Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 17 de setembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/17-09-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

16-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/16-09-2013.htm

14-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/14-09-2013.htm

13-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/13-09-2013.htm

12-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/12-09-2013.htm

11-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/11-09-2013.htm

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

A importância da dúvida 

Almir Del Prette

São Carlos, SEOB

 

Hippolyte Léon Denizard Rivail nem mesmo havia cogitado sobre o extraordinário trabalho que iria realizar no campo da filosofia, ciência e religião, quando ouviu de um amigo, uma entusiasmada descrição sobre o fenômeno das mesas girantes. Estávamos no ano de 1854, uma época agitada no campo das idéias não apenas na França mas, também, em outras partes do mundo. Esse amigo encerrou seu discurso concluindo: “... não somente se faz girar uma mesa, magnetizando-a, mas também se pode fazê-la falar. Interroga-se, e ela responde”. A resposta de Rivail é conhecida e expressa sua descrença diante da possibilidade desse pretenso fato. Destaco de sua resposta um pequeno trecho que diz: “... eu acreditarei quando me tiverem provado que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir, e que é possível torná-la sonâmbula” (Henri Sausse, sobre A. Kardec; Fonte: Portal do Espírito).

Séculos antes desse sugestivo acontecimento, um apóstolo de Jesus, chamado por Tomé, ao receber a informação, testemunhada por antigos companheiros e dezenas de outras pessoas, que Jesus, após ter perecido na cruz, se fizera visível, simplesmente nega tal ocorrência. Conforme está registrado em Lucas, cap. 6, vers. 13-16, ele teria dito: “Se eu não lhe vir as marcas dos cravos... digo-vos francamente que de maneira nenhuma crerei”. Em nova aparição, a intervenção de Jesus é notável. Não apenas incita Tomé a examiná-lo, como acrescenta: “Porque me viste Tomé, creste. Bem aventurado os que não viram e creram”.

A evidência sobre fatos não se circunscreve unicamente ao controle dos sentidos, no caso de Tomé: visão e tato. A dúvida de Tomé não era saudável porque contrariava: (a) sua própria experiência em relação a fenômenos semelhantes presenciados pelo grupo de apóstolos, como, por exemplo, as aparições de Moisés e Elias a Jesus, João, Pedro e Tiago no monte Tabor; (b) testemunho dado por dezenas de pessoas de honestidade reconhecida; (c) promessas que Jesus havia feito de não deixá-los desamparados. Sua desconfiança refletia, pois, um acanhamento de raciocínio sobre o fato ocorrido. O “ver para crer”, aplicado a todo conjunto de fenômenos, ainda hoje é considerado, por muitos, como demonstração de astúcia. Entretanto, frequentemente nada mais é do que estreiteza de pensamento. A admoestação de Jesus não é um incentivo à fé ingênua: ela pode ser entendida como defesa da idéia de que amiúde precisamos mais do que os sentidos nos oferecem para compreendermos o mundo.

O Espiritismo nasce sob os auspícios da dúvida e não da certeza. É emblemático que o primeiro livro seja orientado por um conjunto de perguntas que representam nossas dúvidas.  A dúvida, bem fundamentada, é um vigoroso impulso ao progresso humano em todos os campos do saber. Por outro lado, a fé ingênua, cega, torna-se entrave ao raciocínio e à liberdade. Foi a dúvida, e não a crença ingênua, que levou o Sr. Rivail a pesquisar a existência do mundo espiritual, possibilitando algum tempo depois, que ele formulasse o inesquecível axioma: “Fé verdadeira é a que pode enfrentar frente a frente a razão em qualquer época da humanidade”.

 

Mesa Girante. Cena da peça de teatro  “Allan Kardec – O Homem Universal”. Araçatuba, SP.

 

 

 

Paraguai: Congresso Sul Americano,

Reunião do CEI e Curso de Capacitação

 

“O Evangelho na Construção do Homem de Bem” foi o tema do 2º Congresso Espírita Sul-Americano realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em Assunção (Paraguai), nas dependências do Hotel Excelsior. Divaldo Pereira Franco proferiu as palestras de abertura e de encerramento e desenvolveu o seminário “Triunfo Pessoal”. Atuaram como palestrantes do Brasil: o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, Luiz Henrique da Silva, Luíza Leontina, Maria Tulia Bertoni, Helena Bertoldo, Enrique Baldovino, Simoni Privato; Paraguai: Gloria de Insfrán, Milciades Lezcano, Nelson Lezcano; Colombia: Fábio Villarraga, Jorge Berrio, Jonh Rhenalds; Uruguai: Eduardo dos Santos; Argentina: Gustavo Martinez; Chile: Odette Lettelier; Venezuela: Jose Vasquez; Bolívia: Eduardo Nanni. Ocorreram várias apresentações artísticas. Ao final foi realizado o 7º Movimento “Voce e a Paz”, com Divaldo Pereira Franco, que entregou diplomas de reconhecimento e um pequeno troféu a pessoas e instituições, inclusive para a Federação Espirita Brasileira, que foram recebidos pelo seu presidente.

Antes do Congresso, foi realizada a 5ª Reunião da Coordenadoria do Conselho Espirita Internacional que teve como tema “Pela Unificação Doutrinária com trabalho, solidariedade, tolerância”, e, o Curso de Capacitação para dirigentes e trabalhadores espíritas do Movimento Espirita Sul-Americano. O curso teve momentos com divisão em sete áreas de atuação e coube às Federações Espíritas Brasileira e à Uruguaia a coordenação da Área de Gestão do Centro Espírita, com atuação do presidente da FEB, Roberto Versiani, Edimilson Luiz Nogueira, Pablo Arias e Eduardo dos Santos. Em função destes dois eventos do CEI, foram elaborados alguns planos de atividades. Participaram deste curso, e da Reunião do CEI, dirigentes do Equador e do Peru, e os representantes: Confederação Espírita Argentina; Federação Espírita Boliviana; Federação Espírita Brasileira; Confederação Espírita Colombiana; Centro de Estudos Espíritas Buena Nueva, do Chile; Federação Espírita Paraguaia; Federação Espírita Uruguaia; Associação Civil Sócrates, da Venezuela.

Os eventos foram coordenados por Fábio Villarraga, do CEI América do Sul, e com apoio da Federação Espírita Paraguaia. O secretário geral do CEI foi representado pelo 1º. Secretário do CEI Antonio Cesar Perri de Carvalho.

Informações: e-mail [email protected]; [email protected];  www.febnet.org.br

Assunção. Abertura do Congresso. Grupo paraguaio em apresentação artística e publico

Congresso Paraguai. Abertura pelo Presidente da Federação Paraguaia.

César Perri. Abertura do 2º. Congresso Sulamericano. Paraguai.

Palestra por Divaldo Pereira Franco e mesa com Presidentes das Federações. Assunção, Paraguai.

Assunção-Capacitação-Equipe (Brasil e Uruguai) - Gestão de Centros

Assunção, Paraguai. Divaldo Pereira Franco e César Perri.

Assunção, Paraguai. Homenagem a FEB

Movimento Você e a Paz. Assunção, Paraguai. Homenagem à FEB

 

 

 

Eventos Espíritas programados para a cidade de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O ESPIRITISMO E A VIDA FUTURA

 

 

Na sexta-feira, dia 20 de Setembro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O ESPIRITISMO E A VIDA FUTURA.

 

O que ocorre depois da morte? A forma como vivemos na atual existência influência a nossa vida futura? Será abordada a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

--

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

O Centro de Cultura Espírita, de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bairro das Morenas) vai levar a efeito um Curso Básico de Espiritismo, gratuito, com início no dia 21 de Setembro Sábado, das 15H00 às 16H15.

Os interessados poderão inscrever-se via e-mail para [email protected] ou pelo telefone 966 377 204 ou ainda na sede desta associação todas as 6ª feiras a partir das 20H30.

--

 

GRUPO DE JOVENS E CRIANÇAS ESPÍRITAS

O Centro de Cultura Espírita, de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bairro das Morenas) vai levar a efeito atividades com crianças (6 aos 10 anos) e jovens (11 aos 18), gratuitas, com início no dia 21 de Setembro Sábado, das 15H00 às 16H15.

Os interessados poderão inscrever-se via e-mail para [email protected] ou pelo telefone 963 636 824, ou ainda na sede desta associação, todas as 6ª feiras a partir das 20H30.

 

(Infortmações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

 X Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Botucatu, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Nuno Emanuel  e de Alfredo [[email protected]])

 

 

 

 Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago

Penápolis, SP

 

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

 

DE BARRA BONITA – SP

ROOSEVELT TIAGO

 

Roosevelt Andolphato Tiago é natural de Jaú, mas mora ha muitos anos em Barra Bonita

Dos idos tempos da juventude até a atualidade, são 25 anos atuando como orador espírita por todo o Brasil. Suas palestras atingem sete estados Brasileiros, chegando a realizar mais de 200 palestras por ano.

Sua atividade profissional é como editor e consultor empresarial da Consultoria Ideia.

Roosevelt Tiago já escreveu cinco livros, todos editados pela Solidum Editora, que são:

Acendendo Luzes - A Busca - Reflexões para livres pensadores - Comunicação, a arte de falar e viver melhor – Se não houver vento...reme!

DATA : 30/09/2013

H ORÁRIO: 20 HORAS

TEMA DA PALESTRA:

‘‘DEUS – A CAUSA PRIMEIRA DA VIDA’’

 

HAVERÁ VENDA DE LIVROS DO ORADOR

 

DIVULGUEM E COMPAREÇAM!!!!!

 

(Informações recebidas em emails de João Marchesi Neto; de Maria José de Almeida; Vera Filgueira)

 

 

 

 Plínio Penteado Jr. e Paula Zamp no C.E. Jesus é o Caminho

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

 Palestras com Jamiro dos Santos Filho

Penápolis, Birigui, Avanhandava e Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto; Vera Filgueira)

 

 

 Palestra no GELC- G.E. Lazara da Conceição com

Francisco do Espírito Santo Neto. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de angela bianco [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 Dia Municipal do Espiritismo

Limeira, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Newton Carlos Guirau [[email protected]]; de Clayton Prado [[email protected]]; de  Regina Bachega)

 

 

 Palestras comemorativas aos 56 anos de fundação do NECAL

Recife, PE

 

 

CONVITE

 

           Vimos convidar-lhes a participarem das palestras comemorativas aos 56 anos  de fundação do NECAL – Núcleo Espírita Caminho da Luz.

           Informamos ainda que as palestras ocorrerão no horário das 20.00h durante o mês de Outubro/13, de acordo com a programação:

Data

Tema

Palestrante

 

06

 

A importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil para a formação do Homem de Bem

 

Rodrigo Sales

 

 

13

 

Importância do trabalho voluntário na

Casa Espírita.

 

Midian Cruz

CEIBV

 

20

 

Expiações Coletivas

 

Conceição Barros

CE O Bom Samaritano

 

27

 

A Caminho da Luz

 

Woney Carlos

Necal

 

Aguardamos vocês para compartilharem conosco das comemorações.

Desde já ficamos agradecidos com sua presença.

A Diretoria.

..........................................................

Endereço: Rua Itaporanga, 428 –San Martin- Recife.

Cidade/subúrbio: Após a lombada eletrônica da Av. Gal San Martin, solicitar parada de ônibus e entrar na Rua Mossoró (2ª. rua à direita após a lombada). Em seguida, Rua Itaporanga  (2ª. rua a esquerda  da Rua Mossoró).

 

(Informação em email de  Amalia Eloi <[email protected]> repassado por clubedolivroespirita10 [[email protected]])

 

 

 

 Palestra com Richard Simonetti no LELA

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 Comemoração de aniversário da mentora espiritual Rogelia de Bravo

Guatemala

 

Conmemorando el día del nacimiento de la Mentora Espiritual de Damas Rogelia de Bravo -Guatemala

 

El Grupo de Damas Heliosophicas de Guatemala:

Conmemora hoy 16 de septiembre el aniversario de 

nacimiento de nuestra querida mentora  Rogelia Marroquín de Bravo, nació en Guatemala en el año 1921 quien desde el plano espiritual apoya al equipo de trabajo que con amor instituyó para el apoyo fraterno, moral y de trabajo social en la Escuela Luz y Caridad, madre abnegada, amorosa, bondadosa e incansable  trabajadora en la Doctrina Espirita a quien enviamos un fuerte abrazo  fraternal con amor desde el plano material. Esposa dedicada de Don Genaro Bravo Rabanales, ambos ahora guías espirituales en el plano espiritual de los trabajos que fundaron con tanto amor y dedicación en el plano material en la Escuela Luz yCaridad, Madre de quien hoy dirige incansablemente esta  labor y el legado en Guatemala con dedicación en esta linda Escuela que abre las puertas a quien quiera conocer más de Donde venimos, porque estamos aqui y hacia donde vamos, en el plano material Dr. Edwin Genaro Bravo, que maravilla y que honor poder trabajar en esta tarea tan noble llena de amor fraternal como lo es la divulgación y el apoyo a la Doctrina Espirita que difunde las enseñanzas que dejo nuestro querido hermano mayor y maestro Jesús de Nazareth.

 

                                  Guatemala 16 septiembre 2013

 

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

(Informaçao recebida em email de

 

 

 

Eventos programados pela AME- Associação Médico Espírita de

Sorocaba, SP

 

Queridos amigos da AME-Sorocaba,

  

após a realização do Seminário com a Dra. Marlene, em que estiveram presentes mais de 300 pessoas,

 

convidamos para a 7a. aula do Ciclo de Palestras 2013 da AME-Sorocaba,

 

com um assunto importantíssimo, muito interessante e tema de muitas dúvidas e questionamentos

 

MEDIUNIDADE, OBSESSÃO E TRANSTORNOS PSÍQUICOS

 

subtemas e assuntos que serão abordados

- Diferenças entre Mediunidade e Transtornos Psíquicos

- Preconceitos e Excessos na abordagem na Casa Espírita

- Como abordar o assunto na Casa Espírita? E no consultório?

 

Data: 05 de setembro de 2013 (quinta-feira) das 20 às 21h30

 

Local: SEFIF - R. Tamandaré, 116 - Centro

 

Palestrante:

Dr. Alejandro Vera (secretário da AME-SP)

médico psiquiatra (UNIFESP/EPM), coordenador do Departamento de Saúde Mental (AME-SP), presidente do Grupo Assistencial Espírita Ismael (Osasco)

EM ANEXO, O CARTAZ DA SÉTIMNA PALESTRA

 

 

Um dos objetivos do ciclo de palestras é aproximarmos os acadêmicos e profissionais de saúde com interesse na integração entre Saúde e Espiritismo.

 

Por isso convidamos você para que possa estar novamente conosco, se programando para TODA PRIMEIRA QUINTA-FEIRA DO MÊS, participar deste momento importante e significativo para todos nós.

É um momento de consolidação e ampliação das atividades da AME-Sorocaba e gostaríamos muito que você estivesse conosco.

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Divulgamos também o MÊS ESPÍRITA DE SOROCABA, realização da USE Sorocaba,

Convidamos a todos para participarem deste importante evento em nossa cidade.

 

# PALESTRA: O INÍCIO DA VIDA: DIGA NÃO AO ABORTO!

- com Profa. Dra. Fabiana G. Bassi e dr. Rodrigo Bassi

- dia 21 de setembro (sábado) às 19h30

- participação da AME-Sorocaba no MÊS ESPÍRITA DE SOROCABA

- DIVULGAMOS CARTAZ DO MÊS ESPÍRITA DE SOROCABA

- CARTAZ EM ANEXO

Atenciosamente,

Dep Comunicação da AME-Sorocaba

 

  

 

Programação de 2013 do Ciclo de Palestras

(sujeito à alterações)

 

07/mar - Medicina e Espiritismo

04/abr - Reencarnação - e a compreensão da Saúde Integral

02/mai - A influência do Pensamento no processo Saúde-Doença

06/jun - Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais

04/jul -  Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

01/ago - Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

05/set -  Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos PRÓXIMO TEMA

03/out - Dilemas Éticos do Início da Vida

07/nov - Dilemas Éticos do Final da Vida

05/dez - Jesus: médico de homens e de almas

 

 

Principais Dúvidas sobre o Ciclo de Palestras

"Aspectos Básicos da Interface Saúde e Espiritismo"

 

Data, Horário e Endereço?

SEMPRE NA  PRIMEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS

HORÁRIO: 20 às 21h30

Endereço do curso: Rua Tamandaré, 116

 

O que é o Ciclo de Palestras da AME-Sorocaba? 

É o conjunto de palestras mensais gratuitas (realizadas por membros da AME-Sorocaba e da AME-São Paulo na Sociedade Espírita e Filantróica Irmã Francisca - SEFIF (que cedeu o espaço físico para essa realização) sobre os Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita.

 

Quem pode participar?
O público alvo são profissionais e acadêmicos da área de saúde, embora qualquer pessoa que tenha interesse pelos temas abordados. Cada uma das palestras pode ser assistida isoladamente por quem se interessar. No entanto, indicamos que possa participar de todas as palestras para ter uma visão geral do paradigma médico-espírita

 

É preciso efetuar inscrição? 
Não, apenas solicitamos que preencha a lista de presença que será passada durante a palestra para controle do fluxo de presença e para registrarmos aqueles que desejem participar das atividades futuras da AME-Sorocaba

Temos um espaço limitado e pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-Sorocaba e a SEFIF não poderão reservar lugares.

 

Em caso de dúvida, com quem devo entrar em contato?
Com o Dep Comunicação da AME-Sorocaba pelo e-mail [email protected]

(Informações recebidas em email de amesorocaba2007 [[email protected]])

 

 

 

 Semana Especial comemorativa dos 72 anos doCEOV

Jundiaí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Palestra comemorativa de 15 anos no NEU

Rio de Janeiro, RJ  

 

Acesse:

http://www.juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4483822

 

 

 

 

 Noite de Luz no Maria Dolores

Jales, SP

 

 

Foi uma noite de muitas emoções, reencontros e recordações felizes.

Neste dia de 15 de setembro, os integrantes do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores tiveram muitos motivos para estarem alegres, afinal, 14 anos de trabalho ininterrupto culminaram com a conclusão da construção da Nova Sede do Grupo, também conhecido carinhosamente como Casa de Madô. Foi também momento de comemorarmos o aniversário da benfeitora, Maria Dolores com muita sensibilidade, era assim o seu coração, detentor de muito amor e carinho, tendo ela com verdadeiro desprendimento trazido para o seu convívio as meninas que resolveu auxiliar, fundando o LAR DAS MENINAS SEM LAR.

Num clima de muita criatividade e emoção a evangelização infantil da casa apresentou um teatro contando a vida da benfeitora. Entre danças de benfeitores amorosos em forma de balé clássico em meio às crianças que se movimentavam em falas emocionadas a vida de Madô desfilou à frente de todos, fazendo bater mais fortes os corações presentes.

Logo após, de olhos atentos, o público assistiu a historia do grupo através de um vídeo gravado ao longo dos anos de trabalho da casa, das várias atividades, também uma retrospectiva fotográfica.

A palestra foi proferida pelo orador, médium e trabalhador do grupo, Adelvair David. Relembrando-nos a importância de nos tornarmos SERVOS DA VIDA, atendendo ao convite de Jesus para a renúncia e a real doação.

Através do nosso querido Granella, os presentes tiveram oportunidade de receber autógrafos nas suas obras que, fiéis aos princípios de Allan Kardec, trazem ensinamentos e meditações a quem se propõe estudá-las.

Estiveram presentes mais de quatrocentos irmãos de toda a região, que deram um colorido especial à Casa de Madô. A Rede Amigo Espírita transmitiu ao vivo o evento.

Noite feliz que retratou o quanto o grupo ama este recanto de paz e ternura, para que como família se possa realizar a obra do amor.

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

Veja mais fotos aqui: http://addavid.blogspot.com.br/2013/09/noite-de-luz.html

 

 

 

 Encontro Estadual da Mediunidade- FERGN

Natal, RN

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 III Seminário Espírita SEP

Parnamirim, RN

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Apresentação Musical no G.F.E. José Xavier

Três Lagoas, MS  

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Blog A Luz da Oração

 

“Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13,31-35). 

Nova atualização. Visite o blog.

http://aluzdaoracao.blogspot.com.br/2013/09/mais-amor-menos-rigor.html

Abraços fraternos.

William

(Informação recebida em email de William Peres dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Lição no Apólogo

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vozes do Grande Além. Lição nº 32. Página 129.

 

Na noite de 26 de janeiro de 1956, fomos agraciados com a visita de nosso amigo espiritual André Luiz, que nos ofereceu à meditação a página simples e expressiva que ele próprio intitulou "Lição no Apólogo".

 

Diante das perturbações e das lágrimas que nos visitam cada noite o santuário de socorro espiritual, lembraremos velho apólogo, dezenas de vezes repetido na crônica de vários países do mundo e que, por pertencer à alma do povo, é também uma pérola da filosofia a enriquecer-nos os corações.

Certo cavalheiro que possuía três amigos foi convocado a comparecer no fórum, de modo a oferecer solução imediata aos problemas e enigmas que lhe manchavam a vida, porquanto já se achava na iminência de terrível condenação.

Em meio das dificuldades de que se via objeto, procurou os seus três benfeitores, suplicando-lhes proteção e conselho.

Arrogante, replicou-lhe o primeiro:

- Mais não posso fazer por ti que obter-te uma roupa nova para que compareças dignamente diante do juiz.

Muito preocupado, disse-lhe o segundo:

- Não obstante devotar-te a mais profunda estima, posso apenas fortalecer-te e acompanhar-te ate à porta do tribunal.

O terceiro, porém, afirmou-lhe humilde:

- Irei contigo e falarei por ti.

E esse último, estendendo-lhe os braços, amparou-o em todos os lances da luta e falou com tanta segurança e com tanta eloqüência em benefício dele, diante da justiça, que o mísero suspeito foi absolvido com a aprovação dos próprios acusadores que lhe observavam o processo.

Neste símbolo, temos a nossa própria história à frente da morte.

Todos nós, diante do sepulcro, somos chamados a exame na Contabilidade Divina.

E todos recorremos àqueles que nos protegem.

O primeiro amigo, o doador de trajes novos, é o dinheiro que nos garante as exéquias.

O segundo, aquele que nos acompanha até à porta do tribunal, é o mundo representado na pessoa dos nossos parentes ou na presença das nossas afeições mais queridas, que compungidamente nos seguem até à beira da sepultura.

O terceiro, contudo, é o bem que praticamos, a transformar-se em gênio tutelar de nossos destinos, e que, falando em nós e por nós, diante da justiça, consegue angariar-nos mais amplas oportunidades de serviço, quando não nos conquista a plena liberação do espírito para a Vida Eterna.

Atendamos assim ao bem, onde estivermos, agora, hoje, amanhã e sempre, na certeza de que o bem que realizamos é a única luz do caminho infinito e que jamais se apagará.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo mHorizonte, MG)

Ruínas do Fórum de Augusto.  Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP