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/OUTUBRO/20-10-2026.htm

 

   

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/23-10-2020_arquivos/image011.jpg

Príncipe Alexandre de Hohenlohe-Waldenburg-Schillingsfürst.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Prince_Alexander_of_Hohenlohe-Waldenburg-Schillingsf%C3%BCrst

 

 

O príncipe Alexander Leopold Franz Emmerich de Hohenlohe-Waldenburg-Schillingsfürst (17 de agosto de 1794 - 17 de novembro de 1849) foi um padre alemão e suposto fazedor de milagres. [1]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Prince_Alexander_of_Hohenlohe-Waldenburg-Schillingsf%C3%BCrst

 

A Fortaleza de Marienberg está localizada nas alturas de Würzburg (Alemanha)

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Wurtzbourg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/27-06-2026_arquivos/image020.jpg

Artista Pieter de Grebber (cerca de 1600–1652/1653) wikidata:Q512817 Editar isto no Wikidata imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título Holandês: God nodigt Christus uit plaats te nemen aan zijn rechterhand Editar isto no Wikidata Deus convidando Cristo para sentar-se no trono à sua direita Tipo de objeto pintura Editar isto no Wikidata Gênero arte religiosa Editar isto no Wikidata Data 1645 Editar isto no Wikidata Técnica óleo sobre tela e sobre painel de álamo Editar isto no Wikidata Dimensões altura: 115 cm (45,2 pol.) Editar isto no Wikidata; largura: 133 cm (52,3 pol.) Edite isto no Wikidata Coleção Wikidata do Museu Catharijneconvent:Q1954426 Museu Bisschoppelijk Haarlem wikidata:Q61942636. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:De_Grebber-God_Inviting_Christ_to_Sit_on_the_Throne_at_His_Right_Hand.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjKhFxVHebYp4HzknhFgRQWyC7o3CXruSn88fwhwRZsPpWI8RYeG6lYPAP7HgEIyLvHjkicPn0unc9GmDuK1sGqcw8UeDD4yAy_ga5hlMXMbN0Ymg22RuFGxngJcQOa21gjJ-PxSiF_yq-5Fx63iv26LtQLpPPH-mJQ-EtCcnrbMvtqdDOAxYSJV_Zcmg

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8).

A Doutrina Espírita aprofundou o estudo da  reencarnação que Jesus mencionou para Nicodemos.  

 

 

 

A rede e os peixes

 

As parábolas de Jesus são códigos de luz que aguardam decifração. Aos poucos, à medida que nos tornamos mais esclarecidos, nós vamos entendendo sua essência.

Uma das mais impactantes é a parábola da rede.

O reino dos céus é semelhante a uma rede. Lançada ao mar, reúne peixes de toda espécie e, depois de cheia, separam-se os bons nos cestos e deitam-se fora os ruins.

Assim será no fim do mundo: os anjos separarão os maus dentre os justos, lançando-os na fornalha do sofrimento, onde haverá choro e ranger de dentes.

Essa imagem parece severa demais, motivo pelo qual nos cabe retirar o espírito da letra.

Primeiramente, tenhamos em mente que esse fim do mundo não é a destruição do planeta, mas o fim do velho mundo, dos velhos costumes e o advento de uma nova fase, abrindo um novo programa de vida.

A rede representa a lei suprema que atrai a todos, e os anjos são os Espíritos superiores encarregados desse apuramento moral.

Uma advertência que devemos considerar é de que não vale só conhecer, é preciso praticar. Não vale estar na rede, é indispensável ser bom!

Muitos exigimos lealdade, mas não a praticamos. Clamamos por indulgência sem sermos indulgentes.  Pregamos a humildade, mas buscamos os primeiros lugares.

Se ficarmos na penumbra da vaidade, não seremos selecionados para os cestos da nova geração.

O Espiritismo deixa clara a justiça de Deus, retirando o caráter sobrenatural do Além e revelando a certeza da vida futura.

A reencarnação explica as anomalias da nossa jornada, mostrando que cada um renasce segundo a sua semeadura anterior.

Deus não criou privilégios nem privilegiados. Todos fomos criados simples e ignorantes, com a mesma essência e destino.

Os que praticamos o mal demonstramos ser Espíritos retardatários, que nos deveremos aperfeiçoar, depurando-nos na fornalha de dor dos mundos inferiores.

A razão rejeita as penas eternas. As portas do arrependimento e da reparação nunca se fecham.

Pela lei dos renascimentos, os laços de família deixam de ser carnais e se tornam verdadeiras uniões, solidários no passado e no futuro.

Frente a todas essas ponderações, cabe-nos indagar, dentro dessa rede da parábola do Mestre, que tipo de peixe somos nessa estação do agora?

Somos o peixe distraído, preocupado apenas com as nossas coisas?

Somos o peixe que entendeu a importância do bem, mas que só prega por palavras? Ou, finalmente, somos aquele que se esforça para ser bom diariamente?

Que tipo de esforços temos feito? Ou temos exigido mudanças somente nos outros? Temos pensado apenas em nós mesmo, egoisticamente, ou já conseguimos ter a visão do cardume?

A renovação do mundo não será feita por um milagre do céu. Somente se concretizará pela mudança íntima daqueles que nos reunimos em nome do amor.

Acalmemos nossos raciocínios e abramos o coração para o amanhã. Façamos o nosso trabalho de evolução hoje, sabendo que a caridade real é o único caminho seguro na jornada da eternidade.

Redação do Momento Espírita com base
 na 
Parábola da rede, do livro Parábolas
 e ensinos de Jesus, de Cairbar Schutel,
 ed. O Clarim.
Em 24.10.2026

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7733&stat=0)

Ensinamentos de Jesus, 4 de 40. A parábola da rede. Gravura de Jan Luyken. Bíblia de Bowyer.

Descrição Inglês: Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 13:47-48 na Bíblia de Bowyer, Bolton, Inglaterra. Data 10 de agosto de 2009 Fonte Foto de Harry Kossuth Autor Phillip Medhurst

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_4_of_40._parable_of_the_dragnet._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

Pesca na Galileia

Descrição Português: "O Reino dos Céus é semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e recolheu peixes de toda espécie." Data: 20 de agosto de 2016, 11:08:05 Fonte: *Parábolas de Jesus* (Christ's Object Lessons), de Ellen Gould Harmon White, página 94 – https://archive.org/details/christsobjectles00whitrich Autor: Artistas de Nova York contratados pela Pacific Press Publishing Company especificamente para ilustrar este livro (página 8).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fishing_on_Galilee.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/15-06-2016_arquivos/image021.jpg

Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/30-01-2016_arquivos/image034.jpg

Cairbar Schutel

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

 

 

Jesus sempre

 

 

Pelo Espírito Meimei.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Os Dois Maiores Amores. Lição nº 11. Página 45.

 

Natal!... A Terra festeja.

Alegria em tanta gente!...

É o regresso de Jesus

Sobre um mundo diferente.

 

Há linda estrela na rua.

Será Belém na cidade?

É imenso bojo brilhando

Em luz de eletricidade.

 

Grandes corpos se aproximam

Dos templos pregando amor...

Não são animais amigos,

São máquinas a motor.

 

Nos ares, faróis cintilam,

Modificando a paisagem;

Não são peças de outros mundos,

São aviões de passagem.

 

Apareçam sons estranhos

Entre as vozes cristalinas;

São apitos estridentes

De chaminés e buzinas.

 

Doentes formulam preces

Em remansos locais;

Não são vales de abandono,

São refúgios e hospitais.

 

Há muita penúria ainda,

No entanto, estradas afora,

A caridade prossegue

Reconfortando a quem chora.

 

Ruge a guerra, por enquanto,

Tentando grupos e povos;

Entretanto, do progresso

Vão surgindo tempos novos.

 

Tiranos ainda aparecem

Fazendo enormes ruídos,

Flagelam comunidades

Mas logo são esquecidos.

 

De toda calamidade

Eis que renasce a esperança;

As trevas caem vencidas,

O mundo progride e avança.

 

Natal!... A fé se renova...

Clama o Céu que se descerra:

- “Louvor a Deus nas alturas

E paz aos homens na Terra!...”

 

Natal!... E todos cantamos

Tocados de nova luz:

- “Jesus reina!... Jesus vence!...

Louvado seja Jesus!...”

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Adoração dos Magos. Óleo sobre tela. Artistas:  Jacopo da Ponte dito “Jacopo Bassano”. Francesco da Ponte  dito “Francesco Bassano”.   Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/25-12-2014_arquivos/image010.jpg

Esta estrela de prata situada em um nicho da Basílica da Natividade simboliza o local do nascimento de Jesus.

Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Arquivo: Tallinn christmas market.jpeg

Mercado de Natal. Tallinn, Estônia.2013

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Tallinn_Christmas_Market

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/21-12-2018_arquivos/image010.jpg


Árvore de Natal na Praça de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo. 2012.

Arquivo: NativityChristmasLights2.jpg

Representação da Natividade usando luzes de Natal. Remoção de fios de conexão e pedaço de madeira obscurecendo a creche com software de edição de fotos. Arquivo: NativityChristmasLights.jpg :

 Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/File:NativityChristmasLights2.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/03-12-2018_arquivos/image028.jpg

 Noite de Natal em Roma, Itália. Praça de Espanha e igreja Trinità dei Monti. Foto Ismael Gobbo. 2012.

Natal em voo sob os céus de Roma. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/22-12-2014_arquivos/image008.jpg

Encenação do nascimento de Jesus. Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA. 2014. Foto: Jorge Moehlecke.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018_arquivos/image016.jpg

Presépio de Natal na Praça Dr. Gama. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo. 2018.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/16-12-2017_arquivos/image015.jpg

Repouso da Sagrada Família durante a fuga para o Egito. Pintura de Orazio Gentileschi.

Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Arquivo: Wassilij Maximowitsch Maximow 002b.jpg

Marido doente. Óleo sobre tela de Vassily Maximov.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassilij_Maximowitsch_Maximow_002b.jpg

Arquivo: 2018 National Christmas Tree.jpg

2018 US National Christmas Tree durante a cerimônia de iluminação da árvore no Ellipse em Washington, DC, nos Estados Unidos em 28 de novembro de 2018. O presidente Donald J. Trump e a primeira-dama Melania Trump podem ser vistos à direita. Casa Branca. Andrea Hanks, fotógrafa

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2018_National_Christmas_Tree.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqi5v_nzLRAk19nUWKFOKdnlS3NO8JEPOhxmkbUuVL20Y9g9W1wp8nOom7WczgZP6nOewVh3j4HKu4GBjf0bu4_vopB_74jFagD2s63QkO-7PeMk1GlDITtMNea56b8jFve1h_ziRGzkRd/

Cristo curando os enfermos no tanque de Betesda. Óleo sobre tela de Pedro Orrente. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Orrente_-_Christ_Healing_the_Sick_at_the_Pool_of_Bethesda.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM8TNbav8lJsLUrVvhhrf1QkN6t2V5qtzTbFrLcVB2LPthpgueSApctehm9aRL3m6qI2glm7ARysL25UlwDhcYlqazwf9a6X5R-s0vjh8yP_o1SofCt1FJvI2X7CNP7PyULp5hN4GM7GCo/

Cristo com os discípulos. Óleo sobre tela de Andrey Mironov. Foto: Andrey Mironov.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_with_his_disciples._Mironov.jpg

 

 

 

COMO PERDER O MEDO DA MORTE?

Sidney Fernandes

Primeira parte

1 -Richard Simonetti costumava iniciar sua palestra sobre a morte contando a história de um homem assustado por passos que ouvia em uma estrada escura. O que essa metáfora nos ensina sobre o medo da morte?

Mostra que o medo nasce, principalmente, do desconhecimento. Quando compreendemos melhor o processo da morte, adquirimos serenidade, assim como o viajante perdeu o medo ao perceber que era apenas um burro inofensivo que o seguia.

2 - Na poesia “Deus, me passa no pontilhão?”, atribuída à escritora Adélia Prado, qual é a ideia central sobre a desencarnação?

A ideia de que a morte pode ser uma passagem suave, quase imperceptível, especialmente para quem viveu com equilíbrio espiritual e confiança em Deus.

3 - Por que muitas civilizações evitam pronunciar a palavra “morte”?

Porque o ser humano, em geral, teme o desconhecido. Por isso, são utilizadas expressões como “partiu”, “está ausente” ou “foi embora”, na tentativa de suavizar emocionalmente a ideia da morte.

4 - Segundo o Espiritismo, o que realmente levamos conosco após a morte?

Não levamos bens materiais nem posição social. Levamos nossas memórias, nossos sentimentos, nossas conquistas morais, nossos hábitos, nossos afetos e o patrimônio espiritual que construímos ao longo da vida.

5 - Por que Allan Kardec pode ser considerado um “entrevistador do além”?

Porque teve a coragem de dialogar metodicamente com os Espíritos, buscando compreender como é a vida espiritual, suas alegrias e seus sofrimentos, bem como os mecanismos de evolução do ser.

6 - O que o caso do avarento François Riquier, apresentado no livro O Céu e o Inferno, revela sobre o apego material?

Revela que a morte não transforma instantaneamente o Espírito. Mesmo desencarnado, ele continuava preso à ideia da posse, sofrendo por causa dos bens materiais que deixara na Terra.

7 - Em um caso apresentado por Richard Simonetti, um Espírito permanecia revoltado com a esposa e os filhos quinze anos após a morte. Por quê?

Porque continuava profundamente ligado ao antigo lar, sem aceitar a própria desencarnação nem o fato de que a vida prosseguira para os familiares.

8 - O que o caso de Verger, assassino do arcebispo de Paris, registrado por Allan Kardec, demonstra sobre as mortes violentas?

Mostra que a perturbação espiritual pode ser intensa. Verger não percebia claramente que havia morrido e permanecia dominado pelo medo, pela confusão e pelo desequilíbrio mental.

-------------------------------------------------------------------------------

COMO PERDER O MEDO DA MORTE?

Tradicional palestra sobre o tema morte com Sidney Fernandes

Dia 1/11/26 - 9 horas - CEAC BAURU

CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE

RUA SETE DE SETEMBRO, 8-30 BAURU (SP)

 

 

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes 4.8 [[email protected]])

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCZijhPdp2xRER8ShgiY4pz7y16YwP78TOcKvAifRM8v27E6z-QyvorrRGSVqMEYrXWoWA0aeYENNjjb7IrNLwMxnbaaKtcm1ZfHYbbVvzCMzhp5jz-KiTp1vPXRlvcaGXTmnJK6Jf1hLk/

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihvye1K48O3IAoL1oc9uFxAQue9ZZuzSM1kuT9OkZa6s9S34aPTWve7KZQxRqogQ1zPwDJbrdPIlQonr8CAQC3xkSvVhx_pejP0Lnd3XNcHKdkG7EUx96NAVeHi-p6nCum-aQdE9fCoPW1/

Richard Simonetti  e público no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na

Livraria Saraiva  no Center Norte dia 25/06/2016. Fotos: Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyoTP4Py6SiODahYhrALhi-WsPE08kCea0V-ep10DCPox_qfUd5Ysm9kQD4Wtg9Rz0EwCQemjbB9newxwbE9UkNhtgp2VjGGLNCn8xpnLOhpXQ4tGSwbX2HqSSbCRSaC6LEQy2Vuozd9Je/

                        Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/26-07-2023_arquivos/image047.jpg

 

Exmos Senhores OCS, 


As nossas mais cordiais saudações. 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita  subordinada ao tema  "Que talentos temos?" que será proferida por Amanda Lacerda, no dia 30 de Outubro de 2026, 6ª feira, às 21h00.
Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

2 - Está a decorrer a educação espírita infanto-juvenil, dos 6 aos 12 anos de idade, aos Sábados, das 15H00 às 16H30.

3 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV e todas as    actividades são livres e gratuitas.

 


Cordialmente,

 

      CCE 

 


Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected] www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

 Abrigo Ismael na manhã deste domingo 25-10-2026

 Araçatuba, SP 

 

Com início às 9 horas, após a prece de abertura por Celso Luiz Souto a palestra foi proferida pela excelente  oradora da cidade de Araçatuba, SP, Maria de Lourdes Caravanti com texto de O Evangelho Segundo o Espiritismo muito falando sobre os que tentavam prejudicar Jesus Cristo.. No mesmo horário acontecia a Evangelização para as crianças. O encerramento por Rita de Cássia Zucon.

Texto e fotos de Ismael Gobbo  

 

 

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Allan Kardec de

Penápolis

 

(Copiado de João Marchesi Neto)

 

 

POST sobre o jornal O IMORTAL deste mês

Amigo(a) espírita, boa tarde. 

Peço que divulgue em suas redes sociais e pelo celular o post abaixo, relativo à edição do jornal O IMORTAL disponível na internet:

 

Se ainda não leu, veja alguns dos destaques do jornal O IMORTAL deste mês:

1-Depressão, a linguagem do acolhimento: um olhar diferenciado para os casos que se apresentam

Tema central da entrevista com o psicoterapeuta e palestrante Paulo Cristiano Amaro (foto), presidente do Grupo Espírita Seareiros da Boa Vontade, de Sorocaba (SP), e do Grupo Espírita Amélia Nogueira, de Cesário Lange (SP).

2-Jornada da AME-SP reúne instituições espíritas em torno da saúde e do cuidado integral

Reportagem de Cláudia Santos sobre o encontro realizado em São Paulo-SP por médicos, dirigentes espíritas e outros profissionais da saúde que discutiram como ciência e espiritualidade podem dialogar na atenção à saúde.

3-Nação Unida

Editorial que, advertindo que estamos em ano eleitoral, lembra-nos que temos livre-arbítrio para fazer nossa escolha e que, independentemente de quem seja o escolhido, mais que nunca é tempo de nos unirmos.

Acesse gratuitamente a edição clicando em https://www.jornaloimortal.com.br/

 

 

Obrigado pela colaboração e um forte abraço.



Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

Foto 100. Paulo Cristiano Amaro

Foto 101. Paulo Cristiano Amaro

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

POST referente ao Blog (para divulgar hoje)

Estimada(o) amiga(o).

Eis o POST (com ilustração) relativo ao Blog que lhe peço divulgar pelo WhatsApp e nas redes sociais que você utiliza:

 


Para ler e meditar:

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

(Astolfo O. de Oliveira Filho)

Considere a seguinte oração: Otelo foi presa do ciúme. 

O texto significa que Otelo sentiu ciúme, tornou-se atormentado pelo ciúme.

O substantivo feminino presa tem, em casos assim, o significado de vítima, de pessoa explorada ou atormentada. E é, paradoxalmente, invariável, ou seja, aplica-se a homens e mulheres. [...]

TEMAS DA PRECE

(Emmanuel, autor espiritual)

Roga a Deus te abençoe, mas concilia-te, cada manhã, com todas as criaturas e com todas as coisas, agradecendo-lhes as dádivas ou lições que te ofertam.

Pede saúde, evitando brechas para a doença. [...]

Leia na íntegra ambos os textos clicando aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/

    

Obrigado por sua colaboração, um grande abraço e um ótimo dia.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

1030-JornalMundoMaior] ELEVAÇÃO.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP 

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

ELEVAÇÃO.

Não te esqueças de que há elevação, segundo o critério das convenções humanas, e há elevação, de conformidade com as Leis Divinas.

 

Muitos se arrojam à grande altura nos domínios da posse efêmera, abusando da terra e do metal que a vida lhes oferece, por algum tempo, e acabam caídos gritando por socorro nos escombros das próprias ilusões.

 

Muitos se supõem, acima dos semelhantes na própria virtude, engodados pela sombra que lhes enceguece a visão, desmandando-se no falso julgamento do próximo e na superestimação de si mesmos, no entanto, caem, quase sempre, de improviso, nos braços da verdade, a fim de reconhecerem as próprias deficiências.

 

Lembra-te de que todos os recursos e situações do caminho são bênçãos de Deus, convidando-te ao trabalho por todos, no silêncio do bem.

 

Ninguém se elevará para Deus, humilhando ou perturbando, no campo infeliz da discórdia e da crueldade, ainda mesmo que o nome do Senhor lhes marque a visitação e lhes cintile na boca.

 

Cultivemos o amor e a humildade com incessante serviço, em auxílio de todos os que nos cercam e o Senhor levantar-nos-á o Espírito para os cimos da vida, de vez que somente a Infinita Sabedoria pode determinar a verdadeira elevação de alguém para a luz da imortalidade.

No livro:- DINHEIRO.

Emmanuel/Chico Xavier.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F31860F86D1C94D81B9F8E81622%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; Jornal Mundo Maior [[email protected]])

 

 

[1029-JornalMundoMaior] CONTRATEMPO.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP 

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

CONTRATEMPO.

Resguarda a serenidade

Nos mais difíceis problemas.

Não te rebeles, nem temas,

Atende ao próprio dever.

Deus não nos dá contratempo

Ou mágoas de alma ferida

Que nos procurem a vida

Sem justa razão de ser.

 

Em qualquer dificuldade,

Que surja ou te bata à porta,

Na sombra que desconforta

Ou anuvia os passos teus,

Escora-te à paciência,

Que o contratempo, ao teu lado,

É socorro antecipado

Chegando do amor de Deus.

No Livro:- SINAIS DE RUMO.

Maria Dolores/Chico Xavier.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F36C3A938F643A865632C581642%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; Jornal Mundo Maior [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Maria Benta

Jabaquara, São Paulo, capital

 

 

 

 

(Mensagem copiada de Jorge Lira Rezala)

 

 

CONHEÇA E, SE PUDER, DIVULGUE A EDIÇÃO DESTA SEMANA DE O CONSOLADOR

Amigo(a) das lides espíritas,

Está no ar a nova edição da revista O CONSOLADOR. Além de inúmeros artigos e matérias de grande interesse, esta edição traz os seguintes destaques:

Entrevista com a jornalista Daniela Migliari, de Brasília (DF), autora do livro Divaldo – O Mensageiro da Paz, em que relata os bastidores da produção do filme de mesmo nome.

Especial de Paulo Neto com o título “Nosso Lar: significativos indícios de sua realidade”, a respeito da colônia espiritual Nosso Lar, mencionada por André Luiz.

Reportagem da jornalista Cláudia Santos sobre a 14ª Jornada da AME-SP, que reuniu médicos, outros profissionais da saúde e dirigentes de entidades espíritas.

Acesse clicando em https://www.oconsolador.com.br/ano20/996/principal.html    

Se puder divulgar a Revista em sua casa espírita e compartilhá-la com familiares e amigos, sua colaboração será muito valiosa para ampliar o alcance da mensagem.

Desde já, por sua atenção, nosso sincero agradecimento.

Forte abraço e excelente semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

POST referente ao Blog de domingo (para divulgar)

 

Estimada(o) amiga(o).

Eis o POST (com ilustração) relativo ao Blog que lhe peço divulgar pelo WhatsApp e nas redes sociais que você utiliza:

 


AS ARISTOCRACIAS QUE IMPERARAM NO MUNDO

(Astolfo O. de Oliveira Filho)

O termo intelecto-moral, que tem valor de adjetivo, é utilizado quando queremos dizer que determinado fato, coisa ou circunstância dá relevância, ao mesmo tempo, à inteligência e à moralidade. Allan Kardec o utilizou quando escreveu sobre as aristocracias na 1ª parte do livro Obras Póstumas.  [...]

Leia na íntegra clicando aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2026/10/as-aristocracias-que-imperaram-no-mundo.html  

Obrigado por sua colaboração, um grande abraço e um ótimo domingo.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Faça seu livro preferido virar uma nova história

 

ACESSE AQUI:

https://marketing.feal.org.br/email/view/6ad11f3033154211040153

 

 

 

(Informação recebida de Fundação Espírita André Luiz [[email protected]])

 

 

Resenha:

Obra de Vultos – Volume 3 – 2026

Obra de Vultos, surge em seu Volume 3, com organização de Ismael Gobbo.

Contém 38 biografias de destacados lidadores do movimento espírita de Araçatuba, Birigui, Guararapes, Penápolis e Ilha Solteira. Redigimos o Prefácio dessa obra.

O organizador Ismael, integra as amizades iniciadas desde a fundação da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins, na Instituição Nosso Lar, Araçatuba (SP), nos idos de 1964, e de continuadas trocas de mensagens em função do Boletim de Notícias do Movimento Espírita que ele edita semanalmente.

Em geral, fomos contemporâneos e conhecemos vários dos vultos focalizados que atuaram nas cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo.

Entre os homenageados, encontram-se a minha genitora, Bebé; Joana, genitora de minha esposa Célia; a marcante figura de Linda Dias de Almeida; Auzília Chessa Gobbo, genitora de Ismael; vários parceiros dos nossos tempos de residência e atuação direta em Araçatuba e, o mais recente, o dinâmico Sirlei Nogueira.

Os autores das biografias são parentes ou amigos dos homenageados. Anotações tão queridas para os autores dos capítulos, com preito de homenagem e gratidão a esse conjunto de espíritos desencarnados. Embora em breves linhas, cada anotação representa muito esforço e dedicação que marcaram as trajetórias corpóreas. Há ilustrações.

As publicações anterioresforam editadas há algum tempo: Obra de vultos – Volume 1 (1999) e Obras de vultos – Volume 2 (2000), também reunindo biografias de lidadores daquela região.

Obra de Vultos- Volume 3, tem sido lançada, desde final de setembro de 2026, em instituições espíritas de Araçatuba e região, com a presença do organizador Ismael. Comparecemos em uma delas, dia 11/10/26, na União Espírita Paz e Caridade.

O exemplar pode ser adquirido em:

- União Espírita Paz e Caridade – Rua Marcílio Dias 129 – Araçatuba;

- Aliança Espírita Varas da Videira – Rua Bernardino de Campos, 363 - Araçatuba; encomendas pelo fone/zap: 18 – 99686-2898.

 

(Antonio Cesar Perri de Carvalho)

DE:

https://grupochicoxavier.com.br/obra-de-vultos-volume-3-2026/

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP  

 

📚💚 OBRA DE VULTOS – VOLUME 3 | 2026 💛

 

Uma obra que reúne histórias inspiradoras de espíritos ilustres que contribuíram para o movimento espírita em nossa região, trazendo exemplos de dedicação, amor ao próximo e trabalho em favor do bem. ✨📖

 

Adquira seu exemplar por apenas R$ 30,00 e prestigie essa importante obra!

 

🏡 À venda no Abrigo Ismael

📍 Rua Marcílio Dias, 129 – Araçatuba/SP

📞 Informações: (18) 3623-3408

 

Cada gesto de apoio fortalece nossa missão de acolher e cuidar de nossas idosas com carinho e dignidade. ❤️

 

Adquira o seu e faça parte dessa história! 📚

 

(Recebido em email de Adair Anacleto)

 

 

Obra de Vultos 3

Compras na Aliança Espírita Varas da Videira. Araçatuba, SP


(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]])

 

 

Campanhas da casa. Aliança Espírita Varas da Videira e Casa da Caridade. Araçatuba, SP

 

 

 

(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]])

 

 

Atividades da casa. Aliança Espírita Varas da Videira e Casa da Caridade. Araçatuba, SP

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]])

 

 

Correio Espírita - Jornal de outubro de 2026

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

https://i.nitro.news/zimg/61f86d3414fd8f71b99eae3daac829c5/db6ad61e59e84d06f10849638f81ed61.jpg

 

Jornal Correio Espírita de outubro de 2026

 

Olá

 

Destaques:

- Doenças mentais;

- As três Leis de Deus;

- Zona de conforto, com Jacob Melo;

- Liberdade de pensamento;

- A psicologia de Jung e Allan Kardec;

- Allan Kardec racista: é uma vergonha;

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

(Recebido de Correio Espírita [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - EDIÇÃO DE OUTUBRO

Centro Espírita Amor e Caridade, Bauru, SP. Assesse abaixo: 

 

ACESSE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/10/Jornal-Momento-Esp-Out-26_compressed.pdf

 

 

(Recebido em email do amigo Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Outubro/2026

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

APES : programme d'activités spirites OCTOBRE 2026

APES: programa de atividades espíritas – outubro de 2026

 

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Indépendamment de la fermeture de notre local historique à Vincennes à la fin d’année 2025, nous ne restons pas inactifs  et depuis janvier 2026, dès le mois de janvier 2026, nous avons mis en place des réunions en distanciel par la plateforme ZOOM WORPLACE :  des Réunions Publiques d'Etudes et Assistance Spirituelle (RPEAS)  et des réunions d'étude de l'Evangile selon le Spiritisme avec les demandeurs d'Assistance Spirituelle. 

 

Petit à petit, nous avons appris à travailler en distanciel, et de cet fait nous arrivons à toucher d'autres personnes qui habitent dans une ville où n'existe pas de centres spirites, ou que pour des raisons diverses ces personnes n'ont plus la capacité de se déplacer. Ces réunions ont attiré beaucoup de personnes que étaient isolées et ainsi, de cette façon le messages spirite arrivent chez elles. 

 

Ces réunions spirites sont réalisées sous l'orientation de l'Esprit guide du Centre Spirite APES et selon l'éthique spirite : de l'écoute, de la bonne volonté, de la gratuité, sans aucun jugement, avec amour et respect de l'autre.

 

Veuillez trouver ci-joint le programme d'activités spirites pour le mois d'OCTOBRE 2026.

Aujourd’hui, nous recherchons un nouvel espace afin de reprendre nos activités en présentiel, mais nous continuons avec celles en distanciel. 

Matériellement, il représente un défi financier qui NECESSITE VOTRE PARTICIPATION.

Humainement, il restera une réalité vivante AVEC VOTRE COLLABORATION.
Maintenir un lieu d’accueil spirituel gratuit et ouvert à tous.
Préserver un espace de réflexion, d’étude et d’assistance morale spirite.

Si vous voulez nous aider cliquer ici  https://www.helloasso.com/associations/association-parisienne-d-etudes-spirite-apes/collectes/xxx  et vous nouvelle fenêtre dirigée vers le site HelloAsso.

Nous vous remercions pour votre fidélité et votre soutien, et nous nous réjouissons de vous retrouver prochainement lors de ces prochaines réunions hebdomadaires d’étude spirite en distanciel.

Fraternellement,

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

 

GOOGLE TRADUTOR- EM  PORTUGUÊS (BRASIL)

 

Prezados Senhores e Senhoras,

 

Independentemente do fechamento de nossa sede histórica em Vincennes no final de 2025, não permanecemos inativos; desde janeiro de 2026, implementamos reuniões remotas através da plataforma ZOOM WORKPLACE: Reuniões Públicas de Estudos e Assistência Espiritual (RPEAS) e reuniões de estudo de *O Evangelho segundo o Espiritismo* com aqueles que buscam Assistência Espiritual.

 

Aos poucos, aprendemos a trabalhar remotamente e, com isso, conseguimos alcançar pessoas que vivem em cidades sem centros espíritas ou que, por diversos motivos, não têm mais condições de se deslocar. Essas reuniões atraíram muitas pessoas que estavam isoladas e, assim, a mensagem espírita chega até elas.

 

Essas reuniões espíritas são realizadas sob a orientação do Espírito guia do Centro Espírita APES e em conformidade com a ética espírita: escuta, boa vontade, gratuidade, ausência de julgamentos, amor e respeito ao próximo.

 

Segue em anexo a programação das atividades espíritas para o mês de OUTUBRO de 2026.

Atualmente, buscamos um novo espaço para retomar as atividades presenciais, mas continuamos com as atividades remotas.

No aspecto material, isso representa um desafio financeiro que NECESSITA DA SUA PARTICIPAÇÃO.

No aspecto humano, continuará sendo uma realidade viva COM A SUA COLABORAÇÃO.

Manter um local de acolhimento espiritual gratuito e aberto a todos.

Preservar um espaço de reflexão, estudo e assistência moral espírita. Se quiser nos ajudar, clique aqui: https://www.helloasso.com/associations/association-parisienne-d-etudes-spirite-apes/collectes/xxx. Uma nova janela será aberta, direcionando você ao site HelloAsso.

Agradecemos pela sua fidelidade e pelo seu apoio, e esperamos reencontrá-lo em breve nas próximas reuniões semanais de estudo espírita realizadas a distância.

Fraternalmente,

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

 

 

 

(Recebido em emails de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Gepar. Confira nosso Informe Especial de Outubro

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/post/informes-outubro-2026-gepar-35?utm_campaign=8d91e450-83a3-49d2-bf57-09cda20bbb1b&utm_source=so&utm_medium=mail&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

 

(GEPAR  [[email protected]])

 

 

Programação Instituição Beneficente Nosso Lar - outubro 2026

São Paulo, capital

Olá Ismael!  Segue em anexo a programação do Departamento de Cultura Espírita da Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL para o mês de outubro.

Muita paz a todos.

Abraço fraterno,
Clodoaldo de Lima Leite
Presidente Voluntário da IBNL 

 

"Plantemos alegremente, 

 Sob a fé que não descansa, 

 Bondade, paz, otimismo, 

Consolação e esperança".

Casimiro Cunha

Sublime Sementeira: Evangelização Espírita Infantojuvenil, ed. FEB, 2012, p.141/143.

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

GEPAR

 Piratininga, Niterói.

Espalhe Sorrisos: Junte-se ao Dia das Crianças GEPAR!

 

 

Junte-se a nós para transformar o Dia das Crianças em um momento inesquecível de alegria e solidariedade!

 

Doação de Brinquedos

Doe brinquedos novos ou em bom estado.

Lista Amazon

Compre direto da nossa lista selecionada.

Doação via PIX

Contribua com qualquer valor via PIX.

 

GEPAR
(21) 99191-0824

Visite nosso site

 

 

Este email foi enviado deste site.

Se não deseja mais receber este email, altere suas preferências de email aqui.

ACESSE AQUI:

https://www.geparpromocaointegral.org.br/?utm_campaign=4e79083f-612e-431f-a016-6f913e8ff496&utm_source=so&utm_medium=mail&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

Resultados Parciais – PNE 2026

✅Resultados Parciais – PNE 2026

Mais moderna, novo portal!

Novas questões interessantes e instigantes. Participe!

Para refletir, esclarecer e agir

Participação atual de 18 estados.

https://pesquisa.portalkardec.org.br/B43605E6

 


 

 

Ivan Franzolim

WhatsApp: 55 (11) 98156-0030

[email protected]

http://franzolim.blogspot.com.br/

 

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Edição 127 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Março/Abril-2026. Araxá, MG

 

CLICAR AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol127.pdf

 

 

(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://febnet.org.br/

 

 

 

Federação Espírita Brasileira — Segundo Turno das eleições

 

CLIQUE AQUI:

https://febnet.org.br/federacao-espirita-brasileira-segundo-turno-das-eleicoes/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 FEA. Federação Espírita Amazonense

 Manaus

 

CLIQUE AQUI:

https://www.facebook.com/feamazonas/?locale=pt_BR

 


 

 

 

 

FER. Federação Espírita Roraimense

Boa Vista

 

ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/comunicafer/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Monumentos de Kardec alvos de danos

Antonio Cesar Perri de Carvalho

No terceiro final de semana de outubro, no transcorrer de violentas ondas de protestos políticos na França, envolvendo destruições e desrespeitos em várias cidades, houve um dano relacionado com marco espírita.

Na cidade de Lyon foi destruído o monumento a Allan Kardec, honrado cidadão nascido naquela cidade.

Em contato com Charles Kempf, do Le MouvementSpiriteFrancophone, ele nos informou que já entraram em contato com a Prefeitura de Lyon solicitando providências para a restabelecimento do monumento em homenagem a Kardec, destacado cidadão daquela cidade.

No dia 18 de abril de 2005, juntamente com Nestor estivemos em Lyon para acompanharmos a inauguração do monumento em homenagem a Allan Kardec; erigido com autorização da Prefeitura de Lyon em homenagem ao filho ilustre. Foi assentado em praça localizada defronte ao local onde nasceu Rivail na Rua Sala. Estavam presentes autoridades da cidade, representantes da maçonaria local e dirigentes espíritas da França.Registramos esses episódios em artigos em Reformador e Revista internacional de espiritismo.(1)

Por outras razões, em 02 de julho de 1989, o túmulo de Allan Kardec, no Cemitério PèreLachaise, em Paris, sofreu um atentado. Acredita-se que fanáticos religiosos possam estar por trás do crime. O célebre túmulo druídico, foi reconstruído em curtíssimo tempo pelas autoridades parisienses, devido às pressões constantes de Roger Perez, então presidente da União Espírita francesa e Louis Serre, então vice-presidente da Confederação Espírita Europeia.

Cabe o destaque que o túmulo de Kardec é o mais visitado daquele cemitério, com renovação diária de flores, incluído em roteiros e livros sobre cemitérios históricos.

Em diversas oportunidades, desde 1971, visitamos o citado dolmen druídico, aliás sede de eventos alusivos a Kardec e de visitações de muitas lideranças espíritas de várias partes do mundo.(1)

Aliás, lembramos que Chico Xavier e Waldo Vieira visitaram o túmulo de Kardec no Cemitério PèreLachaise no segundo semestre de 1965. (2)

Detalhe interessante é que os dois médiuns brasileiros em memorável viagem, antes de chegarem na Europa, nos Estados Unidos, no mesmo ano, foram levados por amigos lá radicados para visitarem o túmulo do presidente John Kennedy no histórico Cemitério de Arlington, contíguo a Washington.(3)Numa das viagens aos Estados Unidos também fizemos essa visitação.

No Brasil, há continuados desrespeitos,no mínimo com pixações, a monumentos históricos.

Há poucos anos, tentaram demolir o monumento com a estátua do bandeirante Borba Gato, na cidade de São Paulo, que foi restaurada e os responsáveis pelo atentado foram identificados e punidos.

Ações desse tipo provavelmente são motivadas por várias interpretações ideológicas e identitárias, obscurecendo alguns fatos históricos com narrativas relacionadas vinculadas a ideias negativas da colonização, olvidando os valorosos vultos que, dentro do contexto que viveram, abriram espaços para o território brasileiro.

Os pensamentos políticos radicais muitas vezes geram desrespeitos a patrimônios privados, públicos e históricos.

Independentemente de ideias de cultos a personalidades, parece-nos interessante que vultos com evidente contribuição à cultura e marcos de uma época, sejam homenageados até para serem referências a novas gerações.

Do livro que registra mensagens psicografadas por Chico Xavier e Waldo Vieira durante a viagem aos Estados Unidos e Europa, destacamos o trecho de autoria de André Luiz: “Se é possível, Senhor, permite-nos agora levar-lhes aos descendentes, nas cidades que lhes foram palco ao trabalho, o nosso abraço de reconhecimento e de amor”.(2)

Bibliografia:

1) Carvalho, Antonio Cesar Perri; Kempf, Charles; Rossi, Elsa. Movimento espírita internacional. Origens, ideais e experiências. São Paulo: CCDPE-SP. 2025; e eBook-Kindle da Amazon (https://www.amazon.com.br/Movimento-Esp%C3%ADrita-Internacional-Origens-experi%C3%AAncias-ebook/dp/B0FX7BC733)

2) Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Espíritos diversos. Entre irmãos de outras terras. 3 ed. Rio de Janeiro: FEB. 1976. Traduzido para o inglês: Among Brothers of Other Lands, disponível em eBook Kindle da Amazon:

https://www.amazon.com/dp/B08QPQLK69?lv=shuf&channelId=510&plpRedirect=mhFallback

3) Alves, Irineu. Chico Xavier e Waldo Vieira nos EE.UU. e na Europa. Anuário Espírita 1966. Araras: IDE. 1966. P. 65-85.

 

DE:

https://grupochicoxavier.com.br/monumentos-de-kardec-alvos-de-danos/

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

   

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XII. 4a semana de Outubro de 2026

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XII

4a semana de Outubrode 2026

 

GEECX_LogoOriginal.png

Monumentos de Kardec alvos de danos; Finalidade da encarnação, a vida corpórea; Respeito e cuidados com familiares; Espiritismo não é privilégio de nações - movimento internacional; Repercussão das obras de Kardec em vários países – movimento internacional; Influências espirituais em tema na cidade de Itapira; Inimigos

 

Artigo:

-Monumentos de Kardec alvos de danos:

https://grupochicoxavier.com.br/monumentos-de-kardec-alvos-de-danos/

 

Estudo do Evangelho:

-Finalidade da encarnação, a vida corpórea:

https://grupochicoxavier.com.br/finalidade-da-encarnacao-a-vida-corporea/

 

- Respeito e cuidados com familiares:

https://grupochicoxavier.com.br/respeito-e-cuidados-com-familiares/


Vídeos:

-Espiritismo não é privilégio de nações - movimento internacional:

https://grupochicoxavier.com.br/espiritismo-nao-e-privilegio-de-nacoes-movimento-internacional/

 

 

Notícias:

-Repercussão das obras de Kardec em vários países – movimento internacional:

https://grupochicoxavier.com.br/repercussao-das-obras-de-kardec-em-varios-paises-movimento-internacional/

 

-Influências espirituais em tema na cidade de Itapira:

https://grupochicoxavier.com.br/influencias-espirituais-em-tema-na-cidade-de-itapira/

 

Mensagens:

- Inimigos:

https://grupochicoxavier.com.br/inimigos/

 

o0o

 

“Cada individualidade traz consigo as qualidades nobres que já conquistou e com que pode avançar sempre, no terreno das aquisições espirituais de ordem superior” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap.106. FEB)

 

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita.  Londrina, PR. Acesse abaixo:

 

 

CLIQUE AQUI:

https://www.oconsolador.com.br/ano20/997/principal.html

 

 

 

 

Amigo(a) espírita, boa noite. 

Peço que divulgue em suas redes sociais e pelo celular o post abaixo, relativo à edição deste domingo da revista O CONSOLADOR, já disponível na internet:

 

Leia a revista O CONSOLADOR desta semana, que nos apresenta os seguintes destaques:

1- Jesus é a nossa referência moral; Kardec é a base e o método que nos orienta

Entrevista com Ana Paula Pimentel (foto), autora da frase acima. Radicada em  Recife (PE), é palestrante e também voluntária no Centro Espírita Caminhando para Jesus, de cujo canal no YouTube participa ativamente.

2- Nosso Lar: significativos indícios de sua realidade

Especial de autoria de Paulo Neto, de Belo Horizonte (MG), no qual apresenta novas considerações baseadas em suas pesquisas sobre a existência da colônia espiritual Nosso Lar.

3- Antônio Gonçalves da Silva: o homem que se tornou “Batuíra” para servir à humanidade

Tema da matéria especial escrita pela jornalista Rita Cirne, de São Paulo (SP), sobre a vida e a obra de Antônio Gonçalves da Silva, o “Batuíra”, um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil

Acesse gratuitamente a edição clicando em https://www.oconsolador.com.br/ano20/997/principal.html


Obrigado pela colaboração e um forte abraço.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Humberto de Campos

(25-10-1886 / 05-12-1934)

 

Humberto de Campos nasceu na pequena localidade de Piritiba, no Maranhão, em 1886.

 

Foi menino pobre. Estudou com esforço e sacrifício. Ficou órfão de pai aos 5 anos de idade. Sua infância foi marcada pela miséria. Em sua "Memórias", ele conta alguns episódios que lhe deixaram sulcos profundos na alma.

 

Tempo depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, então Capital da República, onde se tornou famoso. Brilhante jornalista e cronista perfeito, suas páginas foram "colunas" em todos os jornais importantes do País.

 

Dedicou-se inteiramente à arte de escrever, e por isso eram parcos os recursos financeiros. A certa altura da sua vida, quando minguadas se fizeram as economias, teve a idéia de mudar de estilo.

 

Adotando o pseudônimo de Conselheiro XX, escreveu uma crônica chistosa a respeito da figura eminente da época - Medeiros e Albuquerque-, que se tornou assim motivo de riso, da zombaria e da chacota dos cariocas por vários dias.

 

O Conselheiro, sibilino e mordaz, feriu fundo o orgulho e a vaidade de Medeiros, colocando na boca do povo os argumentos que todos desejavam assacar contra Albuquerque. O sucesso foi total.

 

Tendo feito, por experiência, aquela crônica, de um momento para outro se viu na contingência de manter o estilo e escrever mais, pois seus leitores multiplicaram, chovendo cartas às redações dos jornais, solicitando novas matérias do Conselheiro XX.

 

Além de manter o estilo, Humberto se foi aprofundando no mesmo, tornando-se para alguns, na época, quase imortal, saciando o paladar de toda uma mentalidade que desejava mais liberdade de expressão e mais explicitude na abordagem dos problemas humanos e sociais.

 

Quando adoeceu, modificou completamente o estilo. Sepultou o Conselheiro XX, e das cinzas, qual Fênix luminosa, nasceu outro Humberto, cheio de piedade, compreensão e entendimento para com as fraquezas e sofrimentos do seu semelhante.

 

A alma sofredora do País buscou avidamente Humberto de Campos e dele recebeu consolação e esperança. Eram cartas de dor e desespero que chegavam às suas mãos, pedindo socorro e auxílio. E ele, tocado nas fibras mais sensíveis do coração, a todas respondia, em crônicas, pelos jornais, atingindo milhares de leitores em circunstâncias idênticas de provações e lágrimas.

 

Fez-se amado por todo o Brasil, especialmente na Bahia e São Paulo. Seus padecimentos, contudo, aumentavam dia-a-dia. Parcialmente cego e submetendo-se a várias cirurgias, morando em pensão, sem o calor da família, sua vida era, em si mesma, um quadro de dor e sofrimento. Não desesperava, porém, e continuava escrevendo para consolo de muitos corações.

 

A 5 de dezembro de 1934, desencarnou. Partiu levando da Terra amargas decepções. Jamais o Maranhão, sua terra natal, o aceitou. Seus conterrâneos chegaram mesmo a hostilizá-lo.

 

Três meses apenas de desencarnado, retornou do Além, através do jovem médium Chico Xavier, este, com 24 anos de idade somente, e começou a escrever, sacudindo o País inteiro com suas crônicas de além-túmulo.

 

O fato abalou a opinião pública. Os jornais do Rio de Janeiro e outros estados estamparam suas mensagens, despertando a atenção de toda gente. Os jornaleiros gritavam. Extra, extra! Mensagens de Humberto de Campos, depois de morto! E o povo lia com sofreguidão...

 

Agripino Grieco e outros críticos literários famosos examinaram atenciosamente a produção de Humberto, agora no Além. E atestaram a autenticidade do estilo. "Só podia ser Humberto de Campos!" - afirmaram eles.

 

Começou então uma fase nova para o Espiritismo no Brasil. Chico Xavier e a Federação Espírita Brasileira ganharam notoriedade. Vários livros foram publicados.

 

Aconteceu o inesperado. Os familiares de Humberto moveram uma ação judicial contra a FEB, exigindo os direitos autorais do morto!

 

Tal foi a celeuma, que o histórico de tudo isto está hoje registrado num livro cujo título é "A Psicografia ante os Tribunais", escrito por Dr. Miguel Timponi.

 

A Federação ganhou a causa. Humberto, constrangido, ausentou-se por largo período e, quando retornou a escrever, usou o pseudônimo de Irmão X.

 

Nas duas fases do Além, grafou 12 obras pelo médium Chico Xavier.

 

"Crônicas de Além-Túmulo", "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", "Boa Nova", "Novas Mensagens", "Luz Acima", "Contos e Apólogos" e outros foram livros que escreveu para deleite de muitas almas.

 

Nas primeiras mensagens temos um Humberto bem humano, com características próprias do intelectual do mundo. Logo depois, ele se vai espiritualizando, sutilizando as idéias e expressões, tornando-se então o escritor espiritual predileto de milhares.

 

Os que lerem suas obras de antes, e de depois, de morto, poderão constatar a realidade do fenômeno espírita e a autenticidade da mediunidade de Chico Xavier.

 

O mesmo estilo, o mesmo estro!

 

 

 

(Texto copiado de https://www.feparana.com.br/topico/?topico=644)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/OUTUBRO/25-10-2024_arquivos/image074.jpg

 

Fotógrafo: Desconhecido Título: Humberto de Campos (1926) Descrição Português: Imagem do Fundo Correio da Manhã. Pessoa retratada: Humberto de Campos – jornalista, político e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras Data 1926 Coleção Arquivo Nacional Brasileiro wikidata:Q2860546 Número de acesso BR_RJANRIO_PH_0_FOT_14178_002 Fonte Arquivo Nacional

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Humberto_de_Campos_(1926).tiff?page=1

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/05-12-2018_arquivos/image059.jpg

Túmulo do escritor Humberto de Campos no Cemitério de São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/01-08-2019_arquivos/image016.jpg

Rio de Janeiro, Brasil. Em primeiro plano o bairro de Botafogo com o Cemitério  São

João Batista no centro da foto; acima,  Copacabana e, à esquerda,  o Pão de Açucar. Foto a partir do Corcovado.

Ismael Gobbo

 

VEJA OBRAS DE HUMBERTO DE CAMPOS:

https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=obras+de+humberto+de+campos+

 

 

  

Luiz Olímpio Guillon Ribeiro

(17-01-1875 / 26-10-1943)

 

Guillon Ribeiro

Guilon Ribeiro

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image078.jpg

 

REVISTA REFORMADOR- FEDERAÇAO ESPÍRITA BRASILEIRA

SOBRE A DESENCARNAÇÃO DE GUILLON RIBEIRO

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image024.pnghttps://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image024.pngFONTE: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=20685

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image079.jpg

 

REVISTA REFORMADOR- FEDERAÇAO ESPÍRITA BRASILEIRA

SOBRE A DESENCARNAÇÃO DE GUILLON RIBEIRO

FONTE: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=20686

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image080.jpg

REVISTA REFORMADOR- FEDERAÇAO ESPÍRITA BRASILEIRA

SOBRE A DESENCARNAÇÃO DE GUILLON RIBEIRO

FONTE: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=20687

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/26-10-2023_arquivos/image081.jpg

Cartão postal representando a Praça João Lisboa, em São Luís. Por volta de 1910

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Jo%C3%A3o_Lisboa.jpg

 

São Luiz do Maranhão onde nasceu Guillon Ribeiro

GRD_85_livro_dos_espiritos_feb

 

 

Ruy Barbosa elogiou  Guillon Ribeiro no Senado Federal  por ocasião do trabalho de revisão do Projeto do Código Civil nos seguintes termos:

Devo, entretanto, Sr. Presidente, desempenhar-me de um dever de consciência — registrar e agradecer da tribuna do Senado a colaboração preciosa do Sr. Dr. Guillon Ribeiro, que me acompanhou nesse trabalho com a maior inteligência, não limitando os seus serviços à parte material do comum dos revisores, mas, muitas vezes, suprindo até a desatenções e ne- gligências minhas. (Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB)

 

DSC09281

Busto do grande jurista  Rui Barbosa

Praça Rui Barbosa. São José do Rio Preto, SP. Foto Ismael Gobbo

DSC09235

Sede histórica da FEB. Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

IMG_1105

Av. Passos vista da janela da sede histórica da FEB. Rio de Janeiro, RJ. Ao fundo a Praça Tiradentes. Foto Ismael Gobbo

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/24-09-2021_arquivos/image059.jpg

Luar. Foto: Ismael Gobbo

 

Deus

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/11-05-2019_arquivos/image012.jpg

The Rose Garden. Hyde Park.  Londres, Reino Unido.Foto Matheus Gobbo.

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

                                  

 

Jesus e o precursor

 

Livro Boa Nova, pelo espírito Humberto de Campos/Irmão X

Psicografia Francisco Cândido Xavier

FEB

 

 

boaNova

Após a famosa apresentação de Jesus aos doutores do Templo de Jerusalém, Maria recebeu a visita de Isabel e de seu filho, em sua casinha pobre de Nazaré. Depois das saudações habituais, do desdobramento dos assuntos familiares, as duas primas entraram a falar de ambas as crianças, cujo nascimento fora antecipado por acontecimentos singulares e cercado de estranhas circunstâncias.

Enquanto o patriarca José atendia às últimas necessidades diárias de sua oficina humilde, entretinham-se as duas em curiosa palestra, trocando carinhosamente as mais ternas confidências maternais.

O que me espanta – dizia Isabel com caricioso sorriso –  é o temperamento de João, dado às mais fundas meditações, apesar da sua pouca idade. Não raro, procuro-o inutilmente em casa, para encontrá-lo, quase sempre, entre as figueiras bravas, ou caminhando ao longo das estradas adustas, como se a pequena fronte estivesse dominada por graves pensamentos.

Essas crianças, a meu ver – respondeu-lhe Maria, intensificando o brilho suave de seus olhos –,  trazem para a Humanidade a luz divina de um caminho novo. Meu filho também é assim, envolvendo-me o coração numa atmosfera de incessantes cuidados. Por vezes, vou encontrá-lo a sós, junto das águas, e, de outras, em conversação profunda com os viajantes que demandam a Samaria ou as aldeias mais distantes, nas adjacências do lago. Quase sempre, surpreendo-lhe a palavra caridosa que dirige às lavadeiras, aos transeuntes, aos mendigos sofredores... Fala de sua comunhão com Deus com uma eloquência que nunca encontrei nas observações dos nossos doutores e, contentemente, ando a cismar, em relação ao seu destino.

Apesar de todos os valores da crença – murmurou Isabel, convicta –, nós, as mães, temos sempre o espírito abalado por injustificáveis receios.

Como se se deixasse empolgar por amorosos temores, Maria continuou: – Ainda há alguns dias, estivemos em Jerusalém, nas comemorações costumeiras, e a facilidade de argumentação com que Jesus elucidava os problemas, que lhe eram apresentados pelos orientadores do templo, nos deixou a todos receosos e perplexos. Sua ciência não pode ser deste mundo: vem de Deus, que certamente se manifesta por seus lábios amigos de pureza. Notando-lhe as respostas, Eleazar chamou a José, em particular, e o advertiu de que o menino parece haver nascido para a perdição de muitos poderosos em Israel.

Com a prima a lhe escutar atentamente a palavra, Maria prosseguiu, de olhos úmidos, após ligeira pausa: – Ciente desse aviso, procurei Eleazar, a fim de interceder por Jesus, junto de suas valiosas relações com as autoridades do templo. Pensei na sua infância desprotegida e receio pelo seu futuro. Eleazar prometeu interessar-se pela sua sorte; todavia, de regresso a Nazaré, experimentei singular multiplicação dos meus temores. Conversei com José, mais detidamente, acerca do pequeno, preocupada com o seu preparo conveniente para a vida!... Entretanto, no dia que se seguiu às nossas íntimas confabulações, Jesus se aproximou de mim, pela manhã, e me interpelou: “Mãe, que queres tu de mim? Acaso não tenho testemunhado a minha comunhão com o Pai que está no Céu!”

Altamente surpreendida com a sua pergunta, respondi-lhe, hesitante: Tenho cuidado por ti, meu filho! Reconheço que necessitas de um preparo melhor para a vida... Mas, como se estivesse em pleno conhecimento do que se passava em meu íntimo, ponderou ele: “Mãe, toda preparação útil e generosa no mundo é preciosa; entretanto, eu já estou com Deus. Meu Pai, porém, deseja de nós toda a exemplificação que seja boa e eu escolherei, desse modo, a escola melhor”.

No mesmo dia, embora soubesse das belas promessas que os doutores do templo fizeram na sua presença a seu respeito, Jesus aproximou-se de José e lhe pediu, com humildade, o admitisse em seus trabalhos. Desde então, como se nos quisesse ensinar que a melhor escola para Deus é a do lar e a do esforço próprio – concluiu a palavra materna com singeleza —, ele aperfeiçoa as madeiras da oficina, empunha o martelo e a enxó, enchendo a casa de ânimo, com a sua doce alegria!

Isabel lhe escutava atenta a narrativa, e, depois de outras pequenas considerações materiais, ambas observaram que as primeiras sombras da noite desciam na paisagem, acinzentando o céu sem nuvens. A carpintaria já estava fechada e José buscava a serenidade do interior doméstico para o repouso.

As duas mães se entreolharam, inquietas, e perguntavam a si próprias para onde teriam ido as duas crianças.

*

Nazaré, com a sua paisagem, das mais belas de toda a Galileia, é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casas pequeninas, suas lojas singulares se agrupam numa ampla concavidade em cima das montanhas, ao norte do Esdrelon. Seus horizontes são estreitos e sem interesse; contudo, os que subam um pouco além, até onde se localizam as casinholas mais elevadas, encontrarão para o olhar assombrado as mais formosas perspectivas. O céu parece alongar-se, cobrindo o conjunto maravilhoso, numa dilatação infinita.

Maria e Isabel avistaram seus filhos, lado a lado, sobre uma eminência banhada pelos derradeiros raios vespertinos. De longe, afigurou-se-lhes que os cabelos de Jesus esvoaçavam ao sopro caricioso das brisas do alto. Seu pequeno indicador mostrava a João as paisagens que se multiplicavam a distância, como um grande general que desse a conhecer as minudências dos seus planos a um soldado de confiança. Ante seus olhos surgiam as montanhas de Samaria, o cume de Magedo, as eminências de Gelboé, a figura esbelta do Tabor, onde, mais tarde, ficaria inesquecível o instante da Transfiguração, o vale do rio sagrado do Cristianismo, os cumes de Safed, o golfo de Khalfa, o elevado cenário do Pereu, num soberbo conjunto de montes e vales, ao lado das águas cristalinas.

Quem poderia saber qual a conversação solitária que se travara entre ambos?

Distanciados no tempo, devemos presumir que fosse, na Terra, a primeira combinação entre o amor e a verdade, para a conquista do mundo. Sabemos, porém, que, na manhã imediata, em partindo o precursor na carinhosa companhia de sua mãe, perguntou Isabel a Jesus, com gracioso interesse: – Não queres vir conosco? Ao que o pequeno carpinteiro de Nazaré respondeu, profeticamente, com inflexão de profunda bondade: “João partirá primeiro”.

Transcorridos alguns anos, vamos encontrar o Batista na sua gloriosa tarefa de preparação do caminho à verdade, precedendo o trabalho divino do amor, que o mundo conheceria em Jesus-Cristo.

João, de fato, partiu primeiro, a fim de executar as operações iniciais para grandiosa conquista. Vestido de peles e alimentando-se de mel selvagem, esclarecendo com energia e deixando-se degolar em testemunho à Verdade, ele precedeu a lição da misericórdia e da bondade.

O Mestre dos mestres quis colocar a figura franca e áspera do seu profeta no limiar de seus gloriosos ensinos e, por isso, encontramos em João Batista um dos mais belos de todos os símbolos imortais do Cristianismo. Salomé representa a futilidade do mundo, Herodes e sua mulher o convencionalismo político e o interesse particular. João era a verdade, e a verdade, na sua tarefa de aperfeiçoamento, dilacera e magoa, deixando-se levar aos sacrifícios extremos.

Como a dor que precede as poderosas manifestações da luz no íntimo dos corações, ela recebe o bloco de mármore bruto e lhe trabalha as asperezas para que a obra do amor surja, em sua pureza divina. João Batista foi a voz clamante do deserto. Operário da primeira hora, é ele o símbolo rude da verdade que arranca as mais fortes raízes do mundo, para que o reino de Deus prevaleça nos corações. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade do amor, a luta para que se desfaçam as sombras do caminho, João é o primeiro sinal do cristão ativo, em guerra com as próprias imperfeições do seu mundo interior, a fim de estabelecer em si mesmo o santuário de sua realização com o Cristo. Foi por essa razão que dele disse Jesus: “Dos nascidos de mulher, João Batista é o maior de todos”.

 

Do cap. 2 do livro Boa Nova, do Espírito de Humberto de Campos, obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

 

(Texto copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano4/156/correiomediunico.html)

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image028.jpg

Quadro Sagrada Família com são João menino. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Perez_Murillo_-_Holy_Family_with_the_Infant_St_John_-_WGA16368.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image034.jpg

Jesus aos doze anos  encontrado entre os doutores do templo.  James Tissot

Fonte da imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image029.jpg

A cidade de Nazaré com o Monte Tabor ao fundo. Nazaré, Israel. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image032.jpg

A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Youth_of_Jesus_(Jeunesse_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image035.jpg

Vista da cidade de Nazaré, Israel, onde Jesus viveu a infância e juventude. Foto Ismael Gobbo.

DSC02592

Monte Tabor. Região da Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC02593

Vista panorâmica de cima do Monte Tabor. Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC02651

Igreja no topo do Monte Tabor em cujo interior há cenas da Transfiguração de Jesus. Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC03184

Cena do batismo de Jesus em detalhe da porta de ingresso da Basílica da Anunciação em  Nazaré, Israel.

 Foto Ismael Gobbo

Moretto,_cristo_che_benedice_il_battista

Jesus abençoa João Batista no deserto.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Dipinti_del_Moretto#/media/File:Moretto,_cristo_che_benedice_il_battista.JPG

 Arquivo: Museu do Brooklyn - Jesus ensina o povo à beira-mar (Jésus enseigne le peuple près de la mer) - James Tissot - global.jpg

Jesus ensino ao povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Amor Infinito

Caminhos retos    

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]