Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 08 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/08-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

07-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/06-11-2014.htm

06-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/06-11-2014.htm

05-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/05-11-2014.htm

04-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/04-11-2014.htm

03-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/03-11-2014.htm  

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 23

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

Os tormentos voluntários

 

     23. Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, malgrado as vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo o que o agitará e turbará, e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar.

     Haverá maiores do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes. O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias. Dão-lhes vertigem os êxitos de seus rivais; toda a emulação, para eles, se resume em eclipsar os que lhes estão próximos, toda a alegria em excitar, nos que se lhes assemelham pela insensatez, a raiva do ciúme que os devora. Pobres insensatos, com efeito, que não imaginam sequer que, amanhã talvez, terão de largar

todas essas frioleiras cuja cobiça lhes envenena a vida! Não é a eles, decerto, que se aplicam estas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados”, visto que as suas preocupações não são aquelas que têm no céu as compensações merecidas.

     Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo de si, e não para cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria para si necessidades quiméricas. E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida?

Fénelon. (Lyon, 1860.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

A calma e bonita cidade história Colonia Del Sacramento, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Artigo de Divaldo publicado no jornal A Tarde,

coluna Opinião, em 06-11-2014. Salvador, BA

 

VIDAS VAZIAS

Segundo a Dr.ª Elisabeth Lukas, a nobre discípula do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, a sociedade atual perdeu as tradições, abandonou os mitos e desorganizou a família, vindo a padecer as dolorosas circunstâncias psicológicas do vazio existencial. Suas vítimas caminham sem maiores aspirações, porque estão mais fixadas nos instintos primários – comer, dormir e praticar sexo – do que nos sentimentos de elevação que promovem o ser humano aos patamares da autoiluminação e da plenitude.

Ela sugere reflexões da sua experiência em logoterapia, muito valiosas para a aquisição da harmonia interior, nestes dias atribulados da existência humana. Por excelência, propõe: “Manterás a relação com a transcendência; conservarás tua receptividade aos valores; periodicamente recolher-te-ás para dialogar com a tua consciência”... e conclui: “Não aspirarás a ter, mas a ser”.

Numa síntese excelente, convida-nos a análises em torno da nossa transcendência, da vida exuberante, da imortalidade na qual nos encontramos mergulhados, mesmo que na investidura carnal, enquanto sugere o sentido psicológico existencial, a descoberta dos valores que enobrecem, propondo o diálogo com a consciência, de modo a serem superadas as más inclinações e ser impedida a instalação da culpa, cujos efeitos são perniciosos à estabilidade emocional.

Por fim, numa época de consumismo e individualismo voluptuosos, propõe o ser em vez do ter, que desarmoniza todos aqueles que se lhe entregam em caráter de devotamento. É necessário que o ser humano preencha o seu vazio existencial, voltando às origens espirituais de onde procede e, ao mesmo tempo, consiga estabelecer regras de comportamento saudável em relação à vida de todas as suas variadas expressões.

Ninguém consegue viver tranquilo e com saúde se não possui significados éticos, nem realiza tarefas que lhe valorizam a existência. Para alcançar tal resultado, o bem-estar, é necessário amar, sem a preocupação de ser amado.

DIVALDO P. FRANCO

********************

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500

Redação: (71) 3340 – 8800

Email - [email protected]

 

​Abraços,

​Lucas Milagre

 

(Recebido em email de Lucas Milagre)

 

 

Registro. Movimento “Você e a Paz”

Taguatinga, DF

 

06-11-2014

Divaldo Pereira Franco (D) e José Raul Teixeira

 

No dia 06/11/2014, às 20h, foi realizado o Movimento Você e a Paz em Taguatinga/DF, com a presença do médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco. O salão de conferências do Taguaparque ficou rapidamente lotado. Um grande coral fez belíssima apresentação e, então, o evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Sr. Paulo Maia da Costa. A senhora Telma Sarraf, coordenadora do Movimento, falou sobre esse trabalho idealizado e criado pelo tribuno da noite. E, na sequência, a palavra foi transferida a Divaldo Franco, que narrou a comovente história de  Simon Wiesenthal, um judeu austríaco preso num campo de concentração nazi, durante a 2a. Grande Guerra, e de seu inusitado encontro com o soldado das tropas SS, Karl Seidl, gravemente ferido em batalha e que, em seu leito de morte, confessou à Simon as atrocidades cometidas por ele contra os judeus, pedindo-lhe perdão. O relato serviu como base para a análise da proposta contida na mensagem de Jesus, revivida pelo Espiritismo, do perdão radical, que do ponto de vista psicológico nada tem a ver com o esquecimento da agressão, mas com a atitude de não revide aos atos de violência que nos sejam perpetrados. Divaldo ressaltou que vivemos em tempos de transição planetária, de grande crises morais e de profundos conflitos existenciais, sendo que a prática do perdão nada mais é do que o exercício do amor, energia essencial para o equilíbrio de nossas vidas e para o encontro com paz interior.  Seguindo o pensamento lógico de que só haverá a paz mundial quando os indivíduos estiverem interiormente pacificados, Divaldo Franco conclamou a todos os presentes neste Movimento Você e a Paz para que cada qual seja um agente multiplicador da mensagem, tornando-se um pacificador onde quer que a divindade o tenha situado nesta existência. A conferência foi encerrada com a declamação de belíssimo poema da autora espiritual Amélia Rodrigues e, em seguida, todos cantaram a música tema do movimento, “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro: Federação Espírita Brasileira-Divaldo Franco

Exposição “O Semeador de Estrelas

 

 

 

 

07/11/2014

 

Na ensolarada manhã desta sexta-feira, 07/11/2014, às 9h00, na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília/DF, ocorreu a abertura da exposição “O Semeador de Estrelas”, sobre a vida e obra do médium espírita Divaldo Pereira Franco. Estiveram presentes cerca de 400 pessoas, dentre as quais, representantes do movimento espírita de todos os Estados e de diversas cidades brasileiras, assim como de alguns outros países. Ao início da atividade, a mestre de cerimônia discorreu brevemente sobre a extraordinária vida e obra de Divaldo Franco, destacando a sua impoluta conduta como homem e cidadão, ao longo de seus 87 anos de existência, e a sua trajetória exemplar, de profunda renúncia e abnegação, dentro do Espiritismo, seja na atuação mediúnica, como, também, na área da divulgação doutrinária. Edna Fabro, vice-presidente da FEB, proferiu uma prece e, na sequência, Antonio César Perri de Carvalho, presidente da instituição, fez a abertura oficial do evento e em sua fala ressaltou a gigante e permanente colaboração de Divaldo Franco àquela entidade federativa e, ainda, a projeção e repercussão nacional e internacional de seu hercúleo trabalho de missionário do amor, da verdade e da paz, sempre divulgando a mensagem do Cristo. Divaldo, convidado à palavra, expôs, profundamente emocionado, a sua imensa gratidão à FEB, a todos os amigos granjeados ao longo de sua existência, extendendo a sua gratidão também aos seus inimigos, que, segundo ele, tanto o auxiliaram no seu trabalho de evolução. O homenageado manifestou o constrangimento íntimo ante tal homenagem, vez que sentia-se imerecedor dessa honraria, fazendo questão de destacar o quão longe ainda se encontrava do cristão ideal, que tanto almejava e se esforçava por ser, e pedindo escusas por equívocos que pudesse ter cometido na sua tarefa espírita, emocionando sobremaneira a todos os presentes pela legítima demonstração de humildade cristã. Como de costume, agradecido, Divaldo transferiu a homenagem a Jesus, a Kardec, ao Espiritismo, aos benfeitores espirituais e a todos os companheiros de trabalho espírita. Antes de ser encerrada a cerimônia de abertura, Divaldo descerrou um lindo painel com a imagem de sua benfeitora espiritual Joanna de Ângelis. Em seguida, foi iniciada a visitação à exposição, que contém diversos painéis contando a vida e a obra de Divaldo, notadamente a obra Mansão do Caminho, instituição sócio-educativa de Salvador/BA., além de títulos honorificos,  comendas, medalhas, etc, recebidos por ele ao longo de sua existência. A exposição que homenageia Divaldo foi baseada em uma de suas biografias, intitulada O Semeador de Estrelas, de autoria de Suely Caldas Schubert, e espalha-se por vários dos espaços do complexo que compreende a sede da FEB em Brasília, permanecendo aberta ao público para visitação.  Ainda na parte da manhã, Divaldo Franco participou da abertura da reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

 

Divaldo Franco é homenageado na câmara dos deputados em Brasília,

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Q623u-h4aAs

 

 

Excelente vídeo com palestra de Jorge Damas analisando documentação sobre Vida e Obra de Kardec e Madame Boudet

 

Amigos,

Paz!

 

Favor divulgar.

 

Aqui você apreciará , em 1:15h, a vida e obra do Codificador do Espiritismo. Seu nascimento num tipo de SPA, em 03 de Outubro de 1804. Um estudo sobre a vida de seus avós, pais e o momento de provação expiatória na França. Saberá sobre o nascimento da Sra. Boudet. O casamento de Kardec e a missão do casal Rivail. Acompanhará as desencarnações do Codificador e sua esposa, passo à passo. Saberá sobre os testamentos feito pelo casal e das dores e perseguições da Sra. Boudet por causa dos livros espíritas do seu marido. E mais, tudo com documentos originais. E a origem de nossa pesquisa sobre a época de Kardec e os mais de 30.000 documentos primários.

http://youtu.be/Nv_5bw-1cM0

Conto muito com as orações dos queridos amigos.
Abraços,

Jorge Damas Martins

(21) 2204 3694 

(21) 9 9922 9695

 

 

(Com colaboração de Suzuko Hashizume)

 

 

Palestra com Emanuel Cristiano

Paulínia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Bete Divulgação [[email protected]])

 

 

Mednesp 2015

Goiânia, GO

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Vídeo: Oficina para evangelização de Bebês

São José do Rio Preto, SP

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=ZIZBoJee61I

 

 

(Informação em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Conflitos Existenciais com Donizete Pinheiro na

U.E. João de Camargo. Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

ASEB comemora 25 anos de fundação em novembro

Rio de Janeiro, RJ

 

 



Saudações Espíritas!

No próximo 16 de novembro, a ASEB - Ação Social Espírita Eurípides Barsanulfo, comemora 25 anos de fundação.

A música será a temática principal deste evento comemorativo, que contará também com momentos de homenagens, lembranças, alegria e fraternidade.

Será um domingo marcante, com a presença confirmada de vários Corais Espíritas.

O início da programação está previsto para às 08:30h, com harmonização. Haverá almoço fraterno no local, com uma pequena contribuição dos que puderem colaborar e depois o tradicional bolo de aniversário.


Confeccionamos 3 modelos de camisas de divulgação para marcar os 25 anos do trabalho de Eurípides em Casimiro de Abreu. Já estão disponíveis para encomenda. Escolha seu modelo e colabore com a ASEB. Entregamos via Correios para todo o Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

08:30h - Harmonização

09:00h - Abertura e Boas-vindas

09:20h - Lançamento do Coral "Acordes de Luz" (ASEB)

09:50h - Coral "Suave Caminho" (Rio das Ostras)

09:20h - Apresentação Musical de José Belo (Itaboraí)

09:50h - Intervalo (Coffe Break)

10:20h - Coral "Humildade e Amor" (Rio de Janeiro)

10:50h - Apresentação Musical de Clau (Rio de Janeiro)

11:20h - Homenagens

11:50h - Almoço Fraterno

13:00h - Encerramento com bolo de aniversário

 

 

(Informações em email de aseb casimiro [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Ismael

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de sonia [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Santa Cruz do Sul, RS

 

06 de novembro DE 2014

 

Seguindo a programação adrede preparada, Suely reuniu-se com colaboradores e estudantes da Sociedade Espírita À Caminho da Luz para compartilhar um assunto bastante recorrente nos ambientes espíritas: os Conflitos da Obsessão. A instituição estava lotada. Os lugares do salão e diversas outras salas acomodavam as pessoas que as utilizavam em sua capacidade máxima. Mais de quatrocentas pessoas estiveram presentes para apreciar o rico trabalho conduzido com mestria pela médium e escritora mineira.

Narrando o encontro de Jesus com Moisés e Elias no Monte Tabor, na companhia dos apóstolos Pedro, Tiago e João, médiuns, Suely apresentou os fatos ali acontecidos. Foi verdadeiramente uma reunião mediúnica. A cura do menino lunático foi outro aspecto salientado, uma atividade de cura, libertando o menino do jugo obsessivo. O ensinamento específico para os médiuns foi salientado pela observação de Jesus, dizendo que para aquela classe de Espíritos era necessário jejum e oração. O jejum das paixões, dos valores negativos, menos nobres, e a oração como veículo de sintonia com Deus.

A inspirada conferencista fixou sua abordagem na obsessão por subjugação, afirmando que as casas espíritas bem orientadas possuem condições necessárias para atender a esses casos. O Obsidiado de hoje foi o algoz de ontem. Quanto mais grave é a ação do obsessor, maior é o sofrimento infligido. Os encarnados sofrem tanto quanto os desencarnados envolvidos nas obsessões. Os cuidados que os médiuns necessitam ter para que não se permitam ficar imantados às entidades manifestantes. O médium deve sair da reunião melhor do que ele chegou. Os atributos dos dialogadores e os conflitos foram outros pontos abordados.

As perguntas, todas muito pertinentes, ensejaram respostas esclarecedoras, precisas, claras. Elas giraram em torno das sensibilidades medianímicas, o reconhecimento do envolvimento obsessivo, o obsidiado e o passe espírita, as tendências apresentadas pelas pessoas, as reuniões mediúnicas de caráter desobsessivo, os transtornos obsessivos patológicos e os espirituais, as curas de Jesus, as obsessões indiretas, as auto-obsessões, os pensamentos negativos e conflitivos, e a lei de causa e efeito. Com grande salva de palmas a reunião, de proveito extraordinário, foi encerrada. A alegria, o bem-estar e a harmonia imperavam no ambiente.

Texto e fotos: Paulo Salerno

 

 Abraço, Jorge Moehlecke

 

 

 

Vivo Espiritualidade, uma parceria Vivo/Telefônica e USE-SP

 

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Julia Nezu <>
Data: 5 de novembro de 2014 14:07
Assunto: Vivo Espiritualidade, uma parceria Vivo/Telefonica e USE-SP
Para: Aos órgãos da USE <

Estimados amigos,

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefonica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual.  Mais informações encontram-se no folheto abaixo e no link: http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/

Solicitamos aos amigos nos ajudarem na divulgação desse serviço que trará benefício financeiro para as atividades da USE-SP e da Associação Lar Criança Feliz, de São Paulo.

A USE-SP é responsável pelo conteúdo das mensagens tanto de SMS como de VOZ.

O folheto abaixo que é frente e verso foi impresso pela Vivo e se encontra na sede da USE para distribuição e quem quiser poderá nos ajudar distribuindo nas casas espíritas e aos amigos.

Rogamos as bênçãos de Jesus e o seu amparo para que os conteúdos produzidos pela USE possam contribuir para o lenitivo e reflexão de todos que tiverem acesso.

Paz e Bem!

Fraternalmente,

Julia Nezu - Presidente da USE-SP

São Paulo, 3/11/2014


(Informações repassadas em email por João Marchesi Neto; de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

Programação de palestras no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida e de Regina Bachega)

 

 

Teatro: 50 anos depois

Santos, SP

 

GRUPOS DE 10 PESSOAS SÓ PAGAM

MEIA ENTRADA CADA UM - R$ 30,00

RECORTE ESTE CARTAZ E APRESENTE NA BILHETERIA E PAGUE MEIA ENTRADA TAMBÉM

Imagem inline 1

(Informação recebida em emails de José da Conceição de Abreu e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Eventos na Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna

Florianópolis, SC

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

IV Humanizar de Santo André- 2014

 Santo André, SP

 

PARA ENVIAR EMAIL PARA A USE, FAÇAO PELO EMAIL: 

[email protected] 


(Informação recebidas em emails de IVONE FONSECA [[email protected]]; de Use Taubaté  e de  Regina Bachega)

 

 

Informações do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

Estamos encaminhando anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA, edição nº 98 de novembro/2014 em destaque:

EVENTOS ESPÍRITAS E NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA DE UBERABA-MG

ESTUDO: “Legalização da Maconha: Uma Tolice” / “Descriminalizar a Venda e o Consumo das Drogas é um Grave Erro” / “A Maconha não é Inofensiva, Como Sempre se Apregoou”

JUVENTUDE: “Drogas: Diga Não!”

LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER: “Caso 57 – O Lavrador e a Enxada”

MENSAGEM ESPÍRITA: “Mensagem de Eurípedes Barsanulfo ao Brasil”

TRABALHO IMPORTANTE: “Instituto Cairbar Schutel”

PERSONALIDADES DE DESTAQUE NO MOVIMENTO ESPÍRITA: “Benedito Godoy Paiva”

SUGESTÃO DE LEITURA

HUMOR ESPÍRITA: “Infância”

Pedimos que nos envie e-mail’s de amigos e familiares para cadastrarmos em nosso banco de e-mail's.

Encaminhamos anexo, o cartaz do “IV Fórum da Mediunidade” para que seja fixado nas instituições espíritas e publicado nas redes sociais.

Contamos com sua compreensão e o seu apoio.

Saudações fraternas,

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 9969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II

 

 

 

 

Acesse o jornal nos links abaixo

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza,  de Regina Bachega,  de Renê Magalhães [[email protected]]

 

 

Veja informes e programações do “Light and Peace Spiritist Centre”

Adelaide, Austrália

 

Acessar aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Cantarte- Arte Espírita

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Chá Beneficente do Centro Espírita Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Almoço Fraterno da Casa de Luz e Esperança

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Indagações a nós mesmos

 

Que seremos na casa de nossa fé, em companhia daqueles que comungam conosco o mesmo ideal e a mesma esperança?
Uma fonte cristalina ou um charco pestilento?
Um sorriso que ampara ou um soluço que desanima?
Uma abelha laboriosa ou um verme roedor?
Um raio de luz ou uma nuvem de preocupações?
Um ramo de flores ou um galho de espinhos?
Um manancial de bênçãos ou um poço de águas estagnadas?
Um amigo que compreende e perdoa ou um inquisidor que condena e destrói?
Um auxiliar devotado ou um expectador inoperante?
Um companheiro que estimula as particularidades elogiáveis do serviço ou um censor contumaz que somente repara imperfeições e defeitos?
Um pessimista inveterado ou um irmão da alegria?
Um cooperador sincero e abnegado ou um doente espiritual, entrevado no catre dos preconceitos humanos, que deva ser transportado em alheios ombros, à feição de problema insolúvel?
Indaguemos de nós mesmos, quanto à nossa atitude na comunidade a que nos ajustamos, e roguemos ao Senhor para que o vaso de nossa alma possa refletir-lhe a Divina Luz.
 
    

Obra: Correio Fraterno - Chico Xavier/André Luiz

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

 

 

Jardim Japonês em Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O mundo perfeito

 

 

Se as crianças pudessem reinventar o mundo, podemos imaginar como seria?

Certa feita, ouvimos uma garota de sete anos, falar a respeito.

Segundo ela, deveria haver um tobogã para descer do apartamento para a lan house. Facilitaria.

E, na lan house, bastaria falar os sites e eles apareceriam, automaticamente. Preguiça de digitar?

Não, é que algumas pessoas não sabem escrever direito e assim todos poderiam acessá-los para navegar.

Bem se vê que ela estava preocupada com quem demonstrava algumas dificuldades.

Na rua, haveria malabaristas e bailarinas. E grandes borboletas, que poderiam ser montadas pelas crianças. Mas teriam que ser borboletas de cara bonita.

Assim, todos teriam acesso a brincadeiras e seriam felizes.

Nas praças, haveria música de todo tipo. Isso possibilitaria que cada qual ouvisse a que mais gostasse.

Os fios de luz não dariam choque e, toda vez que se encostasse neles, se poderia formular um desejo.

Com isso, ficaria eliminado o perigo que atravessam algumas crianças, por ignorância ou descuido de quem as deveria proteger.

E, conforme a sua lógica, se nunca é tarde para se começar a fazer coisas boas, então nunca é tarde para dormir.

Isso, naturalmente, dito em causa própria, nessa vontade de ficar até mais tarde nas brincadeiras, ou em frente à televisão.

Sim, se as crianças pudessem, alterariam muitas coisas no mundo.

Acabariam as guerras, porque criança se desentende com o amigo agora, briga, diz que nunca mais falará com ele para, logo depois, buscá-lo e tornar a brincar.

É a lição da boa vizinhança, do perdão, da diplomacia.

Acabariam as disputas por terras e pedaços de terra. Afinal, não seria legal poder brincar em todas as praças do mundo, visitar todos os parques do mundo, nadar em todos os rios?

Tudo seria compartilhado, dividido, usufruído em conjunto.

As barreiras linguísticas seriam superadas, de forma rápida, porque nada mais fácil para uma criança do que se entender com a outra, quando deseja brincar. E, de igual forma, uma aprende com a outra o idioma.

Haveria menos preocupações com festas dispendiosas e mais simplicidade porque o importante numa festa é reunir os amigos, brincar até cansar.

Depois, se sobrar tempo, pode-se comer cachorro-quente, pizza, sanduíche, bolo de chocolate ou pão com manteiga.

O importante são as brincadeiras, é o desfrutar da companhia dos amigos por horas. E não perder um minuto sequer de nenhuma delas.

O sono seria profundo, fruto do cansaço prazeroso.

E não haveria tanta preocupação com roupas, porque o que as crianças desejam é estar confortáveis para correr, pular, subir em árvores, chutar bola, jogar-se na piscina.

Não importa se a roupa é de grife ou comprada no mercado próximo, ficará suja logo, logo, com tanta poeira e suor.

*   *   *

Seria bom que, por vezes, olhássemos com mais atenção para as crianças, que as ouvíssemos, que lhes seguíssemos alguns exemplos.

A vida, com certeza, se tornaria menos complicada.

E talvez aprendêssemos a ser mais descontraídos, menos sisudos, a dedicar menos horas ao trabalho e um pouco mais ao prazer de estar com a família, com os amigos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com algumas frases escritas 
por Marina Costa Macedo, aos sete anos de idade.
Em 7.11.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

 

Menina alimentando  pombos na Praça Duomo, Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-