Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/01-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

31-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/31-07-2013.htm

30-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/30-07-2013.htm

29-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/29-07-2013.htm

27-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/27-07-2013.htm

26-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/26-07-2013.htm

 

 

 

 

Belém do Brasil!

 

 

(Versos em homenagem a Pedro Leopoldo, a cidade-mãe do médium Chico Xavier). 

 

 

A bênção, Pedro Leopoldo,

Cidade berço da luz,

Em que Chico veio ao mundo

Para servir a Jesus.

 

Quem te viu tão pequenina,

No chão em que te encastelas,

Não pode ver em tu’alma

A grandeza que revelas.

 

Dos bons filhos que geraste,

Sem que qualquer se degrade,

Tiveste um dentre eles

Que era a própria bondade.

 

Honrando a mãe generosa

Que nunca o deixou ao léu,

Este teu filho na Terra

Foi mensageiro do Céu.

 

Ninguém nunca como ele,

Tanto se deu ao Senhor,

Que dele todos diziam -

“Um homem chamado amor”!

 

Outrora, um Menino assim,

Com teu filho parecido,

Num recanto da Judéia

Nasceu num burgo esquecido.

 

Sobre a humilde estrebaria,

Na noite em que Ele chegou,

Uma estrela brilhou tanto

Que nunca mais se apagou.

 

Por isto, Pedro Leopoldo,

Em teus esplendores mil,

Guardo comigo a certeza

Que és a Belém do Brasil!...

 

Eurícledes Formiga

 

(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião pública do Centro Espírita Meimei, na manhã de domingo do dia 14 de julho de 2013, na cidade Pedro Leopoldo – MG).

 

(Texto recebido em email de Jhon Harley M. Marques)

Dona Cidália Xavier de Carvalho, a única dos irmãos de Chico Xavier  encarnada,

defronte  de sua residência em Pedro Leopoldo , MG. Foto Ismael Gobbo

Pedro Leopoldo, MG, em foto do ano de 1939.  Arquivo de Geraldo Leão.

 

 

 

Editorial de “O Clarim” – Agosto 2013

Edição especial de 108 anos. Matão, SP

 

EDITORIAL O CLARIM AGOSTO 2013

 

 

Jornal O Clarim: 108 anos

 

Não era apenas uma doutrina em que ele começara a acreditar. O Espiritismo abrira a sua mente e ele desejava a todo custo expandir os conhecimentos rapidamente assimilados a todos aqueles que estivessem dispostos a ouvir.

O cenário não lhe era o mais convidativo. Uma modesta cidadezinha interiorana que muito diferia do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, sede da corte, que o abrigara em seus tempos de juventude. A influência da Igreja Católica era fortíssima, em todos os setores da sociedade.

Mas Cairbar Schutel não se deixou desanimar e no dia 15 de julho de 1905 é realizada a reunião inaugural do Centro Espírita “Amantes da Pobreza”. O prestígio de Cairbar perante a comunidade era muito elevado. Farmacêutico respeitadíssimo e católico fervoroso, muitos se espantaram com as mudanças; primeiro, jamais imaginariam a conversão do Catolicismo para o Espiritismo, quanto mais a recente fundação de uma instituição que levasse a todos os ensinamentos desta religião. “Logo isso vai passar”, muitos afirmaram.

Mas não passou; ao contrário, seu trabalho só aumentou. Apenas um mês após a fundação do Centro Espírita, em 15 de agosto, Schutel lança a primeira edição do jornal O Clarim, com periodicidade quinzenal, predestinado a ecoar em alto e bom som os esclarecedores ensinamentos espíritas. Na primeira página, a explicação sobre a motivação em divulgar o Espiritismo: “O Espiritismo, que repousa sobre as próprias leis da natureza, é de ordem Divina, e tudo o que é de ordem Divina tem um fim útil e grandioso. Os tempos são chegados em que as ideias morais devem se desenvolver para cumprir o progresso que está nos decretos de Deus”.

Pensado para passar mensagens aos mais simples, que despertassem nos leitores o desejo da transformação moral e do estudo do Espiritismo, O Clarim manteve-se fiel a seu propósito de divulgação desde a fundação. A primeira dificuldade enfrentada foi a impressão.

Quem concordou em ajudar neste princípio foi Francisco Veloso, de Taubaté, proprietário da “Tipografia do Norte de São Paulo”, apesar de toda a dificuldade logística de se transportar o jornal impresso de Taubaté para Matão.

Essa dificuldade foi solucionada em 1907, quando Schutel adquiriu a primeira máquina impressora para o jornal. A impressão era feita página a página e muitas vezes o trabalho precisava se estender durante noites e madrugadas para que a entrega do jornal não atrasasse.

Além da impressão, as dificuldades financeiras também eram muito grandes. O papel era importado e frequentemente era difícil fazê-lo passar pela alfândega no Rio de Janeiro, devido à enorme burocracia. Mas, para reforçar o caixa, O Clarim, já com seis páginas, passou a aceitar publicidade a partir de 1908, desde que nela não houvesse incoerência com os princípios espíritas.

Mas o que importava mesmo era que O Clarim se propagasse cada vez mais. Na edição de 15/6/1907, lê-se a seguinte nota: “Enviamos ‘O Clarim’ gratuitamente a todos que não puderem pagar assinatura”.

Cairbar Schutel foi, de fato, um “bandeirante”. Sua determinação e seu empenho em jamais interromper as edição de O Clarim e da RIE, a partir de fevereiro de 1925, o pioneirismo na divulgação espírita pelo rádio, o trabalho doutrinário e filantrópico com o centro espírita, o atendimento na farmácia... Todas atividades com alto grau de complexidade, mas que nunca deixaram de receber o empenho necessário para que se mantivessem úteis em seu ideal.

Com 108 anos de trabalho ininterrupto, O Clarim permanece vivo, honrando e homenageando Cairbar Schutel e todos os colaboradores que, neste período superior a um século, dedicaram-se com empenho e muita alegria no trabalho de levar a mensagem espírita através do jornalismo impresso. Desejamos que esses 108 anos se multipliquem muitas vezes, para que o nome de Matão, de Cairbar Schutel e do Espiritismo continuem ecoando mensagens de conforto e esclarecimento.

 

Nesta edição comemorativa de aniversário, compusemos a capa em tons de sépia e utilizamos um logotipo que era usado em edições de aniversário do jornal O Clarim, na época de Cairbar Schutel, para reforçar a homenagem a este grande pioneiro do Espiritismo.

--------------------

logo_pequeno

Cássio Leonardo Carrara

Assessor de Imprensa

Jornalista – MTB 73452/SP

[email protected]

 

Cairbar  Schutel e colaboradores distribuindo O Clarim no Cemitério de Matão, SP

 

 

 

Registro. Movimento Você e a Paz emociona público em

Irará (BA)

 

Acostumado a falar a milhares de pessoas, Divaldo revive clima vivido pelos primeiros cristãos nas catacumbas discursando sobre a Paz sob chuva torrencial na pequena cidade às escuras 

 

Quarta-feira, 24 de julho: um público de mais de três mil pessoas reuniu-se para ouvir o médium e orador espírita Divaldo Franco falar sobre o espírito da Ciência e a gentileza na cidade de Araçatuba (SP).  Na noite seguinte, seria a vez da cidade de São Paulo recebê-lo para palestra que superlotou o Centro Espírita Perseverança. O tribuno encantou os mais de cinco mil presentes com mensagens sobre a esperança e o amor ilustradas por pensamentos de Gibran Khalil Gibran (1883-1931). Como de costume, o orador vinha de cansativa viagem ao exterior – havia acabado de desembarcar do Reino Unido. Não teve tempo de descansar. Mal chegou à Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), onde reside, e seguiu de carro a Irará, pequeno município da região metropolitana de Feira de Santana (BA), para - com o mesmo empenho e disposição que encanta grandes platéias - falar a um público de pouco mais de 300 pessoas.

Irará recebia pela primeira vez a Campanha Você e a Paz, criada por Divaldo há 16 anos. As condições não poderiam ser mais adversas. O setor de eventos da Mansão havia montado palco na principal praça da cidade, a Pedro Nogueira. Durante à tarde da palestra, no entanto, uma chuva torrencial fez com que o encontro tivesse que ser transferido às pressas para a pequena Escola São Judas Tadeu. A equipe de Telma Sarraf  não contava com novo agravante. Por volta das 18h, um blecaute fez com que toda a região ficasse às escuras até o início da madrugada.

Divaldo já estava na cidade. Dirigiu-se ao local, reunindo-se com um grupo de expectadores de Irará, Salvador e algumas cidades vizinhas. No pequeno pátio, iluminado por uma única lanterna e alguns poucos celulares, sentou-se, aguardando o início do encontro. A chuva apertou. Pessoas tentavam se proteger e achar caminhos em meio ao breu.

A expectativa geral era que Divaldo anunciasse a suspensão da palestra ou, pelo menos, que a fizesse de forma bastante breve. Mas não: orientado por sua mentora, a benfeitora Joanna de Ângelis, falou. E falou por mais de uma hora.

Sem microfone, no escuro, fazendo aquela que seria considerada pelos colaboradores próximos uma das mais lindas e tocantes palestras de toda a história do movimento.

Revivendo o que ele próprio destacou como  sendo o clima vivido pelos cristãos primitivos nas catacumbas, levou quase todos às lágrimas. Contou posteriormente que uma luz sublime iluminou todo o ambiente, permitindo que ele enxergasse toda a platéia com grande nitidez. Ao mesmo tempo, Joanna lhe dizia aos ouvidos: “Fale. E fale alto. Eles vieram aqui para ouvir sobre a Paz.”

Divaldo narrou as origens do Movimento Você e a Paz, nascido após visitas realizadas a penitenciárias e regiões violentas, falou da importância da figura do Papa Francisco em momento de inegável Transição Planetária, discorreu sobre o próprio Francisco de Assis, chamando a todos a cumprir com sua parte neste momento ímpar de renovação de conceitos.

Antes do orador, falaram ao público o comandante da Polícia Militar, Juarez Santos; o Pastor da Igreja Evangélica Batista, Leandro de Cerqueira;  o presidente do Centro Espírita Caminho da Luz (um dos organizadores locais do evento), Nivaldo Silva, além da representante dos Centros Espíritas do interior do Estado, Mariete.

 

Ana Landi

 

(Texto e fotos recebidos em email de Ana Landi)

 

Catacumba de São Calixto,  em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Conferência “A Psicologia da Gratidão” com

Divaldo Pereira Franco. Toronto, Canadá

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Mussi)

 

 

 

1º. Encontro da Família Espírita 2013

Winterthur, Suíça

 

Assistam ao interessante vídeo com todas as informações.

Acesse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Q-PaWkOOdYo

 

 

(Com colaboração de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Registro. 8º. Simespe- Simpósio de Estudos e

Práticas Espíritas de Pernambuco. Recife, PE

 

Amigos,

 

O 8º (SIMESPE) Simpósio de estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco, promovido pelo Grupo Espírita Seara de Deus, aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2013, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na sexta-feira (26/07), o simpósio contou com a participação do prof. Régis de Morais, que proferiu a palestra sobre o tema central: “Espiritismo – A mais universal das filosofias! Razão e bom senso integrando passado, presente e futuro”. O momento de arte da noite de abertura ficou por conta de Sibéllius Donato e seu teclado, transmitindo sempre muito emoção. Os demais conferencistas convidados foram: Carlos Baccelli, Décio Iandolli Jr., Ney Prieto Peres, Dr. Eliseu Mota Jr e Marcel Mariano, Sebastião Garibaldi e Frederico Menezes. Para descontrair e abrilhantar ainda mais esta 8ª edição, os momentos de arte ficaram por conta do poeta Edgar Diniz (Paulista/PE), Grupo Escolhas de Luz (João Pessoa/PB), Thaís Cortêz e Luciano(Recife/PE) e da cantora Valda Sedícias (Recife/PE). Mais fotos ver

http://www.flickr.com/photos/acontecenosimespe/page1/

 

(Informações e fotos  recebidas em email de Jhon Harley M. Marques)

 

Mário Jorge (Coordenador Geral do SIMESPE); Jhon Harley (Coordenador da Mesa); Lúcia Paula

(Presidenta do Grupo Espírita Seara de Deus) e Frederico Menezes (Palestrante).

Cantora Valda Sedícias

Debate entre os palestrantes do SIMESPE

Sebastião Garibaldi (Palestrante)

Carlos Baccelli e as Cartas Consoladoras

Trabalhadores do SIMESPE

Público presente no 8º SIMESPE.

Mário Jorge Júnior (Coordenador do SIMESPE) com uma das colaboradoras

 

 

 

Seminário com Sandra Borba no COBEM

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Homenagem à Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Dr. Andrei Moreira na “Toronto Spiritist Society”

Toronto, Canadá

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Mussi)

 

 

 

Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Rogério H. Feijó Pereira no

Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, RS

 

(Informação recebida em email de CCepa [[email protected]])

 

 

 

Palestras públicas programadas para o C.E. Francisco de Assis. Avanhandava, SP

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA ÁS 20,00 HORAS.

 

  PALESTRA DO MES DE AGOSTO DE 2013

 

DIA - 07 SÉRGIO  AVELHANEDA.

BIRIGUI

TEMA : " O  PERDÃO, O AUTO PERDÃO E A AÇÃO RESPONSÁVEL   "

 

DIA - 14  MIRÉLA   ABE  CASANOVA.

PENÁPOLIS

TEMA :  "  LIVRE   "

 

DIA - 21  SOLANGE  HUBNER.

PENÁPOLIS

TEMA : "  LIVRE  "

 

DIA - 28  EVELYN  SPINOLA.

ARAÇATUBA

TEMA : "  LIVRE    " 

 

 

(Informaçao em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Palestra com Lucelena Gonçalves Barros Rovesta no

C.E. Fé e Amor. Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edgar Salina [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Anete Guimarães no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Concerto Luiz Gonzaga e Orquestra

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Agosto/2013

 

 

 

01 – 20h e 30 min  GR FR MARIA DE BETHANIA – Av. Min Petrônio Portela 1637 São Paulo

 

02 a 04 – TRIBUTO A KARDEC – Salvador BA

 

05 – 20 h -  C E ANTONIO DOS SANTOS FERRO  -  R Ipiranga 257  Suzano SP

 

06 – 20 h -  C E FONTE VIVA DE LUZ -  R Tocantinópolis 103 Guarulhos SP

 

07 -  14 h -  GOTAS DE AMOR – C E A CAMINHO DA LUZ  Av. Sapopemba 648 São Paulo

 

         20 h – C E IRMÃ MARIA – R Solar dos Pinheiros 388 São Paulo

 

 08 – 20 h -  C E O SEMEADOR - R Frederico J Jaeguer 540  Sto Amaro SP

 

09 – 14  h – SEARA DA FRATERNIDADE -  R Tte Antonio João 70 S Caetano do Sul

 

10 – 16 h -  C E LUZ DIVINA – R Av. Horacio Lafer, 720 - Itaim - Sao Paulo - SP        

 

         20 h – C E IRMÃOS DA NOVA ERA - Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, 522 Sto Amaro São Paulo

 

12 A 15 – SANTOS SP

 

 12 – 20 h -  C E ISMÊNIA DE JESUS - R Campos Melo 312 – Santos SP

 

13 – 20 h – C E JESUS E A CARIDADE – R . Pará 33 Santos SP

 

14 – 20 h – C E SEMENTE DE LUZ -  R João Ramalho 158, S . Vicente SP

 

15  - 20 h – C E JOÃO CABETE -  R Santos Dumont 227 Santos SP

 

16 – 20 h – Itapira SP

 

17 – 20 h – Caraguatatuba SP

 

18 – SEGUNDO ENCONTRO ESPIRITA A CAMINMHO DA LUZ -  Av Sapopemba 648 SP

 

 19 – 20 h – GEEDEM – R Vera Cruz 385 Jd Hollywood S Bernardo do Campo

 

20 – 20 h – SEMANA ESPIRITA DE MAUÁ

 

21 – 20 h – LAR DE JESUS – R Querino Barca 199,  Morumbi –Atibaia SP

 

22 – 20 h – C E DR BEZERRA DE MENEZES R Batuíra 400,  S Bernardo do Campo

 

23 – 20 h – Itatiba SP

 

24 – 9 h –  C E OBREIROS DO BEM – Estr José Mathias Camargo 1290 -   Embu das Artes

 

26 – 20 h -  C E FÉ ESPERANÇA E CARIDADE -  R Salvador Gaeta 685 -   Guarulhos

 

27 – 20h  e 30 min -  C E REENCONTRO -  R Sebastião Preto 47 Mooca SP

 

29 – 20 h -  LAR DO AMOR CRISTÃO - R 2 de Julho 384 Ipiranga São Paulo SP

 

30 – 20 h – 20 h – CASA ESP CAMINHO DA LUZ – Al Meyer J Nigri 214 Jd Imperador, Suzano SP

 

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 

Palestra litero-musical com Ery Lopes & João Lúcius

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

Do Jornal Momento Espírita, agosto/2013

 

 

 

Teatro: Entrevidas

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Resenha Espírita On line

 

http://ceic.org.br/atualidades/resenha_91-pageflip.php

http://pt.scribd.com/doc/157032153/Resenha-Espirita-on-line-91

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-esprita-on-line-91

 

(Informação recebida em email de Nova Edição da Resenha [[email protected]])

 

 

 

O anjo silencioso

 

Pelo Espírito Eurípedes Barsanulfo.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier em reunião pública em 11/01/1959

 no Lar Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de Uberaba - Minas Gerais.

Livro: Através do Tempo. Lição nº 43. Página 120.

 

No cimo da cruz, reconhecia o Senhor que, em verdade, no mundo, não havia lugar para Ele...

Sem asilo para nascer, fora constrangido a valer-se do ninho dos animais e, sem pouso para morrer, içavam-no ao lenho dos malfeitores.

Agora, porém, que se isolara mentalmente na gritaria em torno, espraiava-se-lhe a visão...

Fitava, em espírito, os grandes palácios da Terra, ocupados pelos poderosos que se vestiam de púrpura e ouro, cercados de mulheres escravas e servos infelizes, e notou que dominavam os quatro cantos do globo, prestigiando os verdugos do sangue humano e os falsos profetas que lhes entorpeciam as consciências...

Mas, entre os altos muros que os apartavam, viu também o Senhor os que viviam desajustados quanto Ele mesmo...

Assinalou os mártires da justiça, encarcerados nas prisões; as vítimas da calúnia, açoitadas em praça publica; os heróis da fraternidade, em postes de martírio; os lidadores do bem, cedidos em pasto às feras; os amigos da educação popular, sob o cutelo de carrascos inconscientes; os perseguidos, condenados a ferros em regiões inóspitas; as mães desamparadas, cujo pranto caía como orvalho de fel sobre a terra seca; os velhos sem esperança; os caravaneiros da nudez e da fome; os doentes sem leito e as crianças sem lar...

Entre os homens igualmente não havia lugar para eles.

Como outrora, à frente de Lázaro morto, Jesus chorou...

Chorou e suplicou a Deus a vinda de alguém que o representasse ao pé dos aflitos... alguém que lenisse chagas sem recompensa, que enxugasse lagrimas sem queixa e servisse sem perguntar...

E o Pai Misericordioso enviou-lhe toda uma coorte de anjos que o louvavam, felizes, transformando o madeiro numa apoteose de luz, com exceção de um deles que, ao invés de adorá-lo, procurou-lhe respeitoso, os lábios trementes, como quem lhe buscava as derradeiras ordenações.

Não percebeu a multidão desvairada o que se passou entre o Cristo agonizante e o mensageiro sublime; no entanto, de imediato, o nume celeste, sereno e compassivo, desceu do monte para os vales humanos, nos quais, desde então, até hoje, converte o ódio em amor, a expiação em ensinamento, a dor em alegria, o desespero em consolo e o gemido em oração...

Esse anjo silencioso é o Anjo da Caridade.

Por isso, toda vez que lhe ouvis a inspiração divina, abraçando os sofredores ou amparando os necessitados, ainda mesmo através da mais leve migalha de pão ou de entendimento, é a Jesus que o fazeis.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Detalhe  na  fachada da  torre da  Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP