Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 17 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/17-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

15-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/15-03-2014.htm

14-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/14-03-2014.htm

13-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/13-03-2014.htm

12-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/12-03-2014.htm

11-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/11-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sintonia

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 28. Página 119.

 

As bases de todos os serviços de intercâmbio, entre os desencarnados e encarnados, repousam na mente, não obstante as possibilidades de fenômenos naturais, no campo da matéria densa, levados a efeito por entidades menos evoluídas ou extremamente consagradas à caridade sacrificial.

De qualquer modo, porém, é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito.

Daí procede a necessidade de renovação idealística, de estudo, de bondade operante e de fé ativa, se pretendemos conservar o contato com os Espíritos da Grande Luz.

Simbolizemos nossa mente como sendo uma pedra inicialmente burilada.

Tanto quanto a do animal, pode demorar-se, por muitos séculos, na ociosidade ou na sombra, sob a crosta dificilmente permeável de hábitos nocivos ou de impulsos degradantes, mas se a expomos ao sol da experiência, aceitando os atritos, as lições, os dilaceramentos e as dificuldades do caminho por golpes abençoados do buril da vida, esforçando-nos por aperfeiçoar o conhecimento e melhorar o coração, tanto quanto a pedra burilada reflete a luz, certamente nos habilitamos a receber a influência dos grandes gênios da sabedoria e do amor, gloriosos expoentes da imortalidade vitoriosa, convertendo-nos em valiosos instrumentos da obra assistencial do Céu, em favor do reerguimento de nossos irmãos menos favorecidos e para a elevação de nós mesmos às regiões mais altas.

A fim de atingirmos tão alto objetivo é indispensável traçar um roteiro para a nossa organização mental, no Infinito Bem, e segui-lo sem recuar.

Precisamos compreender - repetimos - que os nossos pensamentos são forças, imagens, coisas e criações visíveis e tangíveis no campo espiritual.

Atraímos companheiros e recursos, de conformidade com a natureza de nossas idéias, aspirações, invocações e apelos.

Energia viva, o pensamento desloca, em torno de nós, forças sutis, construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros.

Nosso êxito ou fracasso dependem da persistência ou da fé com que nos consagramos mentalmente aos objetivos que nos propomos alcançar.

Semelhante lei de reciprocidade impera em todos os acontecimentos da vida.

Comunicar-nos-emos com as entidades e núcleos de pensamentos, com os quais nos colocamos em sintonia.

Nos mais simples quadros da natureza, vemos manifestado o princípio da correspondência.

Um fruto apodrecido ao abandono estabelece no chão um foco infeccioso que tende a crescer, incorporando elementos corruptores.

Exponhamos a pequena lâmina de cristal, limpa e bem cuidada, à luz do dia, e refletirá infinitas cintilações do Sol.

Andorinhas seguem a beleza da primavera.

Corujas acompanham as trevas da noite.

O mato inculto asila serpentes.

A terra cultivada produz o bom grão.

Na mediunidade, essas leis se expressam ativas.

Mentes enfermiças e perturbadas assimilam as correntes desordenadas do desequilíbrio, enquanto que a boa vontade e a boa intenção acumulam os valores do bem.

Ninguém está só.

Cada criatura recebe de acordo com aquilo que dá.

Cada alma vive no clima espiritual que elegeu, procurando o tipo de experiência em que situa a própria felicidade.

Estejamos, assim, convictos de que os nossos companheiros na Terra ou no Além são aqueles que escolhemos com as nossas solicitações interiores, mesmo porque, segundo o antigo ensinamento evangélico: - “teremos nosso tesouro onde colocamos o coração”.

 

 

(Texto recebido em email do divulogador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Torre de TV. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Franco no Paraná - Pinhais –

 XVI Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

14 de março de 2014.

Após quatro dias de conferências preliminares no interior do Estado do Paraná, proferidas por expositores renomados, o momento aguardado engalanou-se para a abertura oficial da XVI Conferência Estadual Espírita na Expotrade Convention Center, em Pinhais/PR. O tema central desta edição é O Evangelho Segundo o Espiritismo – Luz Inapagável – 150 anos. A diretoria da Federação Espírita do Paraná estava acompanhada, além dos expositores que realizaram conferências exitosas ao longo da semana, de José Raul Teixeira, convidado especial, Divaldo Pereira Franco, Milciades Lescano, do Paraguai e de José Luiz Figueiredo Maciel Júnior, da Empresa Brasileira de Correios.

Os Correios lançaram, nesse evento, o selo comemorativo aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, também, homenageando a XVI Conferência Estadual Espírita. Divaldo Franco foi agraciado, pelas mãos do Presidente da Federação, Luiz Henrique da Silva, com uma placa alusiva aos 60 anos de atividades ininterruptas em terras paranaenses, iniciadas em 04 de abril de 1954. Divaldo agradeceu, sensibilizado, a significativa homenagem, dizendo que o grande beneficiário foi ele, pois que aprendeu a arte de servir.

Fazendo uma rápida viagem histórica, Divaldo apresentou os acontecimentos havidos nos períodos do 1º e do 2º Triunviratos, fases que antecederam a chegada do Cristo, que segundo Ernest Renan foi um homem incomparável. Nenhum dos pensadores, sábios, filósofos que O antecederam falaram sobre o amor como Ele, vivendo-o em plenitude. Jesus é o portador do amor como expressão divina, consoante os ensinamentos contidos em as Bem-aventuranças.

O nobre orador destacou a seleção realizada pelo mestre Galileu, buscando aqueles que já O amavam, tornando-os seus discípulos, o encontro com o jovem rico, passeou rapidamente pelo instante em que São Jerônimo selecionou as lições evangélicas e aqueles que as redigiram, a chegada do consolador prometido, os avanços do conhecimento astronômico, a Idade Média com suas ações cerceadoras do livre pensar e agir, culminando com o trabalho de Allan Kardec. A caridade, disse o orador de Feira de Santana/BA, é o amor no seu sentido mais profundo, sendo o Evangelho de Jesus o lapidador dos corações dos homens.

Finalizando com a frase inicial proferida, ou seja: Aqueles eram dias como estes. Eram dias de vícios de toda ordem, difíceis, mas também eram dias de profundas ações de amor. O Evangelho de Jesus é o caminho seguro à plenitude, reafirmou o Embaixador da Paz. O aplauso fortíssimo foi o gesto de gentileza, de agradecimento e de homenagem ao Semeador de Estrelas, que há sessenta anos cultiva e divulga a sementeira de amor no Paraná.

                Texto: Paulo Salerno

                Fotos:Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Divaldo Franco no Paraná - Pinhais - XVI Conferência Estadual. Pinhal, PR

 

Espírita - 15 Mar 14

 

Divaldo Franco no Paraná – 2014

 

Pinhais – 15 de março

Prosseguindo com as atividades que lhe estavam afetas na XVI Conferência Estadual Espírita, o excelente orador espírita Divaldo Franco apresentou o seminário Vivendo com Jesus. Utilizando-se de acidentes geográficos existentes na Palestina à época de Jesus para evidenciar as atitudes da criatura humana, Divaldo apresentou as diferenças entre o mar da Galileia e o mar Morto, os montes Tabor e Massada, entre outros pontos.

O mar da Galileia é generoso, tanto é abastecido, quanto abastece, é piscoso, aprazível, inspira felicidade. O mar Morto, embora receba água, não a distribui, represando-a e tornando-a salgada, sua aparência é tétrica, o seu entorno não possui beleza. O monte Tabor, possui o frescor da vegetação, o acolhimento pela sensação de paz que transmiti. O Massada é desprovido de vegetação, há desolação, morte.

Aí esta as duas humanidades, uma altruísta, caridosa, amorosa, a outra egoísta, prepotente, indiferente. Em que humanidade você se encontra? Onde você está? Indagou o incansável médium e orador de Feira de Santana/BA. Será que nos dias atuais poderíamos viver Jesus?   Certamente que sim, respondeu. Idealizando, pelo pensamento, e, mais tarde, mais equipado moralmente e determinado a fazer o bem, poderá a humanidade viver Jesus.

Jesus veio para que o homem tenha vida, vida em abundância, que se conquista com a elevação moral e a prática da caridade. Viver no mundo, sem, no entanto, pertencer ao mundo, escravizando-se nas paixões humanas. Viver Jesus é cumprir com a Lei Divina ou Natural. O bem que se faz, anula o mal que se fez, ensinou o Professor Divaldo Franco.

Evidenciando a natureza humana dos discípulos do Mestre Galileu, Divaldo apresentou a trajetória de cada um deles, destacando que apesar das fraquezas e equívocos é possível viver Jesus, dando o testemunho da opção, vivendo consoantes os valores morais já conquistados. Retomando as indagações, e finalizando sua magnífica exposição, Divaldo enfatiza: Qual a melhor forma de servir e viver Jesus? Você já aceitou o convite para viver com Jesus? É possível viver Jesus?

         Texto: Paulo Salerno

         Fotos: Jorge Moehlecke

 

Haroldo Dutra Dias

Alberto Almeida

Divaldo Pereira Franco

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Marcos Paterra na AESCA

João Pessoa, PB

 

 Olá, a palestra que seria dia 29 foi antecipada para dia 22 de Março... peço a gentileza de repassarem o novo agendamento.

Atentamente

 

Marcos Paterra

 

 

(Informação recebida em email de Mario Paterra)

 

 

 

 

Palestra com Dra. Elaine Aldrovandi

Lucélia, SP

 

Imagem inline 1

-- (Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Seminários Espíritas com Gutemberg Pascoal

Região dos Lagos, RJ

 

Imagem Internet

 

CICLO DE SEMINÁRIOS ESPÍRITAS.

REGIÃO DOS LAGOS-RJ.

FACILITADOR: GUTEMBERG PASCOAL.

 

 

29/03/2014-SÁBADO-15:00H-CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR.

END:R:CLARA NUNES,S/N-BALNEÁRIO-S.P.ALDEIA-RJ.

SEMINÁRIO: MúSICA ESPíRITA E TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.

 

 

 

30/03/2014-DOMINGO-09:00H-CENTRO ESPÍRITA SEMENTE DE MOSTARDA.

END: R: GUMERCINDO LOPES RODRIGUES,80-S.MIGUEL-I.GRANDE-RJ.

SEMINÁRIO: O EVANGELHO-UMA LUZ PARA HUMANIDADE.

INSCRIÇÃO SRª CARLA [email protected]

 

30/03/2014-DOMINGO-15:00H-GRUPO ESP. FRANCISCO DE ASSIS.

END: R: MANOEL RIBEIRO,143-PORTO DA ALDEIA-S.P.ALDEIA-RJ.

SEMINÁRIO: MÉDIUM,MEDIUNIDADE E TRANSFORMAÇÃO.

 

 

CONTATO: 022 [email protected]

 

Participe do clube da fraternidade-Rádio Rio de Janeiro-uma emissora espirita.

www.radioriodejaneiro.am.br-ajude a mantê-la no ar.

 

 

O TEMPO É MUITO LENTO PARA OS QUE ESPERAM. O TEMPO É MUITO RÁPIDO PARA OS QUE TEM MEDO E MUITO LONGO PARA OS QUE LAMENTAM. E É MUITO CURTO O TEMPO PARA OS QUE FESTEJAM. MAS PARA OS QUE AMAM O TEMPO É ETERNO.

 

WILLIAM SHAKESPEARE

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

Palestra no Grupo de Oração A Caminho da Luz

Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

DR.  JOSÉ  LUIZ  DO  VALLE.

(ZÉLU)

DA CIDADE DE  PENÁPOLIS

Fará  nesta quarta-feira dia 19-03-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" LEI DE SOCIEDADE E LEI DE JUSTIÇA AMOR E CARIDADE "

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Rádio Fraternidade

 

Acessar aqui:

http://www.radiofraternidade.com.br

 

 

 

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Se crês em Deus

Mensagem de Emmanuel na voz de Paulo Goulart

 

Acesse:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gwjMykCgKUU

 

(Colaboração recebida em email de Carlos Eduardo Cennerelli [[email protected]])

 

 

 

Ação da amizade

 

A amizade é o sentimento que imanta as almas unas às outras, gerando alegria e bem-estar.

A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.

Inspiradora de coragem e de abnegação. a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.

Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!

O egoísmo afasta as pessoas e as isola.

A amizade as aproxima e irmana.

O medo agride as almas e infelicita.

A amizade apazigua e alegra os indivíduos.

A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.

Na área dos amores de profundidade, a presença da amizade é fundamental.

Ela nasce de uma expressão de simpatia, e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.

Quando outras emoções se estiolam no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam.

Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.

Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.

Discreta, apaga-se, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.

Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.

A amizade é fácil de ser vitalizada.

Cultivá-la, constitui um dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra êxito, se avança com aridez na alam ou indiferente ao elevo da sua fluidez.

Quando os impulsos sexuais do amor, nos nubentes, passam, a amizade fica.

Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.

A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.

Obra: Momentos de Esperança

Divaldo P. Franco/Joanna de Ângelis

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

Estátuas dos quatro Evangelistas na Catedral de Brasília

Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP