Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 03 de agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/03-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

02-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/02-08-2013.htm

01-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/01-08-2013.htm

31-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/31-07-2013.htm

30-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/30-07-2013.htm

29-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/29-07-2013.htm

 

 

 

 

Dia e Noite

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caridade. Lição nº 16. Página 61.

 

Recorda que a tua noite é a continuação do teu dia.

Repousando o veiculo denso – o corpo a que te junges -, o viajor, que és tu mesmo, prossegue na romagem constante das horas.

E não te faltarão companheiros na sombra, a copiarem perfeitamente os companheiros que preferes perante a luz.

Se malbaratas o tempo em conversações infelizes, decerto avançarás, treva a dentro, intoxicando a ti mesmo com o verbo envenenador.

Se te comprazes no vício, cerradas as janelas da visão na carruagem carnal, identificarás, junto de ti, quantos se alimentam à mesa do vampirismo.

Se te confias à cólera e à agressividade, tão logo te retires do campo físico partilharás o pesadelo dos que se nutrem de ódio e perseguição.

Se te agrada a idéia de enfermidade, em cujas teias te conformas, sem qualquer resistência, em favor do trabalho que te redimiria a imaginação, assim que te afastas do corpo, à influencia do sono, entrarás na companhia deplorável de doentes do espírito, que fazem da inércia a sua razão de ser.

Vale-te do dia para criar valores novos e substanciais que te enriqueçam a vida

Lembra-te de que nossos laços inferiores com o passado não jazem de todo extintos e numerosos desafetos de ontem nos espreitam a invigilância de hoje para reconduzir-nos a novas flagelações amanhã e quase todos aguardam a escuridão para multiplicar apelos delituosos e sugestões infelizes.

Saibamos conquistar a noite, aproveitando os recursos do dia para estender o bem, porque no símbolo do sol e da sombra temos a imagem de vida e da morte, dependendo de nós mesmos fazer da existência um cântico de beleza e harmonia, fraternidade e trabalho, para que o término de nossas tarefas represente abençoada renovação.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

Marina de Akko, ou Acre,  Israel. Na antiguidade a cidade era denominada  Ptolemais. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Presidente sanciona Lei que cria dubiedades sobre aborto

 

Em dois momentos, os ministros da Casa Civil e Secretário Geral da Presidência da República, receberam em audiência, no Palácio do Planalto, dirigentes do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Federação Espírita Brasileira (FEB), do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (FENASP) e Confederação Nacional das Entidades de Família (CNEF), para análise sobre o Projeto de Lei oriundo da Câmara dos Deputados, cuja autoria é a deputada Iara Bernardi (PT/SP) – que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual-, foi aprovado pelo Congresso Nacional, no dia 4 de julho, após rapidíssima tramitação. Os dirigentes das Entidades citadas entregaram e esclareceram sobre um documento (protocolado no dia 11/7/2013) em que se solicitava o pedido de veto a alguns itens do PLC 3/2013. O grupo reconhece a importância da Lei para a proteção à mulher que tenha sofrido violência, porém entende que, certamente, alguns termos indevidos que foram utilizados e sua generalidade, podem favorecer a prática do aborto. O documento também foi assinado pelo dr. Cláudio Fonteles, ex-procurador geral da República. Em princípio houve receptividade por parte dos ministros citados, mas na tarde do dia 1º. de agosto, lamentavelmente,  a presidente da República sancionou a Lei sem nenhum veto, o que gera ambiente de preocupação com relação à efetiva defesa da vida, desde a concepção. A FEB entende que se torna cada vez mais importante o trabalho de esclarecimento e educativo na linha de sua Campanha Em Defesa da Vida (Portal da FEB: http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/opusculos-campanhas).  informações: [email protected]

 

(do site http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/presidente-sanciona-lei-que-cria-dubiedades-sobre-aborto/)

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comemoração de aniversário da Casa Espírita Luz e Fraternidade. Birigui, SP

 

O evento acontece na próxima quinta-feira, 8 de agosto de 2013, às 20 horas. A CELF que estará comemorando 19 anos de existência, está localizada à Rua 21 de abril, 982, em Birigui, SP

 

(Informações de Márcia Regina Guissi)

 

Abaixo fotos na comemoração dos 18 anos em 2012

 

 

 

4º. Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade

Rijswijk, Holanda  

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

AME-Sorocaba. Seminário com Dra Marlene Nobre

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Gioavna Campos)

 

 

 

Registro. Palestra com Miguel de Jesus Sardano no CEAV

Pacaembú, SP

 

 

Noite impar!!

No CEAV – Centro Espírita Amor eVerdade, presença de Miguel de Jesus Sardano.

Por intermédio do amigo Sérgio Henrique Lourenço, tivemos a oportunidade de trazer novamente a nossa casa de oração mais um trabalhador incansável do Cristo: Miguel de Jesus Sardano.

De início Sérgio nos fez uma breve apresentação a respeito de Miguel de Jesus de Sardano, onde nos explanou sobre o trabalho que este homem tem feito pelo Movimento Espírita.

Em 1976 fundou com sua esposa, Terezinha Sardano, o Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e em 1986 fundou a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues.

Aposentou-se em 1985, dedicando-se ao serviço voluntário, em tempo integral, na Instituição Amélia Rodrigues. É advogado, professor, orador e articulista de vários jornais espíritas. Autor do livro “Nas Pegadasdo Nazareno” e “Divaldo, mais do que uma voz, um hino de amor a vida”. Fazparte do Movimento Espírita através da União das Sociedades Espíritas de SantoAndré.

Em 1999 fundou a Editora Bezerra de Menezes.

Além disso, dirige e apresenta o programa Presença Espírita, na Rede Boa Nova de Rádio desde 1992.

É também o atual 2º vice-presidente do Centro Espírita “Dr. Bezerra de Menezes”.Onde já realizou palestras em todos os estados do Brasil e em alguns países como Portugal, França, Espanha, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia, Inglaterra, Suíça, Canadá, Itália e Bélgica. Amigo do líder espírita Divaldo Franco, Miguel acompanha, divulga e coordena as conferências e viagens do orador em todo o Estado de São Paulo há 40 anos.

Miguel com sua sabedoria e conhecedor profundo da Doutrina falou nos do Espiritismo de forma brilhante, mostrou o que essa Doutrina tem a contribuir para o progresso da humanidade.

Podemos citar alguns assuntos discorridos durante a palestra como: o movimento espírita, a mediunidade, a reencarnação, o trabalho de Allan Kardec, as obras básicas do Espiritismo, a casa espírita (como escola de aprendizado e reflexão nos elucidando nossa origem, de onde viemos, para onde vamos, a nossa natureza, o que fazemos aqui, por que sofremos) entre tantos outros assuntos abordados na noite buscando quebrar tantos preconceitos ainda existentes perante o Espiritismo.

Sobretudo, uma palestra que nos mostrou com clareza o que é a Doutrina Espírita: uma religião, uma ciência e uma filosofia que só tem a contribuir para que o homem entenda o que é o processo chamado: vida. Quando passamos a entender que a morte não existe, e sim, o que ocorre é um processo de mudança de planos existenciais passamos a eliminar esse medo tão grande que avassala o homem.

            Abramos nossa mente e coração para que essa Doutrina bendita faça parte de nossa existência nos proporcionando força, fé e coragem para enfrentarmos os obstáculos que a vida nos apresenta e para que assim possamos caminhar sempre rumo ao progresso. Espiritismo: conhecimentos e ensinamentos sempre embasados no Mestre Jesus e no criador do universo, Deus.

(Informações e fotos recebidas em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

Miguel de Jesus Sardano em sua fala e público no CEAV

 

Miguel de Jesus, público, Sérgio Lourenço e Grupo do CEAV

 

 

 

 

Palestras Espíritas com o orador Vinícius Lara

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli no C.E. André Luiz

Presidente Prudente, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Fábio Nascimento no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Ismael Batista da Silva e de Regina Bachega)

 

 

 

Convite: C. E. União e Caridade promove

Estudo Básico da Doutrina Espírita. Taubaté, SP

 

 

Olá Amigos!!!

 

A Diretoria do Centro Espírita União e Caridade convida a todos os interessados para participarem do Estudo Básico da Doutrina Espírita.

 

O curso tem início no próximo dia 05 de agosto, próxima segunda-feira, das 20h às 21h30'.

 

As inscrições serão feitas na sala de aula.

 

O Centro está localizado a Rua Dr. Souza Alves, 142, Centro - Taubaté.

 

Para mais informações, por favor, faça contato por meio do telefone (12) 3621-2426.

 

Participem!!!

 

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

 

 

Programações da Fraternidade André Luiz

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ

Rua Quixadá, 30 – Penha Circular / RJ

 

CONVIDA PARA O SEMINÁRIO

AUTOESTIMA NA VISÃO ESPÍRITA

 

Dia 01/09 – 15 às 18 horas

Expositor: Carlos Assis

       Participe e compartilhe.

E-mail: [email protected] / Facebook

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

21º. Aniversário da Comunidade Espírita Estrela da Caridade. Guarulhos, SP

 

Olá amigos da Seara Espírita!

A Comunidade Espírita Estrela da Caridade, de nosso amigo José Luiz, neste mês de agosto, faz aniversário e pede a nossa colaboração para a divulgação de seu evento.

Este ano eles tem como convidado o Sebastião Camargo e Grupo Portal do Som!

Veja o cartaz anexo e peço que possam também distribuir em suas listas! 

Abraços!

Adriana

 

Departamento de Comunicação USE Intermunicipal Guarulhos e Arujá
[email protected]
contatos:  Adriana Fukuda 95477-0609

 

 

(Informaçao recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

Neste domingo, 4 de agosto. Café da Manhã com

 conferência sobre Sexualidade. Cidade da Guatemala

 

: Este domingo 4

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos o quizás pasar un momento agradable y de aprendizaje  y que mejor que escuchando una conferencia que nos ayudara a  ser mejores cada día en Familia.

 

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

www.guatespirita.org

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informaçao recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

39º. Mês Espírita de

Adamantina, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Edson Luis Silva)

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informações em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Palestra com Sérgio Avelhaneda no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 07/08/2013

às 20,00 horas  com

 SÉRGIO  AVELHANEDA.

BIRIGUI

Tema:

"  O PERDÃO,O AUTO PERDÃO E A  AÇÃO RESPONSÁVEL " 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Teatro: Um Homem d’ Outro Mundo

(Informação recebida em email de Ivens Godinho [[email protected]])

 

 

 

Aviso Urgente: Sobre a Feijoada do C.E. CVV

Poços de Caldas, MG 

 


URGENTE!!!

 

Amigos/irmãos, pra conhecimento e gentileza na divulgação:

Me foi informado neste momento que por motivo de 'FORÇA MAIOR' o cozinheiro não poderá preparar a feijoada em questão!

 

Gratos pela compreensão

e abraços fraternos!           

Domingos B. Rodrigues

 

O C.E.CAMINHO, VERDADE E VIDA (C.V.V.)

AGRADECE POR SUA COMPREENSÃO 

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!                                                                                   

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Pizza Beneficente do Grupo Cairbar Schutel

Uberaba, MG

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acesse aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Documentário sobre A Vida de Jesus: “Nos Passos do Mestre”

 

Acesse aqui e veja as informações do projeto:

http://feal.com.br/newsletter_mkt/2013/ago/0208/news_020813.html

 

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

Portal Saber: Especial Recordando Chico Xavier.

 Partida de Pedro Leopoldo

 

PODSABER Especial Recordando Chico Xavier #6 - Partida de Pedro Leopoldo

1 de agosto de 2013 às 15:05

PúblicoAmigosAmigos exceto conhecidosSomente euPersonalizadoMelhores amigosPUC MinasVer todas as listas...Nova LimaFamíliaConhecidosVoltar

SÁBADO, 27 DE JULHO DE 2013

 

PODSABER Especial Recordando Chico Xavier #6 - Partida de Pedro Leopoldo

 

http://www.youtube.com/watch?v=iYTIhTW8g3Q

 

http://www.portalsaber.org/2013/07/podsaber-especial-recordando-chico.html?utm_source=banner-lateral-esquerda&utm_medium=rcx-6&utm_campaign=banner-lateral-esquerda-rcx-6

 

 

 

 

Fale-nos sobre a saída de Chico de Pedro Leopoldo. Segundo o filme de Daniel Filho, isso teria se dado de forma intempestiva, após uma discussão familiar. Teria sido assim mesmo? Ou teria ocorrido uma saída processual? Como biógrafo, o que você tem a dizer sobre isso, já que o livro focaliza o período que culmina com essa mudança?

 

Eu diria que o diretor Daniel Filho usou uma licença poética, porque falar, em duas horas, sobre uma figura humana como Chico, é humanamente impossível! Mas o fato histórico não aconteceu daquela forma. Aquela “discussão” em família se deu em 1948 e como era natural ocorreu porque não era qualquer um que conseguiria viver ao lado do Chico, pois ele era intensamente solicitado. A casa, de fato, pertencia à família, mas a irmã estava casada e o marido, que era católico, não suportou o nível de procura por Chico à sua porta. Saindo dessa casa, ele foi para a casa de outra irmã, Maria Luiza Xavier, considerada praticamente a terceira mãe de Chico, com quem ele morou por, aproximadamente, dois anos; depois, nos últimos oitos anos, de 1950 a 1958, ele morou numa residência própria, que ficava nos fundos da casa dessa irmã. Então, a saída dele ocorreu dessa forma e não de modo intempestivo, como mostrado no filme. Porém, várias razões concorreram para a sua saída, dentre elas o desejo de saída manifestado pelo próprio médium, como pude comprovar numa carta que ele escreveu a uma grande amiga da cidade de Matozinhos, D. Hermelita. Ele tinha o desejo de se mudar para Uberaba, sobretudo quando Waldo Vieira tivesse se formado em Medicina. Eles já tinham se conhecido por volta de 1956 e mantiveram uma correspondência, psicografando obras em parceria, em cidades diferentes. Eu diria que o Chico teve que antecipar a saída, não por causa da irmã, mas sim pelas graves acusações de um dos seus sobrinhos – o Amaury - filho de outra irmã, mais velha, aquela que passou por problemas obsessivos e que, involuntariamente, o levou ao Espiritismo em 1927. Esse rapaz o acusou publicamente de mistificador. O Chico não se defendeu, porque se ele se defendesse atacaria a própria família. Silenciou, mas aquilo o machucou demais. O discurso oficial, narrado pelo próprio Chico, dizia que ele teria saído de Pedro Leopoldo em razão do clima, que comprometia, ainda mais, a sua labirintite. Ele não mentiu, mas também não disse, digamos, toda a verdade. Que clima era esse? Era o clima estabelecido pelo sobrinho. Essa foi a grande razão da saída e, essa, sim, uma saída traumática; ele não desejava sair como saiu. Digo mais, como pedroleopoldense: acredito que ele precisava sair para ampliar suas atividades no campo doutrinário.

 

Trecho da entrevista de Jhon Harley à Campina Espírita.

 

Ficha Técnica:Técnico de Gravação:Henrique LisboaDesign:Thiago PanegassiEdição: Denis PerdigãoWebmaster: Henrique Lisboa - Marco GandraParticipantes: Marconi Gomes, Marco Gandra, Dauro Mendes, Guilherme de Barros, Geraldo Lemos Neto, Luis Sérgio Marotta,  Henrique Lisboa, Livia Dias, Marco Di Spirito, Silvana Saldanha

 

Chico Xavier - Fábio JrFalar a verdade - Cidade Negra

Background Music Instrumentals - relaxdaily - B-Sides N°1 - http://www.youtube.com/watch?v=qycqF1CWcXg

 

 

 

Clique aqui para baixar a versão em MP3 

 https://itunes.apple.com/br/podcast/portalsaber/id642023477

 

  

Aplicativo para celular - Podcast Espírita

https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.universo.android.u185508

(Colaboração recebida de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/agosto_2013.html

 

 

(Colaboração recebida em email  de Luiz Carlos Formiga)

 

 

 

Jornal espírita “O Farol”

Getulina, SP

 

Queridos amigos envio-lhes o 62.º exemplar.

Divulguem, Repassem...

 

Todos: http://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

 

Este arquivo (62): http://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita62.pdf 

 

Abraços e tenham um ótimo mês!

 

Junior

(Informação recebida em email de Reinaldo Trombini Junior [[email protected]])

 

 

 

Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP