Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP,  terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/31-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

28-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/28-12-2013.htm

25-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/25-12-2013.htm  

24-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/24-12-2013.htm  

21-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/21-12-2013.htm  

19-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/19-12-2013.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Enquanto brilha o agora

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vozes do Grande Além. Lição nº 52. Página 219.

 

Na reunião da noite de 24 de junho de 1956 tivemos a ventura de novamente receber o nosso benfeitor espiritual Emmanuel, cuja palavra, através do médium, se fez ouvir, vibrante e bela.

 

Atendei, enquanto é hoje, aos enigmas que vos torturam a mente.

Enquanto a Lei vos faculta a bênção do agora, extirpai do campo de vossa vida os vermes da inimizade, os pântanos da preguiça, os espinheiros do ódio, a venenosa erva do egoísmo e o pedregulho da indiferença, cultivando, com a segurança possível, a lavoura da educação, as árvores do serviço, as flores da simpatia e os frutos da caridade.

Enquanto os talentos do mundo vos favorecem, fazei o melhor que puderdes, porque, provavelmente, amanhã... Quem sabe?

Amanhã, talvez, os problemas aparecerão mais aflitivos.

- Os dias modificados...

- As oportunidades perdidas...

- As provas imprevistas...

- Os ouvidos inertes...

- Os olhos em plena sombra...

- A língua muda...

- As mãos mirradas...

- Os pés sem movimento...

- A cabeça incapaz...

- A carência de tempo...

- A visita da enfermidade...

- A mensagem da morte...

Despertai as energias mais profundas, enquanto permaneceis nas linhas da experiência física, entesourando o conhecimento e o mérito, através do estudo e da ação que vos nobilitem as horas, porque, possivelmente, amanhã, as questões surgirão mais complexas.

Não nos esqueçamos de que os princípios de correspondência funcionam exatos:

Sementeira do bem : colheita de felicidade.

Dever irrepreensivelmente cumprido : ascensão aberta.

Trabalho ativo : progresso seguro.

Cooperação espontânea : auxílio pronto.

Busquemos o melhor para que o melhor nos procure.

Tendes convosco o solo precioso fecundado pela chuva de bênçãos.

Utilizemo-lo, assim, na preparação do grande futuro, recordando a advertência do nosso Divino Mestre: - "Avançai, valorosos, enquanto tendes luz."

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Artigo

 

 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

 

A Filosofia Espírita na “voz” de J. Herculano Pires

WGarcia

Recife, PE

Eis aqui um documento importante para o estudioso do Espiritismo, datado de 24 de agosto de 1974. J. Herculano Pires – cujo centenário de nascimento está sendo comemorado desde 25 de setembro de 2013 – em palestra para espíritas faz uma abordagem dos principais livros escritos por Allan Kardec com o objetivo de destacar a importância do seu estudo e das correlações dos diversos temas que os livros abordam.

Vazada numa linguagem coloquial, familiar, onde a intenção do diálogo se sobressai como verdadeiro convite à conversa ao pé do ouvido, Herculano mostra sua particular preocupação em olhar para a codificação em seu conjunto como forma de poder integrar-se nela e descer às suas reais profundezas.

Todo o texto resulta de um trabalho longo e paciente de decupação de fitas magnéticas onde a palestra foi gravada, mantendo a coloquialidade da conversa, fator esse que permite acompanhar o professor em sua “aula” e com sua forma peculiar de se relacionar com a plateia de modo próximo, espontâneo, em que busca trazer para perto de si aqueles que se encontram na condição de alunos.

O texto está sendo apresentado abaixo na forma como foi decupado. Fiz pequenos ajustes, apenas, como a introdução de subtítulos e a correção de alguns senões gramaticais, naturais em situações como a que o professor se encontra. A introdução de subtítulos visa tornar o texto um pouco mais explícito e facilitar a identificação dos assuntos abordados.

