Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 06 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/06-11-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/05-11-2013.htm  

04-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/04-11-2013.htm  

02-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/02-11-2013.htm  

01-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/01-11-2013.htm  

31-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/31-10-2013.htm  

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Falar dos mortos

Richard Simonetti

[email protected]

 

      Chilon (século VI a.C.), magistrado e filósofo espartano, um dos sete sábios da Grécia antiga, ensinava regras singelas de conduta que estariam presentes em qualquer manual de autoajuda, gênero literário que faz sucesso nestes dias de carências, dúvidas e temores.

Nas suas máximas, coletadas fragmentariamente em Vida de Ilustres Filósofos, de Diógenes Laércio (século III), recomenda Chilon:

Controla a língua.

Cultiva recato no casamento.

Respeita os mais velhos.

Vigia a si mesmo.

      Como se vê, nada diferente do que conhecemos. Há um senso comum, conjugando a sabedoria dos séculos. Exprime-se em máximas que operariam radicais mudanças na sociedade humana, se colocadas em prática.

      Uma máxima de Chilon, utilíssima, fundamental, é pouco observada. Costuma-se fazer exatamente o contrário.

Recomenda o filósofo: Não fale mal dos mortos.

Inicialmente, até falamos bem.  Num velório, à falta de ter o que dizer aos familiares, promovemos o finado ao exprimir nossas condolências:

      – Coitado! Tão bom… Morreu!

Em breve, no próprio ambiente em que é velado o defunto, mudamos a postura. Evocamos suas fragilidades, defeitos e episódios menos edificantes que lhe marcaram a existência.  Lamentável desrespeito diante do companheiro de pés juntos, vestindo o pijama de madeira.

Geralmente, os Espíritos desencarnados permanecem ligados ao corpo durante o velório. Carecem de orações, não de críticas.

Em face da turvação mental em que se situam, assimilam as vibrações geradas por observações descaridosas dos presentes. Sentem-se perturbados e aflitos, sem perceber o que está acontecendo.

                                         ***

O defunto, não raro, reage à maledicência. O maldizente poderá dar-se mal. Ocorre principalmente quando o desavisado tece críticas contra alguém de parcas virtudes, que esticou as canelas há algum tempo. Adaptado à vida espiritual, mas não convertido ao Bem, poderá causar-lhe dissabores.

      No livro Missionários da Luz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito André Luiz reporta-se a um episódio dessa natureza.

      O autor e um companheiro foram à casa de certo homem, Vieira, que faltara a uma reunião na espiritualidade. Desejavam saber o que o impedira.

O sono é breve viagem ao mundo dos mortos. Enquanto o corpo dorme, refazendo energias, transitamos pelas plagas do Além. São ensaios para a transferência definitiva, quando a senhora da foice nos convocar.

      Os dois tarefeiros o encontraram em situação difícil. Afastado do corpo em repouso no leito, Vieira quedava-se apavorado ante a presença de um Espírito que o ameaçava.

      O indesejável visitante explicou que durante o jantar, conversando com familiares, o dono da casa tecera considerações desairosas à sua pessoa. Ele captara as vibrações negativas da crítica e viera tirar satisfações.  

 Vieira tremia, descontrolado, incapaz de uma reação. Induzido por André Luiz e seu companheiro, despertou assustado, banhado em suor.

Guardava a impressão de que estivera com o dito-cujo. Mas, sem autocrítica, não percebeu que ele viera cobrar-lhe a leviandade. Definiu a experiência como um pesadelo, que atribuiu a problema digestivo ou algo semelhante, sem perceber que nas fofocas contra o “morto” estava a origem de seu problema.

      Chilon tem razão.

      A piedade recomenda que oremos pelos mortos.

      Manda a prudência:

Não falemos mal deles!

 

Via Apia nas proximidades de Roma. A estrada era ladeada por túmulos tanto em Roma

como em  outras cidades por onde passava.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Simpósico Medicina e Espiritualidade

Luxemburgo

Invitation Symposium de Medecine et Spiritualité

Bonjour à tous,

Le Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg a le plaisir de vous invité a son SYMPOSIUM DE MEDECINE ET SPIRITUALITÉ, voir annexe, samedi prochain le09 novembre  à Luxembourg Gare.

En espérant vous voir tous,

Fraternellement

Zelina

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

Eventos espíritas programados em

Guayaquil, Equador

 

Saludos fraternos, 

 

Queridos hermanos, les recordamos que el día  viernes 8 de noviembre, empezamos el banquete espiritual

Tema: El hombre de bien ante la Sociedad

Expositora: Gloria Insfran  (Paraguay)

Hora: De  19:00 a 21:00 p.m.

Lugar: Colg. Ing. Civiles del Guayas

Auditorium : Rafael Estrada Velásquez

Dirección: Av. Francisco de Orellana, Cdla.IETEL por el Complejo Tres Cerritos

 

Y el sábado y domingo continuaremos con el V TALLER PARTICIPATIVO 

Horarios: 09:00 a 12 a.m. y 14:00 a 18:00 p.m.

 

 

(Informação repassada em email por Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

 

 

4º Simpósio de Saúde e Espiritualidade Vale do Paraíba

Taubaté, SP

 

Com o apoio da Associação Médico-Espírita Vale do Paraíba e da Liga de Medicina e Espiritualidade – Medicina Taubaté, a UNITAU realizará no dia 23 de novembro, das 08 às 18 horas, o 4º Simpósio de Saúde e Espiritualidade – Vale do Paraíba”.

 

4º Simpósio de Saúde e Espiritualidade

Vale do Paraíba

Horário

das 08h às 18h

 

Local

Anfiteatro do Campus Bom Conselho - Departamento de Medicina 

Av. Tiradentes, nº 500 - Bom Conselho – Taubaté / SP

(próximo ao prédio da Prefeitura Municipal de Taubaté)

 

Inscrições

www.migre.me/ave31

Valor

R$ 30,00

Banco Bradesco - 237

Ag.: 3818 C/C: 002380-9

Associação Médico-Espírita Vale do Paraíba.

CNPJ: 17.342.861/0001-50

Enviar comprovante de pagamento por fax para o nº (12) 3631-3927 ou para o e-mail [email protected]

  

Programação

 

Coordenador

Prof. Dr. Alexandre Serafim (UNITAU)

Neuropediatra. Professor Assistente da Disciplina de Pediatria do Departamento de Medicina da UNITAU. Professor Coordenador da Disciplina Optativa de Medicina e Espiritualidade da UNITAU. Mestre em Neurologia e Neurociência pela UNIFESP/EPM. Diretor Presidente da Associação Médico-Espírita do Vale do Paraíba (AME Vale).

08h

Inscrições

 08h15

Abertura

 08h30

 

Prof. Dr. Alexandre Serafim (UNITAU)

 

09h

Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira (UNIFESP)

Dos símbolos aos índios às Práticas Integrativas e Complementares

Mestrado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1988), Doutorado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado pela Columbia University (1992). Atualmente é Médico da Universidade Federal de São Paulo, Pesquisador da Brioschi Serviços Médicos, membro do corpo editorial da Arquivos Neuropsiquiatria e membro do Comitê Assessor da Fundação de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Distrofia, Distrofia Muscular Congênita.  

10h

Considerações com participantes

10h15

Intervalo

10h30

Das Práticas Integrativas e Complementares aos Cuidados Integrativos: Ênfase na Dimensão da Espiritualidade

Profa. Dra. Sissy Fontes (UNIFESP)

Professora afiliada do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP. Doutora em Ciências e Mestre em Neurociências pela UNIFESP. Fisioterapeuta e Professora de Educação Física. Coordenadora do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da UNIFESP.

11h30

Considerações com participantes

 12h

Almoço

14h

Imposição de Mãos e Espiritualidade: a ciência investigando uma tradição humana de cuidado.

Prof. Dr. Ricardo Monezi (UNIFESP)

Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Doutor pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP. Pesquisador e responsável pelo setor de investigação clínica do Instituto de Medicina Comportamental e membro do Núcleo de Medicinas e Práticas Integrativas (NUMEPI) – UNIFESP. Docente da PUC-SP e dos cursos de especialização em “Teorias e técnicas para o cuidado integrativo” do Departamento de Neurologia da UNIFESP e “Bases da Medicina Integrativa” do Hospital Israelita Albert Einstein.

15h

Considerações com participantes

15h15

Intervalo

15h30

Espiritualidade e doenças cardiovasculares

Prof. Dr. Ney Carter do Carmo Borges (UNICAMP)

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (1994). Mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Doutorado em Farmacologia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

 16h30

Considerações com participantes

 17h

Encerramento

  

 

(Informação recebida em emais da Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra no GELC com Dra. Irvênia Prada

São Paulo, SP

 

 

(Informaçao recebida em emails de angela bianco [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

14º. Encontro Espírita sobre Joanna de Ângelis

Duque de Caxias, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Santa Cruz do Sul, RS

 

 

02 de novembro de 2013

O Auditório do Colégio Mauá ficou lotado. Seus oitocentos lugares foram todos tomados pelo público ávido pelas informações que o tema suscita naturalmente, Nas Fronteiras de uma Nova Era. Suely Caldas Schubert, oradora de escol, com privilegiada memória, informou que no seu mais recente lançamento, cujo título é o mesmo desse esclarecedor seminário, promovido pela Sociedade Espírita À Caminho da Luz, comenta aspectos específicos sobre as narrativas contidas nos livros Transição Planetária e Amanhecer de uma Nova Era, ambos do autor espiritual Manoel Philomeno de Miranda e psicografados por Divaldo Franco.

Suely, apresentando as informações divulgadas por Jesus e registradas por Mateus, Cap. 5, vv. 13-16, onde o Mestre diz que o homem é o sal da terra e o sol do mundo, relaciona com a transição planetária, pois que cada um, modificando-se para melhor, moral e espiritualmente, contribui para que o Planeta Terra possa deixar a categoria de mundo de provas e expiações e adentrar-se na de mundo regenerador.

A descrição das últimas ações de Jesus por ocasião da última ceia, quando Ele falou aos seus discípulos, permitiu ao público atento imaginar-se presente naquele grave momento. Disse a conferencista que, ao falar aos seus discípulos, Jesus falava para toda a Humanidade. Nessa oportunidade Jesus apresentou as suas últimas instruções – João 13 – revelando um novo mandamento, que os discípulos se amassem uns aos outros como Ele os amava. Revelou, também, que há muitas moradas o Reino de Deus – João 14 – e mais, prometeu que outro consolador para relembrar os ensinamentos já transmitidos e revelar outros inéditos.

Mais tarde, com o advento do Espiritismo, Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 2, disse que a casa do Pai é o Universo e que nele há muitas moradas correspondentes ao adiantamento dos Espíritos. Sobre a progressão dos mundos, Santo Agostinho, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, itens 2 e 19, traçou um panorama do Planeta Terra, a evolução da Humanidade que o habita e que pela evolução alcançará a categoria de mundo de regeneração, onde os homens serão ditosos, porque nele a Lei de Deus imperará.

Sobre o Reinado do Bem, a lúcida oradora fez uma digressão histórica sobre as profecias exaradas em diversas escrituras, sobre os primeiros contatos do Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail com os fenômenos espíritas que aconteciam em Paris/França no ano de 1855. A partir dos estudos a respeito desses fatos, e tomando ciência de sua missão, o Prof. Rivail elaborou, com o concurso dos Espíritos Nobres, O Livro dos Espíritos, lançado em 1857. Ao preparar a obra basilar da Doutrina Espírita, o Prof. Rivail adotou o pseudônimo Allan Kardec. Nessa obra, o codificador pensou sobre os grandes problemas da Humanidade.

Na questão 1019 de O Livro dos Espíritos é apresentado um enunciado sobre como irá se operar essa transformação da Humanidade que habita a Terra. Em A Gênese, Cap. 18, item 2, Allan Kardec afirma que o Planeta progride fisicamente e também moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados, pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e pelo abrandamento dos costumes.

Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, em o livro Caminho, Verdade e Vida, cap. 140, comenta as instruções de Jesus quando aconselhou aos que estiverem na Judéia a procurar os montes. A advertência é profunda, porque, pelo termo “Judéia”, devemos tomar a “região espiritual” de quantos pelas aspirações íntimas, se aproximam do Mestre para a suprema iluminação. Emmanuel também relata que se estabelecem lutas e ruínas, que venenos são inoculados pela política inconsciente no povo e que é indispensável manter-se, o discípulo do bem, em sintonia com as paragens mais altas da espiritualidade.

Em o livro Jesus e Vida, Cap. 1, Joanna de Ângelis, pela psicografia de Divaldo Franco, afirma que a transição já se opera na Terra conforme foi anunciado pelas Escrituras, acrescentando que a fatalidade da existência humana é a conquista do amor que proporciona plenitude. O Espiritismo contribui para que a Humanidade desperte para sua realidade.

Suely destacou as informações apresentadas pelo Espírito Órion, oriundo de uma das Plêiades, da Constelação do Touro, e que estão catalogadas em o livro Transição Planetária, acima mencionado. Ilustrando a sua esclarecedora conferência, Suely abordou os casos e ações desenvolvidas pelos Espíritos, que em equipes, socorreram os desencarnados durante o tsunami ocorrido nas costas do Oceano Índico, as ações para o desligamento dos Perispíritos daqueles despojos, e outros cometimentos.

De o livro Amanhecer de uma Nova Era, Suely narrou a visita que as equipes espirituais socorristas realizaram a uma zona de consumo de drogas, designadas por cracolândia, evidenciando a ação dos Espíritos desencarnados em perfeito conúbio com os encarnados, acirrando, nesses, o desejo de consumir mais e mais quantidades de drogas. Ofereceu, assim, uma visão mais ampla dessa influência espiritual sobre os encarnados ao narrar outras ocorrências deste mesmo jaez.

O Espiritismo está na vanguarda do tempo, pois que apresenta ao homem a explicação sobre as grandes questões da Humanidade. É necessário, frisou a oradora ímpar, que o homem viva um padrão vibratório de tal ordem elevada, que assegure à criatura a condição de habitar um mundo de regeneração.

Humberto de Campos, em o livro Boa Nova, narra que Jesus se apresentou a um grupo de seguidores, denominados de quinhentos da Galileia, em um entardecer espetacular e falou-lhes para seguirem os passos de seus discípulos através de caminhos escabrosos, pois que confiava àquele grupo, ali formado, a tarefa sublime de redenção pelas verdade do Evangelho. Os discípulos foram os semeadores e os que o escutavam naquele momento seriam o fermento divino, instituindo-os como os primeiros trabalhadores e os herdeiros iniciais dos bens divinos.

Finalizando o profícuo trabalho, e à guisa de prece final, Suely leu o texto Render Graças, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, contida em o livro Oferenda. Dentre suas sentenças, destaco (...). No júbilo ou na prova, na paz ou na luta, na saúde ou na doença, na multidão ou na soledade agradece ao Pai Criador a dádiva da vida. Concluído o trabalho, o público, de pé, aplaudiu a exímia oradora, foi um gesto de carinho, de gentileza e de gratidão.

  Texto: Paulo Salerno

  Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

IV Encontro Espírita. Centro Espírita Barão do Rio Branco. Tabapuã, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra vai abordar “Dependência química: uma reflexão

à luz do Espiritismo”. Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

3º. Bazar Natalino do Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA PARA ABRILHANTAR NOSSO BAZAR DE ARTESANATO.
# NOVIDADES À SUA DISPOSIÇÃO:
 
 
* TOALHAS DE ROSTO;
* TOALHAS DE BANHO;
* TOALHAS DE MESA (VÁRIOS TAMANHOS);
* TAPETES DE RETALHOS E DE CROCHE (BARBANTE);
* JOGUINHOS AMERICANO;
* JOGUINHOS DE COZINHA;
* PORTA-GUARDANAPOS;
* PORTA-PANETONE;
* GUIRLANDA DE PEDRARIAS;
* CONJUNTINHO DE BEBÊS (MANTA, SAPATINHOS, LUVINHAS, ETC...); 
* E MUITO MAIS...
 
 
 
 
DIAS: EmojiEmojiEmoji  09 DE NOVEMBRO DE 2013 
                           - DAS 9:00 hs às 17:00 hs.
 
          
           EmojiEmojiEmoji   10 DE NOVEMBRO DE 2013
                            - DAS 8:00 hs às 11:00 hs.
 
 
INSTITUIÇÃO "ABRIGO ISMAEL"
RUA: MARCÍLIO DIAS, 129
BAIRRO SÃO JOAQUIM - ARAÇATUBA - SP.

 

(Informação recebida em email de Maria Luzia Almeida Rosa)

 

 

Cobem Exposição de Fotos – Filme documentário 45 anos

13 a 18 de novembro. Salvador, BA

 

Imagem inline 1

 

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Informações: (71) 33560256

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 (Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

14º. Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

1ª. Feira do Livro Espírita do G.E. Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Informativo Semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

No próximo domingo, dia 10/11/2013, a partir das 12h00 aguardamos você para nosso ALMOÇO ITALIANO! Comida saborosa em ótima companhia! Traga os amigos e a família! Convites a venda na Secretaria por apenas R$ 25,00 por pessoa.


Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

05/11/13

20h

WILLIAM SANTIAGO

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

08/11/13

20h

DEUSA SAMU

OS LIVROS COMO  INSTRUMENTO DA NOSSA EVOLUÇÃO

09/11/13

sáb

09h

SERGYO ALENCAR

 EVANGELHO NO LAR

09/11/13

sáb

15h

MARIZA LUZ

EDUCAÇÃO MORAL NA INFÂNCIA

 

AVISOS

 

Nossa Assistência Social conta com sua colaboração! Doe alimentos não perecíveis

 

Participe da CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA. dia 09/11 saída do Seara as 13hs. Participe! Ajudar não custa nada só um pouco do seu tempo!

 

Neste Natal faça uma criança feliz, retire na Secretaria sua sacolinha de Natal;

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Estudo da Doutrina Espírita para iniciantes no Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSÓRIO 1262, PENÁPOLIS

 

ESTUDO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS PARA INICIANTES.

 

 

TODA QUARTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

A PARTIR DE 06 DE NOVEMBRO DE 2013.

 

 

 

COORDENAÇÃO:

 SOLANGE HUBNER E ALEXANDRE GUILHEM.

 

 

                                   DIRIGENTE DO GRUPO:          

                                            “GUTO”.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Estudo do ESDE na Casa da Cultura Espírita de

Uberaba, MG

 

Amigos,

Temos um ESDE I iniciando agora em novembro/2013, às 2a. feiras 19h30 na Casa da Cultura Espírita de Uberaba, R.Tocantins, 285 Vila Celeste,Uberaba.

Se você deseja estudar o Espiritismo aproveite esta grande oportunidade.O estudo é participativo, tem como referência as obras de Allan Kardec e de Chico Xavier.Você pode fazer inscrição por este e-mail: [email protected] ou pelo telefone  3312 8327 ( LIvraria Espírita Emmanuel, falar com Telma ou José Humberto). Favor divulgar entre seus contatos.

Atenciosamente,

A equipe do ESDE

 

(Informaçao recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/matrimonioedivorcio2013.html

 

 

 

 

Site Vinha de Luz atualizado

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a), 

O site da Vinha de Luz foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

Confira:

 

Filme "Há 2.000 anos", baseado na obra de Chico Xavier, tem lançamento previsto para 2014

04/11/2013

Veja o trailer agora!!!

 

Programa "Encontro com Fátima Bernardes" do dia 29 falou de Espiritismo

04/11/2013

Christiane Torloni, Caio Blat, Marcel Souto Maior, entre outros, relatam experiências pessoais religiosas

 

O papa dos espíritas - Como o cientista francês Hippolyte Rivail se tornou, aos 53 anos, Allan Kardec, criador da doutrina espírita e fonte de inspiração do médium brasileiro Chico Xavier

04/11/2013

Por Andres Vera | Revista IstoÉ | | #2294 | 01.Nov.13

 

Palestra de Jhon Harley no 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra já está no YouTube

04/11/2013

Biógrafo de Chico Xavier fala sobre a humanidade de Chico Xavier de forma poética e repleta de emoção! Confira aqui!!!

 

Sobre finados - Francisco Cândido Xavier

04/11/2013

 

 

O lançamento mais esperado já está disponível para compra pela internet!!!

04/11/2013

Acesse agora a página da Megalivros para saber mais sobre a biografia de Kardec

 

Ricardo Simonetti aborda casamento gay em artigo

04/11/2013

Momento Espírita | Jornal do Centro Espírita Amor e Caridade | # 47 | Novembro, 2013 | Bauru, São Paulo | p. 6

Abs,

Célia Maria

 

(Colaboração recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Notícia do SEI- Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com/2013/11/propaganda-de-kardec-biografia.html

 

 

 

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acessar aqui a edição de no. 52:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol52.pdf

 

 

 

 

 

Rádio Fraternidade

Momento de Palestra

 

www.RadioFraternidade.com.br

DIVULGUE NA SUA LISTA DE E-MAILS, NA SUA CASA ESPÍRITA, PARA A SUA REDE SOCIAL, O SEU TWITTER, FACEBOOK....

MOMENTO DE PALESTRA - SEMANA 45/52 ( 03/11 A 09/11//2013)


No MOMENTO DE PALESTRA desta semana as reprises de Palestras de Palestra de Milton Felipeli (SP), Raul Teixeira (RJ), Divaldo Franco (BA), Sandra Borba (RN), Roberto Lúcio (MG)

 

MOMENTO DE PALESTRA - SEMANA 45/52 ( 03/11 A 09/11//2013)
Acompanhe, pela
www.RadioFraternidade.com.br, no MOMENTO DE PALESTRA desta semana as reprises de Palestras de Palestra de Milton Felipeli (SP), Raul Teixeira (RJ), Divaldo Franco (BA), Sandra Borba (RN), Roberto Lúcio (MG). Acompanhe também ao vivo as Palestras Públicas da FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DA União Espírita Mineira.
As reprises, do MOMENTO DE PALESTRA, são rotativas entre 05 horários diariamente, durante a semana, ou seja, de 2ª feira a sábado, sempre tem uma reprise diferente, no MOMENTO DE PALESTRA, às 03h10, 08h10, 13h10, 20h10 e 23h10 (Horário de Brasília).

 

 

Curta a nossa página www.facebook.com/WebRadioFraternidade e mantenha-se informado das nossas transmissões (ao vivo) de eventos e demais conteúdos interessantes.

 

 

Colabore com as obras sociais do REMANSO FRATERNO (www.RemansoFraterno.org.br), instituição que ampara 750 crianças carentes, em Niterói-RJ, presidida pelo médium José Raul Teixeira.
DOAÇÕES: Banco Itaú - 341 - Ag. 6173, Conta Corrente 50848-9, CNPJ 30.597.876/0001-28, Favorecido SEF - Sociedade Espírita Fraternidade.
Adquirindo livros, CDs e DVDs originais na Editora Fráter (
www.EditoraFrater.com.br) você também colabora com as obras sociais do REMANSO FRATERNO (www.RemansoFraterno.org.br).

Segunda-Feira

 

 

03:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

08:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

13:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

20:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

23:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

Terça-Feira

 

 

03:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

08:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

13:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

20:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

23:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

Quarta-Feira

 

 

03:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

08:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

13:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

20:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

23:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

Quinta-Feira

 

 

03:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

08:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

13:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

20:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

23:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

Sexta-Feira

 

 

03:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

08:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

13:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

20:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

23:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

Sábado

 

 

03:05

Momento de Palestra A - Palestra Perturbação Espiritual, Milton Felipeli (SP), 24-07-2013, São-Paulo-SP, Programa Uma Nova Visão

 

 

08:05

Momento de Palestra B – A Dualidade Humana, Raul Teixeira (RJ), xx-xx-xxxx, xxxxxxxx-xx, xxxxxxxxx

 

 

13:05

Momento de Palestra C - Palestra Vinde a Mim Todos vós, Divaldo Franco (BA), 02-08-2013, Cuiabá (MT), 5º Cong Esp MT. Colabore na manutenção da obra social da MANSÃO DO CAMINHO (fundada por Divaldo Franco e amigos) adquirindo livros, CDs e DVDs originais, na sua loja virtual, acessando www.MansaoDoCaminho.com.br e aproveite pra conhecer suas atividades.

 

 

20:05

Momento de Palestra D - Palestra A Evangelização da criança e do Jovem na família, no Centro Espírita e Movimento Espírita, Sandra Borba (RN), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM

 

 

23:05

Momento de Palestra E - Palestra Saúde e Espiritualidade, Roberto Lúcio (MG), 02-11-2013, Araxá-MG, 50º COMMETRIM


(Informações recebidas em emails da Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Noite da Pizza do CEIJO

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Dia de fechar o Centro Espírita

 

“Vai haver reunião no dia de carnaval”?

“Será que não faz mal realizar reunião mediúnica na quarta-feira de cinzas”?

“E nos dias de carnaval, com o ambiente muito ‘fechado’, não seria melhor fechar o Centro”?

“Dia de Finados tem reunião mediúnica”?

“Dia de Natal tem reunião pública?”

“O Centro funciona nas férias de janeiro”?

As perguntas se sucedem. Ante a resposta afirmativa de que o Centro não vai fechar, de que as reuniões se realizam normalmente seja em que dia for, durante todo o ano, alguns se espantam. E opinam que em certas datas melhor seria que o Centro Espírita cerrasse as suas portas, seja para dar descanso aos que dirigem as reuniões, seja por prudência ante o ambiente conturbado. Vamos analisar por partes.

Ambiente Espiritual. Crêem alguns que os dias de carnaval não são propícios para a realização das reuniões mediúnicas. De fato, nestes dias, o ambiente espiritual apresenta-se conturbado. Paira no ar – e é fácil sentir – um frenesi, essa excitação quase geral que envolve as pessoas, contagiando adultos e crianças.

Realmente, a psicosfera torna-se densa, impregnada de vibrações de baixo teor. Mas, nem todos aderem a esses folguedos. Milhões de pessoas fogem da algazarra e do barulho. Outros, religiosos, permanecem em retiros onde se cultiva a oração e a meditação.

O Centro Espírita, de amor e caridade, onde se trabalha com seriedade e abnegação, buscando-se a vivência dos postulados da Codificação Kardequiana, tem defesas espirituais que o preservam, garantindo o ambiente espiritual. Estas defesas são permanentes, desde que, é evidente, sejam mantidas pelos dirigentes e responsáveis encarnados as diretrizes de amor e caridade, o desinteresse e a seriedade em todos os trabalhos. Julgar que a psicosfera da cidade, por estar conturbada, irá afetar a ambiência do Centro Espírita é duvidar da capacidade dos Mentores que lá trabalham ou, até mesmo, duvidar de que os próprios encarnados estão a merecer todos os cuidados do Plano Espiritual Maior.

Nestes dias, em que são maiores e mais freqüentes os infortúnios, os insucessos, os sofrimentos, é que se deve estar a postos no lar da caridade a fim de poder-se ministrar socorro. Por fim, quanto às vibrações serem mais perniciosas em dias deste porte, não há dúvida. A providência a ser tomada deve constituir-se de reforço de valor e de energias salutares para enfrentar-se a situação. O médico não teme contágio do enfermo porque sabe defender-se; o sábio não receia o ignorante, porque pode esclarecê-lo... Ora, o espírita realmente consciente, que não se apóia em mecanismos desculpistas, enfrenta as vibrações de teor baixo armado do escudo da caridade e protegido pela superior inspiração que haure na prece, partindo para o serviço no lugar em que se faz necessário, onde dele precisam.

Férias e feriados. É natural que os trabalhadores encarnados necessitem de um período de férias para refazimento das suas energias. Entretanto, a idéia de férias coletivas e conseqüente fechamento do Centro Espírita por algum tempo é inadmissível. Não se deve fechar um templo ou um hospital. E muito menos uma Casa Espírita. Isto se desejamos que ela se torne farol a clarear as trevas, um posto de socorro para encarnados e desencarnados.

O Centro Espírita é Templo e Lar, Hospital e Escola. Os seus trabalhos, bem o sabemos, transcendem aqueles que são efetuados na esfera física. Qualquer interrupção destas tarefas no plano dos encarnados acarreta prejuízos e evidencia despreparo da equipe terrena para maiores responsabilidades.

Alguns afirmam a necessidade de cerrarem-se as portas das Sociedades Espíritas nos primeiros meses do ano, sob a alegação de férias coletivas, palavra que aqui não tem qualquer sentido positivo ou útil, já que o trabalho para nós tem primazia, no próprio conceito do Mestre, quando afirma: “Meu Pai até hoje trabalha e eu também trabalho”. Certamente, o repouso é uma necessidade e se faz normal que muitos companheiros, por motivos óbvios, procurem o refazimento em férias e recreações. Sempre haverá, no entanto, aqueles que permanecem e podem prosseguir sustentando, pelo menos, algumas atividades na Casa Espírita, que deve permanecer oferecendo ajuda e esclarecimento, educando almas pela divulgação dos princípios e conceitos doutrinários com vivência da Caridade.

Nesta época atual, quando há tanta violência, quando mais extremas se tornam as necessidades humanas, o ideal seria cogitarmos de abrir as portas de nossas Casas Espíritas por mais tempo, em mais horários, criando-se plantões diários para atendimento espiritual, aumentando o número de reuniões de estudo doutrinário, de desobsessão... Infelizmente, contudo, os que trabalham continuam sendo poucos... Que os Centros Espíritas espalhados pelo Brasil e em outros países prossigam em sua abençoada tarefa de difundir a Doutrina Espírita, esclarecendo e libertando consciências, preparando a farta messe do futuro, numa vivência constante e permanente, sem solução de continuidade.

 

Suely Caldas Schubert

(Extraído do boletim SEI, do Lar Fabiano de Cristo – de 27/01/07 - Fev. 2007).

 

(Texto em email de Wanderley Alves [mailto:[email protected]]  repassado por Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

Arco de Trajano. De época romana. Mérida (Emérita Augusta), Espanha.. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP