Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/22-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

21-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/21-01-2014.htm

20-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/20-01-2014.htm

18-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/18-01-2014.htm

17-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/17-01-2014.htm

16-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/16-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

 

As palavras certas

 

(Copiado do site www.feparana.com.br)

 

 

O que dizer para alguém que nos diz que está com câncer? Para muitos, câncer é sinônimo de morte. Às vezes, isso é verdade. Mas não sempre.

De toda forma, o câncer é enfermidade que assusta. O enfermo, a família, os amigos, os colegas de trabalho. E é justamente, nesse momento, quando a pessoa que recebeu o diagnóstico está tentando administrar a questão, em sua mente, que os amigos, colegas, familiares, por vezes, dizem o que não devem.

Alguns começam a tentar descobrir a causa. Se é uma mulher a portadora da enfermidade, dizem que ela não amamentou, e por isso está com câncer no seio. Ou porque trabalhou demais. Ou até porque reprimiu a sua raiva.

Se for um fumante, não faltam os que, indelicados, passam a dar lições de moral.

Nem podia esperar outra coisa! Da forma que fumou a vida toda! Eu não falei? Eu não avisei?

Convenhamos que a pessoa já está colhendo os amargos frutos da sua atitude, portanto, não necessita de carga maior a lhe pesar sobre os ombros.

Existem algumas fórmulas dignas de abordar a questão, tanto quanto auxiliar a quem está padecendo cirurgia, radioterapia, quimioterapia, exames e mais exames e possivelmente pensa, sim, na possibilidade de morrer a breve tempo.

Assim, se souber por terceiros do diagnóstico de amigo ou conhecido, telefone logo. Oferte sua ajuda. Mas seja específico. Não diga simplesmente: se precisar, telefone ou já sabe, estou às ordens.

Ofereça-se para levar o amigo ao hospital. Ou para ficar com as suas crianças em sua casa, uma ou outra vez.

Vá ao mercado, à feira, faça as compras. Pergunte se não precisa de companhia, e a que horas.

Quem sabe possa segurar sua mão enquanto ele aguarda na sala de espera, por mais uma consulta?

Leve revistas alegres, descontraídas. Revistas que falem de viagens, mostrem lindas paisagens, ensinem decorar a casa, plantar flores. Tudo, enfim, que revele beleza, leveza.

Não aumente as dores do enfermo, contando as suas próprias dores e nem diga: se fosse eu, jamais suportaria isso.

Seja sempre o portador do bom ânimo. Ofereça-se para orarem juntos, lerem uma página edificante que robusteça o ânimo.

Fale a respeito de Deus, da esperança, do otimismo. Também da imortalidade, da vida que nunca acaba.

Lembre de comprar um presente. Não livros sobre a doença. Mas pequenos mimos que possam ser portadores de alegria ao doente.

Pode se oferecer para servir de contato entre ele e as demais pessoas que desejam saber notícias, evitando que tenha que repetir as mesmas coisas, a cada um que telefona.

Em resumo, pense nas necessidades da pessoa. Coloque-se no lugar dela. Se fosse você o enfermo, como gostaria de ser tratado? O que gostaria que lhe dissessem?

Pense que o doente é uma pessoa que tem sentimentos. E, normalmente, está em um estado de maior sensibilidade, fragilizada e desejosa de apoio.

*   *   *

Ante a enfermidade que atinge a uns e outros, não fique a indagar de causas. Pense em auxiliar.

Não se transforme em dono da vida do enfermo. Permita-lhe usufruir das pequenas coisas que ele deseja e o irão fazer feliz: um pequeno passeio, um banho de sol, um programa de TV, quiçá, aquela comida especial de que tanto gosta!

O amigo na enfermidade é sempre o que incentiva, alegra, sustenta e permanece fiel.

 

Redação do Momento Espírita, inspirado no texto Sem
palavras, de Kate Carr, de seleções Reader’s digest,
de junho/2003.
Em 21.1.2014

 

Estação ferroviária “Part Dieu” em  Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

O desafio maior

 

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            A história mais popular da série Mil e uma Noites nos fala de Aladim e a lâmpada mágica, que, esfregada, libertou um gênio disposto a atender a três desejos seus.

            Há centenas de versões dessa aventura original, em filmes, livros, programas de televisão, não raro de cunho humorístico.

            Recordo uma do gênio que, agradecido ao seu libertador, prometeu atender às suas aspirações, sintetizadas num único desejo, porquanto estivera muito tempo preso na lâmpada e seus poderes estavam enfraquecidos.

            O beneficiário pensou, pensou…

            Se era apenas um desejo, deveria pedir algo grandioso.

            – Quero que você transforme a casa de minha propriedade, onde moro, num edifício de cinquenta andares, com duzentos apartamentos de trezentos metros quadrados para alugar.

            O gênio ponderou:

            – Como lhe disse, estou ainda um tanto fraco, e uma realização assim vai deixar-me exausto. Dá para simplificar?

            – Bem – falou o homem –, há algo bem mais simples que tenho tentado alcançar, sem sucesso. Quem sabe você poderá ajudar-me.

            – Peça! Esteja certo de que o atenderei.

            – Eu queria compreender as mulheres…

            O gênio suspirou:

            – Como é mesmo que você quer o prédio?

                       

                                                           ****

            Bem, caro leitor, não é minha intenção falar de enigmas impenetráveis.

            Evocando a figura do gênio das mil e uma noites, é interessante observar nossos desejos enquanto nas etéreas plagas, em contraposição com os mesmos quando reencarnamos.

            No mundo espiritual temos uma visão objetiva de nossas necessidades evolutivas.

            Pedimos aos gênios tutelares, nossos amigos espirituais, que nos ajudem a planejar uma existência capaz de incinerar nossas mazelas e liquidar nossos débitos cármicos, acumulados ao longo de muitos séculos de indisciplina e comprometimento com o desajuste.

            – Quero nascer zarolho e perneta, portador de doenças congênitas, em família complicada; estágio na pobreza, dores e aflições intermináveis…

            Embora inspirados em nobres ideais, fossem nossos desejos atendidos e seríamos esmagados por provações acima de nossas forças, paralisando-nos a iniciativa.

            Podando espinhos em exagero, nossos mentores ajudam-nos a planejar uma jornada menos tormentosa, que não nos tolha a iniciativa.

            Muito mais do que pagar dívidas, é fundamental estejamos empenhados em não contraí-las e a conquistar créditos de trabalho no campo do Bem e do aprimoramento espiritual, adquirindo aquela riqueza que, no dizer de Jesus, as traças não roem, a ferrugem não corrói, nem os ladrões roubam.

            O problema é que aqui aportando, visão espiritual prejudicada pela armadura física, deixamos que prevaleçam os interesses humanos.

            Sofremos uma inversão de valores.

            Se as coisas correm mal, clamamos ao Céu.

            Se correm bem, distraímo-nos dos bons propósitos.

            Pagamos nossos débitos cármicos com a angústia do sovina.

            Contraímos novos débitos com a avidez do perdulário.

           

 

                                                           ***

 

            Ao final da jornada, o saldo é negativo na contabilidade divina e vamos parar em regiões umbralinas, onde estagiam os maus pagadores e os esbanjadores do tempo, de onde nenhum gênio nos tirará até que nos livremos dos lastros maiores de desajustes e perturbações.

            Sofremos, choramos, clamamos pela complacência divina...

            Isso não basta. Na célebre parábola evangélica, o filho pródigo permaneceu na indigência, até cair em si e reconhecer que cometera um grande erro afastando-se da casa de seu pai. Foi quando decidiu voltar.

            Exatamente o que nos tem acontecido. Depois de muito sofrer, colhendo no umbral as consequências de nossos desatinos, experimentamos esse cair em si, a partir do que somos atendidos, esclarecidos e orientados.

            Compenetramo-nos de nossas fraquezas e mazelas, de nossos débitos cármicos, da necessidade da reencarnação…

            E começa tudo de novo.

            Assim será até que nos disponhamos, com todas as forças de nossa alma, a compatibilizar os ideais divinos com os desejos humanos, a partir do empenho por compreender a nós mesmos, habilitando-nos até mesmo a enfrentar esse autêntico desafio que é decifrar a alma feminina.

 

Ficheiro:Rembrandt Harmensz van Rijn - Return of the Prodigal Son - Google Art Project.jpg

Retorno do filho pródigo.

Óleo sobre tela de Rembrandt. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz_van_Rijn_-_Return_of_the_Prodigal_Son_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Comissão do NEPE se reúne na FEB

Brasília, DF

 

Nos dias 18 e 19 de janeiro, reuniu-se a Comissão do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB (NEPE). Na oportunidade foram feitas programações de estudo e de seminários e revisto o projeto de revista eletrônica disponível no Fórum do NEPE, no Portal da FEB. Foram realizadas gravações pela TVCEI do programa “Estudo do Evangelho à luz do Espiritismo” e de mensagens sobre o 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo. Ao final do 2º dia o coordenador da Comissão Haroldo Dutra Dias proferiu palestra pública na FEB. Todas as informações sobre o NEPE da FEB estão disponíveis no Portal: www.febnet.org.br/nepe; outras informações: [email protected];

NEPE. Estudo  revista eletrônica do Forum

NEPE-Gravação de Estudo pela TVCEI

NEPE-Reunião administração da Comissão

 

 

Eventos Espíritas programados para

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de CARLOS ROBERTO MONTEOLIVA [[email protected]])

 

 

Seminário no Centro Espírita Perdão e Caridade

Lisboa, Portugal

 

Queridos amigos,

 

Envio em anexo, cartaz informativo, para vosso conhecimento do seminário que iremos realizar no CEPC, dia 26 de Janeiro às 15horas, subordinado ao tema "A Vida Extraterrestre à Luz do Espiritismo".

 

Esta informação também se encontra no site da instituição.  

www.ceperdaoecaridade.pt

 

Agradecíamos que, se acharem pertinente, possam cooperar na divulgação deste evento.

 

Um grande abraço saudoso e muito obrigado,

Antero Ricardo

 

 

Seminário "A Vida Extraterrestre à Luz do Espiritismo"

PDF

Versão para impressão

Enviar por E-mail

 

Share on Facebook

vida extra 14

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

CANCELADA

Palestra com Ditinha no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA  FRANCISCO  DE  ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ  Nº 522 -  AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE A

 

DRA. BENEDITA  HELENA  CALIXTO

“ DITINHA “

Palestra Ditinha-27-01-14 (3).jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DA  CIDADE  DE

JOSÉ  BONIFÁCIO

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 22/01/2014

ÀS  20,00  HORAS

TEMA:

“  EM DIREÇÃO  AO  AMOR  “

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR A PALESTRA DESTA QUARTA-FEIRA DIA 22/01/2014 COM A DITINHA NÃO SERÁ REALIZADA, SERÁ REMARCADA PARA OUTRA DATA OBRIGADO ABS. LUIZ.

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

GILBERTO  PARDIM  MILLÁ.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 22-01-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  DESCOBRINDO  O  AMOR  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Palestra com Plínio Bueno Penteado Jr. na

Casa Espírita Antonio Bernardes Ferreira. São Paulo, SP

:Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

AME-MG Curso Princípios Médico-Espírita 2014

Belo Horizonte, MG

 

(Informação em email de [email protected])

 

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 



segue a programação:

25/1 - Porque utilizar os conhecimentos da Doutrina Espírita na área profissional - Jaider Rodrigues de Paula

1/2 - Relato das experiências da AMEMG: Grupo Bem-vindo à vida - Lilian Nobre

8/2 - Relato das experiências da AMEMG: Desdobramento terapêutico - Artur Pena

15/2 - Relato das experiências da AMEMG: Tratamento espiritual: passe magnético e evangelho terapia - Luciana Parreiras

22/2 - Relato das experiências da AMEMG: Psicooncologia - uma jornada com o paciente de câncer - Letícia Talarico

8/3 - Relato das experiências da AMEMG: Tratamento dos transtornos mentais - Kellen de Paulo

15/3 - Relato das experiências da AMEMG: Dependências e co-dependências - Rose Simões

22/3 - Deus - Olinta Fraga

29/3 - Espírito - Oswaldo Hely

5/4 - Mente e consciência - Roberto Lucio Vieira de Souza

12/4 - Mediunidade e saúde - Oswaldo Hely

26/4 - Perispírito: saúde e doença - Gilson Freire

10/5 - Reencarnação e saúde - Roberto Lucio Vieira de Souza

17/5 - Lei de Causa e Efeito na Saúde e Doença - Oswaldo Hely

24/5 - Chacras ou centros de força (SEMINÁRIO - 9 ÀS 12) - Martinho Meneses

31/5 - Fisiologia e Aspectos Psicológicos da Desencarnação - Eric Ávila

7/6 - A importância de Deus na elaboração do diagnostico - Jaider Rodrigues de Paula

5/7 - A importância da família para a saúde - Kellen de Paulo

12/7 - Valorização da vida: gestação, parto e maternidade à luz da reencarnação - Valeria Santana

19/7 - A ação do pensamento como vetor de saúde ou doença - Andrei Moreira

26/7 - Honrar vosso pai e vossa mãe - um elo com o Divino - Grazielle Serpa

2/8 - Afinal o que promove a cura? - Walkiria Alves

9/8 - A prática da caridade como ação terapêutica - Artur Pena

22 a 24/8 - Congresso anual Amemg

30/8 - Depressão: uma abordagem médico espírita - Jaider Rodrigues de Paula

6/9 - O medico ou o terapeuta como curador? - Leandro Santos Franco

13/9 - Homeopatia e Espiritismo - Ricardo Cortês

20/9 - As bases das dependências químicas, afetivas, sexuais e espirituais. - Valeria Santana

27/9 - O perdão como atitude para a cura integral - Lígia Pompeu

4/10 - Pânico e outros transtornos de ansiedade - Carlos Sobreira

11/10 - Do amor humano ao universal - Walkíria Alves

18/10 - A oração como fonte de saúde - Claudita Gallegos

25/10 - Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal (SEMINÁRIO - 9 ÀS 12) -
Andrei Moreira

1/11 - Fe, esperança e gratidão: sintonia com a vontade Divina. - Joana Parreiras

8/11 - Suicídio: Prevenções e Consequências - Marcus Renato Ribeiro

22/11 - Transtornos alimentares - Ana Paula Pardini / Olinta Fraga

29/11 - E vós, o que fazeis de especial? - Lenilson Ferreira

13/12 - Curas de Jesus (9 às 12) - Marcus Renato Ribeiro

 

 

Atualização do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Confira:

 

PodSaber #21 já está no ar! Especial Pesquisas Históricas apresenta a terceira parte do estudo de "Há 2.000 anos"

20/01/2014

 

 

Pedro Leopoldo: a arqueologia mais antiga da América

20/01/2014

Por Lúcia de Belo Horizonte | 27/02/2012 | In: Estradas e caminhos

 

A universalidade do pedroleopoldense Chico Xavier

20/01/2014

Por Jhon Harley Madureira Marques

 

Serviço Espírita de Informações divulga imagem de sua primeira edição em 1965

20/01/2014

 

 

Obra anterior a "Nosso Lar"

20/01/2014

Do livro "A vida além do véu – As regiões inferiores do céu" (mensagens espíritas recebidas e escritas pelo Rev. G. Vale Owen, vigário de Orford, Lancashire)

 

PodSaber #20 apresenta a segunda parte do estudo de "Renúncia", obra psicografada por Chico Xavier pelo espírito Emmanuel

20/01/2014

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

 

 

Peça de Teatro: O Céu pode esperar

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Cine Debate, na COBEM

Salvador, BA

 

 

Imagem inline 1

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 

Trabalhemos todos, pela Unificação do movimento espírita!!

“O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.” 
“Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendam.” 
(Allan Kardec (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Item VI). 

 

 

(Informação recebida em emails de ASCOM COBEM3 [mailto:[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Figurino

 

Pelo Espírito Scheilla. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Marcadas. Lição nº 14 - Página 61.

 

À medida que se alteia o padrão cultural, preocupa-se a pessoa humana com o próprio aspecto.

É preciso impressionar de maneira agradável.

E a moda entra em ação para solucionar-lhe o problema.

Movimentam-se alfaiates e modistas, lojas e gabinetes, agulhas e trenas para o mister da costura.

Confecção simples e alta confecção.

Surgem as criações para inverno e verão, outono e primavera, em linhas especiais segundo as sugestões de tempo e clima.

Combinações e negócios felizes, no mundo, quase sempre se realizam conforme as credenciais do figurino e, por isso, homens e mulheres capricham no concurso de esbeltez e elegância que levam a efeito cotidianamente, nas ruas.

Não nos esqueçamos, porém, de que somos igualmente observados no reino da verdade, através do porte espiritual que adotamos.

Nossos pensamentos são as criações de que se nos veste a personalidade autêntica e, por eles, somos conhecidos, vistos, ouvidos e analisados na Vida Superior, cabendo-nos o dever de buscar em Jesus o modelo das nossas atitudes e decisões.

Nos círculos terrestres, os requerimentos à autoridade humana, para serem considerados, reclamam primor de apresentação.

E, no Mundo Espiritual, muitas vezes, depois dessa ou daquela petição aos Administradores Celestes, temos ouvido, de coração opresso:

- “Filha Repare Seu Figurino”.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

Amanhecer em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Publicação do “Jornal Espírita”

de Três Lagoas, MS

 

 

(Texto recebido em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

Lagoa em Três Lagoas, MS. Foto recebida do jornalista Luiz Corrêa.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP