Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/27-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

25-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/25-01-2014.htm

24-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/24-01-2014.htm

23-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/23-01-2014.htm

22-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/22-01-2014.htm

21-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/21-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

 

Publicado na RIE- Revissta Internacional de Espiritismo, Matão, SP -11/2013

Pinga-Fogo -Richard Simonetti

 

Assine a RIE

Casa Editora O Clarim

www.oclarim.com.br

 

 

Comunicado da Federação Espírita Brasileira

 

 

 

 

Informes da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA FEB E EM ESTADOS

A sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, viveu momentos significativos no dia 25 de janeiro. Houve um trabalho tipo “imersão” – de todo o dia – sobre o Planejamento Estratégico da FEB, com a presença de seus diretores e do grupo de apoio ao citado projeto em implantação. Este, com várias dinâmicas, foi coordenado pelo diretor João Pinto Rabelo e por Elizabete Alves, com a atuação de vários colaboradores. Num clima fraterno, com refeições conjuntas e momentos musicais. Ao final, foram aprovadas as adequações dos enunciados:

Missão: Oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem.

Visão: Ser reconhecida como instituição solidária e comprometida com a promoção do bem e a construção da paz.

Valores: Humildade, Caridade, Comprometimento, Solidariedade, Ética, União.”

Origem do processo e ação federativa

O atual trabalho de “Planejamento Estratégico” também tem a vertente e que foi a motivadora da para a atual gestão da FEB dar início também a um trabalho interno. Na Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB de novembro de 2012, foi incluída na Pauta a “Oficina de Trabalho sobre Gestão das Entidades Federativas: Plano de Trabalho; Gestão Federativa; Gestão Doutrinária; Gestão Administrativa”, a qual foi coordenada por Aston Brian Leão, secretário da Comissão Regional Centro; Roberto Fuina Versiani, diretor e secretário geral do CFN; Marco Rosa, da equipe da secretaria geral do CFN. Esta “Oficina de Trabalho” foi realizada nas quatro Comissões Regionais do CFN, entre abril e junho de 2013. Em seguida, em atendimento a Federativas, foram realizados Seminários específicos sobre Planejamento Estratégico, pela equipe da Secretaria Geral do CFN da FEB, durante o ano de 2013, nas Federações Estaduais: Paraíba, Goiás, Amapá e Maranhão. Para o mês de março de 2014 está programada para Alagoas. A FEB tem conhecimento de iniciativas próprias de Entidades Federativas, entre outras do Paraná e Rio de Janeiro

Com base em reunião conjunta do Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB, realizada em maio de 2013, o presidente da FEB constituiu Comissão para elaboração de projeto para o Planejamento Estratégico da FEB (Portaria GP no 11/2013, de 28/5/2013). Esta comissão se desdobrou em um grupo de trabalho, sob a coordenação do diretor João Pinto Rabelo. Este grupo de trabalho atuou com a diretoria da FEB durante o 2o semestre de 2013 e o Planejamento Estratégico da FEB foi aprovado em reuniões conjuntas do Conselho Diretor e Diretoria Executiva, e, depois do Conselho Superior e Conselho Federativo Nacional da FEB (dia 9/11/2013).

Informações: [email protected]

 

 

 

 

V Encontro UCESS celebrando o Sesquicentenário de

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”.  Berna, Suiça

 

Caros irmãos(ãs) de ideal espírita,

 

É com muita honra que a UCESS-União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça convida para o seu V Encontro UCESS.

 

Encontro que privilegia os 150 anos de publicação do Evangelho segundo o Espiritismo, agradece a dedicação do brigadeiro Jorge Godinho ao Movimento Espírita Suíço e desfruta da experiência de Andrei Moreira, Charles Kempf, Haroldo Dutra e Jorge Godinho.

 

Assim, na alegria deste abraço, convidamos a todos a congratularem conosco neste 22 e 23 de março de 2014.

Para maiores informações e inscrições acessem o link http://www.ucess.ch/ 

 

Fraternalmente,

Rejane Hostettler

 

 

Demais informações:

http://www.ucess.ch/

 

(Com informações de Elsa Rossi e do site)

 

 

Registro. Palestra com André Luiz Sobreiro na

A.E. Varas da Videira. Araçatuba, SP

 

Palestra realizada dia 24 de janeiro na Aliança Espírita Varas da Videira com o tema "Conhece-te a Ti mesmo". A exposição do jovem palestrante André Luiz envolveu o púbico presente com excelente didática, oratória e uma gama de conhecimentos que proporcionaram um encontro extremamente agradável e proveitoso na noite desta sexta-feira em Araçatuba-SP.  (Eneas de Souza Corrêa)

Veja as fotos aqui:

https://plus.google.com/photos/107782037849833853004/albums/5973265208703121057

 

 

 

 

Cinqüentenário da USE Jales

 

O ano de 2014 ficará marcado por longa data, em nossos sentimentos. E não será por menos, pois a USE INTERMUNICIPAL de Jales completará 50 anos de trabalho ininterrupto na divulgação da Doutrina Espírita!

Há cinquenta anos, alguns pioneiros do Movimento Espírita se uniram e iniciaram um belo trabalho de evangelização, esclarecimento, instrução e consolo junto às pequenas vilas da nossa região. Como esquecer a produção de dedicação e carinho de Dulcídio Rodrigues da Silva, de João César de Moraes e de Durval Teodoro de Moraes?

Até os dias atuais registram-se as elevadas produções desse incansável espírita: atual presidente da USE Jales, o senhor Durval Teodoro de Morais!

Foram programados eventos significativos à comemoração ao cinquentenário da USE Jales.

No dia 2 de fevereiro realizar-se-á na sede do GUECE, Grupo União Espírita “Caminho da Esperança”, em Jales, um seminário com o orador de Belém do Pará, Alberto Almeida. O tema é oportuno à magna data: Se tu és o Messias, dize-nos!

Na noite do mesmo dia será realizada a palestra na cidade de Guzolândia, com o orador de Brasília, Nazareno Feitosa, com o tema: O Antídoto da depressão.

Em abril, um marcante encontro: “Homenagem a Chico Xavier”, na sua 5ª Edição, a cargo do orador, Pedro Bonilha, de Jales, no Centro Espírita Chico Xavier , no dia 6 de abril as 9hs.

No mês de maio será efetiva a expressiva: Jornada da Mulher Espírita, na sua 2ª Edição, com 15 oradoras proferindo mais de 75 palestras com o tema central: “A LUZ DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO NO LAR CRISTÃO” e o subtema, que determinará várias vertentes evangélicas e doutrinárias: A ARTE DE ILUMINAR O LAR!

No mês de agosto realizaremos o “Encontro Bezerra de Menezes”, que visa o Movimento de Unificação, com o orador baiano, membro da Federação Espírita do Estado da Bahia, Marcel Mariano, na sede da  Associação espírita Beneficente A. Bezerra de Menezes em Jales, dia  1 de agosto de 2014 as 20hs.

Enfim, 2014, sem dúvida, será um ano fértil para os trabalhadores do Bem. Deus, Cristo, Caridade e Kardec esse é o alicerce da USE Intermunicipal de Jales (meio século movimentando o AMOR À LUZ DO CRISTO, com absoluta fidelidade aos princípios Kardequianos).

A USE Intermunicipal de Jales é composta por 17 casas de Jales e região.

Por Jane Maiolo-

 Diretora do departamento de Divulgação e eventos doutrinários da USE Intermunicipal de Jales.

 

 

      (Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

Programação de palestras Médico-Espíritas com Dr. Andrei Moreira. São Paulo, capital e interior

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra musical com Sérgio Santos no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Palestra com Dra. Elaine Aldrovandi no Ave Cristo

Adamantina, SP

 

Amigos, formulamos convite para palestra no AVE CRISTO, no próximo dia 8 de fevereiro, sábado, às 20 horas.

 

A Diretoria agradece; contamos com sua presença.

 

Abraços fraternos,

 

AVE CRISTO-CENTRO DE APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA ESPÍRITA

Av. Capitão José Antonio de Oliveira, 151 - Adamantina - SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Lucienne Cunha [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Edgar Salina no C.E. Bezerra de Menezes

Guararapes, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edgar Salina [[email protected]])

 

 

 

15º. Encontro de Presidentes de Casas Espíritas

Marília, SP

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Na próxima quinta-feira, dia 30 de janeiro, das 20 às 21h30 horas, a USE Intermunicipal de

Marília fará realizar o 15º ENCONTRO DE PRESIDENTES DE CASAS ESPÍRITAS. O evento será 

nas dependências do Centro Espírita Luz, Fé e Caridade, localizado na Avenida Gonçalves Dias, 464. 

Estão convidados todos os presidentes das casas espíritas de Marília, Vera Cruz e Pompéia; 

na eventual impossibilidade do presidente, poderá comparecer outro diretor que o represente.

 

A pauta dos assuntos é a seguinte:

 

1.    Feira do Livro Espírita “Chico Xavier”:  22 a 30 de março 2014

2.    Comemoração dos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

3.    Encontro Fraterno USE /SP em Marília : 19 de julho 2014

4.    Programação da Semana de Unificação : agosto 2014

5.    Outros assuntos de interesse.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

DIA 27/01/14 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

 

 

 

PALESTRANTE:- LUIZ WASHINGTON BOZZO NASCIMENTO FILHO.

 

TEMA:- “ATITUDE ESPÍRITA”.

 

OBS.:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19HS30MIN.

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Solange Hubner no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

SOLANGE  HUBNER.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 29-01-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  LIVRE  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Leia o Ceak News

Holambra, SP

 

Acesse

http://us3.campaign-archive1.com/?u=0d29e98d475ced828f00c5d13&id=6c41cfda0e&e=a4af66441c

 

 

 

 

Poema de Gratidão em inglês: Poem of Gratitude

Kardec Rádio. Baltimore, EUA

 

Veja a mensagem de Amélia Rodrigues

Psicografada por Divaldo P. Franco

 

Acesse aqui:

http://spiritistnetwork.com/videos/201/poem-of-gratitude-%28poema-da-gratidao%29

 

 

Programação da Kardec Radio

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Nota da Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR

 

companheiros

 

Enviamos Declaração Pública da FEP, no intuito de os esclarecer, tanto quanto equipá-los, de forma devida, caso sejam inquiridos a respeito.

Poderão, igualmente, se lhes aprouver, enviar a mesma nota aos seus contatos.

Paz.

Malena Momento3.bmp 

 

A Federação Espírita do Paraná, entidade centenária, representante do Movimento Espírita no nosso Estado,  vem a público esclarecer que a Faculdades Integradas Espírita que, nos últimos dias, tem sido citada na mídia, com notícias do fechamento da instituição, deixando alunos daquela instituição de ensino,  em situação de incerteza quanto à continuidade dos seus cursos, não tem qualquer ligação com a Federação Espírita do Paraná. Fazemos esta declaração para evitar que o público em geral e a comunidade dos espíritas no Paraná possam ser induzidos a equívocos, por falta de esclarecimento.

A Federação Espírita do Paraná se solidariza com a comunidade estudantil, com os professores e com a diretoria daquela instituição, desejando que a solução do problema seja encontrada em clima de Paz e Cooperação.

Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná

(Informação recebida em email de Maria Helena Marcon)

 

 

 

Portal Saber

 

Acesse:

http://www.portalsaber.org/2014/01/sim-existe-um-publio-lentulus-ao-tempo.html

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Clicar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Site da Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acesse:

http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

 

Brilhe vossa luz

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Apostilas da Vida. Lição nº 01. Página 13.

 

Corre, incessantemente, o caudaloso rio da vida...

Iniciam-se viagens longas, embarca-se e desembarca-se, entre esperanças renovadas e prantos de despedida.

Viajores partem, viajores tornam.

Como é difícil atingir o porto de renovação!

Quase sempre, a imprevidência e a inquietude precipitam-se nas profundezas sombrias!  

Para vencer a jornada laboriosa, é preciso aprender com Alguém que foi o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ele não era conquistador e fundou o maior de todos os domínios;

Não era geógrafo e descortinou os sublimes continentes da imortalidade;

Não era legislador e iluminou os códigos do mundo;

Não era filósofo e resolveu os enigmas da alma;

Não era juiz e ensinou a justiça com misericórdia;

Não era teólogo e revelou a fé viva;

Não era sacerdote e fez o sermão inesquecível;

Não era diplomata e trouxe a fórmula da paz;

Não era médico e limpou leprosos, restaurou a visão dos cegos e levantou paralíticos do corpo e do espírito;

Não era cirurgião e extirpou a chaga da animalidade primitiva;

Não era sociólogo e estabeleceu a solidariedade humana;

Não era cientista e foi o sábio dos sábios;

Não era escritor e deixou ao Planeta o maior dos livros;

Não era advogado e defendeu a causa da humanidade inteira;

Não era engenheiro e traçou caminhos imperecíveis;

Não era economista e ensinou a distribuição dos bens da vida a cada um por suas obras;

Não era guerreiro e continua conquistando as almas há quase vinte séculos;

Não era químico e transformou a lama das paixões em ouro da espiritualidade superior;

Não era físico e edificou o equilíbrio da terra;

Não era astrônomo e desvendou os mundos novos da imensidade, enriquecendo de luz o porvir humano;

Não era escultor e modelou corações, convertendo-os em poemas vivos de bondade e esperança...

Ele foi o Mestre, o Salvador, o Companheiro, o Amigo Certo, humilde na manjedoura, devotado no amor aos infelizes, sublime em todas as lições, forte, otimista e fiel ao Supremo Senhor até a Cruz.

Bem aventurados os seus discípulos sinceros, que se transformam em servidores do mundo por amor ao seu amor!

Valiosa é a experiência do homem, bela é a ciência da Terra, nobre é a filosofia religiosa que ilumina os conhecimentos terrestres, admirável é a indústria das nações, vigorosa é a inteligência das criaturas, maravilhosos são os sistemas políticos dos povos mais cultos, entretanto, sem Cristo, a grandeza humana pode não passar de relâmpago dentro da noite espessa.

“Brilhe a vossa luz”, disse o Mestre Inesquecível.

Acenda cada aprendiz do Evangelho a lâmpada do coração.

Não importa seja essa lâmpada pequenina.

A humilde chama da vela distante é irmã da claridade radiosa da estrela.

É indispensável, porém, que toda a luz do Senhor permaneça brilhando em nossa jornada sobre abismos, até a vitória final no porto da grande libertação.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus. Óleo sobre tela de Maria Tereza Braga

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP