Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 17 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/17-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

16-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/16-05-2014.htm

15-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/15-05-2014.htm

14-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/14-05-2014.htm

13-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/13-05-2014.htm

12-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/12-05-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Biografia de Arthur Conan Doyle em vários textos diários

 

(1)

(Texto em PDF recebido em email de Elsa Rossi)

Sherlock Holmes em ilustraçoes de 1904 por Sidney Paget

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes

Acesso aos 16-05-2014; 20 hs.

 

 

 

Relembrando Arthur Conan Doyle

Assista esta interessante entrevista com legenda em português

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=XWjgt9PzYEM

 

 

(Colaboração recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Mannheim, Alemanha

 

15 de maio de 2014

 

Na quinta-feira, 15 de maio de 2014, o Peregrino de Jesus, Divaldo Pereira Franco, retornou à bela Mannheim, na Alemanha, atendendo ao convite do Grupo Freundeskreis Allan Kardec, para falar sobre a Gentileza, contando com o auxílio da eficiente e dedicada tradutora Edith Burkhard para verter a conferência ao Idioma Alemão. Preparando o momento especial que viria a seguir, Flávio Benedito apresentou belíssimas composições ao piano.

Divaldo iniciou sua narrativa referindo-se ao atomismo Grego, onde a razão e a lógica eram apresentadas em lugar do sentimento e da crença. Citou o surgimento, nesse período, de Blaise Pascal, físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, que desde criança demonstrou ser um gênio. Pascal formulou o conceito envolvendo o espírito de geometria e o de finesse. O primeiro é caracterizado pela aptidão particular, pela inclinação para a dedução, é metódico, geométrico, aplicando essa forma de pensar em tudo, em todas as áreas do conhecimento. Já o espírito de finesse é flexível, maleável, sutil, desembaraçado, e conforme Pascal, vê as coisas em um só relance.

Apoiado nesses conceitos, Divaldo disse que a sociedade humana se encontra em uma encruzilhada. De um lado o espírito de geometria, prevalecendo a lógica, a razão, e de outro o espírito de finesse, onde os pontos fortes são a gentileza, a harmonia, a beleza e as artes, porém, acrescentou o lúcido conferencista, somente com as duas vertentes desenvolvidas e harmônicas entre si é que levarão a criatura ao espírito de amor.

Neste momento de alta cultura, o ser humano em geral torna-se criminoso legal, através do suicídio, da pena de morte, do aborto delituoso. A Humanidade tem produzido pessoas educadas e isolacionistas, assim, o indivíduo é estimulado e educado para possuir, para gastar e gozar.

A Doutrina Espírita tem contribuído para trazer o homem de volta para a atualidade do Evangelho de Jesus como terapia para o sofrimento. Ela afirma que o perdão está no amor, que o caminho da nossa redenção é a caridade como a entendia Jesus. A caridade, frisou o nobre expositor, é a gentileza de Deus ao alcance de cada indivíduo, e todos podem ser gentis.

A gentileza, asseverou o Arauto do Evangelho, é a solidariedade, é o sentimento de amor, são os pequenos detalhes em prol do próximo, a gentileza não é covardia, pelo contrário, é coragem. A nova proposta do Cristianismo é o culto da gentileza. O homem possui a capacidade de mudar o mundo quando consegue se transformar para melhor de dentro para fora. Quando o indivíduo é gentil transforma-se em um foco de luz.

Finalizando, afirmou que Blaise Pascal tinha razão. Se as criaturas humanas unirem a lógica, a razão e a gentileza ao amor, teremos uma sociedade feliz. Para que todos pudessem retornar renovados sugeriu aos que estiverem com sentimentos de amargura, de ódio, com mágoas, que mudem de atitude, perdoando, desculpando. Salientou que quem agride não é mau, o agressor somente está com problemas sociais, emocionais, econômicos. Com a adoção da psicologia da gentileza o indivíduo torna-se mais humano e volta à Jesus. Todos retornaram jubilosos ante a oportunidade de renovação, e o semeador prossegue na semeadura das sementes do evangelho no solo dos corações humanos.

 

         Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

                      Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 Registro. Primeiro Encontro de Filosofia Espírita na Europa

Cracóvia, Polônia

 

 

(Informação recebida em email de CEI Europa Boletins [[email protected]])

 

 

Texto em inglês

 Programação de Conferência pela Sociedade Espírita Carolinas/SSC.  Charlotte, NC, EUA

 

Dear Friends and Spiritist Friends! EmojiEmojiEmojiEmojiEmojiEmojiEmoji
 
I hope you are doing well.
Spiritist Society of the Carolinas/SSC are sponsoring a Spiritist Conference on August 17, 2014 in the morning for approximately 30 people in Charlotte, NC. We are seeking a donation for space to hold  the conference. SSC is a non-profit organization and all of us are always volunteering our time and service. Do you know anyone who would like to donate a space for this Spiritist event? Furthermore, we can give one receipt in exchanging for the rented space. It can be tax deducted.
"Kill the Desire to Kill - No Abortion, No Homicide and No Suicide", it is our Spiritist  theme.
Our Spiritist Speakers are:

  • Mauricio Cisneiros Filho - President of the United States Spiritist Council and founder and current president at the Christian Spiritist Study Center. He is an active International and National Speaker in the Spiritist movement.
  • Jussara Korngold - Founder and president of the Spiritist Alliance for Books (SAB) and founder and director of the Spiritist Group of New York, located in Manhattan, New York City. She is an active International and National speaker in the Spiritist movement.
  • Julio de Carvalho - Co-founded the Spiritist Center Divine Light in Newark-NJ. He is an active International and National Speaker in the Spiritist movement.

 Friends help friends, thanks for your support.

Please, feel free to contact us.
 
Janete, Darryl and BP Barringer
Founders of Spiritist Society of the Carolinas
704 885 0024
www.spiritismtoday.wix.com/spiritism-today


 (Informaçao recebida em email de  Janete Lima [[email protected]])

 

 

 

 I Encontro Baiano de Extensão e Pesquisa em Espiritualidade

Ondina (Salvador) , BA

 

 

(Informações recebidas em emails de ASCOM COBEM3 [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no Joanna de Cuza

São Paulo, SP

Circular: GEJC-005/2014

São  Paulo,  10  de  Maio de  2014

O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA convida ao público em geral,  a assistirem no dia 18 próximo (domingo), às 16:00 horas,  a palestra espírita O ERRAR É HUMANO E PERDOAR TAMBÉM, com o expositor espírita Manolo Quesada (ver no Google).

O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA – ([email protected]), está sediado à Rua Antônio Comenale 159, CEP: 04850-010, Parque Cocaia/GRAJAÚ-SP/SP.

Será assegurado lugar (cadeira) a quem se manifestar em tempo.

(a) Jaime  Vianna

JAIME   VIANNA

Presidente – 982.50.5820-Tim

(Informações recebidas em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

 

 

 Núcleo Espírita Chico Xavier disponibiliza seus vídeos

no Portal do Youtube

 

 

Imagem inline 2

 

Informamos que está disponível, no Portal do YouTube, o Canal de vídeos do Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX).

Para visitá-lo acesse o link http://www.youtube.com/user/necxniteroi.

A finalidade é oferecer um acervo online de vídeos produzidos pelo NECX sobre a Doutrina Espírita.

Visite e confira o evento comemorativo do IV ano de fundação  - disponibilizado em quatro capítulos - realizado em 26 de abril de 2014, com as participações de Anatasha Meckenna, Eurípedes dos Reis e Neuza de Assis.

Oportunamente serão disponibilizados novos videos de eventos e palestras espíritas. 

Divulgue e prestigie.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

R. Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de Márcio Hungria)

 

 

 

 11º. Encontro de Espiritismo de

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva)

 

 

 II Encontro Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

Informações:

Para participar paga-se apenas R$ 10,00 por pessoa, válido para todos os dias e horários. Basta fazer um depósito identificado no Banco do Brasil na Ag. 6675-3 c/p 5458-5.

Depois cadastre-se no site www.useipresidenteprudente.com.br e leve o comprovante identificado na sexta-feira às 16 horas para retirar o material, ou compareça um pouco mais cedo à noite.

Abraços Fraternos

Lourival Silveira

(Informação repassada em email por Regina Bachega)]

 

 

 

 Palestras no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 Palestra com Antonio Carlos Felcar no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Palestra no “Allan Kardec” com Luiz Augusto Macedo

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

nova frente CEAK.JPG

CONVITE PARA PALESTRA.

DIA 19/05/14 – SEGUNDA-FEIRA AS 20:00 HORAS.

PALESTRANTE:- DR. LUIZ AUGUSTO DE MACEDO.

macedo.jpg

TEMA:- O BÔNUS-HORA.

OBS.:- A transmissão dos passes inicia às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 Palestra neste domingo no Seara Espírita Joanna de Angelis com Maristela Succi Bosso. Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

 3º. Encontro de Evangelizadores

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 Site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

Assim mesmo...

15/05/2014

Por Cezar Carneiro de Souza | Uberaba | MG

 

Divaldo Franco fala da reencarnação de Emmanuel

15/05/2014

Entrevista foi concedida ao Diário do Litoral, de Camboriú, Santa Catarina, para a edição dos dias 10 e 11 de maio de 2014

 

Com lançamento marcado para 3 de julho, "O Céu é de Verdade" promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro

15/05/2014

Baseado no best seller homônimo, o filme conta a história real de um menino de 3 anos que se encontrou com Jesus no céu

 

3° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea e Grupo Espírita Irmão Gabriel é divulgado pela TV Casa Branca

15/05/2014

Assista agora no YouTube!!!

 

Entrevista com Arthur Conan Doyle está no YouTube com legendas em português. Trata-se do único registro audiovisual conhecido do autor. Em breves minutos, Conan Doyle fala sobre Sherlock Holmes e Espiritismo

15/05/2014

Assista agora essa preciosidade histórica e documental para a Doutrina Espírita

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

(Informe recebido em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Rodízio de Pizzas em prol da Fraternidade Espírita O Bom Samaritano e Colégio Espírita Luiz Sérgio de Carvalho. DF

 




--

 Alexandre Magno
  (61)   9694-4899 (Vivo)

           9116-5051 (Claro)

           8598-3432  (Oi)
           8220-9077 (Tim)
           3401-2653 (FEBOS)

Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

 

(Informação recebida em email de Alexandre Magno [[email protected]]

 

 

 

 Pedido de ajuda. ADEFA- Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba e região.

 

Prezados (as) Amigos (as),

A Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba e Região (AADEFA) precisa da sua ajuda.

Um trabalho com mais de 34 anos de existência pode deixar de existir no município de Araçatuba.

Vamos permitir que isto acontece?

Mais de 50 usuários podem ficar sem atendimentos especializados. Atendimentos estes de suma importância para manutenção da vida destes deficientes.

Na tentativa de resgatar este trabalho várias ações estão sendo feitas pelo grupo de voluntários da instituição.

Conheça um pouco o trabalho realizado pela AADEFA e colabore.

www.aadefa.org.br

https://www.facebook.com/aadefa1980

Telefone: (18) 3117-7430

Endereço: Rua Amazonas, 745 - Jardim Paulista / Araçatuba - SP

 

 

Atenciosamente,

Leonardo Pereira

Conselho Administrativo Interino

 

(Informação recebida em email de Comunicação AADEFA [[email protected]])

 

 

 

 O grave equivoco do orgulho

 

 

Raul era oftalmologista. Seus anos de clínica e cirurgia lhe haviam granjeado fama e dinheiro. Embora os aplausos do mundo, os trabalhos premiados, era um coração bondoso.

Jamais perguntava ao paciente se dispunha ou não de recursos amoedados para pagá-lo. Simplesmente o atendia.

Estudioso e pesquisador, os anos lhe permitiram aprimorar a técnica cirúrgica e, com alegria, via-se a devolver a vista a cegos.

Seu mundo era a ciência, a família, e seus inumeráveis enfermos.

Uma de suas filhas se casou e se tornou mãe de uma linda menina. Os seus olhos eram formosíssimos e Raul se apaixonou pela neta. Sempre que possível, a tomava nos braços, saíam a passeio.

A menina, por sua vez, adorava o avô.

Certo dia, a garota adoeceu gravemente. A enfermidade lhe afetou os olhos. Raul não comia, nem dormia. Ficava ao lado da doentinha, enquanto devorava os livros, buscando uma forma de devolver a luz para os olhos que eram sua própria vida.

Sua habilidade conseguiu fazer com que ela voltasse a enxergar com um dos olhos. Mas o outro deslocou-se de sua órbita e ficou irremediavelmente perdido.

Raul pareceu enlouquecer.

Logo ele, que devolvera a vista a tantos, se via impotente ante a tragédia da neta.

Para que lhe servia a ciência? – Perguntava-se. Para nada.

Acabrunhado, principiou por negar a se alimentar. Alguns dias ainda se serviu de água. Depois, passou a recusá-la também.

Murmurava entre dentes: Já não sirvo para nada. E quando não se serve para nada, é melhor deixar o lugar para outro.

Morreu de fome. Orgulho e rebeldia o perderam. Uma vida tão cheia de bênçãos jogada fora.

O orgulho o cegou. Ao se ver impotente para resolver o problema da neta, seu desespero chegou a um grau superlativo.

Impossibilitado de servir a quem tanto amava, preferiu morrer. Não pôde suportar a ideia de sua pequenez, de seu poder limitado.

*   *   *

O fato bem pode nos servir de alerta. Quantos nos cremos o suprassumo da sabedoria e não nos damos conta que, mesmo que abracemos a ciência toda da Terra, muito limitado ainda será nosso saber.

Porque ante tantos mundos, tanta luz e grandeza do Universo, podemos simplesmente nos considerar alunos da grande universidade do infinito.

O verdadeiro sábio é o que reconhece as suas conquistas, mas aquilata, igualmente, o quanto ainda lhe é desconhecido. Por isso se empenha a cada dia a galgar mais um degrau no conhecimento.

Para o homem, tem sido algoz terrível o orgulho. Quantas mentes avantajadas, personalidades ilustres têm se perdido pelo orgulho.

Orgulho que faz com que a criatura se creia infalível, insuperável. E, contudo, somente Deus, o Pai, é infalível, onipotente, por ser a perfeição absoluta.

*   *   *

Todos os grandes heróis do pensamento, os mártires da fé e os santos da renúncia para alcançarem o êxito dos objetivos a que ligaram a existência, se firmaram na humildade, por saberem do pouco valor que representavam ante as grandes diretrizes da vida.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Orgulho também é um erro, do livro
Reencarnação e vida, de Amália Domingo Soler, ed. Ide e no verbete Humildade, do livro
Repositório de sabedoria, v. 1, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo
Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 16.5.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Porto em Akko (Acre). Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]