Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 20 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/20-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/19-05-2014.htm

17-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/17-05-2014.htm

16-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/16-05-2014.htm

15-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/15-05-2014.htm

14-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/14-05-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Biografia de Arthur Conan Doyle em vários textos diários

 

......Continuação

 (3)

 

Arthur Conan Doyle

Retratado por Sidney Paget, 1897.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Acesso aos 19/05/2014- 7 hs.

 

 

 

 

(Texto em PDF recebido em email de Elsa Rossi, Londres)

Casa de Arthur Conan Doyle; em. Tennison Road, South Norwood, Londres.

Fonte da imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Arthur_Conan_Doyle_house.JPG

Acesso no dia 19-05-2014. 8 hs.

 

 

 

Relembrando Arthur Conan Doyle

Assista esta interessante entrevista com legenda em português

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=8EOYl9Z0wB8

 

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Copenhague, Dinamarca

 

18 de maio de 2014

 

Na tarde chuvosa do dia 18 de maio de 2014, domingo, após o deslocamento de Frankfurt/Alemanha, assim que amanhecera o dia, o Peregrino de Jesus, Divaldo Pereira Franco, retornou a Escandinávia, à bela cidade de Copenhague na Dinamarca, atendendo ao convite do GEEAK - Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec -, para abordar a temática da Psicologia da Gratidão. Divaldo, acompanhado pelo casal Ênio e Jaqueline Medeiros, brasileiros do Rio Grande do Sul que o acompanham nessa jornada europeia, chegou à Copenhague às 11h30min e às 14h00h iniciou o seu profícuo trabalho que se encerrou às 17h30min.

Divaldo iniciou esclarecendo que na maioria das vezes em que se comenta sobre a gratidão, os indivíduos têm a sensação de um sentimento controvertido, em razão de buscar a retribuição, porém, assim não deveria ser. Nunca espere o reconhecimento, afinal, a vida grata é uma vida rica. Elucidou que todos necessitam de metas, ou um sentido psicológico para viver, todos aqueles que vivem sem ter um sentido existencial, em verdade não vivem, vegetam.

A doutrina Espírita nos propõe uma meta transcendental, um sentido espiritual, além da matéria. Apresentando conceitos formulados por Viktor Frankl, médico psiquiatra austríaco, em sua obra Em busca de Sentido, que afirmava que o sentido da vida é amar, o Semeador de Estrelas aprofundou a temática da gratidão à luz dos conceitos doutrinários.

Todos devem ser gratos, afiançou o ilustre orador, gratos por estar no corpo, por ter sido criado espírito, que teve um princípio e jamais terá um fim, gratos pela vida que prossegue ora no corpo, ora fora dele. Citando Albert Einstein, que afirmava: o amor é a gravidade que une as pessoas, destacou esse sentimento elevado como meta a ser conquistada.

As pessoas, de uma maneira geral, possuem o verniz da educação, são educadas até o momento em que sofrem uma agressão. A Gratidão é um valor ético-moral, e citando alguns arquétipos, esclareceu que os indivíduos são criaturas que transitam entre arquétipos, o Self (espírito), o Ego (a aparência) e a Sombra (a ignorância). Referindo-se a Carl Gustav Jung, o digno conferencista asseverou que o ser humano transita no eixo ego-self, onde o ego vai se fundindo ao self na medida em que a criatura ilumina-se, que busca atingir a plenitude, de acordo com Jung.

A psicologia da gratidão, frisou, não é devolver algo que se tenha recebido, mas é reabilitar-se, é o sentimento de construir o bem, por amor à vida. Apoiando-se em sua própria experiência, sugeriu: faça uma viagem para dentro de si mesmo, ninguém necessita viver na mágoa, no ressentimento, renasça a cada amanhecer. A vida é encantadora, mesmo experimentando dores. A dor é também uma benção que Deus reserva aos seus eleitos, é o buril que nos dá vida.

Finalizando mais um excelente e elucidativo trabalho, deixou uma mensagem de otimismo e de perseverança:  se você não consegue, ainda, ser grato naturalmente, faça-o mecanicamente até adquirir o hábito, que virá com a insistência e a permanência na ação gratulatória.

Em um clima de paz e com as pessoas envolvidas em vibrações de harmonia, Divaldo foi efusivamente aplaudido. Proporcionando júbilos de alegria, respondeu várias perguntas, dirimindo dúvidas e aprofundando pontos específicos. Nos contatos finais ficou perceptível que todos, ao retornarem para seus lares, levavam consigo a esperança e o estímulo de fazer mais e melhor para si e para o próximo, compreendendo-lhe a natureza. Desde já, os participantes escandinavos estão na expectativa do retorno deste divulgador incomum do Evangelho de Jesus. 

 

         Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

                      Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Aberta Exposição dos 130 anos da FEB

 

A exposição da Federação Espírita Brasileira – “FEB 130 anos. Trajetória de luz, amor e saber”, foi aberta ao público no dia 17 maio, em sua sede, em Brasília. Montada no Espaço Cultural da FEB, é possível conferir a história de 130 anos da Instituição que tem como missão oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem. Linha do tempo da FEB, depoimentos, painel histórico, homenagens, obras originais da Codificação, além de vários objetos no Museu da FEB, que fazem parte dessa história. A exposição foi aberta com fala do presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho, com presença de vice-presidentes, diretores, público e apresentações musicais. a prece foi proferida pela vice presidente Maria de Lourdes Pereira de Oliveira O presidente homenageou o sr. Israel Quirino, projetista das dependências da FEB em Brasília, o engenheiro Quadros, o funcionário Francisco e a dirigente Alzira Abreu. A exposição poderá ser visitada neste quadrimestre. A FEB está localizada na Av. L2 Norte, Quadra 603, Brasília-DF. Para mais informações: (61) 2101-6161; [email protected]; [email protected]

 

Busto de Bezerra de Menezes na exposição

Exposição FEB. Corte da fita pelo senhor Quirino e pelo presidente

Exposição FEB. Apresentação musical e parte do público

FEB. Fala do Presidente e dirigentes.

FEB. Presidente homenageia pioneiros.

FEB. Público visita expisição

 

 

 

Palestra com Milton Felipeli na A.E. Jesus e a Caridade

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestras com a conferencista Anete Guimarães

Maio- junho/2014

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

6º. Humanizar do ABC

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega; de Rose Moliterno e de Ademir Mendes)

 

 

 

Ciclo de palestras com Geraldo Lemos Neto no

 interior do  estado de São Paulo

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto  e de João Harley M. Marques)

 

 

 

Reunião de Monitores do ESDE

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Celso Polycarpo no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

CELSO POLYCARPO, 

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 21 de maio, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto
(www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

X Seminário: Vencendo seus Conflitos

Fortaleza, CE



(Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Presidente Venceslau, SP

 

 

 

 

(Informaçao recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

 

Seminário espírita para Pais e Jovens

Limeira, SP

 


Bom dia.

Por favor, ajudem na divulgação.

Faltam apenas 10 dias para o encerramento da data de inscrição.

Seminário para pais e jovens

No dia 07/06/2014 o DMUSE Limeira realizará um seminário para pais e jovens nas dependências da A.E.E.E. Francisco de Paula Victor.
Estarão presentes os palestrantes e queridos irmãos de ideal espírita Giselle Mendes Polins de Limeira e Sandro Cosso de Campinas. Venha participar conosco. 
A inscrição pode ser feita até o dia 30/05 e o valor é de R$5,00 reais. A ficha de inscrição pode ser adquirida nas casas espíritas de Limeira ou pelo email 
[email protected]
Abraços fraternos.

William

 

(Informaçao recebida em email de William Peres dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Palestra espírita no GELC

São Paulo, SP

 

 

Imagem inline 1


(Informação recebida em emails de angela bianco
<[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

 

Domingo com música no Centro Espírita Jesus

Salto, SP

 

 

(Informação recebida em email de sonia [[email protected]])

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acessar:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/05/feb-abre-em-brasilia-exposicao-sobre-os.html

 

 

 

 

Segurança na vida

Aylton Paiva

Lins, SP

 

            Vivemos nos dias atuais preocupados com a segurança, muitas vezes apenas com a segurança da vida material, mas o tema segurança aprofunda-se também em raízes espirituais da Vida.

            Sobre essas considerações mais profundas buscamos as palavras de Emmanuel, através do seu fiel transmissor F.C.Xavier:

            “ – Insegurança é o estado mental de que lastimam enfermos inúmeros nos consultórios médicos e que se queixam legiões de criaturas que se confessam angustiadas ante os problemas da vida.

            A pessoa aspira a possuir determinado sítio; a obter determinado emprego; a conquistar eficiência e êxito na realização de determinado negócio; na essência, entretanto, a criatura não deseja unicamente uma casa e sim um lar onde possa exprimir  as suas decisões; não anela simplesmente um encargo material, mas o ensejo de mostrar-se tal qual é, de maneira a fazer o melhor que pode; não intenta, de modo exclusivo, o domínio da posse financeira, mas anseia adquirir a certeza de  que vive indene do assédio de empeços e dificuldades materiais.

Urge reconhecer, portanto, que todas as aquisições na origem, procedem dos Poderes Superiores, em cuja atuação personalizamos a Providência Divina.

A segurança decorre do mecanismo intangível das circunstâncias, de vez que, oferecendo aos outros o melhor de nós próprios, recebermos dos outros o melhor de que sejam capazes.

Meditando nisso, consagremo-nos ao bem geral e mais ampla soma de bem surgir-nos-á no amparo das possibilidades imediatas.

Serve a alguém e esse alguém, com todos os recursos que lhe assessorem a existência, estará induzido a servir-te.

Doemos com espontaneidade algo de nós e, automaticamente, receberemos de tudo aquilo que houvermos dado.

Age, em favor dessa ou daquela causa, e essa mesma causa, pelas forças que a representam, agirá em teu próprio favor.

Abstenhamo-nos de qualquer incerteza, quanto ao amanhã que venha longe ou perto.

Toda segurança procede unicamente de Deus.

Daí, a oportunidade de recordarmos a palavra do Divino Mestre, na advertência inesquecível: “Buscai, primeiramente, o Reino de Deus e tudo o mais ser-vos-á acrescentado.”

Pelas belas palavras e o conteúdo que portam, Emmanuel acena-nos com a importância da nossa confiança em Deus, como nos disse Jesus: o Pai Nosso. Confiança na sua Suprema Sabedoria e Infinito Amor.

No entanto através dessa sabedoria e amor, Ele estabeleceu Leis que regem a Vida e o Universo.

Para nossa segurança efetiva é necessário entender a lei da reciprocidade: “ cada um colhe aquilo que semeia “ e o alerta: “ quem planta vento colhe tempestade”.

No paralelo estabelecido por Emmanuel, em suas palavras, observamos que fazer o bem é a maneira mais segura de vivermos bem.

Há que ser um exercício diário.

Vamos aceitar o desafio?

- O que estou oferecendo a mim mesmo?

- O que estou oferecendo para minha família?

- O que estou oferecendo para a sociedade em que vivo?

- Ofereço: fé, coragem, otimismo e alegria?

 

Aeroporto Ataturk em Istambul, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

O Exército poderoso

 

       O exército poderoso, à nossa disposição, está constituído, na atualidade, por vinte e três soldadinhos do progresso.

       Separam-se, movimentam-se, entrelaçam-se e dominam  o grande país das ideias.

       Sem eles, cresceríamos para a sombra, quando não para a brutalidade.

       Em companhia desses auxiliares pequeninos, penetramos os santuários da ciência e da arte, aperfeiçoando a vida.

       Quem os não conhece?

       Estão nos documentos mais importantes.

       Fazem as mensagens telegráficas e as receitas dos médicos.

       Dão notícias de outras regiões e de outros climas.

       Contam as surpresas do Céu, explicam alguma coisa das estrelas longínquas.

       Fornecem avisos preciosos.

       São emissários do carinho entre os filhos e as mães distantes.

       Raros recordam os benefícios imensos que todos devemos a esses ajudantes minúsculos. No entanto, eles nos servem sem recompensas. Nada reclamam pelo trabalho que nos prestam. Alimentam as raízes dos valiosos conhecimentos dos administradores, dos juízes, dos médicos, dos artistas, sem qualquer remuneração.

       Instrumentos das luzes espirituais que se transmitem, de cérebro a cérebro, enriquecem a vida, porém, assim como quase nunca nos lembramos de louvar a água, o vento  a planta, que representam gloriosas dádivas do Altíssimo, muito raramente lhes observamos os serviços. Jamais se cansam. Vivem no pensamento, de onde se expandem, amparando-nos os interesses e as realizações.

       Os maus se utilizam deles para fazer a guerra; os bons empregam-nos na edificação da paz e do conforto, para a redenção e felicidade do mundo.

       Esses soldadinhos humildes e prestimosos são as letras do alfabeto. Sem a cooperação deles, o mundo não seria tão belo e a vida não seria tão boa, porque o acesso ao reino espiritual se tornaria extremamente difícil.

       Aprender a trabalhar com esses pequenos auxiliares da inteligência é buscar tesouros imperecíveis.

       O castelo da cultura humana começa sobre a colaboração deles e vai até à pátria divina, onde mora a sabedoria dos anjos.

(De “Alvorada Cristã”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Neio Lúcio)

Paz e Luz

LiGia

(Texto repassado em email pela divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

A famosa Pedra de Roseta contendo um texto em três grafias diferentes: Hieróglífica, Demótica e Grego.

 Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]