Vale ressaltar que Herculano estuda os livros com os olhos voltados à particularidade de cada um e ao conjunto do qual faz parte, ocasião em que realiza o enquadramento deles como obra relacionada à filosofia, à ciência ou à religião. É assim que deixa clara a sua natureza mas, também, as razões pelas quais entende o Espiritismo como doutrina fundamentalmente preocupada com o Espírito e voltada ao seu conhecimento.

O tom familiar da palestra não impede que Herculano apresente uma riqueza de informações impressionante, decorrente de sua constante atualização em relação ao conhecimento que se produzia à sua época mas, também – e disso devemos estar certos – resultante daquela bagagem que é inerente a todos os seres humanos multiexistenciais e que, nele, Herculano, surgia como que à flor da pele sempre que seu espírito se punha a comparar o novo com o velho, as tendências com a realidade, a parte e o todo.

A seguir, você tem a oportunidade de conhecer o pensamento de Herculano Pires sobre O Livro dos Espíritos, quando o enquadra na área da Filosofia e o interpreta como obra geral do Espiritismo. Para ler o texto completo vá ao blog: http://www.expedienteonline.com.br/?p=641

O TOM, A PROPOSTA

Vamos então prosseguir na nossa conversa sobre a Doutrina, nós estávamos no campo do estudo doutrinário, né? Vocês se lembram que nós falamos sobre a necessidade de realmente estudar a doutrina a partir dos volumes iniciais de Kardec, passando depois pela a Codificação.

A Codificação, como naturalmente todos se lembram, se constitui daqueles cinco volumes que apresentamos aqui. Primeiro O Livro dos Espíritos. O Livro dos Espíritos é a obra fundamental da Doutrina, portanto é um livro que nenhum espírita pode deixar de ler. Quer dizer, toda pessoa que realmente se interessar pela doutrina tem de ler este livro, tem de estudá-lo. Ele é um livro de estudo. Um dos companheiros de Chico Xavier lá em Uberaba certa vez perguntou a Emmanuel através do Chico: Emmanuel, eu já li O Livro dos Espíritos quinze vezes, o que que você me aconselha agora? O Emmanuel disse: Leia mais quinze.

Parece brincadeira mais é verdade. Por que? Porque O Livro dos Espíritos é um livro de síntese da doutrina. Então quem lê assim de fio a pavio, como se diz, lê mais ou menos no sentido de quem tá lendo uma leitura corrente sem muita preocupação. E com isto o livro engana, sem querer enganar. Por que? Porque é um livro escrito com muita simplicidade. Kardec era um professor, era um pedagogo, era um didata, era um homem que procurava ensinar da maneira mais clara possível. Ele mesmo diz nos seus livros que ele pretendia escrever as obras de maneira que não deixasse motivos para interpretações várias. Quer dizer, uma coisa que fosse dita, que estivesse clara, devidamente clara, para um não dizer não, ele disse isso, outro diz não, ele disse tal coisa. Então, o esforço dele nesse sentido foi um esforço de clareza. Ao contrário das pessoas que escrevem livros assim referentes a doutrina, a doutrinas várias, procurando apresentar várias complicações da doutrina, Kardec fazia o contrário, ele procurava reduzir as complicações e deixar o texto bem claro, bem preciso, para que não houvesse dúvidas, não houvesse controvérsias inúteis, para que tudo se tornasse enfim bem inteligível, a pessoa leu e compreendeu.

LIVRO INADEQUADO PARA LEITURA DINÂMICA

Entretanto, quando se faz isso também se corre um outro perigo, que é o da pessoa passar muito por cima do assunto sem prestar atenção. E o nosso hábito de leitura, principalmente aqui no Brasil, é um hábito de leitura muito descuidado, nós corremos os olhos e lemos rapidamente, quanto mais rápido melhor. Agora ainda apareceu ai essa leitura que se chama dinâmica, que é um negócio né? Muita gente pensa que com aquilo pode ler uma obra como O Livro dos Espíritos, e lê e não entende nada, é lógico, fica na mesma, né? Por que? Porque a leitura dinâmica é muito boa como informação para, como por exemplo num escritório comercial, na atividade de um industrial, de um homem que está lidando com muitos problemas, poder ao mesmo tempo se inteirar de vários aspectos da correspondência que chega. Isso é muito bom, porque abrevia o tempo e ele logo, os assuntos não são tão complexos, são objetivos ele vê logo com rapidez do que se trata. Mas para uma leitura de um livro como O Livro dos Espíritos não serve.

O Livro dos Espíritos tem certa semelhança, até parece que eu disse isto aqui mas convém repetir, tem certa semelhança nesse aspecto com o Discurso do Método de Descartes. Descartes foi mesmo um precursor do Espiritismo, como já tivemos ocasião de dizer aqui.  Para começar, para se lembrar de que ele foi um precursor, basta lembrar o seguinte, ele se dizia, ele se achava, se considerava inspirado pelo Espírito da Verdade. E de fato quando nós lemos a obra de Descartes nós vemos que ele encaminhava o seu pensamento na direção dos problemas espíritas. E Descartes então escreveu o Discurso do Método com muita simplicidade. Quem lê, pega o Discurso do Método pra ler do começo ao fim, diz: é um livro fácil. Não é; é um livro muito complexo. Basta dizer que Etienne Girson, que é um filósofo francês, escreveu [aqui, Herculano parece pegar um exemplar de um livro qualquer e comparar]: o Discurso do Método é menor do que isto, é um livrinho de poucas páginas, mais ou menos assim. Etienne Girson escreveu um livro desta grossura, quase mil páginas, impresso em tipo miúdo numa edição francesa, para explicar o Discurso do Método, para explicar, para tornar compreensível o Discurso do Método. Então, a gente vê quanta coisa Descartes abordou de maneira simples, sintética no seu Discurso do Método. É preciso a pessoa penetrar naquilo, ler com atenção, porque senão muitos dos princípios estabelecidos por ele passam desapercebidos.

N’O Livro dos Espíritos é a mesma coisa, a mesmíssima coisa, nós começamos a ler o livro com muita simplicidade e vamos lendo correntemente e as coisas vão passando sem a gente perceber. As vezes uma frase tem um sentido mais profundo do que aquilo que aparece à primeira vista, nós temos de penetrar no sentido da frase, e além disto precisamos estabelecer ligações entre os vários assuntos. São numerosos assuntos tratados num capítulo. Por exemplo, é preciso ligar esses assuntos entre si para a gente chegar a uma compreensão global. Eu não posso, por exemplo, destacar um texto d’O Livro dos Espíritos, como faz muita gente, principalmente os que combatem o Espiritismo usam muito essa técnica. Destacam uma frase de Kardec ou um pequeno texto, interpreta aquilo isoladamente do contexto geral, e então levantam problemas que não existem, problemas que são inteiramente estranhos à obra. A necessidade, portanto, é de uma leitura de conjunto, uma leitura atenciosa para a gente poder compreender o conjunto do que Kardec está dizendo. E também ver mais fundo do que aquilo que nos aparece de primeira vista, porque há problemas ali bastante sérios.

Por exemplo, há pessoas que dizem assim. N’O Livro dos Espíritos Kardec não disse nada, não estabeleceu nada sobre o processo da evolução geral, essa evolução que vem desde o mineral até o homem, e que vai além do homem no plano espiritual. Então, esse princípio não é do Espiritismo, dizem várias pessoas. No entanto, se pegar na pergunta 540 d’O Livro dos Espíritos lá está bem claro que a evolução vai desde o átomo até o arcanjo que também já foi átomo. Quer dizer, nada mais claro do que isto, é preciso, o processo da evolução está bem figurado nessa expressão rápida de Kardec. Noutros lugares Kardec diz constantemente, Kardec e os Espíritos que ditaram várias partes do livro, tudo se encadeia no universo, quer dizer, não há solução de continuidade, não há interrupção nas ligações do universo. O universo é um organismo, este organismo é constituído portanto de várias partes, mas todas elas entrosadas, todas elas encadeadas. É por isto que nós vemos a evolução partir do reino mineral, passar para o reino vegetal, para o reino animal, para o reino hominal e depois para o espiritual. É continua a evolução, é uma corrente.

Assim nós vemos também em todos os demais aspectos do universo. A evolução funciona desta mesma maneira, tudo no universo está interligado. Nós temos a Terra em que vivemos, a Terra pertence a um sistema solar, entretanto este sistema solar pertence a uma constelação, a uma galáxia que é um universo, como dizem os astrônomos, um universo ilhado, separado no espaço, cercado por grandes espaços desertos, vazios, mas lá pra frente nós encontramos outra galáxia, lá para frente outra e assim por diante. Então todo os astros, todas as constelações, todas as galáxias, todos os universos se entrosam num grande sistema que é o Cosmo, o Cosmo abrange tudo. É esta a visão de conjunto que o Espiritismo nos dá quando nós estudamos esses problemas.

Então é necessário quando ler O Livro dos Espíritos, ler com atenção e vendo sempre o problema do conjunto. Kardec diz também continuamente o seguinte: os homens em geral veem as coisas apenas por um ângulo da natureza. Olhando por um ângulo da natureza só se tira a conclusão daquilo que se viu, não se tira conclusão do conjunto. O Espiritismo procura nos fazer ver o conjunto da natureza, o conjunto geral para nós termos uma ideia mais aproximada da realidade, da verdade. Ora, O Livro dos Espíritos como nós dissemos foi dividido por Kardec, dividido não, foi projetado por Kardec em outras obras, né?

O ASPECTO FILOSÓFICO

Então, a primeira obra que aparece depois da inauguração d’O Livro dos Espíritos é O Livro dos Médiuns. Por que? Porque se n’O Livro dos Espíritos nós temos uma síntese geral da doutrina, justamente por isto nós temos ali o aspecto filosófico da doutrina. Por que? O ramo do conhecimento que nos oferece uma visão global das coisas não é a ciência, é a Filosofia. A ciência é sempre específica, a Biologia, a Química, a Física, todas as ciências tratam cada uma de um aspecto da natureza. Portanto, não tratam da natureza em geral, cada uma delas se dedica a um aspecto. A Filosofia não é assim, a Filosofia é uma concepção geral do universo, então ela é o conhecimento geral. No desenvolvimento das ciências, fragmentando-se cada vez mais, inclusive se subdividindo nas técnicas, neste desenvolvimento o saber humano como que se fragmenta, se espedaça, se espalha. Então, o elemento de unidade desse saber é a Filosofia. Por isso que recentemente com o grande desenvolvimento das ciências, apareceu aquilo que chamamos de Filosofia das Ciências. Porque a filosofia das ciências tem a finalidade de reunir todas as conquistas das ciências e apresentá-las numa visão filosófica geral.

Então por isto O Livro dos Espíritos é um tratado filosófico. Muita gente contesta isto. Não faz muito tempo o Professor Humberto Rhoden, que na verdade foi uma grande figura do clero católico no Brasil, hoje ele é conhecido como professor mas ele era um sacerdote católico de grande projeção no clero brasileiro, e que até foi nos Estados Unidos onde lecionou em várias faculdades norte americanas como professor de filosofia, este homem deu uma entrevista à imprensa e disse assim: “Não vejo filosofia espírita em parte alguma, aquilo que está n’O Livro dos Espíritos não tem relação nenhuma com  filosofia”. Ora, isto na boca de um professor de filosofia que se projetou até no mundo é um absurdo de de estarrecer. Por que? Porque a Filosofia não se caracteriza por elementos formais, por forma. Ela tem processos, processo de pesquisa, processo de cogitação, de perquirição mental, tem os seus métodos, mas ela não se define por uma forma definida, caracterizada, precisa, por uma sistemática rígida, nem pode se caracterizar, porque a sua finalidade é a expansão do pensamento no sentido de abranger o todo. Então ele negou que O Livro dos Espíritas tivesse qualquer coisa de filosófico. Ora, começa que O Livro dos Espíritos coloca os problemas filosóficos fundamentais. O problema da vida, o problema do ser que é o problema fundamental da filosofia, o problema das relações do homem com Deus que é filosófico embora seja também religioso, o problema da existência do universo, a cosmogonia ou seja o problema da criação do mundo, do universo. Todos os problemas enfim que se relacionam com o homem e a sua vida dentro da terra em relação com o universo, todos esses problemas estão colocados lá. Os aspectos sociológicos que O Livro dos Espíritos trata, de que ele trata, são aspectos também relacionados profundamente com os problemas filosóficos. Então negar que O Livro dos Espíritos seja um verdadeiro tratado filosófico, é querer mostrar uma coisa pelo avesso, querer desfazer uma verdade que está patente.

Mas como parece que as coisas são assim, quando acontece um estouro, um absurdo, logo em seguida vem uma emenda que a gente não espera. Logo que o professor Humberto Rhoden disse isso numa entrevista à imprensa, a editora da livraria francesa, a Difusão Europeia do Livro, traduziu aqui no Brasil e publicou um livrinho de Yvonne Castelan. Yvonne Castelan é uma escritora francesa, uma professora. O livrinho se chama O Espiritismo. E logo no início do livrinho o que diz a Yvonne Castelan. “O Livro dos Espíritos é um perfeito tratado de filosofia.” Então ela examina as várias partes do livro, né, para chegar a cloncusão de que O Livro dos Espíritos é realmente um tratado de filosofia que apresenta a Filosofia Espírita. Quer dizer, a resposta foi dada ao acusador por uma tradução que veio de fora, lá da França, trazendo a resposta.

 

 

 (Texto recebido em email de Wilson Garcoa)

 

 

Curso Noções Básicas do Espiritismo

Uberaba, MG

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

Programação do “Cinqüentenário da USE Jales”

Jales, SP

 

Network Email

REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

 

Amigo Espírita

Amigo Espírita

Conferir a discussão 'CINQUENTENÁRIO DA USE JALES'

 

Tópico publicado por Amigo Espírita:


Foto da reunião de diretoria em abril de 2013 CINQUENTENÁRIO DA USE JALES   O ano de 2014 ficará marcado por longa data, em nossos senti...

Descrição do tópico:

CINQUENTENÁRIO DA USE JALES

Sobre REDE AMIGO ESPÍRITA

Rede Social de Relacionamento para Estudos da Doutrina Espírita.

REDE AMIGO ESPÍRITA

30372 membros
2569 fotos
5039 videos

6722 tópicos
2542 eventos
6397 postagens no blog

 

Para controlar os emails que você receberá em REDE AMIGO ESPÍRITA, clique aqui

 

 

 

(Informação recebida em emails de Jane Maiolo e de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

No mês do XI aniversário do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, esta sexta-feira, dia 3 de Janeiro de 2014, às 21H00, irá realizar-se um debate com o tema: IMPACTO DO ESPIRITISMO NA NOSSA VIDA, com 4 dirigentes da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Crianças recebem presentes e amor no final de ano em

 Três Lagoas!!!

 

        Sendo uma tradição e esperado com ansiedade por famílias inteiras, foi comemorado o Natal das Crianças, na cidade de Três Lagoas, festa comunitária  há l8 anos  instituída pelo espírito benemérito do jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, o Luizinho, junto com sua família e dezenas de amigos.

        A festa, com distribuição de presentes, é uma ação levada a efeito no Grupo de Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, entidade espírita e filantrópica que engloba estudos e caridade cristã. Com localização na Vila Haro, saída para Campo Grande, na Viela Francisco Cândido Xavier, esquina com Rua Allan Kardec, já é ponto bastante conhecido.
      O início da festa foi na sexta feira dia 20 de dezembro, às 19 horas, reunindo centenas de crianças acompanhadas de seus pais,  como já se tornou tradição, há 18 anos é sempre um sucesso cada vez maior e é um encanto para as crianças; logo a seguir a festa propriamente dita contou  com a distribuição de panetones, biscoitos, bolo, salgados e refrigerantes.  E como não poderia faltar, milhares de brinquedos, que fazem a alegria da criançada.

        De acordo com os organizadores, as doações para a festa deste ano tiveram a participação de pessoas e empresas de Três Lagoas, como a Fibria, Água Aquarela, Mário Márcio Arantes,  Associação Recanto da Matinha,  Milena, Floriso, Maria Lucia Firmino, Claudio Delbone, Tupy da Avanti, Laudelindo (Lau), Advogado Luiz Carlos Areco, Luciano Dutra, Maria Luiza Dutra, Psicóloga Patrícia, Rotary Club Cidade das àguas, Gilberto Huehara, Armando Jarouche, Viação São Luiz , Ana Paula Canisso e o namorado Andre Luis Pires,Maria de Fatima ( Retaurante Peixe Frito)  e outros ..

        O Senhor Cristovan Bazan  fez a palestra da noite, com o tema Vida e missão de Chico Xavier;  o Grupo de Teatro Identidade  distraiu a criançada. O Papai Noel em destaque na pessoa de José Júlio Correa, a todos atendeu e tirou fotografias; os diligentes membros da comunidade espírita se revezaram em total atenção às famílias. Vale lembrar ..o destaque o Grupo Identidade do Departamento de cultura do município que brilhou com seus artista dando a legria a centenas de  crianças que participaram.   
        Importante ressaltar que a contribuição dos comerciantes e industriais, bem como empresários, tem sido uma constante, pelo amor que se transforma essa festa, contagiante em todos os sentidos. Outro fator primordial é que toda a família de Luizinho, inclusive sua esposa Elzi Terezinha Garcia Corrêa, se somam dezenas de amigos leais e fiéis; a festa transcorreu com tanta emoção e carinho, que ficou a sensação de esperança de  que no próximo ano, será melhor.
        Até no dia 31 de  dezembro deste ano,  continua a festa, com a distribuição de brinquedos a todas as vilas da periferia de Três Lagoas, somente tendo parada quando acabarem os mais de 23 mil  brinquedos doados.

 

Por Altamirando Carneiro

 

(Recebido em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

 

 

 

Palestra na União Espírita Jundiaiense com

Cássio Lambert de Rezende. Jundiaí, SP

 

UNIÃO ESPÍRITA JUNDIAIENSE

Rua Joaquim Nabuco, 52 – Ponte São João – Jundiaí - Fone: (11) 4607-2494

 

CONVIDA PARA PALESTRA

EM COMEMORAÇÃO DOS 73 ANOS DA CASA

TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

PALESTRANTE: CÁSSIO LAMBERT DE REZENDE

DIA 18/01/2014 – SÁBADO – 20:00HS

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra litero-musical com  Ery Lopes & João Lucius

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

Marilia organiza Caravana para o 4º. Congresso Espírita Brasileiro em Campo Grande, MS

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

A companheira Silvia, do Centro Espírita Luz e Verdade, está organizando uma caravana para 

o 4º Congresso Espírita Brasileiro, a ser realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

O custo da viagem deverá ser de aproximadamente R$.800,00, incluindo transporte, hotel

e alimentação, parcelado antecipadamente em 4 vezes.

 

Os interessados devem entrar em contato com ela pelos telefones (14) 98165-9889 e

3453-1233 ou pelo e-mail: [email protected] 

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Revelion 2013/2014 CEIFA

Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestra no GELC com Manolo Quesada

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em emails de angela bianco [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Doutrinária Festival de Final de Ano na COBEM

Salvador, BA

 

Imagem inline 1

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

Tel.: (71) 33560256

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Janeiro 2014

 

 

(Informação recebida em emails de Manolo Quesada; de  Regina Bachega e de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Palestras no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus caros amigos,

Convidamos para as palestras (e cafezinho fraterno) do mês de janeiro de 2014, no C. E. Francisco Cândido Xavier, sempre às 20:00h das quartas-feiras:

01 – ANTÔNIO CARLOS NAVARRO

08 – EVANDRO OLIVA

15 – AGUINALDO DE PAULA VASCONCELOS

22 – MANOLO QUESADA (SÃO PAULO)

29 – WELLINGTON BALBO (BAURU)

Endereço: Av. Alfredo Theodoro de Oliviera, 2195 - Solo Sagrado - São José do Rio Preto - SP

Abraços.

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

Conheça o Esperanto (
www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em emails de antônio carlos navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 30-12 a 05-01-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 30-12 a 05-01-page-002

 

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

http://www.facebook.com/radioceac  images  12-icone-youtube

(Informação recebida em email de Rádio CEAC [[email protected]])

 

 

 

Boletim eltrônico do C.E. Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

 

topo_email_sup.jpg
topo_email.jpg
INFORMATIVO 10/2013                                                                   dezembro/2013

feliz_2014.jpg

Você está recebendo a

Edição de janeiro/fevereiro de 2014 - nº 254

do Boletim Informativo do C.E.I.J.

Boletim_254.jpg

 Visite nosso site: www.ismeniadejesus.org.br

base_email_77.jpg

 

 

32ª. Edição do Jornal de Estudos Psicológicos

 

Bom Dia a Todos,

 

 

Através deste, compartilhamos com todos a 32a Edição do Jornal de Estudos Psicológicos desta Sociedade, nos 07 idiomas abaixo (só clicar na palavra).

·        Português

·        Inglês

·        Alemão

·        Espanhol

·        Italiano

·        Francês

·        Russo

 

 

 

Os mesmos também podem ser acessados pela nossa website, sendo:

 

 

Página em Português: http://www.spiritistps.org/br/jornal-de-estudos-psicologicos/

 

Página em Inglês: http://www.spiritistps.org/en/the-journal-of-psychological-studies/

 

 

Votos de Muita Paz,

 

The Spiritist Psychological Society

Registered Charity 1137238

www.spiritistps.org

Evanise M Zwirtes

 

(Recebido em email de The Spiritist Psychological Society [[email protected]])

 

 

 

Resenha Espírita on line

 

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-101

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_101

http://pt.scribd.com/doc/194087296/Resenha-Espirita-on-Line-101

 

 

 

 

Carta de Ano Bom

 

Entre um ano que se vai

E outro que se inicia,

Há sempre nova esperança,

Promessas de Novo Dia...

 

Considera, meu amigo,

Nesse pequeno intervalo,

Todo o tempo que perdeste

Sem saber aproveitá-lo.

 

Se o ano que se passou

Foi de amargura sombria,

Nosso Pai Nunca está pobre

Do pão de luz da alegria.

 

Pensa que o céu não esquece

A mais ínfima criatura,

E espera resignado

O teu quinhão de ventura.

 

Considera, sobretudo

Que precisas, doravante,

Encher de luz todo o tempo

Da bênção de cada instante.

 

Sê na oficina do mundo

O mais perfeito aprendiz,

Pois somente no trabalho

Teu ano será feliz.

 

Não esperes recompensas

Dos bens da vida terrestre,

Mas, volve toda a esperança

À paz do Divino Mestre.

 

Nas lutas, nunca te esqueça

Deste conceito profundo:

O reino da luz de Cristo

Não reside neste mundo.

 

Não olhes faltas alheias,

Não julgues o teu irmão,

Vive apenas no trabalho

De tua renovação.

 

Quem se esforça de verdade

Sabe a prática do bem,

Conhece os próprios deveres

Sem censurar a ninguém.

 

Ano Novo!... Pede ao Céu

Que te proteja o trabalho,

Que te conceda na fé

O mais sublime agasalho.

 

Ano Bom!... Deus te abençoe

No esforço que te conduz

Das sombras tristes da Terra

Para as bênçãos de Jesus.

 

Casimiro Cunha por Chico Xavier, do livro "Cartas do Evangelho"

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

Ornamentação natalina no Parque do Ibirapurera, São Paulo, Brasil. Fotos  Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP