Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/10-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

08-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/08-11-2014.htm

07-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/07-11-2014.htm

06-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/06-11-2014.htm

05-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/05-11-2014.htm

04-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/04-11-2014.htm 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 24

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

A desgraça real

 

     24. Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a veem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só veem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as árvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade.

     Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

     Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação

ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir.

     Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo.

     Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que

importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no Reino celeste? – Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Delphine de Girardin (1804 – 1855). Óleo sobre tela de Louis Hersent.

Imagem fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg

 

 

Delinqüência

 

           Examinando de frente os erros e deficiências que ainda nos caracterizam a tela social no caminho humano, o delinquente confesso é, quase sempre, o fruto envenenado que inadvertidamente ajudamos a surgir e amadurecer, na plantação de nossos próprios desajustes.

           Antes de sentenciá-lo a penas de efeitos imprevisíveis, deixa que a compaixão te inspire o juízo inseguro, para que te não falte a bênção da piedade no dia em que a sombra te venha bater à porta. 

          Lembra-te de que, diante da Lei, a criminalidade não é apenas aquela que comparece à barra dos tribunais que o mundo improvisa...  

         Recorda, quantas vezes, aniquilamos a esperança do companheiro com a palavra insensata. 

         Em quantas ocasiões teremos eliminado a lavoura promissora da fé no espírito dos semelhantes com a lâmina dos maus exemplos. 

         Rememora as múltiplas estradas em que a alegria dos outros terá desaparecido ao contacto dos raios destruidores de nossa intemperança mental.

         Não olvides o furto impensado que em muitas circunstâncias impomos a quem trabalha na fraternidade e na paz, subtraindo-lhe o tempo.

        Relaciona o roubo da tranquilidade e do pão que infligimos a todos os que nos sofrem a pressão do egoísmo e não te esqueças da lama invisível que, em tantas ocasiões, arremessamos, inconscientes e irresponsáveis, ao nome alheio, quando aderimos sem perceber ao propósito escuso de quantos navegam na corrente lodosa de que se derramam injúria e maledicência.

           Diante do irmão que a penitenciária corrige ou que o cárcere acolhe, meditemos na Misericórdia Divina que nos impediu a delinquência direta, sempre viva em potencial nas nossas emoções enfermiças e, em testemunho de gratidão e de entendimento, sejamos para o amigo na prova do reajuste, o cirineu que ajuda e compreende, para que sejamos, em verdade, com a lição de Jesus.

 

Emmanuel X Chico Xavier - livro Escrínio de Luz

 

(Texto recebido em email de Andre Gadelha [[email protected]])

General San Martín e a humanização da pena com uma premissa:

 “Tratar o preso com a convicção de que apesar de ser delinquente, não perde a sua condição humana”.

Busto de San Martín, foto de cela  e legenda expostos  no Museo Penitenciario Argentino Antonio Ballvé.

Bairro de San Telmo, Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

1º Movimento Você e a Paz de com Divaldo Franco

Brasília, DF

 

Na noite de 07/11/2014, às 20h, foi realizado o Movimento Você e a Paz no ginásio de esportes do Campus Gama do Instituto Federal Brasília/DF, com a presença do médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco. O público de cerca de 1000 pessoas lotou o espaço do ginásio esportivo. Um grupo musical apresentou breve repertório de canções espíritas, alegrando o ambiente. O evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Sr. Paulo Maia. A senhora Telma Sarraf, coordenadora do Movimento, discorreu sobre o trabalho idealizado e criado pelo conferencista da noite. E, na sequência, a palavra foi transferida a Divaldo Franco, que iniciou sua oratória narrando a impressionante história de Creso, rei da Lídia, falando dos eventos dolorosos de sua vida, como a desencarnação trágica de um filho, a queda do seu reino nas mãos do rei persa Ciro,  a prisão de toda sua família,  e mais tarde, a libertação de todos eles, que passaram a servir ao rei persa. Entretanto, dentro dessa narrativa, foi destacado o diálogo de Creso com o filósofo Sólon, a respeito da felicidade que, segundo o último, era algo fugaz nesta existência e que independia de se ter coisas, mas de ser o indivíduo um cidadão de conduta ético-moral nobre. Em brilhante análise da misericórdia divina, o conferencista demonstrou que em todas as épocas da Humanidade, missionários da Verdade e do Amor corporificaram-se na Terra para nos recordar e elucidar sobre as leis de Deus e a necessidade de nossa transformação moral para melhor para o encontro com a paz.  Nesse sentido, tivemos Sócrates, com indubitável contribuição no campo da ética; cerca de 4 séculos mais tarde, Jesus surgiu no cenário físico da Terra, apresentando a incomparável canção das Bem-Aventuranças, verdadeiro roteiro iluminativo para as criaturas; e, por fim, o Espiritismo chegou para todos nós, pelas mãos de Allan Kardec, como o Consolador que nos enxugaria as lágrimas e nos ensinaria a viver em paz. Além desses, foram recordados outros verdadeiros gênios do amor e da paz, como Albert Schweitzer, Madre Teresa de Calcutá, Dominique Pire, Francisco Cândido Xavier, além de incontáveis benfeitores anônimos espalhados por todo o mundo. O Movimento Você e a Paz, conforme esclarecido, é uma proposta dirigida a todas as criaturas humanas para que dulcifiquemos os nossos corações, renovando-nos interiormente e vivendo a lídima fraternidade, assim experimentando a perfeita manifestação de Deus nós. Como convite à reflexão, Divaldo deixou aos presentes o pensamento-parábola que lhe fora transmitido por um benfeitor espiritual para a exposição da noite: “Amigo, desejava entrar no teu coração e quis bater à porta, mas estranhei porque não tinha maçaneta. Então, eu te perguntei: por que a porta está sem maçaneta?’ E tu me respondeste: Porque a maçaneta da porta do coração é de dentro para fora.’ “  Ainda  em clima de profunda emoção com a magnífica conferência, o público cantou a música tema do movimento, “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke) 

 

 

Informações de eventos da BUSS

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Registro. Reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB

Brasília, DF

 

REUNIÃO DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL – FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

 

Na tarde deste sábado, 08/11/2014, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco foi convidado a dar uma mensagem de orientação e estímulo aos representantes de todos os Estados brasileiros presentes na reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional, realizada na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília/DF. Divaldo esclareceu que aquele era um momento de especial importância para o movimento espírita brasileiro, de intercâmbio de sentimentos e ideias em torno da doutrina libertadora que é o Espiritismo. Ressaltou que o Brasil e a Humanidade toda experimentam grandes desafios, atravessando este momento de transição planetária com muitas dificuldades e conflitos, especialmente aquele caracterizado pelo vazio existencial, que decorre da falta de um sentido psicológico profundo na vida e que tem levado a sociedade hodierna a atingir índices alarmantes de mortes por suicídio. Foi narrada a história extraída da obra “Pelos Caminhos de Minha Vida”, do escritor escocês A. J. Cronin, que descreve o dilema de um médico diante da negligência de uma recém-formada enfermeira no cuidado de uma paciente criança, que vem a falecer: denunciá-la ao conselho profissional ou dar-lhe uma segunda chance? O médico decide-se pela última alternativa e a enfermeira, aproveitando a ensancha, transforma a própria existência em um hino de amor, salvando milhares de outras vidas. Em uma bela e lúcida analogia, Divaldo alertou os representantes do movimento espírita nacional de que todos estão, com o Espiritismo, recebendo uma segunda oportunidade para a própria reabilitação moral, que somente será alcançada em se atendendo aos convites do Mestre Galileu para que nos amássemos uns aos outros, como Ele nos amou, e que não fizéssemos aos nossos semelhantes aquilo que não gostaríamos que nos fizessem. Foi recordado o desastroso destino da mensagem de Jesus, alguns séculos após a sua desencarnação, que, profundamente adulterada, transformou-se em motivo de perseguições, guerras e massacres de vidas, ressaltando-se que, por descuido dos próprios espíritas, a mensagem espiritista tem sido significativamente deturpada e muitas casas espíritas têm distanciado-se do pensamento lógico e seguro de Allan Kardec, dando causa ao materialismo dentro delas, às dissenções, ao elitismo e outras chagas. Divaldo relembrou que o Espiritismo, na condição de consolador enviado pelo Cristo à Humanidade, conclama os espíritas à intensa e diuturna vigilância da própria conduta, a fim de que os indivíduos evitem ser arrastados pelas más tendências, como o orgulho, o egoísmo, a vaidade, a inveja, o personalismo, a presunção e outras. Por fim, Divaldo relatou aos presentes sobre a grande preocupação dos Benfeitores Espirituais com relação à situação dos espíritas, da pátria brasileira e da criatura humana em geral; necessária admoestação para todos nós, a fim de que corrijamos a nossa conduta para que, destarte, ela reflita a luz da Verdade. Após essa participação na reunião do CFN, Divaldo seguiu imediatamente para a sede da Comunhão Espírita de Brasília, para o Movimento Você e a Paz naquela instituição.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

 (Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke) 

 

1º. Movimento “Você e a Paz”

Brasília, DF

Dia 08/11/2014

 

Na noite de 08/11/2014, às 20h, foi realizado o Movimento Você e a Paz na sede da Comunhão Espírita de Brasília/DF, com a presença do médium, humanista e orador espírita Divaldo Pereira Franco. O público de cerca de 2500 pessoas lotou os espaços da instituição. Antes de ser iniciada a cerimônia, grande coral fez bela apresentação musical, seguida pela prece proferida pela Sra. Maria Luiza de Melo, vice-presidente da Comunhão Espírita.  O evento foi oficialmente aberto pelo presidente daquela organização, Sr. Adilson de Moraes. A senhora Telma Sarraf, de Salvador/BA, coordenadora do Movimento Você e a Paz, discorreu sobre esse trabalho, que fora idealizado e criado pelo conferencista da noite. E, na sequência, a palavra foi transferida a Divaldo Franco, que iniciou sua oratória descrevendo, suscintamente, o 1o. Encontro Mundial de Líderes Religiosos e Espirituais pela Paz, ocorrido no ano 2000, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque/EUA, com a presença de representantes das maiores religiões do planeta, de 114 países, os quais concluíram que uma sociedade mundial pacífica e pacificadora seria perfeitamente possível, desde que fossem observados 4 itens fundamentais para o seu estabelecimento: erradicação da miséria sócio-econômica; proteção da infância e erradicação da exploração infantil; amparo à mulher, debelando-se o sexismo; garantia dos direitos ao trabalho, escola e lazer a todas as pessoas. Nesse mesmo encontro, foi discutida a necessidade premente de se estabelecer, por definitivo, a tolerância religiosa no mundo. Realizando uma análise de compreensão das dificuldades que os invidívuos encontram para uma convivência fraterna e pacífica, Divaldo abordou a tese do médico e psicólogo espanhol Emilio Mira y López sobre as 5 características essenciais do ser humano: personalidade; conhecimento; identificação; consciência; individualidade. Discorreu, ainda, sobre os níveis de consciência por que transitam as criaturas, segundo o pensamento do psicólogo russo Ouspensky. Com essas reflexões, expôs que o Movimento Você e a Paz é um apelo-convite de realização muito simples, porque depende apenas da decisão de cada um de nós em aderir a um comportamento pacífico, por meio do pensamento correto e da ação digna. Isso implicaria na exteriorização do Cristo interno, isto é, em se pensar, falar e agir conforme a mensagem de Jesus. Divaldo recordou a orientação de Allan Kardec, contida no texto intitulado “Os Bons Espíritas”, sobre a necessidade de o ser humano envidar seus melhores esforços para se melhorar moralmente e evitar ser arrastado por suas más tendências, nunca sintonizando ou identificando-se com a violência. Trouxe-nos, finalmente, a lembrança da mensagem de Francisco de Assis, incitando a todos para que se tornem verdadeiros instrumentos da Paz do Cristo. O evento foi concluído com o público cantando a música tema do movimento, “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke) 

 

 

Conferência Espírita Pública e Jornada Doutrinária

Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Curitiba, PR

 

Estimados amigos:

        Muita Paz com Jesus!

 

    Temos a honra de convidar a todos à Conferência Espírita Pública que o Sr. Alessandro Viana Vieira de Paula (juiz de Direito) proferirá em 20 de novembro/14 (quinta-feira), em Foz-PR, com a presença do querido médium e educador espírita RAUL TEIXEIRA, que autografará seus livros no local.

 

    O local será o Centro de Convenções do Hotel Foz do Iguaçu (Av. Brasil, 97 - Centro de Foz - Fone: 45 3521-4455 - http://www.hotelfozdoiguacu.com.br/). O magno evento começará às 20h30, com entrada franca, e é uma promoção da 13ª URE - União Regional Espírita, com apoio da FEP - Federação Espírita do Paraná.

 

    Alessandro Viana Vieira de Paula (ver foto anexa) é magistrado no Estado de São Paulo desde 1998 e faz parte da ABRAME - Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas. É diretor do Centro Espírita Allan Kardec, de Itapetininga/SP, onde reside. Estudioso da Doutrina Espírita, é articulista do Jornal Mundo Espírita, da Revista Reformador e da Revista eletrônica O Consolador. Alessandro Viana é espírita há quase 30 anos, mantendo um longa amizade e convivência com o médium, educador e orador RAUL TEIXEIRA.

 

    Sejam todos muito bem-vindos!

 

        Enrique Baldovino

Foz do Iguaçu/PR - 08/11/14

 

 

                                                                RESUMO DO EVENTO

 

    Conferencista espírita: Alessandro Viana Vieira de Paula

 

    Local: Centro de Convenções do Hotel Foz do Iguaçu, com a presença, no local, de RAUL TEIXEIRA.

 

    Data: 20/11/2014 (quinta-feira)

 

    Horário: 20h30m

 

    Entrada: Franca 

 

    Promoção: 13ª URE - União Regional Espírita

 

    Apoio: FEP - Federação Espírita do Paraná

 

 

Raul Teixeira e Alessandro Viana Vieira de Paula

 

****************************************************

 

 

(Informações recebidas em email de Enrique Eliseo Baldovino, Foz do Iguaçu,PR)

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Santa Cruz do Sul, RS

 

 

 

07 de novembro de 2014

O Teatro do Colégio Mauá foi palco para o encontro com Suely Caldas Schubert, que apresentou o tema: Desafios para a Vivência do Evangelho. Os que ali se encontravam estavam buscando direcionar suas vidas para uma vivência evangélica, adequando-se às leis divinas. O minisseminário teve início com a apresentação do histórico da Sociedade Espírita À Caminho da Luz, promotora do evento, com destaque para os seus fundadores.

Suely, com sua eloquência e conhecimento apresentou uma panorâmica da atualidade do planeta, a sua transformação física através dos fenômenos geológicos, as conquistas científicas e a lacuna existente na esfera moral, ainda a ser preenchida para que a Terra ascenda de categoria. Falando sobre o Reino de Deus, a expositora de escol desdobrou a narrativa de Jesus expressa em Lucas 17:20 e 21.

Da introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, foi apresentado o Código Divino (...). Constitui uma regra de proceder que abrange: todas as circunstâncias da vida privada e pública; principio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça; roteiro infalível para a felicidade vindoura; o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. Com base na Lei de Justiça, Amor e Caridade, a renomada médium e oradora desenvolveu o seu trabalho, falando sobre caridade: o Código Penal da Vida Futura, ínsito em o livro O Céu e o Inferno; a fé inabalável; a família e sua importância; o aprendizado do amor.

Do livro Desafios da Vida em Família, do Espírito Camilo e psicografia de Raul Teixeira, Suely destacou: Numa só existência, deparamo-nos sob o próprio teto com um verdadeiro laboratório em que, lidando uns com outros, aprendemos a nos relacionar com a humanidade. Frisou a importância de se pensar no Espiritismo e pensar como espíritas, visando pavimentar a estrada da existência de cada um, facilitando-lhe as conquistas superiores.

Sobre os novos tempos anunciados, Suely comentou o seguinte trecho de mensagem de Emanuel, em O Espirito de Verdade, psicografia de Chico Xavier: Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de Trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado.

Após outras considerações, a atividade foi encerrada e um forte aplauso de agradecimento e reconhecimento pelo belo trabalho exposto foi endereçado a incansável conferencista, que reverente agradeceu o gesto carinhoso. Demorando-se, ainda, atendeu várias pessoas. E por ter que viajar pela madrugada, demandando à Porto Alegre às 03h00min, para de imediato estar em Brasília, onde, convocada, apresentará sua contribuição inestimável ao Movimento Espírita e para quantos a escutam, assistem, ou leiam suas esmeradas obras, de todos se despediu.

Texto e fotos: Paulo Salerno

 

Abraço, Jorge Moehlecke

 

 

 

Palestra no Centro Espirita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

DR. CELSO  VITAL

 

DA CIDADE DE

BIRIGUI

 

Fará  nesta quarta-feira dia 12-11-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" OS  BONS  ESPIRITAS  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Lançamento de Wilson Garcia na Fliporto

Recife, PE

 

WILSON GARCIA LANÇA LIVRO NA FLIPORTO

 

Pelo 4º ano consecutivo, o Clube do Livro Espírita (do Centro Espírita Luz da Verdade) participará da Feira do Livro que acontece no âmbito da FLIPORTO - Festa Literária Internacional de Pernambuco, que acontecerá de 13 a 16 de novembro de 2014, na Praça do Carmo, Olinda-PE.

O escritor Wilson Garcia estará autografando seus livros na Fliporto, no dia 14, sexta-feira, às 18 horas, ocasião em que fará o lançamento do seu mais novo título: Os espíritos falam. Você ouve?

O livro realiza um estudo inédito da teoria da comunicação mediúnica tendo como referência as ciências da comunicação e os estudos da Allan Kardec sobre a mediunidade.

http://www.expedienteonline.com.br/?p=1549


(Informação em email de Wilson Garcia)

 

 

Palestra no C.E. Lar Escola Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Links de Estudos do Velho Testamento com

Haroldo Dutra Dias

 

Caros companheiros:

estamos repassando os links do estudo trabalhado por Haroldo Dutra Dias, sobre como estudar o Velho Testamento e compreender sua simbologia.

Ele aborda o livro Levítico e já trabalhou 21 aulas a respeito.

Esperamos que seja útil para vossas reflexões.

Abraços fraternos.

Valdir e Iara

 

O SER é uma organização social e/ou sócio-organização, de natureza privada, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, de cunho científico, cultural e artístico, no âmbito da religiosidade e da espiritualidade.

Qual a formação do Velho Testamento? Qual a nossa visão do Velho Testamento? São cânticos de amor e de esperança ou apenas um livro com narrativas de histórias? São histórias reais ou simbólicas?

Neste livro, o leitor encontrará não somente a transcrição revisada do áudio do Projeto Sete Minutos com Emmanuel, mas também tópicos estratégicos, contendo informações de apoio ao entendimento de todo o conteúdo dos áudios 7 Minutos com Emmanuel

Pela primeira vez, surge um projeto de tradução do Novo Testamento, diretamente dos manuscritos gregos, com foco na linguagem, mas sem menosprezar as questões culturais, históricas e teológicas. Pensado e integralmente executado em língua portuguesa, o projeto se distingue pela riqueza de suas notas. Expressões idiomáticas, palavras enigmáticas, tradições religiosas, questões culturais e históricas, arqueologia, crítica textual são abordadas de forma direta e suscinta favorecendo o entendimento do texto. O objetivo da obra é transportar o leitor ao cenário no qual Jesus viveu, agiu e ensinou, a fim de que escute suas palavras seus ensinamentos como se fosse um morador daquela região. Ouvir a voz do Mestre Galileu em toda a sua originalidade, vigor, riqueza cultural, para compartilhar com ele a pureza genuína dos sentimentos espirituais superiores.

Nesta obra lançada pela Federação Espírita do Paraná, Haroldo Dutra Dias nos apresenta algumas ferramentas necessárias à boa interpretação de qualquer texto, mas em especial das parábolas de Jesus.

O SER é uma organização social e/ou sócio-organização, de natureza privada, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, de cunho científico, cultural e artístico, no âmbito da religiosidade e da espiritualidade.

 

Acesse nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Entre em contato via Twitter

Google


(Informações recebidas em email de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

1º. Festival de Música Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

Bom dia amigos e amigas!

Nosso Festival está chegando ao fim!

Convidamos a todos para assistir a grande final com a apresentação das dez músicas mais votadas!

APRESENTAÇÃO FINAL.jpg

 


Abraços fraternos!

Márcio e Adriana

1º FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

logofaceFeme.png

(Informação em email de <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

Show Nosso Lar 61 anos

São Paulo, SP

 

SEU INGRESSO PARA ESTA GRANDE NOITE COMIGO.

PREÇO DA ENTRADA R$50,00, COM DIREITO A UM LUGAR NA MESA.

11-971404656 VIVO

11 986259960 TIM

 


(Informação recebida em email de IVONE FONSECA [[email protected]])

 

 

Pintura Mediúnica com Orlando Padovan na

 Casa do Caminho Meimei. São Paulo, SP

 

pintura meiunica02_web

 

(Informação recebida em email de Casa do Caminho [[email protected]])

 

 

Leia Resenha Espírita on line 114

 

Acesse nos links abaixo:

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_114

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-114

https://pt.scribd.com/doc/245928532/Resenha-Espirita-on-Line-114

 

 

 

 

Leia Newsletter da USE-

 União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=1e15439148&e=

 

 

 

 

Veja no site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Integridade

 

O grande poeta da literatura portuguesa, Fernando Pessoa, escreveu, certa feita:

Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.

*   *   *

Tornar inteiro, fazer um só é a origem da palavra íntegro.

E esse é o conselho do poeta: sermos íntegros.

Fazendo como só os poetas sabem fazer, Fernando Pessoa nos remete à beleza da lua para entendermos a beleza de sermos íntegros.

E nos aconselha como fazer: ser todo em cada coisa, no mínimo que fazemos,  sermos sempre os mesmos,  sermos sempre inteiros, sem exagerar, sem excluir.

A integridade de uma pessoa está exatamente neste aspecto: ter seus valores morais de maneira atemporal, imutável, sem conveniências.

Dificilmente alguém conseguiria ser desonesto vagando sozinho no deserto.

Para provar os valores da honestidade, há que se ter o ensejo de ser desonesto.

Assim é com todos os nossos valores morais. É necessário exercitá-los, colocá-los à prova na vivência diária.

Somente o discurso, o ter conhecimento não constrói nosso caráter, não nos faz íntegros.

Por isso a vida é rica em desafios e oportunidades.

São eles que fortalecem nosso caráter, enraízam nossos valores, dão corpo aos nossos ideais.

Na oportunidade da mentira conveniente, preferir a verdade duradoura.

No momento da trapaça vantajosa, a honestidade transparente.

Diante da oportunidade da fofoca desabonadora e duvidosa, a escolha pelo silêncio respeitoso.

Assim são construídos nossos valores. Colocando-nos inteiros e únicos em todas as situações.

Jamais optar pelas escolhas mais convenientes.

Definir-se sempre pelos caminhos corretos.

Jesus nos fala da importância de bem escolher nossos valores e ações nos comparando ao sal.

Diz-nos o Mestre que somos o sal da Terra. Usa da metáfora para alertar que somos nós a dar o sabor, o tempero, a diferença à vida.

Porém, lembra-nos de que se o sal for insípido, com que se haverá de salgar?

Sempre seremos convidados pela vida a oferecer nosso tempero, nossa posição, nossos valores.

Os desafios são imensos e muitos são os convites que o mundo nos oferece.

Muitos deles parecerão fáceis, convenientes, mesmo cômodos, em várias situações.

Porém, antes de qualquer decisão, pensemos a respeito da qualidade das ações que pretendemos executar. Qual o peso moral das atitudes que iremos tomar.

Lembremos de que para Pilatos, naquele momento dramático do julgamento de Jesus, o Cristo, foi mais conveniente lavar as mãos do que tomar a decisão correta.

Jesus, por Sua vez, incomparavelmente íntegro, não titubeou perante Seus valores, mesmo frente ao julgamento covarde, o suplício dos açoites, a coroa de espinhos, a cruz infamante ou o Gólgota doloroso.

Não demorou muito e Pilatos mergulhou em profunda consciência de culpa. Destituído do poder, fugiu da vida física, optando pelo suicídio.

O Cristo, contudo, superada a morte física, ressurgiu para atestar a imortalidade da alma e a grandeza do Seu reino de paz. 

Redação do Momento Espírita.
Em 8.11.2014.

 

Rochas impregnadas de sal no Mar Morto, em Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nem castigo, nem perdão

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Bênçãos de Amor. Lição nº 18. Página 73.

 

O espírita encontra na própria fé - o Cristianismo Redivivo - estímulos novos para viver com alegria, pois, com ele, os conceitos fundamentais da existência recebem sopros poderosos de renovação.

 

A Terra não é prisão de sofrimento eterno.

É escola abençoada das almas.

 

A felicidade não é miragem do porvir.

É realidade de hoje.

 

A dor não é forjada por outrem.

É criação do próprio espírito.

 

A virtude não é contentamento futuro.

É júbilo que já existe.

 

A morte não é santificação automática.

É mudança de trabalho e de clima.

 

O futuro não é surpresa atordoante.

É consequência dos atos presentes.

 

O bem não é o conforto do próximo, apenas.

É ajuda a nós mesmos.

 

Deus é a Equidade Soberana, não castiga nem perdoa, mas o ser consciente profere para si mesmo as sentenças de absolvição ou culpa ante as Leis Divinas.

Nossa conduta é o processo, nossa consciência o tribunal.

 

Não nos esqueçamos, portanto, de que, se a Doutrina Espírita dilata o entendimento da vida, amplia a responsabilidade da criatura.

 

As raízes das grandes provas irrompem do passado - subsolo da nossa existência -, e, na estrada da evolução, quem sai de uma vida entra em outra, porque Berço e Túmulo são, simultaneamente, Entradas e Saídas em planos da Vida Eterna.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Mar Morto, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-