Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/15-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

13-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/13-12-2014.htm

12-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/12-12-2014.htm

11-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/11-12-2014.htm

10-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/10-12-2014.htm

09-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/09-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. X,  9-10

Bem-aventurados os que são misericordiosos

 

 

O argueiro e a trave no olho

 

9. Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: — Deixa-me tirar um argueiro do teu olho —, vós que tendes no vosso uma trave? Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (Mateus, 7:3 a 5.)

10. Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu se visse alguém fazer o que

faço? Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente. Caridade orgulhosa é um contrassenso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria? Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

O argueiro e a trave. Óleo sobre painel de Domenico Fetti

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cisco_e_a_Trave#mediaviewer/File:Domenico_Fetti_-_The_Parable_of_the_Mote_and_the_Beam.jpg

Acesso em 13-12-2014, às 8 hs.

 

 

Ante o Natal

 

Editorial de Richard Simonetti, do jornal MOMENTO ESPÍRITA dez/14, Bauru, SP

 

 

Motivos de Natal na Av. Paulista, em São Paulo, dez. 2014. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Salvador, BA

 

12 de dezembro de 2014

O Movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo Franco, se encontra em sua 17ª edição. Na cidade de Salvador, o Você e a Paz está se realizando no período de 12 a 19 de dezembro. Criado em 1998, o movimento é apresentado em nove países: Brasil – em nove Estados e cinquenta e uma cidades -, no Paraguai, Estados Unidos da América, Colômbia, Portugal, Inglaterra, França, Áustria e Suíça.

A programação é: 12 Dez, no Dique do Tororó; 14, na Praça Tricolor (Boca do Rio - Antiga sede do Bahia), às 18h00min; 17, na Praça General Pedro Labatut (Pirajá), às 20h00min; e o encerramento do Movimento Você e a Paz será em 19 Dez, na Praça do Campo Grande - a partir das 18h30min.

No Dique do Tororó, com a presença de lideranças do movimento espírita de Salvador, Divaldo destacou a importância da educação familiar, doméstica, moldando os caracteres em patamares mais elevados. Exemplificando, Divaldo narrou a lição proferida pelo filósofo Licurgo, quando solicitou um ano de prazo para falar sobre educação. Decorrido o prazo, Licurgo, no Areópago, ante várias celebridades, realizou a demonstração com dois cães e duas lebres. A um cão e a uma lebre, o filósofo não os educou, resultando a destruição da lebre pelo cão. Aos outros dois animais, educados, passaram a brincar no palco, após soltos de suas gaiolas, convivendo pacificamente.

A educação é o trabalho extraordinário de moldar o instinto. Hoje, frisou o Embaixador da Paz no Mundo, a educação cedeu lugar ao despautério, a falta de respeito, de atitudes morais condenáveis. Há uma necessidade premente de a criatura humana voltar-se para a educação familiar, do lar. A agressividade faz parte da natureza animal da criatura humana, é necessário aprender a amar, desenvolvendo hábitos de natureza moral.

A pessoa educada é não violenta, a deseducada, ao contrária, é violenta. Torna-se fundamental o desenvolvimento de hábitos saudáveis, adquirir equilíbrio emocional. A proposta da paz é voltar a vivência plena no lar, ter uma convivência doméstica em bases de fraternidade, de educação, de sentir-se feliz na sua moradia, transformada em santuário, onde se transmita um sentimento de segurança, de respeito.

Para preservar a paz é necessário cultuar os valores domésticos, a educação familiar e depois a educação formal. Lembrar-se que o exemplo será o caminho mais curto e seguro para as mudanças de hábitos, bons ou maus, conforme a qualidade desses exemplos oferecidos. Fazer o bem, a gentileza, realizar pequenos gestos de auxílio, desenvolver o respeito mútuo, contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de paz. É necessário que se faça uma pausa para que o amor domine a nossa vida, para que a paz íntima se exteriorize em forma de educação, compreensão, benevolência.

Todos cantando a Canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, o evento foi encerrado com muitos aplausos e abraços fraternais, idealizando-se a paz.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no

Centro Espírita “Caminho da Redenção”. Salvador, BA

 

13 de dezembro de 2014

Seguindo a programação normal do Centro Espírita Caminho da Redenção, Divaldo Franco proferiu uma conferência sobre as leis que regem as relações do homem com o Planeta Terra, iniciando pelas qualidades do Sol e suas emissões de diversos tipos de raios carregados de micropartículas. Na Terra, todos vivem mergulhados em um campo de energia. Divaldo apresentou e comentou as quatro leis descobertas por Sir Isaac Newton: a lei da gravidade; a eletromagnética, a força quântica forte; e a força quântica fraca.

Mais tarde Newton afirmaria que havia descoberto a mais importante força do universo – o amor -, tornando-se em a quinta lei, exatamente como afirma a Doutrina Espírita. Divaldo destacou uma outra lei, de suma importância, existente no universo, o pensamento, a sexta lei. O homem é o que ele pensa. Percorrendo a linha evolutiva da física, o Embaixador da Paz no Mundo destacou que o universo não é uma máquina, mas é um grande pensamento que se expande e se contrai.

Sobre o pensamento, o Apóstolo da Doutrina Espírita, Divaldo Franco apresentou as conclusões a que chegou o pesquisador, psiquiatra, psicólogo humanista chileno Claudio Naranjo sobre o pensamento e a meditação. A criatura humana, na visão de Naranjo é uma tríade: cérebro reptiliano, encarregado dos instintos; cérebro mamífero, responsável pela polaridade e relacionamentos afetivos no estado de humanidade; e neocórtex, que responde pelas sensações, sentimentos, racionalidade.

Destacou o humanista Divaldo Franco que é necessário o ser humano educar o pensamento para poder sair das faixas baixas do instinto, para elevá-las aos sentimentos, conforme ensinou o insigne codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. O pensamento deve ser a ferramenta utilizada para a construção da evolução, para a construção de uma vida feliz ou de infelicidade, de acordo com a qualidade desse pensamento.

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Registro. Lançamento do livro “Meu Pequeno Evangelho”

São Paulo, SP

 

O concorridíssimo evento aconteceu na tarde deste sábado,  13/12,  na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, com presença de grande público. Os autores de “Meu Pequeno Evangelho”, Luis Hu Rivas e o famoso cartunista Mauricio de Sousa estiveram presentes em sessão de autógrafos atendendo a todos com muita simpatia. A mídia e representantes de vários órgãos do movimento espírita prestigiaram o lançamento do livro que ainda na fase de lançamento já se encontra na 3ª. edição.  Luis Hu Rivas nas várias entrevistas concedidas ressaltou o sucesso do livro e já se prepara para novos trabalhos que possibilitem a divulgação da mensagem cristã e espírita no formato diferenciado, agradável e divertido, como esse da Turma da Mônica. Abaixo republicamos entrevista de Mauricio de Sousa falando da obra e também áudio de entrevista com Luis Hu no mesmo sentido. (Texto e fotos Ismael Gobbo)

 

Luis Hu  Rivas e Mauricio de Sousa no lançamento de “Meu Pequeno Evangelho” em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Luis Hu  Rivas no lançamento de “Meu Pequeno Evangelho” concedendo entrevista a

Rubens Toledo da USE-São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Luis Hu e Mauricio de Sousa atendendo adultos e crianças no lançamento

 do livro “Meu Pequeno Evangelho”,  em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Tiago Essado, Presidente da AJE- Associação Jurídico Espírita-Brasil,  com a esposa, participando do

lançamento do livro “Meu Pequeno Evangelho”. Foto Ismael Gobbo

Luis Hu e Mauricio de Sousa na sessão de autógrafos de lançamento do

livro “Meu Pequeno Evangelho”, em  São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Mauricio de Sousa, sempre simpático,  na sessão de autógrafos de lançamento do

livro “Meu Pequeno Evangelho”, em  São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Grande público compareceu ao  lançamento do

livro “Meu Pequeno Evangelho”, em  São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Entrevista Completa!  Mauricio de Sousa fala sobre o livro Meu Pequeno Evangelho.

 



1. Qual é a importância em fazer um livro, que fala do Evangelho, com a Turma da Monica?
R- Todos os ensinamentos que levam à reflexão da paz e amor são importantes em nossas histórias. A Turma da Mônica sempre traz esses conceitos de solidariedade, de saber conviver com os diferentes e do respeito ao ser humano, independentemente de suas crenças, etnias ou origens. Em primeira análise, nossas historias são um lazer, uma diversão, mas sempre com muita informação, sobre os mais diversos temas. Daí a importância de estar em projetos como esse do Evangelho.

2. A Mônica é mais conhecida pela sua força, mas também pelo amor que demonstra ter a seus pais e amigos. Você acha que uma obra que reforça temas como amor aos pais, amor aos animais, caridade e perdão, retratados no livro, possa coroar todos esses anos?
R- Como já disse, temos a certeza de que a criança gosta de se divertir. E se for aprendendo, melhor ainda. Sabemos que nossas histórias informam e formam nossos leitores. E vamos continuar assim.

3. Com os personagens mais conhecidos do Brasil, a obra ensina a importância de praticar o bem e a caridade, de respeitar o próximo e a natureza, de se conhecer e de compartilhar seus "tesouros". Você acredita que falar isso para as crianças de hoje, poderá contribuir na formação um mundo melhor?
R- Sem dúvida. A criança tem curiosidade de saber sobre o mundo em que vivemos. Nós, adultos, temos a missão de entregar essas informações para elas. Cabe a nós poder passar o que elas podem fazer para melhorar, ou consertar, o que fizemos no nosso mundo.

4. Em uma das histórias da Magali, você a apresenta em uma de suas vidas passadas, em um momento que revelaria o motivo pelo qual ela tem essa obsessão por comida. De onde você pegou essa inspiração?
R- Em histórias em quadrinhos, temos uma licença poética que nos dá centenas de possibilidades. Um personagem pode ter superpoderes ou invadir o passado em busca de aventura. E não fechamos nenhuma porta a esses conhecimentos da própria alma, que é mais livre ainda quando se é criança.

5. Temas relacionados à morte, reencarnação e ressurreição geralmente são tratados nas histórias do Penadinho e da Dona Morte. O que o influenciou na criação desses personagens?
R- A Turma do Penadinho veio para desconstruir o medo da morte e do desconhecido. Pelo humor, podemos passar uma visão mais positiva, que é valorizar a vida em detrimento da morte. 

6. No livro Meu Pequeno Evangelho a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Seu Antenor (o pai do Cascão) que é espírita. Em meio à curiosidade das crianças, ele apresenta conceitos do Evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. Como você observa isso? 
R- Como a Turminha é formada por crianças, que estão na fase de aprendizado de tudo na vida, precisávamos de um interlocutor que passasse pra elas as informações corretas. De uma maneira suave, lúdica e sem jamais impor qualquer preceito religioso.

7. A MSP já tem lançado livros com editoras católicas. Este é o primeiro com uma editora espírita. Como a MSP observa isso?
R- Nossa visão de vida é a que permeia todas as religiões. Lidamos com leitores que têm crenças diferentes, mas todos estão juntos pela paz e a solidariedade entre os povos. Portanto, não há problema algum de um católico ler um livro espírita ou vice-versa. Conhecer as outras religiões é um ganho para quem quer viver em sociedade e conhecer seu próximo, independentemente da religião que segue.

8. Em Meu Pequeno Evangelho estão reunidos todos os ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho segundo o espiritismo. Você tem tido algum contato com os ensinos ou livros espíritas?
R- Sou católico e também um homem de comunicação. Tenho obrigação de ter conhecimento de tudo o que vou comunicar aos leitores. Tenho que ter informações pesquisadas em fontes de credibilidade, para que não informe errado às pessoas. No Brasil, temos não só livros como pessoas na religião espírita que transcendem as fronteiras da própria religião, como o Chico Xavier, por exemplo. Aprendi a respeitar todas as religiões na rua da minha infância, em Mogi das Cruzes onde havia famílias de vários cantos do mundo. Árabes, japoneses, italianos... e cada qual com sua religião. Nós, crianças, brincávamos todos juntos. E em alguns momentos aproveitávamos as portas sempre abertas das casas para entrarmos e tomarmos um suco, comermos um pedaço de bolo. Exercitávamos a cordialidade, o companheirismos, o respeito pelo ser humano, as crenças de cada um. Sem preconceitos de raça, cor ou religião.

9. Qual é a expectativa que se espera de um livro que mostra os preceitos do Espiritismo aplicados a pessoas de qualquer crença?
R- A mesma de quando entramos no projeto: entendemos que com palavras podemos levar ensinamentos de paz e amor a todos os leitores de qualquer crença.

10. Você poderia deixar uma mensagem destinada aos pais, que vão adquirir o livro Meu Pequeno Evangelho?
R- Pais que mostram a seus filhos um caminho do bem, independentemente da religião, são os melhores professores da vida. Um bom adulto é resultado direto da boa educação na infância.

11. Você poderia deixar uma mensagem destinada para as crianças, que vão ler o livro com os ensinamentos de Jesus?
R- Jesus foi um homem que mudou a história do mundo. Veio para dizer coisas que influenciam nossas vidas até hoje. Então é importante conhecer sua história, tomar conhecimento de suas mensagens.


Entrevista concedida por Mauricio de Sousa aos autores Ala Mitchell e Luis Hu Rivas.
Novembro/2014 
https://www.facebook.com/meupequenoevangelho

 

 

Entrevista em áudio com o trabalhador espírita LUIS HU RIVAS que  respondeu as seguintes perguntas formuladas ao:

 

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPIRITA

 

Luis, por favor faça-nos a  sua auto apresentação.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

 

A qual Casa Espírita está vinculado e quais trabalhos nela desenvolve?

 

Gostaria que nos descrevesse sua trajetória pelo

Movimento espírita no Peru e no Brasil.

 

Quais os livros que escreveu e de que tratam?

 

E na arte gráfica quais as suas produções?

 

Especialmente sofre o seu lado artístico-cultural é uma vocação inata?

 

Está sendo lançado atualmente o seu livro Meu Pequeno Evangelho

contendo personagens do grande Mauricio de Sousa. Como foi

concebido esse projeto? Mauricio de Sousa é espírita?

 

Fale-nos sobre o conteúdo da obra.

 

Há perspectivas de outras obras do gênero?

 

Não acha que as obras espíritas, inclusive as Obras Básicas, deveriam

inovar com a utilização de ilustrações?  Quem sabe nos E-Books?

 

Como está vendo o movimento espírita na atualidade?

 

Estamos aproveitando bem as tecnologias?

 

Qual a sua visão de futuro nesse particular? Temos muito a progredir?

 

Sua palavras finais aos nossos leitores.

 

 

ACESSE O SITE E CLIQUE NA ENTREVISTA:

http://www.luishu.com/]

 

 

 

Encontros com Jesus- Reunião de Fraternidade 2014 prossegue

Macaé, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Texto em inglês

Informações das atividades desenvolvidas e as programadas pela Sociedade Espírita de Charlotte, Carolina do Norte, EUA

 

Hi friends,

 

I would like to thank all SSC' students for having plenty of interest and enthusiasm in learning the Spiritism Doctrine in 2014. All of us together learned a lot this year with the "Spirits' Book by Allan Kardec" and Spiritist speakers Jussara Korngold and Julio de Carvalho during Spiritist conference "Kill the Desire to Kill. No Abortion. No Suicide. No Homicide." on August 17. 

It is my pleasure to invite you for the SSC' 2015 activities on March 15 & 29; April 12 & 19; May 3 & 24; June 7; August 23 & 30; September 13 & 27; October 11 & 25 and November 1. Please, visit our website for more information: www.spiritismtoday.wix.com/spiritism-today

 

On December 21, Sunday, starting at 5:00  p.m. the Spiritist Society of the Carolinas will offer to you a blessing moment to pray in group with lovely people, meditation with Anne Marie LaBelle, Laying on of Hands (*) and magnetized water. After that, we are planning to extend this Spiritist event and offering a vegetable soup, bread and tea. This Spiritist event will be hold at 4205 Frank Vance Rd. Charlotte/NC 28216 at the Barringer family's house.

 

(*) Laying on of Hands is “an energy transfusion, changing the cellular field”. Source: www.ncbi.nlm.nih.gov

 

I am looking forward to see you on December 21. Please, to reply this email if you accept this invitation.

 

Happy Holidays for all of us!

 

Love and peace,

 

Janete Barringer,

www.spiritismtoday.wix.com/spiritism-today

 

(Informação recebida em email de Janete Lima [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Francisco de Assis”

Avanhandava, SP

 

D:\Documentos\Pictures\Centro Espirita\jamiro.jpg

PALESTRA

JAMIRO  dos  SANTOS  FILHO

De

ARAGUARI-MG      .

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA DIA  17/12/2014

Às  20,00  horas

Tema:  “  LIVRE  “

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Leia a edição on line do jornal Ação Espírita

Marília, SP

 

Amigos.

 

A edição 110 do nosso jornal Ação Espírita já está sendo distribuída. Quem não tiver

acesso à versão impressa, pode ver a digital no endereço abaixo.

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/forum/viewtopic.php?f=29&t=1158

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Artigo: Uma mensagem Especular

 

Leia no blog de Wilson Garcia

Acesse aqui: http://www.expedienteonline.com.br/?page_id=900

 

 

 

Por trás de nosso sucesso há os calos dos amigos...

 

Wellington Balbo – Salvador BA.

 

Ao sair do banheiro encontrei minha roupa arrumada e passada, bastava eu vestir. O café da manhã já estava pronto e a marmita do dia feita. Alguém fizera aquilo para mim. Sim, minha esposa.

Recordei-me, então, que estava formado e indo trabalhar. Claro, meus pais deram duro para que eu frequentasse os bancos escolares e acadêmicos.

Meus filhos, que já não moram mais na mesma cidade que eu estão saudáveis e bem cuidados. Óbvio que há alguém cumprindo este papel.

Sai de casa e fui ao supermercado comprar abobrinha. Que maravilha estava aquela abobrinha, foi então que constatei: Alguém a plantou, vendeu e entregou no supermercado para que eu comprasse.

Dirigi-me ao caixa que me deu bom dia e passou minha compra. Ah, se não fosse aquele caixa de supermercado a saborosa abobrinha estaria ainda na prateleira.

Ao final do dia percebi que tivera sucesso em tudo, mas eu, claro, não o conseguira sozinho, pois o meu sucesso daquele dia era o retrato do trabalho em conjunto. Fiz uma prece de gratidão aos Céus, rogando bençãos a todos aqueles que participaram do meu dia, empenhando-se para que tudo corresse bem.

Diariamente somos agraciados com as atitudes alheias que concorrem para o bem de nosso trabalho e de nosso sucesso. Impossível neste mundo ser autossuficiente, fazer tudo ou, como se diz no jargão futebolístico: Bater o escanteio e cabecear e marcar o gol.

Os Espíritos informam no tópico Lei de Sociedade, mais precisamente na questão de número 767 que todos trabalham para o progresso geral no auxílio mútuo.

Exatamente assim; é no auxílio mútuo e realizando nossas tarefas da melhor forma possível que construimos o sucesso nosso e dos outros.

Mas o que queremos abordar aqui é a gratidão para com aqueles que estão ao nosso redor colaborando para nossa evolução.

Não se pode deixar de agradecer aos Céus por não vivermos sozinhos. Por termos familiares, amigos, companheiros de jornada, colegas de trabalho, servidores públicos, funcionários de instituições que se empenham em suas atividades a fim de que tudo transcorra em ordem.

No trabalho preciso do cirurgião médico, na construção de edifícios e aglomerações comerciais do engenheiro, na sublime missão do professor de ensinar, no cuidado do bombeiro ao salvar uma vida sempre há “os calos” de nossos familiares, amigos, colegas que se desdobram em esforço para que tenhamos sucesso.

Por isso nunca é demais lembrar que por trás de nosso sucesso não raro há o pai que trabalhou para pagar estudos, a mãe que se desdobrou para fazer nossa marmita, o avô que acordava de manhã para esquentar nosso leite.

Ensinam os Espíritos que ninguém consegue ser feliz sozinho, o sucesso de uma pessoa sempre se faz com o apoio da família, amigos e demais seres humanos.

Eis a beleza da vida, eis a graça do mundo, eis acima os exemplos que genuinamente transformam-nos em membros de uma mesma família e filhos de um mesmo Pai...

 

Rua General Carneiro e Parque D. Pedro II. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Lei de causa e efeito

 

 

Interessante perceber como é corriqueiro em nossa cultura o uso da expressão karma.

Basta alguém em dificuldade, passando por algum problema maior ou frequente, e estamos a dizer:Deve ser seu karma.

Doutra feita, para simbolizar algo definido pela Providência Divina, inevitável ou incontornável, novamente vem a expressão: Isto é meu karma.

Percebemos que temos, intuitivamente, a ideia de que nossas vidas se entrelaçam, nos processos da reencarnação.

Se há um karma, é porque houve um momento em que a ação ocorreu, e se não foi nesta vida, outras vidas existiram.

Muito embora a expressão tenha origem nas doutrinas espiritualistas orientais, adaptou-se com facilidade na cultura popular.

Assim, sem erro, percebemos que alguns acontecimentos de nossa vida têm por origem e explicação ações realizadas em outras existências.

É natural que assim seja. Como retornamos à vida física inúmeras vezes, as consequências do que fizermos em uma existência, se apresentarão nas seguintes.

Essas consequências poderão ser coerentes com as leis da vida, as leis de amor.

Por outro lado, se aquilo que depositamos em nosso coração é contrário às leis do Pai Celeste, se diverge da essência amorosa que existe em todos nós, precisaremos, em momento oportuno, desvincularmo-nos de tal carga.

Como somos livres para agir, muitas vezes nossas ações não estão de acordo com a proposta da vida.

Agimos com desamor a nós mesmos ou ao próximo, por incompreensão ou imaturidade.

Por isso, a vida torna a nos oferecer oportunidade de reflexão e aprendizado.

Ela nos dá a chance de retomarmos situações, reencontrarmos pessoas, refazermos caminhos.

A dinâmica da Lei de Deus é pautada na bondade e na justiça.

Assim, a todo momento, entendendo o erro praticado, arrependendo-nos do desacerto cometido, há a oportunidade de refazimento.

Porém, a bondade Divina espera o momento mais propício, onde a maturidade e o entendimento se façam para que possamos devolver à vida o que dela usurpamos.

Portanto, o que nos ocorre, hoje, muitas vezes tem origem em um passado distante.

Mas, será sempre o vínculo nosso com os débitos computados na contabilidade Divina.

Dessa forma, não há injustiça.

O que nos acontece e classificamos como injusto, é conclusão de uma visão limitada perante o fato.

Tudo que nos ocorre é, na verdade, a justiça Divina nos oferecendo a chance de resgatar o passado delituoso, os erros de outrora.

Por isso, quando os desafios nos chegarem, quando as dores, amarguras e aflições nos visitarem, tenhamos em mente que são convites da vida para o ressarcimento.

Que as enfrentemos com coragem, dinâmica resignação, a fim de que a lição incompreendida de outrora se torne o aprendizado definitivo.

Assim agindo, quando logo mais, de retorno à pátria espiritual, conseguiremos apreender mais lucidamente que, mesmo na aparente injustiça, sempre brilha a bondade Divina.

 Redação do Momento Espírita.
Em 13.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Cena de Psicostasia ou “Pesagem da Alma”.  Papiro egípcio retratando o julgamento no além túmulo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-