Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 18 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/18-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

17-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/17-03-2014.htm

15-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/15-03-2014.htm

14-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/14-03-2014.htm

13-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/13-03-2014.htm

12-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/12-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

O verbo era Deus e se encarnou na humanidade,

mas não é a divindade.

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português Verbo, palavra, discurso, razão.

      Eu me preocupo com a correção e a clareza dos textos que escrevo, dispensando, porém, os adornos literários. Lamentavelmente, muitos teólogos escrevem propositadamente seus textos em um estilo empolado, exatamente para que deixem os leitores em dúvidas. É que, às vezes, nem eles mesmos acreditam muito no que escrevem.

      “Logos”, na Mitologia Grega, significa também demiurgo, que quer dizer intermediário entre Deus e os homens. E o erudito autor do Quarto Evangelho, são João Evangelista, não ignorava que “Logos” significava também demiurgo. Hoje, há biblistas que têm dúvidas sobre se é mesmo desse evangelista a autoria do Quarto Evangelho. Mas qualquer que seja o autor, ele era realmente muito erudito para não saber que “Logos” significava também demiurgo. E comparemos demiurgo com o que diz Paulo: “Pois existe um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus...” (1 Timóteo 2: 5). Esse texto paulino deixa bem claro que Deus é um só, o Pai, e que Jesus, por ser um homem muito especial, é o único intermediário entre Deus e nós.

       Tenho dito muito e repito-o, que Jesus e até nós também  somos deuses, mas relativos (Salmo 82: 6; e João 10: 34), e que Deus absoluto é só mesmo um, ou seja, Aquele que Jesus nos ensinou a chamarmo-Lo de seu Pai e Pai também de todos nós. Diz-nos são Tomás de Aquino que todos os seres são contingentes (vindos de outros seres) e que Deus é o único Ser incontingente (que não vem de outro ser). O ensino espírita é semelhante ao desse grande filósofo e santo, pois diz que Deus é a causa primeira de todas as coisas e a Inteligência Suprema.

    E vamos ao ensino bíblico do próprio Jesus: “O Pai é maior do que eu” (João 14: 28). Falando com um jovem: “Por que me chamas bom? Bom é só Deus” (Marcos 10: 18). E, na sua primeira Ressurreição ou primeira aparição a Maria Madalena: “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17).

      Entre as verdades bíblicas e as “verdades” criadas pelos teólogos, as bíblicas são as verdadeiras. Aliás, as outras “verdades” viraram dogmas ou crenças obrigatórias, justamente porque são polêmicas, e são polêmicas exatamente porque não estão de acordo com a Bíblia. E esse é o maior problema do cristianismo, problema esse que jamais será solucionado com medidas do tipo de novos métodos de evangelização, que seriam como que analgésicos, que tiram a dor, mas não curam, porque não eliminam as causas. Sem querer agredir a Igreja, que é a Mãe das igrejas cristãs, ela é a que mais tem que se reformar, corrigindo seus erros doutrinários como, aliás, ela, por outras vezes, já o fez. E sei que muitos teólogos desejariam falar também, de público, essas coisas que digo, mas não o fazem, porque não podem, e por isso, até gostam desta coluna!

     O Verbo era Deus (relativo) e estava com Deus (absoluto), pois o Verbo não era e não é a Divindade, e estava e está com Deus, a Divindade!

 

Estampa em bronze representando  o apóstolo São Paulo. Autor não identificado; sem data.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco

Pinhais, PR

 

16 de março de 2014

Na bela manhã de domingo, 16 de março, a XVI Conferencia Estadual Espírita encaminhou-se para o seu encerramento. A exemplo do sábado, Alberto Almeida, do Pará, apresentou, antecipando a apresentação de Divaldo Franco, o seu trabalho intitulado: E o quinto Evangelho? Alberto Almeida, nomeando diversos pesquisadores, estudiosos, filósofos, psiquiatras, psicólogos, entre outros, apresentou a saga humana em conhecer o homem, primeiramente voltado para o corpo, e mais tarde, por aquisição de conhecimento, as pesquisas foram dirigidas para o Espírito e suas manifestações.

Em síntese, o quinto Evangelho, na apresentação do competente orador, já foi escrito por alguns, outros o estão escrevendo, e muitos ainda o escreverão, segundo as ações no bem, na prática do amor, ensinada pelo Mestre Galileu.

Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, apresentou o tema Psicologia do Perdão. Com base em dados históricos, o orador consagrado discorreu sobre fatos que envolveram vítimas e algozes, que, decorrido algum tempo, voltaram a se encontrarem, agora estando os sicários debilitados, enfermos, às portas da desencarnação. Uma das vítimas, ao ouvir a súplica do perdão, manteve-se em profundo silêncio. Em outro episódio, a vítima dedicou-se de tal forma ao seu carrasco, que o reabilitou, devolvendo-lhe a saúde. Apesar de ter a possibilidade de vingar-se, perdoou-o, libertando-se para a vida plena.

Se fosse você uma dessas vítimas, perdoaria o seu algoz? Seria capaz de ter esse gesto de grandeza moral? Indagou Divaldo, aditando que perdoar não é esquecer, perdoar não é vingar-se, perdoar é não retalhar. Perdoar é o desafio que leva o ser humano a compreender que o algoz está doente, é o grande desafio desse momento. O perdão é a proposta psicoterapêutica que leva o homem a alcançar a plenitude. Perdoar é não aceitar o mal que nos fizeram. O nobre orador salientou a necessidade do auto-perdão, aceitando a realidade de que ainda somos criaturas frágeis.

A XVI Conferência Estadual Espírita foi encerrada pelo Presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva que informou ser de quarenta mil o número de participantes. Nas considerações finais, Alberto Almeida reforçou a questão sobre o quinto Evangelho, exortando àqueles que ainda não o escreveu em suas vidas, que possa ser, então, um ponto, uma vírgula, porém posicionado em lugar certo no texto da vida.

Divaldo Franco veiculou, através de sua mediunidade, uma mensagem de Bezerra de Menezes, que entre outros estímulos, exortou-nos a avançarmos juntos, construindo a era de harmonia, pois que Espíritos mais elevados estão aportando em nosso Planeta, permitindo a todos nós formalizar um mundo melhor. Ide e amai, cantai sem temor o hino da caridade, disse o grande Benfeitor. O público comovido, e tocado em seus sentimentos, guardou profundo silêncio. Após as palavras proferidas pelo Presidente da FEP, declarando encerrada a XVI Conferência Estadual Espírita é que o público manifestou o seu agradecimento através de uma vibrante salva de palmas.

   Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Planejamento Estratégico em Alagoas

 

 A Federação Espírita do Estado de Alagoas – FEEAL, nos dias 15 e 16 de março de 2014, reuniu em sua sede federativa na capital Maceió os dirigentes e trabalhadores da federação, além de dirigentes de centros espíritas da capital e do interior para a construção do seu Planejamento Estratégico. O trabalho foi conduzido pelos membros da Secretaria Geral do CFN da FEB Marcos Bragatto e Thiago Martinez, resultando dos esforços a definição como: Visão de Futuro da FEEAL - Até 2018, ser referência como órgão de unificação do movimento espírita alagoano e na divulgação da doutrina espírita em toda a sociedade; que será calcada nos Valores: Ética, disciplina, comprometimento, solidariedade, transparência, honestidade, humildade, tolerância; e na Missão: Promover a união dos espíritas e a unificação do Movimento Espírita de Alagoas, através da vivência do Evangelho de Jesus e difusão dos princípios da Doutrina Espírita, contribuindo para a transformação moral da humanidade.

A receptividade do público presente para com o Planejamento Estratégico foi bastante significativa. Houve intensa discussão nos grupos, com notório envolvimento pessoal de todos os que estiveram presentes (diretoria executiva da FEEAL, coordenadorias, representantes de Conselhos Regionais e dirigentes de centros espíritas). Eles enfatizaram em vários momentos a profícua parceria com a FEB, que nunca tem faltado quando solicitada, em todos os sentidos. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Brasil Espírita (internet), tendo sido acompanhado por diversas cidades do Brasil, dentre elas São José dos Campos/SP e Caraguatatuba/SP, e outros países, como Portugal e Bélgica. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Legenda das fotos abaixo: Exposição por Marco Bragatto; Grupo da Federação de Alagoas; Apresentação de Thiago Martinez; estudo em grupo sobre planejamento.

 

 

 

 

Registro. Encontro da USE na Baixada Santista

Santos, SP

 

Encontro Fraterno da USE(União Esp.do Estado de S.Paulo, com os órgãos da Baixada Santista, diretamente do Centro Espírita Jesus e Caridade em Santos, Rua Pará,n° 33

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

PARA QUE SERVE O ESPIRITISMO?

 

Na sexta-feira, dia 21 de Março de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PARA QUE SERVE O ESPIRITISMO?

 

Existe quem pense que espiritismo serve para falar com os mortos, outros que se consegue adivinhar o futuro, curar doenças, ter sucesso no amor, ou dinheiro. Mas na realidade, para que serve afinal o espiritismo? Será apresentada a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Sérgio Vinícius Grande no SEOB

São Carlos, SP

 

Março 2014



(Informação recebida em email de Almir Del Prette)

 

 

 

XIX Congresso Nacional Pietro Ubaldi

Fortaleza, CE

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Palestra com  Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Cantagalo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

Programação de palestras no NEOVE

Carapicuíba, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

A Recepção e o Acolhimento na Casa Espírita é tema do evento  na AMAR.  Salvador, BA

 

AMAR - CENTRO DE ESTUDOS E TERAPIAS ESPÍRITAS

End.: Rua Ana Mariane Bittencourt, 08 – Goméia - São Caetano 

(Loteamento Parque Francisco Góes Calmon) SSA/BA

– CEP 40.395-620  - Fundado em 05.02.2003 -

 

E-mail para contato:  [email protected].br

 

Salvador-Bahia

 

Imagem inline 2

 

(Informações recebidas em emails de ASCOM COBEM3 [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

Leia o boletim do SEI- Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/03/boletim-sei-de-marco.html

 

 

 

 

Rádio: Música clássica e Emmanuel

 

Acesse:

 

Agora você já pode ouvir e baixar a programação da Radio Emmanuel

 

MÚSICA CLÁSSICA E EMMANUEL - PROGRAMAS ESPECIAIS DA CULTURA ESPÍRITA

 

www.radioemmanuel.com.br

 

PROGRAMAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS!


Oceano Vieira de Melo

 

 

 

 

Saúde

 

        Estás mergulhado, psiquicamente, na Mente Universal e Divina.

        Seguindo as diretrizes éticas do equilíbrio e da ordem, que fluem e refluem em toda parte, respiras em clima de saúde e de paz.

        Quando te desconectas do complexo mantenedor da harmonia que te envolve, desconcertam-se as peças da maquinaria física, face às vibrações violentas da mente, favorecendo a instalação das doenças.

        A enfermidade, geralmente, procede do ser espiritual, resultante do seu passado, que encontra ressonância no psiquismo atual, gerando o campo propício à instalação da desordem.

        Durante o dia, muitos fatores conspiram contra a tua harmonia mental, não te cabendo agasalhá-los.

        Resolve, assim, cada situação, com calma e segurança, não guardando resíduos mentais negativos.

        Fato consumado, mente liberada, em programação de novo cometimento superior.

        A tua saúde depende sempre do teu comportamento moral e espiritual.

        E, não obstante, se a enfermidade encontrar guarida no teu organismo, recorre à oração e resgata a tua dívida com alegria, em pleno processo de libertação total.

(De “Episódios diários”, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis).

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

História da Medicina.Circulação do sangue.

Um dos painéis em bronze afixado na fachada do Hospital Santa Catarina, de autoria de  Marco Ulgheri,

Avenida Paulista, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP