Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/11-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

10-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/10-12-2014.htm

09-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/09-12-2014.htm

08-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/08-12-2014.htm

06-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/06-12-2014.htm

05-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/05-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. X,  1- 4

Bem-aventurados os que são misericordiosos

 

 

Perdoai, para que Deus vos perdoe

 

     1. Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (Mateus,

5:7.)

     2. Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (Mateus, 6:14 e 15.)

     3. Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?” — Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (Mateus, 18:15, 21 e 22

     4. A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.

     Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.

     Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza da alma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

 

O retorno do filho pródigo. Rembrandt

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perd%C3%A3o#mediaviewer/File:Rembrandt-The_return_of_the_prodigal_son.jpg

Acesso em 09/12/2014, ás 20 horas.

 

 

 

O divino semeador

 

Néio Lucio – Chico Xavier

       

        Quando Jesus nasceu, uma estrela mais brilhante que as outras luzia, a pleno céu, indicando a manjedoura.

          A princípio, pouca gente lhe conhecia a missão sublime.

          Em verdade, porém, assumindo a forma duma criança, vinha Ele, da parte de Deus, nosso Pai Celestial, a fim de santificar os homens e iluminar os caminhos do mundo.

          O Supremo Senhor que no-lo enviou é o Dono de Todas as Coisas. Milhões de mundos estão governados por suas mãos. Seu poder tudo abrange, desde o Sol distante até o verme que se arrasta sob nossos pés; e Jesus, emissário d'Ele na Terra, modificou o mundo inteiro.

          Ensinando e amando, aproximou as criaturas entre si, espalhou as sementes da compaixão fraternal, dando ensejo à fundação de hospitais e escolas, templos e instituições, consagrados à elevação da humanidade.

          Influenciou, com seus exemplos e lições, nos grandes impérios, obrigando príncipes e administradores, egoístas e maus, a modificarem programas de governo.

          Depois de sua vinda, as prisões infernais, a escravidão do homem pelo homem, a sentença de morte indiscriminada a quantos não pensassem de acordo com os mais poderosos, deram lugar à bondade salvadora, ao respeito pela dignidade humana e pela redenção da vida, pouco a pouco.

          Além dessas gigantescas obras, nos domínios da experiência material, Jesus, convertendo-se em Mestre Divino das almas, fez ainda muito mais.

          Provou ao homem a possibilidade de construir o Reino da Paz, dentro do próprio coração, abrindo a estrada celeste à felicidade de cada um de nós.

          Entretanto, o maior embaixador do Céu para a Terra foi igualmente criança.

          Viveu num lar humilde e pobre, tanto quanto ocorre a milhões de meninos, mas não passou a infância despreocupadamente. Possuiu companheiros carinhosos e brincou junto deles. No entanto, era visto diariamente a trabalhar numa carpintaria modesta. Vivia com disciplina. Tinha deveres para com o serrote, o martelo e os livros. Por representar o Supremo Poder, na Terra, não se movia à vontade, sem ocupações definidas. Nunca se sentiu superior aos pequenos que o cercavam e jamais se dedicou à humilhação dos semelhantes.

          Eis porque o jovem mantido à solta, sem obrigações de servir, atender e respeitar, permanece em grande perigo.

          Filho de pais ricos ou pobres, o menino desocupado é invariavelmente um vagabundo. E o vagabundo aspira ao título de malfeitor, em todas as circunstâncias.

          Ainda que não possua orientadores esclarecidos no ambiente em que respira, o jovem deve procurar o trabalho edificante, em que possa ser útil ao bem geral, pois se o próprio Jesus, que não precisava de qualquer amparo humano, exemplificou o serviço ao próximo, desde os anos mais tenros, que não devemos fazer a fim de aproveitar o tempo que nos é concedido na Terra?

 Livro: Antologia Mediúnica do Natal – Néio Lúcio – Chico Xavier- Ed. FEB.

(Texto em email de Francisco Atilio Arcoleze [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

José mostra seu trabalho a Jesus.  Obra de Georges de La Tour.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Jos%C3%A9,_o_Carpinteiro#mediaviewer/File:Georges_de_La_Tour_048.jpg

Acesso em 09/12/2014, ás 21 hs.

 

 

FEB lança livro inédito de Chico Xavier

São Paulo, SP

 

 

Na noite do dia 8 de dezembro o Centro Espírita União, em São Paulo, foi o ambiente do lançamento do livro inédito Fé e Vida, psicografia de Chico Xavier, e com mensagens de diversos Espíritos, principalmente de Emmanuel. A obra faz parte da parceria FEB e Editora CEU. As demais obras de Chico Xavier da Editora CEU também serão reeditadas nesta parceria. O lançamento contou com palestra e autógrafos do presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, atuação dos dirigentes do CEU, casal Nena e Francisco Galves, da presidente da USE-SP Júlia Nezu de Oliveira, do coordenador do Museu Espírita de S.Paulo/FEB Oceano Vieira Melo e de Pedro Nakano, dirigente do Centro de Documentação Eduardo Carvalho Monteiro. Foi aberto para visitação o Museu Chico Xavier, dentro Centro Espírita União, com fotos, objetos e dados relacionados com as continuadas visitas e atuações de Chico naquele Centro. Informações: www.febnet.org.br; www.febeditora.com.br; www.ceu.com.br 

 

CEU. César Perri autografando

CEU. Museu Chico Xavier.

CEU. Palestra César Perri.

 

 

Palestra com Cosme Massi

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 

1º. Encontro de Evangelizadores Espíritas

Salvador, BA

 

17 de Janeiro a Federação Espírita do Estado da Bahia promove o 1º Encontro de Evangelizadores Espíritas de 2015 - Módulo Básico Infância e Juventude - o evento é proposto para pessoas interessadas na evangelização espírita infanto juvenil, evangelizadores e coordenadores de DIJ.

A inscrição é gratuita, o Encontro acontecerá das 08h às 18h na Sociedade Espírita o Semeador.

Endereço Completo: Rua Pedro Américo, nº 43, Jardim Baiano, Campo da Pólvora (Ao lado do Edf. Fórum Empresarial).

Salvador-BA

Inscreva-se: 
http://bit.ly/1G3yljY
Informações: (71) 9141-6621 / 3011-8953 
[email protected]

 


 

 

(Informação recebida em emails de encontro evangelizadores [[email protected]] de Edward Junior [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Allan Kardec

Lucélia, SP

 



(Informação recebida em email de Edson Luis Silva)

 

 

Reuniões Públicas programadas para o C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

12/12/14

Sex

20h

 

Antenor

 

O cântigo das legiões celestes

 

 

 

 

 

 

 

13/12/14

Sáb

09h

 

William

 

 

O Cristo consolador

 

 

 

 

 

 

 

13/12/14

Sáb

15h

 

Não haverá palestra

 

Não haverá palestra

 

 

 

 

 

 

 

16/12/14

Ter

20h

 

Pedro Nunes

 

Bem-aventurados os puros de coração

 

 

 

 

 

 

 

19/12/14

Sex

20h

 

Jobert

 

Bem aventurados os pobres de espírito

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Informativo Semanal do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

Camisetas do CE Zilda Gama a venda na Secretaria por apenas R$ 25,00. Vista a nossa camisa!

Convidamos todos os jovens entre 12 e 20 a participarem da JUVENTUDE ZILDA GAMA! Maiores informações com o Roni.

PRÓXIMAS PALESTRAS

 13/12/2014 – Sábado                           15hs – Reunião Pública

Orador: Cassio Branco                    

Tema: Há muitas moradas na casa do meu Pai

 

17/12/2014 – Quarta                            20hs – Reunião Pública

Orador: Ari Francisco                               Amigos da Paz

Tema: Natal

 

Palestra de hoje                                          20hs – Reunião Pública

Orador: Claudia Marum                               

Tema: Parábola dos Talentos

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Programação no N.E.E. Apóstolo Mateus

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Enviados de Cristo

 

Pelo Espírito Irene Souza Pinto. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Marcadas. Lição nº 17. Página 71.

 

Esse triste companheiro,

Cujo passo te procura,

Ralado de desventura

Que não sabes de onde vem...

 

Esse pedinte arrasado

Por dores desconhecidas,

Emaranhado em feridas,

Sem proteção de ninguém...

 

Esse amigo que lastima

A própria ação rude e cega

No cárcere que o segrega

Para reforma e pesar...

 

Esse irmão largado à noite,

De olhar magoado e profundo,

Que roga debalde ao mundo

O doce calor de um lar...

 

Essa mendiga que estende

Pobre mão encarquilhada,

Cuja penúria na estrada,

Ninguém na terra traduz...

 

Esse doente cansado,

Que se lamenta sozinho,

Abandonado ao caminho,

A míngua de paz e luz...

 

Essa mãe de filho ao peito,

Que em lágrimas se consome,

Às vezes, com febre e fome,

Rogando socorro em vão...

 

Essa criança assustada,

Que chora sem rumo certo,

Flor atirada ao deserto,

Anjo na cruz da aflição...

 

À frente desses Amigos

Que o sofrimento encarcera,

Corações em Longa espera

Recordas o “NÃO JULGUEIS”...

 

Eles não pedem Censura.

Mostrando a necessidade

Ensinam que a Caridade

É a Lei de todas as Leis!...

 

Esses irmãos quase mortos!...

Eis que o Céu no-los envia,

Na estrada do Dia-a-Dia,

Para as Lições do Senhor!...

 

Saibamos ressuscitá-los

Da morte em sombra na prova,

Doando-lhes Vida Nova

Na Escola Viva do Amor!...

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Desabrigado em  Via pública de Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Conquistador incomparável

 

Os conquistadores se cercam de legiões de mercenários e de soldados. Estabelecem estratégias de combate e planos ousados de conquistas.

Os conquistadores amealham tesouros da Terra e com eles pretendem estender o seu poder.

Os que os seguem o fazem aguardando recompensas generosas. Ou, então, serem brindados com cargos que lhes conferirão, igualmente, poder e dinheiro.

Ele foi um Conquistador diferente. Chegou tendo sido inicialmente anunciado aos corações simples e ouvidos atentos. Há muito aguardado, teve confirmada Sua identidade em várias oportunidades.

Seu Pai enviou um Mensageiro especial para Lhe anunciar o nascimento e um coral magnífico coroou de esplendor a notícia alvissareira.

Na noite quase fria, envolto em panos, sob a luz de brilhante estrela, Ele Se fez presente entre os homens.

Mostrou-Se à beira de um rio, entre pessoas rudes, mas esperançosas. Teve como arauto um mensageiro de voz vigorosa, que dizia ter vindo ao mundo para aplainar as veredas do Senhor.

O nome desse mensageiro era João. E, tendo-O identificado, endereçou-Lhe os dois primeiros Apóstolos, consciente de que Ele era o Cordeiro de Deus, o Messias cantado pelo povo, esperança da Humanidade.

Os conquistadores desejam homens adestrados em armas e selecionam os seus seguidores entre os que demonstram agilidade, precisão e eficácia.

Ele escolheu homens do povo. Pescadores da Galileia, um letrado, um vendedor de quinquilharias, um adolescente apaixonado pelas notícias dos Céus.

Doze deles compuseram Seu colegiado mais próximo. Outros setenta e dois, a quem lecionou a arte da compreensão e da paz íntima, elegeu como mensageiros da Sua chegada.

Dois a dois, esses foram à frente, anunciando pelas aldeias e cidades que o Reino de Deus se fazia próximo. E que o Filho do Rei já Se encontrava entre eles.

Tudo para que, quando Ele chegasse, a população já O aguardasse, na expectativa da Boa Nova que Ele traria.

Estrategista excelso, planificou com detalhes a abordagem aos simples e aos poderosos.

Esteve na praça, nas estradas, nas montanhas, no vale. Pregou nas sinagogas, no templo suntuoso de Jerusalém, nas casas dos que O acolhiam.

Distribuiu a Sua palavra, alertando que os que tivessem ouvidos de ouvir, ouvissem.

A ninguém constrangeu a segui-lO. O Seu era o convite para a paz. Quem a desejasse, que O seguisse.

Fez amigos por toda parte. Em Betânia, era acolhido, pelos irmãos Marta, Maria e Lázaro, com todo amor.

Pelas bandas de Tiro e Sidon, o lar de um amigo O acolheu, generoso, em Sua passagem.

Um certo Simão Lhe ofereceu um banquete, às quase vésperas de Sua prisão e morte. Um anúncio de despedida.

Jesus. Ninguém que O igualasse. Ninguém que realizasse, com tanta doçura e firmeza, a conquista de tantos corações.

Passados mais de vinte séculos de Seu retorno ao Mundo Espiritual, Sua presença permanece viva nos corações.

Sua vida, Seus atos, Seus feitos são contados, estudados em detalhes, por todos os que se fazem ávidos da Sua tão cantada paz.

Jesus, um Conquistador Incomparável. Sigamo-lO.

Redação do Momento Espírita. Disponível no 
CD Momento Espírita Especial de Natal, v. 15 
e no livro Momento Espírita, v. 8,  ed. FEP.
Em 10.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

 

Jesus na casa de Marta e Maria.  Johannes (Jan) Vermeer

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Mary_of_Bethany#mediaviewer/File:Johannes_(Jan)_Vermeer_-_Christ_in_the_House_of_Martha_and_Mary_-_Google_Art_Project.jpg 

Acesso em 10-12-2014. 15 hs.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-