Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira,  17 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/17-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/16-04-2015.htm

15-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/15-04-2015.htm

14-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/14-04-2015.htm

13-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/13-04-2015.htm

11-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/11-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVI,  1-2

Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes

 

 

Mercadores expulsos do templo

 

     5. Eles vieram em seguida a Jerusalém, e Jesus, entrando no templo, começou por expulsar dali os que vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e os bancos dos que vendiam pombos; e não permitiu que alguém transportasse qualquer utensílio pelo templo. Ao mesmo tempo os instruía, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração por todas as nações?’ Entretanto, fizestes dela um covil de ladrões!” — Os príncipes dos sacerdotes, ouvindo isso, procuravam meio de o perderem, pois o temiam, visto que todo o povo era tomado de admiração pela sua doutrina. (Marcos, 11:15 a 18; Mateus, 21:12 e 13.)

     6. Jesus expulsou do templo os mercadores. Condenou assim o tráfico das coisas santas sob qualquer forma. Deus não vende a sua bênção, nem o seu perdão, nem a entrada no Reino dos Céus. Não tem, pois, o homem, o direito de lhes estipular preço.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Quadro de Giovanni Paolo Pannini. Mercadores expulsos do Templo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Pensamento e forma

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Assim Vencerás. Lição nº 33. Página 90.

 

O sentimento inspira.

O pensamento plasma.

A palavra orienta.

O ato realiza.

Figuremos a idéia como sendo a fonte nascida no manancial do coração, traçando a si mesma o curso que lhe é próprio.

O pensamento vibra, desse modo, no alicerce de todas as formas e de todas as experiências da vida.

Pensando, o arquiteto imagina o edifício a elevar-se do solo; o técnico cria a máquina que diminui o esforço braçal do homem; o escultor arranca ao mármore os primores da estatutária e o artista compõe sublimadas formações da beleza, endereçando apelos à ciência e à virtude.

E é também pensando que o sovina levanta para si mesmo o inferno da posse insaciável, tanto quanto o preguiçoso coagula para si próprio os venenos da inércia.

Em razão disso, depois da morte, mais intensivamente, vive a alma nas criações a que se afeiçoa.

Isso não quer dizer que haja retrocesso na marcha evolutiva do espírito, mas estagnação do ser nas formas infelizes em que se compraz, pelo seu próprio pensamento desgovernado e delituoso.

Com isso, desejamos igualmente dizer que todos influenciamos e somos influenciados.

Agimos e reagimos.

E se os missionários do bem recebem dos planos superiores a força que lhes enriquece as ações para as vitórias da luz, os empreiteiros do mal recolhem dos planos inferiores as sugestões que lhes infelicitam a senda, inclinando-os aos resvaladouros da treva.

Reflitamos no magnetismo desvairado das inteligências que se transviam nas sombras e compreenderemos a loucura temporária que ele pode trazer às almas que o provocam.

- “Viverá o Homem onde situe o coração” – diz-nos o Evangelho e podemos acrescentar, sem trair o ensinamento do Senhor, que onde colocarmos o Pensamento - Força Viva de Nosso Coração - aí se manifestará, como é justo, a Forma de Nossa Vida.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

“O Pensador”, de Auguste Rodin. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Matéria do Correio Fraterno:

Chico Xavier será enfocado em encontro internacional sobre religiões

 

 

Assine Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

 

41ª. Feira Internacional do Livro de

Buenos Aires, Argentina

 

Confederación Espiritista Argentina en la Feria del Libro


(Informação recebida em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Posição da AJE-BRASIL  sobre o tema

“Redução da Maioridade Penal”. Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Tiago Essado [[email protected]])

 

 

Se aproxima o 16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP

Santos, SP

 

 

 

Informação à Imprensa – Press-release 021 – 09/04/2015.

_______________________________________________________________

 

CONGRESSO ESTADUAL DE ESPIRITISMO

Santos, de 18 a 21 de abril.

 

 

Um Congresso mais que paulista

 

Participação de sete estados e mais de mil inscritos confere ao encontro santista características e contornos de um evento nacional. Na abertura, presença do novo presidente da FEB, Jorge Godinho Nery.

 

 

09/04/2015

Faixas de boas vindas, chamadas no Rádio, TV e redes sociais, cartazes e folhetos distribuídos nas ruas e casas espíritas. É assim que Santos se prepara para receber os mais de mil inscritos no 16º Congresso Estadual de Espiritismo, que se realiza de 18 a 21 de abril na Arena Santos (Próxima à Santa Casa de Santos).

Organizado pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), com apoio dos órgãos de unificação locais e quase uma dezena de apoiadores, o Congresso já tem confirmadas, na cerimônia de abertura, as presenças do prefeito municipal Paulo Alexandre Barbosa e do presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Nery, além de representantes de oito federativas estaduais que integram o Conselho Federativo Nacional da FEB.

"Este é um congresso para falar de amor", afirmou Julia Nezu Oliveira presidente da USE e da Comissão Organizadora, em nota divulgada nas redes sociais. "Mais do que nunca, os espíritas precisam estar unidos e trabalhando para o progresso moral da Terra”, acentuou Julia.

A participação de oradores e congressistas de várias partes do Brasil dá contornos e características regionais ao Congresso paulista, que vai debater “Para Onde Caminha a Humanidade -- Os caminhos da Ética, da Educação e do Amor” e apresentar 25 oficinas (na UNIP-Santos) voltadas às atividades doutrinárias e administrativas do Centro Espírita.

Três conferências são abertas ao grande público: a palestra de abertura, no sábado (18), a cargo do professor Antônio Cesar Perri de Carvalho, e ainda Anete Guimarães (19) e Alberto Almeida (21), no encerramento do Congresso.

André Luiz Peixinho substituirá Sandra Borba

No final de março, a menos de 30 dias do evento, a educadora Sandra Borba (Natal, RN) informou que não poderia mais vir a Santos, por conta de um familiar doente. "Lamentamos profundamente a ausência de Sandra, mas entendemos as razões superiores que a levaram a desistir da viagem. Sei que estará vibrando, a distância, para o sucesso do nosso Congresso, do qual já participou em outras edições", afirmou Julia Nezu.

Para o lugar de Sandra Borba, a Comissão Organizadora confirmou o nome de André Luiz Peixinho, de Salvador. Peixinho, também participará de um dos painéis do Módulo Amor e da Carta de Santos, que vai enfeixar os princípios que nortearão o movimento espírita paulista nos próximos anos.

Superação

Desde que foram iniciados os seus preparativos (em 2012, logo após encerramento da edição anterior, em Franca), a comunidade espírita do Litoral Sul vem trabalhando com devotamento e abnegação, desde Bertioga até Cajati, na divisa com o Paraná. E tem dado provas de muita união e capacidade de superação diante de imprevistos, acidentes e acontecimentos que obedecem, antes de tudo, à vontade de Deus.

Em janeiro deste ano, a desencarnação de Marlene Nobre, uma das expositoras convidadas para o Módulo Ética, levou a Comissão a buscar um novo nome para esse painel, no que foi atendida, à altura, com a confirmação da doutora Marcia Colasante, da própria cidade de Santos e integrante da Associação Médico-Espírita (AME-Brasil e AME-Santos). 

E é com esse mesmo espírito de união e confiança que os santistas abrem as portas da cidade para receber os participantes deste 16º Congresso Estadual, que reserva momentos de muita emoção nas palestras e nas apresentações artísticas. O coral de 160 vozes, reunindo dezenas de grupos da Baixada, é integrado por 50 crianças. E são elas, as crianças, a esperança de um futuro mais feliz para a Humanidade.

 

 

Serviço

16º Congresso Estadual de Espiritismo

Data – 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.

Inscrições: congressousesp.com.br

Informações: 11 2950-6554 – [email protected]

 

Assessoria de Imprensa:

Rubens Toledo (MTb 13776)

Tel. (19) 3837-2035– Cel. (19) 9 9705-9059 (VIVO)

e (19) 9 8129-6159 (TIM) [email protected]

 

 

 

(Recebido em email de Rubens Toledo)

Navegação esportiva pelo Canal do Porto de Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

Busto de Benedito Calixto na Pinacoteca que leva o seu nome. Santos, SP

Foto Ismael Gobbo

Museu Pelé. Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

Baías de São Vicente (E) e de Santos vistas da Ilha Porchat. Foto Ismael Gobbo

Casa Martim Afonso. São Vicente, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Dia do Espírita na Feesp

São Paulo, SP

 

 

Enviado em 16 de abril de 2015 | Publicado por Rádio Boa Nova 

dia do espírita 1

 

Na noite de quinta-feira, dia 15 de abril de 2015, no auditório Bezerra de Menezes da Federação Espírita do Estado de São Paulo foi realizada a sessão solene do Dia do Espírita promovido pela Câmara Municipal de São Paulo.

O evento contou com um bom público e com a presença de autoridades e personalidades do Movimento Espírita.

A abertura da sessão foi realizada pelo vereador Dr.Rubens Calvo, que lembrou os exemplos do seu pai Dr.Alberto Calvo que está na Pátria Espiritual, e o trabalho que ele promoveu na divulgação da Doutrina Espírita e de como foi criada a Lei Estadual do Dia do Espírita.

O Deputado Federal Floriano Pesaro também discursou exaltando o trabalho dos Espíritas no campo social e espiritual.

A FEAL – Fundação Espírita André Luiz esteve representada pelo seu presidente José Antonio Lombardo e alguns diretores. O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz participou com seu Coral e a Cia de Dança das Casas André Luiz. A Rede Boa Nova de Rádio entrevistou o Dr.Rubens Calvo, a cantora Ana Ariel, o Presidente da FEAL José Antonio Lombardo e o Diretor de Artes da USE/SP Lirálcio Ricci. A Rede Mundo Maior de Televisão também esteve cobrindo o evento.

Estiveram presentes neste importante evento a USE/SP, Ativistas da Paz, AME-SP, Abrape, UDE/SP, Sou do Bem.com, Creche Amélia Rodrigues de Santo André, Guarda Municipal de São Paulo, Assessores da Câmara Municipal de São Paulo, Feesp, Aliança Espírita Evangélica, Vanguarda Espírita.

Foram momentos de emoção e confraternização reforçando o intercâmbio do bem, e mostrando que a divulgação da Doutrina Espírita tem a solidariedade e caridade como seu principal legado para nossa Humanidade!

 

(Informação recebida em email de Claudio  Palermo)

 

 

VI Seminário Espírita Sobre Educação com Miriam Dusi (FEB)

Rio de Janeiro, RJ

 

 

O VI Seminário Espírita Sobre Educação será realizado no dia 21 de abril no Rio de Janeiro. O tema abordado será “Os quatro pilares da educação para o século XXI” com a palestrante Miriam Dusi (FEB). A organização é do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. Outras informações:[email protected]

seminario4pilares

 

--

Grupo de Divulgação da Doutrina Espírita
GDDE - Ano XV

(Informação recebida em emails de [email protected]; de http://boletimsei.blogspot.com.br/2015/04/seminario-sobre-educacao.html e de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

3ª. JETEM – Jornada Espírita do Telles de Menezes

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o Centro Espírita “Fé e Caridade”

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

Abril/2015

 

 

(Informação recebida em email da divulgadora Regina Bachega)

 

 

Grupo de oração e visita

Barbacena, MG

 

Grupo de oração e visita ( FHEMIG / Cemitério / Asilo )

 

Participe conosco das seguintes atividades hebdomadárias em Barbacena / MG:


1) Toda segunda-feira, às 16:00 horas, no portão do Cemitério da Paz, que fica ao lado da subestação da CEMIG. Não temos acesso ao interior, haja vista que o local fica constantemente fechado. Oramos principalmente pelos desencarnados (mortos) cujos corpos foram ali foram enterrados como indigentes, em sua maioria, antigos pacientes da FHEMIG;

2) Toda quarta-feira, às 14:30 horas, na Praça do Encontro, que fica no gramado da FHEMIG (onde há uma gruta). Neste caso é a FHEMIG de baixo, perto do parque de exposições da cidade. Oramos principalmente pelos desencarnados (mortos) que habitam aquela região;

3) Todo sábado, de 14:30 às 15:30 horas, visita aos nossos irmãos da terceira idade que moram no IMAF (Instituto Mauro e Alcides Ferreira), que fica na Rua Santa Catarina - 300, Bairro Funcionários;

4) Todo domingo, às 10:15 horas, na FHEMIG de cima, ao lado da Bavesa. Nos reunimos nos degraus da escada da capela ali existente, após a ponte à direita (dentro da FHEMIG). Oramos principalmente pelos desencarnados (mortos) que habitam aquela região; 

DIVULGUE PARA UM AMIGO OU CONTATO E VENHA PARTICIPAR CONOSCO. ESTAS ATIVIDADES VISA ENVOLVER TODOS, DE TODA E QUALQUER RELIGIÃO, INCLUSIVE AOS QUE NÃO SÃO FILIADOS A NENHUMA RELIGIÃO. TODOS SÃO BEM VINDOS, DE VERDADE.
Contatos:
e-mail: [email protected]
Facebook: Adriano Barroso
Celular: (32)9963-5027 da Vivo.

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

Visite o Blog de Francisco Rebouças

Niterói, RJ

 

Acesse:  http://franciscoreboucas.blogspot.com.br/

 

 

 

 

Palestra com Dr. Severino Celestino da Silva

Jaú, SP

 

Convite Especial

Palestra com Severino Celestino - João Pessoa | Paraíba

Dia 17 de Abril - sexta-feira - 20 horas.

Salão da Associação Hosp. Tereza Perlatti

 

INFORMAÇÕES ANEXO

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

Palestra no LELA com Jamar Monteiro

Diadema, SP

 

DIA 25! JAMAR MONTEIRO! "O QUE OS PAIS PRECISAM SABER SOBRE MEDO E CULPA"!
Prioridade: Alta

 

PALESTRA MENSAL

25/04/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

"O QUE OS PAIS PRECISAM SABER SOBRE MEDO E CULPA"

PALESTRANTE: "JAMAR MONTEIRO"

MUSICAL: "MVSOM"

O palestrante espírita Jamar Monteiro é mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos, licenciado em Pedagogia, História, Geografia e Estudos Sociais. Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós Graduação das Faculdades Drummond em São Paulo, professor de graduação e pós-graduação, diretor pedagógico, consultor e assessor pedagógico prestando serviços para vários sistemas educacionais, empreendedor social com larga experiência nas relações humanas e projetos sociais. É consultor e assessor interpessoal prestando serviços a empresas, secretarias de educação e regionais de ensino. Ministra palestra em congressos, seminários e encontros educacionais em todo o Brasil. É autor de vários livros, entre eles: Professor sim, educador não; Elementos de Sociologia; Liderança e Motivação; Pais e filhos acertando a emoção; Educação, temas transversais e diversidade sexual; Por uma pedagogia do sujeito; O sentido da autoestima nas relações interpessoais; Felicidade – como construí-la na relação com o outro; Bullying ou crise de valores?; Todas as cores -livro infantil-; Como estudar - aprender a aprender, portanto pesquisar; A marcha; Meu encontro com Jesus; etc.

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em  email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Fórum de Ciência e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos  Neto)

 

 

Casa de Batuíra - 3ª. Marcha Pela Vida

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação repassada por Renê Magalhães [mailto:[email protected]])

 

Casa de Batuíra

 


3ª Marcha Pela Vida

Posted: 15 Apr 2015 05:48 AM PDT

 

 

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]))

 

 

I Feira do Livro CEJA

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Matéria da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté, SP

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

A espada e a cruz

 

 

A História nos diz que a espada começou a ser usada, pelo homem, de forma tosca, no chamado período paleolítico, como instrumento de defesa contra os animais.

Também como auxiliar em algumas atividades, no intuito de melhorar as condições da própria existência.

Com o passar do tempo, foi se transformando em uma arma agressiva, ceifando vidas humanas nos ferozes combates entre tribos e clãs.

Deu origem, de alguma forma, para a lança e a flecha, que serviam para a caça e a pesca. Mas, especialmente, para a guerra.

Mais tarde se converteu em troféu de honra e galardão para os cavaleiros e os chefes de Estado.

Por sua vez, a cruz tem origem na Caldeia Antiga, como instrumento de aflição e morte dolorosa.

Os romanos a utilizaram largamente, com o objetivo de torturar as vítimas, lhes impondo grandes sofrimentos, matando-as pela asfixia, além de todas as dilacerações terríveis que produzia nos condenados à morte.

Os Evangelhos narram que, no episódio da prisão de Jesus, no Horto das Oliveiras, o apóstolo Pedro tomou da espada que levava e com ela decepou a orelha do soldado Malco.

A intervenção de Jesus não se fez esperar, curando o ferimento e, ao mesmo tempo, advertindo Pedro a que guardasse sua espada.

Como Príncipe da Paz, Jesus jamais poderia aderir a qualquer tipo de violência, mesmo que fosse para preservar a Si próprio.

Interessante se observar que a espada tem o mesmo formato da cruz, no entanto, enquanto a primeira agride, a segunda se tornou símbolo da entrega e do sacrifício total, com o suplício de Jesus.

Depois dEle, muitos cristãos foram presos à cruz do martírio, por amor à verdade, por desejarem pregar a paz e o amor entre todas as criaturas.

*   *   *

Hoje, ainda existem muitos que utilizam a espada. Não necessariamente a de metal ou ferro, mas a da calúnia, que rouba a paz e a harmonia dos caluniados; a espada da maledicência, que gera tragédias e destroça vidas nobres; a da intriga e da censura perversa que, com suas lâminas afiadas, aniquilam sentimentos e despertam a inveja dos maus.

Todos os que sofrem, com coragem e resignação, os efeitos danosos dessas espadas destrutivas em suas vidas se encontram supliciados em invisíveis cruzes.

Ao ser crucificado, Jesus transformou o instrumento de punição em bênçãos. Com ela, Ele criou um hífen de luz entre a Terra dos homens e o infinito de Deus.

Os que somos os Seus seguidores O devemos imitar.

Sermos simples de coração, adornando a própria alma com as condecorações sublimes das cicatrizes morais dos testemunhos silenciosos.

Testemunhos somente conhecidos pelo Senhor da Vinha, que permanece atento, sustentando os fiéis servidores.

Como Ele, jamais erguer a espada do revide para ferir o agressor. Antes, utilizar o recurso do perdão, que engrandece e liberta quem o oferece, proporcionando paz.

Assim agindo, tomaremos da espada que tenta nos mutilar as melhores intenções, a cravaremos no solo, transformando-a numa cruz, através da qual alçaremos voo ao Alto, rumo ao bem, à alegria e a paz.

Pensemos nisso. Conquistemos nossa felicidade, seguindo o exemplo do Modelo e Guia.

 

Redação do Momento Espírita, com base na mensagem 
Ante a cruz e a espada, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica
da noite de 28 de agosto de 2013, no Centro Espírita Caminho 
da Redenção, em Salvador, Bahia.
Em 16.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jesus com a orelha de Malco decepada pelo apóstolo Pedro. Obra de Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Perdão

 

Aylton Paiva – [email protected]

 

 

“ Se perdoardes aos homens as falta que cometeram contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados. – mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. ( S. Mateus, 6:15.) (1)

 

            Estava eu na fila, para pagamento, no caixa de um supermercado.

            À minha frente um casalzinho trocava afagos, carícias e beijinhos. Conversavam e sorriam muito. A expressão de alegria e euforia.

            Enquanto ali aguardava, olhava de um lado para o outro tentando fazer algo para que o tempo passasse mais rápido. No entanto, como estávamos muito próximos, a fila era grande, pois naquele dia muitas pessoas haviam decidido ir às compras, não podia deixar e ouvir  algumas frases do casal de ” pombinhos”.

            Subitamente, as palavras suaves e cheias de ternura foram se modificando e começaram a se transformar em expressões carregadas de irritação, mudando a modulação da voz.

            Ela à frente dele, virou-lhe as costas.

            Não mais conversaram. Durante os minutos em que ainda ficamos na fila, emudeceram.

            Pagaram a conta e saíram.

            Paguei a minha e também sai.

            Por coincidência, quando me dirigia ao carro, o” casal de pombinhos” passou diante de mim: ela parecendo uma loba acuada e ele um leão enraivecido. Expressões faciais duras e cenho contraído.

            Alguma palavra ou frase havia quebrado a harmonia e o clima amoroso entre os dois.

            Não conseguiram prosseguir no diálogo para encontrar o ponto de equilíbrio.

            Um havia ficado magoado e ressentido, ou, possivelmente, os dois.

            Não houve, pelo menos no momento, o diálogo do entendimento; a compreensão da falha ocorrida e o perdão do ofendido.

            O clima de paz, repentinamente, transformou-se em tempestade emocional e, também, espiritual.

            Então o relacionamento azedou.

            Nessas situações é sempre recomendável ouvir o ensinamento de Jesus:”  Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados.”. E,  Allan Kardec comenta:” Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza d’alma granjeará sempre a simpatia das pessoa imparciais.” (2)

            É claro que esse perdão divino vem através das leis de sabedoria e amor, permitindo à pessoa voltar ao clima de paz interior e de harmonia com o próximo.

            De se lembrar, pois, que é dando que se recebe.

            Quem dá compreensão, recebe o amor.

            Quem dá entendimento, recebe a  paz!

Bibliografia:   (1) O Novo Testamento

                        (2) O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Ed. FEB, cap. X, item 4, § 3º.

                       

(Texto recebido em email de Aylton Coimbra Paiva)

A crucificação vista a partir da Cruz. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_What_Our_Lord_Saw_from_the_Cross_(Ce_que_voyait_Notre-Seigneur_sur_la_Croix)_-_James_Tissot.jpg   Acesso em 09-01-2015 às  9 hs.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]