Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 20 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/20-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO  

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

19-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/19-12-2014.htm

18-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/18-12-2014.htm

17-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/17-12-2014.htm

16-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/16-12-2014.htm

15-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/15-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XI,  1 - 4

Amar o próximo como a si mesmo

 

 

O mandamento maior. Fazermos aos outros

o que queiramos que os outros nos façam.

Parábola dos Credores e dos Devedores

 

     1. Os fariseus, tendo sabido que Ele tapara a boca aos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” — Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” (Mateus, 22:34 a 40.)

     2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (Mateus, 7:12.) Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (Lucas, 6:31.)

     3. O Reino dos Céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores. Tendo começado a fazê-lo, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Mas como não tinha meios de os pagar, mandou seu senhor que o vendessem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que lhe pertencesse, para pagamento da dívida. O servidor, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: “Senhor, tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo.” — Então, o senhor, tocado de compaixão, deixou-o ir e lhe perdoou a dívida. Esse servidor, porém, ao sair, encontrando um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, o segurou pela goela e, quase a estrangulá-lo, dizia: “Paga o que me deves.” — O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: “Tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo”: — Mas o outro não quis escutá-lo; foi-se e o mandou prender, para tê-lo preso até pagar o que lhe devia.

     Os outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, foram, extremamente aflitos, e informaram o senhor de tudo o que acontecera. Então o senhor, tendo mandado vir à sua presença aquele servidor, lhe disse: “Mau servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias, porque mo pediste. Não estavas desde então no dever de também ter piedade do teu companheiro, como eu tivera de ti?” — E o senhor, tomado de cólera, o entregou aos verdugos, para que o tivessem, até que ele pagasse tudo o que devia. É assim que meu Pai, que está no céu, vos tratará, se não perdoardes, do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós. (Mateus, 18:23 a 35.)

     4. “Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas tão somente união, concórdia e benevolência mútua.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Parábola do credor incompassivo

Óleo sobre tela de Domenico Fetti. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Domenico_Fetti_001.jpg

 

 

 

O Escultor de almas

 

 

O nobre carpinteiro de Nazaré era um extraordinário escultor de almas.

Numa época plena de preconceitos e discriminações, Ele acolhia a todos.

À mulher adúltera convidou que se erguesse, recompusesse sua vida, mas não tornasse a errar.

Ele frequentava a casa de amigos, conhecidos e até de desconhecidos, e com eles fazia as refeições. Enquanto se alimentava, oferecia o pão da vida aos que partilhavam a refeição.

Conhecedor das limitações humanas, amou incondicionalmente a Humanidade. Ofertou o perdão como dádiva generosa para que a criatura tivesse a chance de recomeçar, de tentar outra vez e outra mais.

Refinado na arte de pensar, ensinava tesouros de sabedoria com poucas palavras.

Os mansos herdarão a Terra, lecionou. Diferente do poder do mundo, Ele prometia os territórios do Seu reino para os que vivenciassem a mansidão.

Estimulando os homens a pensar, convidou a que observassem os pássaros do céu e as flores dos campos. Nas entrelinhas, Ele ensinava que o homem deve aprender a olhar para a natureza e desfrutar da sua beleza. Deve erguer os olhos ao céu e não somente mantê-los fixos nas coisas da Terra.

Profundo conhecedor da alma humana, trabalhava a emoção das criaturas.

Tomou a juventude do Apóstolo João, arrebatado, e lhe esculpiu a emoção. Ele se tornou o poeta do amor.

Tomou da experiência do Apóstolo Pedro e o convidou a ser pescador de almas.

Ouvindo a disputa entre os discípulos, discorreu sobre quem seria o maior, no reino dos céus.

Tomou da lâmina do Seu exemplo, para entalhar nas suas almas o exato cumprimento do dever. Por isso se fez pequeno, ao ponto de somente admitir estar acima das pessoas quando foi cravado na cruz.

Ouvia perguntas absurdas e pacientemente trabalhava nos becos da alma dos que O buscavam.

Tomou de uma semente de mostarda para falar do vigor da fé. Serviu-se de imagens da natureza para as lições da sabedoria.

Tudo para ensinar que nas pequenas coisas se escondem os mais belos tesouros.

Escultor de almas, trabalhou pacientemente as pessoas consideradas escórias da sociedade. A todas ensinou a arte de amar.

Trabalhou com pessoas difíceis para mostrar que vale a pena investir no ser humano.

Finalmente, ensinou com Seu exemplo que a felicidade não está nos aplausos da multidão ou no exercício do poder.

A Sua conduta expressou que a felicidade se encontra nas avenidas da emoção e nas vielas do Espírito.

*   *   *

Aprendamos com o Mestre da vida a ter uma vida rica social e emocional.

Voltemos a fazer coisas simples. Andemos descalços na areia, cuidemos de plantas, criemos animais.

Façamos novos amigos, conversemos com vizinhos, cumprimentemos as pessoas com um sorriso.

Leiamos bons livros, meditemos sobre a vida, escrevamos poesias.

Rolemos no tapete com as crianças, façamos do nosso ambiente de trabalho um oásis de prazer e descontração.

Redação do Momento Espírita, com base no
 cap. 2, do livro 
O mestre do amor, de Augusto Cury, 
Academia de Inteligência (Coleção Análise da 
Inteligência de Cristo).
Em 19.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Jesus falando com  Nicodemos.  Obra de Wiliam Brassey  Hole

Fonte/imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#mediaviewer/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio e  doutor da lei

 

 

Artigo de Divaldo Franco: “Reflexões na Tunísia”

publicado no jornal A Tarde,

coluna Opinião, em 18-12-2014

 


 

Enquanto visitava a Tunísia, no início deste mês, deixei-me viajar pelo tempo, evocando os dias gloriosos de Cartago, a cidade inexpugnável, que fora fundada por volta de 814 a.C pelos fenícios e que, no século IV a.C., era a metrópole mais pujante daquela região no Mediterrâneo.

 

Berço natal de Aníbal, considerado um dos maiores conquistadores do mundo antigo, tornou-se célebre ao atravessar os Pirineus e os Alpes com os exércitos para conquistar Roma, o que não conseguiu, na segunda guerra púnica, terminando sua existência de maneira inglória pelo suicídio.

 

Pela sua grandeza e quase indestrutibilidade, o senado romano cunhou a frase que ficou célebre: Delenda est Carthago (Cartago deve ser destruída), o que realmente aconteceu, não havendo ficado pedra sobre pedra e com o solo salgado para que nada nele crescesse. Apesar disso, Cartago reergueu-se e tornou-se uma das maiores cidades do norte da África, hoje reduzida a escombros, com alguns monumentos colossais desafiando os tempos, entre os quais as termas do imperador Antonino, as maiores da África no século II d.C.

 

Percorrendo-lhe as ruínas grandiosas, não me pude impedir reflexões em torno do poder e das glórias terrenas, lembrando-me do pensamento latino Sic transit gloria mundi (Assim passa a glória do mundo), que aparece mais complexa na obra de Tomás de Kempis, A imitação de Cristo, a respeito da transitoriedade de todas as coisas.

 

Recordei-me de Jesus, que nasceu em singela gruta calcárea nos arredores de Belém, há dois mil anos, dividiu a História e tornou-se o maior Conquistador de todos os tempos, pois que, até hoje, as Suas lições arrebatam centenas de milhões de seguidores. Tendo morrido numa cruz, legou-nos a mais notável contribuição para o pensamento histórico: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, o que O fez, ao mesmo tempo, o mais extraordinário psicoterapeuta que se conhece, conforme O define a psicanalista alemã Dr.ª Hanna Wolf.

 

Divaldo P. Franco

 

 

Divaldo Franco escreve na quinta-feira, quinzenalmente. 

Achou interessante? passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -             

Redação:   (71) 3340 - 8800

Email - [email protected]

 

(Texto recebido em email de Lucas Milagre)

 

 

Divaldo Pereira Franco. Centro Espírita Caminho da Redenção

Salvador, BA

 

18 de dezembro de 2014

 

Sob a direção de Mário Sérgio, coordenador habitual das atividades das quintas-feiras, e estando presente o Presidente da instituição, Demétrio Ataíde Lisboa e os convidados Jonas Pinheiro, de São Paulo e Nivalda Steffens, do Rio Grande do Sul, e após a leitura de trechos da mensagem de Bezerra de Menezes, psicografada por Divaldo Franco em Vitória da Conquista/BA, em 2011, o Embaixador da Bondade no Mundo, profundamente dedicado ao próximo, principalmente aos mais carentes, tanto material, quanto espiritualmente, narrou um episódio comovedor.

Em linhas gerais, após socorrer um homem que havia desmaiado a sua frente, levou-o de taxi até a um hospital. Na tentativa de auxiliar aquele homem ainda desmaiado, e depois de vários óbices, conseguiu falar com um médico, que examinando aquele homem, decidiu prestar o atendimento necessário. O amor, conduzido por divinas mãos, opera verdadeiros milagres, fazendo ver, aqueles que possuem olhos de ver. Ao sair do consultório daquele médico, Divaldo observou com atenção um quadro à parede, retratando uma bela mulher, de face angelical.

Era uma pintura da mãe daquele doutor. Da história narrada pelo médico à Divaldo Franco, ambos espíritas, destaca-se o profundo amor a mover as pessoas, principalmente aquela mãe, de origem alemã, chegada ao Brasil logo após o término da Primeira Guerra Mundial. Com muitas dificuldades, viúva e com um filho com cinco anos de idade, enfrentou a vida trabalhando duramente como lavadeira de roupas. Não havia tempo para si, somente para o filho, incentivando-o para os estudos, desdobrando-se para tal.

Formando em medicina, na véspera da formatura, sua mãe pede-lhe que a dispense de participar do ato solene. Estava muito doente, sentia-se em seus últimos momentos. O filho, preocupado com os estudos, sempre muito exigentes, não percebeu que a mãe se encontrava doente. Naquela noite, porém, notou o estado de saúde daquela que tinha se doado, por amor, a ele. A fragilidade daquela mulher era evidente, magra, diagnosticou, então, que sua mãe havia contraído o vírus da tuberculose.

Desencarnada naquela noite, e diante daquele cadáver, o filho médico jurou que estudaria e se aperfeiçoaria em tisiologia, dedicando tempo e cuidados aos mais pobres, conforme sua mãe lhe pedira, tornou-se um médico da pobreza, doando-se aos que necessitam. Divaldo e esse médico tornaram-se grandes amigos. Juntos auxiliaram muitas doentes. O médico, filho de lavadeira imigrante, multiplicando o amor que recebeu de sua mãe, construiu um hospital para atender, também, aos necessitados, graciosamente, notadamente aos tuberculosos.

Falando das misérias humanas, principalmente das doenças que rondam implacavelmente a pobreza, Divaldo deu seu testemunho de amor, com abnegação, devotamente e grande senso de caridade, amparando os caídos do caminho, estendendo a mão em amparo, o verbo em esperança, o olhar em compaixão, semeando em nome de Jesus o amor em todos os corações aflitos, fazendo todo o bem possível. Mais duas histórias foram narradas, comprovando os frutos opíparos que só o amor é capaz de produzir. De coração vibrante de emoção e acalentando sentimentos elevados, todos sentiram-se tocados pelas comoventes ações do amor, de dedicação aos infortunados, aos esquecidos e anônimos seres que sobrevivem penosamente à margem da sociedade.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Divaldo Pereira Franco.  17º. Movimento Você e a Paz

Salvador, BA

 

Divaldo Franco, entrevista na Rede Globo (Bahia Meio Dia) falando do 17º Movimento Você e a Paz.

Assista a entrevista clicando no link abaixo:
http://globotv.globo.com/rede-bahia/bahia-meio-dia-salvador/v/lider-espirita-divaldo-franco-e-entrevistado-no-bahia-meio-dia/3843333/

Movimento Você e a Paz – Divaldo Franco – Salvador/BA

19 de dezembro de 2014

Chegou o grande momento do Movimento Você e a Paz do ano de 2014. É a culminância de evento de sucesso, que no Estado da Bahia é apresentado em diversas datas e cidades durante o transcurso do ano. Em Salvador/BA, o Movimento Você e a Paz, em sua 17ª edição, foi apresentado em quatro diferentes lugares. O dia 19 de dezembro é uma data oficial da capital baiana, justamente para promover a paz. Na TV Bahia, no telejornal Bahia Meio Dia, Divaldo Franco foi entrevistado.

 Recebido com muito carinho por todos, desde funcionários, técnicos, repórteres e apresentadores, Divaldo falou da importância desse evento, destacando que a paz se instalará dentro de cada indivíduo pela sua transformação moral e o amor e o bem que se faça aos outros, logrando felicidade onde quer que se encontre. Referiu-se, também, ao esclarecimento sobre as questões da mediunidade através de programas como as novelas, por exemplo. A proposta do Espiritismo é tornar os indivíduos felizes aqui no Planeta. A paz depende essencialmente da educação, da utilização dos deveres e direitos, sempre em equilíbrio. Sua mensagem foi de estímulo para que as pessoas se amem, todo aquele que ama, vive em plenitude. Não é importante ser amado, o importante é amar, desejando que a paz e o amor possam penetrar no coração de todos os indivíduos, construindo um amanhã, melhor do que foi hoje.

À noite na Praça do Campo Grande, a partir das 18h30min, o Movimento Você e a Paz, que visa construir uma sociedade mais solidária, mais fraternal e mais feliz, teve o seu grande momento de encerramento da sua 17ª edição. Com a presença de várias caravanas provenientes dos Estados de MG, SP, PR e MS, da Suíça, do Movimento Espírita Escandinavo e do Canadá, e estando a praça lotada, as pessoas aguardaram o momento culminante apreciando o show musical realizado pela Dupla 2 e 1; pela Dupla Cássia Aguiar/Cleber Wilson; e por Nando Cordel. A Banda de Música do Grupamento dos Fuzileiros Navais, do Comando do Segundo Distrito Naval da Marinha do Brasil, empolgou o público.

Foram agraciadas com o Troféu Você e a Paz na categoria Personalidade física que se doa, Reinaldo Martins Batista, da ACCABEM; o Maestro Ricardo Castro, do Projeto NEOJIBÁ; e Antônio Carlos Gomes Conceição, do Projeto Mangangá de Capoeira. Na categoria Instituição que realiza, os premiados foram a Associação de pais e Amigos de Deficientes Auditivos – APADA-; o Lar do Irmão Velho, pela assistência à velhice; e o Centro de Excelência Contra a Fome, Programa Mundial de Alimentos da ONU/Agência Brasil. A categoria Empresa que viabiliza, as agraciadas foram a Braskem e a Brasilgás, pelos serviços prestados à sociedade.

Os pronunciamentos iniciais foram realizados por Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Vice-Prefeita de Salvador/BA; André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia; Ruth Brasil Mesquita, Psicóloga; e Marcel Mariano, Bacharel em Direito. Suas propostas foram de estímulo a uma conduta digna, de respeito para com o próximo, de aperfeiçoamento moral, do exercício do bem e do amor.

Divaldo Pereira Franco, o idealizador desse fenomenal movimento pacifista, destacou a gentileza para com todos, a prática de sentimentos nobres, a construção de um estado de paz íntima, pacificando-se. Destacou os bons exemplos como mecanismo inspirador de uma vivência ética e moral elevadas, o exercício do voto consciente, com escolhas de candidatos dignos, capazes e comprometidos com o cumprimento das leis.

A proposta pacifista visa que cada indivíduo construa, dentro de si, a paz, superando as suas más inclinações, estimulando-se em bem proceder, quer no campo moral, educacional, ético. Amar mais, perdoar mais, não aceitar o mal dos outros, mudar as atitudes, ser mais paciente, respeitoso, fraterno e solidário é o caminho que levará o indivíduo a desenvolver a paz interior, tornando-se uma criatura melhor, no lar, na sociedade, no mundo.

O evento, de grande significado, foi encerrado aos acordes da Canção Paz Pela Paz, de Nando Cordel, que no palco, juntamente com Divaldo Franco, comandou o público, que em massa, entoaram a conhecida canção vibrantemente, aplaudindo, abraçando-se.  A paz no mundo começa em mim.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Festividades do Natal na Casa do Caminho

Araçatuba, SP

 

O evento contou  com a participação do Coral Unisalesiano de Araçatuba SP, monitoras e evangelizandos do Centro Espírita Casa do Caminho. A oradora da noite foi  Lucile Ziroldo Antonio Battagello que falou dos 150 anos do O Evangelho Segundo o Espiritismo e também sobre o Natal.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Nelson Custódio)

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Especial de fim de ano

Franca, SP

 

 



--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informaçao recebida em email da USE Franca)

 

 

Campanha de material escolar da Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Visualize também através do link: http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/

http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/

Faça download de nossa lista em PDF para impressão -> Clique Aqui!

 (Informaçao recebida em email de Sociedade Espírita Fraternidade [[email protected]])

 

 

Boletim informativo da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=254c9a2a-bf76-4e3a-adb8-37b9a52f5dc0&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Jornal “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse no link:

https://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

(Com informações de caminheiros da luz [[email protected]])

 

 

Cartão de Natal da

Confederação Espírita Argentina. Buenos Aires

 

Mensaje de Navidad 2014


(Recebido em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

O Ser mais perfeito

 

             É o ser mais perfeito que o mundo conheceu, em todos os tempos. Ser divino, transcende os mais avançados conceitos e sublimes definições, enleando gênios notáveis que transitaram e transitam pelas sendas humanas, tocados pelas luminosas e excelsas manifestações de sua incomparável personalidade, rica de bondade e sabedoria, luz e amor.

          Ele foi e continua sendo, na verdade, o ser mais perfeito da história da humanidade, iluminando, com o seu amor sem limites, os sofridos e redentores caminhos da Terra, nossa abençoada moradia-escola, que governa dos altíssimos cimos siderais.

          Não era médico, mas curava cegos e paralíticos; restituía a saúde às vítimas de terríveis enfermidades; limpava e recompunha corpos que doenças cruéis dilaceravam.

          Andava por estradas palmilhadas por sofredores de todas as dores, enviando-lhes mensagens de eterna e suave esperança. Deixou rastros de luz que os séculos não apagaram, perpetuando inigualáveis clarões que superam os mais encantadores luares... Amava todos os homens, nivelando-os na balança de seu coração, santuário de bênçãos. Antes dele, nas estruturas sociais, “escravo era escravo, senhor era senhor”. Por ações e palavras, igualou ricos e pobres, nobres e plebeus, tornando-os partícipes dos bens celestiais, integrando-os na família universal, em ato de consagração da legítima fraternidade.

          O doce magnetismo de sua voz ecoa, serenamente, por toda a Terra: nos campos floridos e agrestes, nas encostas silentes, nos lagos poéticos, nos palácios e choupanas, dissipando a tristeza, enxugando lágrimas, lenindo aflições. A paz interior, à maneira de nota musical provinda de alturas inatingíveis, inundava de vida total a alma dos seres e das coisas, aquietando mares e florestas, compondo, em divina orquestração, a sinfonia da esperança, o cântico da imortalidade.

          Sua palavra, ora mansa, ora enérgica, reavivava, em prodigiosa metamorfose, sonhos fugazes, anseios angustiosos. A túnica, de alvura ímpar, semelhante às nuves mais lindas e claras, parecia um pedaço de céu vestindo um corpo de luz diáfana. As modestas sandálias pisavam caminhos pedregosos, onde cresciam dilacerantes espinhos.

          Ao longo de sinuosas veredas e aprazíveis sítios, que se confraternizavam no abraço das árvores, semeava, semeava, semeava... amparando enfermos que ele curava com palavras, gestos, e, às vezes, com um simples olhar, do qual fluíam compreensão e ternura. Vistosas cidades e aldeolas tranquilas, mansões e tugúrios absorviam-lhe, por igual, o verbo renovador.

          Dos celeiros de Deus, recolhia os bens da vida perene, distribuindo-os com homens e mulheres, crianças e velhos, concitando-os à aquisição dos imarcescíveis dons da fé, dizendo-lhes, ternamente: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim”.

          O ser mais perfeito está aniversariando! Flores perfumadas, rosas coloridas enfeitam os jardins, na esplêndida antevisão da humanidade, pronunciando-lhe o nome querido: Jesus!

 
Livro:  Evangelho Puro, Puro Evangelho – Na Direção do Infinito
Martins Peralva, organização de Basílio Peralva
Vinha de Luz Serviço Editorial

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Carl Bloch.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Bet She’an    é  um dos mais importantes sítios arqueológicos em território israelita. É a antiga Citópolis, da

Decápolis  helenista (dez cidades gregas).  Jesus pregou seu Evangelho pela região.  Foto Ismael Gobbo

 

 

A mensagem do Natal

      Aylton Paiva

[email protected]


           
Estes dias são de alegria e contentamento.
            O sol brilha radioso.
            Os dias são claros e exuberantes.
            Nesta época, os romanos já faziam o seu culto ao deus sol.
            Natal.
            Na mídia, nas vitrines das lojas as imagens referentes.
            O Papai Noel, na recordação do bispo Nicolau a distribuir brinquedos para as crianças e alimentos para as famílias carentes.
            O pinheirinho na celebração do dom da vida.
            O presépio na doce recordação de Francisco de Assis do nascimento de Jesus.
            Dias de compras de presentes para as trocas familiares e de amizades.
            Campanhas solidárias para amenizar o sofrimento e a tristeza dos marginalizados na passagem do Natal dos despossuídos  .
            Construção de um tempo de paz e esperanças.
            Mensagens fraternas são trocadas pelos meios de comunicação, desde o tradicional cartão de boas festas aos meios tecnológicos da televisão, do celular, do tablet.
            Voltemos ao nascimento de Jesus, meditemos e reflexionemos sobre a sua mensagem imperecível.
            Com todo o seu poder espiritual, ao nascer é acolhido na humilde e tosca manjedoura.
            Ainda criança, junto com os pais, visita o Templo de Jerusalém e conversa amigável, de igual para igual, com doutores da lei e sacerdotes, sem deixar-se enredar pelas  malhas do culto dominador.
            Ao iniciar seu contato libertador do corpo e da alma com o povo escolhe a festa familiar das bodas de Caná para sinalizar a sua presença junto ao povo. 
Convida pescadores, homens e mulheres pobre e simples para serem porta vozes da sua Boa Nova; e, também, o coletor de impostos Mateus.
            Estende as mãos para curar os corpos enfermos a fim de despertar os espíritos imortais para  que caminhem em direção à felicidade plena.
            Acolhe os sofredores, as crianças, os idosos, as mulheres, mas verbera duramente os fariseus, que eram zelosos do culto religioso externo, no entanto no “seu” dizer: túmulos caiados por fora e podres por dentro.
            Acompanhado pela multidão dos aflitos, sobe o monte e profere para eles as bem-aventuranças que compensarão os pobres, os que choram, os injustiçados, os perseguidos.
            Do alto do seu amor não deixa de alertar os poderosos injustos e os ricos desonestos para eles proferindo os “ai de vós”!
            Afirma a regra áurea para a convivência humana: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo com a si mesmo.
            Desafiado farisaicamente a dizer quem é o próximo, canta o maior hino de fraternidade e solidariedade narrando a parábola do samaritano.
            Ao contrário do levita e do sacerdote, autoridades religiosas, que não reconheceram o próximo, exalta o discriminado samaritano  como o identificador, de forma admirável e exemplar, do próximo.
            Em momentos oportunos conta histórias sobre o amor e a justiça, usando o grão de mostarda, o solo, a porta estreita e a porta larga, o filho pródigo, a ovelha desgarrada para iluminar a mente e o sentimento, de cultos e incultos, da plebe e da elite.
            Traído pela ganância e desejo de poder de um discípulo, não o afasta, nem o abandona após o pérfido ato.
            Tranqüilamente enfrenta o poder lacaio de Herodes e a presunção do  ilusório poderio romana encarnado na tíbia figura de Poncio Pilatos.
            Alteia-se na cruz do martírio, consolidando sua mensagem de amor e paz,  acompanhado por dois ladrões apontando-lhes a grandiosidade da vida espiritual.
            Sim, do berço à cruz a imorredoura mensagem de Jesus.
            Glória a Deus no Universo e paz na Terra com Jesus.
            FELIZ NATAL !
           

Ficheiro:Mihaly Munkacsy - Le Christ devant Pilate - 1881.png

Cristo diante de Pilatus. Óleo sobre tela de  Mihály von Munkácsy

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mihaly_Munkacsy_-_Le_Christ_devant_Pilate_-_1881.png

Cristo em Emaús. Rembrandt.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_023.jpg 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-