Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 02 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/02-11-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

01-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/01-11-2013.htm  

31-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/31-10-2013.htm  

30-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/30-10-2013.htm  

29-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/29-10-2013.htm  

28-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/28-10-2013.htm  

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Republicação

 

Dia de Finados

 

Ismael Gobbo

 

 

 

Neste 2 de novembro, como soe acontecer todos os anos, vivemos um feriado cuja motivação é  a de se reverênciar os mortos.

A tradição é muito antiga e é o dia onde, em  maior número, as pessoas se dispõem à  visitação das necrópoles.

Nesta ocasião, o Poder Público e também empresas privadas que administram cemitérios,  até mesmo por pressão da comunidade,  buscam  dar mais atenção à conservação de túmulos, promover limpeza, pintura e outras providências reclamadas e que nunca  passam desapercebidas.

Embora não façamos visitas tão freqüentes à necrópole da cidade, vez por outra adentramos ao cemitério para dar uma olhada nos túmulos de parentes, amigos, vultos do movimento espírita e cidadãos que conhecemos.

Sem querer fazer apologia à visitação de cemitérios, temos a lamentar certos descasos que testemunhamos na contemplação de alguns desses locais.

Muitas sepulturas deteriorados, diversas sem vestígio de limpeza e um sem número de outras que não trazem qualquer referência ao ser humano cujo corpo decomposto ali se encontra depositado.

É triste esse abandono  que vale por atestado de falta de cidadania e de respeito àqueles que nos antecederam na viagem de retorno à pátria dos imortais. 

Não devemos perder de vista a indisfarçável agressão ao meio ambiente que é, ou devia ser,  uma preocupação a ser considerada por todos nós.

 

O Espírita e o respeito aos mortos

 

Na nossa maneira de ver os cuidados que acima relatamos devem ser comuns a espíritas, católicos, budistas, evangélicos, judeus,  e a cidadãos de qualquer outra crença ou seita religiosa.

Zelar por aquele espaço é obrigação do particular e do Poder Público.

Como espíritas sabemos perfeitamente que o espírito que animou o corpo, já reduzido a pó e cujos restos se encontram na intimidade de um tumulo, ali não permanece jungido a espera de visitação. Mas isto não significa que a alma desencarnada seja insensível às almas amigas que buscam reverenciá-las ainda que à beira de uma tumba da qual não estão fazendo efetivamente a sua morada.

Certamente, vão se aproximar dos visitantes, recolher as preces sinceras que partem dos corações sensíveis, vão abraçá-las, encorajá-las, chorar juntas, oscularem-se, consolarem-se.

É bem verdade que os estados espirituais não são os mesmos, as reações não são iguais e as vibrações podem não ser das melhores. Mas a lembrança, com certeza,  nunca vai ser pior que o abandono.

Em O Livro dos Espíritos na questão 320 quando Allan Kardec pergunta se os Espíritos se sensibilizam quando lembrados por aqueles que lhe foram caros na Terra respondem: “Muito mais do que podeis supor. Se são felizes, esse fato lhes aumenta a felicidade. Se são desgraçados, serve-lhes de lenitivo”.

Nas perguntas seguintes sobre o tema aduzem os espíritos:

“Os espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que na Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer.” (Q. 321).

“Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Porém, cada Espírito vai lá somente pelos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes.” (Q. 321-a)

“Aí comparecem sob a forma que tinham quando encarnados”. (Q. 321-b)

Na questão 322 Allan Kardec questiona como se comportam aqueles esquecidos, cujos túmulos ninguém vai visitar, e se experimentam algum pesar por verem que nenhum amigo se lembra dele, ao que os espíritos respondem:

“Que lhes importa a Terra? Só pelo coração nos achamos a ela presos. Desde que ai ninguém mais lhe vota afeição, nada mais prende a esse planeta o Espírito, que tem para si o Universo inteiro.”

Prosseguindo até a questão 329 de O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec ouve os espíritos sobre a Comemoração dos Mortos e Funerais, chegamos à conclusão de que devemos respeitar aqueles que ainda tem esse costume, as vezes muito freqüentes, aproveitando o ensejo,  quando possível, para falar-lhes respeitosamente sobre a imortalidade da alma, sobre a proximidade dos desencarnados com os que aqui permanecem e sobre a possibilidade concreta de ajudarem-se  mutuamente.

Ressaltar sobre o valor da prece que deve ser exercitada em beneficio dos desencarnados, não exclusivamente em cemitérios, mas no nosso dia a dia através do pensamento de gratidão adornado por gestos altruístas que lhes possam agradar.

O que queremos dizer nestas singelas palavras é que não devemos desmerecer aqueles que ainda precisam dessa manifestação exterior como forma de validar ou de materializar esse sentimento de apreço e gratidão àqueles que já partiram e que em seus corações deixaram a marca indelével da saudade.

Embora no meio espírita seja prática quotidiana orar por encarnados e desencarnados,  respeitemos esse costume que enseja a aproximação entre aqueles que se amam nas duas humanidades que se entrelaçam.

 

A divulgação espírita nos cemitérios

 

Algumas entidades e órgãos espíritas aproveitam o Dia de Finados para fazer distribuição de mensagens espíritas nas portas dos cemitérios.

Um dos pioneiros nesse forma de divulgação foi Cairbar Schutel que fazia questão de se deixar fotografar junto das sepulturas para atestar sua convicção na imortalidade da alma.

 

 

Cairbar Schutel com companheiros espíritas distribuindo mensagens no cemitério de Matão, SP

Foto: O Clarim

 

Túmulo de Allan Kardec no Pére Lachaise – o mais visitado

 

O Cemitério Pére Lachaise, na cidade de Paris, França, é considerado um dos principais do mundo. Ali os visitantes podem adquirir um guia turístico do cemitério e sair descobrindo as sepulturas dos famosos ali inumados. Os espíritas que visitam aquela necrópole tem como uma das metas conhecer o tumulo do codificador do Espiritismo Allan Kardec. Também no Pére Lachaise estão as sepulturas dos vultos espíritas  Gabriel Delanne e Pierre-Gaëtan Leymarie.

 

Turista orando no sempre florido túmulo de Allan Kardec.

Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Túmulo de Jesus

 

Embora incerto o local da sepultura de Jesus dois locais reivindicam essa possibilidade. Um deles se encontra no interior da  Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Dentro de uma pequena capela se encontra um singelo sarcófago de mármore branco que simbolicamente representa o túmulo do Mestre. 

 

O outro local se situa num belo jardim chamado “Jardim da Tumba”, fora das muralhas de Jerusalém, pouco acima da Porta de Damasco. Ali, um túmulo escavado na rocha, possivelmente do século I, é  associado àquele de propriedade de José de Arimatéia, cedido para que Jesus fosse sepultado.

 

Visitantes adentram a pequena capela no interior da

Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém,  para ver o simbólico túmulo de Jesus

Foto Ismael Gobbo 

 

Jardim da Tumba. O túmulo ao fundo é divulgado como sendo o de Jesus. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Este local junto ao Jardim da Tumba é divulgado como sendo o Gólgota, ou Monte da Caveira. Jerusalém, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

File:AscensionofChrist2.jpg

 

Óleo sobre tela representando a Ascensão de Cristo.  Garofalo (1520)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:AscensionofChrist2.jpg

 

 

 

 

Ósculo aos que se foram

 

(Ismael Gobbo)

 

Reverência aos mortos tradição antiga,

que o calendário assinala neste mundo, 

humanidades que se abraçam mais de perto,

em dimensões que se ombreiam, se confundem.

 

Solenes datas as do nascimento e morte,

na primeira em corpo novo o viajor retorna,

recomeçando a luta na matéria densa,

para o trabalho que enaltece e aprimora.

 

A morte, tão temida, na verdade é vida,

o recobrar da liberdade que se tinha outrora,

reencontrando as almas que se foram antes,

no vai e vem de expiações e provas.

 

Abençoa Senhor, os Teus filhos que se buscam,

de forma intensa neste dia de Finados,

em meio as flores que engalanam os jazigos,

O Teu amor por testemunho de amizade. 

 

Túmulo de Batuíra, no Cemitério da Consolação, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

FEB - Inauguração do Espaço Cultural

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Diretoria [[email protected]])

 

 

 

Caravana de Botucatu vai a Seminário com

Divaldo Pereira Franco em Araras, SP

 

Favor compartilhar!

Referente ao Seminário de Divaldo Franco em Araras (em anexo), fretamos um ônibus para prestigiar o evento, saindo da catedral as 5h da manhã. Possuímos ainda 15 vagas!
 
Aos amigos que se interessarem, favor encaminhar por e-mail: nome completo, endereço, telefone e RG.

O valor total (inscrições + ônibus) será de R$ 70,00, podendo ser parcelado.

Caso queiram saber mais informações, me liguem após as 17h no fone: 981311895 ou 997563456.

 

(Informação recebida em email de Presidência USE Botucatu [[email protected]])

 

 

Fórum pela Vida na Câmara Municipal de

São Paulo, SP

 

Prezados irmãos de ideal espírita:

 

O Vereador Rubens Calvo convida para um Forum pela Vida "Quem é a favor da Vida levante o dedo", na próxima segunda feira, dia 4/11, das 13 às 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, 8º andar, localizado no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, São Paulo-SP, ocasião em que participarão os convidados especiais David K. Kyle, diretor e roteirista do Filme "BLOOD MONEY - aborto legalizado" e Elba Ramalho que receberá o título de cidadã Paulistana.

 

Convidamos o espíritas e demais interessados para prestigiarem o evento promovido pelo Dr. Rubens Calvo, sabidamente um defensor da Vida e contra o aborto.

 

Fraternalmente,

Julia Nezu Oliveira - Presidente da USE-SP

 

 

(Informação recebida em email de Sociedades Espíritas Pirituba [[email protected]])

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Gravataí, RS

 

30 de outubro de 2013

A Sociedade Espírita Vinha de Luz recebeu, jubilosa, a presença da oradora e escritora Suely Schubert que discorreu sobre o tema Espiritismo, uma Nova Era para a Humanidade. Destacou que, em Prolegômenos, em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec através da seguinte sentença já anunciava a chegada de novos tempos para a Humanidade terrena: Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, sua missão é instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade.

Embasou seu trabalho nas informações do evangelista João 14: 16, 17 e 26, onde Jesus anunciou um novo consolador, ou seja, O Espírito de Verdade. A resposta que os Nobres Espíritos deram a Allan Kardec, na questão 627 de O Livro dos Espíritos, informa ser necessário que as leis sejam explicadas e desenvolvidas, pois que, poucos a compreendem e um menor número as praticam, que o ensino dos Espíritos precisa ser claro, sem erros, para que ninguém possa alegar ignorância, para que o julgar e apreciar seja através da razão.

O contexto em que Jesus revelou que um outro consolador seria enviado aos homens foi analisado e uma compreensão mais clara sobre esse fato ficou evidente. Sobre o trabalho realizado por Allan Kardec, a oradora de voz canora, e brilhante memória, afirmou que o codificador pensou as grandes questões do conhecimento humano, apresentando-as ao Espírito de Verdade, levantando dúvidas, entre outras, sobre o homem moderno, tanto quanto, esclareceu pontos controvertidos, questões essas suscitadas pelo eminente espírita Cairbar Schutel.

A Doutrina Espírita revolucionou os velhos postulados esclarecendo a inexistência das penas eternas como castigo, que a Justiça Divina é equânime, que a reencarnação é um fato, que o ser humano está fadado a uma evolução progressiva, e que há uma lei de justiça, de amor e caridade, entre outros aspectos. Enfim, o Espiritismo inaugurou uma nova era para a Humanidade.

Suely salientou que a resposta à questão 793 de O Livro dos Espíritos apresenta uma série de atributos que deve ser apresentado por uma civilização completa, como por exemplo, que as leis sejam iguais para todos e que a justiça seja equânime. Sobre os sinais dos tempos, a conferencista mineira destacou, de A Gênese, Cap. 18, item 7, essa sentença de Allan Kardec: Hoje não são mais as entranhas do planeta que se agitam: são as da Humanidade.

Em o livro Entrega-te a Deus, Joanna de Ângelis, com psicografia de Divaldo Franco, a mentora afirma: Por mais singelo seja o serviço que tem como meta auxiliar o próximo, transforma-se em contribuição valiosa para o desenvolvimento moral da Humanidade. Culminando a profícua atividade, Suely comentou a questão 1019 com a respectiva resposta e que aborda o reinado do bem na Terra. Após a leitura do poema intitulado Oração, contido em o livro Parnaso de Além Túmulo, de autoria de Jose Silvério Horta e psicografia de Chico Xavier, o público, em reconhecimento, aplaudiu com entusiasmo a conferencista.

  Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

  Outras fotos deste evento: 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220&sk=photos&collection_token=100000043633220%3A2305272732%3A69&set=a.694557020555746.1073741916.100000043633220&type=3

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Programação para o mês de novembro da

Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França

 

Madame, Monsieur,

Sympathisant du spiritisme,

 

A chaque mois, la joie de vous présenter le programme d'activités de notre association spirite se renouvelle et nous sommes toujours étonnés de la cohérence du résultat final qui sera présenté lors des réunions publiques de l'APES.

 

Pourquoi nous affirmons cela ? Les exposés qui composent chaque programme est le résultat de la collaboration personnel des médiums de notre association qui souhaitent approfondir sur une thématique spirite particulière. A l'avance, nous ne pouvons pas savoir ni le titre, ni  le contenu que chacun d'eux vont présenter pour leurs exposés, mais au fur et à mesure, comme des petites pièces d'un grand "puzzle", les titres arrivent... A chaque mois, le résultat nous étonne toujours car ces petites pièces rassemblées révèlent une thématique maître pour diffuser le Spiritisme.

 

Pour ce mois de novembre 2013 cette thématique maître se situe autour des ouvrages de Léon Denis : les notions spirites sur la naissance et la mort, sur la volonté et libre arbitre, sur la pensée et volonté et réflexions autour de la notion de DIEU. 

 

Un grand merci à tous ceux et celles qui vont présenter et/ou animer les réunions publiques de notre association spirite.

 

Veuillez trouver ci-joint le programme pour le mois de novembre 2013.

 

Au plaisir de vous accueillir lors de nos réunions publiques.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES 


Notez bien : l'adresse de notre site et de nos mails changent, mettez à jour vos signets et contacts
Adresse site web : http://www.apes-asso.fr
Adresse mail :
[email protected]

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
- Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Ouverture au public de la bibliothèque de l'APES
Chaque deuxième dimanche de chaque mois de 15H à 19H

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

III Seminário Sul Mineiro

 Ciência e Espiritualidade. Itajubá, MG

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Programação comemorativa de 45 anos da COBEM

Salvador, BA

 

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 

“A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação” Emmanuel

 

(Informação repassada em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Convite da Mocidade Espírita do C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini vai abordar

 Drogas e Influências Espirituais. Três Corações, MG

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Semana Espírita completa 41 anos

Alagoinhas, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação de aniversário de 61 anos do

 Centro Espírita Caridade e Virtude. Aperibé, RJ

 

Caros Companheiros,

 

É com muita alegria que os convidamos para participarem das palestras comemorativas ao 61º(sexagésimo primeiro) aniversário do Centro Espírita Caridade e Virtude.

 

Rua Dona Emília Pereira de Pinho – Centro – Aperibé - RJ

 

PROGRAMAÇÃO – NOVEMBRO / 2013

 

Dia 02/11/2013 (sábado)

Orador: LEANDRO RODRIGUES FERREIRA - (Itaperuna-RJ)

TEMA: OS DESAFIOS DA FAMÍLIA NUM MUNDO DE TRANSIÇÃO

 

Dia 06/11/2013 (quarta-feira)

Orador: AFONSO NOLASCO (São Fidélis)

Tema: “... QUE DIREI EU AGORA?” (João)

 

Dia 09/11/2013 (sábado)

Oradora: HELAINE COUTINHO - (Muriaé – MG)

Tema: OS LAÇOS DE FAMÍLIA NA VISÃO ESPÍRITA

 

Dia 13/11/2013 (quarta-feira)

Oradora: LUIS HENRIQUE CRETTON (S.A. de Pádua-RJ)

Tema: A FÉ (Cap. XIX - ESE)

 

Dia 16/11/2013 (sábado)

Orador: SÔNIA KORT KAMP (Niterói – RJ)

Palestra Musicada–Participação do Coral “Ao Som do Novo Templo(Lançamento do CD)

 

Dia 20/11/2013 (quarta-feira)

Oradora: DEISE SOARES (Cordeiro-RJ)

Tema: O DESPERTAR DA ALMA

 

Dia 23/11/2013 (sábado)

Orador: FÁBIO RAMOS MEIRELES (Niterói- RJ)

Tema: Livre

 

Dia 27/11/2013 (quarta-feira)

GRUPO DE APERIBÉ -PALESTRA MUSICADA

 

Dia 30/11/2013 (sábado)

ORADOR: ANDRÉ LUIZ RODRIGUES (Laranjais-RJ)

Tema: DIALOGANDO

 

OBS: TODAS AS PALESTRAS SERÃO PROFERIDAS ÀS 19 HORAS.

 

(POR FAVOR, CHEGUE 10 MINUTOS ANTES, PARA AMBIENTAÇÃO)

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita “Caminho da Luz”

com Lygia Barbiere Amaral. Flórida Paulista, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Encontro da Associação Médico-Espírita do Ceará

Fortaleza, CE

 

 

"Vida e Conscência" é o tema da sexta edição do Encontro da Associação Médico-Espírita do Ceará - Encontr'Ame com apoio do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. O evento, que acontece a cada dois anos, irá abordar assuntos polêmicos como "Aspectos Médicos e Espirituais do Coma e Estados Vegetativos", "Sociopatias: Álcool e Drogas" e ainda "Aborto, Desamor e Violência", entre outros.

O Encontr'Ame irá trazer palestrantes médicos-espíritas com vasto conhecimento sobre o assunto, como o psiquiatra Dr. Flávio Braun, de São Paulo, e Dra. Kátia Marabuco, médica cirurgiã oncológica, do estado do Piauí. No Ceará, os médicos Dr. Francisco Cajazeiras, cirurgião geral e presidente da AME-Ceará e Dr. Valterdes Soares, da área de medicina legal e perícia médica, além da médica, Dra. Eliane Oliveira. A palestra de abertura será ministrada por Dr. Flávio Braun, no sábado, 23 de novembro, a partir das 19h, na sede do ICE.

O evento que acontecerá na Escola de Saúde Pública do Ceará, é aberto ao público em geral. 

Faça já sua inscrição através do PagSeguro, com toda praticidade e segurança clicando no botão abaixo! 
Investimento: R$ 30,00.

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Luiz Augusto Macedo no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi NETO)

 

 

 

Seminário: Como atender uma pessoa que pensa em suicídio?

Rio de Janeiro, RJ

 

Queridos Irmãos,
 
O 12° CEU tem a satisfação de convidar a todos para o nosso Seminário "Como Atender Uma Pessoa que Pensa em Suicídio", que ocorrerá no próximo dia 15 de novembro, sexta-feira, na Agremiação Espírita Francisco de Paula.
 
Nunca é demais lembrar a importância dos assuntos que serão estudados na oportunidade.
 
Qualquer dúvida poderá ser tirada com Eduardo, nos telefones (21) 9689-0345 ou (21) 2567-4829.
 
Grande abraço, fiquem com Deus!
 
Eduardo Henrique
12º CEU - Tijuca
 
------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- ---------

SEMINÁRIO:
Como Atender Uma Pessoa que Pensa em Suicídio
 
Data: 15 de novembro de 2013
Horário: 15h às 18h

Local: Agremiação Espírita Francisco de Paula

            Rua dos Araújos, 28 - Tijuca

            Rio de Janeiro
Coordenação: Palmiro Costa e Mônica Pelegrino

Durante o Seminário, serão tratados os seguintes assuntos:

- Sentimentos de quem pensa em suicídio.

- Como ajudar?

 

Público alvo: Presidentes, Dirigentes de Departamentos, Diretores, trabalhadores e interessados na tarefa.

 

“A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação” Emmanuel

 

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/11/filme-que-expoe-realidade-do-lobby-do.html

 

 

 

 

 

Espíritas de Guaxupé, MG, organizam excursão para a

XVI Conferência Estadual Espírita em Curitiba, PR

 

EXCURSÃO PARA

 

XVI CONFERÊNCIA ESTADUAL ESPÍRITA

 

DO PARANÁ

 

“O MAIOR EVENTO ESPÍRITA DO BRASIL”

 

DE 14 A 16/03/2014 EM CURITIBA – PR

 

PALESTRANTES:DIVALDO FRANCO,  ALBERTO ALMEIDA  e HAROLDO DUTRA DIAS

 

TEMA:” EVANGÉLIO SEGUNDO O ESPIRITISMO,150 ANOS. LUZ INAPAGÁVEL”

 

 

SAÍDA DE GUAXUPÉ EM:13/03/14,QUINTA-FEIRA ÀS 22:00 H

 

14/03 – PASSEIO EM CURITIBA,JARDIM BOTÂNICO,ALMOÇO, ACOMODAÇÃO NO HOTEL E TARDE LIVRE.

ÀS 18:00 H TRANSLADO PARA O EXPO TRADE CENTER;

22:30 H RETORNO PARA O HOTEL;

 

15/03 – TRANSLADO PARA EXPOTRADE DAS 07:30 E RETORNO PARA O HOTEL ÀS 22:30 H;

 

16/03 – 07:30 H, SAÍDA DO HOTEL PARA O EXPOTRADE;

12:00 H RETORNO PARA GUAXUPÉ .

 

TRANSPORTE EM ÔNIBUS LUXO, COM AR,TV,WC,DVD,SOM (WWW.RODRITURTURISMO.COM.BR) 

 

HOSPEDAGEM NO BRISTOL CENTRO CÍVICO HOTEL

Valor :RS 450,00 TRANSPORTE E HOSPEDAGEM

 

INFORMAÇÕES COM WALMOR ZAMBROTI(35)9199-9819 E

ANDRÉ BETTONI  9119-0091/8449-5400

 ADRIANA MARTINS 9222-8577/DONIZETE 9184-2463  (Guaxupé)/ Francisca – 8882-7612 –(Poços de Caldas) José Ranulfo –  9973-4444 – (Nova Resende) Zilda  8869-4534-(São Sebastião do Paraíso) Maria do Carmo –  9154-5290-(Arceburgo) Irene – 9161-2327(Juruaia)

 

DIA

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

CONFERENCISTA

TEMPO

14/MAR

20h

Setor de Artes

 

20h30

Conferência

Divaldo Pereira Franco

Tema: O Evangelho Segundo o Espiritismo

1h30

15/MAR

8h30 – 10h

Seminário

Haroldo Dutra Dias

Tema: Organização do Livro e Critério dos Textos do Evangelho pelo Codificador

1h30

10h – 10h30

Intervalo

 

10h30 – 12h

Seminário

Alberto Almeida

Tema: O que te chama mais a atenção – A Manjedoura? Ou o Monte? Ou a Cruz?

1h30

12h – 14h

Almoço

 

14h – 16h

Seminário

Haroldo Dutra Dias

Tema: A Interpretação dos Textos do Evangelho por Allan Kardec

2h

16h – 16h30

Intervalo

 

16h30 – 18h30

Seminário

Divaldo Pereira Franco

Tema: Vivendo com Jesus

2h

18h30 – 20h

Jantar

 

20h – 20h30

Setor de Artes

 

20h30

Conferência

Alberto Almeida

Tema: Jesus  - eis o psicoterapeuta integral da Terra

1h30

16/MAR

8h30 – 10h

Seminário

Alberto Almeida

Tema: E o quinto Evangelho?

1h30

10h – 10h30

Intervalo

 

10h30 – 12h

Seminário

Divaldo Pereira Franco

Tema: A Psicologia da Gratidão

1h30

12h – 13h

Encerramento

Considerações Finais

 

 

(Informação em email de André Luís Bettoni repassada em email por amepcaldas [[email protected]])

 

 

 

As Equipes Mediúnicas Espíritas

 

 

       As atividades das equipes mediúnicas nos Centros Espíritas são de fundamental importância para a solução de problemas psíquicos, desenvolvimento, educação da personalidade mediúnica e atendimento desobsessivo dos seus integrantes com uma perspectiva socorrista para os Espíritos sofredores e perturbadores que renteiam na esfera de ação dos encarnados.

         Todas as Instituições espíritas precisam destas atividades para manter inclusive a coesão de pensamento nos ideais de enobrecimento das criaturas humanas, que se propõem a trabalhar pela causa do amor ao próximo e sofrem as investidas de Espíritos malévolos, empenhados em criar desentendimentos e malquerenças nas hostes espiritistas.

          Por esta razão, o bom senso recomenda que a prioridade na composição da primeira equipe mediúnica, de qualquer Centro espírita, deve recair sobre aqueles que fazem parte da Diretoria em exercício, presumindo-se que todos esses possuam conhecimento doutrinário razoável, vida moral sadia e estejam integrados às tarefas de promoção humana.

          Sem convites precipitados, os encarregados do Departamento Doutrinário aguardam as solicitações dos frequentadores das reuniões públicas doutrinárias, integrados na Instituição, para receberem a permissão depois do estudo prévio de O Livro dos Médiuns, a fim de se incorporarem aos grupos mediúnicos espíritas analisando-se cada caso com um critério de seleção cuidadoso, com bases nas diretrizes exaradas nas diretrizes traçadas por Allan Kardec, antes de conceder-se a necessária autorização.

           O dirigente encarnado que será o representante no plano físico do Mentor espiritual da equipe deve ser preferencialmente, um elemento que faça parte da Diretoria executiva ou então alguém de inteira confiança dela, devendo preencher os requisitos mínimos para o desempenho da função, notadamente o conhecimento teórico sobre a mediunidade, características de liderança natural, e ascendência moral na convivência com os encarnados, refletindo nos desencarnados.

            No seu impedimento, não existindo um substituto devidamente credenciado pelo titular, não é recomendável que se processe a parte prática do intercâmbio espiritual.

            Nesses casos as leituras preparatórias serão realizadas normalmente, com posterior conversação edificante sobre as questões lidas, com os cuidados compreensíveis para evitarem-se polêmicas, finalizando-se as atividades com vibrações salutares e a prece de encerramento.

            No transcorrer destas atividades, os Orientadores espirituais farão o atendimento aos Espíritos sofredores programados, no nível do plano espiritual com os recursos energéticos simultâneos, do plano físico e extra físico.

            Na hipótese de um grupo iniciante, sem médiuns ostensivos atuantes, as atividades devem tomar um caráter de estudo sistemático das obras básicas do Espiritismo, notadamente de O Livro dos Médiuns, desdobradas através de comentários objetivos e resumidos, devendo-se evitar a dinâmica discursiva e desnecessária.

            No final dos estudos reservarem alguns minutos para aclimatação daqueles possuidores da faculdade em afloramento, para uma convivência mental mais estreita com os Espíritos sofredores trazidos pelos Orientadores no plano extrafisico para um atendimento de enfermagem espiritual. Quando os médiuns atuantes iniciarem as comunicações com frequência, deve-se suspender o estudo sistemático passando somente para as leituras preparatórias sem necessidade de comentários.

            Sobre o número de pessoas que devem compor as equipes mediúnicas existem variadas opiniões de estudiosos encarnados e desencarnados. Todavia, caberá ao dirigente encarnado dimensionar a quantidade ideal de participantes para a formação de um grupo bem afinado.

            Seria conveniente elaborar-se um regulamento interno, consultando o capítulo específico existente em O Livro dos Médiuns e em outras obras de autores confiáveis para as normas disciplinares a serem seguidas de referência: a assiduidade, o número de comunicações dadas por cada médium, e outros detalhes que ficarão a cargo do encarregado do Departamento Doutrinário da Instituição.

            Importante frisar que o êxito dos trabalhos com a participação da equipe espiritual vai depender da postura pessoal dos seus integrantes encarnados. Imprescindível uma preparação antecipada, principalmente na conduta mental e moral, cuidados alimentar, de repouso físico para relaxar as tensões físicas e psicológicas, provenientes das atividades cotidianas.

 

 Artigo da Autoria de José Ferraz, trabalhador da Mansão do Caminho, Salvador/Ba e membro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda.

           

 

(José Couto Ferraz)

 

Brasileiro, Espírita atuante desde 1965 no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador. Dedica-se às atividades de médium, de atendente fraterno e membro da equipe de passes.

Como membro da equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, é coautor dos seguintes livros: Reuniões Mediúnicas (1993), Vivência Mediúnica (1994), Terapia pelos Passes (1996), Atendimento Fraterno (1998), Qualidade na Prática Mediúnica (2000), Consciência e Mediunidade (2003), Passes – Aprendendo com os Espíritos (2006), Estudando o Livro dos Médiuns (2008); e, por fim, Reuniões Doutrinárias e Mediúnicas no Centro Espírita (2001), em parceria com Adilton Santos.

 

ARTIGOS DO AUTOR:

MÉDIUNS E MEDIUNIDADE

FUNÇÃO DO DOUTRINADOR

 

(Texto em email de Wanderley Alves [mailto:[email protected]]r repassado por Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP