Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/20-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

18-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/18-01-2014.htm

17-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/17-01-2014.htm

16-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/16-01-2014.htm

15-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/15-01-2014.htm

14-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/14-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

 

Estudando o Bem e o Mal

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mediunidade e Sintonia. Lição nº XII. Página 61.

 

Para que sejamos intérpretes genuínos do bem, não basta desculpar o mal.

É imprescindível nos despreocupemos dele, em sentido absoluto, relegando-o à condição de efêmero acessório do triunfo real das Leis que nos regem.

Evitando comentários complexos em nosso culto à simplicidade, recorramos à natureza.

Vejamos, por exemplo, o apelo vivo da fonte.

Quantas vezes terá sido injuriada a água que hoje nos serve à mesa?

Do manancial ao vaso limpo, difícil trajetória cumulou-a de vicissitudes e provações.

O leito duro de pedra e areia...

A baba venenosa dos répteis...

O insulto dos animais de grande porte...

O enxurro dos temporais...

Os detritos que lhe foram arrojados ao seio...

A fonte, entretanto, caminhou despretensiosa, sem demorar-se em qualquer consideração aos sarcasmos da senda, até surpreender-nos, diligente e pura, aceitando o filtro que lhe apura as condições, a fim de que nos assegure saciedade e conforto.

Segundo observamos, na lição aparentemente infantil, o ribeiro não somente olvidou as ofensas que lhe foram precipitadas à face.

Movimentou-se, avançou, humilhou-se para auxiliar e perdoou infinitamente, sem imobilizar-se um minuto, porque a imobilidade para ele constituiria adesão ao charco, no qual, ao invés de servir, converter-se-ia tão só em veículo de corrupção.

É por isso que o ensinamento cristão de caridade envolve o completo esquecimento de todo mal.

“Que a vossa mão esquerda ignore o bem praticado pela direita.”

Semelhantes palavras do Senhor induzem-nos a jornadear na Terra, exaltando o bem, por todos os meios ao nosso alcance, com integral despreocupação de tudo o que represente vaidade nossa ou incompreensão dos outros, de vez que em qualquer boa dádiva somente a Deus se atribui a procedência.

Procurando a nossa posição de servidores fiéis da regeneração do mundo, a começar de nós mesmos, pela renovação dos nossos hábitos e impulsos, olvidemos a sombra e busquemos a luz, cada dia, conscientes de que qualquer pausa mais longa na apreciação dos quadros menos dignos que ainda nos cercam será nossa provável indução ao estacionamento indeterminado no cárcere do desequilíbrio e do sofrimento.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio  Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Uma das nascentes do Rio Jordão no Monte Hermon. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Diga-nos com quem andas...

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

Relato, neste texto, à guisa de ilustração, um acontecimento ocorrido há algum tempo, do qual indiretamente participei. Certa vez recebi recado de um colega convidando-me para uma conversa reservada, em sua sala. Este colega vinha, há alguns anos, atuando como terapeuta e, com frequência, conversávamos longamente sobre alguns casos em atendimento. Logo que pude, fui procurá-lo e ele fez uma narrativa detalhada de um caso interessante, acrescentando que sentia invadir um terreno que lhe parecia obscuro. Estava me procurando para discutir o caso, supondo que eu pudesse ajudá-lo “devido às minhas convicções”.

Esse amigo, a quem designarei por F, era um terapeuta experiente e bem sucedido. Além disso, realizava um ótimo trabalho de supervisão de alunos. Sobre o caso do cliente, que aqui será mencionado por J, farei uma descrição resumida, atento ao que é mais importante. J procurou o serviço da clínica universitária, prestando as informações necessárias, mencionando sua queixa em termos de “impulso para o consumo de bebidas alcoólicas”. Ele tinha, na época, cerca de trinta anos e fazia pouco tempo que se tornara um consumidor contumaz de bebidas alcoólicas, sem preferência específica. Todas as sessões de atendimento, como de norma, ocorreram na condição de sobriedade. Também naquela sessão específica que F me descrevia com minúcias, J aparentemente estava sóbrio. Após cerca de trinta minutos de sessão, J modificou a fala, tornando-a arrastada e grave. Também alterou o teor da conversa fazendo carantonhas e gestos grosseiros, completamente diferentes do seu modo de se comportar. Inicialmente perplexo, F aceitou a mudança do cliente e, segundo seu relato, se deu conta que conversava com outra pessoa.

 O atendimento continuou por várias semanas com essa mudança e, também, continuaram as nossas reuniões, discutindo o caso. O processo terapêutico envolveu, durante algum tempo, um duplo atendimento, até que repentinamente o espírito deixou de comparecer às sessões, que passaram então a ser dedicadas a J Após esse afastamento, J se manteve abstêmio, obtendo alta gradual para, finalmente, integrar-se a um grupo de apoio. F não era espírita, contudo tinha uma visão aberta e, diante do que lhe parecia uma realidade, optou por aceitar o caso como se atendesse duas pessoas distintas.

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .

Antecipo ao leitor que um grupo de orações intercedia em favor do espírito e do cliente. O que teria ocorrido com o espírito? Considerando os fatos, duas alternativas são mais prováveis: (1) o espírito se beneficiou da terapia e foi encaminhado para uma assistência no mundo espiritual; (2) o espírito evadiu-se da terapia e buscou outra pessoa para continuar absorvendo os vapores do álcool.

 Como afirmaram os espíritos a Allan Kardec, o intercâmbio entre o mundo espiritual e o corpóreo é intenso e continuo. Em geral, as pessoas buscam a companhia de outras com os quais se afinam, para um teatro, jantar, viagem etc. Na maioria das vezes, esquecemos que a mesma lei de atração também está presente quando se trata da convivência entre encarnados e desencarnados. Nesse caso, além da influência recíproca, ocorreu um processo denominado de incorporação e possessão parcial. Dadas as circunstâncias, não foi possível saber se o cliente passou a usar a bebida por influência espiritual ou, ao usá-la, “atraiu” aquele espírito que, certamente, o influenciava em direção ao consumo. Tanto do nosso lado, quando do lado do mundo espiritual, faz sentido a pergunta usada como título deste artigo: “Diga-me com quem andas que diremos quem és”.

.   

Pico do Jaraguá. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Atividades espíritas programadas para

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Isabel Saraiva [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Janeiro/2014

 

 

20 – 20 h  C E ISMENIA DE JESUS -  R  Campos melo 320 Santos

 

21 – 20 h G E CRISTÃO DE SANTOS – R Dr Bezerra de Menezes 160 Santos

 

22 – 20 h C E JESUS E A CARIDADE – R Para 33  Santos

 

23 – 20 h C E JOÃO CABETE – R Santos Dumont 220 Santos

 

25 – 20 h SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO MG

 

26 – 20 h PASSOS MG

 

27 – 20 h G E UNIÃO AMOR E HUMILDADE Guaxupé MG

 

28 – 20 h AGUAÍ SP

 

30 – 15 h -  STO ANDRÉ SP

 

        20 h -  C E  JESUS NO LAR Sto André SP

 

(Informações recebidas em email de Vansan)

 

 

 

Palestra com Ditinha no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA  FRANCISCO  DE  ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ  Nº 522 -  AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE A

 

DRA. BENEDITA  HELENA  CALIXTO

“ DITINHA “

Palestra Ditinha-27-01-14 (3).jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DA  CIDADE  DE

JOSÉ  BONIFÁCIO

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 22/01/2014

ÀS  20,00  HORAS

TEMA:

“  EM DIREÇÃO  AO  AMOR  “

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Palestra na SSI com Charles Kempf “O que é Espiritismo?

Dublin, Irlanda

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

Special Talk - What is Spiritism?

Charles Kempf speech on Sunday 26th January 2014

A rich explanation of the fundaments of the Spiritism directioned to those having their first contact with the doctrine and the most experienced members inspiring to refresh their basic concepts.

 



When: 26/01/14
Time: 11:00
Place: The Lantern Centre, 15 Synge Street, Dublin 8

 

Working with French and International Spiritism Movement since 1992. Leader of the Centre d'Etudes Spirites Leon Denis, in Thann France. Participate in the organisation of the fourth World Spiritist Congress in Paris, 2004. Member of the Executive Committee of International Spiritist Council and the Executive Committee of the French Spiritist Council. Participation to the French Speaking Spiritist Movement Coordination entity (LMSF). General Secretary of International Spiritist Council. Responsible for ISC Coordination in Europe. Participating to the Writing Committee of the Revue Spirite in French.

Copyright © 2014 Spiritist Society of Ireland, All rights reserved.
Your are receiving this email because you opted in or became a member of our website.

Our mailing address is:

Spiritist Society of Ireland

15 Synge Street

Dublin, D D8


Add us to your address book



unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

USE-SP – 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Acesse as informações nos links:

http://www.usesp.org.br/site/noticias/?id=53

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=469437113162411&set=a.211290405643751.38844.111448872294572&type=1&relevant_count=1

 

https://www.facebook.com/USESP

 

 

união das sociedades espíritas do estado de são paulo

Entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional - CFN da Federação Espírita Brasileira

·                     Home

·                     USE

·                     Espiritismo

·                     Orgãos de Unificação

·                     Material de Apoio

·                     Eventos

·                     Multimídia

·                     Notícias

·                     Artigos

·                     Contato

 

Notícias

150 Anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Os cerca de 8 milhões de espíritas, no Brasil e no Mundo, já comemoram os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, terceiro livro das cinco Obras Básicas que compõem a Doutrina codificada pelo pensador francês Allan Kardec (1804-1869).

O primeiro grande evento evocando a efeméride será a conferência do médium e orador Divaldo Pereira Franco, no próximo dia 9 de fevereiro, no Clube Atlético Juventus, zona leste da Capital paulista, quando são esperadas mais de 4 mil pessoas.

Em 21 de setembro (Dia da Árvore), os 150 anos de O Evangelho serão lembrados também em 150 cidades do Estado, “em eventos realizados de preferência fora dos muros da casa espírita”, diz a advogada Julia Nezu Oliveira, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE). “Queremos apresentar ao mundo essa belíssima obra, que tem levado luz e consolo a milhões de almas, como se fora o próprio Cristo que retornasse a Terra.”

Ainda como parte das comemorações, os espíritas preparam para outubro o lançamento de filme sobre o codificador do Espiritismo, baseado na obra Kardec – a Biografia, de Marcel Souto Maior (Editora Record), esperando reeditar o mesmo sucesso de Chico Xavier – O filme, baseado em outro livro do autor.

Sobre Allan Kardec

Nascido em Lyon, em 3 de outubro de 1804, o professor Hyppolite Léon Denizard Rivail já era bastante conhecido na França de Napoleão III. Suas obras sobre Aritmética e Gramática (entre outras) eram muito apreciadas, tendo mesmo sido laureado com importante diploma da Universidade de Arrás. Discípulo de Jean Baptiste Pestalozzi, “Le Professeur” poderia ter ficado indiferente aos fenômenos das “mesas girantes”, que haviam se tornado na coque-luche das altas rodas da sociedade francesa.

Porém, desde que passou a participar dessas reuniões, a partir de 1855, o professor Rivail constatou que aqueles “fenômenos” eram muito mais do que simples curiosidade. Suas obras e a Revista Espírita, que editou por 12 anos (1858-1869), traziam, então, a partir de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857, o pseudônimo Allan Kardec, separando assim a obra do professor Rivail da Doutrina trazida pelos Espíritos.

Da sua vasta produção, compõem as Obras Básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Além destes, merece menção Obras Póstumas, publicado em 1870, pela viúva Amélie-Gabrielle Boudet, que seguiu à frente dos trabalhos na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A partir dos anos 1880, o movimento espírita parece ter sido “transplantado” para o Brasil, que o Espírito do jornalista, contista e escritor maranhense Humberto de Campos denominaria “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.

Sobre a USE

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo é a entidade que representa o movimento espírita paulista no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (FEB). Criada no Congresso de Espiritismo de 1947, a USE congrega 1.400 centros espíritas no Estado, aos quais presta serviços nas áreas doutrinária, jurídica e administrativa. Mais do que isso, a USE é o órgão unificador dos espíritas em terras paulistas, organizando seu movimento sob uma única bandeira: Conhecer Kardec para Viver Jesus.

[ voltar ]

Voltar para a página principal

 

 

 

 

 

 

 

 

(Com colaboraçao de Rubens Toledo)

 

 

 

Marcus de Mário fará palestra na FAL

Rio de Janeiro, RJ

 

Marcus de Mario

Imagem: Internet

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ - CARIDADE EM MARCHA

RUA QUIXADÁ, 30 - PENHA CIRCULAR - RIO DE JANEIRO / RJ

 

PALESTRA

 

TEMA: O CRISTO (E.S.E)

 

EXPOSITOR: MARCUS DE MÁRIO (CEHA/RRJ)

 

DIA: 22/01  20  ATÉ  21:00

 

OUÇA A RÁDIO RIO DE JANEIRO 1400 AM - 24 HS NO AR

 

PARTICIPE E COMPARTILHE COM QUE VOCÊ AMA.

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Encontro com Richard Simonetti na UMEN

Niterói, RJ

 

               

Rua Princesa Izabel 45 – Bairro de Fátima - Niterói - RJ www.umen.org.brFundação 19.02.1948

       C O N V I T E

Semana de aniversário da U.M.E.N. – 66 anos

DIA: 16 DE FEVEREIRO – DOMINGO - HORÁRIO : 17:15h

ENCONTRO COM :

RICHARD SIMONETTI

TEMA: RECEITA DE VIDA

  Richard Simonetti, é um escritor espírita brasileiro, com mais de 50 obras publicadas. 

Durante 36 anos foi presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, entidade que realiza amplo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e exercício da filantropia, com perto de 800 voluntários e atendimento de perto de 25.000 carentes, anualmente.

Articulou o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em dezenas de cidades. É colaborador assíduo de jornais e revistas espíritas, notadamente O Reformador, O Clarim e Folha Espírita. Vem percorrendo todos os estados brasileiros e alguns países em palestras de divulgação da Doutrina Espírita.

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

COBEM- Começa nesta segunda-feira o Projeto Verão 2014

 Salvador, BA

 

Cobem - Projeto Verão 2014 - Começa nessa segunda - contamos com vocês

 

 

Imagem inline 1

 

Horário: 19h30min

 

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 (Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de palestras com André Luiz Sobreiro

Bilac, Araçatuba, Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Adhemar Módena)

 

 

Palestra com Wanderley A. Alves na AEFA

Rio de Janeiro, RJ

 

CONVITE PARA PALESTRA

 

Olá amigos. Bom dia.

Estou lhe convidando para compartilha com a gente, uma noite de estudos:

 

DIA:

22/01/2014 ÁS 19:30 HS.

LOCAL:

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS – AEFA

(RUA CAPITÃO BRAGANÇA, 82 – HIGIENÓPOLIS/RJ)

TEMA:

“MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO”

(ESE. CAP. II – ITENS DE: 1 a 8)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Cobem - Inscrições abertas

Oficina de Teatro Núcleo de Artes Cornélio Pires. Salvador, BA

 

Amorosos (as) Amigos (as)

 

Saudações

 

Estamos divulgando a qualquer pessoa com idade a partir  de 16 anos para participar a Oficina de Teatro Cornélio Pires da Cobem. As inscrições estão abertas. Contamos com vocês.

 

Imagem inline 1

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256

(Informação recebida em emails de ASCOM COBEM3 [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Kardec Rádio. A primeira rádio espírita nos Estados Unidos

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Site do Instituto Cairbar Schutel

 

Acesse:

http://institutocairbarschutel.org/

 

 

 

Bom Ano

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Ano novo vida nova, cantam as melodias das festividades do final do ano e as previsões de vária ordem. Que o ano novo seja bom.

Raros são aqueles que não possuem uma visão mística a respeito do ano novo, como se para o novo ano ser bom dependesse de alguma decisão transcendente, mística.

Compreendemos que a vida está nas mãos de Deus e que não é obra do acaso, mas daí crer que cada minuto está predestinado é crer na fatalidade absoluta e irremediável que tiraria do homem o livre arbítrio e, ele não teria méritos e nem seria responsável pelo que fizesse, pensamento inadmissível para a mais singela inteligência.

Quem desejar produzir alguma coisa terá minutos, horas, dias, meses à sua disposição durante todo o ano. Mesmo que não conclua seus projetos, se dedicar-se com disposição terá dado muitos passos adiante. Em muitos sentidos, mas também neste, disse Jesus: “a cada um segundo as suas obras”; “batei e abrir-se vos á”. Ficar esperando do ano novo a concretização do que lhe compete fazer por suas forças, é o mesmo que o ficar parado aguardando a estrada se movimentar.

Cada ano é supremamente importante para o espírito imortal. Tempo novo para progredir, produzir e construir no sentido material, moral e espiritual. Entre muitos desafios encontramos os de resgates, que são oportunidades de reparar-se o passado equivocado desta ou de outra vida; também os de crescimento, que são dificuldades apresentadas pela vida para que o espírito exercite os potenciais do sentimento e do intelecto. As facilidades encontradas podem representar os méritos adquiridos pelo esforço e pelo bem proceder em sua jornada passada e atual, porém, sem dúvida, o tempo presente é oportunidade do homem edificar para o futuro feliz ou infeliz, dependendo das resoluções que tome utilizando o seu livre arbítrio.

Ano novo, tempo de renovar as propostas para uma vida melhor.

O ANO NOVO SERÁ BOM PARA O HOMEM QUE APROVEITÁ-LO PARA SER BOM.

 

Jardim da Luz. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP