Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/11-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

10-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/10-02-2014.htm

08-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/08-02-2014.htm

07-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/07-02-2014.htm

06-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/06-02-2014.htm

05-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/05-02-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Do egoísmo ao individualismo e à egolatria ou idolatria de si mesmo

 

     O livro Bagavagita do Hinduísmo diz que o nosso Eu Superior é o maior amigo do nosso ego, mas que este é o maior inimigo do Eu Superior, que é o espírito, a personalidade geral ou a individualidade que se encarna em um corpo novo em cada reencarnação. Essa personalidade geral única difere das personalidades particulares, que são uma nova para cada reencarnação, que, hoje, está comprovada por vários segmentos da Ciência espiritualista. Ela é uma bênção de Deus, que não criou o espírito perfeito, mas o criou imortal e inteligente, com condições, pois, de ele se tornar por ele mesmo, um dia, semelhante a Deus em perfeição. É através dela que nós evoluímos. E Jesus nos ensina a buscarmos a perfeição do Pai (Mateus 5: 48), mas uma vida só, mesmo que seja de mais de cem anos, não dá nem para começarmos o nosso aperfeiçoamento. E uns vivem tão pouco, e outros até já nascem mortos! Ademais, se a reencarnação não existisse, a misericórdia de Deus infinita seria uma grande mentira!

    O nosso ego está sempre voltado para as coisas materiais. É por isso que ele é o maior inimigo do Eu Superior. Jesus, sabendo dessa nossa tendência, nos aconselha a buscarmos, em primeiro lugar, as coisas do espírito, não nos preocupando com as outras que vêm naturalmente. (Mateus 6: 33).

     Essa nossa tendência egoística é tão forte, que até podemos dizer que ela é, de algum modo, meio instintual. E não foi por acaso que o primeiro mandamento do Decálogo recebido por Moisés de um espírito no Monte Sinai (Atos 7: 30), o qual foi adotado também por Jesus, mandamento esse que nos recomenda que amemos o nosso próximo como a nós mesmos. É que o nosso próximo é nosso irmão, devendo nós amá-lo muito. E como nós nos amamos muito, se o amarmos na mesma medida com a qual nos amamos, está tudo bem com relação àquele mandamento. Mas isso não é fácil. Se nós o seguíssemos realmente, o mundo já seria outro.

     Até certo ponto, o nosso egoísmo é mesmo normal e necessário, pois ele, inclusive, faz parte dos meios que asseguraram e salvaram a nossa espécie. Realmente, todas as espécies dos seres biológicos, incluindo a nossa humana, sobreviveram e se mantêm com muitas lutas e disputas na busca de meios egoísticos necessários para que não desaparecêssemos.

     E, se nós temos tendência para buscarmos sempre essas coisas do nosso interesse, com mais razão, de fato, buscamos e defendemos essas essenciais à nossa sobrevivência. E, desde que nossas ações não ultrapassem os limites da moral cristã, que é a mesma moral espírita, está tudo bem.

      O egoísmo que se torna um erro grave é aquele que poderíamos chamar de individualismo, ou seja, um egoísmo em um alto grau. Um exemplo disso é a personagem Aline da novela da TV Globo “Amor à Vida”. Para conseguir realizar o seu plano de ter o máximo de bens materiais, a qualquer preço, ela demonstra esse egoísmo individualista.

     E esse egoísmo tão exacerbado chega a ser uma espécie de egolatria (adoração do ego), isto é, um egoísmo tão doentio que consiste em idolatrar-se a si próprio. É o que acontece com a Aline, como se ela fosse o próprio Deus ou tudo, e os outros não sendo nada!

       www.josereischaves.com.br  [email protected]  Tel/Fax: (31) 3373-6870.

 

Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg.

Acessado às 09h50min, em 10-02-2014.

 

 

 

FEB:

Projetos, Propostas e Ações Federativas

 

A Comissão Executiva do Conselho Federativo Nacional da FEB, reuniu-se na sede da Federação Espírita Brasileira, nos dias 8 e 9 de fevereiro. Em ambiente fraterno, participativo e muito produtivo, foram analisados: os preparativos para as reuniões das Comissões Regionais de 2014 (véspera do Congresso Brasileiro), propostas de pauta para a Reunião ordinária de 2014 e concluídos documentos aprovados pelo CFN. Foram prestadas várias informações como o bem sucedido preparativo para o 4o. Congresso Espírita Brasileiro, com mais de 6.600 participantes, nos eventos simultâneos de Campo Grande, João Pessoa, Manaus e Vitória. A Comissão Executiva do CFN é dirigida pelo presidente da FEBB, tendo como integrantes: o Secretário Geral do CFN, os quatro Secretários das Comissões Regionais do CFN e o seis Coordenadores Nacionais de Áreas do CFN. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Comissão Executiva do CFN da FEB

Comissão Executiva do CFN da FEB

 

 

 

4th U.S. Peace and You Movement (4º.  Movimento Voce e a Paz dos EUA) com Divaldo Franco. Washington, DC, EUA

 

 

 

(Informação recebida em email de Spiritist Society of Baltimore [[email protected]])

Ficheiro:WashingtonDCMallAerialNavyPhoto.jpg

National Mall, Washington, DC, EUA.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:WashingtonDCMallAerialNavyPhoto.jpg

Acessada às 22hs do dia 10-02-2014

 

 

 

Seminário “A reunião de Evangelho”

Santos, SP

 

 

(Informação em email de jose daconceiçao deabreu <[email protected]> repassada por Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com João Carlos Arizza no C.E. Allan Kardec

Mauá, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

 

Encontro “Vida a dois”

Bragança Paulista, SP

 

 

 

 

 

 

Musical Espírita “Salve Kardec- O embaixador da luz”

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de  Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Agnaldo Paviani na I.E. Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em email de

[email protected])

 

 

 

PALESTRA ESPECIAL

 

 

Agnaldo Paviani

14 de Fevereiro | 20h00

 

 

Instituição Espírita Oficina de Luz

Rua Praia Grande, 411 | Ariston

Carapicuiba - SP

06386-000

[email protected]

www.@oficinadeluz.org.br

 

 

 

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 10-02 a 16-02-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 10-02 a 16-02-page-002

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

(Informação recebida em email da Radio CEAC)

 

 

Rádio Fraternidade

 

Acesse:

www.radiofraternidade.com.br

 

 

(Com colaboração de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Lançamento e Tarde de Autógrafos com Marlene Saes

São Paulo, SP

 

Convite-web

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Amigo

 

Adelvair David

Jales, SP

 

 

 

 [...] Chamei-vos meus amigos, porque vos tenho feito saber tudo o que aprendi de meu Pai (Jesus)

Jesus chama os seus discípulos de amigos, dando a mais alta significação à amizade.

Ele amou os seus amigos de tal forma que chegou a afirmar: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Um sentido profundo acerca-se desta fala. Dar a vida significa dedicar a vida de todas as maneiras à quem acredita-se merecê-lo. É ter a coragem de aceitar o outro exatamente como ele é, sem julgamentos, sem censuras e sem qualquer condicionamento. Quem exige não dá a vida, muito menos poderá ser chamado de amigo, pelo menos não na concepção dos ensinamentos do mestre nazareno.

O amigo pode aceitar o outro apoiando, direcionando, amparando, dando-lhe o aconselhamento para que possa decidir melhor ou mudar de rumo se compreender que está no caminho errado, neste sentido, sem dúvida alguma, Jesus foi o amigo fiel, com um amor inconfundível, completamente desinteressado e dedicado.

Ao aconselhar: “amai-vos uns aos outros”, Ele anuncia que somente através da saudável convivência na amizade sincera, poderá o homem construir a sua própria felicidade e colaborar também com o crescimento alheio; aprendendo e ensinando, vendo-se refletido nas virtudes e defeitos daqueles com quem se relaciona, adquirirá medida mais justa para o bem proceder, educando o seu sentimento em construção; ninguém deve esperar encontrar absoluta nobreza nos outros. A humanidade se nivela em imperfeições, não sendo prudente transferir-se o controle da própria vida aos outros, atitude tão prejudicial quanto a de julgar. Quem julga não pode compreender, quem abdica do esforço na luta pela própria felicidade frustra-se; somente em Jesus encontrará o amigo perfeito e presente por toda a vida.

Elegendo Jesus como o amigo inseparável de todas as horas, o homem poderá se aconselhar constantemente com Ele. O hábito contínuo de fazê-lo trará mais segurança nas decisões, inspiração para o idealismo superior, tendo mais possibilidades de evitar o mal que deseja arrastá-lo; melhorará também o trânsito do pensamento que trará mais tranquilidade para o sentimento. Sempre que as paixões desejarem assumir o controle dos sentimentos, induzindo a equívocos comportamentais, um coração querido poderá auxiliar, porém, será prudente primeiro buscar n´Ele a resposta sem mácula.

Perguntado a um grupo de pessoas a respeito de quem tem Jesus como amigo de caminhada e costumeiramente se aconselha com Ele, poucos responderam fazê-lo completamente. A maioria só o busca em momentos que julgam de grande necessidade. Sem o Senhor Jesus como inseparável amigo de todas as horas, dificilmente terá a criatura humana discernimento completo para os enfrentamentos do cotidiano.

JESUS É O AMIGO DA HUMANIDADE.

 

 

 

Casa da Caridade, Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]