Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 04 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/04-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

03-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/03-12-2014.htm

02-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/02-12-2014.htm

01-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/01-12-2014.htm

29-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/29-11-2014.htm

28-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/28-11-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. VIII, 18-19

Bem-aventurados os que têm puro o coração

 

 

Bem-aventurados os que têm fechados os olhos

 

     20. Meus bons amigos, para que me chamastes? Terá sido para que eu imponha as mãos sobre a pobre sofredora que está aqui e a cure? Ah! Que sofrimento, bom Deus! Ela perdeu a vista e as trevas a envolveram. Pobre filha! Que ore e espere. Não sei fazer milagres, eu, sem que Deus o queira. Todas as curas que tenho podido obter e que vos foram assinaladas não as

atribuais senão àquele que é o Pai de todos nós. Nas vossas aflições, volvei sempre para o céu o olhar e dizei do fundo do coração: “Meu Pai, cura-me, mas faze que minha alma enferma se cure antes que o meu corpo; que a minha carne seja castigada, se necessário, para que minha alma se eleve ao teu seio, com a brancura que possuía quando a criaste.” Após essa prece, meus amigos, que o bom Deus ouvirá sempre, dadas vos serão a força e a coragem e, quiçá, também a cura que apenas timidamente pedistes, em recompensa da vossa abnegação.

     Contudo, uma vez que aqui me acho, numa assembleia onde principalmente se trata de estudos, dir-vos-ei que os que são privados da vista deveriam considerar-se os bem-aventurados da expiação. Lembrai-vos de que o Cristo disse convir que arrancásseis o vosso olho se fosse mau, e que mais valeria lançá-lo ao fogo, do que deixar se tornasse causa da vossa condenação. Ah! quantos há no mundo que um dia, nas trevas, maldirão o terem visto a luz! Oh! sim, como são felizes os que, por expiação, vêm a ser atingidos na vista! Os olhos não lhes serão causa de escândalo e de queda; podem viver inteiramente da vida das almas; podem ver mais do que vós que tendes límpida a visão!... Quando Deus me permite descerrar as pálpebras a algum desses pobres sofredores e lhes restituir a luz, digo a mim mesmo: Alma querida, por que não conheces todas as delícias do Espírito que vive de contemplação e de amor? Não pedirias, então, que se te concedesse ver imagens menos puras e menos suaves do que as que te é dado entrever na tua cegueira!

     Oh! bem-aventurado o cego que quer viver com Deus. Mais ditoso do que vós que aqui estais, ele sente a felicidade, toca-a, vê as almas e pode alçar-se com elas às esferas espirituais que nem mesmo os predestinados da Terra logram divisar. Abertos, os olhos estão sempre prontos a causar a falência da alma; fechados, estão prontos sempre, ao contrário, a fazê-la subir para Deus. Crede-me, bons e caros amigos, a cegueira dos olhos é, muitas vezes, a verdadeira luz do coração, ao passo que a vista é, com frequência, o anjo tenebroso que conduz à morte.

     Agora, algumas palavras dirigidas a ti, minha pobre sofredora. Espera e tem ânimo! Se eu te dissesse: Minha filha, teus olhos vão abrir-se, quão jubilosa te sentirias! Mas quem sabe se esse júbilo não ocasionaria a tua perda! Confia no bom Deus, que fez a ventura e permite a tristeza. Farei tudo o que me for consentido a teu favor; mas, a teu turno, ora e, ainda mais, pensa em tudo quanto acabo de te dizer.

     Antes que me vá, recebei todos vós, que aqui vos achais reunidos, a minha bênção. – Vianney, cura d’Ars. (Paris, 1863.)

     21. Nota. Quando uma aflição não é consequência dos atos da vida presente, deve-se-lhe buscar a causa numa vida anterior. Tudo aquilo a que se dá o nome de caprichos da sorte mais não é do que efeito da Justiça de Deus, que não inflige punições arbitrárias, pois quer que a pena esteja sempre em correlação com a falta. Se, por sua bondade, lançou um véu sobre os nossos atos passados, por outro lado nos aponta o caminho, dizendo: “Quem matou à espada, pela espada perecerá”, palavras que se podem traduzir assim: “A criatura é sempre punida por aquilo em que pecou.” Se, portanto, alguém sofre o tormento da perda da vista, é que esta lhe foi causa de queda. Talvez tenha sido também causa de que outro perdesse a vista; de que alguém haja perdido a vista em consequência do excesso de trabalho que aquele lhe impôs, ou de maus-tratos, de falta de cuidados etc. Nesse caso, passa ele pela pena de talião. É possível que ele próprio, tomado de arrependimento, haja escolhido essa expiação, aplicando a si estas palavras de Jesus: “Se o teu olho for motivo de escândalo, arranca-o.”

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Jean-Baptiste-Marie Vianney- O Cura d”Ars

(8-5-1786 / 4-8-1859)

Imagem: HTTP://en.wikipedia.org/wiki/John_Vianney

 

 

GPS diferente

 

 

 

Eles seguiam pela estrada: três moças e um rapaz. Dirigiam-se a uma localidade, onde se realizava um encontro de jovens espíritas.

Seguiam com o coração em festa. De repente, um barulho enorme: uma das rodas caiu em um buraco, acendendo, de imediato, o aviso eletrônico de pneu furado.

Conduzido o veículo para o acostamento, iniciaram o processo da troca do pneu. Nesse instante, dois malfeitores saem do matagal próximo e caminham em sua direção.

Ao mesmo tempo, aparece na estrada a caminhonete da guarda municipal de cidade próxima. Aproximam-se e logo percebem a movimentação suspeita dos dois homens.

Um dos guardas vai ao encontro deles, enquanto o outro protege o grupo. Os homens se esquivam e fogem.

Na sequência, os guardas auxiliam a troca do pneu e se propõem a escoltá-los até uma borracharia, a fim de ser providenciado o conserto do pneu furado.

Uma, duas, três, quatro. Todas fechadas. As horas da noite avançam, quase alcançando a madrugada. Os dois guardas rodam à frente da caravana, sempre com a maior boa vontade.

Então, o rapaz lê na parte traseira da viatura o lema da guarda municipal: Guardar, Proteger e Servir – GPS.

GPS: um aparelho indispensável nos dias modernos, que não conseguia naquele momento ajudar a caravana, ali se transformou em três verbos que traduziam como dois fiéis cumpridores do dever exercem seu ofício, vivenciando integralmente o lema, nas atitudes que demonstraram no atendimento aos jovens.

Finalmente, uma borracharia aberta. Região simples, mas assinalada por periculosidade. Os dois guardas prosseguem na vigilância.

De dentro da borracharia surge um homem sujo de graxa, franzino, cabelos grisalhos, com sorriso e disposição de garoto.

Seu nome? Salvador! Que nome adequado, que soou como música aos ouvidos dos caravaneiros após as peripécias vividas.

Enquanto aguardavam o veredito sobre a situação do pneu, eles aproveitam para conhecer melhor seus anjos de guarda, indagando seus nomes e de suas atribuições: Valmir Pinto e André Diniz.

Aos agradecimentos respondem, de forma tranquila, que isso lhes constitui dever e pedem que, unicamente, espalhem que a guarda é composta, em sua maioria, apesar de notícias contrárias, vez ou outra, por homens de bem que estão ali para: Guardar, Proteger e Servir.

O conserto não foi possível. Foi preciso comprar um novo pneu. Valmir e André conduzem os viajantes até um hotel, a viatura sempre como escolta, as luzes vermelhas piscando sem parar, salientando aqueles três verbos adesivados na traseira: Guardar, Proteger e Servir.

Que noite e madrugada intensas! E todas as siglas e nomes, para os integrantes da caravana tiveram seus significados transformados em lições práticas nessas quase cinco horas de peregrinação: GPS (Guardar, Proteger, Servir), Salvador, Valmir e André. Tudo e todos foram instrumentos da Providência Divina.

Com gratidão infinita ao Alto em seus corações, os jovens conseguem ter algumas poucas horas de sono antes de prosseguirem viagem, rumo ao seu destino, no dia seguinte.

Em suas mentes, a certeza: Jesus vela por suas ovelhas. E sabe mover pessoas e circunstâncias para as livrar de problemas de maior monta.

Ele é, sim, o Bom Pastor de todos nós.

 

Redação do Momento Espírita, a partir de fato ocorrido com 
caravana a caminho da 
CONJERGS – Confraternização de Jovens 
Espíritas do Rio Grande do Sul, RS, em data de 20.10.2014.
Em 2.12.2014.

 

(Copiado do site Feparana)

Jesus. Quadro de Maria Tereza Braga, Araçatuba, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

Seminários, oficinas e palestras com  Carlos Campetti

Espanha

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Campetti)

 

 

Programação do C.E.Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

·               JUVENTUDE ZILDA GAMA - Domingos as 10h. Maiores informações com o Roni.

 

·               Camisetas do CE Zilda Gama a venda por apenas R$ 25,00. Garanta logo a sua.

 

·       As reuniões públicas não serão interrompidas durante as férias, os únicos dias em que não funcionaremos serão as quartas dias  24 e 31/12

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

06/12/2014 – Sábado                      15hs – Reunião Pública

Orador: Antenor de Morais                 Fraternidade dos Humildes

Tema: Cântico das Legiões Celestes

 

10/12/2014 – Quarta                       20hs – Reunião Pública

Orador: Claudia Marum            

Tema: Parábola dos talentos

 

Palestra de hoje                              20hs – Reunião Pública

Orador: Bruna Gasgon                       Seara Bendita

Tema: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra com Prof. Dr. Severino Celestino

João Pessoa, PB

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Mednesp 2015

Goiânia, GO

 

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e  de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

Reunião pública no CEIJO. Palestra com Heliana

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação em email de  [email protected] repassado por Renê Magalhães [[email protected]]) 

 

 

 

Palestra pública no Lar Francisco de Assis

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

27ª. Feira do Livro Espírita

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestras musicadas com Roberto Ferreira

Região dos Lagos e Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

7ª. Feira do Livro Espírita

Itupeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de "censnterra.com.br" [[email protected]])

 

 

Programação no Seara Espírita

São Carlos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Seara Espirita [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Dezembro/2014

 

     

Manolo Quesada

www.manoloquesada.blogspot.com

(11)   5611-4554

(11) 98284-3337

 

(Informação recebida em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Informativo da Use de

Bebedouro, SP

 

Solicite

[email protected]

 

 

(Com colaboração de João Marchesi Neto)

 

 

Jornal Folha Espírita

Dezembro/2014

 

Leia o editorial aqui:

http://www.folhaespirita.com.br/v2/node/670

 

 

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/dezembro_2014.html

 

 

(Com colaboração de Giovana Campos)

 

 

Notícias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

Livro inédito de Chico Xavier

02/12/2014

FEB | Divulgação

 

"Data Limite segundo Chico Xavier" será lançado em conferência em Lyon, na França, em janeiro de 2015

02/12/2014

Geraldo Lemos Neto falará sobre o assunto no dia 24, às 14h30, no Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec, na cidade natal do codificador da Doutrina Espírita

 

Marlene Nobre lança livro e reafirma: "Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec"

02/12/2014

"Chico Xavier - Meus pedaços do espelho" é o mais recente lançamento da FE Editora

 

Pesquisa científica avalia veracidade das cartas psicografadas por Chico Xavier

02/12/2014

O Globo | Vídeos

 

Paulo de Tarso, mentor espiritual de Emmanuel

02/12/2014

Por Nuno Emamuel | SP

 

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

(Recebido em email de GeraldoLemos Neto)

 

 

Coluna Espírita do Diário de Taubaté

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Bazar beneficente de Natal

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Natal. Cisternas no sertão nordestino 

Comitê Betinho pede ajuda

 

 

(Informação recebida em email de Comitê Betinho [[email protected]])

 

 

Endireitai os caminhos

 

“Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” — João Batista. (JOÃO, capítulo 1, versículo 23.)

A exortação do Precursor permanece no ar, convocando os homens de boa-vontade à regeneração das estradas comuns.

Em todos os tempos, observamos criaturas que se candidatam à fé, que anseiam pelos benefícios do Cristo. Clamam pela sua paz, pela presença divina e, por vezes, após transformarem os melhores sentimentos em inquietação injusta, acabam desanimadas e vencidas.

Onde está Jesus que não lhes veio ao encontro dos rogos sucessivos? Em que esfera longínqua permanecerá o Senhor, distante de suas amarguras?

Não compreendem que, através de mensageiros generosos do seu amor, o Cristo se encontra, em cada dia, ao lado de todos os discípulos sinceros.

Falta-lhes dedicação ao bem de si mesmos. Correm ao encalço do Mestre Divino, desatentos ao conselho de João: “endireitai os caminhos”.

Para que alguém sinta a influência santificadora do Cristo, é preciso retificar a estrada em que tem vivido.

Muitos choram em veredas do crime, lamentam-se nos resvaladouros do erro sistemático, invocam o céu sem o desapego às paixões avassaladoras do campo material. Em tais condições, não é justo dirigir-se a alma ao Salvador, que aceitou a humilhação e a cruz sem queixas de qualquer natureza.

Se queres que Jesus venha santificar as tuas atividades, endireita os caminhos da existência, regenera os teus impulsos. Desfaze as sombras que te rodeiam e senti-Lo-ás, ao teu lado, com a sua bênção.

Emmanuel / Francisco Cândido Xavier

Livro: Caminho, Verdade e Vida

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Garça no Parque do Ibirapuera. São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-