Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 26 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/26-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

24-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/24-05-2014.htm

23-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/23-05-2014.htm

22-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/22-05-2014.htm

21-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/21-05-2014.htm

20-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/20-05-2014.htm

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Incondicional

 

 

Só podemos encontrar paz e felicidade no amor quando abrimos mão das condições que colocamos no nosso amor pelos outros.

Assim inicia um dos capítulos da obra Os segredos da vida, a doutora Elizabeth Kübler-Ross, célebre estudiosa suíça, pioneira devotada ao trabalho com pacientes terminais.

Continua ela dizendo que geralmente impomos as condições mais duras àqueles que mais amamos.

O processo de abandonar condições e expectativas é extremamente difícil, porque, desde que nascemos, nos ensinaram o amor condicional.

Seríamos amados se fôssemos dóceis, obedientes, estudiosos, bem-comportados e por aí adiante. Havia sempre um “se”.

A escritora ainda afirma que uma das poucas ocasiões em que recebemos amor incondicional é quando nossos filhos são bem pequenos.

Eles não se importam com nosso status, o nosso dinheiro ou as nossas realizações. Eles simplesmente nos amam.

Somos nós que acabamos lhes ensinando a colocar condições no amor quando os recompensamos ao sorrir, tirar boas notas e ser o que queremos que eles sejam.

Se amássemos nossos filhos apenas um pouco mais incondicionalmente, por um pouco mais de tempo, talvez pudéssemos criar um mundo muito melhor para se viver.

*   *   *

A proposição de Kübler-Ross pode parecer um clamor utópico, é certo.

Uma realidade ainda muito distante, tendo em vista o nível de nossos relacionamentos atuais no mundo. Mas que isso não nos impeça de começar a trabalhar em prol dessa conquista.

Talvez a primeira tentativa esbarre no sentimento do medo, do medo de não ser correspondido, de não ser reconhecido.

Mas, ao compreender que a alegria, a gratificação que procuramos, está sobretudo no dar e não no receber, perceberemos que mesmo o gesto de amor que parece não ter sido identificado, quem dera retribuído, nos preenche, nos faz um bem muito grande.

O maior beneficiado do amor incondicional é sempre seu doador. Quando se acende uma lâmpada – disseram um dia – a primeira superfície que se ilumina é ela mesma.

Está aí a recompensa do amor.

O criador, quando na intimidade de seu universo infindo, deu vida ao amor, fê-lo autossustentável. Em sua essência ele não apresenta condições.

Lembremos de uma situação em que pudemos fazer um bem a alguém. Uma felicidade que tenhamos proporcionado, ou um pequeno favor que seja.

Recordemos do prazer sentido, do sentimento talvez indescritível de tranquilidade, de uma certa paz.

Pois é esse sentimento que a natureza plantou em nosso íntimo, para que procurássemos o bem, para que procurássemos o amor.

É a lei de amor se manifestando em uma de suas milhares de formas.

Busquemos, assim, o amor sem exigências, sem cláusulas, e nos deleitemos com a felicidade de amar.

*   *   *

Nossos filhos merecem nosso amor, independentemente se são bons filhos, se vão bem na escola, se são obedientes.

Na função de cocriadores, missão divina recebida, nosso compromisso maior está em amar.

Grande parte dos distúrbios, dos desequilíbrios trazidos pelos Espíritos em suas novas empreitadas terrenas, consegue suavização apenas através do amor.

Precisamos mostrar aos nossos rebentos que são amados.

Para isso, cabe a cada pai, a cada mãe, a busca pelo aprimoramento na arte de formar caracteres, a busca pelo estudo que lhes orientará sobre a melhor forma de colocar seu amor em prática.

 

Redação do Momento Espírita, com base no
livro Os segredos da vida, de Elizabeth Kübler-Ross e
David Kessler, ed. Sextante.
Em 23.5.2014.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Trevo de acesso a Nova Alvorada do Sul, MS. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Biografia de Arthur Conan Doyle em vários textos diários

 

......Continuação

 (5)

 

Arthur Conan Doyle

22 de maio de 1859 - 7 de julho de 1930

 

 

 

(Texto em PDF recebido em email de Elsa Rossi)

 

A foto  mostra  filhos de Arthur Conan Doyle brincando no caminho  que leva à sua casa. Undershaw. Cerca de 1900.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:UndershawCirca1900.jpg 

Acesso em 25-05-2014, ás 8 hs.

Estátua de Sherlock Holmes em Edimburgo, Escócia. Foi erguida defronte do local onde ficava

a casa onde nasceu Conan Doyle, demolida em 1970.  Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Acesso em 25-05-2014, às 8 hs.

 

 

 

Relembrando Arthur Conan Doyle

Assista esta interessante entrevista com legenda em português

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=8EOYl9Z0wB8

 

 

(Fonte Youtube)

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Milão Itália

 

Convite - Milão, quarta-feira 28 de maio. 
Palestra "O SEXTO SENTIDO" com Divaldo Franco
Para quem não conhece Divaldo Franco, ele é BRASILEIRO e estará fazendo palestra em
Milão nesta quarta-feira dia 28, com Patrocínio Institucional do Consulado Brasileiro e da Província de Milão. A nossa proposta é aquela de USAR A NOSSA ENERGIA para prestigiar quem dignifica a nossa terra, faz crescer o nosso país e conhecer o coração brasileiro. Aquele do amor, da caridade, da ajuda ao próximo, da dignidade. Um homem que chegou aos 87 anos fazendo tudo o que lhe foi possível, transformando um sonho em realidade para contribuir positivamente para a nossa sociedade. Sao 3.200 crianças hospedadas quotidianamente na Mansão do Caminho, em Salvador. 250 livros escritos, dos quais 94 traduzidos em 19 línguas. Gratos e felizes por quem poderá participar e aprofundar um tema que diz respeito a todos nos: A mediunidade.

 

Para reservas: http://sds-divaldofranco.blogspot.it

 

 

(Informação recebida em email de Regina Zanella)

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Linz, Áustria

 

23 de maio de 2014

 

 

O dia era 23 de maio de 2014, uma sexta-feira, no período da tarde o Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo Pereira Franco, desbravando fronteiras, foi pela primeira vez levar a mensagem consoladora do espiritismo à belíssima cidade de Linz na Áustria, nas instalações da Johannes Kepler Universität, falando sobre Ciência e Espiritismo.

O Arauto do Evangelho fez um relato histórico a partir do Século XVI, o século dos grandes cientistas, apresentando os feitos de Lorde Francis Bacon, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Blaise Pascal, entre outros, além de relatar a evolução do pensamento materialista. Fazendo uma conexão com o conhecimento científico de então, Divaldo apresentou os fenômenos ocorridos com as irmãs Fox, em Hydesville, em Nova Iorque/EUA, chegando até ao professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que através de métodos ainda rudimentares, revelou todo um novo mundo, vindo a seguir a ser convidado, sob o pseudônimo de Alan Kardec, a publicar no dia 18 de abril de 1857, em Paris, O Livro dos Espíritos.

O nobre conferencista ainda abordou o trabalho produzido por Carl Gustav Jung sobre Self, - o espírito -, a Sombra, - as heranças reencarnatórias -, o estado Numinoso, ou a Individuação, que coloca o indivíduo diante de Jesus, falando sobre o Reino dos Céus. Avançando no campo do conhecimento científico, o Semeador da Boa Nova citou também o geneticista Francis Collins, líder do Projeto Genoma Humano Internacional, trabalhando no que há de mais moderno em torno do estudo do DNA, o código da vida. O brilhante cientista americano, biólogo, afirmou que essa grande pesquisa certifica como Deus criou a criatura humana. É um cientista apresentando evidências de que Ele existe.

Neste mesmo sentido, Divaldo destacou as conclusões a que chegou o astrofísico inglês Sir James Jeans que afirmava: os cientistas dizíamos que o universo é uma máquina, mas agora sabemos que é um pensamento que se expande e se contrai. Adentrando-se por essa linha, Divaldo relatou os fatos envolvendo o maior neurocirurgião dos EUA, Herbert Alexander III, que foi vítima de meningite, entrando em coma, com morte cerebral por sete dias, vivendo com auxílio de aparelhos e o cérebro sem reação nenhuma. Seus colegas resolveram desligar os aparelhos para que ele morresse, porém, trinta minutos antes disto ele despertou, explicando que durante os sete dias vivera em um local diferente.

Após esse episódio Herbert Alexander III escreveu o livro O CÉU EXISTE. Ele que era materialista, após viver este fato, passou a afirmar que fora do cérebro se pode pensar e que nós somos energia pensante. O fascinante é que a doutrina espírita demonstra isto no laboratório da mediunidade. A ciência espírita está ao lado do conhecimento cientifico moderno, a cada dia a ciência nos leva a imortalidade da alma.

Finalizando a enriquecedora conferência, Divaldo afirmou: é muito agradável saber que eu não vou   morrer, que em breve mudarei de estado vibracional, acho fantástico e aproveito todas as horas. Desejo ir, para poder voltar, por que a beleza na crença da imortalidade da alma é algo que nos enriquece e explica todas as aparentes anomalias que aí estão. O espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais, que nos leva a um estado de religiosidade.

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

                           Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Encontro com Haroldo Dutra Dias

Estado do Rio de Janeiro

 

 

(Informações recebidas em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

 

 

III Consedi. Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Divinópolis, MG


 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Programação na Casa Espírita “Fonte Viva de Luz”

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Veja informes e programações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Seminário com Armando Falconi

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Palestra com Plinio Penteado Jr. no C.E. Luz e Verdade

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acessar aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

4º. Sarau Espírita em

Marília, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

O Departamento de Mocidades Espíritas solicitou a divulgação abaixo.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

" Pessoal, se alguém ainda não fez sua inscrição para o nosso Sarau Espírita, pode fazê-la pelo seguinte link:

 

:https://docs.google.com/forms/d/1Mno24nrX6-RRX3cnTl9a09LBqXOttk8p_4kEKiFkKaI/viewform?usp=mail_form_link

Mais informações poderão ser obtidas através dos seguintes contatos:

Departamento de Mocidades  - Regional Marília:
Juliana Moraes – 
(14) 99613-4917
Filipe Felix – (14) 99613-4971

Departamento de Mocidade  - Intermunicipal Marília :
Cristiano Tonini - 
(14) 99797-6540

Contamos com a presença de todos para passarmos uma tarde agradável.
Desperte seu lado artístico!"

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Festival de Caldos do CEIJO

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Noite do Caldo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Iniciação Mediúnica

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Temas da Vida. Lição nº VII. Página 29.

 

Assinalas contigo o fenômeno mediúnico e ante as emoções diferentes que te invadem o mundo íntimo, experimentas a perturbação e a dor...

Em vista disso, rogas orientação e socorro. Não olvides, porém, que o problema reside em ti mesmo e que não te reajustarás sem a própria cooperação.

O médico poderá ser competente e caritativo, entretanto, não dispõe de recursos para salvar o enfermo que não deseja curar-se.

Se pretendes equilíbrio e segurança, antes de tudo, através da oração, solicita à Divina Providência te auxilie a policiar a própria mente, sustentando o bem a teu próprio favor.

Em seguida, trabalha na extensão desse mesmo bem, quanto estiver ao teu alcance, porque todos os processos de obsessão, quase sempre nascidos da força mediúnica inconsciente, crescem na medida de tuas horas inúteis.

Assim sendo, ainda mesmo com sacrifício cumpre teus deveres no lar ou no círculo de trabalho em que o Senhor te situou a existência, empregando o cérebro e o coração naquilo que possas realizar de melhor. E, além das obrigações naturais que te enriquecem a luta, refugia-te no estudo nobre e na caridade incansável, alavancas seguras de tua libertação.

O livro edificante opera o saneamento da alma, descerrando-te os mais elevados caminhos da Terra e o serviço prestado desinteressadamente ao próximo ampara-te com os valores da simpatia, angariando-te as bênçãos do Céu.

O doente a quem ajudas será remédio em tuas feridas e o desesperado a quem reconfortas será consolo em teu coração.

Não reclames do Cristo o milagre de teu reajuste. Pede ao Mestre Divino te conceda serviço e entendimento, para que restaures a ti próprio, enfileirando-te entre os servidores leais da luz.

Não te queixes dos adversários e perseguidores desencarnados. Eles são nossos próprios companheiros, afetos do nosso “ontem”, que deixamos à retaguarda, em muitas circunstâncias, envenenados por nossas próprias ações destrutivas.

Se aguardamos proteção e carinho dos benfeitores que se erguem na Altura, acima de nós, como fugir ao concurso aos nossos irmãos menos felizes, que sofrem, dementados, entre a delinquência e a miséria, para que se retirem do tenebroso vale das sombras, ao qual, muitas vezes, se arrojaram com o impensado impulso de nossas mãos?

Oferece-lhes, assim, o teu exemplo vivo na paciência e na abnegação, na fé e na caridade, na tolerância e no dever dignamente cumprido, para que leiam em tua vida a cartilha da própria transformação.

Não basta, pois, desenvolver a mediunidade que trazes, latente. É indispensável te aprimores, através do trabalho e da prece, com bases na fraternidade e no estudo, para que te faças operário do Cristo com que o Cristo possa contar.

Não percas tempo, entre o anestésico do desânimo e o fel da lamentação.

Devotemo-nos ao bem de todos, aprendendo e auxiliando, amando e servindo sempre.

Ser “médium” significa ser “medianeiro”.

Não vale, desse modo, apenas guardar o título. É imprescindível a nossa expansão no discernimento e no mérito, na compreensão e na bondade, com utilidade para os outros e aperfeiçoamento de nós mesmos, que nos habilitem a ser devotados artífices do amor e fiéis mensageiros da luz.

 

(Informação recebida em email de Antonio Savio de Resende [[email protected]])

 

 

Chico Xavier, o médium espírita exemplo. Aqui Chico, em plena juventude, lê mensagem recebida em sessão do C.E. Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, MG. Foto de O Globo, republicada no livro Notáveis Reportagens com Chico Xavier, do IDE, Araras, SP.

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]