Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/12-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

11-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/11-12-2014.htm

10-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/10-12-2014.htm

09-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/09-12-2014.htm

08-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/08-12-2014.htm

06-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/06-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. X,  1- 4

Bem-aventurados os que são misericordiosos

 

 

Reconciliação com os adversários

 

     5. Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (Mateus, 5:25 e 26.)

     6. Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor; donde decorre a falsidade do provérbio que diz: “Morto o animal, morto o veneno”, quando aplicado ao homem. O Espírito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses, ou nas suas mais caras afeições. Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão. O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando. Importa, conseguintemente, do ponto de vista da tranquilidade futura, que cada um repare, quanto antes, os agravos que haja causado ao seu próximo, que perdoe aos seus inimigos, a fim de que, antes que a morte lhe chegue, esteja apagado qualquer motivo de dissensão, toda causa fundada de ulterior animosidade. Por essa forma, de um inimigo encarniçado neste mundo se pode fazer um amigo no outro; pelo menos, o que assim procede põe de seu lado o bom direito e Deus não consente que aquele que perdoou sofra qualquer vingança. Quando Jesus recomenda que nos  reconciliemos o mais cedo possível com o nosso adversário, não é somente objetivando apaziguar as discórdias no curso da nossa atual existência; é, principalmente, para que elas se não perpetuem nas existências futuras. Não saireis de lá, da prisão, enquanto não houverdes pago até o último centavo, isto é, enquanto não houverdes satisfeito completamente a Justiça de Deus.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 A prisão do Cristo. El Greco. Catedral de Toledo, Espanha.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Expolio

Acesso em 11-12-2014. 21 hs.

 

 

 

Em favor da amizade

 

 

Desde os tempos bíblicos, a amizade foi tida como algo precioso. Ela é enaltecida no livro do Eclesiastes, sendo comparada a um tesouro.

Para todos aqueles que desfrutam de boas amizades, não é novidade afirmar que é ótimo estar com os amigos.

Agora, no entanto, provas científicas sólidas afirmam que a amizade é capaz de prolongar a vida. Shelley Taylor, psicóloga pesquisadora da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, diz que a amizade desempenha um papel muito mais importante na manutenção da saúde e da longevidade do que a maioria das pessoas imagina.

Diz que os laços sociais são o remédio mais em conta que existe.

Desde 1979 vêm se intensificando pesquisas em torno da ação da amizade.

Mais de uma centena de estudos confirma os benefícios que a amizade traz para a saúde. Quem tem amigos, tem mais chances de sobreviver às doenças de alto risco, possui um sistema imunológico mais forte e com maior capacidade de regeneração, melhora sua saúde mental e vive mais do que pessoas que não têm suporte social.

Segundo os pesquisadores, o fato de ter amigos confiáveis significa menos hormônios de estresse fluindo pelo organismo, mesmo diante de problemas. É menor o risco de a pressão arterial e os batimentos cardíacos aumentarem de modo brusco.

Esse importante detalhe ajuda a prevenir danos arteriais.

Ao longo de toda uma vida, essas diferenças sutis podem resultar numa grande proteção contra as agressões do tempo e das doenças.

Pesquisas em vários Estados americanos, no Japão, na Escandinávia são unânimes em afirmar que é ótimo ter amigos.

Por isso, mesmo que a sua agenda esteja superlotada, não esqueça de dedicar um pouco de atenção para o florescimento e a manutenção das suas amizades.

Marque um encontro para um cafezinho. Ou uma caminhada pela manhã, antes de ir para o trabalho.

Reserve uma noite, ao menos, por mês, para se encontrar com os amigos.

Esteja presente nos acontecimentos importantes na vida de seus amigos, como casamentos, formaturas, aniversários, funerais. Acredite: sua presença vai fazer a diferença.

Programe-se para realizar algumas tarefas de rotina, com os amigos, aproveitando os tempinhos sempre preciosos, enquanto faz compras no mercado, vai ao banco, pratica exercícios, assiste ao jogo de futebol de seu filho.

O importante é não perder contato. Se o amigo está distante, telefone, utilize o correio eletrônico. Faça o que puder para manter as amizades.

Na alegria ou na tristeza, esteja com seus amigos.

*   *   *

Amizade é excelente presença de Deus no relacionamento das almas.

Apoie-se nas companhias caras ao seu coração. Deixe-se envolver pelo bem-querer.

Cultive a amizade, permitindo-se a salutar troca de ideias, sentimentos, alegrias.

Alimente a sua vida com essas horas de agradável convívio ao lado de quem você quer bem e se permita usufruir de felicidade.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Amigos – 
o segredo para uma vida mais longa, de Katherine Griffin, de 
Seleções Reader´s Digest, de janeiro/2003, e no cap. 
Juventude e amizades, do livro Cântico da juventude, 
pelo Espírito Ivan de Albuquerque, psicografia de Raul Teixeira, 
ed. Fráter.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 4, ed. FEP.
Em 11.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O encontro de Salomão e a rainha de Sabá. Relevo em Porta de Bronze no Batistério de Florença, Itália. (Lorenzo Ghiberti 1378-1455)

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Queen_of_Sheba#mediaviewer/File:Saabaghiberti.jpg. Acesso em 11-12-2014. 21 hs.

O livro Eclesiastes é atribuído a Salomão

 

Eclesisastes 6:15

“Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.”

 

 

 

FEB e Oomoto preparam livro em Japonês

 

Depois algumas reuniões, o presidente  da Oomoto Internacional, Shigeki Maeda, residente no Japão, assinou com o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, contrato de cessão de tradução e impressão, da versão de O livro dos médiuns, em japonês. Esta obra foi traduzida a partir da edição em Esperanto, feita por Ismael Gomes Braga e Porto Carreiro Neto e editado pela FEB. Na assinatura dos contratos, no dia 10 de dezembro, estavam presentes Mário Ribeiro da Fonseca Sobrinho e Catarina Falcomer de Oliveira, ligados à Oomoto de Brasília, Benedicto Silva, espírita paulista, tradutor de várias obras da FEB para o Esperanto, inclusive de O consolador.

No dia 13, às 10h30, ocorrerá a cerimônia de comemoração do 10o. aniversário da Oomoto em Brasília. Informações: (61) 3368-7402/ 9908-1300; www.febnet.org.br

o0o

"La objekto de tiu  ci kontrakto estas la traduko en la japanan lingvon de la originala verko La livro de la mediumoj, verkita de Allan Kardec, originale publikigita en la franca lingvo, surbase de ties traduko en esperanton, farita de la tradukintoj Ismael Gomes Braga kaj L.C. Porto Carreiro Neto, kies autorrajtoj apartenas al la ricevanto".

 

 

 

Convite para lançamento do livro “Meu Pequeno Evangelho”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Luis Hu)

 

 

Palestra espírita na Casa do Caminho

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Registro. Roteiro de palestras por Wellerson Santos

Sergipe e Bahia

 

VEJA AS INFORMAÇOES E FOTOS AQUI:

http://www.wellersonespiritismo.blogspot.com.br/

 

 

 

Leia o CEAK News

Holambra, SP

 

Acesse aqui:

http://us3.campaign-archive1.com/?u=0d29e98d475ced828f00c5d13&id=17dc51968d&e=a4af66441c

 

 

 

 

Indagação e Resposta

 

Possivelmente, você também será daqueles companheiros do mundo físico que indagam pela razão dos mentores desencarnados transmitirem tantas mensagens de essência filosófica, mormente baseadas nos ensinamentos do Cristo.
Responderemos que uma pergunta dessas equivale à inquisição que alguém formulasse sobre o motivo de tantas escolas para os que vivem na Terra.
A verdade é que todos os irmãos do Plano Físico queiram ou não, acreditem ou não acreditem virão Ter conosco, mais hoje ou mais depois de amanhã, e cabe-nos diminuir o trabalho que, porventura, nos venham a impor, ao abordarem o nosso campo de vivência espiritual, já que somos todos uma só família, perante Deus.
Examinem vocês algumas das perguntas que nos são desfechadas, com absoluta sinceridade, por milhares de companheiros que se conscientizam, quanto à própria desencarnação.
Onde se localiza o Céu dos bem-aventurados.
Onde residem os anjos.
Porque Deus em pessoas, não dispôs a vir recebê-los.
Porque Jesus lhes foge à visão, se viveram orando e confiando no Divino Mestre.
Porque sofreram tanto.
Porque não conseguem conversar imediatamente com os familiares que ficaram à distância.
Porque são convidados a trabalhar se tanto esperaram pelo descanso.
Porque não foram avisados sobre o dia da volta à Verdadeira Vida.
Porque não conseguem alterar os testamentos que deixaram no mundo.
Em que lugar estarão os infernos.
Onde estão encravados os purgatórios.
Como será o repouso que lhes será concedido se não enxergam amigo algum que não seja em trabalho árduo.
Porque as entidades angélicas não lhes dispensam as atenções de que se julgam merecedores.
Para resumir, dir-lhes-ei que, há dias, um amigo nosso, devotado obreiro do Bem, na Espiritualidade, foi questionado por um irmão recém-vindo da Terra, dentre aqueles que lhe recebiam diretrizes, sobre o melhor meio pelo qual conseguiriam enxergar alguns demônios.
Com o melhor humor, o companheiro respondeu:
- Meu filho, lamento muito, mas não tenho aqui um espelho para nós dois.
  
Obra: Endereço de Paz - Chico Xavier/André Luiz

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Narciso. Óleo sobre tela de Michelangelo Caravaggio.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso#mediaviewer/File:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg

 

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-