Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 17 de  agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/17-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

16-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/16-08-2013.htm

15-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/15-08-2013.htm

14-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/14-08-2013.htm  

13-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/13-08-2013.htm

12-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/12-08-2013.htm

 

 

 

Utilidade providencial da riqueza. Provas da Riqueza e da Miséria

 

 

7. Se a riqueza houvesse de constituir obstáculo absoluto à salvação dos que a possuem, conforme se poderia inferir de certas palavras de Jesus, interpretadas segundo a letra e não segundo o espírito, Deus, que a concede, teria posto nas mãos de alguns um instrumento de perdição, sem apelação nenhuma, idéia que repugna à razão. Sem dúvida, pelos arrastamentos a que dá causa, pelas tentações que gera e pela fascinação que exerce, a riqueza constitui uma prova muito arriscada, mais perigosa do que a miséria. É o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. É o laço mais forte que prende o homem à Terra e lhe desvia do céu os pensamentos. Produz tal vertigem que, muitas vezes, aquele que passa da miséria à riqueza esquece de pronto a sua primeira condição, os que com ele a partilharam, os que o ajudaram, e faz-se insensível, egoísta e vão. Mas, do fato de a riqueza tornar difícil a jornada, não se segue que a torne impossível e não possa vir a ser um meio de salvação para o que dela sabe servir-se, como certos venenos podem restituir a saúde, se empregados a propósito e com discernimento.

     Quando Jesus disse ao moço que o inquiria sobre os meios de ganhar a vida eterna: “Desfaze-te de todos os teus bens e segue-me”, não pretendeu, decerto, estabelecer como princípio absoluto que cada um deva despojar-se do que possui e que a salvação só a esse preço se obtém; mas, apenas mostrar que o apego aos bens terrenos é um obstáculo à salvação. Aquele moço, com efeito, se julgava quite porque observara certos mandamentos e, no entanto, recusava-se à idéia de abandonar os bens de que era dono. Seu desejo de obter a vida eterna não ia até ao extremo de adquiri-la com sacrifício.

     O que Jesus lhe propunha era uma prova decisiva, destinada a pôr a nu o fundo do seu pensamento. Ele podia, sem dúvida, ser um homem perfeitamente honesto na opinião do mundo, não causar dano a ninguém, não maldizer do próximo, não ser vão, nem orgulhoso, honrar a seu pai e a sua mãe. Mas, não tinha a verdadeira caridade; sua virtude não chegava até a abnegação. Isso o que Jesus quis demonstrar. Fazia uma aplicação do princípio: “Fora da caridade não há salvação”.

     A conseqüência dessas palavras, em sua acepção rigorosa, seria a abolição da riqueza por prejudicial à felicidade futura e como causa de uma imensidade de males na Terra; seria, ao demais, a condenação do trabalho que a pode granjear; conseqüência absurda, que reconduziria o homem à vida selvagem e que, por isso mesmo, estaria em contradição com a lei do progresso, que é lei de Deus.

     Se a riqueza é causa de muitos males, se exacerba tanto as más paixões, se provoca mesmo tantos crimes, não é a ela que devemos inculpar, mas ao homem, que dela abusa, como de todos os dons de Deus. Pelo abuso, ele torna pernicioso o que lhe poderia ser de maior utilidade. É a conseqüência do estado de inferioridade do mundo terrestre. Se a riqueza somente males houvesse de produzir, Deus não a teria posto na Terra. Compete ao homem fazê-la produzir o bem. Se não é um elemento direto de progresso moral, é, sem contestação, poderoso elemento de progresso intelectual.

     Com efeito, o homem tem por missão trabalhar pela melhoria material do planeta. Cabe-lhe desobstruí-lo, saneá-lo, dispô-lo para receber um dia toda a população que a sua extensão comporta. Para alimentar essa população que cresce incessantemente, preciso se faz aumentar a produção. Se a produção de um país é insuficiente, será necessário buscá-la fora. Por isso mesmo, as relações entre os povos constituem uma necessidade. A fim de mais as facilitar, cumpre sejam destruídos os obstáculos materiais que os separam e tornadas mais rápidas as comunicações. Para trabalhos que são obra dos séculos, teve o homem de extrair os materiais até das entranhas da terra; procurou na Ciência os meios de os executar com maior segurança e rapidez. Mas, para os levar a efeito, precisa de recursos: a necessidade fê-lo criar a riqueza, como o fez descobrir a Ciência. A atividade que esses mesmos trabalhos impõem lhe amplia e desenvolve a inteligência, e essa inteligência que ele concentra, primeiro, na satisfação das necessidades materiais, o ajudará mais tarde a compreender as grandes verdades morais. Sendo a riqueza o meio primordial de execução, sem ela não mais grandes trabalhos, nem atividade, nem estimulante, nem pesquisas. Com razão, pois, é a riqueza considerada elemento de progresso.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec. Cap. XVI, 7. FEB. Copiado do site Febnet

 

Praça Princesa Isabel. Av. Rio Branco, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Palácio dos Campos Elíseos. Av. Rio Branco, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Encontro Fraterno em comemoração ao XXI Aniversário da Federação Espírita de Tamaulipas Y Huasteca. México

 

Todos preparados para este gran encuentro fraterno en conmemoración del XXi Aniversario de la Federación Espírita de Tamaulipas y la Huasteca,A.C.
Conferencistas participantes, el Dr, Edwin Bravo Marroquin, Julio Santos Texeira, Dra. Bonnie Grossman, Jorge Camargo Zurita.
 

 

 

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 Palestra e lançamento com Suely Caldas Schubert

São Paulo, capital e interior

 

 

(Informação recebida em emails de Elaine - Financeiro [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 Palestra pública com José Luiz Moraes

vai abordar o tema “A Dor”. Vitória, ES

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

A cidade de Vitória, ES, vista de Vila Velha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário sobre Cura (Passe)  na SSI

Dublin, Irlanda

 

http://www.freewebs.com/spiritismireland/

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro Musical na comemoração de aniversário do

 G.E. Joanna de Angelis. Santo André, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestra com Kristian Karla na Fundação Joanna de Ângelis

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Gutemberg Paschoal  em Seminário no

C.E. Cultivadores do Evangelho. Magé, RJ

 

Bom dia amigos!

Em comemoração aos 75 anos do Centro Espírita Cultivadores do Evangelho, próximo domingo – dia 18 de Agosto – das 15 h às 17 h, realizaremos o Seminário de lançamento do livro: “Música para a Evolução do Espírito”.

Seminarista (autor do livro): Gutemberg Paschoal.

Para quem não o conhece, ele foi Diretor de Comunicação Social do CEERJ, formado em Letras, especialista em Psicopedagogia e História da Educação, estudioso de matérias relacionadas à liderança e administração, além de atuar no campo da música, tanto no ambiente espírita como profissional.

Quem desejar poderá adquirir o livro no dia.

Junte-se a nós para comemorarmos esta data tão especial!!!

Endereço: Rua Maria do Patrocínio, 40 – Raiz da Serra – Magé.

 

 

(Informação em email de Flavio Castelhano [mailto:[email protected]] repassado por Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Ailton Paulo Marques no C.E. Caminho da Luz

Flórida Paulista, SP

 

Palestra em Flórida Paulista - Convite e divulgação

 

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA “ CAMINHO  DA  LUZ ” 

Rua Florindo Giralde, 390 - FLÓRIDA PAULISTA

28 de agosto, 4ª feira, às 20 horas.

ORADOR: AILTON PAULO MARQUES, de Adamantina.

TEMA: "Caridade e reforma íntima"

Imagem inline 1

       Ailton Paulo Marques

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 Programaçao de palestras com Luiz Augusto Macedo

Regiões Noroeste e Araraquarense

 

CONVITE DE PALESTRAS

 

LUIZ AUGUSTO MACEDO, ADVOGADO, PALESTRANTE ESPÍRITA, TAMBÉM REQUISITADO COM TEMAS PARA INSTITUIÇÕES BENEFICENTES, ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA. ([email protected])  

 

 

DIA: 12 DE AGOSTO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: “COMUNIDADE ESPÍRITA EUZÉBIO DE OLIVEIRA BRANDÃO”

ENDEREÇO: RUA SANTA TEREZINHA, 340, ANDRADINA, SP

TEMA: “O CENTRO ESPÍRITA”

CONTATO: JOSÉ ROBERTO LOPES                   [email protected] 

 

DIA: 17 DE AGOSTO DE 2.013 – SÁBADO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

ENDEREÇO: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 952, BIRIGUI, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: NANCY  (18) 3642 – 2388     (18) 3643 – 1190

 

DIA: 19 DE AGOSTO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “JEREMIAS”

ENDEREÇO: RUA BRASIL, 1035, GUARARAPES, SP

TEMA: “O GRÃO DE MOSTARDA”

CONTATO: ANDRÉIA RUIZ   [email protected]        IZALDIR    [email protected]

 

DIA: 26 DE AGOSTO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “IRMÃ VENERANDA”

ENDEREÇO: RUA FLORIANO PEIXOTO, 938, ANDRADINA, SP

TEMA: “DAR-SE-À ÀQUELE QUE TEM”

CONTATO: JOSÉ ROBERTO LOPES                   [email protected] 

 

DIA: 02 DE SETEMBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRIA “JOÃO BATISTA”

ENDEREÇO: RUA DUQUE DE CAIXIAS, 5450, PALMEIRA D’OESTE, SP

TEMA: “DAR-SE-À ÀQUELE QUE TEM”

CONTATO: PROF. OLAIR     (17) 3651-1597

 

DIA: 09 DE SETEMBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: “COMUNIDADE ESPÍRITA EUZÉBIO DE OLIVEIRA BRANDÃO”

ENDEREÇO: RUA SANTA TEREZINHA, 340, ANDRADINA, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: JOSÉ ROBERTO LOPES                   [email protected] 

 

DIA: 16 DE SETEMBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS “ALLAN KARDEC” – BIRIGUI, SP

ENDEREÇO: AV. EUCLIDES MIRAGAIA, 178 (PRAÇA ALLAN KARDEC)

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: RICARDO (18) 9714 – 2589                 [email protected]

       

DIA: 21 DE SETEMBRO DE 2.013 – SÁBADO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

ENDEREÇO: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 952, BIRIGUI, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: NANCY  (18) 3642 – 2388     (18) 3643 – 1190

 

DIA: 23 DE SETEMBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “ALLAN KARDEC”

ENDEREÇO: RUA LUIZ OSÓRIO, 1262, PENÁPOLIS, SP

TEMA: “DAR-SE-À ÀQUELE QUE TEM”

CONTATO: JOÃO MARCHESI   [email protected] (18) 9783 – 5505

 

DIA: 07 DE OUTUBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “JESUS DE NAZARÉ”

ENDEREÇO: RUA MIGUEL ANTUNES, AURIFLAMA, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: JOAQUIM RIBEIRO  (17) 9617-3011

 

DIA: 21 DE OUTUBRO DE 2.013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “JEREMIAS”

ENDEREÇO: RUA BRASIL, 1035, GUARARAPES, SP

TEMA: “ATITUDES PARA VENCER”

CONTATO: ANDRÉIA RUIZ   [email protected]                     IZALDIR    [email protected]

 

DIA: 26 DE OUTUBRO DE 2.013 – SÁBADO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

ENDEREÇO: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 952, BIRIGUI, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: NANCY  (18) 3642 – 2388     (18) 3643 – 1190

 

DIA: 30 DE OUTUBRO DE 2.013 – QUARTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA “CIRINÉIA”

ENDEREÇO: RUA NABOR NEUDES, 448, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP

TEMA: “DAR-SE-À ÀQUELE QUE TEM”

CONTATO: ANTONIO BALISTA    [email protected]    SILVANA  [email protected]

 

DIA: 30 DE NOVEMBRO DE 2.013 – SÁBADO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

ENDEREÇO: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 952, BIRIGUI, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: NANCY  (18) 3642 – 2388     (18) 3643 – 1190

 

(Informações recebidas em email de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

Palestra no C.E. Dr. Mariano Dias com Dr. Valderi Callili

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Joel Paródia no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 Programação de palestras com Cássio Branco de Araujo

São Paulo, capital e região e Pelotas no RS 

 

PALESTRAS – SETEMBRO DE 2013

 

14/09/2013 – E Tudo Começou com uma Casa Mal Assombrada – 9:00 h

Centro Espírita Seara do Mestre

Rua Carlos Roberto Cavanhas, 392 – Vila Rubi

 

18/09/2013 – A Prece – 19:25 h

Grupo Espírita Irmã Diva

Rua Herculano de Freitas, 729 – Fundação – SCS

 

24/09/2013 – Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. VIII – 18 e 19 – Deixai que Venham a Mim as Criancinhas – 20:00 h

Núcleo Espírita Meditação e Caridade

Praça Nova América, 100 – Cidade Vargas

 

25/09/2013 – Evangelho Segundo o Espiritismo – 14:00 h

Cap. XI – 1 a 4 – Amar ao Próximo como a si Mesmo

Sociedade Espírita Dr. João Prado

Rua Bartolomeu de Gusmão, 413 – Vila Mariana

 

26/09/2013 – Maledicência – 20:00 h

Grupo Assistencial Sem Fronteiras – Eurípides Barsanulfo

Rua Frei Durão, 579 – Ipiranga

 

28/09/2013 – Vida Após a Morte – 8:00 h

Lar Kardecista Luz e Harmonia Chico Xavier –

Rua Antonio Marcondes, 584 – Ipiranga

 

30/09/2013 – Violência em Família – 15:00 h

SEETO – Soc. de Estudos Espíritas 3 de Outubro

Rua Clélia, 669 - Lapa

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Teatro: Allan Kardec, Um Olhar para a Eternidade

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Almoço do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP  

 

Amigo,

Você já marcou na sua agenda a nosso almoço de domingo? Não?! 

Então reserve a data, garanta o seu lugar à mesa e anime-se vai ser uma festa.

Imagem inline 2

Ah! Não esqueça de chamar os amigos.

 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

[email protected]

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

 Pesquisa de Dr. Júlio Peres sobre “Comunicação com os Mortos” publicada na Revista Psique. Matéria no link abaixo

 

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

Leia matéria inédita sobre estudos científicos de experiências espirituais

Seu email abre corretamente?
Clique aqui e veja pelo seu navegador..

 

Olá, Dr. Ismael,

Temos a satisfação de informar você que a Revista PSIQUE deste mês (já nas bancas) publicou material inédito sobre pesquisa conduzida pelo Dr. Julio Peres.

COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

Você acredita na comunicabilidade espiritual?
Embora o estudo de experiências espirituais tenha sido negligenciado pelos cientistas no século passado, atualmente diferentes linhas de pesquisa estão se associando rumo à compreensão da consciência e da dissociação mediúnica.
Clique aqui e leia matéria na íntegra.


 
siga nossa página no Facebook | Inscrições abertas para novos Cursos. | Faça sua inscrição!

 

 


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

A Dr. Julio Peres respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição aqui.

 

 

 

 

 

Entrevista: Psicografia e Prova Judicial

com a autora do livro Michele Melo

 

Boa tarde amigos.

Com alegria compartilho com vocês nossa entrevista no Programa Repensar sobre o livro "Psicografia e Prova Judicial".

A entrevista está dividida em três partes.

Seguem os links:

Grande abraço,

MIchele Melo

 

https://www.youtube.com/watch?v=GlEx3BGoDN8

 

 https://www.youtube.com/watch?v=BxtwR-2kBzU

 

https://www.youtube.com/watch?v=XKpnc7N8TOY

 

(Informaçoes em email de Michele Melo e video)

 

 

 

Resenha Espírita On Line

 

Acesse:

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-esprita-on-line-92

http://pt.scribd.com/doc/160708630/Resenha-Espirita-on-line-92

 

 

 

 

 

Audioteca Sal e Luz

Rio de Janeiro, RJ


Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de
2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. Nos ajude divulgando!!! Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios. A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem! Atenciosamente, Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000 Fone: (21) 2233-8007 Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas http://audioteca.org.br/noticias.htm

A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!
Então conto com a ajuda de vocês: repassem!
Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo.
É um belo trabalho!
Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade.
É tudo do que eles precisam.

 

 

(Informação repassada em email por [email protected]; em nome de; Leopoldo Dare [[email protected]] e visita ao site)

 

 

 

A Balsa

Copiado do site Feparana

 

Na História da Humanidade encontramos acontecimentos que nos levam a profundas reflexões.

Em 1816, uma fragata francesa encalhou próxima à costa do Marrocos. Não havia número suficiente de botes salva-vidas. Os restos do navio foram a única balsa que manteve vivas cento e quarenta e nove pessoas.

A tempestade as arrastou ao mar aberto por mais de vinte e sete dias sem rumo.

A dramática experiência dos sobreviventes impressionou a um artista. Theodoro Gericault realizou um estudo substancial dos detalhes para produzir a pintura.

Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e, inclusive, viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nessa situação.

Seu quadro, intitulado A balsa de Medusa, retrata não somente o naufrágio do navio A Medusa, ocorrido no dia dois de julho de 1816, mas um acontecimento que comoveu a França e trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma humana.

Na pintura, pode-se ver as diferentes atitudes humanas que se manifestam nos momentos cruciais da vida.

Alguns dos sobreviventes se apresentam deitados, em total abandono, sem reação alguma. Parecem simplesmente aguardar a morte inevitável.

Outros se mostram desesperançados, alheios aos demais. O olhar distante, perdido no vazio, demonstra que perderam a vontade de viver e de lutar.

Um punhado deles, no entanto, mantém a esperança acima de tudo. Tiram do corpo as próprias camisas e as agitam com força, fixando um ponto no horizonte, como se desejassem ser vistos por alguma embarcação, por alguém.

O curioso, entretanto, é que embora eles estejam balançando as vestes brancas, não há nenhum navio à vista. Nada que indique que eles serão resgatados.

*   *   *

A balsa é como o planeta Terra. Os tripulantes são a Humanidade e as atitudes que cada um toma diante da vida.

Podemos ser como os desesperançados, quando atravessamos situações difíceis e nos decidimos a simplesmente nos entregar sem luta alguma.

Podemos estar enquadrados entre aqueles que acreditam que não há solução e, assim, também não há porque se esforçar para melhorar o estado de coisas.

Podemos também ser os que duvidamos de tudo e de todos. Ou, finalmente, ser aqueles que mantemos a esperança acima de tudo, esforçando-nos para chegar à vitória, embora ela pareça estar muito, muito distante.

Afinal, decidir pela vitória em toda circunstância que a vida nos coloca é atitude de esperança.

*   *   *

Quando os problemas se multiplicam no norte da vida e os desafios ameaçam pelo sul, as dificuldades surgem pelo leste e os perigos se multiplicam no oeste, a esperança surge e resolve a situação.

Mensageira de Deus, torna-se companheira predileta da criatura humana, a serviço do bem.

É a esperança que, ante os quadros da guerra, conclama ao trabalho e à paz.

Em meio ao inverno rigoroso, inspira coragem e aponta a estação primaveril que, logo mais explodirá em cor, perfume e beleza.

Nunca se afaste da esperança!

 

Redação do Momento Espírita, a partir do texto A balsa, de autoria
desconhecida e pensamentos do cap. 19 do livro 
Perfis da
vida, pelo Espírito Guaracy Paraná Vieira, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 16.8.2013.

 

 

Túmulo de Theodoro Gericault  no Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França.

Além da estátua retratando o pintor, cena em réplica de A Balsa da Medusa,  cujo quadro

 pintado por Gericault se encontra no Museu do Louvre. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP