Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 20 de  agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/20-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/19-08-2013.htm    

17-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/17-08-2013.htm

16-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/16-08-2013.htm

15-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/15-08-2013.htm

14-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/14-08-2013.htm  

 

 

 

 

Fardo Leve

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 –       Qual a responsabilidade do suicida que enfrentava sofrimentos superiores às suas forças?

                        Isso não existe. Seria puro sadismo de Deus impor sobre os ombros de um de seus filhos um fardo impossível de ser carregado. O peso de nossas provações é, invariavelmente, compatível com nossas forças.

 

2 –       Não obstante, o fato de o suicida considerar que o fardo é superior às suas forças não funciona como atenuante?

                        Talvez, em relação às suas responsabilidades, mas não o isentará dos desajustes perispirituais que provocará em si mesmo, impondo-lhe tormentos na vida espiritual, nem dos reclamos da consciência a lhe dizer que lhe faltou um mínimo de confiança em Deus.

 

3 –       Não é complicado imaginar que os mentores espirituais, que orientam a reencarnação de seus pupilos, façam uma dosagem dos males que irão enfrentar, estabelecendo limites às provações como quem prepara uma equação matemática, a fim de que não se rompa a sua resistência?

                        Obviamente, não podemos enquadrar as provações humanas em simples equação matemática, estabelecendo perfeita proporção entre elas e a resistência do Espírito. O que a experiência demonstra é que as provações estão bem distantes desses limites. Há, digamos, enorme folga entre o que ele sofre e o que tem condições de suportar.

 

4 –       Poderia exemplificar?

Há a história daquele Espírito altamente comprometido com o erro e o vício. Ao reencarnar, pediu aos seus mentores que queriam enfrentar os piores males da Terra, ávido por resgatar seus débitos. Os mentores fizeram diferente. Considerando que ele não teria a mínima condição de enfrentar semelhante expiação, planejaram para ele algo bem mais simples. Seria médium, dedicado ao trabalho de ajuda a encarnados e desencarnados. Como instrumento da Espiritualidade, conquistaria sua própria redenção.

 

5 –       Com semelhante providência não estaria ele faltando aos seus compromissos?

                        O aperfeiçoamento da justiça humana criou a figura das penas alternativas, em que o criminoso, ao invés de ir para a prisão, escola de criminalidade, de onde geralmente sai pior, recebe sentença diferente. É condenado a prestar serviços comunitários, em instituições filantrópicas, aprendendo o valor dos serviços de ajuda ao próximo. A justiça humana apenas copia a Justiça Divina, que funciona assim.

 

6 –       Há penas alternativas para o resgate de nossos débitos cármicos?

                        Jesus proclama, no Sermão da Montanha (Mateus, 5:7): Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. E repete o profeta Oséias (Mateus, 9:13): Misericórdia quero, e não sacrifício. Deus nos permite, em Sua bondade, substituir a moeda do sofrimento pela moeda da misericórdia, o empenho em socorrer nossos irmãos, no resgate de nossos débitos cármicos.

 

7 –       Isso significa que não precisamos transitar pela Terra em clima de infelicidade para os necessários reajustes?

                        Como todo pai, Deus quer os filhos felizes. Costumamos confundir sofrimento com infelicidade. Sofrimento é imposição da vida. Felicidade é uma construção pessoal, na intimidade de nossa consciência. Quem compreende isso jamais pensará em suicídio ao enfrentar provações. Em boa lógica, as dores do Mundo deviam nos fazer felizes, como feliz fica o devedor ao quitar seus débitos.

 

8 –       A conceituação espírita a respeito do assunto é maravilhosa, oferecendo-nos as melhores perspectivas para uma existência feliz e produtiva, não obstante vivermos num planeta de provas e expiações. Mas há um problema: como passar esse conhecimento para aqueles que precisam dele?

                        Esse é o dever de todos os que conhecem a Doutrina Espírita, os que se beneficiaram de suas luzes, os que tiveram sua existência valorizada pela visão objetiva das realidades espirituais. Somos chamados a participar dos movimentos de divulgação doutrinária, colaborando com jornais espíritas, integrando grupos no Centro Espírita e, como diria Castro Alves, distribuindo livros à mão cheia, convidando o povo a pensar em termos de imortalidade, como só o Espiritismo é capaz. Teremos, então, um número cada vez menor de pessoas que pensam em fugir da vida pela porta falsa do suicídio, ampliando-se o contingente de pessoas capazes de enfrentar com serenidade e alegria os desafios da existência.

 

Gravura de “O Peregrino”, publicada em 1778,  mostra o peregrino adentrando o

pequeno portão aberto por “Boa-vontade”. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Peregrino

 

 

 

Registro. Congresso no Rio sobre Psicologia do Perdão

Rio de Janeiro, RJ

 

O 4º Congresso Espírita Joanna de Ângelis (CEJA) foi realizado no dia 18 de agosto, no Citibank Hall, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento teve como tema “A psicologia do perdão no evangelho de Jesus” e homenagem aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Atuaram como palestrantes Divaldo Pereira Franco; Antonio Cesar Perri de Carvalho, presidente da Federação Espírita Brasileira; Alberto Almeida e Cristiane Niero. Representantes estaduais e regionais do CEERJ integraram a mesa de abertura. Houve apresentações artísticas por jovens do centro promotor e sessão de autógrafos. O evento foi transmitido ao vivo pela TVCEI. Informações: www.cejabarra.org; www.febnet.org.br

 

CEJA. Abertura

CEJA. Palestra Perri

CEJA. Palestra Divaldo Pereira Franco

CEJA. Público.

 

 

 

Registro.  Comissão prepara Reunião Nacional

Brasília, DF

 

Comissão prepara Reunião Nacional

Nos dias 16 e 17 de agosto, aconteceu a reunião da Comissão Executiva do Conselho Federativo Nacional da FEB, em Brasília - que é presidida pelo presidente da FEB -, para se definir a pauta da Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, programada para os dias 8 a 10 de novembro. Esta pauta é fundamentada em estudos realizados por Entidades Federativas Estaduais e pelas Áreas que se reúnem nas Comissões Regionais do CFN. No evento de novembro estarão presentes equipes das 27 Entidades Federativas Estaduais. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

 

 

 

I Encontro da Família Espírita

Winterthur, Suiça

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

CEEAK 15 anos. Palestras no Castelo de Yverdon

Yverdon–les Bains. Suíça

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

Seminário de Medicina e Espiritualidade

Lugano, Suiça

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

Integração entre Medicina e Espiritualidade.

A Medicina do 3º. Milênio. Berna Suiça

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

 

Palestra pública vai abordar “O Perdão”

Caldas da Rainha, Portugal 

 

Na sexta-feira, dia 23 de Agosto de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O PERDÃO.

Porque é o perdão importante? Faz-nos bem? Como? Serão abordadas estas questões à luz da doutrina espírita

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

AME- Sorocaba convida para Seminário com Dra Marlene Nobre

Alumínio, SP

 

A AME SOROCABA reforça a todos o convite para o Seminário "A OBSESSÃO E SUAS MÁSCARAS",que será no dia 25 de agosto de 2013, 

 

Com a presidente da AME Brasil e Internacional: Dra. Marlene Nobre, (médica, expositora nacional e internacional, tem levado o conhecimento médico espírita a todo o Brasil e aos outros continentes)

 

Será uma oportunidade única de podermos ouvi-la sobre tema tão importante e atual.

 

O assunto a ser tratado (Mediunidade, Obsessão e Transtornos Mentais e Emocionais), tem sido hoje importante tema nos centros espíritas e consultórios médicos:

- Doença mental, psíquica ou obsessão? 

 

O Seminário propõe o olhar médico espírita através do estudo que a Dra. Marlene Nobre desenvolve sobre as obras do médico espiritual - André Luis (pela psicografia de Francisco Cândido Xavier), levando luz ao assunto!

 

Aguardamos você e sua família no evento

 

Grande Abraço

 

Dra. Jane Bassi

Pres da AME Sorocaba

 

 

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 21 DE AGOSTO !!!!!

 

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA. AS VAGAS SÃO LIMITADAS E NO LOCAL, APENAS SERÃO FEITAS INSCRIÇÕES SE HOUVER DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

 

SEMINÁRIO "A OBSESSÃO E SUAS MÁSCARAS"

no dia 25 de agosto de 2013 (DOMINGO), das 09 às 16h30

 

com a Dra. Marlene Nobre

(presidente da AME-Brasil e da AME-Internacional, expositora espírita nacional e internacional)

 

temas e assuntos que serão abordados

Obsessão – o que é?

Como classificar?

Psicopatologias

Transtornos Emocionais

Correlação Saúde e Doença

Tratamento da Obsessão

  

Local: será no Espaço Cultural Eurípedes Barsanulfo (na cidade de Alumínio) 

http://www.condoville.com.br/espaco_condoville.htm

 

a 20 minutos de Sorocaba e a 1 hora de São Paulo

como chegar: http://www.condoville.com.br/localizacao.htm

 

Investimento: R$ 30,00 (não sócios) e R$ 20,00 (sócios da AME-Sorocaba) 

- Inclui Coffe Break, Almoço e Estacionamento

- Renda será revertida para os Projetos Sociais mantidos pelo CEPE (Centro de Estudos e Preparação Espírita) http://www.condoville.com.br/infra_estrutura_social.htm

 

Inscrições (ATÉ O DIA 21 DE AGOSTO): podem ser realizadas de duas formas:

- SEFIF – reuniões públicas (R Tamandaré, 116 – Sorocaba)

ou

- CEPE (11) 4715-2017 - [email protected]

 

VAGAS LIMITADAS - GARANTA A SUA INSCRIÇÃO

 

EM ANEXO, O CARTAZ DO SEMINÁRIO

(PEDIMOS AJUDA DE TODOS NA DIVULGAÇÃO)

 

Atenciosamente,

Dep Comunicação da AME-Sorocaba

 

(Informações recebidas em email de Jane Modena Bassi [[email protected]] e de amesorocaba2007 [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Sidney Francese Fernandes

na Casa dos Espíritas. Lins, SP

 

A PALESTRA SERÁ REALIZADA NO SEGUINTE ENDEREÇO:

Casa dos Espíritas,  na  rua  Paulo A. Giraldi, 166 - Lins

 

 

 

(Informação recebida em email de Arquimedes Brumati [[email protected]])

 

Rosas  na bela e bem cuidada Praça Coronel Piza,  em Lins, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Capacitação para Evangelizadores e pais: Evangelização de Bebês

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Adolfo Oblonczyk [[email protected]]; de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Américo Sucena  no Centro Espírita Anália Franco

Santo André, SP

 

UM TRABALHO MUITO BOM PARA QUEM TRABALHA PRINCIPALMENTE COM DOUTRINAÇÃO DE ESPÍRITOS.

EU RECOMENDO.

 

DOMINGO IMPERDÍVEL

SEMINÁRIO:

FALANDO COM OS ESPÍRITOS

DIA 25 DE AGOSTO

DAS 09 ÀS 12 HS

PROMOÇÃO

CENTRO ESPÍRITA ANÁLIA FRANCO

LOCAL: AV. SÃO PAULO 1205 - CIDADE SÃO JORGE

SANTO ANDRÉ

 

(Informação recebida em emails de jose rubens de caires [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

2º. Encontro de Palestrantes

São Paulo, SP

 

 

 

São Paulo, 05 de agosto de 2013

 

Prezado companheiro de ideal,

 

            Sem nenhuma dúvida, o trabalho de estudo e difusão do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina codificada por Allan Kardec, é o trabalho mais importante da casa espírita, independentemente da personalidade de cada entidade.

            Porém, principalmente nas casas de pequeno e médio porte, convive-se com uma situação difícil nesta árdua tarefa de evangelização, pois se dispõe de poucos palestrantes, criando-se assim uma situação de cansaço, tanto para o público como para os palestrantes.

            Já há alguns anos, a USE Distrital Lapa promove o “Dia da USE”,quando enviamos ,uma vez por mês pelo menos, um palestrante a cada casa que nos solicita tal ajuda.

Visando aumentar o número de palestrantes que aceitam esse desafio,  além de podermos rever os já engajados, para que uma maior troca de experiências e energias entre as casas seja possibilitada, é que iremos realizar um “Encontro de Palestrantes”.

Por esse motivo, solicitamos que você divulgue esse encontro entre os palestrantes de sua casa para que venham conhecer mais de perto nossa USE LAPA e trocar experiências conosco.

A grande vantagem desse intercâmbio é que seus palestrantes terão a oportunidade de compartilhar seus talentos e conhecimento com um maior número de pessoas de  outras casas, enquanto que sua casa, em consequência, poderá receber também outros palestrantes .

 

Venha conosco então para esse nosso ENCONTRO DE PALESTRANTES

Data: 31 de agosto de 2013

Horário: das 14:30 às 17:30h

Local: Organização Beneficente Káritas

Endereço: Rua Cajaíba, 1000 – Vila Pompéia

(2ª travessa da Av. Pompéia, após a Igreja , em direção à Vila Madalena).

 

Faça antecipadamente as Inscrições pelo e-mail: [email protected]  - indicando somente: Nomes  e casa de participação.

 

Pauta:

·        Breve explicação do motivo do encontro

·        Troca de experiências entre os palestrantes

·        Registro dos palestrantes que se proponham a realizar o trabalho de intercâmbio na difusão do Evangelho.

·        Palestra  sobre o tema “Instruções de Allan Kardec aos Espíritas do Brasil”, contida no Livro “Bezerra de Menezes” de Canuto de Abreu, pela jornalista e coordenadora do ESDE da Use Estadual ,Sra. Kátia Penteado.

 

 

Nos vemos por lá,

 

Fraternalmente

 

 

 

Osmar Fantinato                                                                   Ricardo Galucci

Presidência                                                                               Diretoria de doutrina

 

 

(Informações repassadas em email por Ademir Mendes e Regina Bachega)

Estação da Luz. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

2013.  Mês Espírita de

Americana e Nova Odessa, SP

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

 

 

 

Conferência Pública no Centro Cultural Espírita de

Porto Alegre, RS

 

 

(Informação recebida em email de CCepa [[email protected]])

 

 

 

Seminário espírita no Fraternidade André Luiz

Rio de Janeiro, RJ

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ

Rua Quixadá, 30 – Penha Circular / RJ

 

CONVIDA PARA O SEMINÁRIO

AUTOESTIMA NA VISÃO ESPÍRITA

 

Dia 01/09 – 15 às 18 horas

Expositor: Carlos Assis

       Participe e compartilhe.

E-mail: [email protected] / Facebook

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

 

Aborto e eutanásia à luz do Espiritismo

Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

I EXPOSEEI Jesus de Nazaré

Tremembé, SP

 

 

(Informação recebida em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Sandra Fiore na U.E. Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

 

 

Plínio Penteado Jr. e Andrea Bien no G.E. Irmã Clementina

São Paulo,  SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

Baile da Primavera com renda destinada ao GEA

São Miguel Paulista. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Evangelho Musical com o Grupo Vocal Reencontro no Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de jose rubens de caires [[email protected]] e de Regina Bachega))

 

 

 

 

Teatro: “Aconteceu na Casa Espírita”

Cubatão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

12º. Festival de Torta e 1º. Festival de Pizza – COBEM

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Noticias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Confira:

 

PodSaber #12 - Sentimentos já está no ar! Descubra nessa edição por que os sentimentos merecem atenção especial

19/08/2013

"Se é certo que o sentimento sem a fiscalização do raciocínio pode conduzir ao absurdo, o raciocínio sem o sentimento pó de conduzir ao absurdo mais lamentável." - Emmanuel

 

Em torno da transição no globo terrestre | Jarbas Leone Varanda

19/08/2013

Psicografia de Allan Kardec R. Nápoli | 11/08/13

 

Serviço Espírita de Informações de agosto divulga palestra de Geraldo Lemos Neto na Virgínia, EUA

19/08/2013

Boletim Serviço Espírita de Informações (SEI) | # 2227 | Agosto de 2013 | p. 2

 

Desencarnou D. Heigorina Cunha - Sacramento, MG

19/08/2013

Comunicado da Aliança Municipal Espírita de Poços de Caldas

 

Das manifestações espíritas - Cap. XXIII - Da obsessão - O Livro dos Médiuns

19/08/2013

Allan Kardec

 

Focalizando o trabalhador espírita - Entrevista com Heigorina Cunha

19/08/2013

Por Ismael Gobbo | SP | Em 20 de agosto de 2010

 

Abs,

 

Célia Maria

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

Praça Raul Soares. Belo Horizonte, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 São Paulo, SP

 

Clique aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/desajustesatuais2013.html

 

 

 

 

 

Anunciando a edição de uma NOVA REVISTA ao leitor da Resenha Espírita on line

 

 

Em alguns dias estaremos enviando gratuitamente ao nobre leitor da Resenha Espírita on line, uma NOVA REVISTA, que tem por objetivo veicular mensagens, artigos, assuntos de momento, notícias, que contribuam com os estudos continuados da Doutrina Espírita, de modo a ampliar ângulos e considerações sobre determinado tema, dando ensejo a uma melhor e maior compreensão do Espiritismo e suas propostas.

É a Resenha de Estudos Espíritas.

A ideia desse novo periódico, que denominamos: Resenha de Estudos Espíritas, nasceu dos variados contatos que a redação da Resenha Espírita on line mantém com pessoas do Brasil e de diversos outros países, e estas manifestaram interesse em ter material para estudo, com linguagem direta e ordenamento sequencial, dentro de um programa pré-definido e com indicações bibliográficas, propiciando ao interessado, especialmente o principiante espírita, algo mais em termos de reflexão e estímulo para os passos na vida em busca da dignificação pessoal e social, fazendo-nos religiosos com religiosidade íntima, ao adotarmos definitivamente os ensinos espíritas como modelo de vida.

Logo começará a circular a Resenha de Estudos Espíritas. Será enviada pelo e-mail [email protected]. Por favor, registre-o desde agora como Não Spam. Depois de conhecê-la, se for do seu agrado, DIVULGUE-A, multiplicando sua circulação.

Aguarde!

Que Jesus abençoe os nossos melhores propósitos.

Grato,

A Redação

 

(Informação recebida em email de Nova Edição da Resenha [[email protected]])

 

 

 

 

Na Ciência mudanças paradigmáticas,

nas religiões reformas pragmáticas

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      Alguém disse uma grande verdade, ou seja, a de que a evolução é uma lei tão poderosa como a da gravidade. Ninguém consegue, pois, contê-la. Aliás, para a física quântica, tudo no Universo é movimento, vibração. E a evolução espiritual é sempre um movimento para cima, para o mais perfeito, para o amor, e, portanto, para Deus.

      O velho paradigma científico-filosófico mecanicista e reducionista de Newton e Descartes serve ao materialismo, apesar desses dois grandes cientistas e filósofos terem sido espiritualistas.

     Mas o novo paradigma científico da física relativista-quântica identifica-se plenamente com o espiritualismo, principalmente o oriental e o da doutrina dos espíritos codificada por Kardec.

       Quanto ao pragmatismo, trata-se de uma doutrina filosófica que defende uma verdade caracterizada pela sua utilidade. Daí um regulamento do poder civil medieval para as cerimônias da corte e da hierarquia eclesiástica, com práticas protocolares úteis à corte e ao clero.

      Segundo Moacir Costa de Araújo, em “A Nova Física do Espírito”, Ed. Age, Porto Alegre (RS), bacharel em direito, Mestre em Linguística, professor universitário de física quântica, em Porto Alegre (RS), com três pós-graduações nessa área, um novo paradigma político destrói o antigo, mas um novo paradigma científico apenas faz avançar o antigo. E acreditamos que, para as religiões, não surgem bem novos paradigmas, mas novos pragmatismos, com um misto de conservação e destruição dos antigos, fazendo surgir, assim, novos princípios doutrinários pragmáticos e, pois, úteis, exatamente porque se baseiam na verdade. Segundo Kardec, a fé deve ser raciocinada, a fim de que  seja inabalável em qualquer época. 

      O estilo literário do gongorismo, cheio de metáforas e imagens, frequentemente vazio de conteúdo útil, e que não é, pois, nada pragmático, é um estilo muito ao gosto dos teólogos, principalmente, com raciocínios abduzidos e apagógicos, isto é, ricos de palavreados eruditos e complexos, com o fim de truncarem ou tornarem confusos e misteriosos os seus argumentos. E ainda se justificam, dizendo que se trata de mistérios de Deus, e que é por isso que eles são mesmo pouco ou quase nada compreensíveis.

        O homem do século 21 não pode ter o mesmo conceito de Deus do homem dos 4º e 5º séculos. A Igreja, nos seus concílios ecumênicos, fez sempre reformas e adaptações em suas doutrinas, atualizando-as, ou criando outras novas. Por que, então, atualmente, ela está, como se diz, dormindo no ponto?

        Assim como os novos paradigmas científicos e filosóficos vão surgindo e autoafirmando-se, as religiões deveriam também ter novos princípios pragmáticos, reestruturando-se, de acordo com a evolução, e fundamentadas sempre na verdade dos verdadeiros e renovados princípios filosóficos e teológicos, principalmente os a respeito de Deus, atualizando-os de acordo com o grau de evolução de cada época.

       Não entendo, pois, por que algumas religiões ficam praticamente paradas na mesmice de sempre, ou se buscam reformas pragmáticas, é só no ritmo das tartarugas!    

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

Lyon 03-10-1804/ Paris 31-03-1869

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP