Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 08 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/08-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

06-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/06-12-2014.htm

05-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/05-12-2014.htm

04-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/04-12-2014.htm

03-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/03-12-2014.htm

02-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/02-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. IX,  7

Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos

 

 

A paciência

 

     7. A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.

     Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos

do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.

     A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.

     Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu Ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.

Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Jó com suas três filhas. Pintura a têmpera,  por William Blake. Ilustra o livro de Jó, o paciente.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Job_%28biblical_figure%29#mediaviewer/File:Job_and_His_Daughters(tempera).jpg

Acesso em 06-12-2014 ás  13 hs.

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Kairouan, Tunísia

 

 

 

1º de dezembro de 2014

 

Após proferir uma conferência na capital espanhola, o espiritualista e médium humanista Divaldo Pereira Franco desembarcou em 30 de novembro em terras tunisianas, no norte do continente Africano, para dar continuidade ao trabalho que vem realizando em terras onde o Islamismo é majoritário.

Fazendo uma escala em Barcelona, e estando acompanhado por seus amigos inseparáveis do Centro Espírita Manuel e Divaldo, de Réus, ali encontraram-se com um grupo de vinte e cinco espíritas oriundos de diferentes pontos: Réus, Lleida, Sevilla e Igualada, todos da Espanha; e também de Viena/Áustria, para acompanhar Divaldo Franco em sua turnê Paulínia, divulgando a Doutrina Espírita.

Tunísia é a encruzilhada das grandes civilizações que se desenvolveram no mar Mediterrâneo. O país, ao longo da história das dominações recebeu a influência dos fenícios, romanos, vândalos, dos Otomanos, Bizantinos, franceses, espanhóis e dos árabes, dando origem a uma rica mistura de culturas e crenças religiosas. Agora recebe um novo renascimento. O cristianismo reviveu graças ao verbo e obra de nosso maior expoente da Doutrina Espírita, Divaldo Franco, deixando para trás um rastro indelével para sempre. Nem o tempo, nem o homem, nem as novas civilizações que venham a desembarcar no porto de Cartago poderão impedir a sua disseminação.

 A imagem do nosso amado Espiritismo foi inserida e construída sobre a rocha tunisiana, tentando cinzelá-la nas almas deste querido povo, precursor dos fatos históricos ocorridos e conhecidos como a Primavera Árabe.

A nova primavera amanheceu em 1º de dezembro. Bem cedo, os componentes do grupo, liderados pelo Paulo de Tarso em nossos dias, foram visitar a cidade de Kairouan, localizada no centro-leste do país Africano. Fundada por Uqba ibn Nafi Uqba em 670 d. C., conta a lenda que ali foi encontrado um cálice de ouro na areia, atribuindo-se pertencer a Meca, e que quando foi recolhida, fez brotar água naquelas terras áridas.

A cidade é conhecida por possuir a Grande Mesquita, no centro da Medina. É a mais antiga mesquita do norte da África e o quarto destino de peregrinação muçulmana mais importante depois de Meca, Medina e Jerusalém. Sete visitas a esta mesquita equivalem a uma visita a Meca.

Depois de contemplar e receber informações de um guia turístico sobre a majestade do edifício construído, o grupo de espíritas começou seu trabalho doutrinário do lado de fora dos portões do salão de orações, cuja entrada não é permitida para aqueles que não professam a religião muçulmana. Formulando uma primeira oração Xavier Llobet, do Centro Espírita de Lleida, e Irene Solans, do Centro Espírita Manuel e Divaldo, de Réus. Divaldo P. Franco, em continuidade, e visivelmente inspirado pelo Dr. Bezerra de Menezes, apresentou uma doce e suave mensagem de amor e de paz, qual foi ensinada por Jesus, deliciando os ouvidos dos integrantes do grupo, e destas terras.

Tomados pela emoção e sensibilizados todos, se iniciou um passeio pelas ruas tranquilas de Kairouan até alcançarmos os arredores de um antigo cemitério, que fica perto de um dos famosos cafés da Tunísia, momento em que Divaldo aproveitou para dar aos presentes, em ambos os planos da vida, uma extensa narrativa, iniciando-a com o mito/arquétipo religioso do sacrifício de seres vivos que esteve e está presente nas práticas e rituais de muitas religiões, deixando sua marca, mesmo em nosso meio, quando tratamos, em algumas ocasiões, sobre a figura do Nazareno como o "Cordeiro de Deus".

Contrapondo-se a esse mito religioso, surgiu o aspecto científico e filosófico com consequências religiosas do Espiritismo, por tratar-se da ciência do conhecimento. A Doutrina Espírita rompe a ligação entre mito e privilégio que foi estabelecido como o fundamento de povos e crenças. Muda a palavra privilégio em favor da palavra mérito, ao focar o estado evolutivo do Espírito, em sentido ascendente, obedecendo o imperativo da reencarnação.

Ele lembrou que o ínclito Codificador da Doutrina Espírita perguntou aos Nobres Espíritos se Espiritismo seria a religião do futuro, a que responderam que seria o futuro das religiões, de todas as religiões...

Divaldo concluiu sua incrível narrativa, afirmando que a revelação dos Espíritos Superiores não é completa e nem conclusiva, mas que é um trabalho que é feito gradualmente à medida que o intelecto e o desenvolvimento moral dos Espíritos imortais reencarnados, que se encontram em busca de sua transformação moral, de convivência e confiança, trabalhem em benefício da humanidade.

Estando todos os presentes profundamente comovidos, se dispuseram a recuperar as forças para retomar o trabalho doutrinário, na mesma tarde, nas ruínas do Anfiteatro Romano de El Jem.

Delenda est Carthago, assim é a frase em latim antigo, atribuída a Cato, o Velho, que em seu sentido figurativo viria a referir-se a uma ideia fixa, que se persegue sem descanso até que seja levada a termo. Assim, como em qualquer grande caminhada que não vai começar sem o primeiro passo, e mediante esses primeiros passos fica estabelecido, pela primeira vez, o Espiritismo em terras tunisianas, perseguindo a ideia de que estas terras sejam banhadas por uma nova e revolucionária “civilização”, que, à maneira da primavera, faça brotar a flor do Amor e da Paz preconizada por Jesus.

              Texto em Espanhol: Xavier Llobet

              Texto em Português: Paulo Salerno

 

 

 

Registro. Divaldo Franco em

Túnis, Tunísia

 

02 de dezembro de 2014.

 

Divaldo Franco e o grupo de amigos que o acompanhamos em sua atividade pelo norte da África nos reunimos às 9h30min para continuarmos a viagem pela Tunísia. Dirigimo-nos para o norte, para o centro da capital, Túnis. Cruzamos a principal avenida, a Bourguiba, onde se encontra o Portão da Medina e a Embaixada Francesa.

Bem em frente da Embaixada Francesa está uma das poucas catedrais católicas do norte da África, a Catedral de São Vicente de Paula. A visita serviu para lembrar esse discípulo de Francisco de Assis e fundador da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, servas dos pobres doentes, esta última com Santa Luísa de Marillac.

Focalizados no trabalho que nos propúnhamos realizar, e tentando sintonizar nossos sentimentos e pensamentos, entramos no templo. As imagens de Santos, Mártires, o retábulo, as janelas com belos cristais impactavam cada um de nós de forma diferente. Porém, se destaca a austeridade geral dos ornamentos desta catedral católica. Nos acercamos de Divaldo, ao lado do altar, em frente a uma reprodução de Jesus.

Divaldo novamente compartilhou conosco informações maravilhosas sobre as vidas exemplares de tantas mentes superiores, verdadeiros missionários da caridade que trabalharam para o progresso da terra. Como não poderia ser de outra forma, esses trabalhadores abnegados do Cristo continuaram o seu trabalho, a partir do mundo espiritual, através das comunicações vertidas por nobres médiuns. A imagem de Jesus, de braços abertos, seu sagrado coração no peito, faz com que o ambiente se impregne de sentimentos comovedores.

Divaldo destacou o trabalho da Equipe do Espírito de Verdade, e na qual colaboraram esses Espíritos luminosos junto ao codificador. Foi um trabalho diretamente guiado e conduzido pelo Mestre Jesus. Em suas explicações, Divaldo novamente emocionou os presentes, e aproveitando esse momento de elevação de sentimentos, e a companhia das nobres Entidades Espirituais, que se acercaram, nos convidou a orar em silêncio, em frente a imagem do Mestre Nazareno, desta vez para nós mesmos, para a nossa autoiluminação.

Ao sair da Catedral, contrastando com o seu interior, deparamo-nos com a agitação de Medina, com suas ruas movimentadas, o tráfego, a atividade comercial. Concluída a primeira etapa do dia, deixamos o centro de Túnis, dirigindo-nos para Cartago. Chegamos na hora do almoço, o ambiente no grupo durante a viagem foi memorável, exalava alegria e companheirismo. Em Cartago, depois do almoço, fomos visitar as ruínas dessa cidade memorável.

O guia explicou a origem deste assentamento humano. É um lugar bonito, ali foram construídos edifícios emblemáticos. Desses, somente alguns permanecem em ruínas. No entanto, todos nós percebemos a opulência dos edifícios, a grandeza das civilizações que passaram para a história com suas luzes e sombras.

Cartago, cidade fenícia construída à beira-mar, e mais tarde destruída pelos romanos, testemunhou muitas batalhas e destruição, contudo, agora é azul, bonita, calma. Nas famosas Termas de Santo Antônio, Divaldo nos convidou para sentarmo-nos ao redor, como se fazia na época dos Pais da Filosofia, para iniciar o estudo de o Evangelho. Começamos a orar em línguas diferentes, castelhano em primeiro lugar, em seguida, Catalão, Inglês, Holandês, Alemão, Francês e Português.

A atmosfera espiritual se envolveu em energias sutis, permitindo que este encontro fosse único entre as entidades espirituais e os que ainda caminham dolorosamente neste planeta. Nós vivemos em circunstâncias muito semelhantes as que ocorreram naquela época. Em todos nós afloraram sentimentos que novamente elevaram-nos, fazendo-nos conscientes, embora seja um instante desse importante momento, do compromisso que se está adquirindo. Divaldo, e por meio dele, os guias espirituais nos têm falado diretamente ao coração.

Concluído o Evangelho, continuamos o nosso caminho para o hotel. Agora vamos começar a nos preparar para trilhar o nosso próprio caminho. Nos conhecemos um pouco mais, e o mais importante foi ter conhecido um pouco mais os colegas de trabalho que compartilharam esta jornada, e cada vez mais reconhecendo-nos como uma grande família espiritual.

Não é um fim, é o começo de uma nova tarefa, a expansão dos princípios cristãos em solo tunisiano. Nós tentamos deixar pegadas de amor através de um coração amigo, cheio de esperanças em um mundo melhor. Pegadas que nos levem à regeneração. Até breve.

                     Texto em Espanhol: Sandra y Manuel Sonyer

                     Texto em Português: Paulo Salerno

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Palestras e lançamento de livros na FEB

Rio de Janeiro, RJ

 

O autor Wesley Soares Caldeira (de Montes Claros, MG) cumpriu programa doutrinário na sede da FEB, em Brasília, nos dias 6 e 7 de dezembro. Proferiu palestras e autografou sua obra Da manjedoura a Emaús, recém lançado pela FEB Editora.

Na noite do sábado sua palestra foi dentro do programa de encerramento dos cursos ESDE e EADE. A mesa foi integrada pelo presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e pela vice-presidente Edna Fabro. Após a palestra atendeu a perguntas, coordenadas pelo diretor Hélio Blume.

Na manhã do domingo, a palestra fez parte do encerramento dos cursos sobre obras de Kardec: O livro dos Espíritos, O livro dos médiuns, O evangelho segundo o espiritismo, O céu e o inferno e A gênese. A vice-presidente Marta Antunes Moura coordenou o evento, sendo a prece proferida pela diretora Célia Maria Rey de Carvalho e a apresentação do expositor feita pelo presidente da FEB. Informações: [email protected]; www.febeditora.com.br/damanjedouraaemaus/

 

FEB. Mesa. Palestra com lançamento  por Wesley Soares Caldeira

FEB.  Palestra por Wesley Soares Caldeira

FEB. Palestra Wesley em grupo de estudos das obras de Kardec.

 

 

Palestra no Seara Espírita “Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Programa Especial de Natal – GEFA

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Francisco de Assis”

Avanhandava, SP

 

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

MARIA NILDA MACHADO BOZOLAN.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 10-12-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" AMAI  OS  INIMIGOS  "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Horta Comunitária Joanna de Ângelis /13ª  Caminhada da

 Primavera Unimed.  Novo Hamburgo, RS

 

06/12/2014

 

Horta Comunitária Joanna de Ângelis e a 13º Caminha da Primavera Unimed Novo Hamburgo 06/12/2014
Rede de Amigos da Horta!
A Horta Comunitária Joanna de Ângelis agradece a participação da "Rede de Amigos da Horta" na 13ª Caminhada Primavera UNIMED.
Comemoramos seis anos de parceria neste evento promovido pela UNIMED!
Os alimentos arrecadados vão juntar-se aos de outras campanhas e, solidificar as cestas de alimentos do programa "Natal sem Fome", onde a equipe de trabalho visita todas as famílias atendidas e entrega os alimentos antes do Natal.
Um forte abraço de agradecimento!!
LUZ E PAZ!
LAURA PRUCH

Horta Comunitária Joanna de Ângelis
www.hortacomunitaria.org.br
Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/nº, Rondônia - Novo Hamburgo/RS CEP 93.415-520
CNPJ: 07.397.625/0001-88
51 - 35871916 - 35870028
"Pequenas ajudas produzem os milagres das grandes realizações" . Joanna de Ângelis

   Abraço,

                  Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Programação da AME

Nova Friburgo, RJ

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec com Jamiro dos S. Filho

Penápolis, SP

                Convidamos para assistir a palestra de JAMIRO DOS SANTOS FILHO - oriundo de Araguari - Minas Gerais- com tema livre, a ser proferida no Centro Espírita Allan Kardec, de Penápolis, dia 13/12/2014 - sábado, às 20:00 horas. Por favor divulgue, se puder. Adhemar Modena

 

 

(Informação recebida em emails de Adhemar Módena e de João Marchesi Neto)

 

 

Convite: 6º. Bazar de Natal

Franca, SP  

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acessar:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Simplesmente não aconteceu

 

Os dias agitados, as conturbações sociais, as dificuldades destes tempos fazem com que sejamos tocados, com frequência, por problemáticas inúmeras.

Ora somos vitimizados pela violência social que nos chega na forma de furtos, roubos ou agressões.

Doutras vezes cruzamos com pessoas desequilibradas, que nos envolvem com seus desatinos e insensatez.

Outros despejam sobre nós seus discursos e ações doentias, nos prejudicando ou nos conduzindo a distonias comportamentais, que se refletem, como consequência, em nosso organismo.

E, de tal forma essas ações impactam nosso cotidiano que, muitas vezes, passamos a relatar tal ou qual fato que nos ocorreu, multiplicando, dezenas de vezes, o ato infeliz do qual fomos vítimas.

Passamos, em nossos relatos, nas nossas conversas, a reproduzir o mal recebido, revivendo as tormentas e dificuldades da situação ocorrida.

E assim vamos valorizando o mal de maneira exagerada, desnecessária e sempre prejudicial.

Vamos contaminando outras pessoas e ambientes, com nossos relatos, sem atentarmos onde estamos e com quem estamos, infundindo medos, receios, sentimentos de pavor. Totalmente desnecessários.

Por outro lado, quase nunca nos damos conta de quantas coisas não nos acontecem.

Se somos alvo da maldade de uns, imprevidência de outros, desequilíbrio de alguns, sem dúvida, temos muito mais a relatar de fatos que poderiam ter ocorrido conosco e não chegaram a acontecer.

Enquanto preocupados em reclamar e enfatizar o mal que respinga em nós, deixamos de valorizar os recursos que a Providência Divina oferece para nos amparar e proteger.

Não percebemos que os descuidos que nos permitimos oferecem oportunidade para grandes dificuldades.

E a bondade de Deus encontra os meios para minimizar, até mesmo neutralizar consequências nefastas que poderiam decorrer da nossa imprevidência.

Quantas vezes a Providência Divina já nos direcionou os passos a outros trajetos, em nossos percursos diários, evitando que viéssemos a sofrer acidentes, percalços, dificuldades de qualquer sorte.

Não raro nos atrasamos, perdemos o meio de transporte, indisposições nos sucedem, que consideramos momentos ruins. Contudo, em diversas situações, isso representa a proteção da Divindade para que males maiores não nos alcancem.

Poucas vezes nos damos conta dessa ação benfazeja da Divindade, protegendo-nos, através de inúmeros mecanismos, simplesmente para que o mal não nos alcance.

Portanto, ante pequenos contratempos que fogem ao nosso controle e à nossa vontade, ou algo inconveniente que nos atinja, busquemos, antes de tudo, refletir.

Antes de reclamar, de gastar nosso tempo a reviver emoções desagradáveis, reflitamos se não devemos agradecer.

Reflitamos a respeito do mal que nos sucedeu e o tanto mais que poderia ter ocorrido e constataremos quanto estamos sendo amparados.

Essa breve reflexão nos permitirá perceber como somos cuidados pelo amor de Deus.

Por isso, mantenhamos nos lábios e no coração o agradecimento ao Pai que nos ampara, nos protege, nos sustenta a vida.

Aprendamos a agradecer pela dificuldade, pelo mal ou pelo problema que simplesmente não nos aconteceu, graças à interferência Divina.

Redação do Momento Espírita.
Em 6.12.2014
.

 

 (Copiado do site Feparana)

A conversão na estrada de Damasco. Obra de  Caravaggio.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio#mediaviewer/File:Caravaggio-The_Conversion_on_the_Way_to_Damascus.jpg . Acesso em 06-12-2014. 14 hs

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-