Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/31-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

30-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/30-10-2014.htm

29-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/29-10-2014.htm

28-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/28-10-2014.htm

27-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/27-10-2014.htm

25-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/25-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 11

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

Motivos de resignação

 

     12. Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.

     Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranquilidade

no porvir.

     O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma, a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando

apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido?

     Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” São ditosos porque se quitam e porque, depois de se haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora, cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra. Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.

     Ao entrar no mundo dos Espíritos, o homem ainda está como o operário que comparece no dia do pagamento. A uns dirá o Senhor: “Aqui tens a paga dos teus dias de trabalho”; a outros, aos venturosos da Terra, aos que hajam vivido na ociosidade, que tiverem feito consistir a sua felicidade nas satisfações do amor-próprio e nos gozos mundanos: “Nada vos toca, pois que recebestes na Terra o vosso salário. Ide e recomeçai a tarefa.”

     13. O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de um próximo futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o fazem avançar. Contrariamente, para aquele que apenas vê a vida corpórea, interminável lhe parece esta, e a dor o oprime com todo o seu peso. Daquela maneira de considerar a vida, resulta ser diminuída a importância das coisas deste mundo, e sentir-se compelido o homem a moderar seus desejos, a contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, a receber atenuada a impressão dos reveses e das decepções que experimente. Daí tira ele uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo quanto à da alma, ao passo que, com a inveja, o ciúme e a ambição, voluntariamente se condena à tortura e aumenta as misérias e as angústias da sua curta existência.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Ficheiro:Christ Carrying the Cross 1580.jpg

Cristo carregando a cruz. El Greco.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_Carrying_the_Cross_1580.jpg

 

 

Sirvamos em paz

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Palavras de Vida Eterna. Lição nº 146. Página 308.

 

"Não estejais inquietos por coisa alguma..." - Paulo. Filipenses, 4:6.

 

Quase que em toda a parte encontramos pessoas agoniadas, sem motivo, ou exaustas, sem razão aparente. 

Transitam nos consultórios médicos, recorrem a casas religiosas, suplicando prodígios, isolam-se na inutilidade, choram de tédio.

Confessam desconhecer a causa dos males que as assoberbam; clamam, infundadamente, contra o meio em que vivem...

É que, via de regra, ao invés de situarem a mente no caminho natural da evolução, atiram-na aos despenhadeiros da margem.

Que a Terra hospeda multidões de companheiros endividados, tanto quanto nós mesmos, todos sabemos...

A imprensa vulgar talha colunas e colunas dedicadas à tragédia, certas publicações cultivam o hábito de instilar a delinquência, conflitos explodem insuflando a rebeldia dessa ou daquela camada social, profetas do pessimismo adiantam escuras previsões...

Isso tudo acontece, isso tudo é inevitável.

Urge, no entanto, não dar, aos acontecimentos contrários à harmonia da vida, qualquer atenção, além da necessária.

Basta empregar exageradamente a energia mental, num escândalo ou num crime, para entrar em relação com os agentes destrutivos que os provocaram.

Ofereçamos ao repouso restaurativo ou à resistência ao mal mais tempo que o tempo indispensável e cairemos na preguiça ou na cólera que nos desgasta as forças.

      Se consumimos alimento deteriorado, rumamos para a doença; se repletamos o cérebro de preocupações descontroladas, inclinamo-nos, de imediato, ao desequilíbrio.

Imunizando-nos contra semelhantes desajustes, exortou-nos o apóstolo Paulo: - "não estejais inquietos por coisa alguma", como a dizer-nos que compete a nós outros, os que elegemos Jesus por Mestre, a obrigação de andar no mundo, ainda conturbado e sofredor, sem gastar tempo e vida em questões supérfluas, prosseguindo, firmes, na estrada de entendimento e serviço que o Senhor nos traçou.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Flores no Jardim Japonês. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Santarém, Portugal

 

29 de outubro de 2014

 

No dia 29, quarta-feira, as atividades tiveram lugar em Santarém, na sede da Associação Espírita local, muito bem situada à entrada da cidade.

Num imenso edifício, três salas com 410 cadeiras estavam repletas de pessoas que vieram de diferentes cidades, a fim de participarem da conferência que foi proferida pelo nosso irmão Divaldo.

Abordando o tema a Psicologia do perdão, a solenidade foi aberta pelo seu presidente, que logo passou-nos a palavra para considerações e a oração de abertura, em seguida fazendo a apresentação do orador e confiando-lhe a palavra.

Divaldo analisou um dos incidentes cruéis do conflito entre a Turquia e a Armênia e do gesto de abnegação de jovem que fora vitima com a sua família da truculência de um chefe turco que assassinara os seus pais e atiraram sua irmãzinha á fúria da soldadesca e ela mesma fora transformada em sua escrava sexual. Conseguindo fugir, tornou-se enfermeira e salvou a vida do algoz, quando ele foi ser cuidado de grave enfermidade em Istambul.

Nosso orador analisou os testemunhos e os efeitos do perdão radical, na área da saúde física, emocional e mental, fazendo luminosas pontes com a doutrina espírita, mantendo o auditório interessado durante os 70 minutos da sua alocução.

Ao terminar, foi demoradamente aplaudido de pé.

Depois de breve lanche, retornamos a Lisboa.

                        Vitor Féria

 

                                 Abraço, Jorge Moehlecke

 

 

 

Rádio:  “Luces para El Alma” recebe Carlos Campetti.

Cartagena, Colômbia

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

LogoCEEJA

 

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

Palestra Especial na FEESP dia 01/11/2014

São Paulo, SP

 

DIVULGUE ENTRE SEUS CONTATOS

 

Ola amigos, 
Irmãos e Irmãs de Ideal Espírita,
No sábado, 01/11/2014, teremos uma PALESTRA ESPECIAL preparada para você.

 

ANOTE NA SUA AGENDA:

·          Data: Dia 01 de Novembro – 9:00 horas. Encerramento: 10:45 horas

·          Local: Salão Bezerra de Menezes – Sede Maria Paula da FEESP

o    TEMA: PAULO DE TARSO PARA A FAMÍLIA

o    PALESTRANTE: Vitória Faber
Nosso palestrante é Colaborador FEESP, Divulgador e Educador Espírita.

CARTAZ - PALESTRA VITORIA 01 de novembro - PAULO DE TARSO PARA A FAMÍLIA.jpg

 

 

FEDERAÇÃO ESPIRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Cristina

Área da Infancia e Mocidade

Tel:(11)3115-5544 Ramal 227

"Sonhos não morrem,apenas adormecem na Alma da gente."

Chico Xavier

 

(Informação recebida em email de Infancia Mocidade - FEESP [[email protected]])

 

 

Atenção

Informações alusivas ao 3º. Congresso de Juventudes Espíritas do Estado do Rio de Janeiro

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação da reunião CPDoc

Curitiba, PR

 

Reunião CPDoc_Sábado - Dia 15 de novembro de 2014

 

Logo_CPDoc.jpg

 

Programação Reunião do CPDoc

Sábado - Dia 15 de novembro de 2014

Local: Centro Paranaense Feminino de Cultura

Rua Visconde do Rio Branco, 1717 - Centro - Curitiba - PR

 

10h-12h30

Reunião Técnica e Administrativa

12h30-14h

Almoço

14h-18h

Entrevista com Nei Albach, abordando os temas: Mediunidade/Educação/Espiritismo e Sociedade

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Contato CPDoc [[email protected]])

 

 

Seminário Doutrina Espírita para Principiantes AMEC

Cascavel, PR

 

 

A AMEC( associação Médico-Espírita de Cascavel) e a Sociedade Espírita A Caminho da luz convidam todos para o seminário da AMEC, sábado dia 01/11/2014 ás 8h na Sociedade Espírita A Caminho da Luz, rua vilhena 161 no São Cristóvão. Com o tema:

 

A DOUTRINA ESPÍRITA: Tema e apresentador

 

1- Antecedentes. Acadêmica Medicina Aline.

2- Os Fenômenos de Hydesville. Acadêmico Medicina Clovis.

3- As Mesas Girantes. Acadêmico Medicina Nakamura.

4- Allan Kardec. Acadêmico Medicina Rodjam.

5- Os Continuadores. Acadêmica de Pedagogia.

 

AMEC-Associação Médico-Espírita de Cascavel.

 

Entrada Franca.

 

Sábado dia 08/11/2014

 

A CODIFICAÇÃO

 

1-Obras Básicas. Acadêmico medicina Jean.

2- De que trata o Espiritismo? Prof Oldemar

3- O que é o Espiritismo. Enf Paula.

4- Princípios Fundamentais. Enf Marina.

5-A Revelação Espírita. Bióloga Ana Paula.

6- O consolador Prometido. fisiot Rogério.

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Simpósio Dependência Química na FEESP

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Evento Beneficente. Palestra com

Emanuel Cristiano e música erudita.Paulínia, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Nosso Lar Campinas [[email protected]] e de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

 

XVII Encontro Estadual de Espiritismo

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Jantar Beneficente da Joana de Cusa e Franciscanos

Sidney, Austrália

 

FUNDACAO JOANA DE CUSA e FRANCISCANOS 

Convida você e sua família, para comemorar com um jantar , seu 13 Aniversario.

                                    JANTAR BENEFICIENTE

 

 Seu comparecimento para nos e um ato de amor, onde você estará colaborando com Joana e Francisco em benefícios de caridade, dando-nos a oportunidade de fazermos mais,  em prol dos  nossos irmãos carentes.

Aproveitamos e pedimos para as mamães NOS DOAREM AS ROUPINHAS DE SEUS RECEM NASCIDOS , NAO MAIS USADAS. 

Também aceitamos doações para nosso Bazar.

Tudo fazemos com amor, na intenção de melhorarmos nossas próprias condições morais. 

 

 

 

(Informação recebida em email de Gloria Collaroy [[email protected]])

 

 

Eventos espíritas organizados pela Use Intermunicipal de

Campinas, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

 

Encontro Espírita em Homenagem a Allan Kardec

com Tadeu de Araxá.  Osasco, SP

 

 

(Informação recebida em email de Contato USE-Osasco [[email protected]])

 

 

Condeq - Congresso de Dependência Química

Internet – palestras gratuitas

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida [[email protected]] e de  Regina Bachega)

 

 

Programação no Colégio Allan Kardec na data da desencarnação de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

Túmulo de Euripedes Barsanulfo no cemitério de  Sacramento, MG.

Euripedes desencarnou  no dia 1º. de novembro de 1918. Foto Ismael Gobbo

 

 

2º. Fespad no CEFA

Fortaleza, CE

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra na Casa do Caminho

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Boletim Informativo do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=3618b830-d9cd-4f73-9838-863f512364c2&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://issuu.com/ceac/docs/jme-novembro-2014

 

 

 

 

Noite da Pizza do NESJ

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

Noite da Panqueca do Recanto de Luz Irmã Scheilla

Ribeirão Pires, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno [[email protected]])

 

 

É preciso ouvir...

 

 

O turista viajava pelo Oriente e, atraído pelo que ouvira falar a respeito de renomado guru, resolveu visitá-lo.

Sabedor que todos o tinham em extraordinário conceito pelos conselhos que dava a quem o buscava, pensou em lhe pedir orientação para sua vida, que estava um autêntico caos.

Foi introduzido em uma saleta, junto a outros que, igualmente, seriam atendidos. A casa era simples e pequena. O guru procedia à cerimônia do chá, com que desejava brindar os visitantes.

O turista, afoito e impaciente, começou a falar sem interrupção. Falava dos seus problemas, das suas dificuldades, acompanhando todos os passos do dono da casa, conforme ele se movia de um lado para o outro.

Segurou a chávena que lhe foi entregue, sem muita atenção.

Contudo, quando o guru nela despejou um pouco de chá, estando virada para baixo, inverteu o sentido das suas palavras para protestar:

O senhor viu o que fez? A chávena estava ao contrário e o chá derramou...

Calmamente, respondeu o guru:

Exatamente como a sua mente! Você está tão preocupado em falar, que não escuta nada do que se lhe diga.

É como despejar um bule cheio de chá na chávena virada para baixo.

Mude a sua conduta. Pense antes de falar. Fale pouco, analisando o que diz. Quando agir assim, a sua vida vai melhorar.

E concluiu: Pode se retirar. A consulta acabou.

*   *   *

Quantos de nós nos assemelhamos a esse turista. Dizemos que desejamos respostas às nossas indagações. Entretanto, não paramos de fazer perguntas, não permitindo ao interlocutor possa nos responder.

E, se ele tenta falar, o nosso gesto logo diz que ele deve esperar um pouco, porque não concluímos nossa narrativa.

Isso quando não começamos a dar as respostas, conforme acreditemos devam ser.

Como se lê no capítulo três, do livro bíblico Eclesiastes: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Portanto, devemos concluir que, no relacionamento pessoal, há um tempo para falar e outro tempo deve ser dedicado a escutar.

Grandes problemas se resolveriam em minutos se tivéssemos a calma para ouvir o que o outro tem a dizer.

Desentendimentos sequer viriam a existir, se nos permitíssemos ouvir as pessoas.

Aprenderíamos mais se nos dispuséssemos a ouvir quem deseja nos ensinar.

E ouvir não quer dizer simplesmente, escutar. É ouvir com atenção, é buscar entender o que o outro expressou e, se não entendeu, humildemente, pedir:

Pode repetir, por favor? O que você quer dizer, exatamente?

E se dispor a ouvir um tanto mais.

Se observarmos nosso organismo, veremos que Deus nos dotou de um par de ouvidos e uma só boca. Sabiamente, já prescrevia que mais se deve ouvir, e menos falar.

Ouvir os conselhos dos mais maduros, dos que já vivenciaram certas experiências e podem nos auxiliar a não cair nos mesmos erros.

Ouvir o que tem a dizer os nossos filhos: suas queixas, seus problemas, suas dificuldades com os amigos, os professores, no trabalho, no namoro.

Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça! Foi o registro do Evangelista Mateus, como advertência do sábio Mestre da Galileia.

Disponhamo-nos a ouvir: a voz do outro, a sinfonia do mundo, o próprio silêncio.

Ouçamos.

Redação do Momento Espírita, a partir
 de conto oriental, de autoria ignorada.
Em 30.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Mosaico simbolizando o Ouvido. Estação de metrô Saldanha, Lisboa. Foto Ismael Gobbo

 

 

Mensagem de Eurípedes Barsanulfo ao Brasil

 

Pátria bem amada ouvi o meu canto de gratidão!

Teus ubérrimos campos sustentam a vida.

Tuas planícies ubertosas festejam a natureza em corolas perfumadas e multicoloridas.

Teus flumes da cor da prata, da ocra, do âmbar e do cristal, serpenteiam caudalosos e fartos.

Teus mares de safira e esmeralda escondem ricos tesouros.

Tuas verdosas florestas acolhem a flora e a fauna exuberantes que, em tudo, revelam o Criador.

Em teus céus, coalhados de rútilas estrelas, lucila o cruzeiro como sinal astronômico para a redenção.

Mas se os teus recursos naturais enchem-nos de admiração, é o povo, especialmente, que desejamos exaltar.

Brasileiros, filhos desta nobre nação, ante as lutas da vida apresentai-vos intrépidos.

Desde que Cabral, capitaneando as naus do descobrimento, ostentando a cruz e o ideal dos templários, rompeu o Atlântico, a terra de Pindorama fez raiar o sol do Novo Mundo.

A parte as críticas pertinentes à História, o Brasil tem por função a espiritualização dos homens.

Então, brasileiros, ouvi, levantai-vos, pois vossa missão é a fraternidade universal.

Entre os astros de primeira grandeza, incrustados no panteão de nossas conquistas, há um povo cuja tarefa não pode mais tardar!

Um país continental, de programação, de espírito e verdade, carece de braços e heróis. Não nas ideologias dominantes, em que a propagação do “heroísmo” interesseiro entorpece as massas, refiro-me ao heroísmo pessoal em benefício da construção de uma nação verdadeira.

Mas, no panorama político, alguém recorda:

- A corrupção nos açoita como látego cruel a fazer correr o sangue das multidões!

- A tortura dos tiranos modernos, nas manobras da economia, parece-nos esfacelar o corpo e traspassar a alma com a lâmina da beligerância.

Tratai de acalmar-vos!

Uma pátria verdadeira não se constrói sem suor e lágrimas.

Um Brasil, legitimamente nacional, é construção de todos nós!

Um estado que sirva à humanidade, e dela recolha representantes da honestidade e do patriotismo real, é sonho que se sonha na coletividade.

Por isso, longe de atacarmos, ferirmos, revolucionarmos com armas, convém contribuir, democraticamente, usando a educação intelecto moral por instrumento de renovação social.

Espíritas brasileiros, oferecei vossa contribuição ao Brasil:

- Trabalho honesto;

- Vivência dos valores cristãos no lar;

- Respeito às diferenças;

- Misericórdia para os falidos;

- Educação, cortesia, gentileza;

- Amizade, fé racional;

- Entendimento correto do Espiritismo;

- Pureza doutrinária.

Isso, está ao nosso alcance!

Um Brasil melhor começa com nosso compromisso de bem viver.

A violência assusta e enche-nos de indignação!

Os hospitais públicos fazem pensar, aos desavisados, que Deus esqueceu-se dos pobres e desesperançados!

As escolas, em território nacional, abandonadas muitas, miseráveis outras, fazem crer, aos olhos meramente materialistas, que o povo está desamparado.

Se a caixa de Pandora está aberta, convidando os homens à auto-superação, lembrai-vos da esperança!

Dia virá em que a nossa terra despertará!

Ainda vivemos o pesadelo dos exploradores, mas a nação, composta por almas devotadas, sonhará com a liberdade das amarras do poder e a responsabilidade fará surgir um novo Grito, em cada um de nós, e o clamor dessa nova Independência, num Ipiranga de confiança, nos conduzirá na construção de um Brasil mais justo e nobre!

O brado novel, porém, diferente do de outrora, retumbará mais forte: Brasil Pátria do Evangelho!

Brasileiros, irmãos, bendizei esta terra, amai-a!

Entidades maiores clamam a Deus pelo renascimento e rogam o Brasil por honra de trabalho.

Muitos colonizadores retornarão das campas, para devolver ao povo o que ao povo pertence por direito.

Mas trabalhai, colaborai, vossa bandeira tem de ser o labor!

Vossos filhos ganharão letras, honrarão a ciência, permanecerão em solo nacional e a nossa gente contribuirá para uma grande renovação social.

Vede, espíritas, quanto bem feito no mundo!

Se as trevas nos espreitam, nos estertores de um tempo que se esgota, a luz surge triunfante!

Em toda parte há obras de benemerência, muitas outras virão!

A aristocracia intelecto-moral, promulgada por Kardec, haverá de ser uma realidade. A ética será uma necessidade entre as nações e a economia, necessariamente, trará a fraternidade.

Por uma questão de sobrevivência, os povos aprenderão a respeitar-se, reciprocamente!

Brasileiros, nada de abandonar a nossa terra, nada de desertar da batalha! Sois soldados do Cristo, apresentai-vos:

- Vossa arma? A inteligência;

- Vosso escudo? A fé;

- Vosso elmo? A oração;

- Vossa lança? O trabalho;

- Vossa luta? A renovação moral;

- Vosso comandante? Jesus;

- Vossa musa? A Verdade!

Avante, irmãos!

Nenhum brasileiro renasceu por acidente!

Todos temos uma programação!

Ouvi o Hino Nacional, irmãos, e vede que Manuel da Silva e Duque Estrada foram guiados por seres invisíveis a grafar, em acordes de luz com letra de estupenda beleza, o destino da nação.

Fazei deste poema cantante, clarim da verdade, vossa prece diária. E quando orardes assim, cheios de certeza, sabei que os ministros do Senhor conhecem o Brasil!

Estudantes, acadêmicos, professores, médicos, cientistas, advogados, políticos, legisladores, religiosos, trabalhadores, gente do povo, irmãos, levantai!

Carregai n´alma o nosso pendão! A flâmula verde-louro, representa o ideal que todos devemos perseguir: Ordem e Progresso! Que as vinte e seis unidades federativas e o Distrito Federal, estrelas fulgentes de um céu anilado, representem e exaltem, com honestidade soberana, a nação!

E nós, o povo, encarnado e desencarnado, laboremos com afinco, mantendo-nos honestos e fraternos onde

a vida nos colocou.

Irmãos, há uma infinidade de espíritos que se sentem brasileiros (pelo amor que devotam a esta mátria) envolvendo-vos!

Aos espíritas deste solo, e aos que aqui vieram ter, coragem, avante!

A doutrina nos ilumina, façamos, portanto, luz!

O Espiritismo nos esclarece, comportemo-nos, então, com equilíbrio!

O Consolador nos estimula, marchemos, assim, impávidos!

Mas, o Mestre vos conclama e a todos auxilia, convicto da transformação! Enchamo-nos de ânimo, pois que o Brasil necessita de sua brava gente, plena de fé, esperança e caridade.

Quando em vossas reflexões mais profundas sobre a pátria que vos acolhe, olhai para o alto e sabei: de páramos de glória, o Cristo, contando convosco, guia o Brasil!

 Eurípedes

(Mensagem psicografada pelo médium Emanuel Cristiano em reunião da noite de 21/4/2013, no Centro Espírita “Allan Kardec”, de Campinas/SP)

COPIADO DO SITE http://institutocairbarschutel.org/mensagem-de-euripedes-barsanulfo-ao-brasil/#.VFJ34Bbp-zl

(Com colaboração de Sonia Barsante)

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]