Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/18-09-2014.htm 

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

SE DEIXAR DE RECEBER O EMAIL DÊ UMA OLHADA NA CAIXA DE LIXO ELETRÔNICO. INFELIZMENTE, MESMO SENDO ASSUNTO SÉRIO,  OS PROVEDORES INTERPRETAM EMAILS EM MASSA COMO SPAM. ESSE TEM SIDO O MAIOR PROBLEMA PARA NOSSO TRABALHO DE DIVULGAÇAO.

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

17-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/17-09-2014.htm 

16-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/16-09-2014.htm 

15-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/15-09-2014.htm 

13-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/13-09-2014.htm 

12-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/12-09-2014.htm 

 

 

 

Unidos pelo coração

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Como é que as dores inconsoláveis dos que sobrevivem se refletem nos Espíritos que as causam?

O Espírito é sensível à lembrança e às saudades dos que lhe eram caros na Terra; mas, uma dor incessante e desarrazoada o toca penosamente, porque, nessa dor excessiva, ele vê falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao adiantamento dos que choram e talvez à sua reunião com estes.

Livro dos Espíritos, questão 936.

 

O homem se despe e entra no chuveiro.

Súbito a porta do banheiro é arrombada. Desco­nhecidos o agarram, vendam seus olhos e o amordaçam. Conduzido ao aeroporto, é embarcado num avião, em indesejável viagem para remota região, onde o deixam sem nenhuma explicação. Confuso e desorientado va­gueia sem rumo.

Semelhante situação se assemelha a de Espíritos que retornam à Vida Espiritual abruptamente, “rapta­dos” por um acidente, um ato de violência, uma síncope fulminante.

A extensão de suas perplexidades dependerá, evidentemente, de vários fatores, destacando-se os conhecimentos relacionados com o trânsito para o Além, a maturidade emocional e, sobretudo, a natureza de seu envolvimento com os interesses materiais. Neste parti­cular, aplica-se perfeitamente a advertência de Jesus: “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu co­ração” (Mateus 6, 21).

Aqueles que fazem da existência humana um fim em si, que de nada cogitam além dos seus negócios, ape­gados aos bens da Terra, terão imensas dificuldades de adaptação, se “raptados” para o continente espiritual. Um rico empresário, empolgado por suas atividades co­merciais, sem espaço em seu coração para cogitações mais nobres, sentir-se-á dolorosamente lesado, como se lhe houvessem roubado até o último centavo.

 

* * *

 

Espíritos evoluídos, que fazem “poupança para o Além”, guardando seus tesouros nos bancos da sabedo­ria e da virtude, não têm dificuldade para enfrentar a grande transição, mesmo que ocorra inesperadamente.

Herculano Pires, notável escritor e jornalista espíri­ta, é um exemplo marcante. Tendo sofrido um enfarte, foi imediatamente conduzido ao hospital. Enquanto os médicos o socorriam, iniciava-se uma reunião de estu­dos espíritas e prática mediúnica, na garagem de sua re­sidência, que funcionava como pequeno centro espírita, frequentado por amigos e admiradores. A família resolve por bem não informar o grupo reunido, a fim de evitar tumulto no hospital.

No desdobramento dos trabalhos mediúnicos, para surpresa dos presentes, um Espírito informou o faleci­mento de Herculano. Em seguida ele próprio se manifesta­va para suas despedidas, em mensagem psicografada, em que dizia:

 

Família querida,

Vivendo contigo dias felizes e amenos, na

                      [experiência do lar prossegue a vida.

Coragem e otimismo, não quero pompas nem velas,

Apenas a simplicidade do professor do interior

                     [em metrópole de céus e estrelas...

Sustenta em apoio vibratório a casa,

Ampara o livro da codificação,

E eu, em espírito ou memória, ao lado dos

[amigos espirituais contigo sempre estarei,

No apostolado de pregar e servir a Doutrina dos

                      [Espíritos, com o Mestre de Lion.

Virgínia querida, mais esposa do que esposo fui,

Já não tem falar, nem riso, não mais o poeta.

Mas que semblante triste o teu! Volte ao que era,

Como o tempo na casa velha,

Tudo é vida, das noites de rima, doutrina e cozinha,

Lar, amigos,

Não é confusão, é nova sensação,

A de viver, sentir que já não sou corpo,

Mas alma, até que enfim!

Desculpe, sou espírito de verdade,

Amparado em novas luzes,

A minha, a nossa luzinha, que ajudaste a construir...

No momento adeus, menos choro e mais café!

Se há dificuldade de captar a escrita,

Imagine a de despertar aqui,

Para dizer aos meus da sobrevivência da alma!

Muita paz em Jesus.

 

Somente depois do encerramento da reunião che­gou à notícia do falecimento. Ficou-se sabendo que Herculano costumava escrever poesias dirigidas aos familia­res em ocasiões especiais. E assim procedeu novamente, em data muito significativa ─ a de sua própria desencarnação! Identificamo-lo perfeitamente nas ideias e ex­pressões usadas, particularmente ao solicitar aos familia­res que trabalhem em favor da obra de Allan Kardec, o “Mestre de Lion”, como ele o fez, por supremo ideal de sua existência.

 

* * *

 

A manifestação de Herculano Pires, momentos após o seu falecimento, é um atestado eloquente de imortalidade, uma demonstração de como o Espírito es­clarecido e consciente pode superar de imediato o trau­ma da morte repentina, mas é, inegavelmente, uma ex­ceção.

Por isso, o melhor mesmo é “morrer na cama”, em doença de longo curso, que nos prepara compulsivamente, induzindo-nos à oração, à superação das ilusões, à procura da religião, ao desapego das humanas paixões, à disposição de cultivar valores espirituais. A transferên­cia, então, efetua-se de forma mais branda. Não nos sen­timos “raptados”. Podemos até ensaiar despedidas, se formos capazes de “encarar” a morte.

 

* * *

 

Em mortes “à vista” ou “a prazo”, muita gente parte despreparada; muita gente fica inconformada, originan­do dois problemas:

No primeiro, o “morto” perturba os “vivos”.

Se o desencarnante encontra dificuldades para defi­nir seu novo estado; se o afligem impressões relaciona­das com o tipo de morte que sofreu; se ele está confuso e atribulado, há uma tendência natural para procurar aqueles aos quais está ligado pelos laços do coração, que constituem parte de seu “tesouro”.

Aproxima-se deles para pedir socorro, para recla­mar atenção, para expor suas angústias e perplexida­des.

Estabelecida a sintonia entre o desencarnado e seus afetos, surge o que poderíamos definir como uma obsessão pacífica, já que não há nenhuma intenção maldosa do “obsessor”. Ele apenas quer ajuda, como alguém que, prestes a morrer afogado, agarra-se desesperadamente ao companheiro que está mais próximo.

Semelhante envolvimento impõe penosas impres­sões àqueles que o sofrem, mas não há grandes dificulda­des para ser superado. A simples frequência ao Centro Espírita vale por uma desobsessão, porquanto o desen­carnado tende a acompanhá-los, colhendo os benefícios do ambiente e das palestras, que o esclarecem e prepa­ram para a ajuda mais efetiva dos mentores espirituais.

 

* * *

 

E há o problema dos “vivos” que perturbam os “mortos”.

Particularmente nas mortes repentinas, se os fami­liares não têm nenhuma noção a respeito do assunto, tendem a cultivar ideias negativas, em insistente questio­namento íntimo. E revivem interminavelmente as cir­cunstâncias do desencarne, envolvendo um carro des­troçado, um incêndio devorador, um afogamento trági­co, um tiro fatal...

Quando o desencarnante tem certa maturidade es­piritual, superando o trauma do trágico retorno à Vida Espiritual, consegue neutralizar as vibrações de angústia e desespero dos familiares, embora lhe sejam penosas.

Se, entretanto, como ocorre com frequência, o re­torno inesperado lhe impõe perplexidades e dúvidas, o desajuste dos familiares recrudesce suas reminiscências dolorosas relacionadas com as circunstâncias de sua morte, como quem vive um pesadelo que se repete inde­finidamente.

Ao se manifestarem em reuniões mediúnicas, estes atribulados companheiros imploram aos entes queridos uma trégua em suas amargas cogitações íntimas. Não de­sejam ser esquecidos, mas que deixe de jorrar a fonte de inconsoláveis e torturantes lembranças. Que não os ima­ginem queimados, destroçados, afogados, desintegra­dos, mas vivos, num outro corpo, numa outra dimen­são.

Insistindo para que mudem suas disposições e re­tornem à normalidade, sugerem aos familiares que se disponham a trabalhar em favor dos semelhantes, inte­grando-se nos serviços da fraternidade humana.

 

* * *

 

O falecimento de um afeto caro ao nosso coração se assemelha a uma amputação psicológica. É como se arrancassem parte de nós mesmos, ficando um imenso vazio onde, se não tivermos cuidado, proliferam facil­mente os miasmas do desajuste e da perturbação.

O esforço do Bem ajuda-nos a preencher adequada­mente esse vazio, operando prodígios de refazimento em favor de nossa saúde e bem-estar, harmonizando-nos com a existência.

Obras notáveis de caridade e promoção humana têm nascido em situações dessa natureza, quando pes­soas atormentadas pelo falecimento de alguém muito querido, dedicam suas vidas à sementeira do Bem, co­lhendo consolo e alento no empenho de servir.

A saudade sempre fica, mas sem amarguras, sem do­res inconsoláveis, uma saudade suave, como a notícia fe­liz de um afeto que não se extingue jamais, assegurando-lhes, no recôndito da alma, que seus amados estão presentes no seu dia-a-dia, no trabalho edificante que executam, nas lágrimas que enxugam, nas bênçãos que dis­tribuem. Embora habitando mundos paralelos, permanecem unidos pelo coração.

 

José Herculano Pires e Maria Virgínia de Anhaia Ferraz

José Herculano Pires e Maria Virgínia Ferraz Pires

Imagem: http://www.fundacaoherculanopires.org.br/mariavirginia/ultimaentrevista  

 

 Simpósio Herculano Pires 100 anos

São Paulo, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos o evento abaixo referente à comemoração dos 100 anos de Herculano Pires, 

renomado servidor do Espiritismo, que inclusive residiu e trabalhou em Marília, frequentando

o Centro Espírita Luz e Verdade

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

***********************

 

Fundação Herculano Pires tem o grande prazer de convidá-los  para o 

SIMPÓSIO HERCULANO PIRES 100 ANOS  e lançamento do filme 

HERCULANO PIRES: UM CONVITE PARA O FUTURO, em comemoração

de seus 100 anos, dia 20/09/14, sábado, 9:00h às 13:00h.

 

Abaixo e em anexo estão o Convite e nos links para o trailer do filme:

 

http://youtu.be/G7cQ3hwAp7Y   e http://www.herculanopires100anos.com.br/encontros/simposio

 

 

O evento será transmitido na íntegra ao vivo pelo portal:

 www.herculanopires100anos.com.br

 Descrição: logo200px

 

FUNDAÇÃO MARIA VIRGÍNIA e J. HERCULANO PIRES

+ 55 11 5549-3053

+ 55 11 99213-2505

 

 

 

 

(Informação repassada por Donizete Pinheiro)

 

 

7ª. Marcha Nacional da Cidadania pela Vida Contra o Aborto

Brasília, DF

 

 

 

(Informação recebida em email da FEB)

 

 

Sessão Solene em homenagem a Divaldo Pereira Franco na

Câmara dos Deputados. Brasília, DF

 

 

(Informação em email de FEB)

 

 

1º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email da FEB)

 

 

II Encontro da Família Espírita

Berna, Suiça

 

 

(Informação recebida em email de Cláudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

Comemoração de 79 anos da “Escuela Luz y Caridad”

Cidade da Guatemala, Guatemala

 

79 aniversario de la Escuela Luz y Caridad en ciudad Guatemala-Genaro Bravo Rabanales

 

 

Los esperamos!!

 




--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Registro. VII Encontro Nacional dos

Amigos de Chico Xavier e sua Obra. Aracajú, SE

 

Nos dias 13 e 14 de setembro aconteceu na cidade de Aracajú o VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra com a presença de um grande público vindo de todas as regiões do Brasil, aproximadamente 2.000 pessoas. Da cidade de Pedro Leopoldo e Belo Horizonte 50 pessoas foram prestigiar o Encontro, entre elas a nossa conhecida Marta, parente de Chico Xavier e moradora da Rua São Sebastião em Pedro Leopoldo. Varias palestras foram proferidas, tendo como tema central a mediunidade de Chico Xavier. O objetivo central destes Encontros Nacionais não é divinizar a figura humana de Chico Xavier, mas divulgar sua vida, suas obras e seus exemplos, como legítimo representante do Cristo entre os homens. Além das palestras, foram apresentadas várias atrações regionais e como não poderia deixar de acontecer, a apresentação do Coral Vida e Luz da cidade de Goiânia, que tem abrilhantado ainda mais estes eventos. Além do mais, a Editora Vinha de Luz, da Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, lançou mais um livro com mensagens psicografas por Chico Xavier (Palavras Sublimes), chegando o médium pedroleopoldense a uma marca histórica de 484 livros publicados. E não podemos esquecer que ele estudou no Grupo Escolar de Pedro Leopoldo (hoje Escola Estadual São José) por apenas cinco anos. Em 2000 quando Chico Xavier foi eleito o “Mineiro do Século”, em uma promoção da Rede Globo Minas e da Telemar, uma de minhas alunas indignada com o resultado, perguntou por que ele havia sido homenageado se não tinha ‘inventado’ nada ou feito nada de especial. Ameacei responder, mas a partir desse questionamento comecei a refletir mais profundamente: qual teria sido a sua ‘grande invenção’? Qual foi o seu grande legado? Talvez a demonstração concreta de ser humanamente possível colaborar na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz. Em 2015, o VIII Encontro será no mês de junho na cidade de Santos. E uma grande novidade, pois está programado para o mês de setembro o I Encontro Internacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra em Portugal, na cidade de Lisboa. E, mais uma vez, Pedro Leopoldo estará presente. Parabéns aos idealizadores destes Encontros, Geraldo Lemos Neto e Carlos Antônio Baccelli e parabéns aos coordenadores e trabalhadores espíritas da cidade de Aracaju.(Jhon Harley)

 

 

(Informações em email de Jhon Harley M.Marques)

Jhon Harley M. Marques

Marta

 

 

Programações da União Espírita Paraense

Belém, Pará

 




--

União Espírita Paraense - UEP

Departamento de Comunicação Social Espírita - DECOM

 

--

Att.

Departamento de Comunicação Social Espírita da União Espírita Paraense

Serviço de Apoio à Inscrição

 

 

(Informações recebidas em email de Eventos UEP . [[email protected]])

 

 

6º. Feirão do Livro em

Araras, SP

 

 

(Informação recebida em email de IDE/Araras, SP)

 

 

8º. Encontro Espírita da Família

Taboão da Serra, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected] e de  "Mauro Santos" [[email protected]])

 

 

Palestra com Ismael Batista da Silva na U.E. Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

Amigos muita paz!!!!Nesta sexta feira dia 19/10 às 20h, teremos a presença em nossa casa União Espirita Paschoal Grossi de  Ismael Batista da Silva da cidade de Guaxupé que abordará tema importantíssimo “Dificuldades de relacionamento familiar à luz do espiritismo” ....compareçam!!!!

 

 

(Informações recebidas em email de Sandra Fiore)

 

 

Palestra com Samira José Turconi no C.E. Alunos do Bem

Caxias do Sul, RS

 

 

(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Palestra musical com Wanyr Caccia no S.E. Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Seminário no C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

CONVITE:- Seminário em Assis (SP) - dia 20/09/2014

 

Imagem inline 1

 

O evento trará informações sobre a forma de constituição e do trabalho das mocidades espíritas e será ministrado pelos diretores estaduais do Departamento de Mocidades da USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Informações do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Informativo semanal CE Zilda Gama

AVISOS

Nosso evento foi um sucesso! Agradecemos a todos pelo apoio

A JUVENTUDE ZILDA GAMA já tem data para começar! Dia 21/09, próximo domingo as 10h. Maiores informações com o Roni.

PRÓXIMAS PALESTRAS

20/09/2014 – Sábado           15hs – Reunião Pública

Orador: Antenor de Morais         LEADE

Tema: Imperfeitos, mas úteis

 

24/09/2014 – Quarta             20hs – Reunião Pública

Orador: Joelson Pessoa             Alvorada Cristã

Tema: Vida, sexo e destino

 

Palestra de hoje                     20hs – Reunião Pública

Orador: Cleide Andrade           Semeador

Tema: Pedi e obtereis

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Eventos programados pela USE Osasco

Osasco, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Contato USE-Osasco [[email protected]])

 

 

Palestra no Grupo de Caridade “André Luiz”

São João da Boa Vista, SP

 

(Informação recebida em email de Elaine Menato)

 

 

Palestra programada para o C.E. Emmanuel

Jundiaí, SP

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Luz e Conforto com Dr. Avildo Fioravante

Itupeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Site: “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

Repassando

Correio Eletrônico FEDF – semana 15 a 19 de setembro

 

 

Caros amigos de ideal

 

Segue Correio Eletrônico FEDF - semana 15 a 19 de setembro para conhecimento e divulgação entre seus pares.

 

 

 

 

Fraternalmente,

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF

[email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal
Sede Sudoeste: SWQM 5 / Esquina com o Habib's da 301 do Sudoeste - Brasília/DF 
(61) 3344-8237
Sede 408 Sul: SQS 408 Asa Sul - Brasília/DF
Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em: 
www.fedf.org.br

 

 

(Recebido em email)

 

 

Obter

 

       Muitos rogam chorando. E muitos recebem sorrindo as concessões que solicitam do Celeste Poder.

-x-

       Contudo, é preciso não olvidar os compromissos que a dádiva envolve em si mesma.

       Na vida comum, disputamos determinada posição de serviço, não somente para amealhar os vencimentos que lhe digam respeito, mas também para trabalhar, fazendo jus ao salário ganho.

       Uma planta simples recebe do horticultor cuidados especiais não apenas para adornar a paisagem, mas igualmente para produzir, valorizando-lhe o suor e o celeiro.

-x-

       É imprescindível, assim, meditar nas responsabilidades das bênçãos que entesouramos.

       Rogamos ao Céu a prerrogativa da saúde e o equilíbrio físico nos enriquece a existência, entretanto, chegará o dia em que a Divina Contabilidade nos examinará as experiências.

-x-

       Pretendemos dignificar a personalidade com títulos que nos aformoseiem a condição social e as forças intangíveis das Esferas Superiores nos auxiliam, através de mil modos, na aquisição deles.

-x-

       No entanto, surgirá o momento em que seremos convocados à prestação de informes sobre o aproveitamento edificante da oportunidade que nos foi conferida.

-x-

       É justo pedir sempre.

       E é natural receber sempre mais.

       Todavia, a Lei sábia e justa nos espreita os passos e os movimentos de vez que se há tempo de emprestar, há também tempo de ressarcir.

-x-

       Vejamos, pois, que fazemos da riqueza de luz, a expressar-se na fé renovadora e reconfortante que nos ampara atualmente os destinos.

-x-

       Ontem, antes da presente romagem evolutiva, éramos órfãos de paz e segurança, vagueando no turbilhão das sombras a que relegamos o próprio espírito pela delinquência multissecular, mas o Senhor, assinalando-nos as súplicas, reformou-nos os títulos de trabalho, em favor de nosso próprio aperfeiçoamento.

       Somos servos privilegiados com valioso empréstimo de dons sublimes.

       Abstenhamo-nos, desse modo, da perda de tempo e ataquemos a tarefa que nos compete atender.

-x-

       Hoje, brilha conosco o ensejo de auxiliar, aprender, amar, perdoar, sublimar e redimir...

       Não nos esqueçamos, porém, de que as horas voam apressadas e de que amanhã, a Lei nos tomará contas do serviço realizado, porque obter, na Terra ou no Céu, exige fazer e resgatar.

 

Emmanuel

De “Esperança e Luz”, de Francisco Cândido Xavier – Autores diversos

 

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, divulgadora do RJ)

 

Big Ben, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nossa fé

 

 

Teresa d´Ávila, nascida Teresa Sánchez de Cepeda Y Ahumada, ou Tereza de Jesus, como é mais conhecida em sua terra natal, a Espanha, foi uma mulher invulgar.

Nascida no final da Idade Média, em meio à reforma protestante, órfã de mãe, foi levada pelo pai a morar em um convento para ficar preservada dos arroubos do mundo, segundo ele.

Em determinada época da vida passa a ter suas experiências místicas, entrando, não raro, em êxtase, durante suas meditações e orações.

Pede então permissão para sair pela Espanha a fundar conventos, pois vê a necessidade de uma nova ordem religiosa, sem os vícios que via nas existentes.

Dona de uma fé profunda e de uma cultura respeitável, em 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI lhe conferiu o título de Doutora da Igreja.

Enfrentou inúmeras dificuldades, contrariou a muitos interesses da época, enfrentou a fúria da Inquisição espanhola, mas nada disso a abateu.

Em 1576, numa série de perseguições que sofreu ela, seus amigos e suas reformas, foi condenada a ficar reclusa em uma de suas instituições.

Somente depois de diversos anos, graças ao rei Filipe II da Espanha, essa situação foi aliviada.

Na fortaleza de sua fé, escreveu, certa feita:

Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta.

Fez desta profissão de fé a regra de seu viver.

Assim, é de nos perguntarmos: Quanta fé basta para enfrentarmos as dificuldades da vida?

Muitas vezes reclamamos que Deus não nos oferece as condições necessárias para melhor agirmos.

Frequentemente nos queixamos de que se a vida mudasse nessa ou naquela circunstância, seríamos melhores, agiríamos de maneira mais adequada.

Esquecemos, nessas horas, de que Deus está sempre a nos oferecer aquilo que nos basta, o mais adequado, no exato momento, na hora mais apropriada.

Entendendo assim é que Teresa de Jesus afirmou que para quem tem a Deus nada falta. Só Deus basta.

Ter a Deus, no seu dizer profundo, é compreender a longa extensão da bondade e da Providência Divina.

É entender que as agruras da vida, os problemas e dores são apenas ferramentas de que a vida se utiliza para forjar virtudes.

Logo as dificuldades passam, os problemas se dissolvem, e o que fica são os valores nobres insculpidos na alma.

Tendo o pleno entendimento de que Deus provê a todas as nossas necessidades, compreendendo que jamais estaremos esquecidos do Seu amparo, não há porque se perturbar. Não há motivos para se amedrontar.

Assim se constrói nossa fé. No entendimento de que devemos buscar nosso bem-estar, construir nossos sonhos, buscar nossa melhoria.

É o que Jesus nos aconselha: Buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á.

E quando chegamos no limite de nossas ações, quando já não há o que fazer para minimizar ou solucionar nossos problemas e dores, aí inicia a construção de nossa fé.

No entendimento de que Deus é verdadeiramente nosso Pai, que Suas ações são permeadas de amor e justiça, nos fortaleceremos.

E então, como a mística espanhola, haveremos de entender que para quem tem Deus nada falta. Só Deus basta.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 17.9.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Santa Teresa de Ávila (1515 – 1582)  por Peter Paul Rubens (1577 – 1640)

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Teresa_of_%C3%81vila#mediaviewer/File:Peter_Paul_Rubens_138.jpg

 

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]